• Nenhum resultado encontrado

A importância do planejamento estratégico para a qualidade da Educação a Distância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A importância do planejamento estratégico para a qualidade da Educação a Distância"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

A importância do planejamento estratégico para a qualidade da Educação a Distância

Samuel dos Santos JUNIO

1

Celine Geysa ANDRADE

2

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apontar a importância do planejamento estratégico para a qualidade da Educação a Distância. Para o alcance do objetivo, seguimos os seguintes passos: descrição do planejamento estratégico e a sua contribuição como um instrumento de organização e desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem na busca da qualidade na Educação a Distância, logo após, descrição dos conceitos e mecanismos que permeiam a Educação a Distância e o planejamento estratégico e por fim enunciação estratégias que promovam uma Educação a Distância eficiente e com qualidade. Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa e exploratória, realizada por meio de análise documental e bibliográfica. Abordou conceitos sobre a Educação a Distância (EaD), planejamento estratégico e sua importância como modelo inovador inserido nessa nova modalidade de ensino. O estudo revelou a importância desses novos modelos de transmissão de conhecimento, que foram democratizados e tornaram-se alcançáveis aos cidadãos, nas mais diversas áreas, contextos sociais e culturais do Brasil. A pesquisa ainda identificou que o planejamento estratégico é uma ferramenta que pode analisar o ambiente interno e externo da empresa/instituição de forma global, auxiliando na tomada de decisão, definindo os objetivos e traçando estratégias para alcançar uma educação de qualidade, e que a eficácia da Educação a Distância está cada vez mais legitimada, permitindo um ensino de qualidade acessível a todos.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Educação a Distância. Gestão. Qualidade da Educação.

1 Samuel dos Santos Junio. Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Trás- os-Montes e Alto Douro de Portugal (UTAD). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia campus Porto Velho Zona Norte. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GEPED) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA).

E-mail: <samuel.santos@ifro.edu.br>.

2 Celine Geysa Andrade. Especialista em Planejamento e Gestão em Políticas Públicas: Projetos e Serviços Sociais pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA). Especialista em Planejamento Estratégico na Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Bacharel em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA). Servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social de Porto Velho – RO. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GEPED) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA). E-mail: <andradegeysa@hotmail.com>.

(2)

The importance of strategic planning for the quality of Distance Education

Samuel dos Santos JUNIO Celine Geysa ANDRADE

Abstract: This article aims to point out the importance of strategic planning for the quality of Distance Education. To achieve the objective, we follow the following steps: description of strategic planning and its contribution as an instrument of organization and development of teaching and learning processes in the pursuit of quality in Distance Education, soon after, description of the concepts and mechanisms that permeate Distance Education and strategic planning and finally enunciation of strategies that promote efficient and quality Distance Education. In methodological terms, the research was applied in nature, with a qualitative and exploratory approach, carried out through documentary and bibliographic analysis. It addressed concepts about Distance Education (DE), strategic planning and its importance as an innovative model inserted in this new teaching modality. The study revealed the importance of these new models of knowledge transmission, which were democratized and made accessible to citizens, in the most diverse areas, social and cultural contexts in Brazil. The research also identified that strategic planning is a tool that can analyze the internal and external environment of the company / institution globally, assisting in decision making, defining objectives and outlining strategies to achieve quality education, and that effectiveness Distance Education is increasingly legitimized, allowing quality education accessible to all.

Keywords: Strategic Planning. Distance Education. Management. Quality of Education.

(3)

1. INTRODUÇÃO

A Educação a Distância tem se consolidado como um elemento importante para o sistema educacional. Várias são as transformações que têm norteado esse modelo de ensino, o qual não é recente, mas tem crescido surpreendentemente, levando em consideração o surgimento da sociedade baseada em informação e da consequente propagação do conhecimento.

As tecnologias da informação e comunicação têm se expandido na mesma velocidade com que se atrelam à rotina das pessoas, e requerem um lugar no processo educacional. Alcançar uma prática eficaz e eficiente visando à qualidade do ensino no modelo EaD é necessário, ao mesmo tempo em que o desenvolvimento de modelos inovadores e flexíveis que valorizem os produtos e serviços ofertados, primando pela qualidade e satisfação dos clientes, compõem o processo de planejamento estratégico de instituições educacionais (ARAÚJO et al., 2013).

Na realização das etapas de ensino e aprendizagem, é de suma importância o planejamento em EaD, pois ele permite realizar esse processo de maneira profunda e contextualizada (JUNES;

POVALUK; SANTOS, 2009).

Assim, a gestão na Educação a Distância deve buscar, a partir do desenvolvimento dos processos, identificar necessidades, encontrar respostas e propor estratégias que busquem um sistema educativo com qualidade, embasado em uma proposta pedagógica mais metodológica e menos mercantilizada (MILL et al., 2010).

Segundo Santos (2006), a democratização dos sistemas

de ensino permite atender aos alunos das mais diversas áreas

geográficas, e isso é possível a partir da EaD como política estruturada

e efetiva, resguardada pelas novas tecnologias da informação e pela

internet, que alcançam localidades onde as instituições de ensino

convencionais ainda são inexistentes, bem como os procedimentos

de organização e administração das escolas, visando uma melhor

dinâmica e planejamento com o objetivo de garantir a qualidade da

educação.

(4)

Nesse sentido, a contribuição da educação a distância é singular em um país com dimensões continentais como o Brasil. No entanto, tal dinâmica não pode prescindir de cuidados fundamentais na elaboração, na adequação da infraestrutura, no acompanhamento e avaliação das ações e programas, assim como na formação de professores, visando garantir a qualidade desse processo e o fortalecimento dos sistemas de ensino (MARTINS, 2012, p. 29).

A Educação a Distância, ao mesmo tempo em que contribui para tornar acessível o ensino à população brasileira, também traz consigo desafios e problemas. A EaD pode trazer desvantagem por não oferecer o processo de socialização entre discentes e docentes, o que enfraquece a troca amistosa direta de experiências e vivências. Seu sucesso está atrelado à elaboração de planejamentos, que vão atender a diferentes pessoas, com distintas necessidades e características (HERMIDA; BONFIM, 2006).

De acordo com Giusta (2003), ao planejarmos um curso a distância, faz-se necessário conhecer o público-alvo, visando a uma formação de acordo com o proposto pelo curso, sabendo-se que, por se tratar de um curso a distância, isso se torna mais difícil de conseguir. Além disso, verifica-se um maior grau de dificuldade, que vai diminuindo com o passar das aulas, a utilização dos materiais e o convívio com os discentes. Uma das formas de alcançar êxito é por meio do planejamento estratégico.

O planejamento da avaliação interna e externa precisa de cautela. É fundamental que a instituição identifique as ações que geram resultados negativos, a fim de modificá-las, bem como aquelas com resultados positivos, para preservá-las e expandi- las, visando sempre a uma análise crítica do processo e uma retroalimentação pertinente. Corroboram com esse pensamento Juges, Povaluk e Santos (2009).

Os cursos em EaD têm evoluído e abrangido consideravelmente

o território brasileiro. Com isso, os aspectos que fazem parte do

planejamento e da gestão são indispensáveis para que sejam

ofertados cursos com qualidade no país (ARAÚJO et al., 2015).

(5)

Já dissemos que a Gestão de Sistemas de EaD, assim como a gestão em outros tipos de organização, precisa contemplar os aspectos de planejamento, organização, direção e controle do processo – considerando a disponibilidade de recursos materiais, físicos, técnicos ou humanos.

Portanto, para um o gestor em EaD criar condições para a realização de um bom programa de formação a distância, deve planejar e organizar adequadamente todo o sistema de funcionamento das etapas e, também, deve dirigir/

coordenar e controlar todos os fatores envolvidos no fluxo das atividades dos cursos de EaD. Enfim, precisa gerir o seu dinâmico e complexo processo de formação. Algumas orientações são importantes ao gestor e, com base no nosso cotidiano como gestores de EaD, vamos tomar emprestadas algumas delas de autores da área de gestão de projetos (MILL et al., 2010, p. 6).

Enfatiza-se que é essencial a participação de alunos, docentes e gestores nesse processo de estruturação da EaD no Brasil.

O momento é de reivindicar a efetivação de políticas públicas sustentáveis voltadas à Educação a Distância, com mais recursos e infraestrutura, oportunizando compartilhar conhecimentos (ARAUJO et al., 2013).

Conforme propõem Hermida e Bonfim (2006), é preciso entender que a EaD e o Ensino Presencial não são forças contrárias, mas complementares, e que a qualidade do ensino encontra- se nas unidades educativas e em seus lecionandos, e não na utilização de novas tecnologias de educação somente. A eficiência está na comunicação (interatividade), na vontade de cada um, independentemente de ser ensino presencial ou a distância.

Como objetivo geral, a presente pesquisa buscou apontar

o planejamento estratégico como um instrumento que contribui

na organização e no desenvolvimento dos processos de ensino e

aprendizagem, buscando a qualidade na EaD; e, como objetivos

específicos, procurou-se definir o que é planejamento estratégico,

nomear a importância do planejamento estratégico para a EaD,

relatar os conceitos e mecanismos que permeiam a Educação a

Distância e enunciar estratégias que promovam uma EaD com

qualidade.

(6)

O planejamento estratégico é um instrumento que cruza todos os instantes de um curso a distância, desde sua concepção até a sua avaliação, abrangendo a gestão e a operacionalização. Dessa forma, considera-se que o planejamento em EaD é um mecanismo fundamental para efetivar uma educação contextualizada, expressiva e ampla, viabilizando a instituição, traçando o percurso a ser seguido, os recursos disponibilizados e as perspectivas a serem alcançadas, afirmando a responsabilidade e participação de cada um na realização da EaD.

2. METODOLOGIA

Em termos metodológicos, a pesquisa foi de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa; em termos objetivos, ela foi exploratória, realizada por meio de análise documental e bibliográfica, tendo como objeto de estudo a importância do planejamento estratégico para a qualidade da Educação a Distância.

A pesquisa bibliográfica se refere a bibliografias já publicadas em jornais, livros, monografias, pesquisas, rádio, filmes etc. Tem como propósito estabelecer uma relação entre o pesquisador com o que já foi escrito, declarado ou filmado referentes a certos assuntos, até mesmo conferências e debates reproduzidos de alguma forma, sejam publicadas ou gravadas (MARCONI; LAKATOS, 2011).

Levando-se em consideração a delimitação da pesquisa (a importância do planejamento estratégico na Educação a Distância), o referido estudo buscou apontar o planejamento estratégico como um instrumento que contribua na organização e no desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, buscando a qualidade na EaD, bem como definir o que é o planejamento estratégico, nomeando a importância do mesmo para essa modalidade de ensino, além de relatar os conceitos e mecanismos que permeiam a Educação a Distância, enunciando estratégias que promovam uma EaD eficiente e de qualidade.

Os dados foram coletados e interpretados a partir das

informações colhidas por meio do levantamento bibliográfico e

documental, visando adquirir mais conhecimentos em relação ao

(7)

tema abordado, buscando alcançar maior veracidade e confiabilidade no resultado final da pesquisa, que pode vir a servir de referência para outros estudos. Serão pesquisadas ainda outras literaturas, a fim de aprofundar o tema aqui levantado.

3. REVISÃO DE LITERATURA

A inovação tecnológica decorrente do intenso processo gerado pela competitividade na economia mundial proporcionou alternativas diferenciadas de adquirir conhecimento. Uma vez que o desenvolvimento humano faz parte de um processo de aprendizado constante e fundamental, a Educação a Distância é uma alternativa viável de ensino que chega até a casa ou o ambiente de trabalho do discente. A finalidade da EaD é levar informação ao maior número possível de alunos dispersos geograficamente e distantes dos grandes centros, bem como a qualificação dos professores compartilhada por esses estudantes (AMARAL; ROSINI, 2008).

“EaD” é o termo genérico utilizado no Brasil referente ao modelo de formação e aprendizagem que é diferente do convencional, com a mediação estudante-professor se dando por meio de procedimentos tecnológicos. A Educação a Distância está regulamentada pelo Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, que institui o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina as diretrizes e bases da educação nacional. Segundo essa lei, a EaD é definida como:

[...] modalidade educacional na qual a mediação didático pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (ARAÚJO et al., 2015, p. 147).

O Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, é o mais

recente instrumento de consolidação da modalidade de Educação

a Distância, que é mediada pela tecnologia, por profissionais

capacitados e políticas de acesso ao processo de ensino e

aprendizagem, objetivando desenvolver as atividades educativas

nos mais diversos lugares do país (BRASIL, 2007).

(8)

Segundo Martins (2012), no Brasil, a EaD tem sido destacada na esfera das políticas públicas, tanto pela criação e ampliação de legislações sobre essa temática, como por meio de ações governamentais que buscam ampliar o ingresso de alunos nessa modalidade de educação. Apesar do crescente surgimento de cursos ofertados a distância, ainda há muitos questionamentos sobre a qualidade dos mesmos, sendo importante fomentar debates sobre a temática, a fim de identificar os desafios e possibilidades a partir da inovação no processo ensino e aprendizagem.

Além da democratização desse ensino, a modalidade EaD tem apresentado vantagens no tocante à eficiência e à qualidade no ensino, independentemente da quantidade de discentes ou de requisições de matrículas. A Educação a Distância é voltada principalmente para pessoas adultas, que já ingressaram no mercado de trabalho e buscam complementar sua formação ou fazer um novo curso, além de para pessoas deficientes físicas, para aquelas que não podem se ausentar do lar e as que residem em lugares longínquos (LITTO; FORMIGA, 2009).

Ainda segundo Litto e Formiga (2009), ao adquirir um material didático de excelente qualidade, o aluno poderá estudar toda a matéria, fazendo avaliações até estar preparado para realizar os exames de proficiência. As vantagens da EaD também são potencializadas a partir da utilização de material específico (meios de comunicação, técnicas de ensino, metodologias de aprendizagem, processos de tutoria, entre outros), observando alguns princípios de qualidade.

Conforme Araujo et al. (2013), as instituições de Educação a Distância que pretendem ofertar cursos nessa modalidade precisam remodelar seus processos administrativos, técnicos e de sua estrutura organizacional. É imprescindível a participação ativa dos atores da instituição nessa etapa de idealização, planejamento, execução e sustentabilidade do curso, trazendo à tona reflexões sobre a utilização de ferramentas tecnológicas, o planejamento estratégico e a gestão estratégica da inovação.

Ribeiro (2008, p. 80), relata que:

(9)

Uma das etapas iniciais do planejamento de um curso a distância é a definição dos objetivos do programa de EaD. Essa definição normalmente foca os clientes finais e o conteúdo ou competências a serem desenvolvidas com o curso. O maior risco nessa etapa é o de esquecer que os agentes de capacitação (professores, tutores, suporte, etc.) precisam ser capacitados para o serviço em questão, mesmo que tenham conhecimento de EaD pode ser necessária uma capacitação para os objetivos do programa de EaD a ser implantado, sobre os materiais adotados, as estratégias e o público alvo a ser atingido.

Levy (2003) declara que o planejamento voltado para a Educação a Distância normalmente está focado na capacitação de pessoal e do orçamento e não em análises educacionais ou pedagógicas; contudo, não se deve desprezar o aparato estrutural da tecnologia e a abordagem para a realização de novos mecanismos de aplicação e de orientação teórico-pedagógica.

O planejamento na EaD é um procedimento multidisciplinar e constituído por todos os atores envolvidos no processo – além de ser um ato político, tendo em vista que objetiva realizar mudanças na conjuntura educacional e social. Essa concepção é proferida por Arnold (2003, p.178) quando menciona que o planejamento na EaD constitui oportunidade para uma reflexão da prática pedagógica e para fazer uma análise sobre os princípios sociais, políticos e econômicos presentes:

É fundamental, entretanto, que o planejamento em EaD transcenda o mero desenho de um plano seqüenciado, coerente, que inclui uma série de fases ordenadas e interdependentes. Ele pode e deve constituir uma oportunidade para reflexão sobre a nossa prática educativa de forma geral e sobre a nossa co-responsabilidade no estabelecimento de prioridades político-educacionais que incluam todos os cidadãos, independente do seu estrato econômico e social, garantam sua inserção, de forma crítica e permanente, na sociedade.

Ante o exposto, a organização do processo pedagógico

na EaD precisa ser estruturada e planejada de modo a instigar

os alunos a pesquisar novos conceitos, vivenciar e levantar

possibilidade diversas, a fim de apresentar respostas aos problemas

(10)

que surgirem. Ao professor compete evitar respostas padronizadas e a rotina, apresentando aos discentes problemáticas, sem mostrar as soluções, dando-lhes liberdade para que elaborarem suas conclusões (AMARAL; ROSINI, 2008).

Segundo Palloff e Pratt (2002), a Educação a Distância requer de professor e aluno novas habilidades e abordagens, com o propósito de que o docente atue como um facilitador, incentivando e atendendo aos alunos em todo o percurso desse processo de aprendizagem, cuja diretriz e organização foram estruturadas de modo coletivo.

As relações entre discentes e docentes na EaD são revistas frequentemente e independem de barreiras relacionadas a espaço e tempo, visto que estão em diferentes lugares durante todo ou quase todo o tempo em que adquirem conhecimento e ensinam, flexibilizando horários e local de estudo para o aluno, trazendo benefícios ao mesmo (MOORE; KEARSLEY, 2007):

Há que se considerar as diferenças sociais e culturais dos estudantes, uma vez que a educação a distância, com a utilização de meios de comunicação de massa, atinge público de regiões diferentes dentro de um mesmo país ou até mesmo países diferentes. Assim, torna-se importante definir de forma clara os objetivos dos cursos de EaD, tendo sempre a intenção de realizar uma atividade capaz de interferir positivamente na sociedade (MUGNOL, 2009, p. 342).

Ainda segundo Mugnol (2009), o Ministério da Educação

(MEC), criou uma secretaria específica para a EaD, com manuais e

regras específicas sobre credenciamento, instituições, autorização

e reconhecimento de cursos, fazendo com que a mesma evolua

em paralelo com a Educação Presencial. Considerando o fato

em comum de que as duas modalidades de educação necessitam

utilizar as novas tecnologias de informação e comunicação para

desenvolver suas práticas educativas, existe uma possibilidade de

agregar os dois modelos. Dessa forma, cresce o desafio de criar

mecanismos capazes de proporcionar melhorias na qualidade do

ensino ofertado, como também a estruturação harmônica da EaD

(11)

no contexto educacional do Brasil, reforçando ainda a importância do planejamento estratégico para a EaD.

De acordo com o Plano Nacional de Educação, a oferta de educação no Brasil é deficiente e as desigualdades regionais são alarmantes; nesse contexto, o processo de universalizar e democratizar o ensino pode ter na Educação a Distância, uma forma assistida de incontestada eficácia. Além disso, os programas voltados à educação podem realizar uma função inestimável para desenvolver a cultura da população no país (BRASIL, 2000).

Diante do exposto e das pesquisas realizadas, ressalta-se que o planejamento atravessa todos os instantes de um curso a distância, desde sua concepção até a sua avaliação, abrangendo a gestão e a operacionalização. Dessa forma, considera-se que o planejamento em EaD é um mecanismo fundamental para efetivar uma educação contextualizada, expressiva e ampla, viabilizando a instituição (professores, alunos e profissionais envolvidos no projeto), o entendimento sobre o percurso seguido, os recursos disponibilizados e as perspectivas a serem alcançadas, afirmando a responsabilidade e participação de cada um na realização da EaD (JUGES; POVALUK; SANTOS, 2009).

O planejamento estratégico é essencial para alcançar a qualidade da educação na modalidade EaD, pois ele permite compreender o processo de ensino e aprendizagem e possibilita atender às expectativas e à satisfação dos interessados (alunos) por meio da construção de conhecimentos.

4. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A presente pesquisa contextualiza alguns conceitos sobre a Educação a Distância (EaD) e o planejamento estratégico, assim como sua importância como um modelo inovador inserido nessa modalidade de ensino.

Durante o processo de realização do estudo, notou-se que a

EaD tem se consolidado e democratizado no país, oportunizando

(12)

o acesso ao conhecimento por pessoas em diferentes contextos sociais e culturais.

A Educação a Distância, introduzida pela inovação tecnológica, proporciona uma nova filosofia de conhecimento, oportuniza uma interação entre os estudantes, compartilhando a criação de projetos, respeitando as diferenças culturais e gerando diferentes saberes (BRASIL, 2007).

A pesquisa também revela a importância da inovação de modelos e estratégias flexíveis na EaD, pois permitem refletir e alcançar um aumento na qualidade da educação ofertada, bem como a satisfação dos seus clientes.

As tecnologias da comunicação e informação têm se desenvolvido exponencialmente e já se encontram atreladas ao dia a dia das pessoas, exigindo um lugar no processo educacional vigente. Essas inovações na EaD são efetivadas quando produzidos novos modelos criativos e flexíveis, valorizando os serviços e produtos apresentados, visando satisfazer aos estudantes/clientes com uma educação de qualidade (ARAÚJO et al., 2013).

A pesquisa também enfatiza a excelência dos materiais utilizados pelos docentes e discentes no processo de ensino/

aprendizagem e cita leis e regulamentos que efetivam essa prática educativa no Brasil:

O material didático, tanto do ponto de vista da abordagem do conteúdo, quanto da forma deve estar concebido de acordo com os princípios epistemológicos, metodológicos e políticos explicitados no projeto pedagógico, de modo a facilitar a construção do conhecimento e mediar a interlocução entre estudante e professor, devendo passar por rigoroso processo de avaliação prévia (pré-testagem), com o objetivo de identificar necessidades de ajustes, visando ao seu aperfeiçoamento. Em consonância com o projeto pedagógico do curso, o material didático deve desenvolver habilidades e competências específicas, recorrendo a um conjunto de mídias compatível com a proposta e com o contexto socioeconômico do público- alvo (RIBEIRO, 2008, p. 66-67).

(13)

Os dados mostram ainda que, apesar dos benefícios alcançados pelo Ensino a Distância, ainda há muitos desafios a serem vencidos, por exemplo, solidificar as práticas pedagógicas dessa categoria, de forma a desmistificar questionamentos sobre a qualidade do ensino na EaD, assim como podemos observar na afirmação de (MOORE;

KEARSLEY, 2007, p. 240):

Sugere-se, de acordo com o porte da instituição de ensino ou de sua abrangência e diversidade de atuação, uma solução única pode não se mostrar adequada. A ser confirmada, a tendência de adoção de desenhos diversos de cursos a distância e de diversidade de soluções de EAD deve pressionar para a necessidade de domínio de todas as etapas de produção e operação de um curso a distância.

Nesse caso, conhecer todos os aspectos da gestão da EAD será requisito essencial para que a atividade seja desenvolvida de forma profissional e com qualidade. Essa postura seria compatível com uma visão sistêmica sobre a gestão da EAD.

A pesquisa ainda identificou que o planejamento estratégico é uma ferramenta que pode analisar o ambiente interno e externo da empresa/instituição de forma global, auxiliando na tomada de decisão, definindo os objetivos e traçando estratégias para alcançar uma educação de qualidade, e também que a eficácia da Educação a Distância está cada vez mais legitimada, permitindo um ensino de qualidade acessível a todos.

Para que haja a sustentabilidade nos cursos de EaD e para que os mesmos se consolidem no mercado atual e ainda sejam identificados pela sociedade como cursos que atendem às demandas do mercado de trabalho, é necessário que exista um planejamento com estratégias bem definidas e objetivas para que a equipe diretora consiga fazer uma gestão e gerenciamento visando à qualidade.

Concordam com essa mesma perspectiva Amaral e Rosini

(2008), ao afirmarem que, para sustentar a criação de um programa

de EaD num segmento de mercado, é preciso, portanto, e acima de

tudo em nossa concepção, que se faça um planejamento, sabendo-

se exatamente o que se deseja, isto é, o objetivo precisa estar bem

claro. O ponto inicial da proposta é que um bom projeto estratégico

parte de uma boa estratégia e, para isso, a combinação de análises do

(14)

ambiente externo (oportunidades e ameaças) e interno (pontos fortes e fracos) resulta numa combinação estratégica a ser constantemente avaliado pela instituição promotora de EaD.

Assim, percebeu-se que a Educação a Distância está cada vez mais consolidada no Brasil, proporcionando transformações na vida das pessoas por meio do acesso ao conhecimento; que ela tem se expandido e melhorado a partir da introdução do planejamento estratégico como uma ferramenta de reflexão, orientação e fiscalização das práticas pedagógicas, que visa corrigir, melhorar e garantir eficiência no desempenho de suas práticas e desenvolver ao máximo as capacidades humanas.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desenvolvimento da presente pesquisa possibilitou identificar o planejamento estratégico como um instrumento que contribui para a qualidade da Educação a Distância. Verificou, ainda, que o mesmo possibilita refletir sobre as novas práticas pedagógicas vigentes na educação brasileira.

Levando em consideração o interesse pela temática, foram citados alguns conceitos que permeiam a EaD, desde o seu termo genérico, passando pela democratização dos sistemas de ensino, das legislações pertinentes a ela até os desafios pelos quais essa modalidade de educação passa e as conquistas que alcançará com o seu desenvolvimento.

Devido a mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas vigentes na contemporaneidade, é necessário que a Educação a Distância acompanhe essas inovações, a fim de cumprir o seu papel eficazmente na sociedade.

Diante disso, e da falta de investimentos na educação, o

planejamento estratégico pode ser visualizado como uma ferramenta

essencial para contribuir com os educadores em suas ações e

capacitação, na organização e no desenvolvimento dos processos

de ensino e aprendizagem; e também com os gestores, na análise

(15)

do ambiente interno e externo da instituição, visando alcançar seus objetivos e metas estabelecidos.

Acredita-se que este trabalho possa ampliar as pesquisas sobre o tema, possibilitando compreender os processos que permeiam a aplicação do planejamento estratégico na Educação a Distância, além de contribuir, a partir dos resultados encontrados na pesquisa, com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, tendo em vista a utilização desse referencial teórico para embasar outras pesquisas, bem como sua utilização na formulação de políticas públicas educacionais de qualidade.

REFERÊNCIAS

AMARAL, R. C. B. M.; ROSINI, A. M. Gestão estratégica em programas de educação a distância: o impacto do processo de aprendizagem na construção do conhecimento. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 14., set. 2008, Santos. Anais... Santos: ABED, 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/54200815803pm.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2018.

ARAÚJO, E. M. et al. A gestão da inovação na educação a distância. Gestão &

Produção, São Carlos, v. 20, n. 3, p. 639-651, jun. 2013.

ARAÚJO, T. S. et al. Modelagem de um sistema de gestão na educação a distância no Brasil utilizando redes de Petri Coloridas. Revista Chilena de Ingeniería, Arica, v. 23, n. 1, p. 145-158, 2015.

ARNOLD, S. B. T. Planejamento em Educação a Distância. In: GIUSTA, A. S.;

FRANCO, I. M. (Orgs.). Educação a Distância: uma articulação entre teoria e prática. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2003. p. 177-200.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2000. Disponível em: <http://portal.

mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>. Acesso em: 5 dez. 2018..

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância.

Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília:

MEC/Sead, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/

legislacao/refead1.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRITO, R. O. et al. Planejamento estratégico e planejamento educacional:

perspectivas conceituais. Revista de Ciências da Educação – Unisal, Americana, Ano XIII, n. 24, p. 243-258, abr. 2011.

(16)

GIUSTA, A. S. Educação a Distância: contexto histórico e situação atual. In:

GIUSTA, A. S.; FRANCO, I. M. (Orgs.). Educação a Distância: uma articulação entre teoria e prática. Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2003. p. 17-42.

HERMIDA, J. F.; BONFIM, C. R. S. A Educação à Distância: história, concepções e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 7, n. especial, p. 166- 181, ago. 2006.

JUNGES, K. S.; POVALUK, M.; SANTOS, V. S. O planejamento como elemento norteador da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. In: ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PSICOLOGIA, 35., 2009, Paraná. Anais... Paraná: PUCPR, 2009. Disponível em: < https://educere.bruc.

com.br/arquivo/pdf2009/2977_1395.pdf >. Acesso em: 10 jun. 2019.

LEVY, S. Six factors to consider when planning online distance learning programs in higher education. Online Journal of Distance Learning Administration, v. 6, n. 1, Spring 2003.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo:

Pearson Education do Brasil, 2009.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo:

Atlas, 2011.

MARTINS, L. B. Aprendizagem em ações educacionais a distância: fatores influentes no desempenho acadêmico de universitários. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2012.

MARTINS, L. B.; ZERBIN, T. Educação a Distância em Instituições de Ensino Superior: uma revisão de pesquisas. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 271-282, jul./set. 2014.

MILL, D. et al. Gestão da Educação a Distância (EaD): noções sobre planejamento, organização, direção e controle da EaD. Vertentes, v. 35, n. 1, p. 11-29, 2010. Disponível em: < https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/

vertentes/Vertentes_35/daniel_mill_e_outros.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada.

São Paulo: Thompson Learning, 2007.

MUGNOL, M. A Educação a distância no Brasil: conceitos e fundamentos Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009.

PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberepaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line. Porto Alegre:

Artmed, 2002.

(17)

RIBEIRO, L. A. M. Planejamento e gestão de um centro de Educação a Distância (CEaD) voltado para educação profissional e tecnológica: um estudo de caso.

2008. 316 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro de estudos interdisciplinar em novas tecnologias da educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

SANTOS, J. F. S. Avaliação no ensino a distância. Revista Iberoamericana de Educación, v. 38, n. 4, p. 1-9, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

As Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância trata sobre a melhoria da qualidade de ensino, dessa

A utilização do planejamento nas empresas de pequeno porte ajuda os gestores a prever problemas para contorná-los, assim como, resolver os já existentes, pois

Conforme Preti (2000), a grande parte dos alunos da Educação a Distância apresenta características particulares, tais como: são adultos inseridos no mercado de trabalho,

Todavia, o uso dos instrumentos de mediação de ensino advindos das NTCIs (Novas Tecnologia da Comunicação e Informação) exige o desenvolvimento de novas

Os impactos de um bom planejamento estratégico para o desempenho das organizações são definidos pelas estratégias estabelecidas, onde no processo é

Em qualquer organização, a estratégia está correlacionada à arte de utilizar adequadamente os recursos tecnológico, físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a

A empresa planejando e definindo suas estratégias de forma eficaz, apresentando um bom treinamento e técnicas de como prestar um bom atendimento ao seu cliente, alcançando as metas