• Nenhum resultado encontrado

PRÉ-REQUISITO EM CIRURGIA GERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÉ-REQUISITO EM CIRURGIA GERAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

24/01/2021

PRÉ-REQUISITO EM

CIRURGIA GERAL

SÓ ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

ATENÇÃO: Transcreva no espaço designado da sua FICHA DE IDENTIFICAÇÃO, com sua caligrafia usual, considerando as

letras maiúsculas e minúsculas, a seguinte frase:

Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina.

1. Quando for permitido abrir o caderno de provas, verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições gráficas que possam gerar dúvidas. Se isso ocorrer, solicite outro exemplar ao aplicador de prova.

2. Este caderno consta de 50 questões objetivas. Cada questão apresenta quatro alternativas de respostas, das quais apenas

uma é a correta.

3. O cartão-resposta é personalizado e não será substituído em caso de erro no preenchimento. Ao recebê-lo, confira se seus dados estão impressos corretamente. Se houver erro, notifique-o ao aplicador de prova.

(2)

Sobre os hematomas retroperitoneais causados por trau-matismo contuso e identificado durante uma laparotomia exploradora, sabe-se que:

(A) somente os hematomas pélvicos devem ser explora-dos sistematicamente.

(B) os hematomas perirrenais devem ser explorados, até mesmo quando não estão aumentando de volume. (C) os hematomas estáveis na linha média devem ser

to-dos explorato-dos para excluir a presença de grandes lesões venosas.

(D) os hematomas mesentéricos estáveis devem ser ex-plorados se o intestino estiver escuro.

▬ QUESTÃO 02 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Dentre os critérios anatômicos, qual é o apropriado para a inclusão de um aneurisma aórtico infrarrenal ser tratado por reparo endovascular?

(A) Um comprimento de colo proximal menor que 10 mm. (B) Ausência de calcificação maciça no local da fixação

proximal.

(C) Um colo proximal com formato afunilado.

(D) Presença de trombo circunferencial no local de fixa-ção proximal.

▬ QUESTÃO 03 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Em um homem de 65 anos realiza-se a retirada da veia sa-fena magna para um by-pass femoro-poplíteo. O cirurgião fez uma pequena incisão oblíqua na localização habitual na virilha e observa que a veia safena não está em sua locali-zação habitual. A localilocali-zação aberrante mais comum para a porção crural da veia safena magna é:

(A) anterolateral ao trajeto habitual da veia safena magna. (B) póstero-medial.

(C) anteromedial. (D) posterior.

▬ QUESTÃO 04 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Em relação à tromboflebite superficial, sabe-se que: (A) não está relacionada com embolia pulmonar. (B) está indicada terapia antiplaquetária.

(C) é indicação para realização de ecodoppler.

(D) é uma indicação para ligadura da veia safena ao ní-vel da virilha.

A coagulopatia que se desenvolve no choque hemorrágico é a principal responsável pelos óbitos precoces no trauma, sendo decorrente de diluição, consumo, acidose, hipoter-mia e hiperfibrinólise. A principal medida para prevenção e tratamento desta condição é através do controle do sangra-mento, paralelamente à reposição volêmica adequada e ao manejo clínico otimizado. Segundo a última atualização do ATLS (Advanced Trauma Life Support) sobre o tema: (A) recomenda-se administração de ácido tranexâmico o

mais precocemente possível em pacientes traumati-zados que estejam sangrando.

(B) a transfusão maciça é definida como cinco unidades de concentrado de hemácias em 24 horas ou duas unidades em uma hora.

(C) é recomendada a reposição de dois litros de cristaloi-de inicialmente.

(D) a regra de reposição é 3:1 (perdidos/reposto). ▬ QUESTÃO 06 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Leia o caso clínico a seguir.

Paciente no primeiro dia de pós-operatório de uma gas-trectomia parcial com linfadenectomia por adenocarcino-ma de antro gástrico, apresenta febre de 38 ºC e dor ab-dominal. Ao exame, com taquicardia (FC 102 BPM); FR 24 IRPM; PA 135 x 90 mmHg; dor em andar superior do abdome, com defesa voluntária.

Diante desse quadro, qual a conduta inicial mais adequa-da?

(A) Laparotomia exploradora.

(B) Tomografia computadorizada com duplo contraste. (C) Aumento da analgesia e fisioterapia respiratória. (D) Antibioticoterapia de amplo espectro e ressuscitação

volêmica.

▬ QUESTÃO 07 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Considerando a anatomia da região inguinal, qual das se-guintes estruturas está fora do cordão espermático? (A) Plexo pampiniforme.

(B) Ducto deferente. (C) Músculo cremastérico. (D) Nervo íleo-inguinal.

(3)

Leia o caso clínico a seguir.

Paciente masculino, de 55 anos, morador de zona rural, dá entrada no pronto-socorro com quadro de dor e dis-tensão abdominal. Não evacua há 12 dias, além de relato de obstipação crônica prévia. Ao exame: FC 100 BPM, FR 24 IRPM, abdome distendido, sem sinal de irritação peritoneal. A radiografia de abdome agudo revelou ima-gem tipo “miolo de pão” em pelve e distensão moderada de cólon e íleo.

Diante do quadro, qual a melhor conduta terapêutica inici-almente?

(A) Esvaziamento manual de fecaloma, sob analgesia. (B) Colonoscopia ou retossigmoidoscopia descompressiva. (C) Cirurgia de Hartmann.

(D) Cirurgia de Duhamel-Haddad.

▬ QUESTÃO 09 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Segundo a classificação de Nyhus, qual é a hérnia que mais comumente produz abaulamento inferior ao ligamen-to inguinal?

(A) Tipo II. (B) Tipo IIIA. (C) Tipo IIIB. (D) Tipo IIIC.

▬ QUESTÃO 10 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No arsenal de medidas para redução das taxas de infec-ção cirúrgica, a utilizainfec-ção apropriada do antibiótico exerce papel de destaque. Visa prevenir o desenvolvimento de uma infecção que, no caso, ocorre no sítio operatório. Os antibióticos são prescritos com finalidade profilática ou cu-rativa de um processo infeccioso. Com relação ao uso de antibióticos em cirurgia de hemorroidectomia eletiva, trata-se de cirurgia

(A) potencialmente contaminada, sendo necessário uso profilático.

(B) contaminada, sendo necessário uso profilático. (C) infectada, sendo necessário uso terapêutico.

(D) contaminada, sem necessidade de uso profilático ou terapêutico.

▬ QUESTÃO 11 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Quais são os componentes da “tríade letal”, principais fa-tores fisiopatológicos considerados na realização da abre-viação cirúrgica, através do “controle de danos” nos paci-entes politraumatizados?

A síndrome compartimental abdominal é uma grave com-plicação advinda do aumento extremo e sustentado da pressão intra-abdominal, responsável por significativa morbidade e mortalidade. Está indicada a descompressão cirúrgica em pacientes oligúricos e pressão intra-abdomi-nal acima de:

(A) 12 mmHg. (B) 25 mmHg. (C) 35 mmHg. (D) 45 mmHg.

▬ QUESTÃO 13 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A desnutrição pode afetar pacientes cirúrgicos, aumentan-do o tempo de permanência hospitalar, a incidência de complicações pós-operatórias e retardo na cicatrização de feridas, levando ao aumento da morbimortalidade. Uma das formas da avaliação nutricional dos pacientes cirúrgi-cos é através da dosagem de proteínas plasmáticas. Qual das proteínas a seguir é mais adequada para essa avalia-ção, por apresentar uma meia-vida mais curta?

(A) Albumina. (B) Pré-albumina. (C) Transferrina. (D) Globulina.

▬ QUESTÃO 14 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Leia o caso clínico a seguir.

Paciente vítima de acidente motociclístico, do sexo mas-culino, de 25 anos, trazido pelo Samu, com colar cervical e prancha rígida. Realizada infusão de 1000 ml de Ringer Lactato durante o transporte, sem melhora da PA, segun-do o socorrista. Na avaliação primária, apresenta PA 70x40 mmHg e crepitação pélvica. Realizado FAST que se mostrou positivo para líquido intra-abdominal.

Além da solicitação de transfusão, qual deverá ser a próxi-ma conduta?

(A) Tomografia de abdome e pelve. (B) Fixação pélvica externa. (C) Arteriografia com embolização. (D) Laparotomia exploradora.

▬ QUESTÃO 15 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Em um paciente cirúrgico, a hiperglicemia pode compro-meter o processo de cicatrização e a função imune, au-mentando o risco de complicações pós-operatórias. A re-comendação atual é manter a glicemia no peri-operatório menor que:

(4)

No trauma torácico penetrante do quadrilátero de Ziedler, qual a indicação atual da janela pericárdica subxifóidea? (A) Punção de Marfan positiva.

(B) Paciente estável na indisponibilidade de FAST. (C) FAST evidenciando derrame pericárdico. (D) Presença de tríade de Beck.

▬ QUESTÃO 17 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No pós-operatório imediato de paciente adulto com cerca de 70 kg, submetido à gastrectomia parcial por neoplasia, o volume médio diário relacionado com perdas insensíveis (pulmões e pele) a ser reposto é de:

(A) 100 a 300 mL. (B) 300 a 500 mL. (C) 600 a 900 mL. (D) 1000 a 1500 mL.

▬ QUESTÃO 18 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Leia o caso clínico a seguir.

Paciente deu entrada no pronto-socorro no 11º PO de co-lecistectomia videolaparoscópica eletiva com quadro de icterícia, sem outras queixas. Na descrição cirúrgica res-gatada não houve descrição de nenhum evento adverso intraoperatório. Ao exame físico: icterícia 3+/4+; dor à palpação profunda em abdome superior, sem sinal de irri-tação peritoneal. Exames complementares: hemograma normal. Bilirrubina direta – 9,6 mg/dL. Bilirrubina total – 11,2 mg/dL. Ultrassonografia de abdome – dilatação de vias biliares, ausência de líquido livre.

Diante do quadro descrito, qual a lesão iatrogênica mais provável?

(A) Clipagem do ducto hepático comum. (B) Lesão térmica de colédoco.

(C) Secção parcial do colédoco, em tenda. (D) Soltura do clipe do ducto cístico.

▬ QUESTÃO 19 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Quais são as complicações metabólicas mais comuns em paciente com suporte nutricional parenteral?

(A) Hiperglicemia e hipervolemia. (B) Hipernatremia e hipercalemia. (C) Hipernatremia e hipervolemia. (D) Hiperglicemia e hipernatremia.

Leia o caso clínico a seguir.

Como cirurgião de plantão de um hospital geral, você foi chamado para responder a um parecer na unidade de or-topedia. Trata-se de paciente vítima de politrauma há uma semana que evoluiu há cerca de 24 horas com disp-neia, dor epigástrica e vômitos. Ao exame: FR 36 IRPM com murmúrio vesicular diminuído à esquerda, bem como presença de ruído hidroaéreo ipsilateral, FC 100 BPM, PA 130 x 80 mmHg. Raio X de tórax – velamento com nível hidroaéreo em hemitórax esquerdo.

Nesse caso, qual a melhor conduta? (A) Angiotomografia de tórax. (B) Frenorrafia.

(C) Drenagem torácica. (D) Fisioterapia respiratória.

▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Qual é a melhor conduta para avaliar lesões das estrutu-ras abdominais em paciente vítima de ferimento por arma branca em transição toracoabdomial esquerda, com esta-bilidade hemodinâmica, sem sinal de irritação peritoneal? (A) Exploração digital do ferimento.

(B) Tomografia de abdome. (C) Laparoscopia.

(D) Laparotomia.

▬ QUESTÃO 22 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O choque, em sua definição, é uma síndrome caracteriza-da por uma redução considerável caracteriza-da perfusão tecidual sis-têmica devido a diferentes etiologias e fisiopatologias, le-vando a uma baixa oferta de oxigênio e nutrientes aos te-cidos, bem como de sua efetiva utilização. É característica do choque neurogênico:

(A) débito cardíaco aumentado. (B) volume sanguíneo diminuído. (C) pele úmida e fria.

(5)

Leia o caso clínico a seguir.

Vítima de atropelamento por moto, de 23 anos, chega ao pronto-socorro trazido pelo Samu com quadro de trauma abdominal contuso. Ao exame: vias aéreas livres, verbali-zando e colar cervical; murmúrio vesicular audível bilate-ralmente, sem ruídos adventícios; FC 92 BPM; PA 115x75 mmHg; Glasgow 15, pupilas isocóricas, fotorrea-gentes; escoriação em flanco direito. Sem sinal de irrita-ção peritoneal. Realizada tomografia de abdome, que re-velou traumatismo hepático grau III.

Nesse caso, qual deverá ser a conduta? (A) Laparotomia exploradora.

(B) Tratamento conservador. (C) Laparoscopia.

(D) Tratamento endovascular.

▬ QUESTÃO 24 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O número de micro-organismos presentes no tecido a ser operado determinará o potencial de contaminação da feri-da cirúrgica. De acordo com a classificação feri-da cirurgia por potencial de contaminação, uma cirurgia realizada em te-cidos recentemente traumatizados e abertos, de difícil descontaminação, com processo inflamatório, na ausência de processo infeccioso local, é considerada:

(A) potencialmente contaminada. (B) possivelmente infectada. (C) contaminada.

(D) infectada.

▬ QUESTÃO 25 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Leia o caso clínico a seguir.

Criança de oito anos, do sexo feminino, é atendida em serviço de emergência vinte minutos após ingestão subs-tância alcalina (soda), com quadro de disfagia e saliva-ção excessiva. Apresenta choro intenso e agitasaliva-ção, po-rém com sinais vitais e raio X de tórax normal.

Nesse caso, qual a melhor conduta terapêutica? (A) Endoscopia digestiva alta imediatamente.

(B) Endoscopia digestiva alta após 48 horas do acidente, pelo risco de perfuração.

(C) Observação clínica.

(D) Tomografia computadorizada de tórax.

Leia o caso clínico a seguir.

Paciente vítima de trauma abdominal contuso há cerca de uma hora, trazido pelo Samu. Relato de infusão de 1.000 ml de Ringer Lactato no trajeto. Apresenta FR 36 IPM, com murmúrio vesicular audível bilateralmente, FC 142 BPM e PA 80 x 40 mmHg, pressão de pulso diminuí-da. Abdome com sinal de irritação peritoneal.

Nesse caso, qual a melhor conduta?

(A) Administração de ácido tranexâmico, transfusão de concentrado de hemácias, plasma fresco e plaquetas na proporção de 1:1:1 e cirurgia imediata.

(B) Infusão de 1.000 ml de soro Ringer Lactato aquecido, transfusão de concentrado de hemácias, plasma fresco na proporção de 2:1 e cirurgia imediata. (C) Infusão de 1.000 ml de soro Ringer Lactato aquecido

e mais 2.000 ml subsequentes, caso não ocorra au-mento da PA. Tipagem sanguínea para provável transfusão e cirurgia imediata.

(D) Transfusão de duas unidades de concentrado de he-mácias e demais hemoderivados de acordo com es-tudo da coagulação e cirurgia após tomografia de ab-dome com contraste.

▬ QUESTÃO 27 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Leia o caso clínico a seguir.

Paciente masculino, de 60 anos, realiza endoscopia diges-tiva alta por um quadro de epigastralgia há longa data e pi-ora dos sintomas nos últimos seis meses. Apresenta histó-ria de “cirurgia para úlcera no estômago” há 30 anos. Du-rante o exame é observado estômago operado, medindo 6 cm pela pequena curvatura; distendibilidade normal; com resíduo bilioso claro em fundo gástrico; mucosa de coto gástrico com edema e enantema difusos moderados; pre-sença de anastomose ampla, sendo visualizadas duas al-ças de delgado, com mucosas normais nos 15 cm percor-ridos pelo endoscópio.

Nesse caso, qual a provável cirurgia prévia?

(A) Gastrectomia parcial com reconstrução à Billroth I. (B) Gastrectomia parcial com reconstrução à Billroth II. (C) Gastrectomia parcial com reconstrução em Y de Roux. (D) Gastrectomia parcial com reconstrução à Finney.

(6)

A colecistectomia laparoscópica é o padrão-ouro para tra-tamento de cálculos biliares. No entanto, o risco de lesão do ducto biliar continua a ser preocupação significativa. Entre as estratégias para evitar lesões, está a chamada “Visão de segurança de Strasberg”, para a qual se reco-menda dissecção completa do triângulo de Calot e

(A) identificação clara da junção do ducto cístico com via biliar comum.

(B) separação entre o fígado e a parte inferior da vesícula, com identificação de apenas duas estruturas entrando na vesícula.

(C) dissecção fundo-cística da vesícula biliar para evitar lesão em tenda do colédoco.

(D) dissecção da face lateral do hepatocolédoco desde o ducto cístico até a borda hepática e identificação da artéria cística em sua origem.

▬ QUESTÃO 29 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Leia o caso clínico a seguir.

Um paciente de 56 anos, no 12º pós-operatório de gastrec-tomia parcial por GIST gástrico, apresenta febre vespertina e leucocitose. Radiografia de tórax com discreto velamento em base esquerda, sugestivo de derrame pleural.

Nesse caso, qual o diagnóstico mais provável? (A) Fístula de anastomose gástrica.

(B) Pneumonia de base. (C) Atelectasia.

(D) Abscesso subfrênico.

▬ QUESTÃO 30 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Um número crescente de tumores císticos no pâncreas está sendo diagnosticado. Muitas vezes, é difícil atribuir com precisão esses tumores altamente variados a uma entidade específica e distingui-los de lesões císticas não neoplásicas. Um tipo de lesão que vem recebendo aten-ção especial, não apenas por sua frequência, é a neopla-sia mucinosa papilar intraductal (IPMN) do pâncreas. Es-ses tumores têm potencial de malignidade e, portanto, po-dem ser classificados como lesões pré-cancerosas no pâncreas. Isso levou a um debate prolongado sobre a ne-cessidade de tratá-los, com conclusões que vão desde a vigilância à ressecção cirúrgica limitada ou radical. Qual das seguintes associações de estigmas apresenta maior risco de malignidade na IPMN?

(A) Taxa de crescimento do cisto ≥ 5 mm / 2 anos, au-mento do nível sérico de CA-19-9 e nódulo mural. (B) Pancreatite, cisto ≥ 30 mm e amilase sérica elevada. (C) Acometimento de cabeça pancreática com icterícia

obstrutiva, ducto pancreático principal ≥ a 10 mm e nódulo mural ≥ 5 mm.

(D) Linfadenopatia local, cisto com parede espessada e mudança abrupta no calibre do ducto pancreático com atrofia pancreática distal.

Em um paciente com diagnóstico de colelitíase + coledo-colitíase, qual conduta deve ser evitada na abordagem eletiva?

(A) Colecistectomia videolaparoscópica com posterior CPRE.

(B) CPRE com posterior colecistectomia videolaparos-cópica.

(C) Abordagem totalmente laparoscópica.

(D) CPRE e colecistectomia videolaparoscópica no mes-mo ato.

▬ QUESTÃO 32 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No Brasil, a cirurgia bariátrica é indicada a pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 40 kg/m² ou IMC maior que 35 kg/m² e comorbidades que ameacem a vida, tais como diabetes, apneia do sono, hipertensão ar-terial, dislipidemia, doença coronariana, osteoartrites. Em 2015, o Conselho Federal de Medicina aumentou o rol de comorbidades para indicação de cirurgia bariátrica em pa-cientes com IMC entre 35 kg/m² e 40 kg/m². Qual das con-dições a seguir faz parte do rol de comorbidades para indi-cação da cirurgia?

(A) Hérnias hiatais.

(B) Doença do refluxo gastro-esofágico, sem indicação cirúrgica.

(C) Veias varicosas e doença hemorroidária. (D) Depressão e transtorno afetivo bipolar.

▬ QUESTÃO 33 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A deficiência de qual microelemento está relacionada ao reparo insatisfatório das feridas operatórias?

(A) Iodo. (B) Manganês. (C) Selênio. (D) Zinco.

▬ QUESTÃO 34 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Paciente de 50 anos, com hérnia inguinoescrotal estran-gulada, foi submetido à inguinotomia e laparotomia media-na infraumbilical, com enterectomia de segmento isquêmi-co perfurado e enteroanastomose. Qual a melhor ténica para correção da hérnia descrita?

(A) Bassini. (B) Lichtenstein. (C) Rives-Stoppa.

(7)

Em relação à classificação por profundidade da área quei-mada, pode-se considerar a seguinte correlação:

(A) queimadura de primeiro grau – lesão localizada na derme.

(B) queimadura de segundo grau superficial – lesão à epiderme e derme superficial.

(C) queimadura de segundo grau profundo – lesão atra-vés da epiderme até a região proliferativa.

(D) queimadura de terceiro grau – lesão de espessura superficial através da epiderme e da derme até a gor-dura subcutânea.

▬ QUESTÃO 36 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Uma característica da zona de coagulação da área de le-são cutânea ou superficial é a seguinte:

(A) são irreversíveis os danos celulares.

(B) é moderado o grau de lesão, com perfusão tissular reduzida.

(C) está associada ao dano vascular com extravasamen-to de fluidos.

(D) contém o tecido claramente viável do qual se inicia o processo de coagulação.

▬ QUESTÃO 37 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Utilizando a regra dos 9 para medir a extensão das super-fícies corporais de uma criança cujos membros superiores e cabeça foram queimados, qual é o total atingido nessas regiões?

(A) 1,8% e 9% da área de superfície corporal total. (B) 3% e 18% da área de superfície corporal total. (C) 9% e 18% da área de superfície corporal total. (D) 18% e 27% da área de superfície corporal total. ▬ QUESTÃO 38 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Nas feridas por queimaduras, qual vasoconstrictor potente está presente em altas concentrações?

(A) Óxido nítrico. (B) Tromboxano A2. (C) Bradicinina. (D) Prostaciclina.

▬ QUESTÃO 39 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Nas cirurgias de troca valvar mitral por prótese biológica ou mecânica, qual é a artéria que tem maior risco de ser

A paraplegia é uma das principais complicações que pode ocorrer nas cirurgias das afecções da aorta. Em qual das seguintes situações a correção cirúrgica convencional tem maior risco de apresentar essa complicação?

(A) Dissecção da aorta tipo II de De Bakey. (B) Dissecção da aorta tipo I de De Bakey. (C) Dissecção da aorta tipo B.

(D) Dissecção da aorta tipo A.

▬ QUESTÃO 41 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ No implante de bioprótese aórtica transcateter (TAVI), qual é o exame de escolha para avaliação do acesso a ser utili-zado, do tamanho e tipo de prótese, factibilidade do proce-dimento e predição de possíveis complicações?

(A) Angiotomografia de aorta. (B) Angioressonância de aorta. (C) Aortografia/cateterismo cardíaco. (D) Ecocardiograma transesofágico.

▬ QUESTÃO 42 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O maior risco de comprometimento do sistema de condu-ção do coracondu-ção, ocasionando, com mais frequência, a ne-cessidade de implantação de marca-passo cardíaco defi-nitivo, está relacionada

(A) à troca valvar aórtica.

(B) ao infarto agudo do miocárdio.

(C) à correção cirúrgica de comunicação interatrial (CIA). (D) à ablação septal alcoólica na miocardiopatia hipertrófica

obstrutiva.

▬ QUESTÃO 43 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ O melhor e o mais adequado momento para se drenar um abscesso anorretal é:

(A) após regredir o processo inflamatório e infeccioso com uso de antimicrobianos.

(B) após se observar a falência terapêutica do tratamen-to com antimicrobianos.

(C) ao se defrontar com pacientes neutropênicos graves com proctalgia.

(D) ao se diagnosticar a presença de abscesso.

▬ QUESTÃO 44 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A estrutura anatômica do canal anal que apresenta 4 cm de comprimento e delimitação distal pela margem anal e

(8)

cranial-A colite microscópica é uma entidade que provoca diarreia aquosa e pode ser erroneamente diagnosticada com síndro-me do intestino irritável. Na biópsia de uma mucosa colônica endoscopicamente normal, o achado histopatológico que fa-ria diagnóstico de colite microscópica sefa-ria a presença de: (A) granulomas.

(B) abscessos crípticos e plasmocitose basal.

(C) espessamento da banda de colágeno subepitelial. (D) displasia epitelial.

▬ QUESTÃO 46 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ Qual dos seguintes imunobiológicos e imunossupressores tem menor passagem pela membrana placentária?

(A) Certolizumab. (B) Infliximab. (C) Adalimumab. (D) Metotrexato.

▬ QUESTÃO 47 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ A doença renal policística autossômica recessiva (DRPAR) infantil é caracterizada pelo aumento relativamente rápido, si-métrico e bilateral dos rins em bebês, secundário a cistos do ducto coletor. Está invariavelmente associada a algum grau de fibrose hepática congênita. Ela foi referida como a forma “infantil” no passado, no entanto, a doença pode ocorrer em adolescentes e adultos jovens, embora seja significativamen-te menos frequensignificativamen-te. A DRPAR significativamen-tem um espectro de gravida-de, com as formas mais graves aparecendo mais cedo na vida. Se não for aparente ao nascimento, a doença se torna-rá aparente mais tarde na infância (até os 13 anos ou, rara-mente, até os 20 anos). Em relação às características clíni-cas desta doença, sabe-se que:

(A) as crianças afetadas geralmente apresentam rins au-mentados e hipoecogênicos no útero.

(B) o oligoidrâmnio, apesar de incomum, ocorre devido à falta de produção normal de urina pelo feto.

(C) o bebê frequentemente apresenta fácies de Potter e deformidades dos membros e pode apresentar difi-culdade respiratória.

(D) o recém-nascido afetado, ocasionalmente, tem mas-sas em flancos enormes, em forma de rim, que são duras e não transiluminam.

A doença de Von Hippel-Lindau (VHL) é uma síndrome au-tossômica dominante que se manifesta com hemangioblas-tomas cerebelares e retinais; cistos do pâncreas, rim e epi-dídimo; cistadenoma epididimal; feocromocitoma; e carcino-ma de células renais (CCR) de células claras. É encontrada em todos os grupos étnicos e ambos sexos são afetados e têm uma incidência que varia de 1 em 30.000 a 1 em 50.000 indivíduos. Tem mais de 95% de penetração até os 65 anos de idade em indivíduos afetados. Sobre as características clínicas dessa doença, sabe-se que:

(A) a idade média de apresentação é de 55 a 60 anos, não apresentando preferência sexual para a doença ou para o desenvolvimento de CCR.

(B) os cistos renais, na manifestação mais rara e fre-quentemente mais tardia, são vistos em menos de 5% dos pacientes.

(C) os cistos renais e tumores, geralmente, são sinto-máticos, sendo que os tumores causam dor ou mas-sa e os cistos, insuficiência renal.

(D) os hemangioblastomas cerebelares são os tumores mais frequentes, característicos e clinicamente espe-cíficos observados na VHL.

(9)

A virilidade e a fertilidade masculinas normais requerem a colaboração dos testículos exócrino e endócrino. O comparti-mento intersticial, composto principalmente de células de Leydig, é responsável pela esteroidogênese. Os túbulos se-miníferos produzem espermatozoides. A produção normal de testosterona em homens é de aproximadamente 5 g/dia, e a secreção ocorre de forma irregular e pulsátil. A testosterona é metabolizada em dois metabólitos ativos principais no tecido-alvo: o andrógeno principal diidrotestosterona (DHT) pela ação da 5αredutase e o estrogênio estradiol pela ação das aromatases. Sobre a atividade testicular exócrina, endócrina, de seus metabólitos e reguladores, sabe-se que:

(A) a DHT é um andrógeno muito mais potente do que a testosterona. Na maioria dos tecidos-alvo periféricos, a redução da testosterona em DHT é necessária para a ação do androgênio; no testículo e no múscu-lo esquelético, a conversão em DHT é essencial para a atividade hormonal.

(B) em resposta ao FSH, ocorre a produção de proteína de ligação a andrógenos, transferrina, lactato, ceruloplas-mina, ativador de plasminogênio, prostaglandinas e fa-tores de crescimento. Por meio desses fafa-tores media-dos pelo FSH, o crescimento do túbulo seminífero é es-timulado.

(C) a inibina é uma proteína produzida pelas células de Leydig que inibe a liberação de FSH da pituitária. No testículo, a produção de inibina é estimulada pelo LH e atua por feedback negativo na hipófise ou no hipo-tálamo.

(D) a ativina, uma proteína testicular com homologia estru-tural próxima ao fator de crescimento transformador-β (TGF-β) exerce um efeito estimulador na secreção de LH. Os receptores de ativina são encontrados em uma série de tecidos extragonadais, sugerindo que esse hormônio pode ter um fator de crescimento ou funções regulatórias no corpo.

Os níveis de diidrotestosterona (DHT) são iguais nas glân-dulas hiperplásicas e nas glânglân-dulas normais. No entanto, o envelhecimento da próstata mantém um alto nível de DHT e um alto nível de receptores androgênicos (AR). As-sim, o mecanismo de crescimento celular dependente de andrógeno é mantido. Duas enzimas esteroides 5 α-redu-tase, cada uma codificada por um gene separado, são ca-pazes de influenciar nas concentrações de DHT. A enzima 5α-redutase

(A) do tipo 2 é predominante em tecidos extraprostáticos, como pele e fígado, normalmente expressa na sín-drome de deficiência de 5α-redutase, sendo inibida pela dutasterida, mas não substancialmente pela fi-nasterida.

(B) do tipo 1 é extremamente sensível à inibição por finas-terida e dutasfinas-terida e claramente é crítica para o desen-volvimento normal da próstata e o crescimento hiper-plásico mais tarde na vida.

(C) do tipo 1 ainda precisa ter seu papel definido no cres-cimento normal e anormal da próstata, pois há evi-dências crescentes que sugerem que a isoenzima tipo 1 pode desempenhar um papel mais importante no câncer de próstata em comparação com HPB. (D) do tipo 1 tem ação dentro da célula estromal como

etapa-chave de amplificação androgênica. Um modelo parácrino para a ação do androgênio na glândula é evi-dente. É possível que o DHT circulante produzido na pele e no fígado atue nas células epiteliais da próstata de forma endócrina.

Referências

Documentos relacionados

Assim como Rubinstein & Kim (1999), acredita-se que vários são os fatores que podem ter contribuído para o elevado índice de sucesso deste estudo, como, por exemplo, a redução

Alunos que queiram concorrer ao Auxílio Livros, a Bolsa Afinal, a bolsa AEP ou qualquer outro auxílio com o qual não tenha sido contemplado em 2019 ou 2020, podem se inscrever

Como não se consegue fazer isto naturalmente, é o aparelho que, aquando da contracção muscular feita pelo indivíduo, de máxima força e voluntária, “obriga” a que este

Les consul tants devront l ouer un ou pl usi eurs domai nes personnal i sés et coni denti el s ai n de permettre aux acquéreurs d' éval uer ponctuel l ement l es

O objetivo deste estudo foi analisar o perfil sóciodemografico, clínico e tratamento da mulher idosa com câncer do colo do útero cadastrada na base de dados de um

Além de dados cadastrais e de catalogação, são requeridas informações adicionais, com o objetivo de relacionar a produção intelectual às linhas de pesquisa e projetos, bem

Caldas (2000) procurou compreender o significado de ser um cuidador familiar de um idoso dementado a partir do ponto de vista dos cuidadores. Destaca como seus principais achados

aromatica leaves, which could influence the choice by the caterpillars, samples composed of sunlight-exposed leaves and sunlight-protected ones were collected for analysis of