Núcleo de Línguas UEPB Campus V EDITAL Nº 002/2021 EXAME ONLINE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA, ESPANHOLA E FRANCESA

Texto

(1)

EDITAL Nº 002/2021

EXAME ONLINE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA, ESPANHOLA E FRANCESA

O Núcleo de Línguas (NL) torna pública a chamada para participação no Exame Online de Proficiência nas línguas: inglesa, espanhola e francesa para o semestre acadêmico 2021.2 e dispõe sobre as normas para demonstração de interesse e inscrição no exame, para aplicação e correção de provas e para certificação de candidatos.

1- Das disposições Gerais

1- O Exame Online de Proficiência nas línguas: inglesa, espanhola e francesa, do Núcleo de Línguas (NL), está aberto aos alunos e professores da graduação e pós graduação de Relações Internacionais (RI), que possam comprovar que estão regularmente matriculados na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus V, situado na cidade de João Pessoa/PB.

2- As provas nos três idiomas (Inglês, Espanhol e Francês) serão elaboradas, aplicadas e corrigidas pelo NL com foco na avaliação da competência leitora em gêneros acadêmicos ou jornalísticos correlacionados diretamente as temáticas abordadas no curso de RI.

3- A avaliação do desempenho dos candidatos em relação a outras habilidades linguísticas e a outros gêneros não está prevista no referido exame.

4- A prova compõe-se das seguintes etapas: inscrição, aplicação, correção e certificação, conforme descritas a seguir.

(2)

2- Da Inscrição

5- Uma vez efetivada a inscrição pelo Google Formulário em tempo hábil o candidato receberá um e-mail de confirmação constando: dia, horário e link da sala do Google Meet onde será aplicada sua prova.

6- A inscrição do candidato na prova de proficiência do Núcleo de Línguas implicará na aceitação total e incondicional das disposições e instruções constantes neste Edital.

7- A inscrição é individual.

8- A inscrição deverá ser realizada pelo Google formulário a través do seguinte endereço: https://forms.gle/XXwBU7Hbfta1yPJP6

9- Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que tiverem previamente preenchido o Google Formulário.

10- Terá sua inscrição cancelada e será eliminado da prova de proficiência do Núcleo de Línguas o candidato que usar dados de identificação de terceiros para realizar a sua inscrição.

11- O candidato poderá submeter-se a apenas por realizar a prova de proficiência em uma das línguas ofertadas (Inglês, Espanhol ou Frances).

12- As inscrições são inteiramente gratuitas.

3- Da aplicação e correção das provas

Quadro 01: datas das inscrições, dia de aplicação, horários e idiomas.

(3)

INSCRIÇÃO DIA DA APLICAÇÃO HORÁRIO DA APLICAÇÃO

IDIOMA

25 de fevereiro a 21 de março 25 de março 8h-10h Inglês 25 de fevereiro a 21 de março 25 de março 14h-16h Espanhol 25 de fevereiro a 21 de março 25 de março 14h-16h Francês

13- As provas impreterivelmente ocorrerão conforme os dias e os horários definidos no Quadro 1, acima.

14- Para participar da aplicação, é necessária uma conta Google.

15- As provas acontecerão virtualmente nas plataformas digitais Google Meet e Google Forms. O link de acesso e as instruções para a participação no exame serão enviados ao e-mail informado pelo candidato cuja inscrição tenha sido homologada.

16- Não poderá realizar a prova o candidato que não esteja na lista de inscrições homologadas.

17- É de responsabilidade exclusiva do candidato o acesso às plataformas de realização das provas.

18- O candidato só poderá realizar as provas utilizando-se dos links específicos para os locais divulgados conforme o item 15.

19- Nas aplicações da prova de proficiência do NL, será obrigatório o espelhamento da tela completa do candidato.

20- É requerido do candidato realizar a prova em computador, com câmera e microfone funcionais, os quais serão utilizados durante a aplicação.

21- Em virtude da necessidade de utilização da câmera do candidato durante a realização do exame, não será permitida a participação por meio de aparelho celular ou qualquer aparelho que não permita a visualização constante do candidato.

22- É de total responsabilidade do candidato dispor de equipamentos, sistemas, rede de acesso e meios diversos para participação no exame

23- O acesso à sala de espera virtual estará liberado 30 minutos antes do início da aplicação, conforme o Quadro 1.

(4)

24- O candidato que ingressar na plataforma após o horário inicial de aplicação, estabelecido no Quadro 1, será excluído da sala e estará eliminado do exame.

25- Antes do início do exame, o candidato deverá apresentar o mesmo documento submetido no ato da inscrição.

26- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, o original do documento utilizado no ato da inscrição, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

27- Não serão aceitos documentos de identificação que apresentem ilegibilidade relativa aos dados do candidato.

28- Não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

29- Durante a realização da prova, não será permitido ao candidato, para efeitos de consulta, fazer uso de celular e/ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos ou materiais impressos, à exceção de dicionário monolíngue.

30- Será eliminado do exame o candidato que, durante a realização da prova:

 For surpreendido fornecendo e/ou recebendo auxílio para a execução da prova;

 For surpreendido manuseando celular, relógio inteligente, gravador, receptor, calculadora, câmera fotográfica, tablet e/ou qualquer equipamento similar;

 Atentar contra a disciplina ou desacatar a quem quer que esteja investido de autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou orientar a aplicação da prova;

 Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos; - utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros.

31- A prova valerá dez (10) pontos. O valor de cada questão será indicado na própria prova.

32- A prova será composta por um texto de um dos gêneros: jornalístico ou acadêmico.

(5)

33- A prova terá um total de 10 questões, sendo todas objetivas, do tipo múltipla escolha constando 5 alternativas.

34- O resultado final da prova será informado individualmente ao e-mail do candidato, em até 7 dias após a data da aplicação. Será responsabilidade da Graduação ou Pós Graduação de Relações Internacionais da UEPB – Campus V- informar a aprovação ou reprovação dos candidatos.

4- Da certificação

35- O NL disponibilizará um certificado de desempenho para a língua estrangeira cujo exame o candidato se submeter.

36- O certificado será enviado por e-mail a Coordenação de Graduação em Relações Internacionais que se responsabilizará por enviar aos candidatos da graduação e a Coordenação de Pós Graduação em RI.

37- É de inteira responsabilidade dos candidatos verificar junto das instituições solicitantes a aceitação da certificação de desempenho na proficiência do Núcleo de Línguas.

5- Disposições Finais

38- Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão analisados pela equipe coordenadora do NL.

39- Para o esclarecimento de dúvidas e solicitações de informações sobre a prova de proficiência do Núcleo de Línguas, deve-se entrar em contato com a Equipe Coordenadora através do e-mail: proficiencianljp@gmail.com .

40- Este Edital entrará em vigor na data de sua publicação.

João Pessoa, 25 de fevereiro de 2022 A Equipe Coordenadora

Imagem

Referências

temas relacionados :