• Nenhum resultado encontrado

DIREITO DO TRABALHO e PROCESSUAL TRABALHISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "DIREITO DO TRABALHO e PROCESSUAL TRABALHISTA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DIREITO DO TRABALHO e PROCESSUAL TRABALHISTA

Professora ADRIANA REGINA MARIANO

DIREITO DO TRABALHO:

01) De acordo com a Consolidação das Leis do Tra- balho, poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção co- letiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente dimi- nuição em outro dia, de maneira que não exce- da, no período máximo de

a) dois anos, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de doze horas diárias.

b) um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.

c) seis meses, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.

d) um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de doze horas diárias.

e) dois anos, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.

02) Raimunda admitida em 22/11/2000, foi promovi- da ao cargo de assistente de gerente em 01/06/2004 passando a receber salário no valor de R$ 1.500,00, entretanto, teve conhecimento de que Margarida Santos, contratada em 17/03/1999, também exercente da função de assistente de gerente, desde sua admissão, re- cebia salário no valor de R$ 2.000,00, indagada, Raimunda confirmou que ambas as empregadas empreendiam atividades idênticas, em quanti- dade e qualidade. Nesta hipótese:

a) Raimunda tem direito à equiparação salarial haja vista que não há tempo superior a dois anos em relação à data em que ambas foram contratadas.

b) Raimunda tem direito à equiparação salarial, pois não se admite no direito do trabalho que haja diferença salarial entre empregados que desempenham a mesma função, com a mes- ma qualidade técnica e produtividade.

c) Raimunda não tem direito à equiparação sala- rial, pois o tempo na função entre ela e Mar- garida dos Santos é superior a dois anos;

d) Raimunda não tem direito à equiparação sala- rial, pois cabe ao empregador pagar a cada empregado o salário que entender devido, in- dependentemente de desempenharem ou não a mesma função.

e) Raimunda só teria direito à equiparação sala- rial se a diferença no valor dos salários fosse superior a quarenta por cento.

03) De acordo com a Consolidação das Leis do Tra- balho, em relação às férias é correto afirmar que a) as ausências motivadas por acidente do tra-

balho, em regra, são descontáveis do período aquisitivo de férias.

b) o período das férias não será computado, pa- ra todos os efeitos, como tempo de serviço.

c) o empregado que tiver 4 faltas injustificadas durante o período aquisitivo terá direito de go- zar 24 dias corridos de férias.

d) o adicional noturno será computado no salário que servirá de base ao cálculo da remunera- ção das férias.

e) aos menores de 18 anos e aos maiores de 50 anos de idade, as férias poderão ser concedi- das em 2 períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 dias corridos.

(2)

04) À luz da disciplina jurídica referente à remunera- ção , assinale a alternativa incorreta:

a) Se determinado empregado culposamente causou dano a veículo da empresa e se o contrato de trabalho individual respectivo au- torizava o desconto de danos culposamente causados, então esse desconto poderá ser realizado mesmo que não haja previsão ex- pressa em acordo coletivo ou em convenção coletiva de trabalho.

b) Se o empregador, sem conhecimento prévio do empregado, decidiu efetuar o pagamento de salários mediante depósito em conta ban- cária do trabalhador, o comprovante bancário não tem, legalmente, força de recibo, ainda que o depósito se tenha efetuado no valor correto de salários.

c) Se a empresa decide conceder a seus em- pregados bolsas parciais de estudo, custean- do parte das mensalidades e de matrículas em instituição privada de ensino superior, es- ses valores não serão legalmente considera- dos salários in natura.

d) A existência de quadro de carreira, em em- presa privada, que estipule que três quartos das promoções em cada categoria serão fun- dadas em mérito e um quarto em antiguidade não afasta a possibilidade legal de que seja determinada a equiparação de salários entre empregados.

e) Quando o empregador fornecer, in natura, uma ou mais das parcelas do salário mínimo, o salário mínimo pago em dinheiro não será inferior a 40% do salário mínimo fixado para a região.

05) Considere as afirmações abaixo:

I – Não é válido o contrato de trabalho por prazo determinado, quando se tratar de atividades empresariais de caráter transitórios, sendo admitido quando se tratar de contrato de ex- periência e de serviço cuja natureza ou transi- toriedade justifique a predeterminação do pra- zo.

II – O contrato de experiência pode ser firmado pelo prazo de 60 dias, admitida, nesta hipóte- se, apenas uma prorrogação pelo prazo má- ximo de 30 dias, sob pena de tornar-se um contrato por prazo indeterminado.

III – Considera-se por prazo determinado todo contrato que suceder, dentro de doze meses, a outro contrato por prazo determinado, ainda que o término deste último tenha decorrido da realização de acontecimento certo.

IV – O contrato de trabalho por prazo determina- do que, tácita ou expressamente, for prorro- gado por mais duas vezes, passará a vigorar sem determinação de prazo.

É correto APENAS o que consta em a) I.

b) II.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II e IV.

06) Maria falsificou documentos para obtenção de horas extras não prestadas, João desobedeceu ordem endereçada a todos os empregados no sentido de não fumar dentro do estabelecimento da empresa . Nesta hipótese:

a) Maria praticou ato de desídia e João ato de insubordinação.

b) Maria praticou ato de improbidade e João ato de insubordinação.

c) Maria praticou ato de incontinência de condu- ta e João ato de indisciplina.

d) Maria praticou ato de improbidade e João ato de indisciplina.

e) Maria e João praticaram ato de insubordina- ção.

07) Considere as assertivas a respeito de emprega- do e empregador.

I – Empregado é toda pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.

II - Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurí- dica própria, estiverem sob a direção de outra, constituindo grupo econômico, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.

III – Equiparam-se ao empregador para efeitos exclusivos da relação de emprego, os profis- sionais liberais, as instituições de beneficên- cia e as associações recreativas.

IV – Considera-se empregador a empresa, indi- vidual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e diri- ge a prestação pessoal de serviços.

De acordo com a Consolidação das Leis do Tra- balho, está correto o que se afirma apenas em:

(3)

a) I, II e III.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II, III e IV.

e) II e IV.

QUESTÕES DE PROCESSO DO TRABALHO

08) Inexistindo prova técnica (laudo pericial), as re- clamações enquadradas no procedimento suma- ríssimo deverão ser solucionadas no prazo má- ximo de

a) 10 dias, admitindo-se a oitiva de até 2 teste- munhas para cada parte, que serão ouvidas na audiência única.

b) 15 dias, admitindo-se a oitiva de até 3 teste- munhas para cada parte, que serão ouvidas na segunda audiência, especialmente desig- nada para produção de provas.

c) 30 dias, admitindo-se a oitiva de até 2 teste- munhas para cada parte, que serão ouvidas na audiência única.

d) 15 dias, admitindo-se a oitiva de até 2 teste- munhas para cada parte, que serão ouvidas na audiência única.

e) 60 dias, admitindo-se a oitiva de até 2 teste- munhas para cada parte, que serão ouvidas na segunda audiência, especialmente desig- nada para produção de provas.

09) A partir da Emenda Constitucional n. 45 de 2004, a Justiça do Trabalho passou a ser competente para apreciar e julgar dissídios

a) entre representante comercial e seus consu- midores.

b) entre trabalhador e empregador, exceto se o empregador for pessoa jurídica.

c) decorrentes das relações de trabalho e o mandado de injunção em matéria trabalhista.

d) decorrentes das multas administrativas apli- cadas pela fiscalização do trabalho aos em- pregadores.

e) decorrentes das relações de trabalho e as disputas eleitorais municipais, desde que o candidato seja sindicalista aposentado.

10) A respeito do Ministério Público assinale a alter- nativa incorreta:

a) São princípios institucionais do Ministério Pú- blico, a unidade, a indivisibilidade e a inde- pendência funcional.

b) Instituição permanente, essencial à função ju- risdicional do Estado, incumbindo-lhe a defe- sa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponí- veis.

c) Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão ao interesse públi- co, o Ministério Público do Trabalho poderá ajuizar dissídio coletivo, competindo à Justiça do Trabalho decidir o conflito.

d) O Ministério Público do Trabalho está com- preendido no Ministério Público da União.

e) São órgãos do Ministério Público do Trabalho apenas o Procurador Geral do Trabalho, o Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho e os Procuradores Regionais do Trabalho.

11) A respeito dos recursos assinale a alternativa incorreta:

a) São pressupostos recursais objetivos: recorri- bilidade do ato, adequação, tempestividade, regularidade de representação e preparo.

b) é cabível recurso ordinário, no prazo de 8 di- as, apenas das decisões definitivas da Vara do Trabalho.

c) em regra, os recursos no processo do traba- lho, tem efeito apenas devolutivo.

d) cabe agravo de instrumento, no prazo de 8 dias, dos despachos que denegarem a inter- posição de recursos.

e) o agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.

12) A respeito da prova testemunhal, considere:

I- As testemunhas sofrerão desconto pelas faltas ao serviço ocasionadas pelo seu compareci- mento para depor quando tiverem sido arrola- das para a audiência, mas forem dispensadas em razão de acordo.

II – O juiz providenciará para que o depoimento de uma testemunha não seja ouvido pelas demais que tenham de depor no processo.

III- Em regra, cada uma das partes poderá indi- car até três testemunhas, salvo quando se tra- tar de inquérito, caso em que esse número poderá ser elevado para seis.

(4)

IV- A testemunha que for parente em terceiro grau civil de qualquer das partes, não prestará compromisso, e seu depoimento valerá como simples informação.

Está correto o que se afirma APENAS em a) II e III.

b) II, III e IV.

c) II e IV d) I, II e IV.

e) I e III

13) Assinale a alternativa INCORRETA:

a) na execução trabalhista os juros de mora são devidos a partir da data em que for ajuizada a reclamação inicial.

b) no processo de execução é admitida liquida- ção por artigos, arbitramento e por cálculo, mas não se poderá modificar, ou inovar, a sentença liquidanda, nem discutir matéria per- tinente à causa principal.

c) admite-se embargos à execução, no prazo de 5 dias, após a garantia do juízo.

d) na liquidação de sentença trabalhista, elabo- rada a conta e tornada líquida, o juiz deverá abrir às partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnação, sob pena de preclu- são.

e) no processo de execução aplica-se, naquilo em que não contrariar a CLT, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para cobrança judicial da dívida ativa da Fa- zenda Pública.

14) O montante das custas a serem pagas em re- clamação trabalhista, na qual as partes celebra- ram acordo no valor de R$ 6.000,00, sabendo- se que o reclamante percebia salário mínimo e que o valor dado à causa era de R$ 10.000,00, corresponde a:

a) 2% sobre o salário mínimo b) 5% sobre o salário mínimo c) R$ 10,64

d) R$ 120,00, cabendo estas em partes iguais aos litigantes na hipótese de não ter sido con- vencionado de forma diversa.

e) R$ 200,00, cabendo estas em partes iguais aos litigantes na hipótese de não ter sido con- vencionado de forma diversa.

15) Assinale a alternativa incorreta:

a) nos processos trabalhistas, tanto os empre- gados como os empregadores, podem recla- mar pessoalmente, caso queiram fazê-lo, em quaisquer comarcas, independentemente do valor da causa.

b) considera-se revel a reclamada, quando não comparece à audiência una.

c) quanto ao procedimento sumaríssimo, é cor- reto afirmar que a petição inicial deve apre- sentar pedido certo e com valor determinado, sob pena de arquivamento.

d) nas causas da jurisdição da Justiça do Traba- lho, em regra, a exceções de suspeição ou in- competência não suspendem o feito.

e) a competência das Varas do Trabalho é de- terminada pelo local da prestação de serviços, trata-se de competência relativa, portanto, admite prorrogação.

GABARITO COMENTADO

01) “b” – Fundamento Art. 59, § 2º, CLT, trata-se do banco de horas, no qual a compensação deve ser realizada dentro do período máximo de um ano, bem como a prestação de serviços não pode ultrapassar 10 horas diárias.

02) “c” – Fundamento Art. 461 caput e § 1º, CLT, art. 7º., XXX e XXXI, CF/88, Súmula 6, II, TST, para o efeito de equiparação salarial em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de serviço na função e não no emprego.

03) “d” – Fundamento Art. 142, § 5º, CLT, o adicio- nal noturno é computado para o cálculo das fé- rias.

04) “e” – Fundamento Art. 82, parágrafo único,CLT, o salário mínimo pago em dinheiro não será in- ferior a 30% (trinta por cento) do salário mínimo, estando errada a questão ao afirmar o percen- tual de 40% (quarenta por cento). Ver, ainda, art. 462, § 1º, art. 458, § 2º, II, art. 461 §§ 2º e § 3º. CLT.

05) “b” – Fundamento Art. 445, parágrafo único c/c art. 451, ambos da CLT, o contrato de experiên-

(5)

cia é por no máximo 90 dias, admitida uma pror- rogação, desde que, não ultrapasse este prazo.

Ler também arts. 443, § 2º. ‘a’, e 452, CLT, os quais demonstram que os demais incisos da questão estão em desacordo com o que estabe- lece a legislação trabalhista.

06) “d” – Fundamento Art. 482, alíneas “a” e “h” da CLT, como se trata de uma ordem geral, a todos endereçada, estamos diante de uma hipótese de indisciplina e não insubordinação (nesta a ordem deve ser pessoal).

07) “d” – Fundamento Art. 2º., §§ 1º. e 2º. c/c Art.

3º., ambos da CLT.

08) “d” – Fundamento Art. 852-B, III c/c Art. 852-C e 852-H, § 2º., da CLT, no procedimento sumarís- simo a apreciação da reclamação deve se dar no prazo máximo de 15 dias, admitindo-se no máximo 2 testemunhas, existindo apenas uma única audiência.

09) “d” – Fundamento Art. 114, inciso VII, CF/88, a Emenda 45 de 2004 inovou a competência da Justiça do Trabalho, sendo imprescindível a lei- tura atenta de todos os incisos constantes deste dispositivo.

10) “e” – Fundamento Art. 85, da Lei Complementar n. 75/93, conforme disposto nos incisos I a VIII

do referido dispositivo, há vários órgãos que compõem o Ministério Público do Trabalho e não apenas os elencados na assertiva.

11) “b” – Fundamento Art. 895, alíneas “a” e “b”, da CLT, é cabível também o recurso ordinário nas hipóteses de decisões dos TRT’s quando envol- ver ações de sua competência originária.

12) “b” – Fundamento Arts. 821, 822, 824, 829, da CLT, jamais as testemunhas poderão sofrer desconto pelas faltas ao serviço em razão de te- rem sido arroladas para depor, independente- mente de o juiz as terem ouvido ou não.

13) “d” – Fundamento Art. 879, § 2º. da CLT, o juiz não é obrigado a abrir prazo para as partes se manifestarem sobre o cálculo, trata-se de uma faculdade, o juiz “poderá” e não “deverá” como afirma a alternativa incorreta. Ler, ainda, arts.

770, parágrafo único, 879 § 1º., 883 e 889, to- dos da CLT.

14) “d” – Fundamento Art. 789, caput e inciso I , da CLT, quando houver acordo no processo traba- lhista as custas devem incidir sobre o valor do acordo e não sobre o valor da causa.

15) “d” – Fundamento Art. 799, caput, da CLT, em regra há suspensão do feito nas hipóteses da assertiva.

Curso Sólon:

Aulas e Apostilas

Referências

Documentos relacionados

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

O aumento progressivo, lento e unilateral da cabeça e colo do côndilo causa mordida cruzada, má oclusão, assimetria facial e desvio da linha média do mento para o lado não

 Buscar nos manuais pedagógicos, orientações para tentar solucionar o problema de pesquisa do presente trabalho. Ou seja, elucidar que propostas de ensino em

Isto é, agrupa uma série de informações e procedimentos de trabalho que envolvem desde os processos de aquisição dos head-sets, como o treinamento, exames e a

Pela existência e o estado actual da folha de dados de segurança, assim como pela elaboração da avaliação de perigo dos locais de trabalho em questão é responsável o operador

Kit de fixação de veículos, inclusive suporte tipo garfo para veículos (suporte VM), bra- ço regulável com articulações esféricas e acessório para montagem (Honeywell VMHOL-

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...