• Nenhum resultado encontrado

Não é sem motivo que recorrentemente vemos na Palavra de Deus sendo-nos ordenado a sermos seus praticantes e não meros ouvintes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Não é sem motivo que recorrentemente vemos na Palavra de Deus sendo-nos ordenado a sermos seus praticantes e não meros ouvintes"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)
(2)

2

Ser instruído sobre a vontade de Deus e sobre as coisas celestiais e espirituais, sem possuir o poder das mesmas operando em sua própria vida é de pouco ou nenhum proveito.

Não é sem motivo que recorrentemente vemos na Palavra de Deus sendo-nos ordenado a sermos seus praticantes e não meros ouvintes;

que o amor seja de fato e de verdade e não apenas em palavras; que o evangelho seja pregado não apenas em palavras mas também com demonstrações do Espírito Santo e de poder, e assim por diante.

O mero conhecimento nocional ou intelectual das verdades bíblicas não realiza o propósito de Deus para as nossas vidas, pois o seu alvo não é o que sejamos apenas informados, mas formados.

(3)

3

Tudo o que foi registrado nas Escrituras foi para o objetivo de nos conduzir a buscar uma vida efetivamente santa em Deus. E para isto é necessário, conforme nas palavras do próprio Jesus: pedir, buscar e bater à porta que nos conduzirá a receber a graça, os dons e bênçãos celestiais para operarem em nós e através de nós.

Por isso a vida cristã pressupõe a prática da oração, da adoração e do serviço, no poder do Espírito Santo.

A simples vida natural não pode responder ao referido propósito.

É necessário nascer de novo do Espírito e andar continuamente no Espírito, para a verdadeira prática da vida cristã.

(4)

4

Jesus não pode ser servido apenas nocionalmente ou intelectualmente, mas espiritualmente, em operações reais e transformadoras de nossas vidas e as daqueles que estiverem sob a nossa influência.

Se tomarmos por exemplo a longanimidade, ou paciência, sobretudo nas tribulações, para serem exaustivamente estudadas e aprendermos por audição ou leitura tudo o que se refira a ambas, sem todavia estarmos sendo transformados pelo Espírito para sermos pacientes e longânimos, o simples estudo não poderá nos conduzir ao centro da vontade divina.

Para que possamos ser convencidos desta realidade, muitas vezes somos conduzidos por Deus a momentos de desertos espirituais, em que por mais que estudemos a Palavra, ou oremos, achamo-nos, todavia, como terra árida e sedenta da chuva da graça divina. Ora, isto serve para demonstrar que de fato, sem que Deus esteja operando efetivamente em nós, tudo parecerá estar ressecado e sem vida, assim como as árvores que perdem suas folhas e viço no outono.

Estas ocasiões são para espera paciente e fiel no Senhor, aguardando humildemente que Ele

(5)

5

torne a se manifestar em poder em nós e sobre nós.

Nada deste mundo e nenhum esforço da natureza terrena poderá produzir aquilo que nos vem diretamente do céu através da nova natureza recebida na regeneração. Aprendemos na experiência própria o que é ficar sem a unção do Espírito Santo, ainda que temporariamente.

Estes momentos devem servir de aprendizado para não nos entregarmos a uma vida cristã que se resuma apenas à audição de sermões ou leitura de devocionais, e até mesmo da própria Bíblia, pois são apenas meios para nos conduzirem a uma vida de comunhão espiritual e real com nosso Senhor Jesus Cristo.

(6)

6

Este assunto é tão complexo que não pode ser devidamente aprendido e praticado a não ser por experiências sucessivas com Deus ao longo da nossa vida, pois, estamos sujeitos a muitos equívocos e erros nesta questão de viver e andar no Espírito, e não são poucos os que descabam para a prática mística desprovida de qualquer aperfeiçoamento em santificação real, aperfeiçoamento e amadurecimento que os tornaria cada vez mais parecidos com Jesus que é completamente santo, sábio, sóbrio, amoroso, paciente, longânimo, misericordioso, bondoso, poderoso, puro, e enfim, dotado de todas as virtudes celestiais e divinas, ao lado de Sua exclusiva onisciência, onipresença e onipotência.

Meros êxtases, visões, emoções, sentimentos e outras coisas semelhantes não podem produzir a verdadeira vida que corresponde ao caráter e semelhança de Jesus. Uma vez recebida a semente da vida eterna na regeneração, leva tempo para que esta brote, cresça e produza os furtos espirituais e celestiais esperados por Deus. Muitos tratos de cultivo, muita poda, muita adubação, muita irrigação, muita exposição ao sol estão envolvidos nisto, e não falamos aqui de coisas naturais, mas daquelas que podem ser providas somente pelo Grande Agricultor de nossas almas.

(7)

7

Esta vida de poder no Espírito está atrelada inteiramente à fé e ao crescimento da fé no poder do próprio Deus. É â medida que avançamos na confiança, amor e prática da verdade revelada nas Escrituras que somos habilitados pelo poder de Deus a viver do modo santo que Lhe é inteiramente agradável.

(Mt 3:11)

Eu vos batizo com água, para arrependimento;

mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

(Mt 6:13)

e não nos deixes cair em tentação; mas livra- nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!

(8)

8

(Mt 11:12)

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.

(Mt 13:54)

E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?

(Mt 22:29)

Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

(Mt 24:30)

(9)

9

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

(Mc 1:7)

E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias.

(Mc 5:30)

Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes?

(Mc 9:1)

Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus.

(Mc 9:3)

As suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar.

(10)

10

(Lc 1:17)

E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado.

(Lc 1:35)

Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.

(Lc 4:14)

Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

(Lc 4:36)

Todos ficaram grandemente admirados e comentavam entre si, dizendo: Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem?

(Lc 5:17)

(11)

11

Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.

(Lc 6:19)

E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava todos.

(Lc 8:29)

Porque Jesus ordenara ao espírito imundo que saísse do homem, pois muitas vezes se apoderara dele. E, embora procurassem conservá-lo preso com cadeias e grilhões, tudo

(12)

12

despedaçava e era impelido pelo demônio para o deserto.

(Lc 8:46)

Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.

(Lc 9:1)

Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.

(Lc 10:19)

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

(13)

13

(Lc 12:5)

Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer:

temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.

(Lc 13:24)

Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.

(Lc 21:15)

Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.

(Lc 24:49)

Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

(Jo 1:12)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;

(14)

14

(Jo 6:65)

E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.

(At 1:8)

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

(At 3:12)

À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo:

Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?

(At 4:33)

Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

(At 6:8)

Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

(15)

15

(At 10:38)

Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

(At 18:24)

Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.

(At 18:28)

Porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.

(At 19:20)

Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.

(At 20:32)

Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

(16)

16

(Rm 1:4)

E foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor,

(Rm 1:16)

Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;

(Rm 1:20)

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;

(Rm 4:21)

Estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.

(Rm 9:17)

(17)

17

Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.

(Rm 9:22)

Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,

(Rm 11:23)

Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.

(Rm 14:4)

(18)

18

Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.

(Rm 15:13)

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

(Rm 15:19)

Por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhanças até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo,

(Rm 16:25)

Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, (1Co 1:18)

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

(19)

19

(1Co 1:24)

Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

(1Co 2:4,5)

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.

(1Co 4:19)

Mas, em breve, irei visitar-vos, se o Senhor quiser, e, então, conhecerei não a palavra, mas o poder dos ensoberbecidos.

(20)

20

(1Co 4:20)

Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.

(1Co 5:4)

em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de Jesus, nosso Senhor,

(1Co 6:14)

Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

(1Co 15:24)

E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.

(21)

21

(1Co 15:43)

Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder.

(2Co 4:7)

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

(2Co 6:7)

Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas;

(2Co 10:4)

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas (2Co 12:9)

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

(2Co 12:12)

(22)

22

Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.

(2Co 13:3)

Posto que buscais prova de que, em mim, Cristo fala, o qual não é fraco para convosco;

antes, é poderoso em vós.

(2Co 13:4)

Porque, de fato, foi crucificado em fraqueza;

contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos, com ele, para vós outros pelo poder de Deus.

(Ef 1:19)

E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

(23)

23

(Ef 3:7)

Do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder.

(Ef 3:16)

Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;

(Ef 3:20)

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

(Ef 6:10)

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

(Ef 6:11)

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

(Ef 6:16)

(24)

24

Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

(Fp 3:10)

para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;

(Fp 3:21)

(25)

25

O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.

(Cl 1:11)

sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

(Cl 2:12)

Tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

(1Ts 1:5)

Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós.

(2Ts 1:9)

Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,

(26)

26

(2Ts 1:11)

Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé,

(1Tm 6:16)

O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

(2Tm 1:7)

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

(2Tm 1:8)

(27)

27

Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,

(2Tm 1:12)

E, por isso, estou sofrendo estas coisas;

todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.

(2Tm 3:5)

tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

(Tt 1:9)

Apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.

(Hb 1:3)

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a

(28)

28

purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,

(Hb 2:18)

Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.

(Hb 7:16)

Constituído não conforme a lei de mandamento carnal, mas segundo o poder de vida indissolúvel.

(Hb 11:11)

Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

(Hb 11:19)

Porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou.

(Hb 11:34)

(29)

29

Extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.

(Hb 13:6)

Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?

(Tg 1:21)

Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

(1Pe 1:5)

Que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Por Silvio Dutra

Referências

Documentos relacionados

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

Se você não acredita que Deus tenha escrito as passagens apoiando a escravidão na Bíblia, então a pergunta óbvia a lhe fazer é a seguinte: Como você pode saber quais

De fato, a aplicação das propriedades da regra variável aos estudos lingüísticos além da fonologia não constitui assunto tranqüilo, seja porque a variável passa a ser

Essa dinâmica facilitará a oração para aqueles que são mais tímidos ou que possuem dificuldades de orar em frente de um grupo, também ajudará na integração de novos membros, e

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso

O profeta que se dispôs para fugir da presença do Senhor, agora, encurralado por Deus, depois de três dias e três noites no ventre do grande peixe, se entrega a

O homem jamais poderá governar sozinho uma nação, pois toda autoridade é instituída por Deus e todo governo precisa obedecer a quem o instituiu para aquele cargo.. Davi