• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís - Maranhão.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO – TURMA 2011 EDITAL PPPG Nº. 34/2010

A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO torna público que estarão abertas, no período de 18 a 29 de outubro de 2010, no horário das 8:30 às 12:00 horas, na Secretaria do Programa, localizada no Departamento de Ciências Fisiológicas, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Av dos Portugueses s/n – UFMA (Campus do Bacanga), Prédio do Integrado, Bloco 3, São Luís-MA, as inscrições para a seleção e ingresso no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGCS), nível: Mestrado, credenciado pela CAPES.

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

1.1. CLIENTELA

Profissionais graduados em curso superior nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.

1.2. LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA Biotecnologia em Produtos Naturais

Investigação Clínica e Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias Pesquisa em Clínica e Cirurgia Experimental

1.3. NUMERO DE VAGAS 15 (quinze)

2. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO 2.1. Ficha de Inscrição preenchida (ANEXO 1);

2.2. Cópia do Certificado ou Diploma da graduação;

2.2.1. Excepcionalmente o candidato poderá se inscrever com a declaração de conclusão de curso de graduação em 2010, expedida pela Coordenação do referido Curso, referindo a fase em que o candidato se encontra. Porém uma vez classificado, o candidato só poderá efetuar a matricula no PPGCS com a apresentação do diploma de conclusão do curso. Caso o candidato não apresente o diploma no ato da matrícula, o mesmo será automaticamente eliminado.

2.2.2. Somente serão aceitos diplomas de Universidades estrangeiras se devidamente revalidados por IES federais brasileiras.

2.3. Cópia do Histórico da graduação;

2.4. Uma fotografia 3x4 recente;

2.5. Cópia da carteira de identidade;

2.6. Cópia do CPF;

2.7. Carta de aceite do orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (ANEXO 2);

2.8. Curriculum Vitae modelo Lattes (www.cnpq.br), acompanhado de comprovação dos títulos e de todos os demais documentos, devidamente assinado e encadernado. Para efeito da seleção será considerada a produção científica referente aos anos de 2005 a 2010;

2.9. Projeto de Pesquisa conforme modelo do ANEXO 3.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

(2)

2.10. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais), no Banco do Brasil, por meio da GRU (Guia de Recolhimento da União).

3. SELEÇÃO

3.1. PERÍODO: no período de doze de novembro a dezessete de dezembro de 2010.

3.2. ETAPAS: a seleção será realizada em quatro etapas, sendo as três primeiras (Exame de proficiência em Inglês, Análise do Projeto de Pesquisa e Prova Oral) eliminatórias e a última (Análise do Curriculum vitae), classificatória.

3.2.1. Exame de proficiência em Inglês: Esta avaliação consistirá na interpretação de um texto científico, em língua inglesa, versando sobre um tema geral na área das ciências da saúde. Na ocasião, os candidatos terão que responder cinco questões subjetivas sobre o referido texto. Cada questão valerá 2,0 pontos. Serão avaliadas em cada resposta: a objetividade, a capacidade de entendimento do texto e a correção da escrita em português.

Será permitido o uso de dicionário impresso

3.2.2. Análise do Projeto de Pesquisa: O projeto apresentado pelo candidato deverá ser aquele que o mesmo efetivamente irá executar durante seu mestrado dentro das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (item 5.1). No projeto serão avaliados: a) a relevância do tema para a área de conhecimento específica de uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e para o desenvolvimento para o Estado do Maranhão (2 pontos); b) a compatibilidade da metodologia com os objetivos propostos (2 pontos); c) a viabilidade metodológica de execução do projeto no período proposto (2 pontos); d) a clareza na linguagem escrita (1 ponto); e) a viabilidade financeira de execução no período proposto (1 pontos); f) viabilidade financeira (02 pontos). Os projetos dos candidatos devem estar vinculados a um projeto maior do orientador, preferencialmente financiado e aprovado ou submetido ao Comitê de Ética. Os projetos que estiverem vinculados a projetos maiores comprovadamente financiados e aprovados no comitê de ética em pesquisa receberão, automaticamente, a nota máxima nesse quesito. Os projetos que não pertencerem à linha de pesquisa do orientador no Programa e que tiverem cunho, estritamente, epidemiológico serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

3.3. Prova Oral: consistirá na apresentação oral do projeto de pesquisa seguida de argüição do candidato pela Comissão de Seleção. Serão considerados na exposição do candidato: a) a experiência na área de conhecimento e/ou envolvimento com o tema do projeto (2 pontos); b) o potencial acadêmico do candidato (1 ponto); c) a disponibilidade de tempo para integralização do curso (1 pontos); d) o conhecimento sobre o projeto (clareza da exposição) (3 pontos); e) as alternativas aos imprevistos e adversidades que podem ocorrer durante o desenvolvimento do trabalho (1 ponto); f) a articulação do projeto apresentado com a experiência profissional do candidato (2 pontos).

3.4. Análise do Curriculum vitae (Modelo Lattes/CNPq): Nesta análise serão considerados os itens: produção cientifica, atividade de pesquisa e extensão (nos anos de 2005 a 2010), atividade de formação e docência. Os itens serão pontuados, mediante comprovação, de acordo com os critérios para julgamento estabelecidos pela comissão examinadora (Anexo 4).

Os pontos serão convertidos em notas, obedecendo ao critério da proporcionalidade, sendo a maior nota de currículo correspondente a nota dez (10,0) e as demais calculadas a partir desta.

3.4.1. Monitorias só serão aceitas se comprovadas por documento oficial emitido pelas Pró- Reitorias competentes, ou órgãos correspondentes.

3.4.2. Iniciação Científica será aceita se comprovada por documento oficial emitido pelas Pró- Reitorias competentes, ou órgãos correspondentes, ou da agência financiadora. Será também aceita, no caso de haver produção científica em periódicos indexados no período de

(3)

abrangência da produção cientifica deste edital, ou ainda declaração do orientador explicitando o vínculo e as atividades desenvolvidas.

3.4.3. Trabalhos completos em anais correspondem a resumo expandido

3.4.4 Livros e capítulos de livro deverão ser comprovados através da folha de rosto e ficha catalográfica, além do sumário, no caso dos capítulos.

3.4.5. Trabalhos no prelo poderão ser considerados desde que sejam acompanhados da carta de aceite da revista ou do número “doi” (digital object identifier).

3.4.6. Apresentação e publicação de Resumos em eventos somente serão aceitos com cópia da página dos anais do evento; no caso de anais eletrônicos, além da cópia do resumo, deverá ser acrescentada cópia do índice de autores.

Parágrafo único: A constatação de qualquer Informação inverídica implicará a desclassificação sumária do candidato.

3.5 Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) nos critérios de avaliação eliminatórios. Caso haja empate entre candidatos, terá prioridade o candidato que obtiver maior nota na avaliação do projeto de pesquisa. Caso o empate persista, será considerada como critério de desempate a maior nota obtida na análise do currículo.

4. CRONOGRAMA

Data Etapa da Avaliação

18/10 a 08/11/2010 Período das Inscrições

12/11/2010 Exame de proficiência em Inglês

17/11/2010 Divulgação dos aprovados no exame de proficiência em Inglês

19/11/2010 Prazo final para recebimento de recursos do exame de proficiência em Inglês 22/11/2010 Julgamento dos recursos do exame de proficiência em Inglês

23/11/2010 Divulgação do resultado dos recursos

24-25/11/2010 Análise do Anteprojeto de Pesquisa pela comissão examinadora 26/11/2010 Divulgação dos projetos aprovados

30/11/2010 Prazo final para recebimento de recursos dos projetos 01/12/2010 Julgamento dos recursos dos projetos

02/12/2010 Divulgação do resultado dos recursos e agendamento da prova oral 03-06/12/2010 Prova Oral

07/12/2010 Divulgação dos aprovados na prova oral

09/12/2010 Prazo final para recebimento de recursos da prova oral 10/12/2010 Julgamento dos recursos da prova oral

13/12/2010 Divulgação do resultado dos recursos 14-15/12/2010 Análise do Curriculum vitae

17/12/2010 Resultado Final 28/02 a 04/03/2011 Matrícula

5. CLASSIFICAÇÃO: As vagas serão preenchidas por ordem decrescente de classificação.

Serão classificados os quinze candidatos de acordo com o valor total obtido nas várias etapas do processo seletivo, sendo obedecido o número de vagas disponíveis pelos orientadores (item 5.1)

5.1. Relação dos docentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde que estão ofertando vagas nesse edital, com suas respectivas linhas de pesquisa e o número de vagas oferecidas:

(4)

Orientador Número

de vagas Linhas de Pesquisa

Profa Dra Alcione Miranda dos Santos 1 Pesquisa em Clínica e Cirurgia Experimental Prof. Dr. Antonio Luiz Amaral 2 Investigação Clínica e Laboratorial de Doenças

Infecciosas e Parasitárias

Profa. Dra. Flávia Raquel F. Nascimento 2 Biotecnologia aplicada ao estudo de Produtos Naturais/ Investigação Clínica e Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Prof. Dr. João Batista Santos Garcia 2 Pesquisa em Clínica e Cirurgia Experimental Prof. Dr. José Albuquerque de Figueiredo Neto 1 Pesquisa em Clínica e Cirurgia Experimental Prof. Dr. José Manuel Macário Rebêlo 2 Investigação Clínica e Laboratorial de Doenças

Infecciosas e Parasitárias

Prof Dr. Livio M. Costa-Júnior 1 Biotecnologia aplicada ao estudo de Produtos Naturais

Profa. Dra. Maria Nilce Sousa Ribeiro 2 Biotecnologia aplicada ao estudo de Produtos Naturais

Prof. Dr. Natalino Salgado Filho 2 Pesquisa em Clínica e Cirurgia Experimental Profa Dra Rosane Nassar Meireles Guerra 1 Biotecnologia aplicada ao estudo de Produtos

Naturais

Profa Dra Silma Regina Pereira 2 Investigação Clínica e Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Prof Dr Valério Monteiro Neto 1 Investigação Clínica e Laboratorial de Doenças Infecciosas e Parasitárias

Prof. Dr. Vinícius José da Silva Nina 1 Pesquisa em Clínica e Cirurgia Experimental

6. RESULTADO: A lista final dos classificados será divulgada na secretaria do Programa e, no site www.ufma.br, com data prevista para o dia dezessete de dezembro de 2010.

7. CUSTO DO CURSO

Taxa de inscrição: R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais). Não haverá inscrição condicional e nem devolução de valores.

8. MATRÍCULA

Os candidatos selecionados serão matriculados no período de 28 de fevereiro a quatro de março de 2011, entre 8:30 e 11:30h, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, no Campus do Bacanga.

9. INÍCIO DO CURSO/LOCAL DE FUNCIONAMENTO

O início do Curso está previsto para dia 14 de março de 2011, na sala PPG2, localizada nas dependências do PPGCS-UFMA, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA.

10. INFORMAÇÕES GERAIS

10.1. As provas escrita e oral serão avaliadas por dois examinadores que atribuirão de forma independente notas aos candidatos. Caso as notas sejam diferentes em mais de 1,5 ponto será feita uma terceira avaliação. Neste caso prevalecerá a média das duas maiores notas.

10.2. O Curriculum vitae será avaliado por um único examinador.

10.3. A nota final do candidato será a média aritmética das seguintes notas: prova escrita;

prova oral; projeto e Curriculum Vitae.

10.4. Após a divulgação das notas de cada prova os candidatos poderão solicitar revisão de prova por escrito à Comissão de Seleção. Requerimentos de revisão de prova somente serão acolhidos se interpostos nos prazos estipulados no item 5 (cronograma) deste edital. Os

(5)

recursos devem ser apresentados pelo candidato ou por seu representante legal no endereço indicado no item 10.9 deste edital e encaminhados por escrito à Comissão de Seleção em duas vias. Os recursos deverão estar devidamente fundamentados. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos (recursos de recursos).

10.5. Será desclassificado e automaticamente excluído do processo seletivo, o candidato que:

a) Prestar declarações ou apresentar documentos falsos em quaisquer etapas da seleção, incluída a matricula;

b) Não apresentar toda a documentação requerida nos prazos e condições estipuladas neste Edital;

c) Não comparecer a quaisquer das etapas do processo seletivo nas datas e horários previstos;

d) Não confirmar a sua participação no programa, por meio da efetivação da matrícula, na data

especificada neste edital, no caso de ser selecionado.

e) com notas menores do que sete (7,0) em qualquer uma das etapas eliminatórias.

10.6. Pedidos de inscrição de candidatos de outros Estados deverão ser enviados pelo Correio com a data de postagem até a data final estabelecida para as inscrições, com todos os documentos descritos no item 2 deste edital.

10.7. A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo permanecerá disponível na secretaria do Programa até três meses após a divulgação dos resultados. Ao fim deste período, toda a documentação será inutilizada.

10.8. À Comissão examinadora e/ou ao Colegiado do PPGCS-UFMA caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital.

10.9. Para maiores informações, dirigir-se à Secretaria do PPGCS-UFMA, localizada no seguinte endereço:

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Av dos Portugueses s/n – Campus do Bacanga.

CEP: 65.085-580. São Luis-MA.

Site: http://www.ufma.br.

E-mail: cienciasaude@yahoo.com.br, cienciasaude@ufma.br Telefones: (98) 3301-8537 / 3301-8538.

São Luís (MA), 8 de outubro de 2010.

Fernando Carvalho Silva

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(6)

ANEXO 1

REQUERIMENTO DE INSCRICÃO PARA SELEÇÃO

NÚMERO DE INSCRIÇÃO: _________________

NOME: _____________________________________________________________________

FILIAÇÃO:___________________________________________________________________

e __________________________________________________________________________

SEXO: _______DATA DE NASCIMENTO: ____/___/____ NATURALIDADE: _____________

RG.:______________ORGÃO EMISSOR______________ DATA DE EXPEDIÇÃO:________

CPF:_________________________________

ENDEREÇO RESIDENCIAL:____________________________________________________

____________________________________________________________________________

CEP: __________________________

TELEFONE

CONVENCIONAL:_______________________________CELULAR: _____________________

E-mail: ____________________________________________________

CURSO DE GRADUACÃO:______________________________________________________

ANO DE CONCLUSÃO:___________________

IES: ________________________________________________________________________

LOCAL DE TRABALHO: ________________________________________________________

FUNÇÃO:____________________________________________________________________

ENDEREÇO DO TRABALHO_________________________________________________

CEP: __________________________ TELEFONE/FAX:_______________________________

( ) vem requerer inscrição para seleção neste Programa, para o que anexa a documentação solicitada: Curriculum vitae modelo Lattes, acompanhado de comprovação dos títulos e de todos os demais documentos comprobatórios e devidamente assinado, cópias do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou declaração de que se encontra em fase de conclusão, cópia do histórico escolar do curso de graduação, cópias da carteira de identidade e do CPF, uma fotografia 3x4 recente, carta de aceite do orientador, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e projeto de pesquisa.

São Luis, _____/_____/2010.

__________________________________________________________

(Assinatura)

(7)

ANEXO 2

ACEITE DO PROFESSOR ORIENTADOR

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome completo do candidato

Título do Projeto de Pesquisa

2. CIÊNCIA E COMPROMISSO DO PROFESSOR ORIENTADOR Declaro que:

a) poderei orientar o candidato em sua dissertação de Mestrado, o que implica em acompanhar o aluno em todas as fases do desenvolvimento do seu trabalho;

b) o projeto de pesquisa do candidato está inserido em uma das linhas de pesquisa do programa, da qual faço parte;

c) Estou ciente de que o PPGCS não possui recursos para garantir a execução do projeto de pesquisa proposto, de modo que me responsabilizo inteiramente pelo fornecimento das condições materiais para seu desenvolvimento dentro do prazo previsto regimentalmente. O projeto de pesquisa do candidato faz parte

de um projeto maior intitulado

________________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

o qual é financiado pelo órgão de fomento_____________________________

e tem aprovação e/ou submissão no comitê de ética da instituição_______________________

d) estou ciente de que se o projeto do candidato não estiver vinculado a projeto aprovado ou submetido pelo comitê de ética ele será automaticamente eliminado.

e) estou ciente e de acordo que sou co-responsável pelo cumprimento dos prazos e normas do PPGCS;

Nome do Orientador:

Local, data e assinatura

São Luís, de de 200__

(8)

ANEXO 3

MODELO PARA CONFECÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (tamanho máximo sugerido: 15 páginas)

Título:__________________________________________________________________

Candidato:______________________________________________________________

Orientador:______________________________________________________________

Linha de Pesquisa:_______________________________________________________

Projeto se enquadra dentro de projeto em desenvolvimento no programa?

( ) Sim ( ) Não

Projeto do orientador ao qual o projeto do candidato está vinculado

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

Itens obrigatórios:

1) Caracterização do problema e justificativa (sugerido 2 páginas) 2) Objetivos: geral e específicos (sugerido: 1 página)

3) Metodologia (sugerido: 3 páginas) Obs.: incluir comentário acerca da infra-estrutura e apoio técnico disponível, local de execução e equipe executora (deverão estar anexados documentos com a anuência formal do responsável pelo setor onde será executado o projeto e com anuência formal dos membros da equipe). Informar colaboração/parcerias com outras instituições/empresas, quando existirem.

4) Resultados (Produção científica esperada) (sugerido: 1 página) 5) Orçamento (sugerido: 1 página)

6) Financiamento (citar fonte de financiamento, quando houver, e anexar termo de outorga do projeto do orientador ao qual o projeto do candidato está vinculado).

7) Cronograma de no mínimo 12 e no máximo 24 meses, incluindo a realização das disciplinas (sugerido: 1 página).

8) Principais Referências Bibliográficas (sugerido: 20 referências).

9) Comitê de ética: Incluir, se aplicável, protocolo de submissão e/ou aprovação no comitê de ética do projeto guarda-chuva do orientador ao qual o projeto do candidato está vinculado.

(9)

ANEXO 4

AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Processo Seletivo – Turma 2011

INDICADORES

PONTUAÇÃO

PONTUAÇÃO TOTAL.

1 FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mestrado Acadêmico ou Profissionalizante 50

Curso de Especialização lato sensu 30

Cursos de atualização, aperfeiçoamento etc.

(últimos 5 anos, máximo = 10 pontos) 1/cada 8 horas Estágio extracurricular (últimos 5 anos) 5/ano Atividade de Monitoria ou voluntário de Iniciação

Científica ou Extensão 5/semetre

Bolsista de Iniciação Científica ou Extensão 10 /semetre Curso de idioma estrangeiro (últimos 5 anos):

- Básico - Avançado

5 p/curso 10/curso

2 PRODUÇÃO CIENTÍFICA, DIDÁTICA E TECNOLÓGICA (últimos 5 anos)

Livro com ISBN 30/livro

Capitulo de livro com ISBN 20/capítulo Artigos em periódicos indexados 30/artigo Artigos em periódicos não indexados 10/artigo Resumos em periódicos indexados 10/resumo Resumos em periódicos não indexados 5/resumo Artigos em anais de eventos 6/artigo Resumos em anais de eventos 5/resumo

3 EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, CIENTÍFICA E TÉCNICO-PROFISIONAL

Participação como membro da equipe em Projetos de Pesquisa/Ensino/Extensão

(últimos 5 anos) 5/projeto

(10)

Orientação de alunos em:

- Monitoria (p/semestre)

- Iniciação Científica ou Extensão (p/ano) - Estágio extracurricular, residência hospitalar (p/ano)

- Monografias (TCC de Graduação, Especialização)

2/orientação 4/orientação 1/orientação 2/orientação

Atividade docente no ensino superior

(p/semestre) 10

Atividade docente no ensino fundamental-

médio (por semestre) 5

Atividade Técnico-Profissional na área de

saúde (por ano) 3

Participação em Eventos (Congressos, Simpósios, Jornadas, últimos 5 anos)

- Como Convidado (Conferencista, Mesa redonda, Oficina, Mini curso)

- Como Participante (Comunicação oral, Painel, Pôster)

- Como organizador (Coordenador, Membro da Comissão organizadora)

3 2,5

1

TOTAL DE PONTOS

Obs: Últimos 5 anos = a partir de janeiro de 2005 até a presente data

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Belo Horizonte (SMED/BH) um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. Em cada encontro é indicado um tema para ser debatido com as escolas. A frequência

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

Aborda questões como disfunção sexual, sida, sexo seguro, sexo desprotegido, fatores de risco, satisfação sexual, sexualidade juvenil, relação entre sexo e outras questões

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois