• Nenhum resultado encontrado

ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

1

ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

(2)

2 ÍNDICE

1. Diferencial (Ensino Fundamental – anos finais) --- 4

1.1 Dimensão Pastoral Pedagógica ------ 4

1.2 Proposta Pedagógica e Dimensão Acadêmica ------ 4

1.3 Rotina de Estudos ------ 5

1.4 Socialização ------ 5

1.5 Disciplina ------ 5

1.6 Formação Cidadã ------ 5

2. Objetivo --- 5

3. Organização curricular --- 6

4. Ensino Religioso --- 7

4.1 Objeto de Estudo ------ 7

4.2 Competências do Componente Curricular ------ 7

4.3 Aprendizagem em Ensino Religioso ------ 8

4.4 Metodologias de Ensino-Aprendizagem em Ensino Religioso ------ 8

5. Projetos e Processos Pedagógicos Pastorais --- 9

6. Escolinhas – (SETE e SEAC) --- 9

7. Procedimentos --- 9

7.1 Registro de Agendas Diárias ------ 9

7.2 Materiais de Uso Diário ------ 10

7.3 Utilização de Materiais Específicos ------ 10

7.4 Uso das Tecnologias ------ 10

7.5 Guarda dos Pertences ------ 11

7.6 Horário ------ 11

7.7 Frequência ------ 12

7.8 Fardamento ------ 12

8. Processo Avaliativo --- 12

9. Preparação e visão do futuro --- 13

9.1 Aulões Interdisciplinares ------ 13

9.2 PMA – Programa Marista de Avaliação------ 14

9.3 SIMA – Sistema Marista de Avaliação ------ 14

9.4 Simulados ------ 14

10. Foco na Aprendizagem --- 15

10.1 Aula de campo --- 15

10.2 Banca de Estudos --- 15

10.3 CONIC – Congresso de Iniciação Científica --- 16

11. Acesso para visualização e Impressão dos Boletins --- 16

12. Agenda Virtual --- 16

12.1 Acesso pelo computador ------ 16

12.2 Acesso pelo Celular ------ 17

13. Nosso Contato --- 17

14. Calendário Letivo 2018 --- 17

(3)

3

(4)

4 1. DIFERENCIAL (ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS)

1.1 DIMENSÃO PASTORAL PEDAGÓGICA – Educação cristã, ética e solidária, vivenciadas através de algumas práticas, como ações solidárias, projetos que trabalha cidadania e o respeito ao outro (liderança e bullying), posicionamento crítico, na negociação, no protagonismo, no respeito e no cuidado com a natureza, na compreensão e no significado do mundo. O Colégio trabalha valores que fundamentam o agir humano e as relações, reconhecendo e acolhendo as diversidades religiosas, formando sujeitos integrados, de esperança e com profundo senso de responsabilidade social. Isso se evidencia na participação das orações diárias, idas à capela mensalmente, envolvimento junto à família na busca de trazê-la para uma dimensão espiritual, que se estende para todos os momentos do Colégio – reunião com os pais, datas comemorativas, reunião com os(as) educadores(as) e projetos com os(as) educandos(as).

1.2 PROPOSTA PEDAGÓGICA E DIMENSÃO ACADÊMICA – O Colégio Marista São Luís é pautado a partir da perspectiva do sujeito como um ser integral, visando a seu desenvolvimento socioafetivo, pedagógico e emocional. Isso se traduz ao longo do processo, por meio de uma escuta individual na sua especificidade, através do atendimento sistemático ao(à) educando(a) (acompanhamento das notas, realização de horário de estudo e adaptação curricular, quando necessário), da parceria constante com a família e com os profissionais que o(a) acompanha. Além disso, desenvolvemos ações junto ao grupo para trabalhar os projetos específicos e mediações dos conflitos quando surgirem. Pensando na excelência acadêmica, o Colégio, ao longo do ano, dispõe de projetos que são realizados com o objetivo de possibilitar ao(à) educando(a) a vivência interdisciplinar dos diversos componentes curriculares, favorecendo sua integralidade e inteireza (corpo, mente, coração e espírito). Correção de atividades partilhadas levando o(a) educando(a) a retomar e reconstruir conceitos, realizando-os de forma individual e coletiva. Escrita e reescrita dos textos produzidos nos quais o(a) educando(a) reflete em cima do erro, vendo esse como um processo de crescimento. Uso do laboratório de Ciências e Matemática na própria grade horária dos(as) educandos(as).

