• Nenhum resultado encontrado

Serviços do Prodasen. Estrutura de atendimento Central de Atendimento Gerente de Relacionamento Infra-estrutra de Rede...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviços do Prodasen. Estrutura de atendimento Central de Atendimento Gerente de Relacionamento Infra-estrutra de Rede..."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

Estrutura de atendimento ... 5 Central de Atendimento... 6 Gerente de Relacionamento... 7 Infra-estrutra de Rede... 9 Gestão de Equimentos... 9 Serviços de apoio... 10 Outros serviços... 13

Serviços de apoio específicos aos Senadores... 13

Recepção a novos Senadores... 14

Afastamento de Senadores... 14

Serviços do Prodasen

(5)

5

Estrutura de atendimento

Para prestar assistência ao Senado Federal, o Prodasen dispõe da se-guinte estrutura:

Central de Atendimento

É responsável pelo atendimento de 1° e 2° níveis, ou seja, a resolução de problemas por telefone, usando o acesso remoto e o envio de técnico ao gabinete para atendimento pessoal quando a solução não é possível pelo acesso remoto.

Gerente de Relacionamento

É o elo entre as diversas áreas do Senado e o Prodasen, atendendo to-das as demanto-das na márea de informática (Tecnologia da Informação e Comunicação), tais como: identificação de necessidades, melhoria de processos, planejamento, desenvolvimento, coordenação, supervisão e execução de tarefas que envolvam as funções de administração de Ges-tão de Informação.

Suporte Especializado

Áreas responsáveis para apoiar o gerente de relacionamento na solução de demandas relativas a sistemas de informação, infra-estrutura compu-tacional e resolução de problemas de maior complexidade.

(6)

6

Central de Atendimento

Atendimento Remoto -1° nível - Help Desk

Os técnicos do 1° nível da Central de Atendimento trabalham prestan-do suporte para os usuários prestan-do Senaprestan-do Federal, por meio de atendi-mento telefônico, nos quesitos e na forma a seguir descrita.

Como contatar? Ligar para o ramal 2000.

Atendimentos realizados pelos técnicos de 1° nível

• Impressora - instalação, configuração de softwares remotamente. • E-mail - configuração de e-mail no Outlook, criação de regra,

pas-ta particular (pst), criação de paspas-ta de conpas-tatos (pab).

• Suporte a softwares - Instalação e configuração de Softwares tais como Adobe, CACR, Corel Draw, Photoshop, Terminal Solaris, Ga-bflow, Cadastro de Pessoas, MsOffice, Orade, SPEC, Open Office, IRPF, LOA, LDO, Softwares utilizados na plataforma do Senado Federal.

• Rede - verificação da conectividade com a rede do Senado Fede-ral.

• Monitor - configuração do monitor de vídeo.

• Scanner - instalação e configuração de softwares remotamente. • Vírus - verificação e retirada de vírus.

• Internet e Intranet - atualização e configuração do Internet Ex-plorer.

• Senhas - alteração de senhas de login.

• Instalação Padrão - identificação da necessidade de formatação do disco rígido e reinstalação do sistema operacional e softwares.

Atendimento Presencial- 2º nível – Técnicos em Campo

Sempre que alguma solicitação não puder ser atendida pelos técnicos de 1º nível (por telefone), será gerada uma ocorrência para um 2º nível de atendimento, para um técnico se deslocar até o ambiente onde foi detectado o problema e saná-lo.

(7)

7

Gerente de Relacionamento

A função principal do gerente de relacionamento é servir de elo entre as várias áreas do Senado e do Prodasen.

As atividades principais do gerente de relacionamento são:

• Planejamento, coordenação, supervisão e execução de tarefas que envolvam as funções de administração e de gemo de infor-mação: o valor da informação, os níveis hierárquicos de informa-ção no processo decisório de uma organizainforma-ção, a estrutura do ambiente de informação nas organizações;

• Identificação de necessidades, propondo e avaliando medidas que visem ao desenvolvimento organizacional e das informações; • Desenvolvimento de ações e projetos voltados para a gestão de

informação;

• Apoio técnico ao processo de informática legislativa, incluindo: análise de sistemas; análise de suporte de sistemas; análise de organização e métodos; apoio especializado no atendimento ao usuário de informática; e, eventualmente, na programação de aplicações e sistemas;

• Acompanhamento de todas as fases de implementação das solu-ções, atuando junto ao suporte, à produção e ao desenvolvimen-to;

• Divulgação das políticas de segurança, qualidade e gestão de TI junto às áreas clientes;

• Identificação das oportunidades e ameaças de governança de TI para os clientes;

• Desenvolvimento de parcerias fortes, junto às áreas clientes, ali-nhadas com o planejamento estratégico do Prodasen.

(8)

8

Atividades do dia-a-dia:

Autorização para cadastramento/descadastramento de usuários; Autorização para instalação/movimentação de equipamentos e pon-tos de rede;

Autorização para retirada de materiais de informática no almoxarifa-do (cartuchos, tonner, CDs, DVDs, etc...);

Acompanhamento de ocorrências não resolvidas nos 1°e 2° níveis da Central de Atendimento.

Tudo que se refira a TI na organização ocorre com a participação dire-ta ou indiredire-ta do gerente de relacionamento. Conhecendo as ativida-des ativida-desenvolvidas pelos usuários, busca constantemente soluções de tecnologia da informação em perfeita sintonia com os demais setores do Prodasen.

Como contatar?

O atendimento está dividido em três áreas, de acordo com o quadro a seguir:

Atendimento a Subscretaria Ramal do Gerente de Relacionamento

Gabinetes dos

Sena-dores, de membros

da Mesa Diretora e de

Lideranças

SSASEN

2020

Área Legislativa

SSALEP

3695

(9)

9

Infra-estrutura de rede

Gestão de equipamentos

A instalação de novos equipamentos, vinculados à rede do Senado Federal, ou a mudança do local de equipamentos depende da prévia instalação de pontos de rede e de energia.

Para equipamentos instalados, são oferecidos os seguintes serviços de assistência técnica:

Remanejamento de equipamento

Para solicitar mudanças de locais de equipamento que demandem alteração dos pontos de rede, a Central de Atendimento (ramal 2000) deverá ser acionada pelo gerente de relacionamento, que adotará as providências necessárias.

Na eventual reforma do local, que exigirá reinstalação dos pontos de rede, a Central de Atendimento (ramal 2000) deve ser acionada por intermédio do gerente de relacionamento, que providenciará o acompanhamento do projeto de reforma, de modo a permitir que to-dos os equipamentos sejam convenientemente reinstalato-dos.

Substituição de equipamento

Por motivos técnicos: identificado pelo técnico, o pedido de substi-tuição será encaminhado à Central de Atendimento (ramal 200) sem necessidade de nova ocorrência.

(10)

10

Reparo

Abrir ocorrência na Central de Atendimento (ramal 2000). A Central de Atendimento encaminhará o técnico responsável ao local para analisar o equipamento ou o aplicativo e identificar o tipo de pro-blema.

Para casos mais graves, de softwares e aplicativos cuja solução de-mande a intervenção de um especialista, o próprio técnico providen-ciará seu encaminhamento ao suporte especializado para solução. Problemas de hardware não solucionados serão encaminhados pelo técnico, por meio de ocorrência para reparo.

Desenvolvimento de aplicativos

Por solicitação ao gerente de relacionamento, podem ser desenvolvi-dos aplicativos específicos, desde que as funcionalidades não sejam contempladas por aqueles já oferecidos pelo Prodasen.

A presteza na execução dessa tarefa depende da fila existente, da complexidade e do tamanho do aplicativo a ser desenvolvido ou mesmo da disponibilidade do mercado para oferta e/ou desenvol-vimento.

Elaboração de páginas Web

Por solicitação ao gerente de relacionamento, o Prodasen realiza o desenvolvimento, para os diversos setores do Senado Federal, de pá-ginas Web, Intranet e Intemet. A manutenção da página é de respon-sabilidade do usuário.

A elaboração dessa tarefa depende da fila existente e da complexida-de da página web a ser complexida-desenvolvida.

