• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CAPÍTULO I Das Disposições Gerais"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

PROPOSTA DE NORMAS PARA AS SESSÕES SOLENES DA CONGREGAÇÃO PARA COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E DE LICENCIATURA DA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA

CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

Artigo 1º - A outorga ou colação de grau é evento solene da Congregação, através do qual seu Presidente, o Diretor, usando das prerrogativas que lhe são atribuídas pela legislação, confere ao concluinte o grau de bacharel, licenciado, ou ambos, no âmbito da área de conhecimento por ele concluído.

Artigo 2º - O desenvolvimento da cerimônia de colação de grau, deverá atender criteriosamente a totalidade das presentes normas, sob pena de aplicação das disposições disciplinares previstas no Regimento Geral da UNESP, além de sanções àquele que, por circunstância pessoal, não está sujeito ao regime disciplinar da Universidade.

Artigo 3º - A organização do cerimonial será de responsabilidade do Diretor Técnico Acadêmico, que conduzirá e orientará os demais servidores envolvidos na realização do evento.

Artigo 4º - Os concluintes serão representados pela respectiva “Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão do Curso”.

Artigo 5º - Os concluintes designarão sua Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso através do critério que entenderem satisfatórios, e deverão entregar à Direção da Unidade, tão logo a escolha seja feita, a relação de seus membros e cópia da respectiva ata do processo de escolha contendo as assinaturas dos concluintes.

Artigo 6º - Na hipótese dos concluintes não apresentarem a mencionada comissão, o Diretor da Unidade designará um deles para desenvolver tais atividades, ficando o mesmo responsável por todos os procedimentos preparatórios da cerimônia, e somente será substituído quando for apresentada, por escrito, a comissão escolhida.

Artigo 7º - É imprescindível que os membros da Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, mantenham criteriosamente atualizados seus respectivos endereços, CEP, telefones, e-mails ou telefones de contato, para a mais rápida e segura comunicação entre as partes, sob pena de os prejuízos daí decorrentes serem de responsabilidade exclusiva dos concluintes.

Artigo 8º - A Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso deverá agendar no início do ano letivo colação de grau uma reunião com a Direção da Unidade, ocasião em que receberão as Normas para a Sessão Solene e um formulário para ser preenchido e devolvido à Divisão Técnica Acadêmica, para a devida orientação com relação às providências a serem tomadas para o planejamento e a organização da solenidade de colação de grau.

Artigo 9º - O prazo para a devolução do formulário será de até 60 dias antes da data pretendida para a Colação de Grau.

Capítulo II Do Calendário Oficial

(2)

Artigo 10 - A Comissão Permanente de Ensino, quando da elaboração do Calendário Escolar, fixará a data de início para as colações de grau, identificado no Calendário Escolar da Unidade como Colação de Grau.

Capítulo III

Do Agendamento das Solenidades de Colação

Artigo 11 - O agendamento da solenidade de colação de grau dos cursos da Unidade deverá ser feito por meio de correspondência firmada pela Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso.

Artigo 12 - Na hipótese de ocorrer coincidência de datas pretendidas por mais de uma Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, a data solicitada será deferida àquela que primeiro a requereu, verificada esta circunstância pelo protocolo de recebimento do respectivo requerimento, expediente este de responsabilidade da Comissão interessada.

Artigo 13 - As solenidades de colação de grau serão agendadas para as terças, quartas, quintas e sextas-feiras das semanas relativas aos meses estabelecidos pelo Calendário Escolar.

Artigo 14 - O Calendário Escolar designará as datas das solenidades de colação de grau dos diversos Cursos oferecidos pela UNESP de Ilha Solteira, sendo prerrogativa desta, buscando atender os interesses envolvidos, agrupar em uma mesma solenidade os concluintes de um ou mais cursos, ou promover colações de grau que envolva apenas um curso.

Artigo 15 - O calendário organizado somente poderá ser alterado por iniciativa exclusiva da UNESP de Ilha Solteira.

Artigo 16 - Os pedidos de data para colação de grau fora do período do Calendário Oficial serão analisados pela Congregação da UNESP de Ilha Solteira.

Artigo 17 - A outorga de grau não será dispensada em nenhuma hipótese. Na impossibilidade de comparecimento do concluinte à solenidade oficial de Outorga de Grau por motivo justificado, comprovado por meio de requerimento e documentos comprobatórios entregues na Divisão Técnica Acadêmica, este poderá, posteriormente, prestar juramento e receber o grau nas reuniões da Congregação, recebendo nesta ocasião o Certificado de Conclusão do Curso, em data e horário designado conforme previsto no Calendário Escolar da UNESP de Ilha Solteira.

Capítulo IV Dos Locais

Artigo 18 - As solenidades de colação de grau da UNESP de Ilha Solteira deverão acontecer nos espaços físicos da própria Unidade, reservando-se o direito exclusivo da Diretoria escolher o local em que a mesma ocorrerá, utilizando espaço próprio, que exista ou que venha a existir, onde entenda que possa a solenidade ser realizada.

(3)

Artigo 19 - Nos espaços físicos fora da Unidade, as despesas com sua locação, decoração, iluminação especial, som, segurança, limpeza do local, danos e arquibancada correrão por conta da Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso.

.

Artigo 20 - Quando da assinatura do contrato com a administração de locais não pertencentes à Unidade, o concluinte tesoureiro, representante da Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, estará sujeito às normas e penalidades por eles impostas.

Artigo 21 - As exceções quanto ao local de realização da solenidade deverão merecer solicitações expressas de autorização pela Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, dirigidas ao Diretor da Unidade, com no mínimo, 4 meses de antecedência.

Artigo 22 - O local escolhido pela Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso deverá abrigar a totalidade dos concluintes, das autoridades acadêmicas e dos convidados de honra que comporão a mesa. O salão destinado à solenidade deverá conter palco principal e lugares especiais para professores e convidados.

Capítulo V

Dos Serviços Prestados por Terceiros

Artigo 23 - Poderão os concluintes, representados pela respectiva Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, requerer que determinados serviços a serem prestados no transcorrer da solenidade de colação de grau, sejam prestados por empresa(s) especializada(s) por eles contratadas.

Artigo 24 - Em tal pedido, no entanto, não poderá ser incluído o serviço de cerimonial que é de exclusividade do Cerimonial Oficial da Unidade.

Artigo 25 - Optando pela prestação de serviços de terceiros e de local especial, os concluintes arcarão com todas as despesas daí decorrentes.

Seção I Do Cadastramento

Artigo 26 - A empresa prestadora dos serviços referidos neste Capítulo deverá cadastrar-se até 30 dias antes da solenidade de colação de grau junto à UNESP de Ilha Solteira, na Divisão Técnica Acadêmica, apresentando para tanto:

I. Contrato Social ou equivalente, atualizado, devidamente registrado no órgão competente.

II. Certidão Negativa de Débitos, atualizada: INSS, FGTS.

III. Apresentar referências de serviços já prestados em cerimonial universitário.

IV. Declaração firmada pelos titulares da empresa, designando pessoa(s) para representá-la junto à Universidade e às Comissões Organizadoras dos Festejos de Conclusão de Curso, bem como para tomar as providências necessárias ao desempenho de seus trabalhos (apresentação da empresa no setor: 1 pessoa para contato).

V. Declaração firmada pelos titulares da empresa pela qual assumem total responsabilidade pelas despesas de qualquer natureza, realizadas em função da

(4)

contratação de seus serviços, relativas a pessoal, máquinas, equipamentos, direitos de terceiros, inclusive junto à Ordem dos Músicos e sociedades arrecadadoras de direitos autorais.

VI. Declaração firmada pelos titulares da empresa pela qual assumem a responsabilidade pelos equipamentos áudio visuais, máquinas, instalações, fios condutores, lâmpadas, equipamentos acústicos, de projeção, gravação ou qualquer outro que venha a ser por ela utilizado;

VII. Declaração firmada pelos titulares da empresa, pela qual informam conhecer o teor da presente Norma, a ele se subordinando e comprometendo-se a cumpri- la em todos os seus termos.

Artigo 27 - Ao cadastramento prévio estão sujeitas todas as empresas que, direta ou indiretamente, prestarem serviços de qualquer espécie no transcorrer da solenidade ou em virtude dela (fornecedores).

Artigo 28 - Somente após o cadastramento as empresas poderão solicitar as credencias que lhes garantirão o ingresso de seus funcionários na solenidade de colação de grau.

Artigo 29 - Cada credencial terá validade para uma solenidade específica.

Artigo 30 - Vindo determinada empresa sub-contratar com outra a prestação parcial ou total de seus serviços, aquela responderá por esta, para os efeitos desta Seção.

(responsabilidade por fornecedores contratados).

Artigo 31 - Ocorrendo infringência pela empresa de prestação de serviços de dispositivo constante destas Normas, ou de outra determinação que tenha recebido da UNESP de Ilha Solteira, esta se reserva o direito de excluí-la do cadastro da UNESP mesmo que já tenha sido contratada pelos concluintes.

Artigo 32 - A reinclusão do cadastro da empresa que já tenha sido excluída anteriormente é ato que decorre de decisão soberana da administração da UNESP de Ilha Solteira.

Seção II

Do Serviço de Fotografia e Filmagem

Artigo 33 - A empresa contratada para fazer fotografias, filmagens e/ou instalação de telão deverá enviar um representante ao ensaio, para verificar as posições que deverão tomar no decorrer da cerimônia.

Artigo 34 - Os vídeo-clips dos concluintes deverão ser exibidos minutos antes do início da solenidade.

Artigo 35 - Durante a solenidade, não será permitida a exibição de outras imagens no telão que não sejam, rigorosamente, as imagens de quem estiver fazendo uso da palavra ou o fato em desenvolvimento naquele momento.

Artigo 36 - A localização do telão deverá atender o que determinar a Divisão Técnica Acadêmica que indicará o local mais adequado para sua instalação.

(5)

Artigo 37 - Os estúdios de fotografias deverão ser montados no hall de entrada do salão, visando não tumultuar o trabalho de organização da cerimônia e a composição da fila de entrada dos concluintes no palco.

Artigo 38 - Somente será permitido no palco, durante a solenidade, 02 (dois) fotógrafos da empresa credenciada, sendo 01 (um) em cada lateral do palco, não sendo permitido o posicionamento do profissional em cima da arquibancada dos concluintes.

Artigo 39 - Somente será permitido 02 (dois) cinegrafistas e seus respectivos iluminadores da empresa credenciada, sendo 01 (um) fixo na tribuna e outro circulando nas laterais do palco. Não será permitido o posicionamento do profissional em cima da arquibancada dos concluintes.

Artigo 40 - Não há limite para fotógrafos e cinegrafistas posicionados na platéia.

Artigo 41 - Não será permitido o acesso de fotógrafos nem cinegrafistas na frente da mesa de autoridades.

Artigo 42 - Nenhum profissional que não esteja portando o crachá (credencial da UNESP de Ilha Solteira) adequado para a solenidade poderá subir ao palco.

Artigo 43 - Não será permitida a colocação de nenhum objeto no palco que não faça parte do equipamento de filmagem e fotografia.

Artigo 44 - Os fotógrafos, cinegrafistas, iluminadores e outros prestadores de serviços similares, em suas movimentações deverão acatar as determinações oriundas da Divisão Técnica Acadêmica, sob pena de descredenciamento.

Seção III

Do Serviço de Arquibancada

Artigo 45 - As arquibancadas deverão estar montadas com as cadeiras, no palco do local de realização do evento, até 24 horas antes do início da solenidade, devidamente posicionada para a realização do ensaio.

Seção IV

Do Serviço de Decoração

Artigo 46 - Os profissionais responsáveis pela decoração deverão apresentar os seus projetos de decoração à Divisão Técnica Acadêmica para que seja autorizado o serviço.

Nenhum objeto de decoração poderá ocupar o lugar ou encobrir totalmente ou parcialmente as bandeiras oficiais exibidas no palco da solenidade.

Seção V

Do Serviço de Som e Iluminação

Artigo 47 - Nos locais pertencentes à UNESP o serviço de som será fornecido pela Unidade. A Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso poderá contratar serviços suplementares de som e iluminação para o evento.

Seção VI

Do Serviço de Coperagem

(6)

Artigo 48 - Nos locais fora do espaço Universitário, a contratação dos serviços de coperagem ficará a cargo da Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso. O garçom designado para servir a mesa diretora e os concluintes deverá estar uniformizado e presente no local da solenidade com 1 hora de antecedência.

Seção VII

Do Serviço de Segurança

Artigo 49 - A segurança da UNESP de Ilha Solteira tem a incumbência de atender as necessidades das autoridades da própria Unidade. A contratação de serviço de segurança particular para outras necessidades correrá por conta da Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso.

Seção VIII

Do Serviço de Programação Cultural

Artigo 50 - Qualquer proposta de programação cultural deverá ser apresentada à Diretoria da Unidade para a sua aprovação e inclusão no roteiro oficial da solenidade. A execução do Hino Nacional Brasileiro deverá cumprir rigorosamente as determinações da Lei 5.700 que regulamenta a utilização dos símbolos nacionais brasileiros.

Seção IX

Da Responsabilidade Financeira

Artigo 51 - Nas solenidades de colação de grau, todas as despesas, tais como aluguel do local de realização da solenidade, som, decoração, arquibancadas, placas e ou flores para homenagens, convites especiais, contratação de artistas e outros serviços de terceiros, serão de responsabilidade dos concluintes.

Capítulo VI Dos Convites

Artigo 52 - Os convites para autoridades públicas ficarão a cargo da UNESP de Ilha Solteira.

Artigo 53 - A confecção, o modelo e os custos do convite são de encargo da Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, devendo conter obrigatoriamente os nomes completos assim como os cargos das seguintes autoridades da UNESP: Reitor, Vice-reitor, Pró-Reitores, Diretor e Vice-diretor da Unidade, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso assim como do Corpo Docente do Curso. Deverá constar ainda: Paraninfo, Patrono, Homenageados, nomes de todos os concluintes, destacando orador da turma e juramentista.

Artigo 54 - A Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso deverá encaminhar à Divisão Técnica Acadêmica, via e-mail, o boneco do convite para eventuais correções antes da impressão.

Capítulo VII

Do Desenvolvimento da Solenidade de Colação de Grau

(7)

Artigo 55 - O horário para o início de todas as solenidades de colação de grau do Calendário Oficial será às 9:00 ou 19:00.

Artigo 56 - Os concluintes deverão estar presentes no local da solenidade com antecedência mínima de trinta minutos do início da cerimônia. Caberá à Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso alertar seus homenageados para que estejam presentes ao local da cerimônia com pelo menos trinta minutos de antecedência, e tão logo cheguem se identifiquem à recepção do cerimonial evitando assim, atraso na solenidade.

Artigo 57 - O ensaio da solenidade de colação de grau será sempre no dia anterior do evento, no local onde acontecerá a solenidade. No ensaio deverão comparecer todos os concluintes.

Artigo 58 - Fica terminantemente proibida a entrada de pessoas carregando cornetas, apitos, tambores, berrantes, confetes, serpentinas, bolas ou qualquer outro objeto que produza ruído e risco de acidentes.

Artigo 59 - Não será permitida a entrada de pessoas que estejam carregando faixas, cartazes ou similares que possam comprometer a visualização da solenidade por algum ângulo.

Artigo 60 - É proibida a entrada de pessoas portando bebidas alcoólicas no local de realização da solenidade de colação de grau.

Seção I Das Penalidades

Artigo 61 - Qualquer manifestação que motive o descumprimento das determinações citadas nos artigos 58 e 59 ocasionará a suspensão da solenidade pela presidência da mesa e implicará na transferência do ato de colação de grau para o primeiro dia útil posterior ao evento, no espaço que a direção da Unidade determinar e onde somente os concluintes poderão participar.

Artigo 62 - Os seguranças da UNESP de Ilha Solteira ou os seguranças contratados pela Comissão estarão autorizados a retirar do local o concluinte que estiver portando bebida alcoólica ou estiver embriagado.

Seção II Da Competência

Artigo 63 - A outorga de grau é de competência do Diretor da UNESP de Ilha Solteira, podendo o mesmo ser substituído, em suas faltas e impedimentos, na forma do Estatuto e do Regimento Geral da UNESP.

Seção III Das Vestes

Artigo 64 - Os concluintes trajarão beca preta, com faixa na cintura na cor designativa da área do conhecimento do curso. A borla, que deve ser mantida à mão pelos concluintes, somente poderá ser colocada no momento da outorga do grau e nos atos que lhe são subseqüentes.

(8)

Artigo 65 - Por baixo da beca, os concluintes homens trajarão calça, meias e sapatos de cor preta; as mulheres trajarão saia, vestido ou calça comprida e sapato fechado de cor preta.

Artigo 66 - As autoridades acadêmicas integrantes da mesa de honra ou aquelas homenageadas em palco especial, trajarão beca preta com lapela de cetim na cor designativa do cargo ou da área do conhecimento a qual pertençam.

Artigo 67 - O Paraninfo, Patronesse, Patrono e Homenageados só usarão as vestes talares caso forem professores da UNESP.

Artigo 68 - A veste do Diretor é composta de beca preta com lapela de cetim na cor da área do conhecimento do seu curso e capelo na cor branca.

Artigo 69 - As vestes acima mencionadas estão definidas abaixo:

a) Beca: capa preta de manga comprida que vai até o tornozelo. Usada por funcionários judiciais, catedráticos e concluintes de nível superior. De tecido e modelos diversos, sendo o mais comum aquele confeccionado com mangas debruadas de branco, pala larga e grandes costais. Possui botões internos e é usada com faixa da cor do curso do concluinte.

b) Jabeaux: peitilho branco confeccionado em renda, semelhante a um babador, preso no pescoço pendendo na frente da beca.

c) Capelo ou borla: confeccionado em tecido preto, com acabamentos e renda branca ou poá branco. Na entrada do cortejo, o concluinte entra com o capelo na mão esquerda. Depois da Outorga de Grau é que o põe na cabeça e passa a ser bacharel ou licenciado.

d) Faixa: usada na cintura, confeccionada em cetim, pano duplo, na cor correspondente ao curso ou área do conhecimento. Deve ser colocada na cintura, pendendo para o lado esquerdo.

e)

Sobrepeliz/ Pelerine/ Samarra/ Murza ou Nozzete – É uma espécie de capa godê solta sobre os ombros e presa à frente. É a veste talar Reitoral, ou seja, para uso do Reitor, Vice-Reitor, Ex-Reitor, Diretor da Unidade, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso e demais membros do corpo docente da UNESP de Ilha Solteira.

Artigo 70 - Aos demais integrantes da mesa de honra o traje recomendado é passeio completo em cor escura, ou seja, para o homem, terno com gravata; para as mulheres, tailleus, vestido de tecido nobre, pantalona social, etc.

Artigo 71 - Para o público em geral pede-se o traje social, muito embora não seja impedido o ingresso daqueles que não estejam rigorosamente vestidos com o traje exigido.

Artigo 72 - É terminantemente proibida a entrada de pessoas em trajes sumários como o de banho ou de práticas esportivas, assim como com chinelos, bermuda e camiseta regata.

(9)

Seção IV Das Cores das Faixas

Artigo 73 - A classificação das cores é referente às áreas do conhecimento e segue as normas do CNPQ – Conselho Nacional de Pesquisa e Resoluções dos Conselhos Federais Profissionais:

I. Azul: Correspondente aos cursos da área das Ciências Exatas e Tecnológicas.

II. Verde: Correspondente aos cursos da área das Ciências Biológicas e da Saúde.

IV. Branca: Representa a união de todas as cores e, portanto, todas as áreas do conhecimento humano. Representa o saber supremo. É usada pelo Reitor, Vice- Reitor e Ex-Reitores.

Artigo 74 - Será permitido aos concluintes optarem pela utilização de faixas específicas da cor do curso.

Seção V

Dos Pronunciamentos

Artigo 75 - Um dos concluintes deverá ser escolhido por seus pares, para fazer uso da palavra em nome dos demais e, na véspera da colação, deverá entregar o seu discurso digitado em letra Times New Roman, corpo 20 ao Mestre-de-Cerimônias da solenidade.

Artigo 76 - Nas solenidades de colação de grau em que haja mais de um curso de Graduação e de Licenciatura haverá apenas um orador que falará em nome de todas as Turmas. A escolha desse orador será de responsabilidade e consenso das comissões organizadoras.

Artigo 77 - O orador da Turma falará da tribuna em nome dos concluintes pelo tempo máximo de 5 (cinco) minutos. Na cerimônia de colação de grau, nenhum outro concluinte usará da palavra para prestar homenagens exceto os já selecionados para as homenagens previamente estabelecidas, que serão devidamente anunciados pelo Mestre-de- Cerimônias ou pelo discurso do próprio orador oficial.

Artigo 78 - Deverá ser escolhido entre os alunos aquele que lerá o juramento. O texto do juramento deverá ser fornecido pela Divisão Técnica Acadêmica.

Artigo 79 - Somente 1 Paraninfo terá direito à palavra em cada Solenidade de Colação de Grau. No caso de Solenidade que reunir mais de duas Turmas caberá às Comissões resolverem de comum acordo quem dentre os Paraninfos falará em nome dos demais homenageados.

Artigo 80 - Além do Orador e do Paraninfo somente o Diretor ou o seu representante legal fará uso da palavra.

Artigo 81 - Os homenageados com flores ou placas não terão direito a discurso.

Artigo 82 - Os concluintes escolhidos para fazerem a leitura de agradecimentos especiais deverão submeter seus textos à apreciação da Divisão Técnica Acadêmica com antecedência de dois dias da Colação de Grau, sendo escrito no tamanho de ½ lauda no papel A4, corpo 20 com letra do tipo Times New Roman e em letras maiúsculas.

(10)

Parágrafo único: Aos Chefes de Poder ou aos seus representantes legais será concedida a palavra sempre que for do interesse da própria autoridade.

Seção V Das Homenagens

Artigo 83 - Os homenageados das Turmas de Colação de Grau serão denominados de:

I. Paraninfo: aquele que por mérito intelectual, e no entendimento dos alunos, tenha prestado maior contribuição intelectual aos concluintes, será escolhido para ser homenageado por toda a turma. É o único homenageado que discursa na solenidade de Colação de Grau em nome dos demais homenageados. Sua significação é de grande relevância para o evento. Tem peso de “padrinho” de Turma.

II. Patrono ou Patronesse: Aquele que, por mérito intelectual ou por sensibilidade pela causa acadêmica, contribuiu com os concluintes, seja nas diferentes áreas do conhecimento ou nas necessidades financeiras quando da organização dos festejos da conclusão do curso.

Artigo 84 - Cada Turma poderá escolher outras personalidades para homenagear por meio da entrega de placas ou flores. As placas deverão ser entregues ao cerimonial durante o ensaio.

Artigo 85 - As flores deverão ser entregues ao cerimonial, no local do evento,1 hora antes do início da solenidade.

(11)

Seção VI

Da Composição da Mesa Diretora da Solenidade

Artigo 86 - Compõem a mesa Diretora da Solenidade de Colação de Grau as seguintes autoridades:

I. Diretor (ou seu representante legal).

II. Vice-diretor

VII. Autoridades públicas (decreto 70.274) VIII. Conselho Regional

XI. Paraninfos

XII. Patronesse ou Patrono

Artigo 87 - Caso as autoridades necessitem enviar representantes, é necessário informar previamente as alterações ao Cerimonial, para que esta tome as providências necessárias para o bom desenvolvimento da solenidade.

Seção VII

Das Condições Para Participar da Colação de Grau

Artigo 88 - São condições indispensáveis para o concluinte participar da solenidade de colação de grau: Ter concluído a estrutura curricular do curso, obtendo aprovação em todas as disciplinas ou atividades exigidas como obrigatórias para a conclusão do curso; e ter feito a prova do Exame Nacional de Cursos – ENADE (caso o acadêmico tenha sido sorteado pelo MEC)

Seção VIII Da Pauta da Solenidade

Artigo 89 - A solenidade de Colação de Grau será desenvolvida segundo a seguinte pauta:

1- Abertura Protocolar pelo Mestre-de-Cerimônias A - Música de entrada dos concluintes

3- Entrada do cortejo universitário

4- Declaração de Abertura da Solenidade pelo Diretor da Unidade 5- Execução do Hino Nacional Brasileiro (Banda de música ou DVD) 6- Discurso do Orador da Turma

6- Juramento

7- Leitura do Termo de Concessão do Grau

8- Chamada dos Concluintes para entrega dos “Diplomas”

(canudos)

B - Música para os concluintes receberem os diplomas 9-Discurso do paraninfo

10- Homenagens aos Paraninfos 11- Discurso do Patrono ou Patronesse

(12)

12- Homenagem ao Patrono ou Patronesse 11- Leitura dos agradecimentos

I - A Deus II - Aos Pais

III- Aos Pais ausentes IV- Aos amigos V - Aos Professores VI- Aos Funcionários

10- Entrega das Homenagens (entrega de placas e/ou flores) 12- Premiação melhores alunos

Discurso do Diretor ou seu representante legal 13- Leitura da Mensagem Final

13- Declaração de Encerramento da Solenidade 14- Comemoração dos graduados na arquibancada

F - Música para comemoração dos graduados na arquibancada e saída das autoridades

Artigo 90 - A ordem de precedência no cortejo dos concluintes (no caso de solenidade com mais de um curso) será por ordem alfabética dos cursos.

Artigo 91 - Com o fim de atender circunstâncias específicas, pode o Diretor alterar a ordem da composição da mesa, bem como do próprio desenrolar da cerimônia, descrita nos itens acima.

Artigo 92 - Outorgado o grau, o Paraninfo procede à entrega do certificado de conclusão do curso. O diploma respectivo será entregue pela Seção de Graduação.

Capítulo VIII Do Diploma

Artigo 93 - A retirada do diploma deverá ser feita pessoalmente pelo graduado na Seção de Graduação.

Artigo 94 - O Diploma somente será entregue a terceiro, quando munido de procuração específica para tal fim a qual será arquivada no local próprio.

Artigo 95 - Os porta-diplomas (“canudos”) deverão ser entregues pela Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso, com 5 dias de antecedência da data da colação de grau, na Divisão Técnica Acadêmica.

Capítulo IX

Da Ata de Colação de Grau

(13)

Artigo 96 - A elaboração da Ata de Outorga de Grau é de competência da Seção de Graduação.

Capítulo X Do enterro das Cartas

Artigo 97 - A Associação de Ex-alunos da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - AEXAFEIS, juntamente com a Comissão, se responsabilizará pelo enterro de cartas dos alunos, que será feito no monumento Túnel do Tempo, localizado no Prédio Central da UNESP de Ilha Solteira.

Capítulo XI

Da placa de registro do Curso em prédios da UNESP de Ilha Solteira

Artigo 98 - A Comissão Organizadora dos Festejos de Conclusão de Curso deverá solicitar autorização da Direção da Unidade para a fixação da placa alusiva ao encerramento do curso no prédio da UNESP de Ilha Solteira assim como a indicação do local adequado. O local de fixação da placa será determinado pela Direção, sendo a sua medida definida de acordo com o Manual da Universidade.

Parágrafo único: Os casos omissos nestas normas serão resolvidos pela Congregação da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira ou pela Direção, para tanto ouvida o Diretor da Divisão Técnica Acadêmica da UNESP de Ilha Solteira.

Referências

Documentos relacionados

13.1 Orientações para discurso, outorga de grau e juramento: ... DO ENSAIO DA COLAÇÃO DE GRAU ... DO MOMENTO DE HOMENAGENS ... DAS RECOMENDAÇÕES GERAIS .... É nessa solenidade que

Observação: Os métodos onDestroy, onStop e onPause (esse último apenas antes da versão HONEYCOMB) são marcados na documentação como “killable”, ou seja, nesses estados a

Após a sua ADESÃO EFETIVADA ao sistema da BLUE UP, no prazo de 15 dias antecedentes a data do evento, você receberá, via e-mail, um link de acesso para acessar seus convites

1 - Serão disponibilizados convites digitais por cerimônia, no site Secom > Relações Públicas >. Colações

A elaboração de um protocolo de revisão sistemática deve contemplar os seguintes componentes: “a pergunta da revisão, os critérios de inclusão, as

A evolução do estado nutricional da população infantil brasileira nas últimas décadas é apresentada a seguir em figuras que descrevem a prevalência de déficits peso-para-idade

Analisando apenas documentos da instituição, as alunas do Ginásio Barão de Antonina das décadas de 1930 e 1940, tendo na maioria das

JURO, no exercício da minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscar novos