• Nenhum resultado encontrado

O uso de técnicas de prototipagem rápida na confecção de próteses : uma revisão da literatura científica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "O uso de técnicas de prototipagem rápida na confecção de próteses : uma revisão da literatura científica"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA

CURSO DE ODONTOLOGIA

MELISSA DO VALE GALDINO

O USO DE TÉCNICAS DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES BUCOMAXILOFACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

CIENTÍFICA

(2)

MELISSA DO VALE GALDINO

USO DE TÉCNICAS DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES BUCOMAXILOFACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

CIENTÍFICA

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Departamento de Odontologia Restauradora do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia.

Área de habilitação: Prótese Bucomaxilofacial

(3)
(4)

MELISSA DO VALE GALDINO

O USO DE TÉCNICAS DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA NA CONFECÇÃO DE PRÓTESES BUCOMAXILOFACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

CIENTÍFICA

Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Departamento de Odontologia Restauradora do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel(a) em Odontologia.

Aprovado em: ____ / ____/ ____.

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________ Prof. Dr. Wagner Araújo de Negreiros (Orientador)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

(5)
(6)

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, por me dar forças para enfrentar os obstáculos que surgiram e seguir em busca dos meus objetivos.

Agradeço aos meus avós, Elieuda e Valdemar, aos meus pais, Soraia e Gerson, e aos meus padrinhos, Eliudemar e João Eduardo, por todos os esforços em nome dos meus sonhos, que se tornaram também seus. Não existem palavras que expressem com justiça a minha gratidão a vocês.

Agradeço à minha família e amigos, por sempre acreditarem no meu potencial e torcerem pelo meu sucesso.

Agradeço ao meu namorado, Anderson, por ser um companheiro incondicional e me oferecer colo, carinho e conforto nos momentos em que eu mais precisei.

Agradeço a turma 2017.2, por dividirem as alegrias e agonias na caminhada até aqui.

Agradeço aos professores da Odontologia UFC, por diariamente inspirarem os seus alunos e conduzirem de forma brilhante a formação de novos cirurgiões-dentistas.

(7)

“The journey of a thousand miles begins with one step.”

(8)

RESUMO

As deformidades faciais podem ser decorrentes de malformações congênitas, de traumas e de patologias adquiridas. A reabilitação bucomaxilofacial é uma viável opção terapêutica para esses pacientes, podendo ser executada mediante o uso de técnicas de prototipagem rápida. O presente trabalho teve por objetivo fazer uma revisão da literatura científica existente a respeito da aplicação dessas técnicas nas reabilitações de face. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed em Novembro de 2017, utilizando uma combinação dos termos livres “Rapid Prototyping” e “Facial Prostheses”. Artigos não redigidos na língua inglesa e outros que foram publicados há mais de dez anos foram excluídos da pesquisa. Apesar do baixo nível de evidências científicas, a utilização das técnicas de prototipagem rápida tem se mostrado útil no sentido de reduzir inconvenientes do método convencional de confecção de prótese, oferecendo vantagens, como um maior conforto para o paciente e um menor tempo de terapia. Contudo, o custo elevado e o difícil acesso às novas tecnologias constituem os principais entraves para a consolidação da técnica.

(9)

ABSTRACT

Facial deformities can be due to congenital malformations, traumas and acquired pathologies. Bucomaxillofacial rehabilitation is a viable therapeutic option for these patients, and can be performed through the use of rapid prototyping techniques. The present work had as objective to review the existing scientific literature regarding the application of these techniques in face rehabilitations. For this, a bibliographic search was performed in the Pubmed database in November 2017, using a combination of the free terms "Rapid Prototyping" and "Facial Prostheses". Articles not written in the English language and others that were published more than ten years ago were excluded from the research. Despite the low level of scientific evidence, the use of rapid prototyping techniques has proved useful in reducing inconveniences of the conventional method of making prosthesis, offering advantages such as greater patient comfort and shorter therapy time. However, the high cost and difficult access to the new technologies are the main obstacles to the consolidation of the technique.

(10)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

(11)

LISTA DE TABELAS

(12)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 12

2 METODOLOGIA ... 14

3 RESULTADOS ... 15

4 DISCUSSÃO ... 17

5 CONCLUSÕES ... 20

REFERÊNCIAS ... 21

(13)

1 INTRODUÇÃO

Os defeitos da face podem ser congênitos ou adquiridos. Os defeitos congênitos incluem condições que se manifestam plenamente desde o nascimento do indivíduo ou que se tornam evidentes com o passar do tempo. Já os defeitos adquiridos são aqueles causados por trauma, como acidentes de trânsito e queimaduras, por procedimentos cirúrgicos de tratamento do câncer de cabeça e pescoço, por predisposições genéticas que se manifestam posteriormente como deformidades, por anormalidades no processo de desenvolvimento e por cicatrização de doenças1. Nos casos em que o paciente sofre uma perda

considerável na região facial e a cirurgia plástica não é indicada por algum motivo, a reposição da parte perdida é conseguida por meio de próteses bucomaxilofaciais2.

Essas próteses podem, atualmente, ser confeccionadas de duas formas. A primeira delas é através da técnica convencional, em que a anatomia da prótese é obtida por meio da moldagem da região a ser reabilitada e por meio da escultura manual3. Essa técnica inclui uma série de procedimentos clínicos e depende do

trabalho manual do profissional, o que torna a confecção laboriosa e o resultado final das próteses extremamente dependente das habilidades e da experiência desse profissional4. A segunda forma de confeccionar essas próteses é por meio da

utilização da prototipagem rápida3, que permite a fabricação de peças sólidas, de

maneira rápida, compatível com a anatomia do paciente a partir de dados tridimensionais conseguidos5.

São dois os métodos de prototipagem rápida: a prototipagem rápida aditiva, que é feita através da deposição de materiais, sendo as peças confeccionadas camada por camada, não existindo a necessidade de utilização de nenhum tipo de ferramenta; e a prototipagem rápida subtrativa, na qual se obtém as peças através do desgaste de blocos de diferentes materiais6. Inicialmente, era

utilizado quase exclusivamente o método subtrativo. A confecção de peças por esse método cria formas de qualidade, porém ocorre o desperdício do material desgastado. Aproximadamente 90% dos blocos pré-fabricados são desgastados para que sejam criadas as peças. Como alternativas a esse desperdício, surgiram as técnicas por adição7. Essas técnicas incluem a Estereolitografia, a Sinterização

(14)

a Fabricação de Objetos Laminados. Cada uma produz peças com características particulares, por isso deve-se levar em consideração a finalidade da produção de cada objeto, de forma a se obter o melhor resultado possível8. O presente trabalho

(15)

2 METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Pubmed, em novembro de 2017, utilizando uma combinação dos termos livres “Rapid Prototyping” e “Facial Prostheses”, sendo encontradas 94 publicações. Dessas, foram excluídas da pesquisa as não redigidas na língua inglesa e as publicadas há mais de dez anos, totalizando 34 publicações. Após a leitura do título e do resumo, 43 das 60 publicações restantes foram desconsideradas por não se tratarem de abordagens sobre a confecção de próteses bucomaxilofaciais e 17 foram selecionadas para a leitura na íntegra. Todas as publicações lidas na íntegra foram consideradas aptas para compor esta revisão de literatura, sendo doze relatos de caso, três revisões de literatura e dois estudos-piloto.

(16)

3 RESULTADOS

Dos doze artigos de relato de caso, dois apresentaram dois casos clínicos distintos, portanto, no presente trabalho, foram avaliadas quatorze experiências clínicas. O quadro 1 mostra aspectos relacionados às causas dos defeitos faciais, técnica de varredura, tipo de peça fabricada e técnica de prototipagem utilizada.

Quadro 1 Informações dos relatos de caso selecionados

Autor Causa do

Defeito Facial Técnica de Varredura fabricada Peça Prototipagem Técnica de

Jamayet et al,

2017 9 Cirurgia para remoção de

neoplasia

Tomografia

Computadorizada Biomodelo do defeito Impressão 3D

Shankaran, Deogade e Dhirawani, 2016 10 Trauma (acidente de carro) Tomografia

Computadorizada Biomodelo do defeito Estereolitografia

Ciocca et al,

2015 [11] Cirurgia para remoção de

neoplasia

Escaneamento Tridimensional a

Laser

Prótese nasal -

Bai et al, 2014 4 Trauma

(guerra) Computadorizada Tomografia + Digitalização

óptica

Prótese

auricular Seletiva à Laser Sinterização

Palousek, Rosicky e Koutny 2013 12

- Digitalização

óptica Prótese nasal Impressão 3D

Karatas et al, 2011 13 Caso

1

- Tomografia

Computadorizada auricular Prótese Impressão 3D

Karatas et al,

2011 13 Caso

2

- Tomografia

Computadorizada auricular Prótese Estereolitografia

Mueller et al,

2011 14 Cirurgia para remoção de

neoplasia

Digitalização

óptica Prótese nasal Seletiva à Laser Sinterização

Ciocca et al,

2010 15 congênito Defeito Tridimensional a Escaneamento

Laser Próteses auriculares bilaterais Modelagem por Fusão e Deposição Feng et al, 2010

(17)

19 óptica defeito Seletiva à Laser

O quadro 2 apresenta os aspectos relacionados aos estudos piloto encontrados na literatura.

Quadro 2 Informações dos estudos-piloto selecionados

Autor Causa do

Defeito Facial Técnica de Varredura Peça fabricada Prototipagem Técnica de

Ciocca e Scotti,

2014 20 remoção de Cirurgia de

neoplasia

Escaneamento Tridimensional

a Laser

Prótese

oculofacial Seletiva à Laser Sinterização

Ciocca et al,

2009 21 remoção de Cirurgia de

neoplasia

Escaneamento Tridimensional

a Laser

Prótese

(18)

4 DISCUSSÃO

A utilização das técnicas de prototipagem rápida traz algumas vantagens em relação ao método convencional de confecção das mesmas4, tanto para o paciente

quanto para o profissional19. Isso ocorre levando em consideração que os

procedimentos de digitalização, o processamento de dados e a fabricação das próteses consumirem menos tempo quando comparados aos procedimentos de fabricação pelo método convencional12.

Uma dessas vantagens é a eliminação dos procedimentos de moldagem da região a ser reabilitada10. Também, não há a necessidade de realizar a escultura

manual19, o que diminui o trabalho do profissional e torna menor o tempo para a

finalização da peça4. Esses aspectos tornam o paciente mais motivado, pois o tempo

das sessões clínicas é reduzido e o desconforto sentido pelo mesmo é praticamente eliminado17.

Além disso, a possibilidade de avaliar virtualmente a forma, o tamanho e o ajuste da prótese na face do paciente12, a possibilidade de que seja feito um

espelhamento da região saudável21 e a possibilidade de correção dos erros

virtualmente, tornam esse método bastante vantajoso, pois resultam em uma prótese com uma forma anatômica e volume adequados e, consequentemente, em uma simetria satisfatória para a face do paciente22.

Pode-se, também, obter uma melhor abordagem na obtenção de uma prótese nasal suportada por óculos, nos casos em que não é viável a colocação de implantes devido à falta de osso disponível. Isso se deve ao fato de o processo de obtenção dessa prótese se tornar mais simples e de se conseguir uma melhor estética para a mesma11.

(19)

Acredita-se que a utilização das técnicas de prototipagem rápida tenha, como uns dos principais desafios, a confecção de esculturas de cera que possuam uma boa adaptação nas margens9 e que possuam uma coloração satisfatória13. Além

disso, o tempo para se alcançar a cor correta utilizando essa técnica não é significantemente reduzido quando comparado ao método convencional14.

A técnica de Sinterização Seletiva à Laser possui, quando comparada à técnica de Estereolitografia, algumas vantagens, tendo em vista que: existe a possibilidade de utilizar uma cera cerca de 60% mais barata do que a resina utilizada na técnica de Estereolitografia; a obtenção de uma máquina de Sinterização Seletiva a Laser custa cerca de 75% do valor da máquina de Estereolitografia; o material utilizado nesta técnica pode ser esterilizado e reciclado. No entanto, essa técnica tem como limitação a necessidade de refinar o material antes de ser utilizado na confecção de próteses bucomaxilofaciais19. Já a técnica de

Modelagem por Fusão e Deposição tem como desvantagem um “efeito em escada”, que prejudica o aspecto da superfície das peças fabricadas, podendo ser reduzido através da utilização de camadas com espessuras reduzidas15.

Considerando o método de captação de imagens, a Tomografia Computadorizada é o mais utilizado, conseguindo-se uma alta precisão espacial. Entretanto, esse método tem como desvantagem o fato de expor o paciente a uma dose de radiação24, o que poderia não ser justificável tendo em vista que o objetivo é

a confecção de próteses bucomaxilofaciais. Dessa forma, são necessárias maneiras alternativas de obtenção de imagens17. Uma delas é a Ressonância Magnética,

porém, nesse método, existe a necessidade que se tenha uma alta resolução temporal de forma a evitar que apareçam artefatos de movimento24. Outras formas

são a Digitalização Óptica e o Escaneamento tridimensional a laser, sendo que a digitalização óptica fornece uma maior precisão e detalhamento quando comparada ao escaneamento tridimensional a laser12.

Apenas dois estudos-piloto foram encontrados na presente revisão de literatura. No primeiro, Ciocca e Scotti (2014)20 desenvolveram uma técnica para

(20)

oculofaciais provisórias suportadas por óculos, por meio da utilização da técnica de Modelagem por fusão e deposição. Dessa forma, evidencia-se uma carência de estudos clínicos de alto valor científico que realmente validem o uso das técnicas de prototipagem rápida na confecção de próteses bucomaxilofaciais.

(21)

5 CONCLUSÕES

(22)

REFERÊNCIAS

1. Rumsey N, Harcourt D. Body image and disfigurement: Issues and interventions. Body Image. 2004;1(1):8397. doi: 10.1016/S1740-1445(03)00005-6

2. Simões F, Reis R, Dias RB. A especialidade de prótese bucomaxilofacial e sua atuação na Odontologia. Rev Sul-Brasileira Odontol. 2009;6(3):327–31.

3. Kawabata, SC. Avaliação da percepção estética de prótese óculo-palpebral confeccionada pelo método convencional e pelo sistema CAD/CAM. São Paulo. Tese [Doutorado em Ciências Odontológicas] Universidade de São Paulo; 2016

4. Bai S-Z, Feng Z-H, Gao R, Dong Y, Bi Y-P, Wu G-F, et al. Development and application of a rapid rehabilitation system for reconstruction of maxillofacial soft-tissue defects related to war and traumatic injuries. Mil Med Res. 2014;1:11. doi: 10.1186/2054-9369-1-11

5. Afrose MF, Masood SH, Iovenitti P, Nikzad M, Sbarski I. Effects of part build

orientations on fatigue behaviour of FDM-processed PLA material. Prog Addit Manuf. 2016;1(1–2):21–8. doi:10.1007/s40964-015-0002-3

6. Junior AS, Junior OC, Neto AI. Processos de Prototipagem Rápida por Deposição ou Remoção de Material na Concepção de Novos Produtos – Uma Abordagem Comparativa. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2007:1-10.

7. Strub JR, Rekow ED, Witkowski S. Computer-aided design and fabrication of dental restorations. J Am Dent Assoc. 2006;137(9):128996.

doi:10.14219/jada.archive.2006.0389

8. Balem FP. A utilização prototipagem rápida na odontologia. Porto Alegre. Monografia [Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2010.

9. B Jamayet N, J Abdullah Y, A Rajion Z, Husein A, K Alam M. New Approach to 3D Printing of Facial Prostheses Using Combination of Open Source Software and Conventional Techniques: A Case Report. Bull Tokyo Dent Coll. 2017;58(2):117–24. doi: 10.2209/tdcpublication.2016-0021

(23)

13. Karatas MO, Cifter ED, Ozenen DO, Balik A, Tuncer EB. Manufacturing implant supported auricular prostheses by rapid prototyping techniques. Eur J Dent.

2011;5(4):472–7.

14. Mueller AA, Paysan P, Schumacher R, Zeilhofer HF, Berg-Boerner BI, Maurer J, et al. Missing facial parts computed by a morphable model and transferred directly to a polyamide laser-sintered prosthesis: An innovation study. Br J Oral Maxillofac Surg 2011;49(8):67–71. doi:10.1016/j.bjoms.2011.02.007

15. Ciocca L, De Crescenzio F, Fantini M, Scotti R. CAD/CAM bilateral ear

prostheses construction for Treacher Collins syndrome patients using laser scanning and rapid prototyping. Comput Methods Biomech Biomed Engin. 2010;13(3):379–86. doi: 10.1080/10255840903251304

16. Feng Z, Dong Y, Zhao Y, Bai S, Zhou B, Bi Y, et al. Computer-assisted technique for the design and manufacture of realistic facial prostheses. Br J Oral Maxillofac Surg. 2010;48(2):105–9. doi:10.1016/j.bjoms.2009.05.009

17. Yoshioka F, Ozawa S, Okazaki S, Tanaka Y. Fabrication of an Orbital Prosthesis Using a Noncontact Three-Dimensional Digitizer and Rapid-Prototyping System. J Prosthodont. 2010;19(8):598600. doi: 10.1111/j.1532-849X.2010.00655.x

18. Turgut G, Sacak B, Kiran K, Bas L. Use of rapid prototyping in prosthetic auricular restoration. J Craniofac Surg. 2009;20(2):321–5. doi:

10.1097/SCS.0b013e3181992266

19. Wu G, Zhou B, Bi Y, Zhao Y. Selective laser sintering technology for customized fabrication of facial prostheses. J Prosthet Dent. 2008;100(1):56–60. doi:

10.1016/S0022-3913(08)60138-9

20. Ciocca L, Scotti R. Oculo-facial rehabilitation after facial cancer removal: Updated CAD/CAM procedures. A pilot study. Prosthet Orthot Int. 2014;38(6):505–9. doi: 10.1177/0309364613512368

21. Ciocca L, Fantini M, Marchetti C, Scotti R, Monaco C. Immediate facial

rehabilitation in cancer patients using CAD-CAM and rapid prototyping technology: A pilot study. Support Care Cancer. 2009;18(6):7238. doi: 10.1007/s00520-009-0676-5

22. Goiato MC, Mancuso DN, Zuccolotti BCR, Murakawa AC, de Lima DC, dos Santos DM, et al. Retention and processing methods of nasal prosthesis. J Coll Physicians Surg Pakistan. 2012;22(11):716–9. doi: 11.2012/JCPSP.716719

23. Sun J, Zhang F-Q. The Application of Rapid Prototyping in Prosthodontics. J Prosthodont [Internet]. 2012;21(8):641–4. doi: 10.1111/j.1532-849X.2012.00888.x

(24)

ANEXO A POLÍTICA EDITORIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ODONTOLOGIA (RGO)

Política editorial da revista

A RGO - Revista Gaúcha de Odontologia é um periódico de periodicidade trimestral que tem por objetivo disseminar e promover o intercâmbio de informações de várias áreas da pesquisa odontológica, proporcionado à comunidade científica nacional e internacional, um canal formal de comunicação, contribuindo desta forma para o avanço do conhecimento.

Os manuscritos podem ser rejeitados sem comentários detalhados após análise inicial, por pelo menos dois editores da RGO - Revista Gaúcha de Odontologia, se os artigos forem considerados inadequados ao escopo da revista ou de prioridade científica insuficiente para publicação na Revista.

Categoria dos artigos

A Revista aceita artigos inéditos em português, espanhol ou inglês, com título, resumo e termos de indexação no idioma original e em inglês, nas seguintes categorias:

(25)

características, tais como, gênero, nível socioeconômico, idade entre outras. Pesquisas envolvendo seres vivos

Resultados de pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem ser acompanhados de cópia de aprovação do parecer de um Comitê de Ética em pesquisa.

Registros de Ensaios Clínicos

Artigos com resultados de pesquisas clínicas devem apresentar um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado ao final do resumo.

Procedimentos de avaliação por pares - peer review - da revista

Os originais que deixarem de cumprir qualquer uma das normas aqui publicadas relativas à forma de apresentação, serão sumariamente devolvidos antes mesmo de serem submetidos à avaliação quanto ao mérito do trabalho e à conveniência de sua publicação. A devolução será acompanhada de um ofício contendo o código do item desrespeitado.

Os manuscritos aprovados quanto à forma de apresentação serão encaminhados ao Conselho Editorial, que considerará o mérito científico da contribuição. Aprovados nesta fase, os manuscritos serão encaminhados aos revisores ad hoc previamente selecionados pelo Conselho. Cada manuscrito será enviado para dois relatores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. Os trabalhos que, a critério do Conselho Editorial ou de Assessores ad hoc, não forem considerados convenientes para publicação na RGO - Revista Gaúcha de Odontologia serão devolvidos aos autores em caráter definitivo.

(26)

comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação, o manuscrito será devolvido aos autores para que sejam realizadas as devidas alterações. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado.

Especificação do público da revista

A RGO - Revista Gaúcha de Odontologia está aberta a contribuições da comunidade científica nacional e internacional, que contribuam para o estudo e desenvolvimento científico na área de Odontologia e suas subáreas.

Forma e preparação de manuscritos Submissão de trabalhos

Serão aceitos trabalhos acompanhados de declaração de responsabilidade, declaração de concordância com a cessão de direitos autorais e carta assinada por todos os autores, com descrição do tipo de trabalho e da área temática e a principais contribuições do estudo para a área

Se houver figuras extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores deverão providenciar permissão, por escrito, para a sua reprodução. Esta autorização deve acompanhar os manuscritos submetidos à publicação.

Autoria: o número de autores deve ser coerente com as dimensões do projeto. O crédito de autoria deverá ser baseado em contribuições substanciais, tais como concepção e desenho, ou análise e interpretação dos dados. Não se justifica a inclusão de nome de autores cuja contribuição não se enquadre nos critérios acima, podendo, nesse caso, figurar na seção Agradecimentos.

(27)

O texto deverá ser digitado em fonte Arial tamanho 12, com espaço entrelinhas 1,5 cm. O papel deverá ser de tamanho A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm).

Todas as páginas devem ser numeradas a partir da página de identificação. Para esclarecimentos de eventuais dúvidas quanto à forma, sugere-se consulta a este fascículo.

Os artigos devem ter, no máximo, 30 referências, exceto no caso de artigos de revisão, que podem apresentar em torno de 50. Sempre que uma referência possuir o número de Digital Object Identifier (DOI), este deve ser informado.

Versão reformulada: a versão reformulada deverá ser encaminhada por e-mail, indicando o número do protocolo e o número da versão. Os autores deverão enviar apenas a última versão do trabalho. O texto do artigo deverá empregar fonte colorida (cor azul) para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, os autores deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição. O título e o código do manuscrito deverão ser especificados. Os prazos fixados para nova submissão dos originais corrigidos serão informados no ofício que acompanha os originais e deverão ser rigorosamente respeitados. A nova submissão fora dos prazos estipulados acarretará no cancelamento definitivo do processo de avaliação e a devolução definitiva dos originais.

Os elementos constituintes do texto devem ser dispostos segundo a sequência apresentada abaixo:

Especialidade ou área da pesquisa: uma única palavra que permita ao leitor identificar de imediato a especialidade ou área à que pertence a pesquisa.

Título: a) título completo em português e inglês ou espanhol, devendo ser conciso, evitando excesso das palavras, como “avaliação do...”, “considerações a cerca de...”, “estudo exploratório”; b) short title com até 50 caracteres em português (ou espanhol) e inglês.

(28)

aquela que julgarem a mais importante; c) todos os dados da afiliação devem ser apresentadas por extenso, sem nenhuma abreviação; d) endereço completo para correspondência de todos os autores, incluindo o nome para contato, telefone e e-mail. Observação: esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores. Observação: esta deverá ser a única parte do texto com a identificação dos autores.

Resumo: a) todos os artigos submetidos em português ou espanhol deverão ter resumo no idioma original e em inglês, com um mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras. Os artigos submetidos em inglês deverão vir acompanhados de resumo em português, além do abstract em inglês; b) para os artigos originais, os resumos devem ser estruturados destacando objetivos, métodos básicos adotados, informação sobre o local, população e amostragem da pesquisa, resultados e conclusões mais relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicando formas de continuidade do estudo. Para as demais categorias, o formato dos resumos deve ser o narrativo, mas com as mesmas informações; c) não deve conter citações e abreviaturas. Termos de indexação: correspondem às palavras ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. Destacar no mínimo três e no máximo seis termos de indexação, utilizando os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) da Bireme.

Introdução: deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e destacando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. Deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema, e que destaque sua relevância. Não deve ser extensa, a não ser em manuscritos submetidos como Artigo de Revisão.

(29)

por extenso, em vez de seus correspondentes símbolos abreviados. Incluem-se nessa classificação: nomes de compostos e elementos químicos e binômios da nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica. Os nomes genéricos de produtos devem ser preferidos às suas respectivas marcas comerciais, sempre seguidos, entre parênteses, do nome do fabricante, da cidade e do país em que foi fabricado, separados por vírgula. Informar que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde e fornecer o número do parecer de aprovação. Ao relatar experimentos com animais, indicar se as diretrizes de conselhos de pesquisa institucionais ou nacionais - ou se qualquer lei nacional relativa aos cuidados e ao uso de animais de laboratório - foram seguidas.

Resultados: devem ser apresentados com o mínimo possível de discussão ou interpretação pessoal, acompanhados de tabelas e/ou material ilustrativo adequado, quando necessário. Não repetir no texto todos os dados já apresentados em ilustrações e tabelas. Dados estatísticos devem ser submetidos a análises apropriadas.

(30)

ou outros materiais já citados nas seções de Introdução ou Resultados. Incluir implicações para pesquisas futuras.

Conclusão: parte final do trabalho baseada nas evidências disponíveis e pertinentes ao objeto de estudo. As conclusões devem ser precisas e claramente expostas, cada uma delas fundamentada nos objetos de estudo, relacionado os resultados obtidos com as hipóteses levantadas. Evidenciar o que foi alcançado com o estudo e a possível aplicação dos resultados da pesquisa; podendo sugerir outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos, em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho.

Anexos: deverão ser incluídos apenas quando imprescindíveis à compreensão do texto. Caberá aos editores julgar a necessidade de sua publicação.

Abreviaturas e siglas: deverão ser utilizadas de forma padronizada, restringindo-se apenas àquelas usadas convencionalmente ou sancionadas pelo uso, acompanhadas do significado, por extenso, quando da primeira citação no texto. Não devem ser usadas no título e no resumo.

Referências: devem ser numeradas consecutivamente, seguindo a ordem em que foram mencionadas a primeira vez no texto, baseadas no estilo Vancouver. Nas referências com até seis autores, citam-se todos; acima de seis autores, citam-se os seis primeiros, seguido da expressão latina et al. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o List of Journals Indexed in Index Medicus (http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html) e impressos sem negrito, itálico ou grifo, devendo-se usar a mesma apresentação em todas as referências.

(31)

somente os números-índices das referências, na forma sobrescrita, são indicados no texto. Deverão ser colocadas em ordem numérica, em algarismos arábicos, meia linha acima e após a citação, e devem constar da lista de referências. Se forem dois autores, citam-se ambos ligados pelo "&"; se forem mais de dois, cita-se o primeiro autor, seguido da expressão et al.

A exatidão e a adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são de responsabilidade do autor. Todos os autores cujos trabalhos forem citados no texto deverão ser listados na seção de Referências.

Documentos

Cada autor deve ler e assinar os documentos (1) Declaração de responsabilidade, (2) Transferência de direitos autorais e (3) Contribuições do artigo, nos quais constarão:

• Título do manuscrito

• Nome por extenso dos autores (na mesma ordem em que aparecem no manuscrito)

• Autor de contato

• Data

1. Declaração de Responsabilidade: Certifico que participei da concepção do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo, não omitindo quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo; - Certifico que o manuscrito é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra Revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela RGO - Revista Gaúcha de Odontologia, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.

(32)

Declaro que, em caso de aceitação do artigo, a RGO - Revista Gaúcha de Odontologia passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da Revista, vedado a qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista.

Imagem

Figura 1  –  Fluxograma do processo de seleção da literatura científica existente.

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-

O gráfico nº11 relativo às agências e à escola representa qual a percentagem que as agências tiveram no envio de alunos para a escola Camino Barcelona e ainda, qual a percentagem de

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação