• Nenhum resultado encontrado

COMANDO DA AERONÁUTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMANDO DA AERONÁUTICA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Instruções Gerais

COMANDO DA AERONÁUTICA

EXAME DE ADMISSÃO AOS CURSOS DE ADAPTAÇÃO DE MÉDICOS, DENTISTAS E FARMACÊUTICOS DA AERONÁUTICA DO ANO DE 2008

(IE/EA CAMAR/CADAR/CAFAR 2008)

1 Este caderno contém 01 (uma) prova de Língua Portuguesa, composta de 20 (vinte) questões objetivas numeradas de 01 (um) a 20 (vinte), uma prova de Especialidade, composta por 40 (quarenta) questões numeradas de 21 (vinte e um) a 60 (sessenta), e, em seu início, um tema para Redação. Confira se todas as questões estão perfeitamente legíveis. Sendo detectada alguma anomalia, solicite ao fiscal de prova a substituição deste caderno.

2 Verifique se a VERSÃO da prova e a ESPECIALIDADE constantes deste caderno de questões conferem com os campos VERSÃO e ESPECIALIDADE contidos em seu Cartão-Resposta.

3 A prova terá a duração de 4 (quatro) horas acrescidas de mais 20 (vinte) minutos para o preenchimento do Cartão-Resposta.

4 Assine o Cartão-Resposta e assinale corretamente, e sem rasura, as respostas com caneta azul ou preta.

5 Somente será permitido ao candidato retirar-se do local de realização das provas a partir de duas horas do seu início, sem levar o caderno de questões, que só poderá ser levado pelo candidato que permanecer no recinto até o término do tempo total previsto para a realização das provas.

6 Para sua segurança, transcreva, no Gabarito abaixo, as letras das alternativas assinaladas por você no Cartão-Resposta. As alternativas anotadas no Cartão-Resposta e no Gabarito abaixo devem ser exatamente iguais.

GABARITO

(TRANSCRIÇÃO DAS ALTERNATIVAS DO CARTÃO-RESPOSTA)

ESPECIALIDADE:

CAC - CANCEROLOGIA VERSÃO A

DEZEMBRO/2007

Nº DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO Nº DA CÉDULA DE IDENTIDADE (RG)

(2)

TEMA PARA REDAÇÃO

Construa um texto dissertativo sobre o tema A valorização dos talentos na Era da Economia do Conhecimento . O constante na página ao lado e o texto da prova de Língua Portuguesa fornecem elementos para a análise dessa questão. Seu texto deverá conter no mínimo 80 palavras, e

a versão final deverá ser escrita com caneta preta ou azul, em letra legível.

TÍTULO

________________________________________________________________________________________________

1

5

10

15

20

25

30

(3)

INSTRUÇÕES PARAA REDAÇÃO

Leia o tema.

Analise as idéias nele contidas e faça uma redação expondo seus pontos de vista e conclusões.

Dê um TÍTULO adequado ao texto.

Seu texto deverá conter o mínimo de 80 (oitenta) palavras.

A Redação que NÃO contiver o mínimo de 80 (oitenta) palavras terá 1 (hum) décimo deduzido por omissão de cada palavra, até o limite de 70 (setenta) palavras.

À Redação com número inferior a 70 (setenta) palavras será atribuída nota zero.

A Redação deverá obrigatoriamente ser transcrita do rascunho para a folha de texto definitiva da Prova de Redação, em tinta azul ou preta.

Não serão fornecidas folhas adicionais para complementação da redação, devendo o candidato limitar-se a uma única folha padrão recebida, com 30 (trinta) linhas.

Receberá o grau 0 (zero) a redação realizada a lápis, assinada, rubricada ou que contenha palavras ou marcas que a identifique.

A NÃO obediência ao tema e/ou tipo de texto proposto (dissertativo-argumentativo) anulará a redação.

O texto será avaliado a partir do uso adequado da norma culta da língua portuguesa, da coerência textual, da coesão lexical e gramatical, da argumentação adequada, de acordo com o constante em Edital.

TEMA DA REDAÇÃO

É interessante como alguns acontecimentos se repetem na história da humanidade. Assim como as moedas de ouro, que perderam lugar e status para o PIB (Produto Interno Bruto) dentro da economia padrão, o talento (moeda da Grécia antiga) também deixou de ser moeda metal visível e palpável. No entanto seu status nos dias atuais desfruta de forças jamais imagináveis. Vivemos em uma economia que é movida a talento.

Na Era da Economia do Conhecimento , talento passa a significar uma série de aptidões naturais do ser humano, todas elas classificadas com qualidades presentes desde a mais tenra idade ou mesmo adquiridas com extrema facilidade em idades mais avançadas quando comparadas à população geral.

Adaptado de: Ana Beatriz B. Silva Disponível em: http://www1.uol.com.br/vyaestelar/talento.htm. Acessado em: 14 nov. 2007.

Tema:

A valorização dos talentos na Era da Economia do Conhecimento

(4)

Questões de 1 a 20 Língua Portuguesa

Texto 1

O talento, uniformemente distribuído por toda a população, (1) é essencialmente imprevisível. Esta entidade fantástica, produto das variações sutis e __________ na fiação infinitamente complexa de cada cérebro humano, (2) desconhece __________ de gênero, de raça ou de renda. Governada unicamente pela lei probabilística dos grandes números (3) atravessa, insensível, as fronteiras geográficas mais bem guardadas ou os __________ sociais mais arraigados. Na Índia (4)

atropela o apartheid disfarçado em estrutura de casta e em todo o mundo (5) ridiculariza os teóricos fascistas da eugenia. Ao pai genial não se (6) assegura maior chance de filhos especiais, embora estes, geralmente crescendo em ambientes excepcionalmente estimulantes, possam manifestar lampejos que sugerem, ao observador desatento ou precondicionado, vínculos de natureza genética. E há espaço para todos, que vastas e infinitamente complexas são as dimensões de manifestação do talento humano.

Adaptado de: AMORIM, Sebastião. Revista Textual, vol. 1, n° 8, 2006, p. 9-10.

1. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

a) aliatórias clivagem - estratos b) aleatórias clivajem extratos c) alhiatórias clivajem estratos d) aleatórias clivagem estratos

2. Analise as afirmativas sobre as palavras do texto.

I. A palavra apartheid , por extensão, refere-se a qualquer tipo de segregação racial.

II. As palavras manifestação , população e variações são substantivos formados a partir de verbos.

III. A palavra eugenia é formada pelo prefixo grego eu- (perfeição) mais o radical grego gen-os (gênero, espécie).

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) Apenas a I e a III.

3. A palavra destacada na última frase do texto é a) uma preposição.

b) uma conjunção integrante.

c) um pronome relativo.

d) uma conjunção explicativa.

4. Considere as formas verbais enumeradas no texto, e assinale a alternativa correta.

a) População é o sujeito da forma verbal 1.

b) As formas verbais 1 e 2 têm o mesmo sujeito.

c) Entidade fantástica somente é sujeito das formas verbais 4, 5, 6.

d) As formas verbais 2, 3, 4 e 5 têm o mesmo sujeito.

5. Analise as afirmativas.

I. Pais de temperamento genioso geram filhos especiais.

II. Pode-se dizer que o talento é democraticamente distribuído.

III. A maioria das pessoas acredita que o talento é transmitido de pai para filho.

Qual(is) não encontra(m) suporte no texto?

a) Apenas a I.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) Apenas a I e a III.

INSTRUÇÃO: as questões de 6 a 12 referem-se ao texto a seguir.

Texto 2

Ainda somos uma nação de chuteiras?

Na construção dos mitos dentro do futebol brasileiro, que tem em Pelé e Garrincha - e hoje Ronaldinho Gaúcho -, como os grandes exemplos, predomina um discurso construído de maneira a destacar o caráter natural dos nossos grandes jogadores; parece que eles já nasceram com talento e genialidade para jogar, gingar com a bola, não necessitando esforço, treino, táticas... O protótipo parece ser o malandro, Macunaíma, o jeitinho brasileiro...

Uma identidade malandra , onde nosso jeitinho tudo solucionaria, afinal nossa esperteza macunaímica não precisa de ajustes e melhorias. O futebol ainda visto com a possibilidade utópica de construir um país de iguais, sem distinção de cor, raça e classe social.

(...) A cada Copa do Mundo vemos ressurgir a imagem de uma nação todos comoum , celebrando- se o sentimento de unidade nacional, sentimento esse cada vez mais difuso e mesmo inexistente no restante de tempo vivenciado entre os quatro anos que separam uma copa da outra. A pátria de chuteiras , de Nélson Rodrigues, parece ser a única possível ainda, mas sua vivência está cada vez mais restrita ao período que envolve os preparativos imediatamente anteriores e a realização da competição esportiva em si.

(...) Mas a vida segue e seguirá seu curso. As massas sabem reapropriar-se desse espetáculo a sua maneira, divertindo-se com a situação, gozando catarticamente com a competição, sem perder de vista sua transitoriedade e inclusive criando e ressemantizando produtos a ela associados e lucrando com sua venda.

Afinal a Copa do Mundo acaba, seus heróis e seus produtos desaparecem em seguida, mas a situação concreta que se vive, não.

Adaptado de: M. J. Nercolini Disponível em:< http://www.pacc.ufrj.br/literatura/

polemica1.php>. Acessado em: 10 nov 2007.

(5)

6. Analise as afirmativas sobre a acentuação gráfica das palavras do texto.

I. As palavras macunaímica (1° parágrafo) e utópica (1° parágrafo) obedecem a mesma regra de acentuação gráfica.

II. A palavra pátria (2° parágrafo) é acentuada pela mesma regra de heróis (3° parágrafo).

III. As palavras Gaúcho (1° parágrafo) e país (1º parágrafo) são acentuadas porque o u e i são tônicos, e formam hiato com a vogal anterior.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) Apenas a I e a III.

7. Assinale a alternativa em que a preposição não seja regida por um nome.

a) para jogar (1° parágrafo).

b) de iguais (1° parágrafo).

c) ao período (2° parágrafo).

d) da competição (2º parágrafo).

8. Assinale a alternativa em que a palavra se em situação concreta que sevive (3° parágrafo) exerce a mesma função que no texto.

a) Muito se fala de crise.

b) Registraram-se as ocorrências mais freqüentes.

c) Meu irmão não se feriu.

d) Ela indignou-se com a falta de educação do funcionário.

9. Analise as afirmativas sobre a formação das palavras do texto.

I. As palavras protótipo (1° parágrafo), ressurgir (2° parágrafo) e reapropriar-se (3° parágrafo) apresentam prefixos de origem latina.

II. A palavra macunaímica apresenta sufixo formador de adjetivo.

III. A palavra ressemantizando (3° parágrafo) é formada por derivação prefixal e sufixal.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I e a II.

b) Apenas a I e a III.

c) Apenas a II e a III.

d) I, II e III.

10. Nas duas ocorrências da palavra como, destacadas no texto, ela exerce a função de

a) um advérbio.

b) uma conjunção.

c) um pronome relativo.

d) uma preposição.

11. Segundo se pode depreender da leitura do texto, I. os jogadores de futebol no Brasil têm por modelo

Macunaíma.

II. para o autor, o futebol se constitui num dos tópicos principais na construção da identidade nacional.

III. a imagem da nação todos por um se afirma a cada Copa do Mundo.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I e a II.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) Apenas a II e a III.

12. De acordo com o texto, é incorreto afirmar que a) o futebol é visto como força capaz de promover

a unidade nacional.

b) só precisa se esforçar aquele que não tem talento.

c) o sentimento de brasilidade é reforçado durante a realização da Copa e perdura até a próxima competição.

d) o último parágrafo apresenta exemplos do nosso jeitinho e identidade malandra referida no primeiro parágrafo.

13. Preencha as lacunas da primeira coluna com os pronomes da segunda coluna.

As duas oponentes discutiram entre ________, mas não brigaram.

Depois de ________ explicar, você pode argumentar.

É muito complicado para ________ alterar minha senha.

Compreendi que o problema era para ________

resolver.

1. si 2. eu 3. mim

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência numérica correta, de cima para baixo.

a) 1 2 3 3 b) 1 2 3 2 c) 3 1 2 2 d) 1 3 2 3

14. Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta.

a) Minha agenda estava meia escondida, por isso não a encontrei logo.

b) Custou caro aquela escolha.

c) A candidata expôs argumentos bastantes para ser transferida.

d) O coordenador sempre chega ao meio-dia e meia.

( ) ( ) ( ) ( )

(6)

INSTRUÇÃO: as questões de 15 a 20 referem-se ao texto a seguir.

Texto 3

O futebol é muito maior do que a criação artística

Por que cargas d água o futebol não tem na literatura brasileira a correspondência de sua verdadeira dimensão na nossa sociedade? (...) De _________ muito, o futebol se infiltrou de tal forma no tecido social brasileiro que está presente no nosso dia-a-dia de maneira sufocante.

Respiramos futebol e falamos de futebol, quer gostemos ou não de futebol. Ele já faz parte da própria natureza do brasileiro. Mas isso não está devidamente expresso na poesia ou na prosa, nem impresso nas obras espalhadas pelas galerias de arte, tampouco projetado nas telas de cinema, representado devidamente nos palcos ou capturado em seu rico gestual pelas coreografias de balé.

Talvez a resposta esteja com o professor, ensaísta, poeta, escritor e gênio em geral, Décio Pignatari, que, _________ propósito, me disse certa vez: É que o futebol é muito maior do que a criação artística .

O que o mestre queria dizer, se entendi, é que o futebol incorpora a graça do balé, a dinâmica do cinema, a expressão do ser e dos movimentos das artes plásticas;

ele cria os mais inverossímeis personagens, tece as tramas mais insólitas que a ficção possa conceber e nos derrama um belo verso, ao menos, _________ cada partida. Assim, criou sua própria semântica, uma linguagem que dispensa as demais.

Adaptado de: Alberto Helena Jr. Disponível em:

< http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk030912.htm>.

Acessado em: 10 nov. 2007.

15. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

a) a à a b) há a a c) à à à d) há a à

16. Analise as expressões.

1. que está presente no nosso dia-a-dia (1°

parágrafo).

2. que , ________ propósito, me disse certa vez (2° parágrafo).

3. que dispensa as demais (3° parágrafo).

Em qual(is) dela(s), a palavra destacada não retoma um antecedente?

a) Apenas no 1.

b) Apenas no 2.

c) Apenas no 3.

d) Apenas no 1 e 2.

17. Considere as afirmativas sobre a expressão quer gostemos ou não .(1º parágrafo)

I. A expressão poderia ser substituída, sem qualquer alteração do significado da expressão, por gostando ou não .

II. A palavra quer poderia ser eliminada sem que houvesse qualquer alteração no significado da expressão.

III. A expressão poderia ser substituído por caso tenhamos ou não gosto por , sem prejuízo para o significado do trecho.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) I, II e III.

18. Todos os trechos abaixo contém palavras empregadas no sentido conotativo, à exceção de a) falamos de futebol .

b) o futebol se infiltrou de tal forma c) no tecido social brasileiro d) e nos derrama um belo verso, . 19. Considere as afirmações sobre o texto.

I. A expressão cargas d água indica que o autor está perplexo diante da dúvida expressa por sua indagação.

II. A pergunta feita nas duas primeiras linhas é respondida em parte no texto.

III. O autor atribui a Décio Pignatari a elevação do futebol à categoria de manifestação artística.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

a) Apenas a I.

b) Apenas a II.

c) Apenas a III.

d) Apenas a I e a III.

20. Analise as afirmativas sobre os Textos 1, 2, e 3.

Assinale (V), se a afirmativa for verdadeira, e (F), se for falsa.

Definido no Texto 1, o talento é atribuído aos jogadores de futebol como algo natural e que não exige esforço, no Texto 2.

Nos Textos 2 e 3, o futebol é o tema do texto, fonte privilegiada de orgulho nacional e guardião da unidade nacional.

O caráter de imprevisibilidade atribuído a talento no Texto 1 é reforçado no Texto 3.

Tanto no Texto 2 quanto no 3, o futebol tem um papel fundamental na vida do brasileiro.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta das letras, de cima para baixo.

a) V V V F b) F V F V c) V F F V d) F F V V ( )

( )

( ) ( )

(7)

Questões de 21 a 60 Especialidade

21. São medidas de prevenção primária do câncer, exceto umas das alternativas a seguir. Assinale-a.

a) Cessação do tabagismo.

b) Colectomia na polipose adenomatosa familiar.

c) Uso de preservativo.

d) Uso de protetores solares e vestimenta adequada.

22. Em relação à cirurgia profilática do câncer, todas as situações clínicas listadas a seguir são indicativas desse procedimento, exceto uma delas. Assinale- a.

a) Colectomia na polipose adenomatosa familiar.

b) Colectomia na síndrome de Peutz-Jeghers.

c) Orquidopexia em pacientes portadores de criptorquidia.

d) Tireoidectomia em pacientes com mutações do protooncogene RET.

23. Os principais fatores de risco para os cânceres de pele e de canal anal são, respectivamente,

a) exposição à radiação solar e infecção pelo vírus HIV.

b) exposição à radiação solar e tabagismo.

c) queimaduras e radioterapia pélvica prévia.

d) uso tópico de corticóides e tabagismo.

24. Em relação aos registros de câncer, considere as seguintes afirmações.

I. Os registros de câncer de base hospitalar são compostos principalmente pelos dados dos registros de câncer de base populacional.

II. Para estimar o número de casos novos de câncer no Brasil, são utilizados somente os dados dos registros de câncer de base hospitalar, por serem mais fidedignos e abrangentes.

III. As estimativas de incidência são consideradas parâmetros, ou seja, refletem exatamente a realidade daquela doença na população daquela região.

IV. Com a ampliação dos sistemas de registros de câncer no Brasil, já está disponível uma base de dados com cobertura nacional completa sobre os casos novos diagnosticados no país.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmações são verdadeiras.

b) Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras.

c) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

d) Nenhuma das afirmações é verdadeira.

25. Na questão específica do câncer, sob o aspecto epidemiológico, o conceito de prevalência significa o número

a) de casos novos diagnosticados em determinado período de tempo.

b) de indivíduos portadores da doença em determinado período de tempo.

c) relativo de óbitos na população portadora daquela doença.

d) de óbitos relacionados à doença em determinado período de tempo.

26. Considere as seguintes afirmações.

I. O objetivo de um estudo clínico fase I é determinar uma dose adequada para ser testada em um estudo clínico fase II.

II. Enquanto os estudos clínicos fase I não necessitam ser realizados separadamente por tipo de tumor, isso não se aplica aos estudos fase II, em decorrência da resposta biológico de interesse estar relacionada especificamente ao tipo de tumor.

III. Os estudos clínicos fase III visam fornecer subsídios e fundamentação para a prática clínica, auxiliando médicos na elaboração da decisão terapêutica.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmações são verdadeiras.

b) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

c) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

27. Em relação à interpretação de estudos clínicos, assinale a alternativa correta.

a) A exclusão, da análise dos resultados, de pacientes por morte, abandono ou desvio de tratamento, esse procedimento não interfere na qualidade do estudo.

b) Estudos em que a análise dos resultados é do tipo intention-to-treat são considerados de melhor qualidade em relação aos seus equivalentes com análises distintas.

c) O melhor referencial para comparação de resultados clínicos é sempre o placebo.

d) São considerados metanálises aqueles estudos clínicos com um contingente de indivíduos acima de 450.

(8)

28. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

a) Em estudos randomizados, a comparação de sobrevida e outros desfechos importantes pode ser feita para apenas alguns dos pacientes randomizados, contemplando exclusões ou sub- grupos menos importantes para a análise.

b) O tamanho da amostra deve ser suficiente para estabelecer ou conclusivamente descartar a existência de magnitude clínica importante. Para conclusões negativas em comparações terapêuticas, a adequação do tamanho da amostra deve ser demonstrada apresentando os limites dos intervalos de confiança para as verdadeiras diferenças entre os tratamentos.

c) A evidência de eficácia em um estudo permite que se aplique as conclusões à população em geral, sem necessidade de especificar as características dos pacientes estudados.

d) As análises de sub-grupos, quando não previstas inicialmente no estudo, são importante elemento para enriquecimento das conclusões e definem populações ainda mais responsivas ao tratamento.

29. Para o ano de 2006, o Ministério da Saúde estimou mais de 472.000 novos casos de câncer no Brasil.

Desses, um grupo representando mais de 20%

corresponderia aos tumores malignos de a) colo uterino e próstata.

b) mama feminina e melanoma.

c) mama feminina e próstata.

d) traquéia, brônquio e pulmão.

30. Considerando ambos os sexos, a principal causa de morte por câncer é

a) Esôfago.

b) Mama.

c) Pele.

d) Pulmão.

31. As prioridades da política de controle de câncer no Brasil devem ser estabelecidas com base

a) na relação entre os níveis de atenção: primário, secundário e terciário e o grau de resolutividade de cada um destes.

b) na avaliação da quantidade de atividades já desenvolvidas pelos gestores locais e a correlação destas com o número de serviços de alta complexidade já instalados.

c) no perfil de morbidade e mortalidade dos diversos estados e municípios do país, o qual varia amplamente de região para região.

d) no perfil econômico da assistência à saúde, verificado mediante a disponibilidade de recursos e as prioridades estabelecidas pelos gestores.

32. Considere as seguintes descrições de alterações celulares e teciduais.

I. Aumento do volume das células de determinado tecido.

II. Aumento de mitoses, pleomorfismo e nucléolo proeminente.

III. Aumento no número de células de determinado tecido.

Assinale a alternativa que lista características de hiperplasia, hipertrofia e displasia, respectivamente.

a) I, II e III.

b) II, I e III.

c) III, I e II.

d) I, III e II.

33. Em relação às fases da carcinogênese, todas as afirmações a seguir são verdadeiras, exceto que a) mutações em células únicas freqüentemente

iniciam a carcinogênese.

b) na expansão clonal, as células iniciadas formam uma lesão pré-maligna, freqüentemente um tumor benigno (por exemplo, um adenoma) ou um foco hiperplásico ou displásico em algumas partes do tecido.

c) os agentes que causam a expansão clonal das células já iniciadas no processo de carcinogênese são chamados inibidores de tumores.

d) a promoção tumoral pode ocorrer como uma conseqüência de exposições exógenas, como o fumo ou infecções virais.

34. Considere as seguintes afirmações:

I. A promoção pode ser um processo endógeno, como a estimulação hormonal nos cânceres de mama e próstata ou sais biliares no câncer de cólon.

II. As lesões pré-malignas sofrem alterações fenotípicas posteriores, em um padrão previsível e comumente multifocal dentro de uma única lesão.

III. Alguns focos progridem de forma mais rápida que outros e esses são de maior risco para a conversão maligna.

IV. A progressão pré-maligna engloba a maioria do período de latência antes da conversão maligna, quando a lesão exibe propriedades invasivas.

Assinale a afirmativa correta.

a) Todas as afirmações são verdadeiras.

b) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

c) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

(9)

35. Qual das alternativas a seguir apresenta tumores cujo fator predisponente predominante é genético?

a) Carcinoma de canal anal e hepatocarcinoma.

b) Melanoma e carcinoma epidermóide de esôfago.

c) Mesotelioma maligno e carcinoma epidermóide do colo uterino.

d) Retinoblastoma e tumor de Wilms.

36. Em relação ao processo de metastatização, assinale a alternativa correta.

a) A adesividade celular homotípica é mediada pela caderina epitelial (E-caderina).

b) A proliferação do foco metastático de células tumorais independe das respostas imunológicas inespecíficas ou dirigidas diretamente contra as células tumorais.

c) O número de células tumorais circulantes e de êmbolos tumorais não está relacionado com o tamanho e a idade do tumor primário.

d) O número de células tumorais circulantes se correlaciona diretamente com o desfecho clínico das metástases.

37. Os diferentes tipos de câncer, em suas diversas localizações, apresentam inúmeras vias de progressão das metástases. As metástases à distância são, em sua maioria, decorrentes da a) invasão local.

b) via hematogênica.

c) via linfática.

d) via transmural.

38. Qual o sítio mais freqüente de metástases à distância nos sarcomas uterinos?

a) Cérebro b) Fígado.

c) Ossos.

d) Pulmões.

39. Em relação às biópsias, todas as afirmações a seguir são verdadeiras, exceto uma delas. Assinale-a.

a) As incisões ou pontos de punção devem ser planejadas cuidadosamente, de forma que possam ser convenientemente removidas como parte do procedimento definitivo, caso necessário.

b) Deve-se evitar a contaminação de novos planos teciduais durante a biópsia.

c) Grandes hematomas após a biópsia podem contribuir para a disseminação do tumor.

d) Para assegurar a qualidade da avaliação e obter mais segurança no diagnóstico, deve-se dividir o material obtido e enviá-lo a dois patologistas diferentes.

40. Considere as seguintes afirmações.

I. A escolha das técnicas de obtenção e de fixação do material de biópsia deve ser realizada, sempre que possível, com a orientação do patologista, pois assegura maior qualidade da amostra e a possibilidade de realização dos mais diversos testes diagnósticos.

II. Quando a orientação do tecido biopsiado é importante para o tratamento subseqüente, o cirurgião deve marcar as áreas que podem servir como referência para a análise.

III. Materiais semelhantes macroscopicamente, como tumores cutâneos, podem ser colocados em um mesmo frasco, para análise em conjunto.

Assinale a afirmativa correta.

a) Todas as afirmações são verdadeiras.

b) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

c) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

d) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.

41. Qual o mais importante modificador do efeito biológico à radiação ionizante?

a) Glicemia.

b) Oxigênio molecular.

c) pH intracelular.

d) Sódio iônico sérico.

42. A máxima resistência à radiação é observada em qual fase?

a) G1 tardia.

b) G2.

c) M.

d) S tardia.

43. Substâncias podem interagir com a radiação destruindo células na fase em que são mais resistentes à radiação. Um exemplo desse efeito é obtido com o uso de

a) Docetaxel.

b) Hidroxiuréia.

c) Interferon.

d) Metotrexato.

(10)

44. Em relação às complicações da radioterapia, todas as afirmações a seguir são verdadeiras, exceto uma delas. Assinale-a.

a) No manejo das complicações agudas da radioterapia, pode-se optar por fracionamento de dose ou pequenas pausas até que os tecidos estejam aptos para a continuidade do tratamento.

b) Os efeitos agudos da radiação são observados principalmente em tecidos renováveis como pele, mucosa orofaríngea, intestino delgado, reto, bexiga, mucosa vesical e mucosa vaginal.

c) Os efeitos tardios são observados no período de um mês até um ano após as últimas sessões de tratamento.

d) Os principais efeitos tardios são: necrose, fibrose, fístulas, ulcerações e lesões a órgãos específicos como a medula espinhal e cegueira.

45. O princípio básico da utilização da radioterapia combinada à cirurgia é que

a) a cirurgia atua melhor no centro do tumor, enquanto a radioterapia atua melhor na periferia do mesmo.

b) a cirurgia atua melhor na periferia do tumor, enquanto a radioterapia tem seus melhores efeitos no centro do tumor.

c) ambas possuem o mesmo efeito em todas as dimensões do tumor.

d) a radioterapia é superior à cirurgia no controle local de todos os tumores.

46. Dos listados a seguir, todos são fundamentos da cirurgia oncológica, exceto um deles. Assinale-o.

a) Citorredução sistemática em todos os tipos de tumores avançados.

b) Identificação do leito tumoral com material radiopaco.

c) Proteção dos tecidos e órgãos não comprometidos pela doença.

d) Seleção criteriosa dos casos com indicação cirúrgica.

47. Considere as seguintes descrições.

I. Procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de minimizar sintomatologia ou garantir a manutenção de funções necessárias, tendo a qualidade de vida como elemento principal na indicação.

II. Procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de minimizar o volume tumoral, oportunizando um melhor efeito para o tratamento sistêmico.

III. Procedimento cirúrgico com o objetivo de eliminação de todo o volume tumoral, utilizando o conhecimento da história natural e das técnicas oncológicas cirúrgicas.

Assinale a alternativa em que a seqüência apresenta as descrições de cirurgia radical, cirurgia paliativa e cirurgia citorredutora, respectivamente.

a) I, II e III.

b) II, I e III.

c) III, I e II.

d) III, II e I.

48. Considere as seguintes afirmações.

I. Para um adequado estadiamento cirúrgico, o médico deve conhecer a história natural da neoplasia em avaliação.

II. Em um paciente com neoplasia maligna de esôfago, a avaliação dos linfonodos celíacos e para-aórticos pode evitar uma ressecção esofágica desnecessária.

III. Em uma paciente com neoplasia maligna de ovário, a avaliação cirúrgica da superfície diafragmática deve ser evitada.

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmações estão corretas.

b) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

c) Apenas as afirmações II e III estão corretas.

d) Apenas as afirmações I e III estão corretas.

49. Qual o potente gene indutor da apoptose, conhecido como o guardião do genoma ?

a) p16.

b) p53.

c) p62.

d) p21.

50. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.

a) As alterações do p53 sempre determinam quimiorresistência.

b) A compreensão do ciclo celular e seus mecanismos genéticos de regulação são fundamentais para a compreensão e manejo da quimiorresistência

c) A inibição exógena da caspase protease pelo CrmA promove a sensibilização das células da leucemia humana a uma variedade de agentes anticâncer.

d) Quando múltiplos tratamentos são administrados, o número de células mortas por tratamento é a soma das células sobreviventes menos a população de células que surgiram antes do próximo tratamento.

51. Qual o tipo mais comum de câncer em crianças?

a) Leucemias.

b) Linfomas.

c) Retinoblastoma.

d) Sarcomas.

(11)

52. Paciente com lesão de melanoma maligno em dorso, com 0,60 mm de espessura, limitada à epiderme.

Com essas referências, pode-se classificar o tumor como

a) T1, Clark I.

b) T1, Clark II.

c) T2, Clark I.

d) T2, Clark II.

53. Mulher com 53 anos, apresentando lesão úlcero- infiltrativa, sangrante em colo uterino. Ao exame especular, há comprometimento do terço superior da vagina. Toque retal não evidencia infiltração de paramétrios bilateralmente, nem lesões sugestivas de comprometimento do reto. Cistoscopia normal.

À ultrassonografia, não há sinais de hidronefrose ou de doença metastática pulmonar. Biópsia confirma diagnóstico de carcinoma epidermóide moderadamente diferenciado de colo uterino.

Com base nessas informações, o estadiamento clínico desse caso é

a) IIA.

b) IIB.

c) IIIA.

d) IIIB.

54. Em uma paciente portadora de câncer de colo uterino estádio IIIB, qual a modalidade de tratamento que não deverá ser indicada inicialmente?

a) Cirurgia.

b) Quimioterapia.

c) Radioterapia.

d) Radioterapia + quimioterapia.

55. No câncer de próstata, um escore de Gleason de um tumor moderadamente diferenciado estará entre a) 0 e 1.

b) 2 e 4.

c) 5 e 7.

d) 8 e 10.

56. Qual o único tratamento reconhecidamente efetivo para carcinomarenal localizado?

a) Cirurgia.

b) Imunoterapia.

c) Quimioterapia.

d) Radioterapia.

57. As alternativas a seguir são contra-indicações ao tratamento conservador do câncer da mama, exceto uma delas. Assinale-a.

a) Diversas margens positivas após cirurgia adequadamente realizada.

b) Gestação no terceiro trimestre.

c) Irradiação prévia da mama que, combinada ao tratamento proposto, resultará em um volume de dose total de radiação total excessiva.

d) Tumores multicêntricos em quadrantes distintos da mama.

58. Qual o tratamento de escolha para o seminoma de testículo estádio clínico I?

a) Cirurgia.

b) Imunoterapia.

c) Quimioterapia.

d) Radioterapia.

59. Qual o diagnóstico histológico mais freqüente, dentre os pacientes com carcinoma de tumor primário desconhecido?

a) Adenocarcinoma bem diferenciado e moderadamente diferenciado.

b) Adenocarcinoma pouco diferenciado.

c) Carcinoma epidermóide bem diferenciado e moderadamente diferenciado.

d) Carcinoma epidermóide pouco diferenciado.

60. Qual a conduta adequada para o manejo de um tumor carcinóide do apêndice, medindo menos que 1 cm?

a) Apendicectomia.

b) Hemicolectomia direita.

c) Hemicolectomia direita e quimioterapia adjuvante.

d) Ileo-colectomia direita.

(12)

Referências

Documentos relacionados

d) os dentes pilares e os retentores deixam de atuar como elementos de suporte, passando a ter sua atividade mais direcionada às condições de retenção e estabilização

c) tem competência legal para solicitar exames sorológicos específicos para AIDS de qualquer paciente antes da primeira consulta odontológica.. d) só pode solicitar dos

b) nos pacientes de alto risco com exacerbações agudas dos sintomas devem ser submetidos imediatamente a todos os procedimentos odontológicos (tanto emergenciais como

IV. São indicações para marcapasso cardíaco, exceto uma das próximas alternativas. Das substâncias listadas a seguir, todas podem causar miocardite, exceto uma delas. Quais

a) O uso efetivo da língua por seus usuários é fator decisivo nessa questão, mas não só, ... que se considerar, também, as posições ocupadas por esses mesmos usuários... b) O

a) O uso efetivo da língua por seus usuários é fator decisivo nessa questão, mas não só, ... que se considerar, também, as posições ocupadas por esses mesmos usuários... b) O

a) O uso efetivo da língua por seus usuários é fator decisivo nessa questão, mas não só, ... que se considerar, também, as posições ocupadas por esses

a) O uso efetivo da língua por seus usuários é fator decisivo nessa questão, mas não só, ... que se considerar, também, as posições ocupadas por esses mesmos usuários... b) O