• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA SAÚDE. N. o DIÁRIO DA REPÚBLICA ISÉRIE-B. Portaria n. o 756/96

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA SAÚDE. N. o DIÁRIO DA REPÚBLICA ISÉRIE-B. Portaria n. o 756/96"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Portaria n.

o

756/96

de 24 de Dezembro

O Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, aprovado pelo Decreto-Lei n.

o

11/93, de 15 de Janeiro, prevê no seu artigo 25.

o

que os limites máximos e mínimos dos preços a cobrar pelos cuidados de saúde, prestados no quadro do Serviço Nacional de Saúde, sejam fixados por portaria do Ministro da Saúde, cabendo aos con- selhos de administração de cada região fixar os respec- tivos preçários dentro daqueles limites.

Não estando ainda definidos preços específicos para cada região, torna-se, no entanto, indispensável actua- lizar e aperfeiçoar a tabela de preços em vigor, aprovada pela Portaria n.

o

388/94, de 16 de Junho, de forma que a facturação possa acompanhar a evolução dos custos reais.

Com efeito, a tabela de preços é um instrumento essencial do sistema de financiamento do Serviço Nacio- nal de Saúde, dando tradução prática à repartição da responsabilidade pelos encargos decorrentes da pres- tação de cuidados, a que se refere o artigo 23.

o

do Esta- tuto, o qual tem por pressuposto uma eficaz identificação dos efectivos responsáveis pelo pagamento.

Assim:

Nos termos do artigo 23.

o

e do n.

o

1 do artigo 25.

o

do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, aprovado pelo Decreto-Lei n.

o

11/93, de 15 de Janeiro:

Manda o Governo, pela Ministra da Saúde, o seguinte:

1.

o

São aprovadas as tabelas de preços a praticar pelo

Serviço Nacional de Saúde em relação a todos os sub-

(2)

2. Sem prejuízo do disposto no número anterior, aos utentes beneficiários de subsistemas de saúde, bem como das entidades aí referidas, quando devidamente identificados como tal, não é cobrada qualquer impor- tância pelos cuidados de saúde que lhes forem prestados, com excepção para as taxas moderadoras, quando devidas.

3.

o

Nos hospitais centrais, nos centros regionais do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, no Instituto de Oftalmologia do Dr. Gama Pinto e nos hospitais distritais, os preços a praticar no internamento são os constantes da Tabela Nacional de Grupos de Diagnósticos Homogéneos (GDH), constantes do anexo

I

à presente portaria e que dela faz parte inte- grante, devendo observar-se o seguinte:

1 — Os hospitais distritais de nível 1 facturam 90 % dos preços constantes na referida Tabela.

2 — O preço a facturar, por doente, em cada GDH, é o constante da coluna D da Tabela.

3 — O preço do GDH compreende todos os serviços prestados no internamento, quer em regime de enfer- maria, quer em unidades de cuidados intensivos, incluindo todos os cuidados médicos, hotelaria e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

4 — A cada episódio de internamento só pode cor- responder um GDH, independentemente do número de serviços em que o doente tenha sido tratado desde a data de admissão até à data da alta.

5 — Nas situações em que o internamento se tenha processado através do serviço de urgência devem ser facturados, para além do preço do GDH, os actos aí praticados, de acordo com o estabelecido nos n.

os

8.

o

, 10.

o

e 11.

o

, desde que compreendidos no período de vinte e quatro horas após a admissão.

6 — Os preços especiais para doentes transferidos para outros hospitais e para doentes excepcionais de curta e de longa duração são fixados de acordo com as regras constantes dos números seguintes:

6.1 — Na transferência de doentes para outro hospital por inexistência de recursos no hospital que transfere, deve ser observado o seguinte:

6.1.1 — Os dias de internamento até à transferência são facturados pelo hospital que transfere aos preços por dia de internamento constantes da coluna F (100 % da diária do respectivo GDH), não podendo exceder, no entanto, 50 % do preço do respectivo GDH.

6.1.2 — Exceptuam-se do disposto no n.

o

6.1.1 os GDH 385 e 456, em que há lugar a pagamento por inteiro.

6.1.3 — O hospital que trata o doente transferido fac- tura o preço do respectivo GDH.

6.2 — Na transferência de doentes para outro hos- pital, para continuidade de prestação de cuidados, deve observar-se o seguinte:

6.2.1 — O hospital que transfere factura o preço do respectivo GDH.

6.2.2 — O hospital que recebe o doente transferido para continuidade de prestação de cuidados factura os GDH 465 ou 466.

6.2.3 — Exceptuam-se do disposto no n.

o

6.2.2 os casos em que os preços dos GDH 465 e 466 excedam o preço do GDH em que o doente foi classificado no hospital que efectuou a transferência (GDH de origem).

desse GDH.

6.2.4 — Nos casos excepcionais em que o doente transferido para continuidade de prestação de cuidados é, no hospital que o recebe, submetido a intervenção cirúrgica, nomeadamente por ocorrência de uma com- plicação da sua situação clínica, factura-se o preço do respectivo GDH.

6.3 — Na transferência de doentes, por inexistência de recursos no hospital que transfere, seguida de trans- ferência para outro hospital, para continuidade de pres- tação de cuidados, deve observar-se o seguinte:

6.3.1 — O hospital que efectua a transferência por inexistência de recursos factura de acordo com o dis- posto nos n.

os

6.1.1 e 6.1.2.

6.3.2 — O hospital que trata o doente transferido fac- tura de acordo com o disposto no n.

o

6.2.1.

6.3.3 — O hospital para o qual é efectuada a trans- ferência para continuidade de prestação de cuidados factura de acordo com o disposto nos n.

os

6.2.2, 6.2.3 e 6.2.4.

6.4 — Nas situações em que a transferência do doente implique o seu transporte em helicóptero da Força Aérea Portuguesa ou em ambulância deve ser facturado, para além do preço do GDH, o custo do respectivo transporte, conforme o estabelecido no anexo

II

à pre- sente portaria, de que faz parte integrante.

6.5 — Relativamente aos doentes cujos tempos de internamento sejam iguais ou inferiores aos limiares inferiores de excepção definidos na coluna H, o hospital factura, por dia de internamento, os preços constantes da coluna F da referida tabela (100 % da diária do res- pectivo GDH).

6.6 — Relativamente aos doentes cujos tempos de internamento sejam iguais ou superiores aos limiares superiores de excepção definidos na coluna I deve obser- var-se o seguinte:

6.6.1 — Nos casos em que o tempo de internamento seja inferior ao limiar máximo definido na coluna J, o hospital factura o preço do GDH e, ainda, por cada dia de internamento a contar do respectivo limiar supe- rior, o preço constante da coluna G da mesma tabela (60 % da diária do GDH).

6.6.2 — Nos casos em que o tempo de internamento seja igual ou superior ao limiar máximo definido na coluna J aplica-se o estabelecido no n.

o

6.6.1 e, ainda, por cada dia de internamento a contar do limiar máximo, o valor da diária constante do n.

o

4.

o

para outros serviços de saúde com internamento.

7 — Nos casos de doentes internados em serviços ou departamentos de psiquiatria e saúde mental de hos- pitais centrais e distritais deve observar-se o seguinte:

7.1 — Aos episódios agudos aplicam-se os preços dos GDH e respectivas regras de facturação.

7.2 — Exceptuam-se do disposto no n.

o

7.1 os casos cuja data de admissão ocorra até 180 dias após um epi- sódio de internamento anterior em serviço ou depar- tamento de psiquiatria e saúde mental, do mesmo hos- pital, os quais deverão ser facturados por dia de inter- namento, pelo valor da diária constante do n.

o

4.

o

para outros serviços de saúde com internamento.

7.3 — Às situações de evolução prolongada aplica-se

a diária constante do n.

o

4.

o

para outros serviços de

saúde com internamento.

(3)

e 2.3 do n.

o

4.

o

9.1 — No caso de doentes privados acrescem, ainda, os honorários médicos previstos no n.

o

2.2 do n.

o

4.

o

, devendo deduzir-se 20 % ao preço do GDH.

10 — Nos casos de doentes internados em serviços de medicina física e de reabilitação oficialmente reco- nhecidos aplicam-se as diárias referidas no n.

o

4.

o

10.1 — Nas situações em que o doente tenha sido transferido, dentro do mesmo hospital, para uma uni- dade de medicina física e de reabilitação oficialmente reconhecida aplica-se o preço do respectivo GDH até à transferência, a que acresce o pagamento pelas diárias referidas no n.

o

4.

o

, relativamente aos dias de inter- namento na unidade de medicina física e de reabilitação.

11 — Nos casos de implante coclear, cirurgia de vitreorretinopatia, reprodução medicamente assistida, transplante de córnea, transplante de pâncreas e implan- tação ou substituição de cardioversor-desfibrilhador automático não são aplicáveis os preços dos GDH, devendo a facturação ser efectuada por dia de inter- namento, conforme o disposto no n.

o

4.

o

12 — Os preços estabelecidos para o GDH 483 apli- cam-se apenas às situações em que o doente foi sub- metido a ventilação mecânica (códigos de procedi- mento 967X da CID-9-MC). Aos doentes classificados naquele GDH, mas que não forem submetidos a ven- tilação mecânica, aplicam-se os preços estabelecidos para o GDH 482.

4.

o

Diárias de internamento:

1 — Em enfermaria:

Hospitais centrais e Instituto Português de Onco- logia de Francisco Gentil — 35 000$;

Hospitais distritais — 26 900$;

Unidades de internamento de centros de saúde — 12 100$;

Hospitais psiquiátricos — 9600$;

Outros serviços de saúde com internamento — 7500$;

Unidades de cuidados intensivos oficialmente reco- nhecidas — 87 500$.

1.1 — Estes preços incluem todos os serviços pres- tados, à excepção dos referidos no n.

o

XVI — Outros do anexo

II

.

1.2 — Aos acompanhantes de doentes internados em regime de enfermaria aplica-se uma diária de 2800$, que inclui permanência e alimentação.

2 — Em quarto particular:

2.1 — Nesta modalidade, acrescem os seguintes valo- res por dia de internamento:

Quarto especial — 23 500$;

Quarto de 1.

a

classe — 17 600$;

Quarto de 2.

a

classe — 10 500$;

Quarto semiprivado — 5850$.

Quarto especial — 7100$;

Quarto de 1.

a

classe — 4700$;

Quarto de 2.

a

classe — 3550$.

3 — No Lar de Doentes do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil:

Individual — 11 200$;

Acompanhante — 5500$.

3.1 — Estes preços incluem toda a assistência pres- tada no Lar, à excepção dos actos de ambulatório fac- turáveis nos termos do anexo

II

e do n.

o

11.

o

5.

o

Aos beneficiários do Serviço Nacional de Saúde que optem por quarto particular aplica-se o disposto no n.

o

2 do n.

o

4.

o

6.

o

Diária em hospital de dia:

Psiquiatria — 4300$;

Quimioterapia — 7500$;

Outros — 13 500$.

7.

o

Consultas:

Hospitais centrais e Instituto Português de Onco- logia de Francisco Gentil — 4100$;

Hospitais distritais — 2550$;

Centros de saúde — 1800$;

Hospitais psiquiátricos — 2350$;

Outros serviços de saúde — 1800$;

Serviço de atendimento permanente — 2350$.

8.

o

Urgência:

Hospitais centrais e Instituto Português de Onco- logia de Francisco Gentil — 8200$;

Hospitais distritais — 5200$.

9.

o

Serviço domiciliário — 4100$.

10.

o

Os preços a que se referem os n.

os

6.

o

, 7.

o

, 8.

o

e 9.

o

não englobam os meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica e outros actos discriminados no anexo

II

ou incluídos no n.

o

11.

o

da presente portaria, que serão facturados segundo as respectivas tabelas.

11.

o

São fixados os preços dos exames padrão das tabelas de ponderação de exames e técnicas de diag- nóstico e terapêutica de anatomia patológica, cardio- logia, gastrenterologia, imagiologia, medicina física e de reabilitação, oftalmologia, patologia clínica, pneumolo- gia e urologia, constantes do anexo

III

à presente por- taria, de que faz parte integrante. Os actos/exames dis- criminados naquelas tabelas serão facturados pelo valor resultante da multiplicação dos preços dos exames padrão pelos respectivos coeficientes de ponderação.

Especialidade Exame padrão Preço

Anatomia patológica . . . . Ex.: macroscópio e microscópio, tecido supostamente normal para iden- tificação.

1 850$00 Cardiologia . . . . Electrocardiograma com interpretação e relatório . . . . 1 460$00 Gastrenterologia . . . . Endoscopia alta, esófago-gastroduodenoscopia com endoscópio conven-

cional.

12 700$00

(4)

Medicina física e de reabilitação . . . . Ultra-sonoterapia . . . . 480$00 Oftalmologia . . . . Gonioscopia, relatório médico . . . .

Fistulização da esclerótida no glaucoma, trabeculectomia ab externo . . . .

2 120$00 132 500$00 Patologia clínica . . . . Glucose/doseamento . . . . 160$00 Pneumologia (*) . . . . Toracocentese, anestesia local . . . . 2 120$00 Urologia . . . . Cistoscopia, anestesia local, mulher . . . . 13 800$00

(*) Inclui exames de alergologia.

12.

o

No Instituto de Oftalmologia do Dr. Gama Pinto, no Instituto Português do Sangue e nos centros de his- tocompatibilidade aplicam-se os preços fixados para os hospitais centrais.

No Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxico- dependência aplicam-se os preços fixados para os hos- pitais distritais.

13.

o

A presente portaria produz efeitos a partir de 1 de Novembro de 1996.

Ministério da Saúde.

Assinada em 30 de Outubro de 1996.

A Ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira Martins Coelho Henriques de Pina.

ANEXO I

Tabela Nacional de Preços por GDH Ano: 1996

A

— GDH

B

— Designação

C

— Peso relativo

(a)

D

— Preço (em contos)

E

— Demora

média F

— Diária 100 %

G

— Diária

60 % H

— Limite inferior

I

— Limite superior

J

— Limite máximo

GCD 0 (Pré-grandes categorias diagnósticas)

480 Transplante hepático . . . . 48,171 15 317,0 33,5 457,0 274,2 8 64 94 481 Transplante de medula óssea . . . . 41,715 13 264,2 54,3 244,4 146,6 11 80 105 482 Traqueostomia com perturbações da boca, laringe ou

faringe . . . . 5,821 1 851,0 27,8 66,7 40,0 6 58 88 483 Traqueostomia, excepto perturbações da boca, laringe ou

faringe . . . . 19,198 6 104,4 58,7 104,0 62,4 13 89 119 GCD 1 Doenças e perturbações do sistema nervoso

1 Craniotomia, idade › 17 anos, excepto por traumatismo 5,003 1 590,8 25,5 62,4 37,4 6 55 84

2 Craniotomia por traumatismo, idade › 17 anos . . . . 5,389 1 713,6 16,4 104,7 62,8 3 46 75 3 Craniotomia, idade 0-17 anos . . . . 4,486 1 426,3 22,9 62,4 37,4 3 53 83 4 Procedimentos raquidianos . . . . 4,218 1 341,1 36,8 36,4 21,9 6 67 97 5 Procedimentos vasculares extracranianos . . . . 2,933 932,7 18,3 51,0 30,6 4 48 77 6 Descompressão do túnel cárpico . . . . 0,592 188,2 2,3 83,3 50,0 0 9 15 7 Procedimentos nos nervos cranianos/periféricos e noutr.

estr. nerv., com CC . . . . 4,607 1 464,9 33,8 43,3 26,0 8 68 102 8 Procedimentos nos nervos cranianos/periféricos e noutr.

estr. nerv., sem CC . . . . 1,567 498,4 10,7 46,7 28,0 1 38 65 9 Perturbações e lesões traumáticas raquidianas . . . . 2,426 771,4 26,3 29,3 17,6 2 56 85 10 Neoplasias do sistema nervoso, com CC . . . . 2,271 722,2 16,7 43,3 26,0 3 47 77 11 Neoplasias do sistema nervoso, sem CC . . . . 1,469 467,1 11,4 40,9 24,5 1 41 70 12 Perturbações degenerativas do sistema nervoso . . . . 1,542 490,3 12,9 38,0 22,8 2 43 73 13 Esclerose múltipla e ataxia cerebelosa . . . . 1,158 368,1 9,9 37,4 22,4 2 35 60 14 Perturbações cerebrovasculares específicas, excepto aci-

dentes isquémicos transitórios . . . . 1,444 459,1 12,9 35,6 21,4 3 43 73

15 Acidentes isquémicos transitórios e oclusões pré-cerebrais 0,804 255,5 6,5 39,6 23,7 1 29 51

16 Perturbações cerebrovasculares não específicas, com CC 1,711 543,9 14,9 36,6 22,0 3 45 75

17 Perturbações cerebrovasculares não específicas, sem CC 1,377 437,8 12,1 36,2 21,7 3 42 71

18 Perturbações dos nervos cranianos e periféricos, com CC 1,871 595,0 17,6 33,9 20,3 4 48 78

19 Perturbações dos nervos cranianos e periféricos, sem CC 1,127 358,3 8,9 40,2 24,1 1 39 69

20 Infecção do sistema nervoso, excepto meningite viral . . . . 2,360 750,3 17,1 43,9 26,4 3 47 76

21 Meningite viral . . . . 0,839 266,9 6,6 40,3 24,2 1 26 45 22 Encefalopatia hipertensiva . . . . 0,925 294,1 5,4 54,4 32,6 1 25 44 23 Estupor e coma, não traumáticos . . . . 0,855 272,0 5,9 46,4 27,9 1 17 28 24 Convulsões e cefaleias, idade › 17 anos, com CC . . . . 1,205 383,2 8,3 46,2 27,7 1 38 67 25 Convulsões e cefaleias, idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,818 260,1 6,3 41,5 24,9 1 29 51 26 Convulsões e cefaleias, idade 0-17 anos . . . . 0,485 154,4 4,1 38,1 22,9 0 13 21 27 Estupor e coma traumáticos, coma › 1 hora . . . . 1,581 502,7 5,9 84,9 51,0 1 25 44 28 Estupor e coma traumáticos, coma ‹ 1 hora, idade › 17,

com CC . . . . 1,515 481,8 10,8 44,7 26,8 1 41 71 29 Estupor e coma traumáticos, coma ‹ 1 hora, idade › 17,

sem CC . . . . 0,837 266,2 5,3 50,0 30,0 1 21 36

(5)

30 E s t u p o r e c o m a t r a u m á t i c o s , c o m a ‹ 1 h o r a ,

idade 0-17 anos . . . . 0,426 135,4 2,2 61,0 36,6 0 5 7 31 Concussão, idade ›17 anos, com CC . . . . 0,879 279,5 5,9 47,5 28,5 1 25 44 32 Concussão, idade ›17 anos, sem CC . . . . 0,349 111,0 2,1 54,2 32,5 0 5 7 33 Concussão, idade 0-17 anos . . . . 0,270 85,8 1,4 59,6 35,7 0 3 4

34 Outras perturbações do sistema nervoso, com CC . . . . 2,179 692,8 20,1 34,4 20,6 3 50 79

35 Outras perturbações do sistema nervoso, sem CC . . . . 0,996 316,7 8,4 37,8 22,7 1 33 57

GCD 2 Doenças e perturbações do olho

36 Procedimentos na retina . . . . 1,724 548,3 11,7 47,0 28,2 1 41 70 37 Procedimentos na órbita . . . . 1,486 472,4 7,1 66,2 39,7 1 29 50 38 Procedimentos primários na íris . . . . 0,685 217,7 4,4 49,6 29,8 0 24 43

39 Procedimentos no cristalino, com ou sem vitrectomia . . . 0,846 269,1 5,0 53,9 32,4 0 15 25

40 Procedimento s extra-oculares , excepto órbita,

idade › 17 anos . . . . 0,569 181,0 2,5 72,1 43,3 0 8 13 41 Procedimentos extra-oculares, excepto órbita, idade

0-17 anos . . . . 0,422 134,1 1,6 84,9 50,9 0 8 14 42 Procedimentos intra-oculares, excepto retina, íris e cris-

talino . . . . 1,213 385,6 7,4 52,3 31,4 2 27 46 43 Hifema . . . . 0,553 175,7 4,5 39,4 23,6 1 18 31 44 Grandes infecções agudas do olho . . . . 0,998 317,4 8,8 36,1 21,7 2 32 55 45 Perturbações neurológicas do olho . . . . 1,168 371,3 7,0 53,0 31,8 1 37 66

46 Outras perturbações do olho, idade › 17 anos, com CC . . . 0,644 204,6 4,2 48,6 29,2 0 12 19

47 Outras perturbações do olho, idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,477 151,6 3,3 45,5 27,3 0 12 20

48 Outras perturbações do olho, idade 0-17 anos . . . . 0,539 171,3 4,0 42,8 25,7 0 16 28 GCD 3 Doenças e perturbações do ouvido, nariz, boca e garganta

49 Grandes procedimentos na cabeça e no pescoço . . . . 3,861 1 227,8 19,2 63,9 38,3 5 49 78 50 Sialadenectomia . . . . 1,409 447,9 6,9 64,8 38,9 2 20 33 51 Procedimentos nas glândulas salivares, excepto sialade-

nectomia . . . . 0,853 271,4 4,4 61,1 36,7 0 19 33 52 Reparações de fenda labial e do palatino . . . . 0,863 274,5 6,5 42,0 25,2 2 23 39 53 P r o c e d i m e n t o s n o s s e i o s f a c i a i s e m a s t ó i d e ,

idade › 17 anos . . . . 1,269 403,4 6,8 59,1 35,4 2 23 39 54 Procedimentos nos seios faciais e mastóide, idade

0-17 anos . . . . 1,422 452,1 7,1 64,1 38,5 2 23 38 55 Procedimentos diversos nos ouvidos, nariz, boca e gar-

ganta . . . . 1,142 363,2 4,7 77,0 46,2 1 18 31 56 Rinoplastia . . . . 0,903 287,0 4,6 62,4 37,4 1 15 25 57 Procedimentos nas amígdalas/adenóides, excepto só amig-

dalectomia e ou adenoidectomia, idade › 17 anos . . . . . 0,787 250,1 4,6 53,9 32,3 1 18 31

58 Procedimentos nas amígdalas/adenóides, excepto só amig-

dalectomia e ou adenoidectomia, idade 0-17 anos . . . . 0,497 158,1 2,3 67,9 40,7 0 5 7

59 Amigdalectomia e ou adenoitectomia, idade › 17 anos . . . 0,505 160,7 3,0 53,4 32,0 1 10 16

60 Amigdalectomia e ou adenoitectomia, idade 0-17 anos . . . . 0,378 120,3 2,2 54,4 32,7 0 5 7

61 Miringotomia com colocação de tubo, idade › 17 anos . . . . 0,755 240,1 4,5 53,4 32,0 0 13 21

62 Miringotomia com colocação de tubo, idade 0-17 anos . . . . 0,800 254,4 3,1 81,0 48,6 0 9 14

63 Outros procedimentos no ouvido, boca, nariz e garganta,

no BO . . . . 2,047 650,8 10,7 60,7 36,4 3 40 69

64 Tumores malignos do ouvido, boca, nariz e garganta . . . . 1,630 518,4 10,9 47,7 28,6 1 41 71

65 Desequilíbrio . . . . 0,646 205,6 5,2 39,5 23,7 1 25 44 66 Epistaxe . . . . 0,635 201,9 4,9 40,9 24,5 1 22 39 67 Epiglotite . . . . 0,917 291,7 5,2 56,4 33,9 1 26 46 68 Otite média e infecções nas vias respiratórias superiores,

idade › 17 anos, com CC . . . . 1,090 346,7 10,7 32,4 19,4 2 41 71 69 Otite média e infecções nas vias respiratórias superiores,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,597 190,0 5,2 36,9 22,1 1 25 44 70 Otite média e infecções nas vias respiratórias superiores,

idade 0-17 anos . . . . 0,396 125,9 3,7 34,3 20,6 0 17 30 71 Laringotraqueíte . . . . 0,271 86,1 2,6 33,5 20,1 0 12 21 72 Traumatismo e deformidade nasal . . . . 0,658 209,1 3,4 62,1 37,2 0 17 30 73 Outros diagnósticos do ouvido/nariz/boca/garganta,

idade › 17 anos . . . . 0,791 251,6 5,1 49,1 29,4 1 21 36 74 Outros diagnósticos do ouvido/nariz/boca/garganta, idade

0-17 anos . . . . 0,472 150,0 2,5 59,1 35,4 0 12 21 168 Procedimentos na boca, com CC . . . . 2,728 867,3 16,6 52,3 31,4 4 47 77 169 Procedimentos na boca, sem CC . . . . 0,894 284,3 4,6 61,7 37,0 0 24 43 185 Doenças dentárias/orais, excepto extracção e recuperação,

idade › 17 anos . . . . 0,987 313,8 6,2 50,8 30,5 1 28 49 186 Doenças dentárias/orais, excepto extracção e recuperação,

idade 0-17 anos . . . . 0,502 159,6 3,7 43,6 26,2 0 19 34 187 Extracção e recuperação dentárias . . . . 0,760 241,8 2,8 86,3 51,8 0 12 21 GCD 4 Doenças e perturbações do aparelho respiratório

75 Grandes procedimentos torácicos . . . . 3,704 1 177,6 16,5 71,4 42,8 3 46 75 76 Outros procedimentos no aparelho respiratório, no BO,

com CC . . . . 3,547 1 127,7 26,5 42,6 25,6 7 56 85

(6)

77 Outros procedimentos no aparelho respiratório, no BO,

sem CC . . . . 2,096 666,4 16,5 40,4 24,2 3 47 77 78 Embolia pulmonar . . . . 1,683 535,0 13,1 40,9 24,5 4 43 72 79 Infecções e inflamações respiratórias, idade › 17 anos,

com CC . . . . 2,252 716,0 22,6 31,7 19,0 5 53 83 80 Infecções e inflamações respiratórias, idade › 17 anos,

sem CC . . . . 1,663 528,9 19,0 27,9 16,7 5 49 79

81 Infecções e inflamações respiratórias, idade 0-17 anos . . . 1,375 437,2 11,1 39,4 23,6 2 36 60

82 Neoplasias respiratórias . . . . 1,818 578,1 14,9 38,9 23,4 2 45 75 83 Grandes traumatismos torácicos, com CC . . . . 0,985 313,2 8,7 35,9 21,6 2 32 55 84 Grandes traumatismos torácicos, sem CC . . . . 0,554 176,3 5,5 32,3 19,4 1 22 38 85 Derrame pleural, com CC . . . . 1,791 569,5 16,0 35,7 21,4 4 46 76 86 Derrame pleural, sem CC . . . . 1,261 400,9 12,0 33,5 20,1 3 42 72 87 Edema pulmonar e insuficiência respiratória . . . . 1,528 486,0 12,6 38,6 23,2 3 43 73 88 Doença pulmonar crónica obstrutiva . . . . 1,076 342,1 10,9 31,4 18,8 3 41 71

89 Pneumonia e pleurisia simples, idade › 17 anos, com CC 1,302 413,9 12,7 32,7 19,6 3 43 73

90 Pneumonia e pleurisia simples, idade › 17 anos, sem CC 0,916 291,3 10,2 28,5 17,1 2 37 63

91 Pneumonia e pleurisia simples, idade 0-17 anos . . . . 0,766 243,4 7,1 34,2 20,5 2 24 40 92 Doença pulmonar intersticial, com CC . . . . 1,485 472,3 12,6 37,5 22,5 3 43 73 93 Doença pulmonar intersticial, sem CC . . . . 1,436 456,7 12,5 36,7 22,0 2 42 71 94 Pneumotórax, com CC . . . . 1,533 487,5 14,7 33,2 19,9 3 45 75 95 Pneumotórax, sem CC . . . . 0,813 258,5 7,6 34,2 20,5 2 24 40 96 Bronquite e asma, idade › 17 anos, com CC . . . . 1,018 323,8 11,1 29,2 17,5 3 41 70 97 Bronquite e asma, idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,754 239,6 7,2 33,5 20,1 1 34 60 98 Bronquite e asma, idade 0-17 anos . . . . 0,359 114,1 3,5 32,9 19,7 0 13 22 99 Sintomas e sinais respiratórios, com CC . . . . 1,361 432,9 12,5 34,5 20,7 3 43 73 100 Sintomas e sinais respiratórios, sem CC . . . . 0,736 234,0 5,6 42,2 25,3 1 25 44

101 Outros diagnósticos do aparelho respiratório, com CC . . . . 1,208 384,0 11,6 33,3 20,0 2 41 70

102 Outros diagnósticos do aparelho respiratório, sem CC . . . 0,799 254,1 6,9 37,0 22,2 1 30 53

474 Deixou de ser utilizado . . . . 0,000 0,0 0,0 0,0 0,0 0 0 0

475 Diagnósticos do aparelho respiratório com ventilação . . . 4,228 1 344,4 18,9 71,1 42,7 4 49 79

GCD 5 Doenças e perturbações do aparelho circulatório

103 Transplante cardíaco . . . . 27,038 8 597,3 56,3 152,7 91,6 12 93 129 104 Procedimentos na válvula cardíaca, com cateterismo

cardíaco . . . . 7,714 2 452,9 28,5 86,0 51,6 6 59 89 105 Procedimentos na válvula cardíaca, sem cateterismo

cardíaco . . . . 6,197 1 970,5 15,9 124,3 74,6 3 37 58 106 Bypass coronário, com cateterismo cardíaco . . . . 6,756 2 148,1 23,5 91,5 54,9 6 53 82 107 Bypass coronário, sem cateterismo cardíaco . . . . 4,867 1 547,6 12,5 123,7 74,2 2 28 43 108 Outros procedimentos cárdio-torácicos . . . . 6,184 1 966,3 15,9 123,8 74,2 4 44 72 109 Deixou de ser utilizado . . . . 0,000 0,0 0,0 0,0 0,0 0 0 0

110 Grandes procedimentos cárdio-vasculares, com CC . . . . . 3,682 1 170,9 22,7 51,5 30,9 6 53 83

111 Grandes procedimentos cárdio-vasculares, sem CC . . . . . 3,014 958,3 18,4 52,1 31,3 4 48 77

112 Procedimentos cárdio-vasculares percutâneos . . . . 1,685 535,8 7,1 75,9 45,5 1 30 52 113 Amputação por doença circ. sist., excepto membro supe-

rior/dedo do pé . . . . 3,183 1 012,3 31,7 31,9 19,1 6 62 92 114 Amputação de membro superior ou dedo do pé, por

doença circ. sist. . . . 1,337 425,2 24,8 17,2 10,3 6 55 85 115 Implantação de pacemaker cardíaco permanente com

EAM, insuficiência cardíaca ou choque . . . . 4,737 1 506,2 20,0 75,2 45,1 4 47 73 116 Implantação de pacemaker permanente cárdio-desfibri-

lhador/gerador sem EAM . . . . 2,176 691,7 5,6 122,9 73,7 1 22 38 117 Revisão de pacemaker cardíaco, excepto substituição do

gerador . . . . 0,789 250,9 8,6 29,2 17,5 1 29 49

118 Substituição do gerador de pacemaker cardíaco . . . . 1,507 479,1 5,6 86,0 51,6 0 28 50

119 Laqueação venosa e flebo-extracção . . . . 0,911 289,7 5,0 58,2 34,9 1 18 31

120 Outros procedimentos no aparelho circulatório, no BO . . . 3,437 1 092,8 24,9 43,9 26,3 4 55 85

121 Doenças circulatórias com EAM e complicações cárdio-

-vasculares, alta vivo . . . . 2,529 804,1 14,7 54,8 32,9 4 45 75 122 Doenças circulatórias com EAM, sem complicações cár-

dio-vasculares, alta vivo . . . . 1,668 530,5 12,1 43,9 26,4 3 29 45 123 Doenças circulatórias com enfarte agudo do miocárdio,

falecido . . . . 1,485 472,2 5,1 91,9 55,1 1 21 36 124 Doenças circulatórias, excepto EAM, com catet. cardíaco

e diagnóstico compl. . . . 1,881 598,2 10,7 55,9 33,5 2 41 71 125 Doenças circulatórias, excepto EAM, com catet. cardíaco

sem diagnóstico compl. . . . 0,729 231,9 5,0 46,9 28,1 0 17 29

126 Endocardote aguda e subaguda . . . . 4,333 1 377,7 34,2 40,3 24,2 10 64 93

127 Insuficiência cardíaca e choque . . . . 1,120 356,1 10,3 34,6 20,8 2 37 63

128 Tromboflebite venosa profunda . . . . 0,914 290,5 10,3 28,2 16,9 3 34 57

129 Paragem cardíaca, causa desconhecida . . . . 2,004 637,1 4,9 131,1 78,7 0 10 15

130 Perturbações vasculares periféricas, com CC . . . . 1,679 534,0 15,5 34,6 20,7 3 45 74

131 Perturbações vasculares periféricas, sem CC . . . . 0,968 307,9 10,0 30,9 18,6 1 40 70

132 Aterosclerose, com CC . . . . 1,557 495,1 10,3 48,1 28,8 3 40 69

133 Aterosclerose, sem CC . . . . 0,838 266,5 6,7 40,1 24,0 1 33 59

(7)

