• Nenhum resultado encontrado

O que é preciso para ter um bom setor de RH na sua empresa?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é preciso para ter um bom setor de RH na sua empresa?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O que é preciso para ter um bom setor de RH na sua empresa?

Foi-se o tempo em que o setor de RH tinha a função principal de contratar, demitir e processar folha de pagamento. Nos dias atuais, é uma área estratégica e dinâmica, que não para de evoluir.

As responsabilidades do RH de hoje são focadas na capacitação e engajamento dos funcionários, transformando-os em agentes de crescimento da organização.

Ao mesmo tempo, cabe ao setor de RH promover experiências positivas para o conjunto dos funcionários e garantir que todos aqueles que trabalham na empresa se sintam valorizados e apoiados.

7 principais evoluções do setor de

(2)

RH

O RH vem evoluindo em diversas áreas. Veja alguns exemplo:

1. De controlador para mentor

Essa história de ficar fiscalizando o cumprimentos das regras dentro da empresa, atuando como a “polícia” local, não deve existir mais. Um setor de RH moderno atua no treinamento e mentoria das lideranças com base na cultura e valores da organização. Aquele funcionário do RH que era temido por todos, agora deu lugar a uma pessoa que apoia, dá feedbacks e ajuda o funcionário no seu crescimento profissional.

2. De “R-AGArra” para apoiador das

mudanças

(3)

O RH não é mais aquele setor totalmente resistente a mudanças, que não deixava as novas ideias fluírem, não aceitava alteração alguma, controlava tudo e “guarrava” tudo também.

Hoje, a ideia é manter o carro andando, eliminar o status quo e focar no crescimento da organização.

3. De burocrático e lento para ágil e

equipado

(4)

Isso mesmo, o setor de RH incorporou a tecnologia para ficar mais ágil e eficiente. São muitas as ferramentas disponíveis no mercado e elas ajudam, inclusive, a tomar decisões estrategicamente, com base em dados e estatísticas e não mais pelo achismo, tradição ou emoção.

4. De apagador de incêndio para

estrategicamente ativo

(5)

Atuações isoladas, de acordo com as demandas, estão no passado. Agora, o setor de RH tem papel importante na definição estratégica das organizações, principalmente, quando a satisfação e o engajamento do funcionário impacta na receita e no crescimento do negócio. Todas as ações são pensadas, planejadas e estão em sintonia com os objetivos macro da empresa.

5. De foco nas informações para foco nos

resultados

(6)

Para o setor de RH hoje, não basta ter em mãos todas as informações dos funcionários. É essencial interagir com eles, com maior responsabilidade e presença no cotidiano de cada um.

Nessa linha, os esforços das equipes de RH devem se intensificar na direção dos resultados das pessoas e em como elas podem ser apoiadas para desbloquear barreiras do crescimento profissional, incentivar a criatividade e impulsionar o desempenho individual e das equipes.

6. De anos de estudos para agilidade na

implementação

(7)

Com a velocidade que as coisas mudam nos dias atuais, se o setor de RH dedicar anos em um projeto, poderá perder o “time”

das oportunidades. Desta forma, atento às tendências do setor, o RH vem atuando para implantar os programas e ideias mais rapidamente.

7. De recursos humanos para talentos

(8)

Analista ou diretor de Recursos Humanos, por exemplo, estão cada dia mais escassos. Hoje, é comum encontrar um analista de Talento ou gerente de Experiência. Até mesmo porque, com todas essas mudanças, o funcionário evoluiu de recursos humanos para um ser essencial nas organizações, com talento, criatividade, responsabilidade e poder para promover transformações.

Se você tem dúvidas de como organizar o setor de RH da sua empresa, atente-se aos ítens relacionados acima. Eles ajudam a direcionar as ações de Recursos Humanos das organizações que buscam aumentar a competitividade e, claro, a receita.

As atividades operacionais do RH

Entre as diversas atividades do cotidiano, cabe ao profissional de RH, as seguintes responsabilidades:

Manter organizadas e atualizadas todas as informações dos empregados relevantes para o cargo que ocupa;

Construir, realizar e monitorar os processos de seleção e contratação de funcionários;

(9)

Treinar, capacitar e desenvolver funcionários para melhor desempenho das suas funções;

Ouvir, orientar e apoiar os funcionários e gestores;

Dar feedbacks construtivos, visando o crescimento do funcionário;

Elaborar plano de carreira e de desenvolvimento;

Administrar e reter os talentos;

Criar e administrar programas e ações para redução do índice de turnover em geral;

Avaliar o desempenho individual e coletivo;

Desenvolver técnicas e estratégias para construção de r e l a ç õ e s s u s t e n t á v e i s n o s d i f e r e n t e s n í v e i s hierárquicos;

Desenvolver ações e programas motivacionais;

Definir estrutura de cargos e salários;

Administrar cesta de benefícios da empresa;

Treinar, capacitar e apoiar as lideranças;

Promover e avaliar Pesquisa de Clima; trabalhar junto aos gestores e diretoria para atuar nos problemas que forem identificados;

Apoiar as lideranças e o funcionários em processos de demissões, além de cuidar dos seus aspectos burocráticos e legais.

A d m i n i s t r a r f o l h a d e p a g a m e n t o e a s responsabilidades/obrigações legais relacionadas a funcionários e prestadores de serviço;

Em algumas empresas, o setor de comunicação integra o RH. Nesse caso, a atenção deve se voltar para uma comunicação correta, transparente, no tempo e na dose certos.

Os profissionais de RH devem desenvolver todas essas atividades (e muitas outras), levando-se em conta, sempre, a nova visão estratégica para o setor, relacionada nos 7 itens descritos nesse post.

Agora, vai aqui a dica de leitura da equipe 12MIN:

(10)

Potencializando a Excelência – Robert Sutton & Huggy Rao

Esse é um best-seller que trata de um grande desafio enfrentado pelas empresas de alto crescimento: crescer rapidamente, sem perder a excelência e eficiência. Os autores apresentam suas análises que o ajudarão a tomar as decisões certas e escalar de maneira saudável. Eles apresentam estratégias para envolver os funcionários existentes, contratar as pessoas certas e muitos outros pontos essenciais para alcançar um crescimento verdadeiro na sua empresa.

O resumo desta obra e de várias outras que fazem sucesso no meio empresarial estão disponíveis na plataforma 12MIN, no formato de microbook e audio book. Você certamente vai adorar conhecer a nossa biblioteca.

Boa leitura!

Referências

Documentos relacionados

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e

De acordo com a nutricionista Rosilma Mara Salamoni, qualquer agradável dica é investir nos chás relaxantes um pouco antes de dormir, que tem o poder de aliviar a tensão e preparar

Outros problemas observados foram o do espaço físico das empresas serem muito restritos ao número de funcionários, a iluminação não atender às normas, o ruído em certas

Dessa forma, na representação grega do tempo, assim como na de outros povos primitivos, a essência do ser apenas troca de lugar quando passa da vida para a morte e vice-versa, não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas O Futuro da Gestão de Pessoas Agregando Pessoas Aplicando Pessoas Mantendo Pessoas Recompensando Pessoas Desenvolvendo Pessoas

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados