• Nenhum resultado encontrado

Informativo da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Retrospectiva

Carteira Funcional é uma realidade para

centenas de aposentados

A obtenção da carteira funcional para Auditor Fiscal aposentado é uma grande conquista à valorização da categoria, encampada nesta gestão pelos diretores Nélia Cruvinel e Castelo Bessa. Até o fechamento desta edição, já foram emitidas 3.008 carteiras. Dessas, 2.785 já foram enviadas às Digeps para distribuição e 223 foram enviadas dia 12 de dezembro. Para 2019, estão previstos três lotes de remessa à gráfica Thomas Greg para a confecção do documento nos meses de março, julho e outubro, conforme acordo entre a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões e a RFB (Receita Federal do Brasil).

A assinatura do contrato com a empresa Thomas Greg, que confecciona as carteiras, foi feita em março de 2017 e, desde então, iniciaram-se as tratativas junto à Digep (Divisão de Gestão de Pessoas) para o envio das listagens dos filiados que manifestaram interesse em ter o documento.

“Trata-se de uma luta sindical histórica e, agora, es-tamos entregando os documentos, definitivamente, aos Ano VII - Edição nº 146 - 2018

EDIÇÃO Nº

IDAAP

Informativo da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

sindifisconacional.org.br

146

nossos filiados”, declarou o presidente do Sindifisco, Au-ditor Fiscal Claudio Damasceno. “Parabéns a todos por mais essa importante vitória”, acrescentou.

Processo permanente – A solicitação da carteira pas-sou a ser um processo do Sindicato, tendo em vista os novos aposentados. Portanto, para requerer o docu-mento, basta solicitar o formulário do pedido e da ficha de atualização cadastral. O pedido deve ser encami-nhado ao Sindifisco Nacional por meio do email apo-sentados@sindifisconacional.org.br.

Preenchidos, esses documentos devem ser remetidos, em modo digital, de volta para o Sindicato. É importan-te que os originais também sejam enviados, via Correios, para a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões (SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11 — Brasília--DF, CEP: 70.392-900).

O Sindifisco encaminha então as solicitações à Cogep, e esta à unidade de Gestão de Pessoas da localidade do solicitante. Após isso, o interessado deve comparecer às Unidades de Gestão de Pessoas, portando RG e CPF, para a confirmação de dados pessoais e coleta biomé-trica. Nesse caso, o filiado deve apresentar comprovante de residência e uma foto 3x4 recente em fundo branco (homens devem fotografar com paletó e gravata).

Nos intervalos de remessa de um lote para o outro, os Auditores podem continuar comparecendo às Unida-des de Gestão de Pessoas para a coleta de dados e te-rão suas carteiras emitidas e confeccionadas segundo os prazos dos lotes citados.

Inconsistências - A fim de prevenir possíveis

inconsis-tências de dados na carteira, a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões orienta os filiados para que fa-çam uma checagem criteriosa das informações apon-tadas na hora do validamento de cadastro e coleta de biometria, que é realizado presencialmente nas Digep/ Segep de jurisdição do solicitante, uma vez que o siste-ma ainda não está prograsiste-mado para a correção de dados e emissão de novo documento.

(2)

Expediente

Despedida com sabor de dever cumprido

Caro (a) leitor (a),

Esta edição do Idaap é a última que marca a gestão da atual DEN (Direto-ria Executiva Nacional) e, consequen-temente, o trabalho dos diretores de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Nélia Cruvinel e José Castelo Branco Bessa Filho.

Em virtude disso, foi feito um balanço das principais ações ao longo desses anos, que visaram tão somente o bem--estar e os interesses dos colegas apo-sentados e pensionistas de todo país. Entre os trabalhos valorosos está o de emissão das carteiras funcionais. A gestão encerra as atividades com a entrega de mais de três mil documen-tos e a confirmação de outros três lotes para março, julho e outubro de 2019. Desenvolvido com muita atenção, o “Simule-RH”, simulador que permite que os aposentandos e os já aposen-tados verifiquem se a regra de apo-sentadoria aplicada ao seu benefício está correta, também integra o rol de ações desta gestão.

A edição especial em ritmo de retros-pectiva relembra ainda a reedição do “Guia de Orientação aos Familiares dos Auditores Fiscais da Receita Fede-ral do Brasil” e a realização do maior ENAP (Encontro Nacional de Aposen-tados e Pensionistas. O evento foi fruto de encontros regionais inéditos que prepararam este grande momento. E como não lembrar das homenagens honrosas aos colegas centenários que tanto contribuíram para o trabalho na Receita e para a vida sindical? Eles tam-bém receberam um capítulo especial. Por fim, os diretores deixam uma men-sagem para os colegas em agradeci-mento aos anos de confiança.

Boa leitura! IDAAP é uma publicação da Diretoria Executiva Nacional do Sindifisco Nacional

(Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil). Diretoria do Sindifisco Nacional

Presidente: Cláudio Márcio Oliveira Damasceno; 1º Vice-Presidente: Maria Cândida Capozzoli de Carvalho; 2º Vice-Presidente: Luiz Henrique Behrens Franca(Duick); Secretário-Geral: Rogério Said Calil; Diretor-Secretário: Pedro Egídio Alves de Oliveira; Diretor de Comunicação Social: Pedro Delarue Tolentino Filho; Diretor-Adjunto de Comunicação: Leonardo Picanço Cruz; Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: Nélia Cruvinel Resende; Diretor-Adjunto de Assuntos de Aposentadoria e Pensões: José Castelo Branco Bessa Filho.

Departamento de Jornalismo

Gerente e editor: Rodrigo Oliveira – 4359/02-DF; Jornalistas: Cristina Fausta, Danielle Santos, Patrícia Portales, Ricardo Cassiano, Eduardo Moura; Projeto Gráfico: Núcleo Cinco Marketing e Comunicação Ltda.; Diagramação: Núcleo Cinco Marketing e Comunicação Ltda.; Tiragem: 22.500 Exemplares; Impressão: Interagir Artes Gráficas LKB Ltda ME. Sede do Sindifisco Nacional

SDS, Conjunto Baracat, 1º andar, salas 1 a 11, Asa Sul, Brasília/DF – Cep: 70.392-900 Fone (61) 3218-5200 - Fax (61) 3218-5201

Site: www.sindifisconacional.org.br

E-mail: den@sindifisconacional.org.br e aposentados@sindifisconacional.org.br

Editorial

Nesta Edição

Vida de Aposentado

Uma vida de compromisso e presença pág. 11

Prestando contas

Diretores agradecem trabalho conjunto nesta gestão pág. 12

Homenagem

Pequeno gesto, grande significado pág. 3

Retrospectiva 2

Acolhimento e proteção quando mais se precisa pág. 6

Retrospectiva 3

Homenagens e reencontros no maior Enap

já realizado pág. 7 a 10

Retrospectiva 1

Novo Simulador de Aposentadoria e Vitória

no STJ sobre a GAT págs. 4 e 5

IDAAP

Informativo da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

Ano VII - Edição nº 146 - 2018

EDIÇÃO Nº

(3)

Pequeno gesto, grande significado

A homenagem concedida pelo Sindifisco Nacional à Auditora Fis-cal Hebe Garcia, no dia 25 de ou-tubro, publicada na edição passa-da, escreve mais um capítulo de uma história de reconhecimento e valorização contada há 13 anos. Naquela época, o primeiro Auditor Fiscal centenário recebia a visita de representantes da Diretoria de Apo-sentadoria e Pensões, para entrega da Salva de Prata em comemora-ção de seu centésimo aniversário.

O objeto, embora simples, car-rega uma enorme simbologia, que vai muito além de sua composição e de seus escritos. Carinhosamente desenhada, a placa abarca valor intrínseco, intangível, incomensurá-vel. De um lado, celebra a própria vida, ao sublimar a dádiva da

lon-gevidade. De outro, enaltece o ser único, singular, que nos longos anos de afã laboral dedicou parte signi-ficativa de seu tempo, força e em-penho à causa da Receita Federal do Brasil.

O significado de cada homena-gem é cristalizado nas feições, mar-cadas pelo tempo, das dezenas de rostos contemplados com o tributo. Cingidas de emoção verdadeira, as visitas despertam sentimentos de alegria e gratidão em cada cora-ção centenário. As reações, as mais diversas, comumente ritmadas por gestos lentos e sorriso sereno, quase sempre dimanam lágrimas sinceras de seus regentes. É um momento simples, porém marcante, que traz felicidade, de igual modo, a quem recebe e a quem dá.

Ao longo dos últimos anos, a Diretoria de Aposentadoria e Pen-sões tem colecionado essas belas histórias – de vida e de conquistas – sempre contadas pelo Idaap. A cada Salva entregue, uma família é reunida para celebrar seu cen-tenário e reprisar episódios de luta, resignação e vitórias que o tempo é incapaz de mitigar.

Qual o segredo da longevida-de? A pergunta permanece sem resposta objetiva, sem receita pron-ta. Mas quem superou os maiores obstáculos e venceu a barreira do tempo pode contar, mesmo com voz reticente, como pôde chegar lá. Novos personagens – e novas lições – virão e, a cada um, o Sin-difisco Nacional prestará, afetuosa-mente, sua singela homenagem.

(4)

Nova vitória no STJ consagra

definitivamente o direito

Comprovando o acerto absoluto nas estratégias adotadas pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) na execução da ação da GAT, dia 7 de dezembro, o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Napoleão Nunes Maia Filho julgou procedente a Re-clamação Constitucional nº 36691/ RN, proposta pelo Sindifisco Nacional, contra acórdão da 3ª Turma do Tribu-nal RegioTribu-nal Federal da 5ª Região.

Citado acórdão, proferido em execução individual, ou seja, cujo autor não se valeu da assistência da estrutura criada pelo sindicato para a GAT, julgou equivocadamente e acolheu a tese totalmente desarra-zoada, mas sempre utilizada pela AGU (Advocacia-Geral da União) nas impugnações, de que o título

obtido no RESP 1.585.353/DF não po-deria incluir os reflexos da incorpora-ção da GAT ao vencimento básico nas demais parcelas remunerató-rias, haja vista que a decisão naque-le RESP “apenas” mandava pagar a GAT desde sua criação pela Lei 10.910/2004 até sua extinção pela Lei 11.890/2008.

A AGU alegava que como a GAT já havia sido paga neste perío-do, nada mais havia a ser pago na execução. Porém, trata-se de um enorme equívoco processual, que acabou sendo acolhido por alguns poucos magistrados e que, infeliz-mente, contava com adeptos em redes sociais entre os próprios Audi-tores Fiscais.

Desde antes de se iniciar a

exe-cução, a DEN contratou parecer do renomado pro-cessualista, professor Fredie Diddier Jr., exatamente para dar segurança aos seus filiados de que o título obtido no RESP 1.585.353/ DF era plenamente exe-cutável e garantia, sim, a incorporação da GAT ao vencimento básico e a in-cidência de todas as de-mais parcelas sobre essa nova base majorada. Isso, inclusive, foi extensamente mencionado em todas as reuniões sindicais, como no CDS, no Conaf e nas visitas do Jurídico Atuante.

Na reclamação 36691/ RN, o ministro Napoleão deixa bem claro o alcance de sua decisão anterior no RESP 1.585.353/ DF, ao citar que “10. A decisão do STJ, transitada em julgado, assentou que a GAT se incorpora, adere ou agre-ga-se ao vencimento do servidor ou, em outros termos, se vencimentaliza. Em face disso, é fora de qualquer dú-vida jurídica que, para a incidência de outras gratificações, que tenham por fundamento o vencimento, deve ser considerado como sua base de cálculo o valor global, total ou ex-pandido desse mesmo vencimento, ou seja, o seu valor pós-incorpora-ção da supradita GAT. Entendimen-to diverso não encontra respaldo na decisão do STJ. 11. Nesse contexto, conclui-se que a decisão reclamada

(5)

Retrospectiva

Novo Simulador de Aposentadoria facilita

a vida do filiado

Outra novidade nesta gestão que veio ao encontro do bem-estar do fi-liado foi o “Simule-RH”, programa dis-ponível na página do Sindicato que, a partir da inserção dos dados pesso-ais e laborpesso-ais (tempos de serviço/tipo de trabalho e Afastamentos) do ser-vidor gera todas as regras de direito, tendo como base os atos emanados das EC (Emendas Constitucionais) 20/98; 41/03; 47/05 e 70/12 e dos di-versos atos dos órgãos normatizado-res e de controle.

O programa foi disponibilizado em janeiro de 2017 e é fruto do em-penho dos diretores de Assuntos de Aposentadoria e Pensões Nélia Cruvi-nel e Castelo Bessa por entenderem que esta ferramenta, com a alta tec-nologia que possui, será de grande

utilidade aos colegas aposentandos e aos já aposentados, que deseja-rem verificar se a regra aplicada ao seu benefício está correta.

A ferramenta é a mesma utili-zada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) - órgão que analisa as aposentadorias do servidor público. Além de verificar a melhor regra a ser aplicada na hora da aposentadoria, o “Simule-RH” permite que, aqueles que já estão aposentados, possam verificar se a regra pela qual foi insti-tuído seu benefício está correta.

“A partir do momento que fo-ram informados os dados pessoais e alimentados os tempos de serviços/ tipo de trabalho e afastamentos, o sistema faz todas as validações pos-síveis e gera todas regras a que,

nes-se caso, o Auditor tem direito”, diz o desenvolvedor do sistema, Celso Co-lacci. O programa ainda escreve, por exemplo, qual é regra que contem-pla a paridade e onde os proventos são calculados considerando a últi-ma remuneração e quando os cál-culos dos proventos são pela média aritmética e sem paridade.

Acesso – Para ter acesso ao

Simu-le-RH basta entrar, com login e senha, no site do Sindifisco Nacional, clicar no menu “Filiado”, localizado na aba superior, e buscar pelo nome da fer-ramenta. Apesar de intuitivo, o pro-grama ainda apresenta um Manual de Instrução. Eventuais dúvidas tam-bém podem ser sanadas por meio do telefone: (61) 3218 5262 - Laerço Salustiano Bezerra.

descumpriu o comando jurisdicional emanado deste Tribunal Superior, afrontando a autoridade de sua re-ferida decisão, constitucionalmente assegurada. Assim, impõe-se reco-nhecer a procedência da presente reclamação.”

Esta decisão vale apenas para o caso concreto tratado, porém trata--se de uma interpretação autêntica, feita pelo próprio ministro que profe-riu a decisão atacada pelo TRF-5.

“Nós sempre tratamos com mui-ta responsabilidade todas as nossas

execuções, e não seria diferente com a GAT. Portanto, quando afir-mamos que o título era plenamente executável, o fazíamos com base na experiência acumulada e, es-pecialmente, com base na opinião daqueles que efetivamente conhe-cem o direito, os advogados e pa-receristas. Todos temos o maior inte-resse em que nossas causas tenham sucesso, e o fato de que, ao longo desses últimos anos, conseguimos êxito nas principais ações deveria ser suficiente para a classe

reconhe-cer que o trabalho vem sendo muito bem executado, disse o vice-presi-dente da DEN, Luiz Henrique Franca. A partir de agora, os escritórios utilizarão a decisão da reclamação em todas as execuções em que tal questão seja levantada ou que eventualmente tenha sido decidi-da decidi-da mesma forma equivocadecidi-da em que foi na 3ª Turma do TRF-5. Foi, portanto, mais um enorme passo no sentido de contornar as dificulda-des ínsitas a todas as execuções de grande porte, como a da GAT.

(6)

Acolhimento e proteção quando mais

se precisa

O bem-estar daqueles a quem amamos é sem dúvida uma preo-cupação constante. Com o objetivo de tornar mais prática a promoção desse cuidado, a Diretoria de As-suntos de Aposentadoria e Pensões publicou, em fevereiro de 2018, a 2ª edição do “Guia de Orientação aos Familiares dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil”.

Editado em 2010, o manual foi atu-alizado com objetivo de dissolver as dúvidas manifestadas pelos filiados, incorporando as alterações promo-vidas na legislação, em especial as Emendas à Constituição e mudanças na Lei 8.112/90. O documento está disponível para download no site do Sindifisco Nacional, especificamente na página da Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões.

Entre os pontos abordados pelo Guia estão as mudanças nas regras para pensão e dicas para solicitar o benefício; considerações acerca do cálculo de Imposto de Renda e de Contribuição Previdenciária; si-tuação da conversão de

Licença--Prêmio em Pecúnia; importância do recadastramento de aposentados e pensionistas; condição para filiação de pensionista; requisitos para manu-tenção de dependentes no Plano de Saúde; informações sobre consigna-ção em folha de pagamento; alerta sobre cuidado com golpistas; e direi-tos da pessoa idosa.

Além das inúmeras alegrias, a vida também traz grandes lições e aprendizados, que podem vir por meio de dor e de perdas. Nessas ho-ras, é importante conhecer direitos e adotar medidas práticas. Em casos de acidente grave, o Plano de Saú-de Saú-deve ser acionado imediatamen-te. Já em casos de morte, a atenção se volta a comunicação a órgãos, Sindicato e Associações; pedido de auxílio-funeral e de pensão.

A comunicação do falecimento deve ser feita, por meio de apresen-tação de Atestado de Óbito entre-gue o quanto antes, em especial ao Ministério da Fazenda, para baixa na folha de pagamento. Herdeiros, su-cessores ou beneficiários de pensão também devem enviar o documto ao Sindifisco Nacional, para en-cerrar as devidas tarefas

e fazer um levantamen-to das ações judiciais. Dependen-tes e agregados têm direito a op-tar por continuar ou não no Plano de Saúde. E para

pensionista de filiado que tenha fa-lecido em atividade sem ter gozado a licença-prêmio, cabe o pedido de conversão em pecúnia. Conforme o Art. 611 do CPC (Código de Processo Civil, de 2015), bens devem ser trata-dos em inventário judicial, a ser aber-to no prazo de 60 dias, contados a partir da data de falecimento.

Também é possível solicitar, por meio de formulário disponível na Su-perintendência de Administração do Ministério da Fazenda, auxílio-funeral no valor de um salário ou provento. O direito é garantido por meio do Plano de Seguridade Social disponí-vel aos Auditores e familiares, com-preendendo nesse grupo cônjuge, fi-lhos, companheiro em união estável, ou dependentes.

Prevista no Art. 219 da Lei 8.112/90, a pensão será declarada provisória em caso de “morte presu-mida”, considerada quando: autori-dade judicial competente declarar a ausência; ocorrer desaparecimen-to em desabamendesaparecimen-to, inundação, in-cêndio ou acidente fora do serviço; desaparecimento durante o exercí-cio das atribuições do cargo ou em missão de segurança.

O Guia de Orientação é mais uma alternativa para trazer soluções imediatas. No entanto, há questões que naturalmente podem deman-dar uma atenção maior. Para diri-mir dúvidas não contempladas no Guia, a Diretoria de Aposentadoria e Pensões se coloca à disposição pelos telefones (61) 3218-5262 ou (61) 3218-5286.

(7)

Homenagens e reencontros no maior

Enap já realizado

O protagonismo e a força da Classe nas lutas pela defesa de seus direitos, pela valorização do cargo, pelo combate à corrupção, à sonegação e pela proteção das fronteiras e Aduanas foram enalte-cidos por parlamentares que com-pareceram à abertura do IV Enap (Encontro Nacional de Auditores Fis-cais Aposentados e Pensionistas) do Sindifisco Nacional. O evento ocor-reu de 20 a 24 de maio, em Águas de Lindóia (SP), e contou com a adesão de mais de 600 filiados — a maior já registrada.

Essa força, segundo relembrou o presidente do Sindifisco Nacional, o Auditor Fiscal Claudio Damasce-no, vem da participação intensa

dos aposentados e pensionistas que juntos formaram o que ele chamou de “um grande contingente de sol-dados”. Para Damasceno, o grupo também contribui com a experiên-cia e o conhecimento adquiridos ao longo de anos de atividades na Re-ceita Federal do Brasil.

Foram quatro dias de debates, palestras e confraternização entre colegas que há muito não se encon-travam. Logo no início dos trabalhos foi apresentado o vídeo “A con-quista da paridade na Constituição de 88”, produzido pela TV Sindifisco como parte do Projeto Memória; um segundo vídeo, “Auditores Fiscais e Previdência Social”, foi reproduzido na tarde daquele dia e apresentava

os relatos dos Auditores pioneiros do movimento sindical.

Durante as apresentações, es-tavam presentes os personagens centrais que abraçaram essas lutas: os Auditores Fiscais Sérgio Aurélio Veloso Diniz; Ildebrando Zoldan; Rosa Maria Bicalho; Maria Benedi-ta Saraiva e Clélia Graf, que foram homenageados e parabenizados pela Classe.

Àquela época, era latente a pre-ocupação com a preservação da Seguridade Social e com a inclusão da paridade no texto da Constituin-te. Desse empenho e união, nasceu o Sindifisco Nacional. Relembrada com orgulho, a história demonstra a necessidade de a categoria se

(8)

manter atuante, afinal “conquistas importantes como essa não vêm da noite para o dia”, como destacou a diretora de Assuntos de Aposenta-doria e Pensões, Auditora Fiscal Né-lia Cruvinel.

“Somente com o trabalho de todos nós, superando todas essas nossas dificuldades, mas objetivan-do sempre os interesses da Classe, é que a gente pode reviver, quem sabe, esse Projeto Memória que acabamos de ouvir”, ponderou o diretor-adjunto de Assuntos de Apo-sentadoria e Pensões, Auditor Fiscal Castelo Bessa.

Outro ponto alto do IV Enap foi a apresentação dos Informes da Di-retoria de Assuntos Jurídicos. Foram abordadas as ações dos 28,86%, da GAT (Gratificação por Atividade Tri-butária), da Conversão de Licença Prêmio em Pecúnia, e da atualiza-ção dos valores da aposentadoria por invalidez em pensões pelo

índi-Campanha salarial, acompa-nhamento de processos na justiça, e Reforma da Previdência foram al-guns dos temas abordados nos três Encontros Regionais de Auditores Fiscais aposentados e pensionistas, realizados pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sin-difisco Nacional.

Esta foi uma inovação da pasta, realizada em parceria com as DS (Delegacias Sindicais) anfitriãs, na busca de antecipar os debates de maior relevância para a categoria. A iniciativa surgiu após a alteração na periodicidade do Enap, que

pas-Regiões receberam debates prévios

sou a ocorrer de três em três anos, e serviu como uma preparação para o evento nacional.

Os Encontros Regionais também contaram com a participação da Diretoria de Assuntos Parlamenta-res, do Unafisco Saúde, e da Direto-ria de Assuntos Jurídicos. Além dos Informes gerais, a pasta Jurídica apresentou a situação de cada pro-cesso promovido e acompanhado pelo Sindicato, como as ações dos 28,86% dos Fazendários e dos ex--Previdenciários, da Gdat (Gratifi-cação de Desempenho e Atividade Tributária), da Gifa (Gratificação de

Incremento à Fiscalização e Arreca-dação), da ação para conversão da licença-prêmio em pecúnia; do reajuste dos 3,17%, e da correção das pensões pelo RGPS (Regime Ge-ral de Previdência Social).

Maceió (AL) — O Primeiro

Encon-tro ocorreu de 20 a 22 de setembro de 2016, na cidade de Maceió (AL), e acolheu aos filiados na região Nor-deste do país, compreendendo os Estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Per-nambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Na época, a categoria concen-trava esforços pela aprovação do ce de reajuste aplicado aos

benefí-cios do INSS.

Com relação aos egressos previ-denciários, o Jurídico celebrou jun-to aos filiados o êxijun-to e pagamenjun-to de precatórios e RPV, entre 2015 e

2018, a mais de três mil exequentes, relativo às ações de execução dos 28,86%, sobre um terço das férias e correção monetária da Gefa (Grati-ficação de Estímulo à Fiscalização e à Arrecadação).

(9)

PL (Projeto de Lei) 5.864/16. Em seus esclarecimentos, a diretora Nélia Cruvinel Resende explicou que o acordo fechado com o Governo havia sido uma imposição, que passou pelo crivo posterior da Clas-se em AsClas-sembleia Nacional. Diante disso, a diretora destacou a impor-tância da participação dos apo-sentados e pensionistas nas Assem-bleias e demais ações promovidas pelo Sindicato.

Pelo lado Jurídico, o Sindicato abraçou todas as alternativas em defesa do Bônus de Eficiência para os aposentados. Para isso, o Pare-cer do então professor Dr. Alexan-dre de Moraes, afirmando haver compatibilidade, como pilar de defesa em ação judicial. “Ressalto que nunca deixamos e nunca dei-xaremos de lutar com prioridade pelos direitos dos Auditores Fiscais aposentados e pensionistas. E mais: que a paridade nunca será moeda de troca”, enfatizou a vice-presi-dente do Sindicato, Auditora Fiscal Maria Cândida Capozzoli.

Os Encontros regionais também deram espaço para o debate de

temas relacionados à saúde e bem--estar. Em Maceió, inspirado nas dúvidas recorrentes dos filiados, o advogado da Diretoria, Laerço Sa-lustiano Bezerra, ministrou uma pa-lestra sobre aposentadoria por in-validez, doenças incapacitantes e pensão previdenciária.

A exposição focou em paridade, integralidade, proventos integrais e proporcionais, e quebra de pari-dade e integralipari-dade advindas da EC (Emenda Constitucional) 41/03.

Sobre aposentadoria por invalidez, Laerço destacou a limitação no rol de doenças listadas no art. 186 da Lei 8.112/90, e também da relação de doenças previstas no inciso XIV do art. 6º da Lei 7.713/88, que prevê isenção de Imposto de Renda.

A enfermeira Mitilene Florêncio da empresa Fiq Bem, parceira do Unafisco Saúde, abordou dicas para ter uma vida mais saudável, na pa-lestra “Longevidade e qualidade de vida, quem não quer?”. “Muitas pessoas se aposentam e, em casa, se sentem como estranhas. É preciso ter objetivo, planejamento, ocupar a cabeça é fundamental”, destacou.

Poconé (MT) — Na 2ª edição dos

Encontros Regionais, foram aten-didos os Auditores aposentados e pensionistas filiados da região Cen-tro-Oeste do país, abrangendo os Estados do Mato Grosso, Mato Gros-so do Sul, Tocantins, Goiás (Anápolis e Goiânia) e Distrito Federal. A reu-nião ocorreu em Poconé (MT), entre os dias 24 e 26 de maio de 2017.

Logo na abertura, os participan-tes debateram sobre luta pela pa-ridade na MP (Medida Provisória)

(10)

765/16, que tratava dos reajustes salariais para oito categorias, in-cluindo a de Auditor Fiscal da Re-ceita Federal do Brasil. Com a proxi-midade do fim da validade da MP, que se deu em 1º de junho daquele ano, a preocupação do momento era com a aprovação, pelos parla-mentares, dos destaques para voto em separado elaborados pelo Sin-difisco e apresentados por líderes de bancada.

Ainda na esfera política, junto ao Instituto Mosap, os diretores de Apo-sentadoria e Pensões do Sindifisco apresentaram emenda à PEC (Pro-posta de Emenda à Constituição) 287/16, da Reforma da Previdência, para extinguir a contribuição pre-videnciária tratada na PEC 555/06. Mas, infelizmente, a proposta não foi acolhida pelo relator.

Nesta edição, o advogado Laer-ço Bezerra palestrou sobre “Pensão por Morte e a Reforma da Previdên-cia”. Na explanação, foram traça-das as diversas pertraça-das de direitos já promovidas pelos sucessivos

go-vernos, e os riscos futuros previstos na PEC 287, entre os quais estão: proibição do acúmulo de pensões; revogação das regras de transição previstas na EC 41/03 e na EC 47/05; duração de benefício pensional; mudança no critério do cálculo do valor da pensão; entre outros.

Por fim, o coaching de bem-estar Derson Ferreira de Oliveira deu dicas de cuidados com alimentação e prática de exercícios para uma vida saudável. Às mulheres, o especialis-ta recomendou o uso de óleos de linhaça, de prímula e de gérmen de trigo para a regulação hormonal; já para os homens, o açaí foi recomen-dado no combate à HBP (Hiperpla-sia Benigna da Próstata).

Gaspar (SC) — O município

cata-rinense de Gaspar (SC), localizado no Vale do Itajaí, foi o palco do último Encontro Regional, realizado entre os dias 27 e 29 de setembro de 2017. O evento agregou mais de cem parti-cipantes, filiados vinculados às DS da região Sul do país. Entre os assuntos debatidos estavam os impactos da

Reforma da Previdência para servi-dores inativos, entre outros assuntos relevantes para a Classe.

Nesse momento, a categoria já contava com a Lei 13.464/17, embo-ra sem a regulamentação do Bônus de Eficiência. Pela Campanha Sala-rial, então, o presidente do Sindica-to, Auditor Fiscal Cláudio Damasce-no, fez uma retrospectiva de toda a caminhada, desde o marco inicial, ocorrido em novembro de 2014, na Ponte da Amizade. Damasceno re-lembrou das decisões da Classe, em Assembleia Nacional, em defesa do Bônus e reafirmou o compromisso com a luta pela paridade.

Segundo relembrado pelo presi-dente Cláudio, foi na Assembleia de 28 de agosto de 2017 que a Classe aprovou a contratação do escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Ad-vocacia para patrocinar essa causa. “A entidade sindical não pode abrir mão dos direitos de seus filiados. A paridade é um direito constitucional e lutaremos por ela até o fim do nos-so mandato”, bradou Damasceno.

Durante o encontro, os participantes também foram esclarecidos sobre a atuação do Sindica-to para resolver a situa-ção dos Auditores Fiscais egressos do INSS impedi-dos de receber as par-celas do Bônus devido à pendência na migração das pastas funcionais para o Ministério da Fa-zenda. Foram diversas tratativas com a Coorde-nadoria-Geral de Pessoas da Fazenda e do Ministé-rio do Planejamento até que a questão fosse solu-cionada.

(11)

Vida de

Aposentado

Uma vida de compromisso e presença

O Auditor Fiscal Lauro Yamashi-ta, 78 anos, faz parte da história de construção do Sindifisco Nacional. Hoje aposentado, ele recorda sua atuação sindical desde os tempos em que era filiado da ABTT (Asso-ciação Brasileira de Técnicos de Tri-butação), entidade que ajudou a fundar e, anos depois, se fundiu à então Unafisco Nacional (União Na-cional dos Agentes Fiscais dos Tribu-tos Federais). Essa, por sua vez, mais tarde se fundiu ao então Sindifisco, passando a denominar-se Unafisco Sindical — que após a unificação da Secretaria da Receita Federal com a Secretaria da Receita Previdenciá-ria, tornou-se Sindifisco Nacional.

Pelo Sindifisco Nacional, foram diversos os momentos em que as-sumiu cargo na Direção da DS (De-legacia Sindical) São Paulo, tendo sido diretor de Finanças (2009-2011 e 2012-2013); diretor de Administração (2014-2015); e membro do Conselho Fiscal (2016-2018). Em outros momen-tos, também compôs Comissão Elei-toral e Mesas Eleitorais.

Lauro Yamashita também partici-pou de diversos Conafs (Congresso Nacional dos Auditores Fiscais da Re-ceita Federal do Brasil), Plenárias, e do Congresso da Unificação. Foi atuante no trabalho parlamentar, tanto na base em São Paulo quanto em Bra-sília, participou de CDS (Conselho de Delegados Sindicais), e de edições do Enap (Encontro Nacional de Auditores Fiscais aposentados e pensionistas).

O Auditor recorda que uma das

lutas que mais exigiu empenho e união da Classe foi com relação às sucessivas propostas de Reforma à Previdência, em especial com a Emenda Constitucional que instituía a contribuição dos aposentados. “Nós lutamos muito ao longo desses anos, e não foi somente pela remuneração. Lutamos pela valorização do nosso cargo”, defendeu.

Aprovado no concurso de 1970, Yamashita recordou que, logo que convocado para o curso de treina-mento, precisou se deslocar para o Rio de Janeiro, pois assumiria cargo no Núcleo de Análise de Atividades Empresariais do órgão central. Foram três semanas pesarosas aquelas, pois a esposa, Harumi Yamashita, esta-va grávida e o aguardaesta-va em São Paulo. “Logo consegui uma permuta para São Paulo, com um colega”.

Na capital paulista, trabalhou em todos os sistemas: Administração, Arrecadação, Fiscalização, Tribu-tação e Ditec.

A aposentadoria veio em 1995, após 25 anos de muito serviço. Cin-co anos depois, passou a integrar um projeto de iniciativa do então secretário de Assuntos dos Apo-sentados e Pensionistas da DS/ São Paulo, Auditor Fiscal Arnaldo Giancoli. O objetivo era auxiliar os Auditores Fiscais aposentados e pensionistas no preenchimento e entrega da Declaração do Impos-to de Renda.

Antes de trabalhar na Receita, Lauro Yamashita exerceu diversas atividades. Foi escriturário da Mes-bla, trabalhou na Shell e no Banco do Brasil, atuou como analista financeiro na Ford do Brasil. Uma vasta experiên-cia que, certamente, foi aproveitada ao longo da carreira de Auditor Fiscal.

Café com leite — O sobrenome

Yamashita denuncia: Lauro é nissei. O pai, imigrante japonês, veio para o Brasil ainda muito jovem para traba-lhar na cultura do café. A família se consolidou profissionalmente na área da educação. Anos mais tarde, Lauro seguiu o caminho dos pais professores e chegou a lecionar Administração.

Há dois anos, o Auditor decidiu conhecer suas raízes. Na cidade de Okinawa, participou do tradicional festival que reúne japoneses e seus descendentes moradores do mundo todo. Já no Brasil, pretende realizar o sonho de conhecer o Pantanal.

(12)

Prestando contas!

Diretores agradecem trabalho conjunto

nesta gestão

Estimados (as) aposentados (as) e pensionistas,

Iniciamos a gestão à frente da Diretoria de Assuntos de Aposenta-doria e Pensões com o desejo da fa-zê-la sempre comprometida com os anseios dos (as) auditores (as) apo-sentados (as) e pensionistas para a valorização, o crescimento da auto-estima e a preservação dos direitos e conquistas.

Nesse sentido, planejamos e reali-zamos os Encontros Regionais de Ma-ceió, Alagoas em setembro de 2016; de Poconé, Mato Grosso em maio de 2017 e de Gaspar, Santa Catarina em setembro de 2017, com o objeti-vo de informar e promover o congra-çamento entre os participantes.

Depois dos Regionais, organiza-mos e executaorganiza-mos o IV Enap (En-contro Nacional dos Auditores Fis-cais Aposentados e Pensionistas) em maio de 2018, na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo, com mais de 600 participantes, que durante qua-tro dias se dividiram em atividades de auditório onde receberam infor-mações diversas das atividades do Sindicato e em passeios e compras nas cidades de Monte Sião, Serra Negra e Águas de Lindóia.

A carteira de identidade funcio-nal do Auditor Fiscal aposentado, uma reivindicação de muitos anos, foi concretizada em 2016 com a as-sinatura do Termo de Cooperação entre o Sindicato e a União, através da Secretaria da Receita Federal do Brasil, mediante o qual o Sindifisco se comprometia a custeá-la e a

contra-tar a Gráfica Thomas Greg, a mesma dos Auditores Fiscais ativos, para a confecção das carteiras, fato ocor-rido em março de 2017, tendo sido produzidas até dezembro corrente 3008 unidades, que foram enviadas às respectivas Digep para a retirada do documento pelos filiados.

Durante a gestão, homenagea-mos os colegas de diversos estados, que completaram cem anos de lon-ga vida, com a entrelon-ga de uma sal-va de prata em solenidade singela na residência de cada um.

A nossa comunicação com os Auditores Fiscais aposentados e Pensionistas foi frequente através de matérias divulgadas no site do Sin-difisco e publicadas no IDAAP, que passou a ser editado, mensalmente, além dos contatos diários por tele-fone e através do e-mail: aposenta-dos@sindifisconacional.org.br.

Contratamos o programa Simu-leRH, reconhecido pelo TCU e Mi-nistério do Planejamento, para as simulações de aposentadoria pe-los aposentandos e também pepe-los aposentados que desejarem checar se os cálculos de seu benefício es-tão corretos.

Mantivemos atualizados os Guias de Orientação aos

Aposen-tandos e aos Pensionistas e seus fa-miliares e os disponibilizamos no site do Sindifisco, no espaço destinado à Diretoria de Assuntos de Aposen-tadoria e Pensões.

Por fim, restou pendente a ques-tão da paridade constitucional, que, apesar dos esforços da DEN na campanha salarial, não foi obser-vada pelo governo no acordo final, nem no Projeto de Lei nº 5864/2016, muito menos na Medida Provisória nº 765/2016, em cuja tramitação foram trabalhadas as emendas apresenta-das pelo Sindifisco para a inclusão da paridade constitucional no texto dos mesmos, cujos esforços não lo-graram êxito, só restando, como de costume, a via judicial para restaurar a sua observância e o consequente resguardo dos direitos dos Auditores Fiscais aposentados e Pensionistas.

Queremos agradecer a colabo-ração e a participação dos colegas nos eventos que promovemos e pe-dimos a todos que continuemos jun-tos batalhando e lutando por nossas causas e participando dos eventos a serem promovidos pela futura di-retoria do Sindifisco, que assume em primeiro de janeiro de 2019.

Um abraço a todos com votos de Feliz Natal e Excelente Ano Novo.

Nelia Cruvinel Resende

Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

José Castelo Branco Bessa Filho

Diretor-adjunto de Assuntos de Aposentadoria e Pensões

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Tubino (2007), como já afirmado a programação puxada roda partir da previsão de demanda e também da rotina do plano mestre de produção, dos planejamentos de

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Artigo 22º - O Estágio Supervisionado só terá validade se, após ter sido definido o seu plano (Formulário do Plano de Estágio), o seu início for aprovado