• Nenhum resultado encontrado

4 Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI. Foz do Iguaçu, 27 e 28 de Setembro de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "4 Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI. Foz do Iguaçu, 27 e 28 de Setembro de 2018"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

4° Seminário de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais - ABRI

Foz do Iguaçu, 27 e 28 de Setembro de 2018

Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa

O ACORDO DE SYKES-PICOT: UM OLHAR ESTRATÉGICO SOBRE O ORIENTE MÉDIO

Nathana Garcez Portugal

Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI-UFRJ)

(2)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

O acordo de Sykes-Picot: um olhar estratégico sobre o Oriente Médio

Resumo: O acordo de Sykes-Picot, assinado em maio de 1916, foi um acordo secreto firmado entre o Reino Unido e a França, com anuência do Império Russo. O acordo definiu a divisão territorial do Oriente Médio na hipótese de vitória da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial e repartiu a região em áreas de controle e influência para os possíveis vencedores. Com a vitória dos aliados, a divisão não só mudou a configuração territorial da região como gerou consequências profundas para o Oriente Médio que ainda podem ser vistas atualmente. A hipótese principal da pesquisa é a de que este acordo tem em suas bases a influência dos interesses dessas potencias nos recursos naturais do Oriente Médio, com destaque para o petróleo que havia acabado de se tornar a nova matriz energética mundial e, portanto, tinha imenso valor estratégico. Dessa forma, o objetivo central da presente investigação será analisar quais os interesses estratégicos existiam à época da assinatura do acordo entre os países. O objetivo específico é analisar quais foram as consequências diretas dessa assinatura para a conquista dos interesses pelos países envolvidos assim como para a região afetada pelo mesmo.

Para isso, a presente pesquisa pretende olhar, de forma qualitativa, para o acordo de Sykes- Picot à luz dos interesses de petróleo e entender as consequências diretas do acordo para a região afetada. A partir do estudo de fontes históricas, do acordo e outros documentos oficiais é esperado que se consiga provar que a conquista da segurança energética a partir do petróleo era o maior interesse com a assinatura do tratado e que este significou complexas consequências para a região do Oriente Médio.

Palavras-chave: Guerra, Petróleo, Segurança, Estudos Estratégicos

(3)

3 INTRODUÇÃO

As reservas de combustíveis fósseis como as de petróleo são vistas como um tema de High Politics e direcionam decisões estratégicas nacionais. Isso acontece porque, como cita Daniel Yergin em seu livro "The Prize: the epic quest for oil, money and power", desde que o petróleo foi descoberto, este significou hegemonia. Tal importância dada ao combustível fóssil pode ser explicada pelo fato de que sua ascensão como principal fonte da matriz energética mundial foi precipitada por uma escolha política feita pelas grandes potências que estavam envolvidas na Primeira Guerra Mundial. E aqui, quando o petróleo é citado, ele está intrinsecamente ligado ao conceito de segurança energética de um país, ou seja, a capacidade de um Estado garantir uma quantidade de energia que mantenha sua indústria em operação e alimente sua economia. Essa segurança energética também é fundamental para a manutenção e obtenção de posições estratégicas no Sistema Internacional pelas grandes potências mundiais e nesse contexto, o petróleo ainda hoje o mais importante recurso natural energético mundial.

É dentro dessa perspectiva de disputa por hegemonia em meio a uma mudança de ordenamento mundial que o Acordo Sykes-Picot se encontra. O acordo secreto assinado em julho de 1916 pelos diplomatas Mark Sykes e François Georges-Picot significava em termos práticos dois países líderes na antiga ordem mundial discutindo uma reorganização territorial na Ásia menor. A região, rica em reservas de petróleo, que pouco havia despertado o interesse mundial anteriormente subitamente passou a ser alvo das ambições dos Estados competidores pelo posto de hegemonia no novo ordenamento do sistema. Tanto interesse que ainda na metade do curso da Primeira Guerra Mundial, seu destino já estava sendo decidido por essas potências. Entendendo que essa postura representa a importância adquirida pelo Oriente Médio, a hipótese que este artigo trabalha é a de que o acordo Sykes- Picot foi assinado à luz dos interesses em petróleo da Grã-Bretanha e da França.

Alinhado com a hipótese, o objetivo central desse artigo é, então, investigar o

protocolo secreto e averiguar os interesses das grandes potências envolvidas no acordo à

época. Essas análises serão feitas à luz da teoria de poder e de Guerra e Paz de José Luís

Fiori que versam sobre a busca de poder como orientador da economia política internacional

e a Guerra como um relógio do tempo político. Dessa forma, primeiro será feita uma seção

para explicar brevemente as teorias necessárias para que se compreender a orientação

dada ao artigo. Respeitando a interdisciplinaridade da área da Economia Política

Internacional, é preciso dizer que essa escolha foi feita de acordo com um enfoque no

campo dos Estudos Estratégicos. Então, será feita uma seção histórica que contextualizará

sobre o período diretamente anterior à guerra, com os preparativos das potências

(4)

4 envolvidas e as mudanças estruturais pelas quais elas passaram. Posteriormente será construída uma seção com enfoque nas discussões envolvendo o acordo Sykes-Picot e a sua posterior assinatura será analisada com a intenção de entender o acordo à luz assim do espaço de tempo da guerra e dos interesses das potências.

Além do objetivo central, há também o objetivo específico de tentar compreender os efeitos diretos da assinatura do acordo. Portanto, serão criadas outras duas seções, a primeira com o interesse na investigação dos resultados do acordo para a Grã-Bretanha e a França e a segunda focada em destrinchar as consequências mais diretas do protocolo para a região discutida no mesmo. Esta última procurará mostrar os efeitos das divisões de fronteiras criadas para o nascimento dos Estados do Oriente Médio e para as sociedades ali presentes. Por fim, será criado um subitem destinado ao desenvolvimento das conclusões finais a partir da pesquisa feita e espera-se que nele sejam estabelecidas correlações, mesmo que superficiais, entre o acordo Sykes-Picot e a situação atual da região, considerando-se que a história da região perpassou por outros acontecimentos que não apenas a resolução datada ainda na primeira grande guerra.

A FORMAÇÃO DO SISTEMA INTERNACIONAL E A QUESTÃO DO PODER O sistema mundial contemporâneo, de acordo com o cientista político José Luís Fiori, é um tipo de organização de âmbito capitalista-estatal datada do que chamamos de longo século XVI, um dos longos séculos da teoria do historiador francês Fernand Braudel para organizar o tempo a partir da História. Esse sistema internacional é para Fiori um sistema fragmentado politicamente e dividido pelos estados nacionais que por sua vez são um fenômeno também do século XVI. Os primeiros estados nacionais como entidades políticas foram se consolidando como estados soberanos em meio a guerras até que ao final da Guerra dos Trinta Anos o princípio da soberania foi oficializado na Paz de Vestfália em 1648. Sem nenhum órgão supranacional que pudesse regulamentar a ordem internacional, o sistema foi nascendo "competitivo e movido pela possibilidade permanente da guerra."

(FIORI, 2005, pg. 67).

A possibilidade permanente da guerra se dá porque segundo a ideia de formação e

funcionamento do sistema mundial descrita no livro O Poder Global, todo país teria um

determinado potencial de violência e a única forma de manter sua segurança seria com a

sua expansão. Além disso, nenhum país se satisfaz completamente com sua posição dentro

do sistema, o que significa que todos estão em busca de um aumento do poder em relação

a outro estado. Dessa forma, enquanto os estados nacionais iam nascendo e se

(5)

5 consolidando (o processo de formação de estados nacionais não terminou em Vestfália), eles também procuravam aumentar suas defesas e capacidade de ataque.

Dentro desse contexto, Fiori aufere que o "poder é fluxo; para existir, precisa ser exercido

1

". Essa característica relacional do poder (com a existência do conceito de poder condicionada a comparação de forças entre nações) se traduz na verdade em uma pressão competitiva entre os Estados que nunca acaba. Nesses termos e compreendendo que o sistema mundial é fragmentado, organizado por Estados nacionais e limitado, pode-se inferir que exercer poder no contexto interestatal se caracteriza por algum tipo de expansão e conquista. Porém apenas uma expansão ou conquista pontual não garante o poder atemporal a uma nação. Para manter-se poderosa, ela deve continuar se expandindo ou pelo menos se preparando para isso. Isso significa, em ultima instância, que o poder político deve ser acumulado continuamente.

O exercício, acúmulo e defesa de poder se dão quase sempre pela guerra e pela preparação das nações para ela. Sendo o poder um fluxo, com a necessidade de sua acumulação e exercício continuamente, a guerra passa a também ser uma constante no sistema. Posto isso fica claro que a preparação dos estados para o conflito (o desenvolvimento de aparatos militares capazes de garantir a segurança e capacidade de conquista) também se torna permanente e a sua viabilidade fica completamente condicionada a obtenção sucessiva dos meios materiais para tal. Esses bens materiais por sua vez só podem ser adquiridos, de acordo com a teoria de Fiori sobre o Sistema Mundial Contemporâneo, a partir de uma acumulação de riquezas. É dessa lógica que nasce a necessidade por uma acumulação do lucro e das riquezas que não era possível nos antigos moldes feudais.

A acumulação acelerada de capital instrumentalizada pelo estado para possibilitar a preparação crônica para a guerra é vista pela primeira vez na Inglaterra. É nela que se fundem a economia nacional com o estado soberano em função da ampliação de poder. O desenvolvimento industrial e econômico do país foram consequências diretas dessa fusão.

A capacidade de organizar politicamente o seu território possibilitou ao estado inglês utilizar- se de políticas nacionais muitas vezes não liberais e intervencionistas para incentivar o desenvolvimento das suas indústrias e da sua economia. Essa organização da nação para estimular e acelerar o acúmulo de riquezas é possível a partir da capacidade coercitiva do estado que aqui é visto como poder. Então, é possível dizer o poder está sendo utilizado neste caso para um acúmulo de uma riqueza que, por sua vez, será empregada para

1

FIORI (2007), p. 17.

(6)

6 obtenção dos meios necessários para a guerra crônica que permite e possibilita a conquista de mais poder. Isso significa que o poder é um fim em si mesmo e que a riqueza é acumulada para ser instrumento do aumento da força estatal, muito apesar de ter sua própria importância e ser considerada tão fundamental nessa equação que sem ela, não seria possível o aumento do poder.

Entendendo essa ideia torna-se claro que na busca pela sobrevivência em um ambiente de anarquia e com pré-disposição a violência e na tentativa de conquista de mais poder que aufere uma posição de mais destaque no Sistema Internacional, os estados mobilizam seus recursos para orientar e coordenar o processo de desenvolvimento de setores estratégicos na direção do acúmulo de riquezas e da projeção externa. É importante destacar que os setores estratégicos são percebidos de formas diferentes dependendo de cada nação. É a partir da percepção dos governantes ou tomadores de decisão nacionais sobre a importância de determinados setores para as pretensões sistêmicas do seu estado que é possível alinhar os recursos com projetos de desenvolvimento e inovação.

