• Nenhum resultado encontrado

LÍNGUA PORTUGUESA UM MUNDO, UM SONHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LÍNGUA PORTUGUESA UM MUNDO, UM SONHO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÃO: As questões de 01 a 10 referem-se ao texto abaixo.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38

UM MUNDO, UM SONHO

A festa de abertura dos 29º Jogos Olímpicos foi tão bonita, grandiosa e bem executada que se torna praticamente impossível escolher um momento como o mais significativo. Na hora emblemática da sorte para os chineses (8h 8min do dia 8-8-08), o mundo parou para seguir as pegadas de fogos de artifício no céu de Pequim e mergulhar no Ninho do Pássaro, estádio que serviu de cenário para uma encenação inesquecível da história de um povo milenar e de sua relação com o planeta. Ainda que se façam as ressalvas ao autoritarismo do governo chinês, que despreza liberdades individuais e polui o ambiente em nome de um crescimento quase selvagem, não há como deixar de reconhecer que a China realizou de maneira impecável a cerimônia de inauguração da sua Olimpíada, com uma conjugação de história, tecnologia e muita criatividade. Diante de um espetáculo de tamanha dimensão, é de se perguntar __________ o mundo não é sempre assim, com o ser humano aplicando o melhor de sua inteligência na construção da beleza da solidariedade e da paz.

O esporte é uma das realizações humanas que mais se presta à cooperação e à harmonia entre os povos. Reunidos, atletas de nacionalidades, raças, credos e costumes diversos misturaram-se no ambiente de alegria e congraçamento. Pela mesma pista, __________ representantes de nações que ainda vivem em conflito, numa demonstração inquestionável de que o esporte constrói pontes sobre as barreiras políticas e ideológicas.

Neste ambiente, a China - que se viu obrigada a receber, sob a bandeira do Comitê Olímpico Internacional, a delegação de Taiwan - mostrou com orgulho suas contribuições para a civilização, como as invenções do papel, da imprensa, da bússola e da pólvora. Simbolizada por um engenhoso teclado de tipos móveis, a máquina de faz-de-conta imaginada pelos criadores da festa também serviu para lembrar os visitantes dos constrangimentos impostos pelo governo chinês __________ livre expressão. Com a mesma exaltação pela própria história, os chineses mostraram suas sagas e suas obras. Lembraram as antigas dinastias, enalteceram Confúcio, mas não hesitaram em apagar períodos constrangedores da biografia do país, como a era Mao-Tse-Tung. A festa teve também o seu toque de censura.

Mas o espírito olímpico e a juventude dos atletas que já começaram a competir renovam o sonho ancestral de um mundo solidário e pacífico. Durante três semanas, os melhores e mais saudáveis representantes competirão pelo lugar mais alto do pódio, mas certamente voltarão a desfilar juntos e alegres no final da competição. Se o mundo pára a cada quatro anos para celebrar o vigor, o talento e a inteligência, por que a humanidade não consegue usar essas potencialidades para promover o progresso e a paz duradoura entre os povos?

A magia do espetáculo chinês transformou momentaneamente o sonho em realidade, fazendo com que um mundo de fantasia emergisse, com pessoas desafiando a gravidade, voando, de cabeça para baixo, apresentando suas realizações. Agora o desafio é fazer com que o sonho perdure para além da competição. E este desafio não é só dos atletas e dos governantes, reunidos em Pequim para acompanhar a festa. É de todos nós.

(PIONEIRO, Caxias do Sul, 09 ago. 2008. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/jornais/pioneiro – Texto adaptado.)

(2)

As lacunas do texto (linhas 11, 16 e 23) devem ser preenchidas, respectivamente, por a) por que – desfilaram – à

b) porque – desfilarão – a c) porquê – desfilaram – à d) por que – desfilarão – a e) por quê – desfilaram – a 02

Considerando as regras de acentuação vigentes, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) Os vocábulos já (linha 27) e nós (linha 38) recebem acento devido à mesma regra de acentuação.

b) O acento em cenário (linha 05) e em história (linha 05) é motivado pela regra de acentuação das paroxítonas terminadas em ditongo.

c) Acentua-se a palavra períodos (linha 25) devido à presença de um hiato, ou seja, o o aparece sozinho na sílaba.

d) O acento em ideológicas (linha 17) e em máquina (linha 21) é motivado pela mesma regra de acentuação.

e) O acento em céu (linha 04) e em constrói (linha 17) é motivado pela regra de acentuação dos ditongos tônicos abertos.

03

Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) A palavra que (linha 02) é um pronome relativo que retoma a expressão festa de abertura dos 29º Jogos Olímpicos (linha 01).

( ) Os travessões (linhas 18 e 19) poderiam ser substituídos por vírgulas, sem causar prejuízo ao sentido geral do texto.

( ) A palavra assim (linha 11), neste contexto, expressa idéia de tempo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – V

(3)

Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) A explicação para o uso das vírgulas no segmento que despreza liberdades individuais e polui o ambiente em nome de um crescimento quase selvagem (linhas 07 e 08) é a mesma que justifica o uso da vírgula após o segmento Na hora emblemática da sorte para os chineses (8h 8min do dia 8-8-08) (linhas 02 e 03).

( ) O emprego do sinal grave na linha 13, em ambos os casos, deve-se à presença da preposição, em função da regência nominal, e do artigo definido feminino.

( ) O pronome suas, na linha 19, refere-se à China (linha 18) e, na linha 24, refere-se, em ambas as ocorrências, a chineses (linha 24).

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – V b) F – F – F c) V – V – F d) F – F – V e) F – V – F 05

Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) A palavra como é usada com o mesmo sentido e função nas linhas 20 e 26.

( ) O sujeito elíptico do verbo encontrado na última frase (linha 38) é este desafio (linha 37).

( ) A expressão essas potencialidades (linha 32) retoma o segmento o vigor, o talento e a inteligência (linha 31).

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) F – F – F b) V – V – V c) V – V – F d) V – F – V e) F – V – F

(4)

Leia com atenção:

I O segmento mas não hesitaram em apagar períodos constrangedores da biografia do país (linhas 25 e 26) poderia ter a conjunção mas substituída pela conjunção embora, alterando alguns aspectos da estrutura frasal original.

II Na primeira frase do texto, tão bonita, grandiosa e bem executada (linha 01) é conseqüência de se torna praticamente impossível escolher um momento como o mais significativo (linha 02).

III No segmento Se o mundo pára a cada quatro anos (linhas 30 e 31), a palavra se poderia ser substituída por enquanto, sem causar prejuízo de sentido ao texto.

Das afirmativas acima, pode-se dizer que a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas I e II estão corretas.

d) apenas I e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

07

Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) A postura autoritária do governo chinês foi evidenciada durante a solenidade de abertura dos jogos.

( ) A festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim ficará na história por ter sido realizada por um povo milenar, que valoriza o cidadão e preserva a natureza.

( ) Os recursos usados pelos organizadores da festa de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim propiciaram a exibição de aspectos relativos ao passado e ao presente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – V b) F – F – F c) V – V – F d) V – F – F e) F – F – V 08

Ao longo do texto, o autor apresenta dois questionamentos que dizem respeito

a) ao fato de um país que não permitia a liberdade de expressão ter sido a sede de um evento que deveria ser divulgado no mundo todo.

(5)

Com base na leitura do texto, é possível afirmar que

a) uma máquina gigantesca foi colocada em ação para criar os efeitos especiais que buscaram exaltar o controle exercido pelo governo chinês.

b) a China, a contragosto, delegou a Taiwan a tarefa de receber a bandeira do Comitê Olímpico Internacional.

c) os visitantes estrangeiros sofreram intimidação por não poderem se manifestar livremente, como o povo chinês.

d) durante a solenidade de abertura dos jogos, foi possível perceber o cuidado em ocultar algumas passagens da história da China.

e) a China destacou seus feitos históricos para mostrar ao mundo sua tradicional imagem democrática.

10

Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo.

( ) A idéia de um mundo solidário e pacífico surgiu nas últimas décadas, devido aos conflitos mundiais.

( ) O final das competições reserva um momento em que apenas os vencedores estarão juntos no desfile.

( ) O espetáculo apresentado pelos chineses agregou ingredientes que fizeram o autor imaginar que é possível acreditar em sonhos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – V – V b) F – F – F c) F – F – V d) V – F – F e) F – V – F

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

Entretanto, mesmo partindo do pressuposto de que as interações humanas são constitutivas do psiquismo do homem, na tríade aluno/mestre/conhecimento, dada sua

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Durante as nictemerais, os valores do fósforo total e do fosfato total nos dois viveiros apresentaram também valores acima do recomendado pela GAA, exceto para o fosfato total na

Distribuição espectral dos sistemas de iluminação LED e do controle Observa-se na Figura 12A, a análise de componentes principais, relacionado à biometria das mudas pré-brotadas

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça