• Nenhum resultado encontrado

Anteprojeto dos serviços de cooperação das bibliotecas agrícolas do Rio Grande do Sul :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Anteprojeto dos serviços de cooperação das bibliotecas agrícolas do Rio Grande do Sul :: Brapci ::"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

2. Faculdade de Agronomia da UFRGS. 1. Estação Experimental do Arroz, do IRGA.

4. Fundação de Economia e Estatística.

,

513

Maria Olinda Cozza Magrisso·

021.64: 63 (816.5)

Anteprojeto de implantação de serviços de cooperação entre as bibliotecas agrícolas e afins do Rio Grande do Sul, visando ao melhor atendimento do u>uário, através de scleção e aqui-sição planificada, catálogo coletivo, empréstimo entre biblio-tecas, publicação de catálogos, serviço de reprodução de do-'cumen tos e fornecimen to ele bibliografias.

ANTEPROJETO OOS SERViÇOS OE COOPERAÇAO

OAS BIBLIOTECAS AGRrtOLAS

00 RIO GRANOE 00 SUL

5. Instituto de Pesquisas Agronômicas da Secretaria da Agricultura. 3. Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

* Bibliotec ária da Secre taria da Agricultura do Rio Grande do Sul.

R.

Bibliotecon.bイ。ウ■ャゥセ 5 (l)jan./jun. 1977

BIBLIOTECAS PARTICIPANTES DO GTCA-RS - GRUPO DE TRABALHO DE CInNCIAS AGRÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL

(2)

9. Instituto Rio Grandense do Arroz.1

BIBLIOTECÁRIAS QUE PARTICIPARAM DO ANTEPROJETO:

Agradecemos a colaboração da jornalista Maria Helena Rezende da revis-ta "Lavoura Arrozeira" do Instituto Rio Grandense do Arroz.

1

515 R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan.jjun. 1977

Em 1963 o IBBD patrocinou o SEMINÁRIO PARA BIBLIOTECÁRIOS AGRICOLAS DO BRASIL, onde foi apresentado um 。ョエ・ーイッェセエッ para a criação de um Centro Nacional de Documentação Agrícola. Este Instituto elaborou tam· bém um plano de aquisição planificada, baseado no Plano Farmington, que tinha sido aplicado às bibliotecas norte-americanas.

1 - INTRODUÇÃO

Com a criação do IBBD, foram colocados em execução diversos serviços que reuniram os esforços das bibliotecas brasileiras, tais como: trabalhos cooperati-vos de aquisição planificada, compilação de catálogo coletivo de publicações peri&: dicas e de livros, guia de bibliotecas especializadas brasileiras, e outros.

Em 1967 foi estabelecido um programa-piloto, visando ao desenvolvi· mento das bibliotecas agrícolas brasileiras, através do PROGRAMA INTERAME· RICANO DE DESENVOLVIMENTO DE BIBLIOTECAS AGRÍCOLAS (PIDBA) do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas - IICA, com o nome de PRO-GRAMA DE BIBLIOTECAS AGRICOLAS NO BRASIL, suspenso temporaria-mente. A execução desse programa trouxe um grande incentivo ao desenvolvimen-to das bibliotecas agrícolas, através de reuniões, intercâmbio de experiências, orien-tação no planejamento e organização das bibliotecas, além de projetos cooperativos.

2 - HISTÓRICO DA COOPERAÇÃO EM BIBLIOTECAS AGRÍCOLAS NO BRASIL

Antes da criação do Instituto Brasileiro de Biblioteconomia de Documen-tação pouco se tem notícia de relevantes serviços de cooperação. Esse Instituto foi criado em 1954, com o auxílio da UNESCO, com a finalidade de tomar-se um cen· tro coordenador que facilitasse a documentação para a pesquisa científica existente no país e no mundo.

Dos motivos acima expostos, surgiu a necessidade de esquematizar um plano para a cooperação dos serviços entre bibliotecas agrícolas do Rio Grande do

Sul.

Além disso, em1974, a Diretoria do Ministério da Agricultura manifestou interesse em colaborar num estudo para a criação de um sistema de cooperação de bibliotecas de âmbito estadual.

Desde a criação do Grupo de Trabalho em Ciências Agrícolas do Rio Grande do Sul, em 1972, sentiu-se a necessidade de trabalhar em cooperação, o que viria suprir muitas das falhas dos acervos das bibliotecas e facilitaria a localização da informação.

I r

R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan.jjun. 1977 2. Eva Léa Rodrigues - Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas UFRGS 3. Glória Isabel Sattamini Ferreira - Biblioteca Central do Instituto Rio

Gran-dense do Arroz.

4. Heloisa Andara - Biblioteca da Faculdade de Agronomia da UFRGS.

5. Jussara Mielniczuck - Biblioteca da Faculdade de Agronomia da UFRGS. 7. Jussara Silva - Biblioteca do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. 8. Lecy Terezinha Mandagará dos Santos - Biblioteca da Estação Experimental

do Arroz do IRGA.

6. Instituto de Pesquisas Agropecuárias do Sul. 7. Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.

8. Instituto de Pesquisas Veterinárias "Desidério Finamor", da Secretaria da Agricul tu ra.

514

9. Mariléia Fabião Borralho - Biblioteca da Supervisão da Produção Animal da Secretaria da Agricultura.

10. Vera Maria Marrone - Biblioteca do Instituto de Pesquisas Agronômicas, da Secretaria da Agricultura.

Coordenadora: Maria Olinda Cozza Magrisso - Bibliotecária Central da Secretaria da Agricul tu ra.

1. Alice Arnoud Heredia - Biblioteca do Instituto de Pesquisas Veterinárias "Desidério Finamor".

10. Secretaria da Agricultura.

11. Supervisão da Produção Animal da Secretaria da Agricultura. 12. Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul.

, II

'11 11 : ,

II

1: 1I

1'11

!III :11

;!II

(3)

3 - SISTEMAS COOPERATNOS DE INFORMAÇÃO

Na área agrícola, dentro do Sistema Nacional de Informação e Tecnolo-gia ) SNICT, há o Subsistema Agrícola de Informação Científica e Tecnológica,

517 R. Bibliotecon. Brasilia 5 (1) jan./jun. 1977

4 - OBJETNOS DOS SERVIÇOS DE COOPERAÇÃO

Os serviços de cooperação têm como objetivos:

a) Desenvolver a cooperação entre as bibliotecas agrícolas do Rio Grande do Sul;

b) Incentivar o espírito de cooperação; c) Facilitar o acesso à informarão agrícola; d) Divulgar os acervos das bibliotecas cooperantes; e) Economizar fundos, evitando duplicidade de aquisições; f) Economizar esforços, evitando duplicidade de ウ・イカゥセッウ[

g) Melhorar os acervos, completando-os por meio de permuta e doa-ções;

h) Atender melhor às necessidades dos usuários.

5 - ÂMBITO DOS SERVIÇOS DE COOPERAÇÃO

a) Quanto a localização geográfica: estadual. b) Quanto a área de assunto: agrícola e afms.

c) Quanto ao tipo de documen tos: livros, folhetos, periódicos e materiais especiais.

cuja implantação está sendo feita através da CIR - Coordenação da Informação Rural do Ministério da Agricultura, apoiada pelo ProjetÇ> PNUD/FAO/BRA/72/020 (Sistema Nacional de Informação e Documentação Agrícola).

Esse projeto objetiva criar uma rede nacional de informação na área agrí-cola e sua meta principal é a integração do Brasil ao AGRIS - Sistema ln ternacional de Informarão para as Ciências Agrícolas e ao AGRINTER - Sistema Latino-Ame-ricano de Informação Agrícola.

Também a EMBRAPA possui uma rede de bibliotecas coordenada pelo

DID - Departamento de Informação e Divulgação.

Para as Américas e o Caribe está sendo implantado o AGRINTER e, em nível internacional, o AGRIS.

Coordenando os sistemas de informação de diversas áreas, o UNISIST - World Science Information System, não como um sistema, mas como um pro-grama mundial para centralizar os esforços e harmonizar os recursos dos organis-mos que trabalham no campo da informação.

R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan./jun. 1977 Atualmente foram criados sistemas cooperativos, visando ao melhor aproveitamento de recursos bibliográficos e rapidez para a recuperação da informa-ção.

Dentre os inúmeros benefícios do PROGRAMA, destaca-se a realização do SEMI-NÁRIO PARA BIBLIOTECAS AGRICOLAS, em Cruz das Almas, Bahia, em junho de 1967.

Nesse seminário diversos aspectos in.portantes da cooperação foram abor-dados, sendo que muitas das recomendações foram aprovadas e postas em execução. Um ponto muito importante que esta reunião conseguiu foi o de conscientizar o Bibliotecário sobre o valor da cooperação para o desenvolvimento da documentação agrícola do País.

A COMISSÃO BRASILEIRA DE DOCUMENTAÇÃO AGRICOLA CBDA surgiu como decorrência de uma das recomendações aprovadas nesse seminá-rio. E desde a sua criação vem desenvolvendo diversos trabalhos cooperativos, entre os quais. destacam-se:

a) criação de grupos estaduais de trabalho, pertencentes às associações de bibliotecários;

b) coleta de fichas de periódicos existentes nas bibliotecas agrícolas para complementar o catálogo do IBBD;

c) elaboração de bibliografias especializadas e outras publicações, como o Diretório de Bibliotecas Agrícolas do Brasil, editado em colaboração com o IBBD;

d) promoção de ENCONTRO DE BIBLIOTECÁRIOS AGRICOLAS.

516

Constituindo-se em fator essencial para ativar o progresso agrícola, sur-giram os sistemas de informação de âmbito nacional e internacional.

A necessidade de estruturaç ão de bibliotecas em áreas comuns e afins e sistemas integrados vem levando à organização de redes de bibliotecas especializa-das por área de assunto, como a Rede de Bibliotecas Públicas do Estado da Guana-bara, a BIREME - Biblioteca Regional de Medicina e o PRODASEN - Processa· mento de Dados do Senado. A estes seguiram-se o Centro Nacional de Informarão e Documentação de Transportes, que passou a funcionar no âmbito da Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes - GEIPOT e a REBAM - Rede de Bi-bliotecas da Amazônia, bem como outros em fase de implantação.

(4)

セ[ セ

ェᆱセ

セセセ

õ

-E<l

.,<.!l

ua:

. ó

-jjj

'"

o iセ

1<0: ( j

...J

::>

sr

o セ

<.!l '"

o ...J

...J o

',0: U !;t U

o cn

ãi iセ

Z ( j

«( <o:

U",2:

ffio

15

I- LL

;:; ;:;

I-Z '" U

z

<o:

$

a:

o

Os dados relativos a cada biblioteca constam no anexo. a} Estação Experimental do Arroz do IRGA.

b) Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

c) Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul.

d) Instituto de Pesquisas Agronômicas da Secretaria da Agricultura. e) Instituto de Pesquisas Agropecuárias do Sul e Universidade Federal

de Pelotas.

f) Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

g) Instituto de Pesquisas Veterinárias "Desidério Finamor" da Secreta-ria da Agricultura.

h) Instituto Rio Grandense do Arroz. i) Secretaria da Agricultura.

j) Supervisão da Produção Animal.

R. Bibliotecon. Brasília 5(1)jan./jun.1977 6 - BIBLIOTECAS AGRICOLAS DO RIO GRANDE DO SUL

Bibliotecas existentes 18

Bibliotecas com bibliotecários. . . .. 7

Bibliotecas organizadas 7

Bibliotecas que concentram maior acervo ( +9.000) 2 Bibliotecas que concen tram menor acervo (-1.000) 8 Bibliotecas com médio acervo (+ 1.000 e -9.000) 8

6.2 - Desenvolvimento e intercâmbio

Com a criação do GICA-RS, maior cantata foi estabelecido entre as bi-bliotecas de entidades agrícolas e, conseqüentemente, maior colaboração em permu-tas, doações, empréstimos, fornecimento de cópias e estudos de normalização dos serviços técnicos.

Nestes últimos anos, devido ànecessidade de atualização dos técnicos, as bibliotecas agrícolas receberam maior atenção e muitas das entidades que não dis-punham de acervos organizados passaram a contar com bibliotecários.

6.1 - Situação

Em 1974, as bibliotecas agrícolas do Estado, com exceção daquelas da Capital e as de algumas cidades do interior, continuavam praticamente estaciona-das, conforme o seguinte quadro:

518

6.3 - Bibliotecas cooperantes I

(5)

7 - CENTRO COORDENADOR

r:

セZZZN|

r?

90'

G

サセ

í

S A

'. GZセN 1\

REQUISITOS PARA ESCOLHA DO CENTRO COORDENADOR

CENTRO COORDENADOR

]

[

CENTRAL

I

I

I

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

1

I

I

OUTROS

I

\ XEROX \

\MICROFILMAGEM!

I I

]

I EQUIPAMENTOS

-1

L.

INSTALAÇÕES

r-I

R. MALOTES

I

lteセNj

I

telefoセ

I

l----=:::J

r

COMUNICAÇÃO

l

r

I

QUALIFICAÇÃO

I

N2 SUFICIENTE

I

セj

__

u_J

I

L_PESSOAL _ _

-=.1---i

financeiroセMM

Mセ

I RECURSOS

I

R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan.jjun. 1977 7.1 - Atribuições

a) Organizar e manter atualizado o catálogo coletivo; b) Funcionar como a central de informação;

c) Coordenar a planificação da aquisição;

d) Implantar e coordenar o serviço de empréstimo entre bibliotecas; e) Publicar o catálogo de periódicos, de livros e folhetos;

f) Pu blicar bibliografias especializadas;

g) Fomentar o desenvolvimento das bibliotecas agrícolas do interior do Estado;

h) Incentivar a uniformizaçãO dos serviços técnicos;

i) Manter intercámbio com outras bibliotecas e centros de documenta-ção da área agrícola e afins, em nível nacional e internacional.

Como centro coordenador será escolhida a Biblioteca que apresentar me-lhores condições quanto:

a) localizaçã0- geográfica: b) equipamentos:

c) instalações;

d) facilidade de comunicação; e) pessoal disponível;

f) recursos financeiros.

8.1 - Objetivo

8 - PLANIFICAÇÃO DO SISTEMA DE SELEÇÃO E AQUISIÇÃO

Este serviço terá como objetivo reunir os esforços das bibliotecas

agríco-las do Rio Grande do Sul, visando àseleção e aquisição domaiornúmero de

publi-cações, dentro desta área, evitando a duplicidade desnecessária.

8.2 - Coordenação

O trabalho de coordenação da seleção será realizado por um Conselho Coordenador, composto de um representante das seguintes entidades:

a) Secretaria da Agricultura (Biblioteca Central, SPA, IPAGRO, IPVDF) b) Instituto Rio Grandense do Arroz (Biblioteca Central e EEA)

c) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fac. Agronomia e IPH) d) IPEAS

e) FARSUL

520

,: !

'III

II111

III,

II

I

I

II

II

II

I

II

I'

I

II

,

I

II II

,III

QQセャャャャゥ

.1.111

,I

I!

I

I I

II

1 i

II

'I

I

II :

(6)

523

R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan./jun. 1977

Tendo em vista os sistemas de aquisição atualmente adotados e a defici-ente dotação orçamentária de algumas bibliotecas, a aquisiç"'ão será feita de acordo com os recursos fmanceiros de cada instituição.

8.4 - Aquisição

Cada biblioteca levará ao seu representante a lista do material adquirido, encaminhando-a ao conselho coordenador.

A seleção será feita pelo conselho coordenador.

Cada biblioteca fará a seleção segundo seus próprios critérios e a enca-minhará a seu representante.

A este caberá apresentá-lo ao Conselho Coordenador para decisão fmal. A seleção será feita de acordo com os seguintes critérios:

a) Publicações que deverão ser adquiridas por duas ou mais bibliotecas, conforme freqüência de consultas;

b) Publicações que por suas características deverão ser localizadas em apenas uma biblioteca, aquela cuja coleção for mais completa ou assunto mais adequado à instituição do tipo de pesquisa realizada na mesma.

A cooperação entre bibliotecas supõe, desde logo, a criação do catálogo coletivo das bibliotecas cooperantes. Este catálogo propiciará a reunião de todo o acervo das bibliotecas da área agrícola e afms, possibilitando com maior rapidez a localização e a recuperação da informação.

9 - CATÁLOGO COLETNO 8.3 - Seleção

Este Conselho será dirigido por um coordenador que terá as seguintes atribuições:

a) Marcar as reuniões;

b) Conduzir os trabalhos das reuniões; c) Manter o fichário de material selecionado;

e) Editar anualmente um catálogo das publicações adquiridas no ano an-terior.

8.2.1 - Atribuições

REPRES. IPEAS CONSELHO

COORDENADOR DA

SELEÇÃO

AQJISIÇÁO

COORDENAÇÃO DA SELEÇlo E AQUISICÃO

III

,III.

II

iii

I

II

'II

111111

t.

I

ii'

'I

!

'I'i,

.1 '

,I

'" 11::1

ゥャゥセ

I

II

I:I

(7)

9.3.1 - Equipe de coordenação 9.3 - Atribuições

9.2 - Etapas

525 a) Telefone;

b) Telex;

c) Correspondência.

A infonnação poderá ser localizada através de: a) Centro Coordenador;

b) Bibliotecas cooperantes; c) Catálogos publicados; d) Boletins bibliográficos.

R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan./jun. 1977

Às bibliotecas cooperantes caberá o fornecimento de: a) Cópias de fichas do catálogo de au tor de livros e folhetos; b) Cópias de fichas do catálogo de título de livros e folhetos; c) Cópias de fichas Kardex de título de periódicos;

d) Constante atualização do catálogo coletivo.

tivo:

Serão publicados dois catálogos para complementação do catálogo cole-10 - INTERCÂMBIO DF INFORMAÇÕES

Será adotado um fonnulário próprio para o empréstimo.

10.3 - Publicação de catálogos

A biblioteca solicitante obedecerá o regulamento da biblioteca depositá-ria da obra.

o

Centro Coordenador somente fará o elo de ャゥァ。セ ̄ッ da ínfonnação, fi·

cando os acertos do empréstimo entre as bibliotecas interessadas. 10.2 - Empréstimo

10.1.2 - Meios de localização 10.1 - Acesso

à

infonnação 10.1.1 - Localização da infonnação 9.3.2 - Bibliotecas cooperantes

--R. Bibliotecon. Brasaia 5(1) jan./jun. 1977 524

a) Centralizar as infonnações, evitando que o usuário recorra a uma di· versidade de bibliotecas.

b) Divulgar o acervo das bibliotecas da área agricola do Rio Grande do Sul.

c) Unifonnizar os processos técnicos das bibliotecas cooperantes. d) Facilitar a aquisição planificada, evitando a duplicação de material. e) Infonnar quais livros, folhetos e periódicos integram o acervo das

bibliotecas agrícolas do Rio Grande do Sul.

f) Proporcionar a infonnação através do catálogo coletivo.

g) Localizar a biblioteca onde poderá ser obtido o material requisitado.

a) Estabelecer uma equipe de coordenação para o trabalho, com a fina· lidade de manter o catálogo atualizado.

b) Estabelecer nonnas para organizar e administrar e também para a uti· lização do catálogo coletivo.

c) Publicar o catálogo coletivo.

d) Enviar aos órgãos de assistência a pesquisa plano de aux í1io financeiro para implantar este serviço.

À equipe de coordenação caberá elaborar o Manual de Serviço, do qual deverá constar:

a) Siglas a serem adotadas para cada uma das bibliotecas cooperantes; b) Sistemas de classificação e código de catalogação adotado;

c) Nonnas para entradas de títulos e registros de coleções para o catá-logo coletivo de periódicos;

d) Nonnas para entrada de cabeçalho de assunto; e) Padronização das fichas a serem utilizadas;

f) Estudo da possibilidade de utilização de processos mecanizados nas tarefas do catálogo coletivo;

g) Periodicidade e fonna de apresentação da publicação do catálogo cole· tivo.

9.1 - Objetivo

Através do catálogo obter·se·á um número maior de infonnações, divul-gando as novas aquisições e racionalizando o empréstimo entre bibliotecas.

,I

"

II'

:1!

,

(8)

o-<O:

.J 11. :> c z z

- " , - - - Z,

<O: o UJ

I

li :Ii <O:

l-I

li

t= u z CIl UJ <O: 'UJ

I-'"

'"

Q UJ 11. .J 11. :Ii

'"

o UJ

ãi ou

r

I

De início, será feito um levantamento do equipamento existente nas bi-bliotecas cooperantes e, na medida da obtenção de fundos, serão adquiridos os equi-pamentos necessários.

a) Catálogo de títulos de periódicos por ordem de grandes assuntos; b) Catálogo de livros e folhetos, por assunto.

10.4 - Serviços reprográficos

Para que. o catálogo coletivo atinja plenamente seu objetivo é necessário que haja um serviço de reprografia em funcionamento, no qual se toma indispensá-velo seguinte equipamento:

a) Aparelho copiador de documento; b) Aparelho leitor-copiador de microfilmes; c) Duplicador mini-graph;

d) mimeógrafos;

e) Está prevista a aquisição de uma máquina com fita magnética ou per-furada para implantação da mecanização nos serviços do catálogo co-letivo.

'I

, II z CIl z CIl' I I I I I I

セiゥB

セTZGセセ

a:8cnf(

ᆰセセセCCa)L&Jcl

õãico

'"

セァᄃ[

ᆱセ

5 g セ セ セ

セ Nセ セ セ セ

8 セ S g g.J o

8

<O: o Z Ir UJ I- c Z '" UJ o

u ou

CIl

<O:

,g

Ql;i セ iセ⦅ ' " CIl Ir

'<o: UJ o

:> U LL

CIlUJ Z

.ct

o

lI'J lI'J

1LI

g

ct

ct

a=

8

x

...J

a) Com a implantação deste anteprojeto serão equacionados vários pro-blemas de comunicação e informação na área agrícola no Rio Grande do Sul;

b) Há uma grande necessidade das bibliotecas da área agrícola e afms tra-balharem entrosadas em serviços cooperativos;

c) A cooperação trará muitos benefícios às bibliotecas, entre outros: Evitar duplicidade de serviços e de material;

Economizar recursos;

Melhorar o atendimento aos usuários.

o

Centro Coordenador fornecerá bibliografias de autor e título extraídos do catálogo coletivo com a fmalidade de atender às solicitações dos usuários e das outras bibliotecas no âmbito regional, nacional e internacional.

11 - CONCLUSÕES

No caso de bibliografias de assuntos específicos, o Centro Coordenador encaminhará às bibliotecas cooperantes especializadas, as quais fornecerão as biblio-grafias solicitadas.

10.5 - Bibliografias especializadas

I'

iセ

II

(9)

Abstract

13 - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 12 - RECOMENDAÇÕES

529

R.Bibliotecon. Brasília5(1) jan./jun. 1977

9. NORTIER, Michel. Prestamo em bibliotecas; algunos problemas y sus posibles soluciones. Boletin de la Unesco para las Bibliotecas, Paris, 18 (2): 71-7, mar./abr., 1974).

8. MATTOS, Camélia Regine & GUIMARÃEs, Luiza Paraiso. A informação cola para o desenvolvimento nacional; situação atual da informação agrí-cola no Brasil. Belém, 1973. 18p. (Trabalho apresentado ao CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 7, Belém, 29 juj./4 ago., 1973).

6. LIGORKI, Marcus. Projeto do subsistema regional de documentação e informa-ção agrícola da Amazônia. Belém, ACAR-Pará, 1973. 73p.

,

7. LIMA, Maria Emília Costa & CALDAS, Maria Aparecida. Cooperação no setor de periódicos. Cruz das Almas, 1967. (Trabalho apresentado no SEMINÁ-RIO PARA BIBLIOTECÁSEMINÁ-RIOS AGRICOLAS BRASILEIROS, Cruz das Almas, 4-1O,jun, 1967).

13. ROBREDO, J. &CHASTINET, J. A integração do Brasil ao Sistema Internacio-nal de Informação Agrícola (AGRIS) através do Pr.ojeto PNUD/FAO/

braセWROPRPN 16p. (trabalho apresentado no ENCONTRO DE

BIBLIO-TECARIOS AGRICOLAS, 4, São Paulo, 17-18,jun., 1974).

12. RAPHAEL, Cely Farias. Documentação agrícola. (Discurso de apresentação do tema da primeira sessão de estudos do CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 7, Belém).

14. RODRIGUEZ, Júlia Inês. Código de préstamo interbibliotecário para bibliote-cas agrícolas. Rio de Janeiro, IICA-Zona Sul, 1968. 7 p. (Trabalho apre-sentado na MESA REDONDA SOBRE PROGRAMA INTERAMERICANO DE DESARROLLO DE BIBLIOTECAS AGRICOLAS, 2, Bogotá, 28-29, nov., 1968).

15. SEMINÁRIO PARA BIBLIOTECÁRIOS DO BRASIL, Cruz das Almas, Bahia, 4-10 jun. 1967. Concretizamos a cooperação; informe fmal. Rio de Janei-ro, IICA-Zona Sul, 1907. 1 v.

11. PESQUISAS em documentação. Conjuntura Econômica, Rio de Janeiro, 28 (1): 115-9,jan. 1974.

10. ORTEL, Dieter. CoorJenación de las aquisiciones de las bibliotecas cientificas en la Republica Federal de Alemania. Boletin de la Unesco para las Biblio-tecas, Paris 27 (5): 295-9, sep./oct., 1963.

,.,

,s);

R.Bibliotecon. Brasília 5 (1) jan./jun. 1977 528

5. LIEBAE, Herman. La catalogación en cooperation. Boletin dela Unesco para iLas Bibliotecas, 24 (2): 66-78, mar./abr. 1970; 24 (3): 139-52, mayo/jun.

1970.

3. ASHWORTH, Wilfred. Manual de bibliotecas especializadas e de lserviços infor-mativos. Lisboa, FundaçãO Calouste, Gulbenkian, 1967.706 p.

4. FONSECA, Edson NeI)' da. Condição essencial para o estabelecimento nacional de informação científica e técnica. Belém, 1973, 15 p. (Trabalho apresen-tado ao CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCU-MENTAÇÃO, 7, Belém, 29 jul./4 ago. 1973).

Pre-project for the implemmentation of cooperative programme for Libraries of Agriculturc and rclated areas, in Rio Grande do Sul, to bencfit the assistance to the reader offering the services of: selection, planned acquisition, union catalogue, interlibrary loan, publication of catalogues, reproduction services of documents and making of bibliographies,

2. ANDERSON, Dorothy. Normalización internacional de la catalogación y los registros bibliograficos. BoIetin de la Unesco para las Bibliotecas, Paris,27 (2): 7()' 76, mar./abr. 1973.

1. ALVEAR, Alfredo. El Agrinter: Sistema interamericano de información para las ciências agrícolas. DesarroUo rural en las Américas, Turrialba, 6( 1): 95-103, ene/abr., 1974, (Trabajo presentad? en el CONGRESSO REGIONAL DE DOCUMENTACION, 4 y laREUNIONtDE LA FID-CLA, 13, Bogotá-Colômbia,out. 1973).

Para que estes seIViços cooperativos sejam postos em execução, facilitan-do a rapidez da recuperação da informação agrícola no âmbito estadual, recomenda--se:

a) Implantar este anteprojeto com a máxima urgência;

b) Despertar o interesse das direçôes das Entidades que participam deste anteprojeto, divulgando o que ele se propõe;

c) Obter recursos de Entidades que auxiliam à Pesquisa;

d) Solicitar às entidades que sejam dotadas verbas específicas para as bi-bliotecas, visando a não estagnação dos aceIVOS e a atualização das co-leçães.

I

lil l

III

III[

I,

I!.,I'I

I

,.1

1 111

II'

'·1. '

iii

I!II

III

1

(10)

19. WYSOKI, A. & TOCATLIAN,J. Conferencia intergubernamental de UNISIST. Boletin de la Unesco para las Bibliotecas, Paris, 26 (2): 58-63, mar./abr.,

1972.

17. WILLIAMS, Gordon. Préstamos entre bibliotecas; la experiencia deI center for Research Libraries. Boletin de la Unesco para las bibliotecas, Paris, 28 (2): 78-84,mar./abr.,1974.

16. SiSTEMA Nacional de Informação e Documentação Agrícola; implantação de terminais. Brasília, FAO/PNUD/BRA/72/020, 1974. 17 p. (DOC/TEC/74/ 002).

531

ANEXO

ACERVO: Livros 500 Periódicos 126 Folhetos 495

SERViÇO REPROGRÁFICO: Aparelho Eletrostático Savin

BIBLIOTECÁRIA: Lecy Terezinha Mandagará dos San tos - CRB-I 0/365

ASSUNTOS: CULTURA DO ARROZ, IRRIGAÇÃO, SOLOS, ADUBA·

çÃO

PROCESSOS TÉCNICOS: CDU

PUBLICAÇÕES: ANUÁRIO ESTATISTICO DO ARROZ LAVOURA ARROZEIRA

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES

FAZ DOAÇÕES

PARTICIPA DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCU· MENTAÇÃO AGRICOLA, COMO TERMINAL ESPECIALIZADA EM ARROZ

SUBORDINAÇÃO: INSTITUTO RIO GRANDENSE DO ARROZ

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: I

R. Bibliotecon. Brasília 5 (1) jan./jun. 1977

b) FACULDADE DE AGRONOMIA DA UNNERSIDADE FEDERAL DO RIO

GRANDE DO SUL - BIBLIOTECA

Av. Bento Gonçalves, 7.712

90.000 - PORTO ALEGRE - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7.30 às 18.3üh.

a) ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO ARROZ - BIBLIOTECA

Av. Bonifácio Bernardes, s/n9 94.900 - CACHOEIRINHA - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 7.30 às 17.30 h.

.,...

R.Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan./jun. 1977

530

18. WORMANN, Curto D. CoopcraciólI de las bibliotecas nacionales con otras bi-bliotecas deI mismo pais y con las de otras países. Boletin de la Unesco para las Bibliotecas, Paris, 18 (4): 178·85, jul./ ago., 1964.

'II'

I,

I!I

I

1

1:

1

,I

"II

I

IIII

(11)

PROCESSOS TÉCNICOS: CDD

SUBORDINAÇÃO: Universidade Federal do Rio Grande do Sul

SERVIÇO REPROGRÁFICO: Xerox

533

BIBLIOTECÁRIO-CHEFE: Cely Farias Raphael NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 4

ACERVO: Livros I.7IO Folhetos 17.000 Periódicos 329

ASSUNTOS: BOTÂNICA, FITOPATOLOGIA, ENTOMOLOGIA

PROCESSOS TÉCNICOS: CDU

PUBLICAÇÕES: AGRONOMIA SULRIOGRANDENSE IPAGRO INFORMA

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8.30 às 11.30 h - 13.30 às 18.30 h

BIBLIOTECÁRIA: Vera Maria Marrone - CRB-I0/381 PROCESSOS TÉCNICOS: CDU

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES

FAZ DOAÇÕES

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES

FAZ DOAÇÕES

SUBORDINAÇÃO: Secretaria da Agricultura

R. Bibliotecon. Brasília 5 (1) jan./jun. 1977

e) INSTITUTO DE PESQUISAS AGROPECUÁRIAS DO SUL E

UNIVERSIDA-DE FEUNIVERSIDA-DERAL UNIVERSIDA-DE PELOTAS - BIBLIOTECA

Caixa Postal "E"

96.100 - PELOTAS - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8 às 12 h - 13 às 18 h

d) INSTITUTO DE PESQUISAS AGRONÓMICAS - DA SECRETARIA DA

AGRICULTURA - BIBLIOTECA

Rua Gonçalves Dias, 570

90.000 - PORTO ALEGRE - RS

..Iloo...-,.

;,f.,

ASSUNTOS: Economia agrícola, Sociologia rural, Sindicalismo,

legisla-ção agrária e pecuária.

R. Bibliotecon. Brasília 5 (1) jan./jun. 1977

532

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES

PARTICIPA DA REDE DE BIBLIOTECAS DA EMBRAPA PUBLICAÇÕES: Revista da Faculdade de Agronomia da UFRGS

Boletim Técnico. Série: Zootecnia, Fitotecnia, Solos.

ASSUNTOS: Agricultura, Solos, Fitotecnia, Zootecnia, Botânica,

Zoolo-gia, Horticultura, Tecnologia, Mecânica Agrícola etc.

ACERVO: Livros 9.640 Periódicos 2.100

Folhetos 934

BIBLIOTECÁRIO-CHEFE: Jussara Pellin Mielniczuk - CRB-IO/151

CORPO TÉCNICO: HELOISA ANDARA

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 4

c) FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

- FARSUL セ SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E BIBLIOTECA

Av. Borges de Medeiros, 541 - 49

90.000 - PORTO ALEGRE - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8.30 às 11.30 h - 14.00 às 17.30 h

BIBLIOTECÁRIO-CHEFE: Helena Bergman Nardi, CRB 10/367

ACERVO: Livros 710 Periódicos 761 Folhetos 80

Arquivo de recortes de jornais e outros materiais de interesse da instituição.

I

(12)

f)INSTITUTO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - BIBLIOTECA

Av. Bento Gonçalves, 10.600 90.000 - PORTO ALEGRE - RS

HORÁRIO DE ATENOIMENTO: 8.00 às 18.00h

PROCESSOS TÉCNICOS: CDU

535

NúMERO DE FUNCIONÁRIOS: 2 NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 3

SUBORDINAÇÃO: Supervisão de Produção Animal da Secretaria da Agricultura

SERVIÇO REPROGRÁFICO: Aparelho eletrostático Savin

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES FAZ DOAÇÕES

SUBORDINAÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ACERVO: Livros 5.120 Periódicos 260 Folhetos 3.300 MicrofIlmes 381 Mapas 84 Filmes 20

ASSUNTOS: Hidráulica, Hidrologia, Irrigação, Drenagem, Saneamento e Aerodinâmica

CORPO TÉCNICO: Jussara Barbieri, CRB 10/166 Eva Léa Rodrigues, CRB 10/266

R. Bibliotecon. Brasília 5 (1) jan./jun. 1977

g) INSTITUTO DE PESQUISAS VETERINÁRIAS "DESIDÉRIO FlNAMOR' -BIBLIOTECA

C.P. 2076

90.000 - PORTO ALEGRE - RS ou

FazendaFlordo Conde - I.P.Y.D.F. 95.500 - GUAIBA - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 13.30 às 19.00h

BIBLIOTECÁRIO: ALICE ARNOUD HEREDlA CRB- 10/147

R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan./jun. 1977

BIBLIOTECÁRIO-CHEFE: Jussara Silva, CRB 10/154 PROCESSOS TÉCNICOS: CDD

ASSUNTOS: Agricultura e ciências afIns, Ciências Domésticas, Direito,

Artes, etc.

-ACERVO: Livros 23.300 Folhetos 13.881 Periódicos 896 Teses 70 Mapas 65 MicrofIlmes 23

Publicações seriadas 89 títulos

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES FAZ DOAÇÕES

PARTICIPA DA REDE DE BIBLIOTECAS DA EMBRAPA PUBLICAÇÕES: Boletim Bibliográfico

Guia da Biblioteca

Obras de caráter histórico das Bibliotecas do EPE Catálogo de Periódicos

Boletim Técnico Circular

Série Ex tensão Indicação de Pesquisa Publicações avulsas

SUBORDINAÇÃO: Ministério da Agricultura e Ministério de Educação e Cultura.

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 3

(13)

h) INSTITUTO RIO GRANDENSE DO ARROZ - BIBLIOTECA CENTRAL Av. Júlio de Castilhos, 585 - 19

C.P. 1927

90.000 - PORTO ALEGRE - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 12 às 18.40h

BIBLIOTECÁRIO-CHEFE: Maria Olinda Cozza Magrisso - CRB-10/14

ASSUNTOS: Agricultura, Economia agrícola, Medicina Veterinária, Es-tatística.

537 PROCESSOS TÉCNICOS: CDD

FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES FAZ DOAÇÕES

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 8.00 às l8.30h FAZ DOAÇÕES

PARTICIPA DO SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÃO E DOCU-MENTAÇÃO AGRICOLA, COMO TERMINAL ESPECIALIZADA EM ARROZ

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 6 SUBORDINAÇÃO:

SERVIÇO REPROGRÁFICO: Xerox ACERVO: Livros 9.757

Folhetos 3.470 PERIÓDICOS 347 FAZ PERMUTA DE PUBLIC AÇÕES

j)SUPERVISÃO DA PRODUÇÃO ANIMAL - BIBLIOTECA Av. Getúlio Vargas, 1.384

Caixa Postal, 1.556

90.000 - PORTO ALEGRE - RS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 12.30 às 18.30h R. Bibliotecon. Brasília 5 (l)jan./jun. 1977

i) SECRETARIA DA AGRICULTURA - BIBLIOTECA CENTRAL Av. Júlio de Castilhos, 585 - 69

90.000 - PORTO ALEGRE - RS

w

R. Bibliotecon. Brasilia 5 (1) jan./jun. 1977 PROCESSOS TÉCNICOS: CDU

PUBLICAÇÕES: ANUÁRIO ESTATISTICO DO ARROZ LAVOURA ARROZEIRA

ACERVO: Livros 3.000 Folhetos 158 Periódicos 108

SUBORDINAÇÃO: Autarquia Estadual vinculada à Secretaria da Agricul-tura

ASSUNTOS: Economia, Produção, Estatística, Economia agrícola, Co-mércio, Administração e Organização, ARROZ (sob o pon-to de vista econômico)

SERVIÇO REPROGRÁFICO: Aparelho eletrostático Savin FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES

FAZ DOAÇÕES

NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS: 1 ASSUNTOS: Medicina Veterinária

BIBLIOTECÁRIO.CHEFE: Glória Isabel Sattamini Ferreira - CRB·l 0/76 ACERVO: Livros 1.320

Folhetos 230 Periódicos 152

PUBLICAÇÕES: Arquivo do Instituto de Pesquisas Veterinárias "Desidé-rio Finamor"

PROCESSOS TÉCNICOS: CDD

(14)

538

BIBLIOTECÁRIO-CHEFE: Mariléia Fabião Borralho, CRB 10/161 SUBORDINAÇÃO: Secretaria da Agricultura

NúMERO DE FUNCIONÁRIOS: 3 SERVIÇO REPROGRÁFICO: Xerox ACERVO: Livros 993

Periódicos 98

ASSUNTOS: AGRONOMIA, ZOOTECNIA, VETERINÁRIA PROCESSOS TÉCNICOS: CDD

PUBLICAÇÕES: BOLETIM TÉCNICO FAZ PERMUTA DE PUBLICAÇÕES FAZ DOAÇÕES

R.Bibliotecon. Brasília 5 (1) jan./jun. 1977

I

\'

Referências

Documentos relacionados

Não existem factores predisponentes, mas é importante recomendar aos proprietários algumas medidas preventivas como analisar e isolar os animais positivos, realizar

Esta classe diz respeito aos meios intergrades e o processo de pedogênese pode ser positivo, influenciando na dinâmica ambiental próximo ao nível de equilíbrio do sistema

Ora, é precisamente esse passivo não-tematizado das teorias de Grice sobre o sig- nificado (a saber, a noção mesma de uma modalidade “natural” de sua ocorrência) que parece

Objectives: To evaluate the pattern of Ki-67, Bcl-2 and COX-2 expression in the glandular epithelium and stroma of malignant and benign endometrial polyps in

Com este trabalho foi possível analisar o sistema de medição da região de desgaste de ferramentas de corte utilizando o método Gage R&amp;R, bem como foi

In the particular situation of the Ria de Aveiro, it seems clear that the freshwater stream, in the inner part of the estuarine profile studied (Fig. 1) is generally less polluted

Este trabalho visa refletir sobre o papel que a arte pode ter na iniciação religiosa, através da sua capacidade de dar visibilidade às buscas espirituais. Ao articular os conceitos