Nesse contexto caem em descrédito algumas ideias liberais de organização econômica estatal que são difundidas como as ideais a serem seguidas. Uma delas é a de que a economia é um organismo livre que tem capacidade de atuação independente da política. Neste artigo que é embasado em uma teoria do interdisciplinar campo da Economia Política Internacional, a economia é entendida como um corpo que dialoga incessantemente com a política. No caso da teoria do Poder Global de Fiori, o que fica explícito é que interesses políticos organizam decisões econômicas justamente porque em sua visão, a preocupação máxima dos Estados é com o poder e em última instância isso resultaria em uma precedência das decisões políticas na orientação econômica das nações. Como dito anteriormente, o poder seria exercido para obtenção de riquezas que em fim levariam a mais poder, ou seja: a economia em última medida é como um setor estratégico para a guerra.

A noção de que a economia muitas vezes é usada política e estrategicamente pode

ser percebida quando o assunto é energia e recursos naturais. Os recursos naturais sempre

foram objeto de cobiça e interesse das sociedades porque é a partir deles que a vida

humana se torna possível. Com a Revolução Industrial, o advento do carvão como uma

fonte energética - entre outras - que possibilitou os avanços tecnológicos que transformaram

de vez o modelo de produção no mundo, os recursos naturais ganharam ainda mais

importância. Parte dos avanços tecnológicos se deu no âmbito militar e naturalmente os

estados compreenderam que ter acesso a recursos energéticos naturais era não apenas

uma questão de desenvolvimento tecnológico e por consequência também econômico. Os

(7)

7 avanços tecnológicos possibilitaram a invenção da pólvora, das armas, do canhão mudaram também o campo militar e a maneira de se fazer guerra e essas mudanças continuam acontecendo conforme a tecnologia avança. Portanto, recursos naturais energéticos são considerados um interesse estratégico pelas nações e aquelas que detêm mais poder no sistema interestatal mobilizam seus esforços para garantir acesso seguro a esses elementos da natureza.

As decisões políticas das nações em busca da garantia de recursos energéticos têm consequências. Elas também fazem parte do jogo de expansão e poder do Sistema Internacional que é fragmentado e limitado. Então cada expansão representa uma perda de poder para outra nação e as mudanças por sua vez são capazes de transformar o sistema em si. Isso foi o que aconteceu com a precipitação do Petróleo como fonte energética no início do século passado em um esforço de guerra nunca antes visto até aquele momento. A decisão político-estratégica pela mudança da matriz energética

2

e a organização das potências da Tríplice Entente em torno da manutenção de poder em meio à contestação do ordenamento do sistema estão representadas no assunto deste artigo. A próxima seção abordará o acordo de Sykes-Picot e mostrar que ele representa todas as questões aqui trabalhadas e além. É a partir dele que veremos como mais de cem anos atrás a busca pela manutenção do poder produziu novos espaços estratégicos no globo que sofrem com as consequências dessa mudança até hoje.

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E O PETRÓLEO

Nas primeiras décadas do século vinte a ordem mundial estava passando por uma mudança crucial. Novas potências se colocavam em uma corrida imperialista tardia objetivando se inserir no seleto grupo de potências que organizavam o ordenamento do Sistema Interestatal. Ambições de reorganização do Sistema Internacional geralmente são sucedidas de embates entre potências que costumam ser evidenciados nas guerras. Dessa vez não foi diferente e em 1911, ainda quatro anos antes do estopim da Primeira Guerra Mundial, o envio de um navio alemão para o porto de Agadir, Marrocos, foi a amostra dessa tentativa de reorganização da ordem mundial. O objetivo simbólico da movimentação, a contenção da influencia francesa na região e conquista de um ponto de ingerência no continente africano foi o suficiente para convencer Winston Churchill, um dos últimos céticos dentro do governo britânico, a aceitar a ideia da guerra como um fato

3

.

2

YERGIN (2012), p. 143.

3

YERGIN (2012), p. 145.

(8)

8 Ainda no fim do século XIX

4

a Alemanha do kaiser Whilhem II havia se lançado em uma incursão na direção dos avanços tecnológicos que pudessem fazer seu poderio militar, em especial a sua marinha, se tornar comparável ou maior do que a armada britânica.

Apesar de parte do corpo político britânico ainda estar cético em relação à inevitabilidade de uma guerra, "a supremacia naval era de importância central para a concepção que os ingleses tinham de seu papel mundial e para a segurança do Império Britânico." (YERGIN, 1993, p. 145). Por isso, a Inglaterra ainda que dividida entre o almirantado e os economistas começou o seu processo de mudança do aparato militar. Porém a ala dos economistas ainda era contra os investimentos crescentes do orçamento militar. LLoyd George e principalmente Winston Churchill eram a favor de uma transferência desse dinheiro investido na marinha para reformas sociais já que para eles, a guerra era evitável.

Essa crença caiu por terra com o envio da canhoneira alemã Phanter ao porto no Marrocos. A aproximação irreversível da guerra e o perigo da perda de poder com todas as consequências que ela traz movimentaram o campo político da Grã-Bretanha. A mudança de opinião de Churchill em relação ao conflito foi fundamental para a decisão do parlamento de continuar orientando os recursos ingleses para a Armada Real e consequentemente para a manutenção da hegemonia. Ao fim da crise de Agadir e do ano de 1911, Churchill tornou- se Primeiro Lorde do Almirantado, posto civil mais alto da Armada Real, e ao lado do almirante John Arbuthnot Fisher procuraram preparar a Inglaterra para um futuro ataque alemão.

O almirante John Fisher era, desde o início do século XX, um entusiasta de uma nova fonte de energia que surgira décadas antes: o petróleo. Em 1903 ele já havia feito uma tentativa mal sucedida de convencer a marinha real dos benefícios do uso do óleo nos encouraçados ingleses

5

. Naquele momento, em 1911, o almirante teve mais uma oportunidade de convencer o governo de que uma frota de navios movidos por petróleo seriam mais eficientes em uma luta contra os navios alemães, que também começavam a alçar voos na direção de uma frota militar que usasse o óleo negro

6

. Dessa vez a tentativa foi bem sucedida e os programas navais dos anos de 1912, 1913 e 1914 da Armada Real foram os mais caros da história. Todos os seus navios, inclusive os encouraçados, eram movidos a óleo, o que os tornava mais rápidos, eficientes e independentes do uso de mão de obra para mantê-los navegando.

4

ibidem, p.145.

5

ibidem, p. 143.

6

ibidem, p. 148.

(9)

9 Essa mudança na marinha real britânica foi o ponto chave na mudança de orientação estratégica da Inglaterra. A partir dela, uma das prioridades do governo britânico passou a ser encontrar uma solução para suprir a grande demanda que fora criada. Onde poderia se encontrar o óleo para a produção do petróleo? E como assegurar que uma vez encontrada a oferta para a demanda britânica, ela ficaria segura e seria o suficiente para o esforço de guerra? Certamente essas perguntas representariam em si um esforço e investimentos britânicos ainda maiores, mas na visão de Winston Churchill "a própria hegemonia seria o prêmio do risco" (CHURCHILL, 1923, pg. 130). Esse pensamento foi levado a cabo em 1914 e grandes investimentos foram feitos na companhia de petróleo britânica Anglo-Persian que passava por dificuldades financeiras à época. Assim, o governo britânico conquistou 51%

das ações além do controle sobre assuntos estratégico. Além da compra, a Anglo-Persian precisava ser uma empresa que além da extração de petróleo bruto também fosse capaz de realizar o refino e distribuição do produto. Para isso, no início da guerra, o governo inglês tomou do Deutsche Bank o controle da companhia de distribuição British Petroleum e a revendeu para a Anglo-Persian. Com a fusão, a Grã-Bretanha formava uma empresa capaz de ser autossuficiente e integrada no mercado do petróleo.

Com essas mudanças, o governo e empresas inglesas puderam continuar seu plano de busca por terras com abundante recurso natural. Essas terras encontradas seriam alvos de disputas que mudariam suas histórias. Entre elas estava a região da Ásia Menor, Síria, Kuait e Iraque onde já se sabia da existência de petróleo em abundância. A Pérsia, bem ao lado da região discutida no acordo, por exemplo, já era alvo de perfurações em busca de Gás Natural e Petróleo feitas pela companhia Anglo-Persian

7

. Essas regiões foram alvo do acordo de Sykes-Picot e foram irreversivelmente transformadas com base nesses interesses estratégicos das potências da época. Interesses esss que versavam desde a prioridade na conquista do petróleo para uso bélico, questões econômicas relacionadas ao investimento na companhia de Petróleo Anglo-Persian e o controle do Canal de Suez para manutenção do funcionamento da economia interna.

Por sua vez, a França enfrentou duas crises diplomáticas com a Alemanha em 1905 e 1911 envolvendo o Marrocos. O território marroquino era importante para a França por proteger sua fronteira argelina e por sua posição estratégica em relação a dois oceanos e após as duas crises, tornou-se um protetorado francês com a anuência britânica

8

. Após as crises, foi inevitável que o clima de hostilidade entre alemães e franceses que vigorava desde a Guerra Franco-Prussiana aumentasse e corroborasse para a ideia de que a guerra

7

ibidem. p.138

8

FELDBERG (2006), p. 186.

(10)

10 se aproximava rapidamente. Aliado a isso, a França passava por um momento de perda de proeminência na Europa e sabia que não poderia perder mais guerras e territórios em disputas com europeus, principalmente novas potências como a Alemanha que buscavam espaços de poder no Sistema Internacional.

Ao mesmo tempo em que o governo frances tinha essa percepção, o militarismo ofensivo alemão jogava as potências em uma espiral de corrida militar de preparação para uma possível guerra. A França não foi uma exceção e também começou seus preparativos para defender sua posição no sistema. Um exemplo dos novos esforços feitos foi a aliança de apoio militar entre franceses e russos. Infelizmente, no que se refere às mudanças da armada francesa ligadas ao petróleo não é exatamente claro qual foi o investimento que houve, mas sabe-se que a França tinha conhecimento tanto da revolução pela qual passava a marinha inglesa tanto quanto dos avanços alemães. O país também tinha conhecimento de que havia interesse desses países na capacidade petrolífera da região da Mesopotâmia já que havia recebido pelo menos três relatórios sobre as buscas por petróleo na região

9

.

O interesse na Mesopotâmia com sua capacidade petrolífera crescia conforme a necessidade pelo óleo para a manutenção do esforço de guerra aumentava. Ao longo do conflito, não apenas os navios haviam sido adaptados para propulsão a óleo. Dois anos depois da deflagração, as frentes de batalha não viam grandes mudanças em decorrência da nova e exaustiva forma de combate criada na Primeira Guerra: a guerra de trincheiras.

Esse novo formato de guerra, exaustivo e dispendioso (de vidas e suprimentos), precisava ser ultrapassado por algum dos lados caso quisesse a vitória. Desta necessidade que surgiu a ideia, entre os aliados, de se fabricar um carro que fosse blindado e assim pudesse atravessar as trincheiras.

A ideia enfrentou uma série de opositores, mas encontrou em Churchill um forte aliado. O primeiro lorde do almirantado decidiu investir na fabricação desses carros ainda em 1915 e no fim do ano seguinte o primeiro tanque foi introduzido com sucesso nas batalhas de trincheiras tanto por ingleses quanto por franceses que também aderiram ao investimento. Os tanques, assim como os carros e motocicletas de guerra, tinham seu motor convertido ao óleo e foram mais um exemplo da introdução do petróleo na Primeira Guerra Mundial. Além deles, o avião, já no final da guerra, também foi outro avanço tecnológico que se utilizava do óleo negro. Todas essas mudanças no desenvolvimento dos combates aumentavam a necessidade de acesso garantido ao óleo para que não houvesse o perigo

9

FITZGERALD (2006), p. 700-702.

(11)

11 de que a máquina de guerra francesa e inglesa não ficasse desabastecida e arriscasse o resultado final do conflito mundial.

Nesse momento, o Oriente Médio era uma possível fonte de relevantes quantidades de petróleo. Já se sabia desde 1911 que em Abadã e Masjid-I-Suleiman, havia, por exemplo, o óleo. As duas cidades inclusive já tinham refinarias instaladas e estavam em processo de extração e refino de petróleo. Relatórios enviados a britânicos e franceses

10

também citavam as grandes possibilidades de outras partes da Mesopotâmia e da Anatólia terem bacias petrolíferas suficientes para grande produção. Naturalmente o caminho a se seguir para duas potências em guerra foi o de pensar estrategicamente como ocupar a região e dessa forma britânicos, em maior escala, e franceses começaram a pensar nos seus projetos de ocupação. Esses projetos não se desenvolveriam com facilidade caso outra potência entrasse em desacordo e tivesse interesse conflitante na área. Entendendo isso e sabendo do interesse secular e colonialista francês no território onde hoje se situa a Síria e Palestina, os britânicos procuraram o governo francês ainda em 1915 para debater a situação da região do Oriente Médio no pós-Primeira Guerra Mundial e o resultado dessas negociações foi a assinatura do acordo Sykes-Picot.

O ACORDO SYKES-PICOT

O acordo de Sykes-Picot foi um dos muitos tratados assinados durante a Primeira Guerra Mundial em meio a um contexto de busca por Petróleo para assegurar a Segurança Energética das potências bélicas e também outros interesses estratégicos em jogo. Ele foi discutido durante 1915, assinado em maio de 1916 (menos de dois anos após a declaração oficial da Primeira Guerra Mundial) e envolveu diretamente Grã-Bretanha e França, duas das nações da Tríplice Entente e indiretamente a Itália e o Império Russo que sairia do pacto após a Revolução Russa. O seu objetivo era repartir antecipadamente os espólios da possível vitória da Entente na Primeira Guerra Mundial. Das discussões que precederam o pacto participaram os diplomatas Mark Sykes e François Picot, britânico e francês respectivamente, que deram o nome ao acordo.

Pensando diretamente no tratado feito, ele negociou as fronteiras futuras do Oriente Médio e dividiu a região em áreas de controle da Grã Bretanha e da França. Os territórios divididos foram considerados protetorados das duas nações e a área onde atualmente se encontra a Palestina e Israel foi transformada em um condomínio controlado pela Tríplice Entente como é possível ver nos mapas abaixo:

10

FITZGERALD (1994), p. 700-702.

(12)

12 Figura 1: Mapa original do acordo Sykes-Picot. Fonte: UNISPAL, 2014.

De acordo com o mapa é possível examinar como a Grã-Bretanha e França dividiram alguns dos antigos territórios do Império Otomano que estava se esfacelando durante o conflito internacional. A Inglaterra ficou com o controle direto da área em vermelho que representava na época uma parte do território Persa e com controle indireto da região B onde atualmente ficam o Iraque e grande parte da Jordânia. Por outro lado, a França conquistou o controle direto um pedaço do território da Anatólia e Líbano expandido, assinalado em azul no mapa, e também pôde exercer influência na área A, onde fica a Síria e a parte norte do Iraque chegando até Mossul onde havia petróleo. Além disso, ficou instituído que França, Inglaterra e o Império Russo exerceriam uma administração internacional sobre o território onde atualmente fica a Palestina e Israel, região representada em amarelo no mapa

11

.

No texto do acordo consta que as regiões que ficaram sob a influência das duas nações - A e B no mapa - seriam reconhecidas como estados árabes ou confederações de independentes sob o comando de chefes árabes. As potências europeias teriam a prioridade

11

SYKES-PICOT AGREEMENT. Fonte: <https://www.un.org/unispal/document/sykes-picot-

agreement-text-non-un-document/>.

(13)

13 no direito de exploração empresarial e de empréstimos. Além disso, as duas nações poderiam fornecer servidores e funcionários para os estados árabes de forma exclusiva

12

.

Além disso, outros pontos estratégicos abordados entre os dois países foram:

1) A Grã-Bretanha ficaria com os portos de Haifa e Acre. No entanto, o porto de Haifa seria independente contando que o império francês não sofresse com sobretaxas, sua circulação no porto fosse liberada e o uso das ferrovias britânicas para transporte de mercadorias francesas fosse liberado. De forma análoga, o porto de Alexandretta, em área francesa, também seria livre e aberto aos britânicos.

2) Basra e Bagdá na Mesopotâmia ficariam sob a influência britânica.

3) A ferrovia de Bagdá não poderia ser ampliada para a região ao sul de Mossul e nem para ao norte de Samarra antes que outra ferrovia, ligando Bagdá até Aleppo através do rio Eufrates, fosse construída. Mesmo assim a ampliação da ferrovia em Bagdá além de Mossul e Samarra estava condicionada a ratificação de franceses e ingleses.

4) A Grã-Bretanha teria o direito de ligar a cidade de Haifa com a sua área de influência exclusiva por meio de uma ferrovia. Ela teria o direito perpétuo de transportar tropas e recursos pela mesma. Em caso de dificuldades na construção, o governo francês consideraria deixar a construção passar por suas áreas de influência.

5) A França não cederia os territórios envolvidos no tratado sem consulta prévia ao governo britânico.

6) França, Grã-Bretanha e a confederação de países árabes não cederiam territórios na Península Árabe para outrem e nem consentiriam que outra nação instalasse bases navais na costa leste, nas ilhas ou no Mar Vermelho. Os dois países também controlariam a importação de armamentos para os estados árabes.

7) As negociações com os árabes quanto às fronteiras dos estados árabes continuariam sendo tratadas com as duas potências.

8) O acordo deveria ser enviado aos governos russo e japonês e as demandas italianas deveriam ser consideradas.

O tratado tinha uma condição não escrita. Sua entrada em vigor dependia de uma revolta árabe que seria organizada pelo xerife da Meca Hussein bin Ali. Essa revolta havia

12

SYKES-PICOT AGREEMENT. Fonte: >https://www.un.org/unispal/document/sykes-picot-

agreement-text-non-un-document/>.

(14)

14 sido debatida nas Correspondências Hussein-MacMahon

13

na qual foi acordado - na visão do xerife - o apoio britânico a criação de um estado árabe unido e independente no Oriente Médio após a guerra em troca da organização de uma revolta árabe contra o Império Otomano ainda durante a Primeira Guerra Mundial. O xerife descobriria tempos depois que fora enganado pelas palavras ambíguas do comissário MacMahon e que seu sonho de um reino árabe independente não seria realizado.

Ainda houve uma mudança no acordo. Conforme descrito em seu texto

14

, Mark Sykes e François Picot ficaram responsáveis por, após os conselhos britânicos aprovarem p texto, levar o acordo até Petrogrado para ser discutido com o Império Russo. Chegando lá, os três países decidiram que uma pequena parte da Palestina seria destinada a população judia como ficou assinalado na pequena faixa vermelha dentro do território em amarelo mostrado no mapa. Assim, após a viagem a Petrogrado e as mudanças finais, o acordo secreto Sykes-Picot ganhava um novo nome ainda que por pouco tempo

15

: Sykes-Picot- Sazanov.

Em geral, o acordo foi benéfico para todas as potências envolvidas. Do lado da Grã- Bretanha, ela foi bem sucedida em conquistar influência e governo exclusivo na atual Síria e em partes do Iraque que eram ricas em petróleo. As fronteiras traçadas a leste favoreceram a Grã-Bretanha por serem muito próximas de algumas das maiores refinarias persas como a de Abadã e Masjid-i-Suleiman, que já eram operadas pela companhia britânica Anglo- Persian por meio de acordos com os persas. Além disso, Sykes garantiu para a Inglaterra uma rica gama de possibilidades de escoamento de petróleo, suprimentos e tropas ainda na guerra. A influência no Canal de Suez fora garantida assim como a possibilidade de criação de ferrovias ligando Bagdá e Basra e também a possessão de dois portos estratégicos na região palestina. Por fim, uma conquista importante foi a criação de uma zona de ocupação e influência francesa que serviria de tampão entre o Cáucaso russo e a área britânica recém-conquistada.

A princípio, os ganhos franceses foram mais expressivos, dada a situação francesa à época e suas necessidades. François Picot fora avisado de que a França não tinha capacidade financeira de, em meio à guerra, manter uma região muito extensa sobre seu controle direto. Então o negociante francês pôs seus esforços em conseguir apenas uma

13

Série de correspondências entre o alto comissário britânico no Egito, sir Henry MacMahon, e o xerife da Meca Hussein bin Ali durante o período de julho de 1915 até março de 1916.

14

SYKES-PICOT AGREEMENT.

15

Em 1917 o Império Russo enfrentou a Revolução Soviética e saiu da guerra. Dessa forma a Rússia

estava fora do acordo. Após a vitória dos revolucionários, o chefe de governo soviético Lênin divulgou

uma série de tratados secretos, entre eles o acordo Sykes-Picot.

(15)

15 parte estendida do atual Líbano e deixar sob sua influencia, como um protetorado, a maior parte da região que hoje fica Síria e de uma parte do Iraque. Seus esforços foram recompensados e o território de influência francesa chegou até a cidade de Mossul onde já se sabia da existência de Petróleo. O que não se sabia ainda em 1916 é que os britânicos, revoltados com a desistência de Sykes sobre Mossul, organizariam uma estratégia onde conquistariam Mossul ao final da guerra e pressionariam o governo francês a ceder a cidade para os ingleses como um espólio de guerra. Nesse ponto existe uma divergência entre autores sobre uma possível participação francesa nos lucros no petróleo encontrado na cidade

16

. De qualquer forma, ainda no acordo, o diplomata também conseguiu assegurar uma ambição de religiosos, comerciantes e políticos franceses: a região síria. Como o acordo também previa a prioridade francesa na exploração industrial, o petróleo ali estava praticamente garantido nas mãos francesas. A última conquista de destaque foi o comando, mesmo que compartilhado, da área palestina do Oriente Médio, onde existia enorme interesse francês.

O acordo Sykes-Picot e todas as negociações que o envolveram tiveram como foco central a distribuição do Oriente Médio para as potências aliadas. Ao analisar o teor do acordo e olhar para as mudanças estruturais que aconteceram no mundo pré-guerra é possível perceber que o petróleo era uma das maiores ambições da Inglaterra e foi o interesse nele que foi um dos propulsores do acordo. O caso francês é mais sensível porque a França não tinha nenhum projeto orquestrado sobre o petróleo até anos antes da guerra.

Porém episódios como o da frota de táxis

17

, no início do conflito, fizeram os governantes franceses entenderem que o novo mundo que se formaria após a guerra se moveria à base do motor e da gasolina. Ao fim da guerra, os dois países já estavam organizados para se manterem na disputa com os Estados Unidos pelo mercado de Petróleo. A França acabara de formar uma empresa privada nacional chamada Compagnie Française des Pétrole, a CFP, e estava tentando entrar no mercado a partir das áreas conquistadas no acordo feito em 1916. Enquanto isso, do lado inglês é possível dizer que "no final de 1916 a Anglo- Persian atendia um quinto da necessidade de óleo da Armada Inglesa" (YERGIN, 1993, pg.

168) e ao final da guerra, a empresa estava inteiramente organizada e trabalhando nas refinarias do Oriente Médio.

16

FITZGERALD (1994), p. 703.

17

Episódio no início da Primeira Guerra onde generais franceses organizaram uma frota de 3 mil táxis

civis com a missão de levar combatentes ao front de batalha. A França venceu a batalha contra os

alemães e os governantes franceses perceberam a importância do motor e da gasolina na guerra.

(16)

16 CONSEQUÊNCIAS DO ACORDO

As conquistas das potências da Entente não vieram sem efeitos e transformações em larga escala. As consequências do acordo Sykes-Picot são tão extensas que perduram até a atual conjuntura do Sistema Internacional. Ao contrário do que ficou acordado nas Correspondências Hussein-MacMahon, as potências europeias não reconheceram um estado árabe unificado na região do Oriente Médio após o fim da Primeira Guerra. Como visto, as potências aliadas decidiram que a região deveria ser dividida em sub-regiões controladas diretamente por elas ou indiretamente por meio de alguns estados árabes que estariam submetidos às suas vontades.

Com o acordo Sykes-Picot, foram abertas as portas para outros acordos, protocolos e decisões das grandes potências que decidiriam os rumos do Oriente Médio ignorando princípios como autodeterminação dos povos e soberania dos governos na região. Ainda na Primeira Guerra Mundial, a Declaração de Balfour legalizou a imigração em massa de judeus sem consultar os árabes que já viviam na região da Palestina durante séculos.

Posteriormente foi decidida pelas grandes potências na Conferência de Paris a criação da Síria e do Iraque, em 1923 a recém-criada Liga das Nações autorizou a criação do estado do Líbano e no mesmo ano a Grã-Bretanha separou a parte palestina do território sob sua influência em uma mudança que configuraria as bases para o território da Jordânia.

Também nessa época o protetorado inglês conhecido como Kuwait, na região de controle direto inglês pós Sykes-Picot, tornou-se um estado independente sob a tutela britânica.

Todas essas regiões, sem exceção continuavam sob a influência de britânicos e franceses.

Essas foram as consequências mais diretas para a região afetada pelo acordo.

Porém, além disso, essas transformações territoriais obedeciam aos interesses das

potências aliadas e quase nada levavam em consideração as formações políticas e sociais

que já existiam na região. Estados foram criados cortando comunidades étnicas, religiosas e

muitas vezes essas novas nações abrigaram comunidades que disputavam os mesmos

espaços seja por questões políticas ou religiosas. A consequência disso é a constante

tensão na área que até hoje resulta em guerras. Guerras por independência, mas também

muitas vezes por disputas de territórios reivindicados pelas comunidades que foram

ignoradas nas divisões territoriais do Pós Primeira Guerra. Alguns exemplos são o conflito

palestino-israelense e as disputas envolvendo os curdos na Síria e na Turquia. Por fim,

também é importante citar que a influência e exploração das potências sobre as riquezas da

região continuaram mesmo após as independências dos estados. Isso acontece por dois

motivos principais: o sucesso na divisão feita no acordo Sykes-Picot e a incorporação desse

Oriente Médio desestruturado e fragilizado pelo controle europeu na nova ordem mundial

(17)

17 em formação. Assim, as independências dos estados não foram suficientes para impedir a exploração das grandes empresas e potências sobre o petróleo; em última instância isso tem se refletido em instabilidade política, surgimento de grupos terroristas e guerras que destroem o Oriente Médio como a Primeira e Segunda Guerra do Golfo.

CONCLUSÕES

“O poder político é fluxo, mais do que estoque. Para existir precisa ser exercido; precisa se reproduzir e ser acumulado permanentemente (...). Por isso, toda relação de poder exerce uma pressão competitiva sobre si mesma” (FIORI, 2007, p.17).

Conforme o pensamento de Fiori deixa claro, o poder é relativo e só existe quando exercido sobre alguém. O Sistema Internacional funciona nesse dinâmica competitiva e quando nações começam a galgar lugares de poder no sistema, as antigas potências são obrigadas a se preparar para exercer o poder sobre as aspirantes a posição de hegemonia.

Um desses embates foi visto neste artigo a partir dessa perspectiva de poder por uma escolha autoral. Esse embate, a Primeira Guerra Mundial, foi o que se pode considerar um conflito por posições dentro do Sistema Internacional e, portanto, as potências dos dois lados precisaram se organizar para defender suas posições ou atacar outras.

É a partir desse contexto que a antiga potência hegemônica europeia, a Grã- Bretanha, empenhou grandes esforços para defender sua hegemonia no cenário internacional. Os esforços foram tão exacerbados que o governo inglês acelerou um processo de mudança de matriz energética mundial e colocou de vez o petróleo no lugar de recurso energético mais importante mundial. Ao transformar sua frota naval que antes era movida a carvão e posteriormente modificar sua armada tendo como base na construção de novos carros, aviões o motor a óleo, a Grã-Bretanha (porém não apenas ela: em determinada medida França e Alemanha também participaram do processo) transformou a geopolítica. Regiões inteiras passaram a ser alvo da cobiça dos países envolvidos na guerra e o acordo Sykes-Picot simbolizou as movimentações dos países da Tríplice Entente nesse sentido.

O artigo tinha o objetivo central analisar o acordo Sykes-Picot a partir da hipótese de

que Grã-Bretanha e França tinham interesses na região do Oriente Médio oriundos da

necessidade por petróleo. A análise do documento oficial e de outras fontes acadêmico-

históricas, possibilita afirmar com certa segurança que sim a Grã-Bretanha tinha como maior

objetivo do acordo a conquista das áreas petrolíferas que pudessem assegurar a sua

segurança energética durante e no pós guerra. O caso francês é singular dado que não

(18)

18 existem tantas fontes que possibilitem uma afirmação contundente, mas as que existem puderam mostrar que se não o maior interesse, a França pelo menos já tinha conhecimento da existência do petróleo na região e tentou se preparar para participar ativamente para a nova economia de petróleo. Acordo assinado, os dois países conquistaram suas metas principais e venceram a Primeira Guerra Mundial, porém é importante dizer que o processo de reorganização das posições de poder no globo já havia se iniciado e a vitória na guerra apenas retardou em algumas décadas a mudança definitiva no Sistema Internacional.

Por fim, outro objetivo do artigo era provar que o tratado feito foi um dos responsáveis pelas transformações profundas pelas quais o Oriente Médio passou no século XX. De fato ele foi o passo inicial para a construção das novas fronteiras da região e excluiu do debate os habitantes daquele espaço; entendendo isso, é impossível negar que o destino do Oriente Médio foi modificado a partir das transformações pelas quais ele começou a passar a partir da assinatura do protocolo secreto de Sykes-Picot.

BIBLIOGRAFIA:

ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens do nosso tempo.

São Paulo: Contraponto, 393 p. 1996

CARR, Edward Hallett. Vinte Anos de Crise: 1919 – 1939. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2001.

CHURCHILL, W. The World Crisis. Vol. 1, pp. 130-136. 1923.

FELDBERG, S. Acordo Sykes-Picot (1916). In: A HISTÓRIA DA PAZ. Editora: Contexto.

2006.

FIORI, J. L. O poder global e a nova geopolítica das nações. São Paulo, editora:

Boitempo. 2007.

FIORI, J. L. Sobre o poder global. São Paulo: CEBRAP. n.73, 61-72 p. 2005. Fonte:

<http://dx.doi.org/10.1590/S0101-33002005000300005>. Acesso em: 08/07/2018.

FITZGERALD, E. France's Middle Eastern Ambitions: the Sykes-Picot Negotiations, and the Oil Fields of Mosul, 1915–1918. The Journal of Modern History. Chicago:

Universidade de Chicago. 66ª edição, vol. 4, pp. 697–701. 1994

FROMKIN, David. 1989. Paz e Guerra no Oriente Médio. A queda do Império Otomano e

a criação do Oriente Médio. Rio de Janeiro: Contraponto, BIBLIEX. 2011.

(19)

19 GOTTMANN, J. The evolution of the concept of territory. Social Science Information, v.

14, n. 3, ago, p. 29–47. 1975.

LOCKHART, L. The causes of the Anglo-Persian oil dispute. In: Journal of the Royal Central Asian Society. London, v. 40, n. 2, p. 134-150. 1953.

RONCHI, B. et al. O petróleo e a Primeira Guerra Mundial: consequências operativas e planejamento estratégico. Revista Perspectiva: Santa Catarina, v.8, n.14. p.57-72. 2015.

UNITED NATIONS INFORMATION SYTEM ON THE QUESTION OF PALESTINE (UNISPAL). Sykes-Picot Agreement. Fonte: <https://www.un.org/unispal/document/sykes- picot-agreement-text-non-un-document/>. Acesso em: 12/06/2018.

YERGIN, Daniel. O petróleo: uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro. São

Paulo: Paz e Terra. 2ª edição, 1096 p. 2012.

Referências

Documentos relacionados

(b) os direitos reconhecidos: (i) pela Declaração Internacional de Direitos Humanos (a qual inclui a Declaração Universal dos Direitos Humanos); e (ii) pela Declaração da

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Um rigoroso protocolo deve ser seguido para controlar os fatores de risco e aperfeiçoar as características dos implantes curtos, com intuito de compensar o seu pequeno

A tecnologia Smart melhora a definição quando ela é necessária para o mais puro desempenho do monitor e maior.. entretenimento na visualização de vídeos ou fotografias no

Com base em informações divulgadas pela justiça criminal dos Estados, o UNODC, por meio do “Global Report on Trafficking in Persons” identifica a dinâmica do tráfico

Objetivou-se, a partir do evento, realizar o debate e a troca de experiências didáticas sobre o uso do cinema como ferramenta de ensino nas áreas do Direito Internacional e das

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Aliar sua arte com prática pedagógica em Relações Internacionais, para o ensino da integração regional sul-americana, assim, parece instrumento adequado para