• Nenhum resultado encontrado

CURSO NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. 26 a 30 de maio de 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO NR 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. 26 a 30 de maio de 2008"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CURSO NR 10

Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade 26 a 30 de maio de 2008

OBJETIVO:

Capacitar os participantes para prevenção em acidentes com eletricidade, em atendimento ao novo texto da NR-10, credenciando-os à Autorização para trabalhos em instalações elétricas.

Este curso atende as exigências do novo texto da NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, pela Portaria 598 do MTE, de 07 de dezembro de 2004, que estabelece diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Aplica-se a todas as fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer serviços realizados nas suas proximidades. Para os profissionais que atuam no SEP – Sistema Elétrico de Potência, para serem considerados capacitados e aptos à autorização, deverão, além deste curso, passarem pelo Curso Complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência.

PROGRAMA

1 – INTRODUÇÃO À SEGURANÇA EM ELETRICIDADE

Segurança do trabalho – conceitos básicos; análise de riscos; sistema elétrico de potência x sistema elétrico de consumo; tipos e características das instalações; tipos e características de trabalhos em instalações elétricas – circuitos

energizados, circuitos desenergizados, trabalhos ao contato, ao potencial e a distância;tipos e características de equipamentos e materiais utilizados em instalações elétricas.

2 - REGULAMENTAÇÕES DO MTE E REFERENCIAS COMPLEMENTARES 2.1-Texto da NR 10,Portaria 598/2004.

2.2 - Interfaces das Normas Regulamentadoras do MTE. 2.2- Normas Técnicas da ABNT.

2.2.1 – Interface da NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão com a NR10.

2.2.2 –Interface da NBR 14039 – instalações elétricas de média tensão com a NR10.

2.3 – Legislação trabalhista e previdenciária. 2.4 – Outras referencias aplicáveis.

(2)

Apresentação e discussão de critérios estabelecidos pelo texto da NR10, para Autorização de empregados próprios e terceiros para trabalhos em eletricidade.

4 - RISCOS EM INSTALAÇOES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE

Choque elétrico – mecanismos, efeitos, tipos de choques; FCC – fator de corrente no coração; NBR 6533 – estabelecimento dos efeitos da corrente elétrica no corpo humano; arcos elétricos; CEM – campos eletromagnéticos; riscos em baixa, média e alta tensão.

3 – TÉCNICAS DE ANALISE DE RISCOS

Processos e sistemas para estudo; técnicas de análise de risco indutivas e dedutivas, APNRE análise preliminar de riscos elétricos, estudo de caso.

4 - MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO

Desernegizacão, PCEP – programa de controle de energias perigosas - bloqueio de energia ( lockout ) e identificação de energia ( tag-out ); trabalhos em circuitos desligados e circuitos energizados; proteção contra riscos de contato direto e indireto;trabalhos em locais especiais; aterramento funcional ( TN / TT / IT ), aterramento temporário; equipotencialização; seccionamento automático da alimentação; dispositivos diferenciais DR; extra baixa tensão; barreiras e invólucros; bloqueios e impedimentos; obstáculos e anteparos; isolamento das partes vivas, colocação fora de alcance, separação elétrica ; distanciamento de segurança – zonas de risco e controlada.

5 - EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS PARA TRABALHOS COM ELETRICIDADE

Apresentação de equipamentos de proteção individual e coletiva, e ferramentas para trabalhos com eletricidade - luvas, mangas e protetores isolantes;

ferramentas portáteis isoladas; varas e bastões de manobra, detectores de tensão, aterramento temporário, ferramenta Loadboster; dispositivos de bloqueio e

sinalização, manutenção, guarda e conservação de EPIs e EPCs; testes em EPIs, EPC`s e ferramentas para trabalhos com eletricidade; NBR 10622 – ensaios elétricos em luvas isolantes de borracha.

6 – ROTINAS DE TRABALHO – PROCEDIMENTOS

Instalações elétricas energizadas e desenergizadas; liberação para serviços; inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamentos; sinalização e delimitação de área; elaboração de PT – permissão para trabalho a quente; manutenção e operação de cabines primárias – MT, segurança em atividades de medições elétricas, POP- procedimento operacional padrão.

7 – DOCUMENTAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Prontuário das instalações; laudos de conformidades, registros e relatórios de inspeções; auditoria.

(3)

Trabalhos em altura; ambientes confinados; áreas classificadas; umidade, condições atmosféricas locais especiais.

9 – ACIDENTES DE ORIGEM ELÉTRICA

Causas diretas e indiretas; discussão e análise de casos reais.

10 - PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

Plano de emergência, cenários de acidentes, noções básicas, proteção ativa e passiva, instruções técnicas do Corpo de Bombeiros SP, método de extinção.

11 – TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Noções sobre lesões, priorização de atendimento aplicação de respiração

artificial,massagem cardíaca, técnica para remoção e transporte de acidentados e prática.

12 – RESPONSABILIDADES

Noções de responsabilidade civil e criminal, trabalho com terceiros.

15 – AVALIAÇÃO

RESPONSÁVEL TÉCNICO

AGUINALDO BIZZO DE ALMEIDA

Membro do GTTE, junto ao MTE, na aprovação do Novo Texto da NR-10. Engenheiro Eletricista / Segurança do Trabalho, Tecnólogo Eletricista –

Distribuição de Energia, Inspetor de Conformidades e Ensaios Elétricos – ABNT da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, Inspetor de conformidades – ABNT, da NBR 14039 – Instalações elétricas de Média Tensão, Membro do COBEI – Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção, no CB-32 – Riscos Elétricos - Grupo de Estudos para Luvas, Mangas de Borracha e Vestimentas para Trabalhos com Eletricidade, Auditor em Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho – OHSAS 18001, Docente pela UNESP nos cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho – Bauru –SP e

Presidente Prudente -SP; Experiência (18 anos) em Companhia de Distribuição de Energia Elétrica; Consultor de Empresas em SST.

OBS: Outros Facilitadores serão convidados para integrar o Corpo Docente.

LOCAL

Instituto de Engenharia

Av. Dr Dante Pazzanese, 120 (Próximo do DETRAN) (O local dispõe de estacionamento pago)

Vila Mariana – São Paulo – SP

DATA

(4)

HORÁRIO E CARGA HORÁRIA Das 8h00 às 17h00 - 40 horas-aula

TAXA DE INSCRIÇÃO

Sócios da ABRAMAN: R$ 1.200,00 Não Sócios: R$ 1.700,00

Almoço gratuito, incluído na taxa. INFORMAÇÕES GERAIS

Coordenação

Os cursos ministrados pela Filial V (SP-MS), da ABRAMAN, são programados e têm o seu desempenho técnico acompanhado por um Comitê Técnico formado por profissionais de diversos segmentos industriais e por professores universitários.

Inscrições

As inscrições serão recebidas pela Secretaria da ABRAMAN, Filial V (SP-MS), até com 72 horas do início do treinamento, de acordo com as vagas disponíveis. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição, indicando o curso que se pretende freqüentar e remetida para a ABRAMAN Filial V (SP-MS) através do telefax (11) 3663-2363 ou pelo e-mail: treinamento-sp@abraman.org.br Para inscrição de mais que um participante de uma mesma empresa, a ficha poderá ser

xerocopiada.

Cancelamento da Inscrição

Não haverá cancelamento de inscrição, podendo, no entanto, ser feita a

substituição por outra pessoa, desde que formalmente comunicado com 72 horas do início do curso.

Vagas

Limitadas, obedecendo-se ao critério de ordem de recebimento de inscrições. Forma de Pagamento

As inscrições serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado pela Filial V (SP-MS), pagável em qualquer banco. Por favor, ao preencher a ficha de inscrição, informe a quem deverá ser encaminhado esse documento.

Certificado

Será fornecido um certificado de freqüência para um mínimo de 80% de comparecimento.

Transporte e Estadia

As despesas com transporte, estadia e refeições (exceto o almoço nos dias do curso) correrão por conta dos participantes e as reservas em hotéis na Cidade de São Paulo deverão ser providenciadas diretamente pelos interessados. Como

(5)

referência hoteleira, indicamos o Hotel Green Place, localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, 1201, telefone (11) 5081-9150.

Imposto de Renda: De acordo com a Lei n° 9532, art. 15°, da Secretaria da Receita Federal, aprovada em 10 de dezembro de 1997 e publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de dezembro de 1997, a Associação Brasileira de Manutenção – ABRAMAN, está enquadrada entre as instituições isentas do Imposto de Renda, não cabendo, portanto, qualquer retenção sobre as taxas de inscrição.

Informações e Inscrições (11) 3663-2363 - Telefone e Fax e-mail: treinamento-sp@abraman.org.br

(6)

CURSO NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE Nome Completo: Empresa: Cargo: Sigla do Deptº: Endereço: CEP: Cidade: UF: Tel.:( ) Ramal: Fax: ( ) e-mail do participante: CNPJ: Inscr.Estadual:

Sócio da ABRAMAN ( )Sim ( )Não A Empresa é Associada ( )Sim ( )Não

Nome para o Crachá (quinze toques, incluindo espaço):

ENVIAR FICHA DE COMPENSAÇÃO A/C DE: SIGLA DO DEPTº

E-MAIL DO RESPONSÁVEL:

Referências

Documentos relacionados

Recomenda-se para a elaboração de um Sistema de Monitoramento a mobilização de uma equipe multidisciplinar, o exercício de tradução do planejamento estratégico em um mapa

No aspecto econômico, a apicultura brasileira é conhecida, internacionalmente, pela produção do mel orgânico no país, altamente valorizado tanto no

Correlações obtidas entre os valores de VGG e os eBLUPs obtidos para as seis metodologias de predição da seleção genômica ampla testados em 160 indivíduos de

SUBCLÁUSULA TERCEIRA - A CONTRATADA deverá encaminhar à CONTRATANTE, até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente à prestação do serviço, a Nota

Em relação ao Conteúdo Ministrado foram organizadas as seguintes categorias: (1) Histórico da Avaliação Psicológica e/ou da Psicometria, que reuniu os argumentos relativos

82 Breno Sampaio Ribeiro Gomes Agente Fiscal de Rendas/ Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo SP 83 Bruno Losada Albuquerque Lopes Desembargador Federal do Trabalho

Ao utilizar os jogos como metodologia, o professor não deixa de participar do processo, apesar de inserir o aluno como sujeito ativo da ação, mas é beneficiado com essa prática, pois

Sintomas/efeitos em caso de contacto com a pele : Em condiçães normais de utilização não se prevê perigo significativo para a pele.. Sintomas/efeitos em caso de contacto