134 Hipertensão . . . . 0,892 283,7 7,5 37,8 22,7 2 34 60 135 Doenças cardíacas congénitas e doenças valvulares,

idade › 17 anos, com CC . . . . 1,491 474,3 11,7 40,5 24,3 3 42 72 136 Doenças cardíacas congénitas e doenças valvulares,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,874 278,0 7,2 38,7 23,2 1 30 52 137 Doenças cardíacas congénitas e doenças valvulares, idade

0-17 anos . . . . 1,759 559,2 6,9 81,5 48,9 1 29 51 138 Arritmias e perturbações da condução cardíaca, com

CC . . . . 1,027 326,6 7,1 46,3 27,8 1 35 62

139 Arritmias e perturbações da condução cardíaca, sem CC 0,538 171,2 4,1 41,4 24,9 0 21 37

140 Angina de peito . . . . 0,949 301,6 7,6 39,8 23,9 2 31 54 141 Síncope e colapso, com CC . . . . 0,619 196,7 4,7 42,0 25,2 0 25 45 142 Síncope e colapso, sem CC . . . . 0,480 152,6 3,7 41,0 24,6 0 16 28 143 Dor torácica . . . . 0,464 147,6 3,5 41,7 25,0 0 13 22

144 Outros diagnósticos do aparelho circulatório, com CC . . . 1,665 529,6 11,5 46,2 27,7 3 41 70

145 Outros diagnósticos do aparelho circulatório, sem CC . . . . 1,139 362,2 8,8 41,4 24,8 2 39 69

478 Outros procedimentos vasculares, com CC . . . . 2,428 771,9 19,9 38,8 23,3 4 50 80 479 Outros procedimentos vasculares, sem CC . . . . 1,922 611,1 15,4 39,7 23,8 3 45 74 GCD 6 Doenças e perturbações do aparelho digestivo

146 Ressecção do recto, com CC . . . . 3,698 1 175,8 27,7 42,5 25,5 7 58 88 147 Ressecção do recto, sem CC . . . . 2,591 824,0 19,5 42,3 25,4 5 49 78 148 Grandes procedimentos no intestino delgado e intestino

grosso, com CC . . . . 3,900 1 240,2 23,7 52,4 31,5 5 54 84 149 Grandes procedimentos no intestino delgado e intestino

grosso, sem CC . . . . 2,217 705,1 17,1 41,3 24,8 4 47 76 150 Lise de aderências peritoneais, com CC . . . . 2,833 900,9 22,3 40,4 24,2 4 52 81 151 Lise de aderências peritoneais, sem CC . . . . 1,332 423,6 10,3 41,1 24,7 2 30 49 152 Pequenos procedimentos no intestino delgado e intestino

grosso, com CC . . . . 2,710 861,7 18,6 46,3 27,8 4 50 81 153 Pequenos procedimentos no intestino delgado e intestino

grosso, sem CC . . . . 1,685 535,7 12,9 41,5 24,9 3 39 65 154 Procedimentos no esófago, estômago e duodeno,

idade › 17 anos, com CC . . . . 4,860 1 545,5 23,9 64,6 38,7 6 54 84 155 Procedimentos no esófago, estômago e duodeno,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 2,110 670,8 16,5 40,7 24,4 4 46 75 156 Procedimentos no esófago, estômago e duodeno, idade

0-17 anos . . . . 1,909 607,1 10,7 56,9 34,1 1 34 57 157 Procedimentos no ânus e estomas, com CC . . . . 1,609 511,6 11,5 44,6 26,7 3 41 70 158 Procedimentos no ânus e estomas, sem CC . . . . 0,752 239,2 5,6 42,6 25,6 1 22 38 159 Procedimentos para hérnia, excepto inguinal/femural,

idade › 17 anos, com CC . . . . 1,787 568,1 14,3 39,8 23,9 3 44 73 160 Procedimentos para hérnia, excepto inguinal/femural,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,951 302,3 6,3 47,8 28,7 2 23 39 161 Procedimentos para hérnia inguinal e femural,

idade › 17 anos, com CC . . . . 1,283 408,1 10,8 37,9 22,7 2 37 63 162 Procedimentos para hérnia inguinal e femural,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,761 241,9 5,4 44,6 26,8 1 19 32 163 Procedimentos para hérnia, idade 0-17 anos . . . . 0,565 179,5 2,1 84,7 50,8 0 8 13

164 Apendicectomia com diagnóstico princ. complic., com CC 1,983 630,4 15,2 41,6 24,9 3 45 74

165 Apendicectomia com diagnóstico princ. complic., sem CC 0,871 277,0 5,9 46,8 28,1 1 16 26

166 Apendicectomia sem diagnóstico princ. complic., com CC 1,327 421,9 10,5 40,0 24,0 2 37 63

167 Apendicectomia sem diagnóstico princ. complic., sem CC 0,681 216,6 4,3 50,1 30,1 1 11 17

170 Outros procedimentos no aparelho digestivo (no BO),

com CC . . . . 3,502 1 113,4 21,7 51,3 30,8 5 52 82 171 Outros procedimentos no aparelho digestivo (no BO),

sem CC . . . . 1,699 540,3 14,3 37,8 22,7 3 44 73 172 Doença digestiva maligna, com CC . . . . 2,043 649,7 15,1 43,1 25,9 3 45 74 173 Doença digestiva maligna, sem CC . . . . 1,272 404,3 8,9 45,7 27,4 1 39 69 174 Hemorragia gastrintestinal, com CC . . . . 1,416 450,2 10,8 41,8 25,1 2 37 63 175 Hemorragia gastrintestinal, sem CC . . . . 0,893 284,0 7,0 40,3 24,2 2 27 46 176 Úlcera péptica complicada . . . . 1,376 437,5 10,4 42,3 25,4 2 40 69 177 Úlcera péptica não complicada, com CC . . . . 1,234 392,5 12,2 32,3 19,3 3 41 69 178 Úlcera péptica não complicada, sem CC . . . . 0,843 267,9 8,0 33,4 20,0 2 31 53 179 Doença inflamatória do intestino . . . . 1,667 530,0 14,9 35,7 21,4 3 45 75 180 Oclusão gastrintestinal, com CC . . . . 1,374 436,9 11,1 39,4 23,6 2 41 70 181 Oclusão gastrintestinal, sem CC . . . . 0,680 216,2 6,2 34,7 20,8 1 26 45 182 Esofagite/gastrenterite/perturb. digest. div., idade › 17 anos,

com CC . . . . 1,085 345,0 9,3 37,2 22,3 2 39 68 183 E s o f a g i t e / g a s t r e n t e r i t e / p e r t u r b . d i g e s t . d i v . ,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,608 193,3 5,1 37,7 22,6 1 25 44 184 Esofagite/gastrenterite/perturb. digest. div., idade

0-17 anos . . . . 0,282 89,8 2,6 34,8 20,9 0 9 15 188 O u t r o s d i a g n ó s t i c o s d o a p a r e l h o d i g e s t i v o ,

idade › 17 anos, com CC . . . . 1,452 461,6 11,1 41,6 24,9 2 41 70

(8)

189 O u t r o s d i a g n ó s t i c o s d o a p a r e l h o d i g e s t i v o ,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,516 164,2 4,6 35,7 21,4 0 21 37 190 Outros diagnósticos do aparelho digestivo, idade

0-17 anos . . . . 0,417 132,6 3,1 43,5 26,1 0 12 20 GCD 7 Doenças e perturbações do sistema hepatobiliar

e pâncreas

191 Procedimentos pancreáticos/hepáticos/ e de deriv. portal,

com CC . . . . 5,891 1 873,2 32,8 57,2 34,3 7 63 93 192 Procedimentos pancreáticos/hepáticos/ e de deriv. portal,

sem CC . . . . 3,022 960,9 23,2 41,5 24,9 6 53 82 193 Procedimentos nas vias biliares excepto colecistectomia,

com ou sem exploração do colédoco, com CC . . . . 4,143 1 317,4 26,8 49,1 29,5 7 57 87 194 Procedimentos nas vias biliares excepto colecistectomia

com ou sem exploração do colédoco, sem CC . . . . 2,697 857,4 21,6 39,8 23,9 6 52 82

195 Colecistectomia com exploração do colédoco, com CC . . . . 2,980 947,5 24,7 38,4 23,0 7 55 85

196 Colecistectomia com exploração do colédoco, sem CC . . . . 2,348 746,7 20,5 36,5 21,9 5 50 79

197 Colecistectomia sem exploração do colédoco, com CC . . . . 2,159 686,5 16,5 41,6 25,0 4 47 77

198 Colecistectomia sem exploração do colédoco, sem CC . . . . 1,149 365,3 8,4 43,6 26,2 1 28 47

199 Procedimentos de diagnóstico hepatobiliares por doença

maligna . . . . 3,246 1 032,2 25,8 40,0 24,0 5 56 86 200 Procedimentos de diagnóstico hepatobiliares por doença

não maligna . . . . 3,256 1 035,4 17,8 58,3 35,0 3 48 78

201 Outros procedimentos hepatobiliares ou pancreáticos . . . 3,987 1 267,7 17,1 74,1 44,4 4 47 76

202 Cirrose e hepatite alcoólica . . . . 1,838 584,5 14,3 40,8 24,5 3 44 73 203 Doença maligna hepatobiliar ou pancreática . . . . 1,724 548,2 13,8 39,8 23,9 2 44 74 204 Doenças do pâncreas, excepto malignas . . . . 1,090 346,5 9,8 35,3 21,2 2 33 56 205 Doenças do fígado, excepto malignas/cirrose/hepatite

alcoólica, com CC . . . . 1,734 551,3 12,3 44,9 26,9 2 42 71 206 Doenças do fígado, excepto malignas/cirrose/hepatite

alcoólica, sem CC . . . . 0,889 282,7 7,4 38,1 22,9 1 37 66 207 Doenças das vias biliares, com CC . . . . 1,366 434,3 11,9 36,4 21,8 3 42 72 208 Doenças das vias biliares, sem CC . . . . 0,793 252,2 7,3 34,7 20,8 1 33 58 GCD 8 Doenças e perturbações do sistema osteomuscular

e tecido conjuntivo

209 Grandes procedimentos nas articulações e reimplantação,

membro inferior . . . . 3,540 1 125,7 21,4 52,6 31,6 5 51 80 210 Procedimentos na anca e fémur, excepto grandes pro-

cedimentos nas articulações, idade › 17 anos, com CC 3,119 991,9 33,0 30,1 18,1 7 63 93

211 Procedimentos na anca e fémur, excepto grandes pro-

cedimentos nas articulações, idade › 17 anos, sem CC 2,057 654,2 20,0 32,8 19,7 5 50 80

212 Procedimentos na anca e fémur, excepto grandes pro-

cedimentos nas articulações, idade 0-17 anos . . . . 2,424 770,8 16,7 46,2 27,7 4 47 77 213 Amputação por doença osteomuscular ou do tecido

conjuntivo . . . . 3,656 1 162,6 36,2 32,1 19,3 7 66 95 214 Procedimentos no pescoço e dorso, com CC . . . . 3,897 1 239,1 32,0 38,8 23,3 5 62 92 215 Procedimentos no pescoço e dorso, sem CC . . . . 2,234 710,3 16,7 42,6 25,5 4 47 77

216 Biopsias do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo 1,996 634,6 16,4 38,6 23,2 2 46 75

217 Limpeza de feridas/enxertos cutâneos, excepto mão,

doenças osteomusculares ou tecido conjuntivo . . . . 5,280 1 679,0 46,3 36,3 21,8 10 76 105 218 Procedimentos MI/úmero, excepto anca/pé/fémur,

idade › 17 anos, com CC . . . . 2,849 905,8 27,1 33,4 20,0 6 57 86 219 Procedimentos MI/úmero, excepto anca/pé/fémur,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 1,745 554,8 15,2 36,5 21,9 4 45 74 220 Procedimentos MI/úmero, excepto anca/pé/fémur, idade

0-17 anos . . . . 1,459 463,8 9,0 51,7 31,0 1 34 59 221 Procedimentos no joelho, com CC . . . . 2,981 948,0 29,1 32,6 19,6 6 59 88 222 Procedimentos no joelho, sem CC . . . . 1,404 446,6 9,4 47,6 28,5 2 39 68 223 Grandes procedimentos no ombro/cotovelo ou outros

procedimentos nos membros superiores, com CC . . . . . 1,382 439,6 11,1 39,6 23,8 2 41 70

224 Procedimentos no ombro/cotovelo/antebraço, excepto

grandes procedimentos nas articulações, sem CC . . . . . 0,955 303,7 6,4 47,2 28,3 1 26 45

225 Procedimentos no pé . . . . 1,155 367,3 7,7 47,6 28,6 2 27 46 226 Procedimentos nos tecidos moles, com CC . . . . 2,919 928,1 24,4 38,0 22,8 5 56 87 227 Procedimentos nos tecidos moles, sem CC . . . . 0,900 286,3 5,2 55,6 33,4 1 21 36 228 Grandes procedimentos no polegar/art. ou outros pro-

cedimentos na mão/punho, com CC . . . . 1,241 394,5 8,3 47,3 28,4 1 34 59 229 Procedimentos na mão ou punho, excepto grandes pro-

cedimentos nas articulações, sem CC . . . . 0,728 231,4 3,7 62,5 37,5 0 13 22

230 Excisão local/remoção por meio de fixação int. anca/fémur 1,306 415,3 9,7 42,9 25,7 2 35 60

231 Excisão local/remoção por meio de fixação int., excepto anca/fémur . . . .

1,077 342,5 6,1 55,9 33,5 1 21 35

232 Artroscopia . . . . 0,708 225,0 3,3 67,4 40,4 0 9 14 233 Outros procedimentos no sistema osteomuscular/tecido

conjuntivo (no BO), com CC . . . . 3,877 1 232,7 29,5 41,8 25,1 6 61 92

(9)

234 Outros procedimentos no sistema osteomuscular/tecido

conjuntivo (no BO), sem CC . . . . 1,759 559,4 12,3 45,6 27,3 2 42 71 235 Fracturas do fémur . . . . 1,940 616,7 18,9 32,7 19,6 4 49 79 236 Fracturas da anca e da bacia . . . . 1,656 526,4 18,8 28,0 16,8 4 49 79 237 Distensões/entorses/luxações da anca, bacia e coxa . . . . 1,489 473,4 15,0 31,6 18,9 4 45 75 238 Osteomielite . . . . 2,191 696,7 22,7 30,7 18,4 4 53 83 239 Fract. patol. e doenças malignas osteomusculares ou do

tecido conjuntivo . . . . 1,602 509,5 13,4 38,1 22,8 1 43 72 240 Doenças do tecido conjuntivo, com CC . . . . 2,540 807,7 21,3 38,0 22,8 5 51 80 241 Doenças do tecido conjuntivo, sem CC . . . . 1,246 396,3 10,9 36,4 21,8 1 41 71 242 Artitre séptica . . . . 1,687 536,5 14,2 37,8 22,7 3 44 73 243 Problemas médicos dorso-lombares . . . . 0,919 292,1 10,0 29,2 17,5 1 40 69

244 Doenças dos ossos e artropatias específicas, com CC . . . . 1,511 480,4 14,1 34,1 20,4 4 46 77

245 Doenças dos ossos e artropatias específicas, sem CC . . . . 1,056 335,9 9,9 33,9 20,3 1 40 70

246 Artropatias não específicas . . . . 0,972 308,9 10,3 30,1 18,1 2 40 69 247 Sintomas e sinais do sistema osteomuscular e tecido

conjuntivo . . . . 0,823 261,6 7,7 34,1 20,5 1 33 58 248 Tendinite, miosite e bursite . . . . 0,699 222,4 5,2 43,1 25,9 1 25 44 249 Seguimento de perturbações do sistema osteomuscular

e tecido conjuntivo . . . . 0,708 225,1 9,0 25,0 15,0 1 39 69 250 Fr./dist./entor./lux. antebraço, mão e pé, idade › 17 anos,

com CC . . . . 0,941 299,2 9,0 33,3 20,0 1 30 51 251 Fr./dist./entor./lux. antebraço, mão e pé, idade › 17 anos,

sem CC . . . . 0,515 163,6 4,8 33,9 20,3 0 17 29 252 Fr./dist./entor./lux. antebraço, mão e pé, idade 0-17 anos . . . 0,405 128,6 2,5 52,5 31,5 0 9 15 253 F r . / d i s t . / e n t o r . / l u x . b r a ç o / p e r n a , e x c e p t o p é ,

idade › 17 anos, com CC . . . . 1,241 394,7 12,1 32,5 19,5 2 42 71 254 F r . / d i s t . / e n t o r . / l u x . b r a ç o / p e r n a , e x c e p t o p é ,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,644 204,8 6,1 33,6 20,2 1 25 43 255 Fr./dist./entor/lux. braço/perna, excepto pé, idade

0-17 anos . . . . 0,525 167,0 4,2 40,2 24,1 0 17 29 256 Outros diagnósticos do sistema osteomuscular e do tecido

conjuntivo . . . . 0,774 246,2 5,6 44,3 26,6 1 20 34 471 Grandes procedimentos bilaterais ou múltiplos nas arti-

culações do membro inferior . . . . 5,563 1 769,0 54,8 32,3 19,4 8 70 85 491 Grandes procedimentos nas articulações e reimplantação,

membro superior . . . . 2,703 859,4 22,1 38,9 23,4 4 48 73 GCD 9 Doenças e perturbações da pele,

tecido cel. subcutâneo e mama

257 Mastectomia total por doença maligna, com CC . . . . 1,971 626,7 15,5 40,5 24,3 4 45 74

258 Mastectomia total por doença maligna, sem CC . . . . 1,399 444,9 9,3 47,8 28,7 2 23 36

259 Mastectomia subtotal por doença maligna, com CC . . . . . 1,482 471,2 9,8 48,2 28,9 2 31 52

260 Mastectomia subtotal por doença maligna, sem CC . . . . . 0,958 304,7 5,0 61,6 36,9 1 22 39

261 Procedimentos na mama, doenças não malignas, excepto

biopsia/excisão local . . . . 1,243 395,1 5,1 77,2 46,3 1 19 32

262 Biopsia da mama/excisão local por doença não maligna . . . 0,637 202,4 3,1 66,4 39,8 0 13 22

263 Enxer. cut. e ou limpeza de úlcera na pele/fleimão, com

CC . . . . 4,904 1 559,2 49,7 31,4 18,8 11 80 110 264 Enxer. cut. e ou limpeza de úlcera na pele/fleimão, sem

CC . . . . 2,796 888,9 26,4 33,7 20,2 5 56 85 265 Enxer. cut. e ou limpeza, excepto úlcera na pele/fleimão,

com CC . . . . 3,858 1 226,7 27,0 45,4 27,2 6 57 86 266 Enxer. cut. e ou limpeza, excepto úlcera pele/fleimão,

sem CC . . . . 1,290 410,1 5,6 73,1 43,9 1 24 42 267 Procedimentos perianais e pilonidais . . . . 0,605 192,3 4,0 48,1 28,8 1 14 24 268 Procedimentos plásticos na pele, tecido cel. subcutâneo

e mama . . . . 1,212 385,4 6,7 57,4 34,5 1 25 43 269 Outros procedimentos na pele/tecido cel. subcutâ-

neo/mama, com CC . . . . 2,558 813,5 18,6 43,8 26,3 3 49 79 270 Outros procedimentos na pele/tecido cel. subcutâ-

neo/mama, sem CC . . . . 0,440 139,8 1,7 82,7 49,6 0 3 4 271 Úlceras na pele . . . . 2,316 736,5 27,5 26,8 16,1 6 57 86 272 Grandes perturbações cutâneas, com CC . . . . 2,658 845,1 21,3 39,7 23,8 5 51 80 273 Grandes perturbações cutâneas, com CC . . . . 1,535 487,9 14,2 34,4 20,7 4 44 73 274 Doenças malignas da mama, com CC . . . . 2,353 748,1 14,5 51,7 31,0 2 44 73 275 Doenças malignas da mama, sem CC . . . . 0,928 294,9 5,5 53,6 32,2 1 24 42 276 Doenças não malignas da mama . . . . 0,460 146,3 3,4 43,5 26,1 0 13 22 277 Fleimão, idade › 17 anos, com CC . . . . 1,525 484,9 16,5 29,4 17,6 3 46 75 278 Fleimão, idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,831 264,1 8,3 31,8 19,1 1 38 67 279 Fleimão, idade 0-17 anos . . . . 0,720 229,0 6,0 38,5 23,1 1 26 46 280 Traumatismo na pele, tecido cel. subcutâneo e mama,

idade › 17 anos, com CC . . . . 0,987 313,9 7,3 42,9 25,7 1 29 50 281 Traumatismo na pele, tecido cel. subcutâneo e mama,

idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,516 164,0 4,7 35,3 21,2 0 21 37 282 Traumatismo na pele, tecido cel. subcutâneo e mama,

idade 0-17 anos . . . . 0,459 145,8 3,2 45,6 27,3 0 13 22

283 Pequenas perturbações cutâneas, com CC . . . . 1,705 542,0 15,2 35,7 21,4 3 45 74

284 Pequenas perturbações cutâneas, sem CC . . . . 0,506 161,0 5,0 32,3 19,4 0 21 37

(10)

GCD 10 Doenças e perturbações endócrinas nutricionais e metabólicas

285 Amputação MI por doença endócrina, nutrição e do

metabolismo . . . . 4,426 1 407,4 33,9 41,5 24,9 9 73 112 286 Procedimentos nas supra-renais e hipófise . . . . 3,654 1 161,8 19,4 59,9 35,9 5 49 78 287 Enxer. cut. e limpeza de feridas/doenças endócrinas, nutri-

cionais e do metabolismo . . . . 4,711 1 497,8 41,7 35,9 21,5 5 63 84 288 Procedimentos para obesidade, no BO . . . . 1,383 439,7 6,5 68,1 40,8 2 19 31 289 Procedimentos nas paratiróides . . . . 2,083 662,2 12,5 53,0 31,8 3 48 83 290 Procedimentos na tiróide . . . . 1,209 384,4 7,3 52,4 31,5 2 20 32 291 Procedimentos no tiroglosso . . . . 0,724 230,2 3,5 65,8 39,5 1 10 16 292 Outros procedimentos endócrinos/nutricionais/metabóli-

cos, no BO, com CC . . . . 4,063 1 291,8 25,1 51,5 30,9 5 57 88 293 Outros procedimentos endócrinos/nutricionais/metabóli-

cos, no BO, sem CC . . . . 1,904 605,5 15,3 39,6 23,7 1 47 78 294 Diabetes, idade › 35 anos . . . . 1,060 337,1 10,0 33,6 20,2 2 40 69 295 Diabetes, idade 0-35 anos . . . . 0,881 280,0 7,8 36,1 21,6 1 34 60 296 Doenças nutricionais/metabólicas diversas, idade › 17

anos, com CC . . . . 1,305 415,0 10,2 40,6 24,4 2 40 69 297 Doenças nutricionais/metabólicas diversas, idade › 17

anos, sem CC . . . . 0,812 258,1 7,4 34,7 20,8 1 33 58 298 Doenças nutricionais/metalólicas diversas, idade 0-17

anos . . . . 0,426 135,3 4,8 28,1 16,8 0 17 29 299 Erros inatos do metabolismo . . . . 1,424 452,7 6,9 66,1 39,6 1 29 51 300 Perturbações endócrinas, com CC . . . . 2,067 657,4 16,7 39,5 23,7 3 47 77 301 Perturbações endócrinas, sem CC . . . . 0,934 296,9 8,0 37,0 22,2 1 38 67 GCD 11 Doenças e perturbações do rim e do aparelho urinário

302 Transplante renal . . . . 14,490 4 607,3 21,9 210,8 126,5 5 52 82 303 Procedimentos no rim/ureter/grandes procedimentos na

bexiga, por neoplasia . . . . 3,765 1 197,1 22,7 52,8 31,7 5 53 83 304 Procedimento no rim/ureter/grandes procedimentos na

bexiga, por doença não neoplásica, com CC . . . . 3,535 1 124,1 24,6 45,7 27,4 5 55 85 305 Procedimento no rim/ureter/grandes procedimentos na

bexiga, por doença não neoplásica, sem CC . . . . 1,906 605,9 14,7 41,2 24,7 4 45 75 306 Prostatectomia, com CC . . . . 2,054 653,2 17,4 37,6 22,5 4 49 80 307 Prostatectomia, sem CC . . . . 1,346 427,9 12,8 33,5 20,1 2 39 65 308 Pequenos procedimentos na bexiga, com CC . . . . 3,209 1 020,4 26,5 38,6 23,1 6 56 85 309 Pequenos procedimentos na bexiga, sem CC . . . . 1,661 528,2 13,6 39,0 23,4 3 44 74 310 Procedimentos transuretrais, com CC . . . . 1,851 588,4 16,3 36,0 21,6 4 46 75 311 Procedimentos transuretrais, sem CC . . . . 1,152 366,4 9,8 37,2 22,3 2 33 56 312 Procedimentos uretrais, idade › 17 anos, com CC . . . . 2,029 645,3 25,3 25,6 15,3 4 51 76

313 Procedimentos uretrais, idade › 17 anos, sem CC . . . . 1,105 351,5 8,0 44,2 26,5 2 31 54

314 Procedimentos uretrais, idade 0-17 anos . . . . 1,368 434,9 6,9 62,9 37,8 1 36 65

315 Outros procedimentos no rim e vias urinárias, no BO . . . 2,858 908,7 12,3 73,9 44,3 1 42 71

316 Insuficiência renal . . . . 1,652 525,2 11,1 47,4 28,4 1 41 70 317 Internamento para diálise renal . . . . 0,267 84,8 2,2 39,3 23,6 0 4 5 318 Neoplasia dos rins e vias urinárias, com CC . . . . 1,802 572,9 14,1 40,8 24,5 3 44 73 319 Neoplasia dos rins e vias urinárias, sem CC . . . . 1,006 320,0 5,2 61,7 37,0 1 20 34 320 Infecção nos rins e vias urinárias, idade › 17 anos, com

CC . . . . 1,168 371,3 10,3 35,9 21,6 3 40 69 321 Infecção nos rins e vias urinárias, idade › 17 anos, sem

CC . . . . 0,710 225,9 6,9 32,7 19,6 1 30 53 322 Infecção nos rins e vias urinárias, idade 0-17 anos . . . . 0,730 232,1 5,2 44,3 26,6 1 29 52 323 Cálculos urinários, com CC e ou litotripsia EC . . . . 0,479 152,3 2,8 54,8 32,9 0 6 9 324 Cálculos urinários, sem CC . . . . 0,400 127,1 3,8 33,3 20,0 0 17 30 325 Sintomas e sinais renais e vias urinárias, idade › 17 anos,

com CC . . . . 0,962 306,0 8,8 34,7 20,8 1 30 51 326 Sintomas e sinais renais e vias urinárias, idade › 17 anos,

sem CC . . . . 0,537 170,9 4,8 35,4 21,2 0 21 37 327 Sintomas e sinais renais e vias urinárias, idade 0-17 anos . . . 0,464 147,4 3,8 38,6 23,2 0 21 38 328 Aperto uretral, idade › 17 anos, com CC . . . . 0,919 292,1 6,7 43,8 26,3 1 40 73 329 Aperto uretral, idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,508 161,6 3,8 42,3 25,4 0 24 44 330 Aperto uretral, idade 0-17 anos . . . . 0,570 181,2 2,8 65,2 39,1 0 22 41 331 Outros diagnósticos dos rins e vias urinárias, idade › 17

anos, com CC . . . . 1,607 511,1 13,2 38,7 23,2 3 43 72 332 Outros diagnósticos dos ris e vias urinárias, idade › 17

anos, sem CC . . . . 0,978 311,0 8,1 38,4 23,0 1 38 67 333 Outros diagnósticos dos rins e vias urinárias, idade 0-17

anos . . . . 1,295 411,8 7,4 55,7 33,4 1 37 66 GCD 12 Doenças e perturbações do aparelho reprodutor masculino

334 Grandes procedimentos pélvicos masculinos, com CC . . . 3,022 960,9 20,8 46,3 27,8 5 51 81

335 Grandes procedimentos pélvicos masculinos, sem CC . . . 2,259 718,2 13,8 52,1 31,2 3 33 52

336 Prostatectomia transuretral, com CC . . . . 2,024 643,5 18,3 35,1 21,1 4 48 77

(11)

337 Prostatectomia transuretral, sem CC . . . . 1,197 380,7 10,4 36,7 22,0 2 27 43

338 Procedimentos nos testículos, por doença maligna . . . . 1,443 458,9 10,8 42,6 25,5 2 41 71

339 Procedimentos nos testículos, por doença não maligna,

idade › 17 anos . . . . 0,797 253,5 5,6 45,4 27,3 1 19 32 340 Procedimentos nos testículos, por doença não maligna,

idade 0-17 anos . . . . 0,568 180,7 2,4 76,3 45,7 0 9 15 341 Procedimentos no pénis . . . . 1,035 329,3 5,0 66,3 39,7 0 28 51 342 Circuncisão, idade › 17 anos . . . . 0,463 147,2 2,2 68,1 40,9 0 8 13 343 Circuncisão, idade 0-17 anos . . . . 0,485 154,1 1,7 89,6 53,8 0 8 14 344 Outros procedimentos no aparelho genital masculino, por

doença maligna, no BO . . . . 2,608 829,2 15,8 52,5 31,5 4 48 80 345 Outros procedimentos no aparelho genital masculino, no

BO, excepto por doença maligna . . . . 1,347 428,4 10,9 39,2 23,5 3 43 75

346 Doença maligna do aparelho genital masculino, com CC 1,623 516,1 13,1 39,5 23,7 2 43 72

347 Doença maligna do aparelho genital masculino, sem CC 0,908 288,7 5,3 54,6 32,7 1 21 36

348 Hipertrofia prostática benigna, com CC . . . . 1,143 363,5 9,5 38,4 23,0 3 39 68 349 Hipertrofia prostática benigna, sem CC . . . . 0,480 152,7 4,5 33,8 20,3 0 21 37 350 Inflamações dos órgãos genitais masculinos . . . . 0,704 223,7 5,2 43,3 26,0 1 25 44 351 Esterilização masculina . . . . 0,419 133,2 1,3 102,5 61,5 0 7 12

352 Outros diagnósticos do aparelho genital masculino . . . . . 0,604 192,0 4,6 41,9 25,1 0 17 29

GCD 13 Doenças e perturbações do aparelho reprodutor feminino

353 Evisceração pélvica histerectomia/vulvect. radicais . . . . 3,405 1 082,6 16,1 67,3 40,4 3 41 65 354 Procedimentos no útero/anexo neo., excepto ovário/ane-

xos, com CC . . . . 2,527 803,4 17,3 46,4 27,9 4 46 74 355 Procedimentos no útero/anexos neo., excepto ovário/ane-

xos, sem CC . . . . 1,260 400,6 9,6 41,8 25,1 2 19 28 356 Procedimentos reconstrutivos no aparelho genital femi-

nino . . . . 1,139 362,1 9,2 39,5 23,7 2 22 34 357 Procedimentos no útero e anexos, por doença maligna

no ovário/anexos . . . . 2,404 764,3 12,5 61,2 36,7 3 35 57 358 Procedimentos no útero e anexos, por doença não

maligna, com CC . . . . 1,726 548,7 13,5 40,6 24,4 3 39 64 359 Procedimentos no útero e anexos, por doença não

maligna, sem CC . . . . 1,104 351,1 7,5 46,8 28,1 2 21 34

360 Procedimentos na vagina, colo do útero e vulva . . . . 0,687 218,5 2,9 75,1 45,1 0 9 15

361 Laparoscopia e laqueação de trompas, via incisional . . . . 0,725 230,5 3,7 62,6 37,6 1 14 24

362 Laqueação de trompas, via endoscópica . . . . 0,569 180,9 1,9 93,3 56,0 0 8 14 363 Dilat./curet., conização/implant. rádio, por doença

maligna . . . . 0,571 181,5 3,6 50,0 30,0 0 9 14

364 Dilat./curet., conização, excepto por doença maligna . . . . 0,476 151,4 1,7 91,2 54,7 0 8 14

365 Outros procedimentos no aparelho genital feminino, no

BO . . . . 1,913 608,3 12,8 47,5 28,5 3 43 73

366 Doenças malignas do aparelho genital feminino, com CC 1,921 610,9 13,7 44,7 26,8 3 44 74

367 Doenças malignas do aparelho genital feminino, sem CC 0,908 288,7 6,8 42,3 25,4 1 29 51

368 Infecções do aparelho genital feminino . . . . 0,632 201,0 4,9 41,2 24,7 1 18 31 369 Perturbações menstruais/outras perturbações do aparelho

genital feminino . . . . 0,295 93,9 2,6 36,3 21,8 0 9 15 GCD 14 Gravidez, parto e puerpério

370 Cesariana, com CC . . . . 1,297 412,5 10,6 39,0 23,4 2 33 55 371 Cesariana, sem CC . . . . 0,737 234,5 6,0 39,0 23,4 1 16 25 372 Parto vaginal com diagnóstico de risco . . . . 0,664 211,0 4,7 44,5 26,7 1 11 17 373 Parto vaginal sem diagnóstico de risco . . . . 0,493 156,7 3,1 50,1 30,0 1 10 16

374 Parto vaginal com esterilização e ou dilatação e curetagem 0,799 254,0 5,8 43,9 26,3 2 19 32

375 Parto vaginal com procedimentos no BO, excepto este-

rilização, e ou dilatação e curetagem . . . . 0,883 280,6 5,1 55,2 33,1 1 23 40 376 Diagnóstico pós-parto/pós-aborto, sem procedimentos no

BO . . . . 0,427 135,8 3,5 39,4 23,6 1 10 16 377 Diagnóstico pós-parto/pós-aborto, com procedimentos no

BO . . . . 0,760 241,6 3,9 61,8 37,1 1 17 30 378 Gravidez ectópica . . . . 0,907 288,3 5,2 55,5 33,3 1 12 18 379 Ameaça de aborto . . . . 0,638 203,0 4,4 45,9 27,6 1 14 23 380 Aborto sem dilatação e curetagem . . . . 0,409 129,9 2,4 55,3 33,2 0 9 15 381 Aborto com dilatação e curetagem por aspiração ou

histerotomia . . . . 0,410 130,5 1,8 72,1 43,3 0 5 8 382 Falso trabalho de parto . . . . 0,293 93,1 1,7 53,5 32,1 0 8 14

383 Outro diagnóstico pré-natal com complicações médicas . . . 0,503 160,0 4,5 35,4 21,2 1 18 31

384 Outro diagnóstico pré-natal sem complicações médicas . . . 0,449 142,7 3,8 38,0 22,8 0 17 30

GCD 15 Recém-nascidos e lactentes com afecções do período perinatal

385 Recém-nascido, morto ou transferido . . . . 0,637 202,6 6,7 30,3 18,2 1 20 33

386 Extrema imaturidade ou sindr. dificul. respirat. no RN . . . . 3,494 1 111,0 19,8 56,2 33,7 3 50 80

387 Prematuridade com grandes problemas . . . . 1,771 563,1 16,0 35,2 21,1 3 46 76

(12)

388 Prematuridade sem grandes problemas . . . . 0,535 170,2 7,4 23,2 13,9 1 23 38 389 RN de termo com grandes problemas . . . . 0,564 179,3 6,7 26,7 16,0 1 16 25 390 RN com outros problemas significativos . . . . 0,239 75,9 4,0 18,9 11,4 1 14 23 391 Recém-nascido normal . . . . 0,185 59,0 3,1 19,0 11,4 1 10 16 GCD 16 Doenças e perturbações do sangue/órgãos

hematopoiéticos e doenças inumológicas

392 Esplenectomia, idade › 17 anos . . . . 2,609 829,5 14,3 57,9 34,7 3 39 63 393 Esplenectomia, idade 0-17 anos . . . . 1,583 503,5 11,8 42,7 25,6 2 22 32 394 Outros procedimentos, no BO, do sangue e órgãos

hematopoiéticos . . . . 1,826 580,5 6,3 91,7 55,0 1 27 47 395 Doenças dos eritrócitos, idade › 17 anos . . . . 1,411 448,8 10,6 42,4 25,5 1 41 71 396 Doenças dos eritrócitos, idade 0-17 anos . . . . 1,197 380,5 5,7 66,4 39,8 1 28 50 397 Perturbações da coagulação . . . . 1,770 562,8 7,0 80,1 48,0 1 33 58

398 Perturbações do SRE e da imunidade, com CC . . . . 2,773 881,7 14,8 59,6 35,7 2 45 75

399 Perturbações do SRE e da imunidade, sem CC . . . . 1,055 335,5 5,9 56,8 34,1 1 32 58

GCD 17 Doenças e perturbações mieloprolif.

e neo. mal-diferenciadas

400 Linfoma e leucemia com grandes procedimentos, no BO 4,495 1 429,2 22,6 63,2 37,9 4 53 83

401 Linfoma/leucemia não aguda com outros procedimentos,

no BO, com CC . . . . 4,443 1 412,6 30,1 47,0 28,2 7 60 89 402 Linfoma/leucemia não aguda com outros procedimentos,

no BO, sem CC . . . . 2,011 639,4 14,5 44,2 26,5 2 44 73 403 Linfoma e leucemia não aguda, com CC . . . . 3,303 1 050,3 18,6 56,5 33,9 4 49 79 404 Linfoma e leucemia não aguda, sem CC . . . . 1,589 505,3 10,2 49,6 29,8 1 40 69 405 Leucemia aguda sem grandes procedimentos, no BO,

idade › 17 anos . . . . 3,692 1 174,0 13,1 89,3 53,6 1 43 72 406 Doenças mieloprolif./neo. mal-diferenciadas com grandes

procedimentos, no BO, com CC . . . . 4,368 1 388,8 22,7 61,2 36,7 4 52 81 407 Doenças mieloprolif./neo. mal-diferenciadas, com gran-

des procedimentos, no BO, sem CC . . . . 2,579 819,9 17,1 48,0 28,8 4 47 76 408 Doenças mieloprolif./neo. mal-diferenciadas, com outros

procedimentos, no BO . . . . 1,424 452,7 7,3 62,3 37,4 1 18 28 409 Radioterapia . . . . 1,608 511,4 17,9 28,7 17,2 2 48 78 410 Quimioterapia sem leucemia aguda como diagnóstico

secundário . . . . 0,502 159,7 2,2 71,6 43,0 0 9 15 411 História de doença maligna, sem endoscopia . . . . 0,962 306,0 6,0 50,7 30,4 1 27 47 412 História de doença maligna, com endoscopia . . . . 1,070 340,2 8,1 42,2 25,3 1 34 59 413 Outras doenças mieloprolif. ou neo. mal-diferenciadas,

com CC . . . . 2,220 705,9 15,7 44,9 26,9 3 46 76 414 Outras doenças mieloprolif. ou neo. mal-diferenciadas,

sem CC . . . . 1,518 482,7 10,6 45,5 27,3 1 41 71 473 Leucemia aguda sem grandes procedimentos, no BO,

idade › 17 anos . . . . 7,789 2 476,6 22,8 108,7 65,2 4 53 83 492 Quimioterapia com leucemia aguda como diagnóstico

secundário . . . . 1,595 507,3 3,8 134,2 80,5 0 10 16 GCD 18 Doenças infecciosas e parasitárias

(sistém. ou local n/especif.)

415 Procedimentos, no BO, para doenças infecciosas ou

parasitárias . . . . 3,601 1 144,9 20,5 56,0 33,6 4 50 79 416 Septicemia, idade › 17 anos . . . . 2,025 643,9 14,5 44,4 26,6 2 45 75 417 Septicemia, idade 0-17 anos . . . . 1,349 429,0 11,6 37,1 22,2 3 27 42 418 Infecções pós-traumáticas e pós-operatórias . . . . 1,029 327,1 10,1 32,3 19,4 2 38 65

419 Síndrome febril indeterminada, idade › 17 anos, com CC 1,402 445,8 10,7 41,5 24,9 2 41 71

420 Síndrome febril indeterminada, idade › 17 anos, sem CC 0,892 283,5 8,4 33,8 20,3 2 31 53

421 Doença viral, idade › 17 anos . . . . 1,048 333,2 8,2 40,9 24,5 2 31 53 422 Doença viral e síndrome febril indeterminada, idade › 17

anos . . . . 0,505 160,5 4,3 37,7 22,6 0 21 37

423 Outros diagnósticos de doenças infecciosas e parasitárias 1,560 496,1 11,8 42,1 25,3 2 42 72

GCD 19 Doenças e perturbações mentais

424 Procedimentos, no BO, com diagnóstico principal de

doença mental . . . . 2,448 778,4 18,4 42,3 25,4 3 51 83 425 Reac. agudas adapt./perturb. disfun. psicossocial . . . . 0,749 238,0 10,1 23,6 14,2 1 40 69 426 Neuroses depressivas . . . . 0,920 292,7 17,8 16,5 9,9 5 48 78 427 Neuroses, excepto depressivas . . . . 0,809 257,3 19,2 13,4 8,0 3 49 78

428 Distúrbios da personalidade/controlo dos impulsos . . . . . 1,588 505,0 27,6 18,3 11,0 5 58 88

429 Perturbações orgânicas e atraso mental . . . . 1,092 347,4 15,0 23,2 13,9 3 45 75

430 Psicoses . . . . 0,920 292,7 27,1 10,8 6,5 6 57 86

431 Distúrbios mentais da infância . . . . 0,819 260,5 13,3 19,6 11,7 1 41 68

432 Outros diagnósticos de distúrbio mental . . . . 0,728 231,6 7,7 30,2 18,1 1 34 60

(13)

GCD 20 Uso de álcool/droga e perturbações mentais orgân. induzidas álcool/droga

433 Dependência/abuso de álcool/droga, alta contra parecer

médico . . . . 0,415 132,0 4,9 26,8 16,1 0 21 37 434 Dependência/abuso de álcool/droga/desintoxicação/outr.

tr. sint., com CC . . . . 1,006 319,9 11,6 27,5 16,5 3 42 72 435 Dependência/abuso de álcool/droga/desintoxicação/outr.

tr. sint., sem CC . . . . 0,768 244,3 10,6 23,1 13,9 2 41 71

436 Dependência de álcool/droga com terapia de reabilitação 0,930 295,6 15,0 19,8 11,9 4 45 75

437 Dependência de álcool/droga, terapia combinada, reabi-

litação e desintoxicação . . . . 2,265 720,1 27,7 26,0 15,6 6 58 88 438 Deixou de ser utilizado . . . . 0,000 0,0 0,0 0,0 0,0 0 0 0 GCD 21 Traumatismos, intoxicações e efeitos tóxicos de drogas

439 Enxertos cutâneos por lesão traumática . . . . 3,409 1 084,0 27,1 39,9 24,0 6 57 86 440 Limpeza de feridas por lesão traumática . . . . 2,578 819,9 18,7 44,0 26,4 3 49 79 441 Procedimentos na mão por lesão traumática . . . . 1,260 400,6 7,7 52,2 31,3 1 30 52 442 Outros procedimentos, no BO, por lesão traumática, com

CC . . . . 3,763 1 196,4 29,0 41,3 24,8 5 59 89 443 Outros procedimentos, no BO, por lesão traumática, sem

CC . . . . 1,409 448,0 10,3 43,5 26,1 1 40 69 444 Politraumatizado, idade › 17 anos, com CC . . . . 0,995 316,3 9,2 34,3 20,6 1 39 68 445 Politraumatizado, idade › 17 anos, sem CC . . . . 0,726 230,8 6,7 34,6 20,7 1 25 43 446 Politraumatizado, idade 0-17 anos . . . . 0,767 243,9 5,0 48,6 29,2 1 21 36 447 Reacções alérgicas, idade › 17 anos . . . . 0,537 170,7 4,3 39,6 23,8 0 20 35 448 Reacções alérgicas, idade 0-17 anos . . . . 0,328 104,4 2,7 38,3 22,9 0 13 23 449 Intoxicações/efeitos tóxicos dos medicamentos, idade › 17

anos, com CC . . . . 1,159 368,5 7,7 48,2 28,9 1 30 52 450 Intoxicações/efeitos tóxicos dos medicamentos, idade › 17

anos, sem CC . . . . 0,586 186,4 3,0 61,5 36,9 0 9 14

451 Intoxicações/efeitos tóxicos dos medicamentos, 0-17 anos 0,318 101,3 1,8 57,2 34,3 0 5 8

452 Complicações de tratamento, com CC . . . . 1,487 472,7 11,6 40,7 24,4 1 42 72 453 Complicações de tratamento, sem CC . . . . 0,924 293,9 8,9 32,9 19,7 1 38 67 454 Outros diagnósticos de lesão traumática/intoxicação/efei-

tos tóxicos, com CC . . . . 1,452 461,7 11,1 41,5 24,9 1 37 62 455 Outros diagnósticos de lesão traumática/intoxicação/efei-

tos tóxicos, sem CC . . . . 0,579 184,0 4,5 40,6 24,4 0 17 29

GCD 22 Queimaduras

456 Queimaduras, transfer. p/ outro hospital, agudos . . . . 1,517 482,5 6,6 73,0 43,8 1 17 27

457 Queimaduras extensas sem procedimentos, no BO . . . . 1,580 502,3 7,8 64,3 38,6 1 33 58

458 Queimaduras não extensas com enxerto cutâneo . . . . 5,943 1 889,7 34,7 54,4 32,6 8 65 95

459 Queimaduras não extensas com limpeza de feridas ou

outros procedimentos, no BO . . . . 1,743 554,4 15,4 35,9 21,5 4 45 74

460 Queimaduras não extensas sem procedimentos, no BO . . . 1,270 403,7 11,6 34,7 20,8 2 42 72

472 Queimaduras extensas com procedimentos, no BO . . . . . 14,655 4 659,9 34,2 136,5 81,9 11 71 107 GCD 23 Factores com influência no estado de saúde,

outros contactos com serviços de saúde 461 Procedimentos, no BO, com diagnóstico de outros con-

tactos com serviços de saúde . . . . 1,154 366,9 8,9 41,2 24,7 1 30 51 462 Reabilitação . . . . 1,973 627,3 28,8 21,8 13,1 3 59 89 463 Sintomas e sinais, com CC . . . . 1,392 442,8 12,7 34,8 20,9 1 43 73 464 Sintomas e sinais, sem CC . . . . 0,988 314,0 8,8 35,7 21,4 1 37 65 465 Seguimento com diagnóstico secundário de hist. doença

maligna . . . . 0,424 134,9 3,3 41,1 24,7 0 6 8 466 Seguimento sem diagnóstico secundário de hist. doença

maligna . . . . 0,684 217,3 5,6 38,8 23,3 1 21 36

467 Outros factores com influência no estado de saúde . . . . . 0,393 124,8 3,7 33,7 20,2 0 9 14

GCD 24 Traumatismos múltiplos significativos

484 Craniotomia por traumatismos múltiplos significativos . . . . . 8,420 2 677,3 27,2 98,5 59,1 6 56 84 485 Reinserção de membro, procedimentos na anca/fémur por

traumatismos múltiplos significativos . . . . 7,284 2 315,9 42,9 54,0 32,4 8 73 103 486 Outros procedimentos, no BO, por traumatismos múl-

tiplos significativos . . . . 5,666 1 801,7 24,6 73,4 44,0 5 54 83 487 Outros traumatismos múltiplos significativos . . . . 2,670 849,0 17,5 48,5 29,1 3 47 76 GCD 25 Infecções pelo vírus da imunodeficiência humana

488 HIV com procedimento extenso, no BO . . . . 7,303 2 322,2 40,5 57,3 34,4 11 71 101 489 HIV com situação clínica relacionada significativa . . . . 3,573 1 136,0 19,2 59,2 35,5 3 49 78

490 HIV com ou sem outra situação clínica relacionada . . . . . 2,054 653,2 11,5 56,8 34,1 2 42 72

(14)

GCD 99 Outros grupos

468 Procedimentos extensos, no BO, não relacionados com

diagnóstico . . . . 3,072 976,9 16,9 57,8 34,7 2 47 77

469 Diagnóstico principal não válido como diagnóstico de alta 0,000 0,0 0,0 0,0 0,0 0 0 0

470 Não classificável . . . . 0,000 0,0 0,0 0,0 0,0 0 0 0 476 Intervenção prostática, no BO, não relacionada com diag-

nóstico principal . . . . 2,893 919,9 41,9 22,0 13,2 7 65 88 477 Intervenção não extensa, no BO, não relacionada com

diagnóstico principal . . . . 1,778 565,4 12,3 46,0 27,6 1 42 71

(a) Peso relativo — coeficiente de ponderação que reflecte o custo esperado de tratar um doente típico do respectivo GDH, expresso em termos relativos face ao custo do doente médio nacional, que tem por definição um coeficiente de ponderação de 1,0.

GCD — grande categoria diagnóstica.

CC — complicação e ou co-morbilidade.

ANEXO II

Meios complementares de diagnóstico e terapêutica não incluídos no anexo

III

e outros actos

Designação Obser-

vação

Preço (escudos)

I — Análises Bioquímicas

Alfagalactosidase/alfaglucosidase/alfaidu- ronidase/alfa-L-fucosidase/alfa-n-acetil- -alfaglucosaminidase/adenosina-D-ami- nase/betagalactosidase/beta-glucuroni-

dase/esfingomielinase . . . . 7 280 Alfa-N-acetil-galactosaminidase/beta-hexo-

saminidase/betamanosidase/galacto-

se-6-silfatase/glucocerebrosidase . . . . 14 610 Arginino-succinato-sintetase e liase . . . . 16 700 Carnitina total/livre . . . . 7 300 Catalase latente . . . . 9 500

Imuno-hemoterapia

Aplicação de filtro desleucocitar transfusão 10 600 Cross-match-plaquetário . . . . 15 900 Determinação do fenótipo Rh . . . . 5 490 Determinação do grupo sanguíneo no sis-

tema ABO e Rh(D) . . . . 1 350 Estudo de alteração na membrana do eri-

trócito . . . . 14 050 Estudo imuno-hematológico de anemia

hemolítica . . . . 31 800 Hemaferese . . . . 39 750

Outras análises de imuno-hemoterapia . . . . 1 430

Plasmaferese . . . . 49 690 Prova de Coombs directa . . . . 1 720

Imunológicas/víricas

Cultura de linfócitos do sangue periférico . . . 22 470 Cultura de linfócitos — resposta A PHA . . . 22 470 Cultura de linfócitos — resposta A vários

mitogénios (dois ou mais) . . . . 22 470 HPV (vírus papiloma humano):

Tipagem de HPV (quimioluminiscên-

cia) . . . . 18 020 Tipagem genótipos do DNA vírus papi-

loma humano (técnica de «PCR») 19 100

Isolamento viral CMV — cultura MRC-5 . . . 22 500

Leucemias T/adulto (Elisa) (HTLV I) . . . . 8 480

Leucemias T/adulto/detecção isolamento

(HTLV I) . . . . 22 470 Manutenção da cultura em suspensão . . . . . 22 470 Marcadores de hepatite C (Elisa):

HCV — confirmação . . . . 19 080

«PCR» para genótipos da hepatite C . . . 29 700

«PCR» para hepatite C . . . . 21 200

Designação Obser-

vação

Preço (escudos)

Neopterina . . . . 4 670 Pesquisa CMV — Shell Vial . . . . 22 500

Pesquisa de Ag P24 no sobrenadante . . . . . 9 350

Pesquisa de anticorpos ou de aglutininas irregulares, utilizando dois métodos sus- ceptíveis de detectarem anticorpos com- pletos — identificação (caso de positivi-

dade) e titulação . . . . 26 990 Pesquisa de DNA dos vírus herpes (técnica

de «PCR») . . . . 19 080 Pesquisa de RNA do HIV-1 (técnica de

«PCR») . . . . 21 200 Pesquisa de RNA do HIV-2 (técnica de

«PCR») . . . . 21 200 Pesquisa do DNA viral (PCR) . . . . 22 000 Prova directa de compatibilidade (por cada

unidade de sangue a administrar) . . . . 7 640 RIPA . . . . 21 030 Titulação de anticorpos imunes no sistema

ABO . . . . 2 790 Vírus da hepatite B:

Pesquisa de DNA do vírus da hepa-

tite B (técnica de «PCR») . . . . 21 200

«PCR» para genótipo da hepatite B . . . 30 800

II — Genética

Cariótipo em linfócitos . . . . 17 570 Cariótipos, outros . . . . 35 050 Culturas celulares (amnióticas, fibroblastos

e linfoblastos) . . . . 17 970 Doenças hereditárias do metabolismo:

Diagnóstico do caso index/estudo fami-

liar com cultura celular . . . . 14 700 Diagnóstico do caso index/estudo fami-

liar sem cultura celular . . . . 8 060 Diagnóstico pré-natal com cultura

celular . . . . 25 200 Diagnóstico pré-natal sem cultura

celular . . . . 14 020 Rastreio de orientação clínica . . . . 2 200 Estudo de marcadores enzimáticos de pato-

logias genéticas hereditárias . . . . 3 740

Estudo molecular por análise do DNA . . . . 35 100

Estudo molecular por análise do DNA no

feto (DPN) . . . . 75 960 Exame fetopatológico . . . . 53 000 Extracção do DNA (sem realização de

análise) . . . . 3 460 Marcadores bioquímicos por defeitos no

tubo neural . . . . 2 480 Tratamentos enzimáticos de substituição

em doenças hereditárias . . . . (a)

Outras análises de bioquímica genética . . . . 1 460

Referências

Documentos relacionados

A Abendi participa dos trabalhos do GT da Associação Brasileira de Engenharia Industrial – ABEMI e Petrobras para incentivar a formação e a certificação de profissionais N3 no

Assim, os resultados mostraram que mesmo sem alteração significativa de um dos componentes do DP (PAS) a utilização da EE prévia aos exercícios de força

Quanto à MRPA, foram realizadas três medidas da PA pela manhã e à noite, durante 5 dias consecutivos, sendo o primeiro dia reservado para orientações, de acordo com a IV

N‚o s‚o t‚o frequentes, mas tambƒm podem ocorrer rea•Œes alƒrgicas como erup•‚o na pele e incha•o da face, depress‚o respirat„ria, broncoespasmo,

Diante dos aspectos descritos, o objetivo do presente estudo foi avaliar a estabilidade química de sardinhas armazenadas em três diferentes condições de

ACESSÓRIOS DE BANHO CONNECT ROUND SÉRIES LA VA TÓRIOS URINÓIS MÓ VEIS ACES SÓRIOS B ASES DIVISÓRIAS COL UNAS B ANHEIRAS CABINAS LA VA -L OUÇ AS TORNEIRAS.. CONNECT SQUARE -

O Resultado da análise das 347 matrículas solicitadas no prazo via formulário eletrônico será divulgado somente no dia 06/04/2021, devido a problemas

Estes trabalhos resultaram de investigações sobre conceções/perceções e práticas de professores de Matemática (também de alunos, num dos casos), centrando-se