(11)

11

Gravação e replicação de CD e DVD

A gravação simples de arquivos em CD elou DVD poderá ser feita pelo próprio usuário, a partir da gravadora instalada no seu microcompu-tador.

Digitalização de textos

O serviço de digitalização de textos pode ser solicitado através do gerente de relacionamento, ficando o atendimento sujeito à dispo-nibilidade orçamentária, uma vez que é executado por empresa con-tratada.

Conversão de formato de arquivos

A conversão de arquivos para mídias distintas elou formatos distin-tos, será executada mediante o fornecimento dos dados a serem tra-tados e as mídias envolvidas.

Acesso remoto

A conexão remota do escritório regional com a rede do Prodasen é feita pelo sistema SARE - Serviço de Acesso Remoto à Rede Local do Senado Federal, que utiliza a tecnologia de VPN (Virtual Private Ne-twork ou Rede Privada Virtual) para propiciar uma conexão criptogra-fada eficiente, tanto em desempenho quanto em segurança.

A solicitação do serviço deve ser encaminhada em formulário próprio com apoio do gerente de relacionamento.

(12)

12

Treinamento

O treinamento poderá ser ministrado ao usuário diretamente pelo gerente de relacionamento. Normalmente, esta modalidade é usada para sanar pequenas dúvidas operacionais nos aplicativos disponíveis ao usuário.

Poderia ser feito, também, inscrições em cursos programados pelo Prodasen ou Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Neste caso, a solici-tação deverá ser feita ao gerente de relacionamento, que se encar-regará de providenciar a matrícula, ou pode ser feita diretamente na página institucional do ILB na Internet. (http://www.senado.gov.br/sf/ senado/ilb)

Fornecimento de suprimentos de Informática

A solicitação de suprimentos deverá ser feita, via e-mail (almproda@ senado.gov.br) ao Almoxarifado, que controla a liberação de produtos no estoque conforme a necessidade.

Os seguintes materiais são fornecidos pelo almoxarifado de Informáti-ca: DVDs, CDs, cartuchos de tinta, etiquetas adesivas, tonner e outros específicos para uso em equipamentos de informática. Para maiores informações ou dúvidas, ligue para o ramal 3919.

(13)

13

• Suporte e configuração de cliente do Exchange;

• Suporte e configuração de aplicativos da plataforma do Senado; • Suporte avançado do sistema operacional Windows e Office; • Suporte no parque de impressão;

• Instalação de hardware nos desktops do Senado Federal; • Detecção e solução de conflitos nos equipamentos (hardware e

software);

• Backup e recuperação de mídias (disquete, CD, HD,DVD);

• Detecção e remoção de agentes maliciosos não detectados pelo antivírus;

• Análise e teste para aquisição de equipamentos, periféricos e sof-twares;

Outros Serviços

Serviços de Apoio específico aos Senadores

Os serviços listados deverão ser solicitados ao gerente de relaciona-mento.

• Configuração de notebook;

• Instalação de software e periféricos fora da plataforma do Senado (PDA, celular, etc...);

• Atendimento nas residências oficiais;

• Emissão de etiquetas; e Desenvolvimento de páginas Web insti-tucionais do senador;

(14)

14

Recepção a novos senadores

A SSASEN dispõe de procedimentos voltados à recepção de novos senadores, tais como: implantação de aplicativos gerenciais e legis-lativos, a abertura de caixas postais, página institucional do senador na Internet, serviço de fluxo de trabalho na gestão do gabinete, entre outros.

Durante o exercício do mandato parlamentar é produzido um grande acervo de informações relevantes para o senador. O Prodasen dispo-nibilizará este acervo, em mídia ótica portável, sempre que o parla-mentar afastar-se do Senado Federal, seja por licença ou término do mandato.

A solicitação desse serviço deve ser dirigida ao gerente de relaciona-mento, que se encarregará de selecionar as informações para gera-ção das mídias, conforme o interesse do gabinete.

Poderá ser produzida, ainda, cópia de segurança que ficará arquiva-da, em cofre, no Prodasen, por 10 (dez) anos, a critério do senador.

(15)

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O presente artigo pretende discutir o exercício do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos por de entidades e órgãos não

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no