(5)

5 1.3 ROTINA DE ESTUDOS – Orientação para que se construa uma rotina de estudo a ser realizada pelos(as) educandos(as), apoiados(as) por uma horário de estudo construído juntamente com as orientadoras educacionais, visando auxiliar no processo de autonomia no gerenciamento de suas aprendizagens. Para tanto se faz necessário a valiosa contribuição da família, apoiando com atitudes práticas, como reservar um local adequado à leitura e realização de tarefas, não permitir que o celular permaneça junto ao(à) educando(a) nesse momento e estimulá-lo(a) a esse hábito.

1.4 SOCIALIZAÇÃO – Faz parte do processo de desenvolvimento dos indivíduos e, na adolescência, se torna um fator importante para os mesmos sendo necessária a orientação e supervisão da família em relação aos grupos de amigos e os interesses por eles demonstrados.

1.5 DISCIPLINA – O olhar atento da equipe pedagógica e a parceria com a família favorecem o acompanhamento do(a) educando(a) com foco na aprendizagem significativa de maneira disciplinada. Temos uma equipe, denominada NAE – (Núcleo de Apoio ao Estudante) que atua no pátio do Colégio e corredores, a fim de trabalhar a disciplina de forma preventiva, identificando e direcionando as situações observadas para o NAP.

1.6 FORMAÇÃO CIDADÃ – Construir uma formação integral é ajudar o(a) educando(a) a perceber a si próprio(a), ao outro e aos contextos socioculturais que o(a) cercam, atuando adequadamente nas situações que lhes são apresentadas. A educação Marista prepara-o(a) para perceber e atuar crítica e eticamente em sala e fora dela, respeitando as diferenças e os contextos.

2. OBJETIVO

A proposta Marista engaja a inteligência do(a) educando(a) em operações e leituras de mundo marcadas por raciocínios mais complexos, capazes de abordar a realidade com rigor conceitual, mas também com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal cada vez mais fundamentado e mediado pela razão em favor da transformação por um mundo mais justo e solidário.

(6)

6 A maior abstração na abordagem do mundo, nessa fase do ensino, não impede, contudo, que a proposta educativa ligue conteúdos à vida cotidiana e aos interesses do(a) educando(a).

O(A) educando(a) é acompanhado(a) da formação afetiva e espiritual, do enriquecimento da imaginação, por meio das artes e da literatura, da educação física e corporal, num compromisso com o desenvolvimento integral dos(as) adolescentes.

A Proposta Educativa Marista favorece, ainda, a participação e o protagonismo – inclusive como direito – na assunção de responsabilidades pessoais e coletivas, educa para a cidadania e prepara gerações com maior consciência política e capacidade de controle e positiva intervenção social e ambiental.

3. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Nível de Ensino Anos Componentes Curriculares

Ensino Fundamental (Anos Finais)

6º ano

Arte - Ciências - Educação Física - Ensino Religioso - Geografia - História - Iniciação Científica - Inglês - Língua Portuguesa - Produção Textual - Matemática.

7º ano

Arte - Ciências - Educação Física - Educação Patrimonial - Ensino Religioso - Geografia - História - Inglês - Língua Portuguesa - Produção Textual - Matemática.

8º ano

Arte - Ciências - Educação Física - Ensino Religioso - Ética Relacional e Urbanidade - Geografia - História - Inglês - Língua Portuguesa - Produção Textual - Matemática.

9º ano

Arte – Ciências (Biologia, Física e Química) - Educação Física - Ensino Religioso - Geografia - História (Geral e Brasil) - Inglês - Língua Portuguesa - Produção Textual - Matemática.

(7)

7 4. ENSINO RELIGIOSO

4.1 Objeto de Estudo

O Objeto de Estudo do Ensino Religioso é o Fenômeno religioso e a Religiosidade. A opção por esse objeto visa garantir o tratamento do fato religioso que advém das experiências humanas, historicamente fundadas, em sua relação com o Transcendente e a religiosidade como dimensão inerente ao ser humano.

4.2 Competências do componente curricular Componente Curricular: Ensino Religioso

Objeto de Estudo: Fenômeno Religioso e Religiosidade

NATUREZA COMPETÊNCIAS

ACADÊMICA

1. Analisar os elementos que constituem o fenômeno religioso e a religiosidade para compreendê-los nas dinâmicas socioculturais e na constituição dos sujeitos.

2. Sintetizar o desenvolvimento das tradições religiosas para avaliar suas interferências na constituição da sociedade.

3. Reler o fenômeno religioso expresso nas experiências religiosas pessoais e coletivas e na institucionalização das religiões para reconhecer continuidades e descontinuidades históricas entre Fundamentos, Linguagens e Relações e Experiências religiosas.

ÉTICO- ESTÉTICA

4. Reconhecer a alteridade como princípio fundamental para construir relações de respeito às diferentes expressões de religiosidade.

5. Compreender e valorizar as estéticas religiosas em busca do reconhecimento da unidade, da harmonia e coerência presentes nas tradições religiosas.

(8)

8 4.3 Aprendizagem em Ensino Religioso

A aprendizagem é um processo que mobiliza a construção, a desconstrução e a reconstrução de saberes e conhecimentos, significações, conceituações, negociações e problematizações. Nesse processo há uma relação que se estabelece entre sujeitos que aprendem e modificam a si e ao meio em um movimento constante de criação, invenção e produção de novos conhecimentos de forma significativa, interdisciplinar, contextual, continuada e permanente.

4.4 Metodologias de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso

É importante se ter presente que a metodologia que assegura ao Ensino Religioso a validade de componente curricular está ancorada nas ciências humanas, as quais têm o ser humano, com todas as suas circunstâncias e em todos os seus contextos, como objeto de pesquisa e como sujeito na construção do conhecimento. Com uma metodologia interdisciplinar, permite a interpretação, a compreensão e a ressignificação do fenômeno religioso e da religiosidade.

Fonte: Matriz Marista do Ensino Religioso

TECNOLÓGICA

6. Dominar as linguagens religiosas como forma de comunicação e expressão do conhecimento religioso.

7. Dominar as múltiplas linguagens artísticas, tecnológicas e midiáticas para representar o conhecimento religioso.

POLÍTICA

8. Exercer o diálogo inter-religioso como forma de legitimação do universo religioso plural.

9. Avaliar o papel histórico das instituições religiosas e as práticas dos diferentes grupos para o posicionamento na sociedade.

10. Traduzir os conhecimentos religiosos em atitudes pessoais e/ou coletivas para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade.

(9)

9 5. PROJETOS E PROCESSOS PEDAGÓGICOS PASTORAIS

 Abordando a sexualidade

 Adaptação e socialização

 Amor à Pátria – Momento Cívico

Bullying – Conhecer e combater.

 Celebrações eucarísticas e litúrgicas

 Crisma

 Encontro de Formação

 JIM – Jogos Internos Marista

 Liderança

 PJM – Pastoral Jovem Marista

 Preparação para Primeira Eucaristia

6. ESCOLINHAS – SETE E SEAC

SETE – Serviço de Escolinhas e Treinamentos Esportivos

Escolinhas Esportivas (Basquetebol / Futebol / Futsal / Judô / Natação / Voleibol).

SEAC – Serviço de Arte e Cultura

Escolinhas de Arte e Cultura(Balé Clássico,Dança Popular,Teatroe Violão).

7. PROCEDIMENTOS

7.1 Registro de agendas diárias

a) A agenda é registrada diariamente no quadro e os(as) educandos(as) são orientados(as) a registrarem em sua agenda física, ajude-os(as), cobrando deles(as) os registros.

b) Ao final do dia, a agenda diária estará postada no Portal do Colégio. Para o devido monitoramento, acesse: (www.saoluis.nead.marista.edu.br).

(10)

10 7.2 Materiais de uso diário

Os(as) educandos(as) precisam trazer diariamente o material adequado (cadernos, livros, etc.) para os componentes curriculares do dia.

Ajude-os(as) lembrando que olhem o horário de aula para arrumação da bolsa.

7.3 Utilização de Materiais específicos

a) Caderno de Produção Textual – este é utilizado semanalmente nas aulas do referido componente curricular para registro das produções de acordo com os tipos, gêneros e temas.

b) Gramática – o uso da gramática no Colégio será sempre sinalizado pela educadora de Língua Portuguesa e sinalizado no horário de sala.

c) Literário – este os(as) educandos(as) só precisarão trazê-los, mediante a sinalização dos(as) educadores(as). A sua leitura em casa deverá ser realizada a partir da orientação no Cronograma dos Literários que já seguiu para casa.

7.4 Uso das tecnologias

a) A orientação do Colégio é de não trazer celular, tablet e/ou iped para o ambiente escolar. O contato com as tecnologias será orientado pelo(a) educador(a) e só fazer uso das ferramentas que estão disponíveis no Colégio.

b) Quando o(a) educador(a) identificar o uso do celular pelo(a) educando(a), na sala de aula e/ou em qualquer ambiente de aprendizagem, solicitará a ele(a) que o desligue e o guarde em sua bolsa escolar.

c) Em caso de reincidência, o(a) educando(a) será encaminhado(a) ao NAP, que fará individualmente todas as orientações e ficará com o aparelho até o final das atividades escolares do dia, além de fazer o registro na ficha individual do(a) educando(a).

d) Caso retorne a infringir a norma, os pais ou responsáveis serão convidados a comparecer ao Colégio para as devidas orientações e parcerias. Ainda, quando houver reincidência, a família e o(a) educando(a) assinarão um termo de compromisso.

e) Conforme o contrato de matrícula, é obrigação do responsável pelo(a) educando(a) orientá-lo(a) quanto à guarda e vigilância dos pertences que não são de uso escolar obrigatório, entre os quais estão incluídos os aparelhos eletrônicos, celulares, notebooks, tablets, etc.

(11)

11 7.5 Guarda dos pertences

Conforme o termo de contrato, § 3º - Compete ao Contratante orientar o(a) educando(a) quanto à guarda e vigilância de seus pertences, ficando certo e ajustado entre as partes que cabe ao(à) educando(a) a responsabilidade de guarda e vigilância de seus pertences, bens pessoais e materiais, devendo sempre evitar levar para o Colégio aparelhos eletrônicos, celulares, notebooks, tablets, etc., que não são de uso escolar obrigatório e cujo risco de dano ou perda seja maior. Caso o(a) educando(a) tenha real necessidade de portar bens de alto valor (pertinentes à atividades escolar ou não), o Contratante deverá previamente notificar a contratada, para que esta possa avaliar como cooperar na segurança, estando sua não responsabilidade reforçada em caso de não notificação prévia.

7.6 Horário

Observe os horários de entrada e de saída específicos para o seu ano.

 Diariamente, iniciamos as atividades escolares com o nosso momento de ORAÇÃO.

HORÁRIOS

Entrada Saída

6º ano 13h10 18h15 (2ª, 3ª , 5ª e 6ª feira)

17h30 (4ª feira)

7º ano 7h10 12h15

8º ano 7h10 12h15

9º ano 7h10 12h15 (2ª, 4ª , 5ª e 6ª feira)

13h (3ª feira)

 Ajude seu(sua) filho(a) a não chegar atrasado(a)! Isto dificulta a aprendizagem e atrapalha os(as) demais colegas.

 Para os(as) educandos(as) do turno da manhã, o acesso para a 1ª aula será até as 7h15. Os(as) educandos(as) atrasados(as), que chegarem após as 7h15, deverão se dirigir a sala nº 01 e serão encaminhados as suas respectivas salas no segundo horário.

(12)

12

 Para os(as) educandos(as) do turno da tarde, o acesso para a 1ª aula será até as 13h30. Os(as) educandos(as) atrasados(as), que chegarem após as 13h30, deverão se dirigir as suas respectivas coordenações pedagógicas.

7.7 Frequência

 É importantíssimo comunicar-se com o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP II) em caso de três faltas consecutivas (Agenda Marista).

 Buscando favorecer a aprendizagem de seu(sua) filho(a), não realize viagens com eles em período de aulas/avaliações.

7.8 Fardamento

 Calça e camisa modelo Marista.

 Sapato tênis nas cores azul-marinho, branco, cinza ou preto.

Constituem itens do fardamento para as aulas de educação física:

 Camisa de Educação Física Marista.

 Bermuda Marista de Educação Física.

 Sapato tênis nas cores azul-marinho, branco, cinza ou preto.

Obs.: Nos dias de Educação Física, apenas os(as) educandos(as) do 6º ano poderão ficar toda a tarde com o fardamento deste componente curricular.

8. PROCESSO AVALIATIVO

O Colégio Marista São Luís, na busca pela excelência acadêmica e qualificação sistemática e contínua do processo de ensino-aprendizagem desenvolvido junto aos(às) seus(suas) educandos(as) do Ensino Fundamental, apresenta em sua concepção de avaliação a prática pedagógica que tem como finalidade o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.

As situações avaliativas acontecem sistematicamente, por meio de instrumentos formais e de processos informais que indicam o percurso a ser desenvolvido, junto aos(às) educandos(as), exigindo assertividade, organização, sensibilidade e criticidade.

(13)

13 Os dados resultantes do conjunto de estratégias e instrumentos avaliativos são sistematizados e registrados, apresentando-se da seguinte forma:

 em três trimestres.

 com no mínimo duas notas por trimestre.

 com uma Recuperação Paralela, para os(as) que não atingirem a média.

 com uma RecuperaçãoFinalparatodos(as) quenão conseguirem alcançar a média anual.

9. PREPARAÇÃO E VISÃO DE FUTURO

O Marista São Luís, visando possibilitar ritmo, apropriação e aproximação com os estilos de avaliação de larga escala a que nossos(as) educandos(as) serão submetidos(as) futuramente (como o Sistema Seriado de Avaliação – SSA, adotado pela UPE; o Sistema Marista de Avaliação – SIMA, o PMA – Programa Marista de Avaliação, etc.), realiza simulados ao longo do ano para todo o Ensino Fundamental, da seguinte forma:

9.1 Aulões Interdiciplinares – 9º ano

Aprofundar as aprendizagens/consolidar os conhecimentos/revisitar conteúdos numa perspectiva interdisciplinar proporciona maior significado as aprendizagens, bem como melhora o ritmo e desempenho educacional dos(as) educandos(as). Em 2018, esses momentos estão planejados para ocorrer nas datas abaixo, podendo ter mudanças de acordo com a necessidade pedagógica.

AULÕES INTERDISCIPLINARES

TRIMESTRES DATAS LOCAIS

I Trimestre 04 de maio Auditório e Multimeios II Trimestre 31 de agosto Auditório e Multimeios III Trimestre 10 de novembro Cine Plaza

(14)

14 9.2 PMA – Programa Marista de Avaliação – 6º e 9º anos

Os(As) educandos(as) do Colégio Marista São Luís, dos 6os e 9os anos do Ensino Fundamental, participam do Programa Marista de Avaliação (PMA), que compreende um instrumento avaliativo com o objetivo de avaliar o processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente com ênfase na leitura, escrita e resolução de situações-problema. Em 2018, esse momento está planejado para ocorrer nas datas abaixo, podendo ter mudanças de acordo com a necessidade pedagógica.

PROGRAMA MARISTA DE AVALIAÇÃO – PMA

6os anos 08 e 09 de agosto Salas de aula do 2º andar.

9os anos 09 de agosto Salas de aula do térreo.

9.3 SIMA – Sistema Marista de Avaliação – 9º ano – de 27 a 31/08/2018 Por considerarmos importantes as avaliações em larga escala para a preparação e o desenvolvimento pedagógicos de nossos(as) educandos(as), aplicamos no Marista São Luís o SIMA (Sistema Marista de Avaliação) enviado pelo INADE (Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional). Ele consiste em um bloco de avaliações e questionários que visam fornecer uma visão geral dos processos de ensino e de aprendizagem ocorridos ao longo de todo o Ensino Fundamental (anos finais). Esse é um momento importantíssimo, e contamos com as famílias no estímulo a essa grandiosa preparação.

9.4 Simulados

ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS)

Ano escolar Quantidade de Simulados Período

6º ano 01 Junho

7º ano 01 Junho

8º ano 01 Junho

9º ano 02 Março e Junho

(15)

15 Os simulados ocorrerão em três dias, cada dia com avaliações contendo dois componentes curriculares: Língua Portuguesa; Matemática; História (Geral e do Brasil, para o 9º ano); Geografia, Ciências (Biologia, Física e Química, para o 9º ano); e Inglês. Terão valoração de 0 a 10, que serão somadas à AV2 e divididas por dois, a fim de formar as notas finais de AV2 dos respectivos componentes, nos trimestres em que serão aplicados.

10. FOCO NA APRENDIZAGEM

10.1 Aula de Campo

O Colégio Marista São Luís, sempre visando à excelência acadêmica e ao foco no cuidado pedagógico com a aprendizagem significativa de seus(suas) educandos(as), promove intencionalmente momento específico para a mobilização de diversos saberes, a fim de ampliar a visão de mundo por meio de observações e vivências.

10.2 Banca de Estudos

Com o foco sempre na aprendizagem, oferecemos Bancas de Estudos para os(as) educandos(as) do 7º ao 9º ano que estão apresentando fragilidades em seu processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. A participação nas Bancas é administrada pelos NAPs.

BANCA DE ESTUDOS ANO

ESCOLAR

HORA /COMP. CURRICULAR

LOCAL DIA LÍNG. PORTUGUESA MATEMÁTICA

7º ano 4ª feira 14h15 às 15h45 16h às 17h30

Sala 01 e Lab. de Matemática

8º ano 4ª feira 16h às 17h30 14h15 às 15h45

9º ano 3ª feira 14h15 às 15h45 16h às 17h30

(16)

16 10.3 CONIC – Congresso de Iniciação Científica – 29/09/2018

O Congresso de Iniciação Científica vem favorecer a execução de projetos de pesquisa que estimulem o questionamento e a busca por soluções a este questionamento. O CONIC elenca a pesquisa como base para a aprendizagem dos(as) educandos(as) e enfatiza a importância da investigação, da busca e da pesquisa nos moldes científicos, criando possibilidades para gerar novos conhecimentos e de confirmar e/ou refutar conhecimentos já existentes.

11. ACESSO PARA VISUALIZAÇÃO E IMPRESSÃO DO BOLETIM

Nossos resultados trimestrais serão sempre disponibilizados através do Portal do Colégio (http://marista.edu.br/saoluis). Ao entrar no Portal, deve-se ir até o rodapé da página e acessar o Portal da Família, da seguinte forma:

12. AGENDA VIRTUAL

A Agenda Virtual está disponível para os(as) educandos(as) do 1º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, no Ambiente de Integração – AI (saoluis.nead.marista.edu.br). A postagem das atividades constantes da agenda diária de 2ª a 6ª feira é feita, para o turno da manhã, até as 16 horas.

Para o turno da tarde, será postada a partir das 17 horas.

12.1 Acesso pelo computador:

1. No campo "identificação de usuário" e "senha", utilizar o número de matrícula do(a) educando(a) (mesmo que já tenha alterado a senha anteriormente).

2. Clicar na aba "Meus cursos" e escolher o ano de escolaridade atual.

3. No calendário, no canto esquerdo, clicar no dia da agenda pretendido.

Quando for o(a) responsável:

Login: CPF

Senha: CPF.

Quando for o(a) educando(a):

Login: nº de matrícula.

Senha: data de nascimento dd/mm/aaaa.

(17)

17 12.2 Acesso pelo celular:

1. No campo "identificação de usuário" e "senha", utilizar o número de matrícula do(a) educando(a) (mesmo que já tenha alterado a senha anteriormente).

2. Clicar em "Eventos"

3. No calendário, no canto esquerdo, clicar no dia da agenda pretendido.

13. COMUNICAÇÃO ATIVA - NOSSO CONTATO

Tendo em visto a dinâmica pedagógica de cada NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico e visando não ocorrer impedimentos para os encontros, orientamos que realize agendamento por telefone ou por e-mail.

6os e 7os ANOS

NOME FUNÇÃO E-MAIL FONE

Edmilson Pessoa Coord. Pedagógico epessoa@marista.edu.br

4009.5390 99924.8441 Juliana Silvestre Orient. Educacional jsilvestre@marista.edu.br

Alinne Cristiny Assist. Pedagógica acristiny@marista.edu.br Micheli Seixas Auxiliar Pedagógica mseixas@marista.edu.br

8os e 9os ANOS

NOME FUNÇÃO E-MAIL FONE

Regina Pinheiro Coord. Pedagógica rcoelli@marista.edu.br

4009.5359 99926.3560 Michelle Oliveira Orient. Educacional kmoliveira@marista.edu.br

Tâmara Regis Assist. Pedagógica tcruz@marista.edu.br Paula Veiga Auxiliar Pedagógica lpaveiga@marista.edu.br

(18)

18 14. CALENDÁRIO LETIVO 2018

OBSERVAÇÃO: Informamos que as datas apresentadas neste calendário poderão sofrer alguns ajustes, considerando o percurso pedagógico do ano letivo e visando garantir os 200 dias de efetivo trabalho escolar, conforme a Legislação Educacional.

DATAS ATIVIDADES - FEVEREIRO 01  Início do ano letivo (7º ao 9º ano).

02  Início do ano letivo (6º ano).

06  Aniversário de 107 anos do Colégio Marista São Luís.

09  Recesso escolar (apenas para o 6º ano).

12 a 14  Recesso Escolar pelo período do Carnaval.

27  1º Encontro Escola-Família (6º ano do Ensino Fundamental) – 19h.

DATAS ATIVIDADES - MARÇO

01  1º Encontro Escola-Família (9º ano do Ensino Fundamental) – 19h.

06  Data Magna de Pernambuco - Feriado

07  1º Encontro Escola-Família (7º e 8º anos do Ensino Fundamental) – 19h.

13 a 20  Primeira Avaliação (AV1) – 1º Trimestre (6º ao 9º ano).

26 a 28  I Simulado (9º ano).

29 e 30  Recesso Pascal – Semana Santa.

DATAS ATIVIDADES - ABRIL

14  Primeira Eucaristia – 6º ano.

16 a 20  Avaliação Trimestral (AV2) – 1º Trimestre (7º ao 9º ano).

17 a 23  Avaliação Trimestral (AV2) – 1º Trimestre (6º ano).

18  Canonização de São Marcelino Champagnat.

21  Dia de Tiradentes – Feriado.

24 a 27  Segunda Chamada (6º ao 9º ano).

25  Conselhos de Classe referente ao 1º Trimestre (6º e 9º anos).

(19)

19

DATAS ATIVIDADES - MAIO

01  Dia do Trabalhador – Feriado.

04  Liberação on-line do Boletim do 1º Trimestre.

08 a 14  Recuperação Paralela do 1º Trimestre (6º ao 9º ano).

09  Missa em homenagem às mães – turno da manhã.

12  Missa em homenagem às mães – turno da tarde.

14  Término do 1º Trimestre.

15  Início do 2º Trimestre.

16  Conselhos de Classe referente ao 1º Trimestre (7º e 8º anos).

17 a 21  JIM – Jogos Internos Marista.

20  Dia do Nascimento de São Marcelino Champagnat.

21  Liberação on-line do Boletim pós-recuperação.

23  Plantão Pedagógico das turmas A/B/C (6º ao 9º ano) – 19h.

30  Plantão Pedagógico das turmas D/E/F (6º ao 9º ano) – 19h.

31  Dia de Corpus Christi – Feriado.

DATAS ATIVIDADES - JUNHO

06  Dia de São Marcelino Champagnat.

09  Festa Junina (6º ano).

12 a 19  Primeira Avaliação (AV1) – 2º trimestre (6º ao 9º ano).

24  Dia de São João.

27 a 29  I Simulado (6º ao 8º ano).

 II Simulado (9º ano).

DATAS ATIVIDADES - JULHO

02 a 31  Férias escolares.

16  Dia de Nossa Senhora do Carmo.

DATAS ATIVIDADES - AGOSTO

01  Início do Segundo Semestre – Retorno às aulas.

08  Missa em homenagem aos pais – turno da manhã.

08 e 09  Programa Marista de Avaliação – PMA (6º ano).

09  Programa Marista de Avaliação – PMA (9º ano).

10  Dia do Estudante – Atividade Pedagógica Normal.

11  Missa em homenagem aos pais – turno da tarde.

(20)

20 13 a 17  Avaliação Trimestral (AV2) – 2º Trimestre (6º ao 9º ano).

15  Dia do Marista – Atividade Pedagógica Normal.

20 a 23  Segunda Chamada do 2º Trimestre (6º ao 9º ano).

22  Conselhos de Classe referente ao 2º Trimestre (6º e 9º anos).

24 a 25  Aula de Campo (6º ano).

27 a 31  SIMA (9º ano).

28  2º Encontro Escola-Família (9º ano).

29  Conselhos de Classe referentes ao 2º Trimestre (7º e 8º anos).

30  Liberação on-line do Boletim do 2º Trimestre.

31  Aula de Campo (7º ano).

DATAS ATIVIDADES – SETEMBRO

01  Aula de Campo (7º ano).

04 a 12  Recuperação Paralela do 2º Trimestre (6º ao 9º ano).

07  Dia da Independência do Brasil – Feriado.

12  Término do 2º Trimestre.

13  Início do 3º Trimestre.

14 e 15  Aula de Campo (8º ano).

15  Dia da Família.

18  Liberação on-line do Boletim pós-recuperação.

19  Plantão Pedagógico das turmas A/B/C (6º ao 9º ano) – 19h.

21 e 22  Aula de Campo (9º ano).

22  1º Processo de Admissão de Novos Estudantes – 2019.

26  Plantão Pedagógico das turmas D/E/F (6º ao 9º ano) – 19h.

29  CONIC – Congresso de Iniciação Científica (6º ao 8º ano).

DATAS ATIVIDADES - OUTUBRO

12  Dia de Nossa Senhora Aparecida – Feriado.

15  Dia do Professor – Recesso escolar, conforme convenção coletiva.

17 a 24  Primeira Avaliação (AV1) – 3º Trimestre (6º ao 9º ano).

20  2º Processo Seletivo de Admissão de Novos Estudantes – 2019.

(21)

21

DATAS ATIVIDADES - NOVEMBRO

02  Dia de Finados – Feriado.

10  Aulão do 9º ano.

15  Dia da Proclamação da República – Feriado

19 a 23  Avaliação Trimestral (AV2) – 3º Trimestre (6º ao 9º ano).

26 a 29  Segunda Chamada do 3º Trimestre (6º ao 9º ano).

30  Entrega dos Boletins do 3º Trimestre.

DATAS ATIVIDADES – DEZEMBRO

01  3º Processo Seletivo de Admissão de Novos Estudantes – 2019.

03 a 07  Recuperação Paralela do 3º Trimestre (6º ao 9º ano).

07  Auto de Natal.

08  Dia de Nossa Senhora da Conceição – Feriado.

10  Conselhos de Classe (6º ao 9º ano).

11

 Entrega dos Boletins pós-recuperação (7º ao 9º ano) – 8h30 às 9h30.

 Entrega dos Boletins pós-recuperação (6º ano) – 13h30 às 14h30.

 Aulas para Recuperação Final (7º ao 9º ano – 10h) / (6º ano – 14h45).

12 a 14  Aulas para Recuperação Final (6º ao 9º ano).

14  Encerramento do ano letivo (6º ao 9º ano).

17 a 21  Recuperação Final (6º ao 9º ano).

24 e 25  Véspera e Dia de Natal – Recesso e feriado.

26  Conselho de Classe Final (6º ao 9º ano).

27  Entrega dos Boletins pós-final ao responsável (6º ao 9º ano).

(22)

22 ANOTAÇÕES

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

(23)

23 ________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

S:\Fábio\marista 2018\coordenação\Edmilson\Informativo Pedagógico (anos finais EF) 27.02 corrigido por denise.docx

(24)

24

Referências

Documentos relacionados

O m´ etodo do lugar geom´ etrico das ra´ızes (LGR) desenvolvido para sistema em tempo cont´ınuo pode ser estendido sem modifica¸ c˜ oes a sistemas em tempo discreto, devido a que

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

características físico-químicas são principalmente: razão de aspecto, tamanho e distribuição granulométrica das partículas, área superficial específica, natureza química

saída de sala durante a avaliação, exceção feita aos casos de extrema necessidade. É permitido o porte de pequeno lanche individual, como barra de cereal ou de chocolate, desde

down-regulation (Y(NPQ)) and (Y(NO)) determined on leaflets of soybeans plants that were non-inoculated or inoculated with Sclerotinia sclerotiorum and

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas