• Nenhum resultado encontrado

Especial 98 anos da Aviação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Especial 98 anos da Aviação"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Especial 98 anos da Aviação Naval: Esquadrão HI-1 (Esquadrão Garça)

Por Guilherme Wiltgen

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) foi criado em 27 de julho de 1962 e sua missão principal é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Alte. José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) na formação de Oficiais Aviadores Navais.

O HI-1 dispõe de helicópteros Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B), conhecidos como “Garças”, para instrução básica de

(2)

voo.

Encontra-se em curso na Marinha do Brasil o programa IHP, que visa a escolha de uma nova aeronave de instrução, em substituição aos atuais Bell 206B. Espera-se até o final deste ano que a nova aeronave seja selecionada e, a partir de 2015, seja iniciada a entrega das primeiras unidades

Seu atual Comandante é Capitão-de-Fragata Luiz André Braz Serafim.

“Ensinamos aos homens o que Deus legou

apenas aos pássaros”

(3)

BAeNSPA entrega aeronave IH-6B N-5047 ao Esquadrão HI-1

No dia 7 de agosto, a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) concluiu o Período de Manutenção Geral de Aeronave (PMGA) do IH-6B N-5047 (Bell Jet Ranger III).

A cerimônia de transferência de custódia da aeronave foi realizada no pátio do hangar de manutenção da Superintendência Industrial e teve o propósito de oficializar o término do PMGA do “Garça 5047”, disponibilizando-a para mais um ciclo de instrução em proveito dos futuros Aviadores Navais de asas rotativas.

Participaram da cerimônia de entrega o Comandante da BAeNSPA, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Franklin Nogueira Gonçalves Junior, o Superintendente Industrial da BAeNSPA, o Capitão-de-Mar-e- Guerra (FN) Roberto Guanieri Salvador, o Comandante do HI-1, Capitão-de-Fragata André Braz Serafim, o representante da Força Aeronaval Capitão-de-Fragata Vinicius Azevedo Lima e a

(4)

equipe de manutenção que realizou e finalizou o PMGA.

O PMGA foi realizado na Superintendência Industrial da BAeNSPA pela sua Gerência de Aeronaves IH-6B, apoiado pelas demais oficinas e setores da Superintendência.

Esquadrão HI-1 completa 51

anos

(5)

Criado pelo Aviso nº 0284, de 22 de fevereiro de 1961 do Exmo Sr. Ministro da Marinha e ativado em 27 de junho de 1962, pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) é a unidade aérea da Marinha responsável pela realização da parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), em complemento ao ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Alte. José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

Em 1961, o HI-1 foi transferido para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), juntamente com o CIAAN.

Com a transferência da Força Aeronaval para São Pedro da Aldeia, o CIAAN deixou de ter sob a sua subordinação o Esquadrão, ficando apenas com a formação acadêmica dos aviadores.

Por ocasião de sua criação, o Esquadrão HI-1 contava com dois helicópteros do tipo Kawasaki/Bell 47 (SAKURA), recebidos quando da aquisição dos dois Navios Hidrográficos Sírius e

(6)

Canopus, e mais seis helicópteros do tipo HUGHES-200, adquiridos nos Estados Unidos da América.

Em 1963, o HI-1 recebeu os helicópteros Hughes 269A (PULGAS), iniciando a substituição aos antigos Bell 47 e Hughes 200.

As “PULGAS”, como eram carinhosamente conhecidos os Hughes 269A, permaneceriam como aeronaves de instrução até 1974, quando foram substituídos pelos Bell 206B Jet Ranger II (IH-6A), que foi apelidado de “PIABA”, aeronaves mais modernas e bem mais apropriadas para a realização da instrução primária de voo.

(7)

Em 1985, chegaram os dezesseis novos helicópteros Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B), apelidados de “GARÇA” em alusão a ave que empresta seu nome ao Esquadrão HI-1, que são utilizados até os dias atuais.

(8)

Além dos Oficiais da Marinha do Brasil, o Esquadrão Garça já brevetou Oficiais de marinhas amigas do continente sul- americano, Oficiais do Exército Brasileiro, Oficiais Médicos especializados em aviação e Oficiais pertencentes aos Quadros das Polícias e Bombeiros Militares dos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

Com a criação da Aviação do Exército Brasileiro, a Marinha ficou incumbida de preparar o seu pessoal para pilotagem e manutenção de suas aeronaves. Dessa forma, coube ao Esquadrão HI-1 contribuir para a formação da primeira turma de Aviadores do Exército Brasileiro, possibilitando o retorno aos ares da briosa Aviação Militar, o que constituiu para o HI-1 motivo de extremado orgulho.

O Esquadrão Garça emprega atualmente os helicópteros Bell Jet Ranger III, designados na MB como IH-6B, são fabricados pela Bell Helicopter Textron (EUA), possui uma turbina Allison 250- C20J, rotor principal com duas pás, peso básico de

(9)

aproximadamente 1.850 libras, autonomia de 3:30Hs e capacidade de transportar até cinco pessoas.

O IH-6B pode ser configurado para receber armamento como metralhadoras e lançadores de foguetes, podendo também utilizar um gancho (Cargo Hook) para VERTREP de pequenas cargas e um guincho (Hoist), utilizado para SAR ou realizar o

“Pedro” na NAe São Paulo.

“Nós ensinamos aos homens o que

Deus legou apenas aos pássaros”

(10)

Especial 96 anos da Aviação Naval: Esquadrão HI-1 (Esquadrão Garça)

O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) foi criado em 27 de julho de 1962, e sua missão principal é realizar a parte prática de voo do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), a fim de complementar o ensino teórico ministrado no Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Alte. José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) na formação de Oficiais Aviadores Navais.

O HI-1 dispõe de helicópteros Bell Jet Ranger III (IH-6B), conhecidos como “Garças”, para instrução básica de voo.

Seu atual Comandante é CF Ricardo Silva Pinheiro de Souza.

(11)

“Ensinamos aos homens o que Deus legou apenas aos pássaros”

Aeronaves do Esquadrão HI-1

pousam na cidade de Juranda

(12)

Na tarde de ontem, quarta-feira 25 de abril por volta das 13 horas um fato chamou a atenção de todo o município de Juranda, quando seis helicópteros da Marinha do Brasil começaram a pousar próximo a Escola Municipal Paulo Roberto, bem no início das alunas do período da tarde, fazendo com que dezenas de pessoas fossem até o local para ver as aeronaves.

O Comandante Ricardo Silva PINHEIRO de Souza, que coordena a missão, foi recebido na prefeitura pelo Assessor de Planejamento Raul Deringer e pelo Chefe de Gabinete da prefeita, Valdir Pio da Costa que colocou a disposição dos oficiais os serviços da prefeitura e deu as boas vindas em nome da Prefeita Leila Miotto Amadei do grupo ao município.

(13)

As aeronaves saíram da base de São Pedro da Aldeia, no Estado do Rio de Janeiro, em direção a Foz do Iguaçu e quando estavam sobrevoando o município de Juranda visualizaram, que a frente tinha previsão de mau tempo e, por questão de segurança, resolveram pousar em frente à escola municipal, local onde era realizado a Expojur.

O grupo de oficiais faz parte do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução, da Marinha do Brasil, que estão em deslocamento de instrução para formação de alunos para se tornarem pilotos de Aeronaves da Marinha, os seis Helicópteros são do modelo Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B), entre o grupo estão 6 Instrutores de Voo, um Piloto formado, cinco Alunos e seis Mecânicos.

(14)

“O marinheiros que estão participando do curso se formaram cerca de 2 anos atrás na escola naval, após um ano, embarcados em navio, escolheram fazer o curso de aperfeiçoamento em aviação entre as varias especialidades que a Marinha tem”, explica o Capitão-Tenente João Ricardo Noritomi, Oficial de Segurança de Voo do Esquadrão.

O Capitão-Tenente Noritomi comenta também sobre a curiosidade, tanto das crianças como dos jovens e adultos, devido ao pouso das Aeronaves: “Essa curiosidade é bastante normal, principalmente em cidades do interior, onde a presença da Marinha não é tão comum, quando a gente chega é comum essa curiosidade e criança gosta de aeronave e militar”.

(15)

Na Escola Municipal Paulo Roberto, os Marinheiros foram recebidos pela Secretaria de Educação Maria Izabel Franco, Vereador Celso Carnieli, Diretora Aparecida de Castro e pelo Secretario de Obras e Setor Rodoviário Mario Cabral além dos funcionários da escola, e alunos que tiveram direito de pegar autógrafos dos Marinheiros.

O Setor de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa da prefeitura através da pessoa de Marcos Camargo esteve durante o dia todo acompanhando, e dando total apoio aos marinheiros conforme determinação do Chefe de Gabinete Valdir, que antes mesmo que o Comandante Pinheiro chegasse à prefeitura já havia recebido um telefonema do comando de Foz do Iguaçu pedindo apoio aos oficiais e já agradecendo a atenção com os Marinheiros.

NOTA do EDITOR: Parabéns aos tripulantes do HI-1, que tomaram a decisão correta de pousar suas aeronaves em segurança, demonstrando o comprometimento com as doutrinas de segurança de voo da Aviação Naval. Quem sabe, desta visita inesperada, seja plantada a semente da Aviação Naval e no futuro um destes alunos ingressem na Marinha do Brasil. Bravo Zulu HI-1!

Referências

Documentos relacionados

Frente a todos esses elementos, a prática de estágio docente como estudantes do mestrado acadêmico de saúde coletiva, foi necessário um novo planejamento e embasamento teórico

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Com a criação do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução e Adestramento (HI-1), em junho de 1962, determinou-se a transferência de todas as aeronaves do CIAAN para o

Ministro da Marinha e ativado em 27 de junho de 1962, pelo Diretor de Aeronáutica da Marinha, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) é a unidade aérea da