• Nenhum resultado encontrado

Você faz parte desta história.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Você faz parte desta história."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Porto Alegre / RS Ano XXVII Nº 113 Junho / Julho / Agosto 2022

Aos 60 anos, o HED em plena evolução

Maturidade em gestão e planejamento: a melhor experiência para o cliente

Você faz parte desta

história.

(2)

EDITORIAL

SUMÁRIO CLICÁVEL:

SAÚDE

Dificuldade em movimentar braços ou pernas?

ATENÇÃO PARA A HÉRNIA DE DISCO

O

Dr. Alcindo Ost, ortopedista do Centro de Traumato- logia e Ortopedia HED e especialista em cirurgia da coluna, explica: “Hérnia de disco é a ruptura do disco intervertebral, o que comprime o nervo”.

Ele ressalta que o primeiro sinal é a dor: “Às vezes, até os movimentos ficam travados. Se for na perna, indica hérnia na lombar, e, nos braços, na cervical”.

As causas, segundo o especialista, variam conforme a ida- de: “Em pessoas mais jovens, pode ser por histórico familiar;

em idosos, geralmente a causa é o próprio processo de enve- lhecimento ou, ainda, por algum trauma, como erguer muito peso, empurrar carro, etc. Além disso, a obesidade e ter uma rotina de ficar sentado muito tempo também podem contri- buir para o surgimento de hérnia de disco”.

60 ANOS CUIDANDO DA SAÚDE DA NOSSA GENTE

O

Hospital Ernesto Dornelles completa, em 30 de ju-

nho, 60 anos de atuação médico-hospitalar. Para a Afpergs – Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, assim como para as suas demais empresas – Hospital Regional de São Jerônimo e operadora Verte|Saúde, é uma data ímpar, significativa, que muito nos

emociona.

Com extrema integração e dedicação à comunidade gaú- cha e porto-alegrense, o Hospital Ernesto Dornelles vem par- ticipando ativamente das transformações sociais, científicas e médicas das últimas décadas. Simultaneamente à expressivi-

dade da data, reiteramos a importância de seu pioneirismo,

de sua vocação assistencial e de acolhimento, de ensino e pesquisa. E, não menos significativa, sua disposição em avan- çar, inovar com novos métodos de gestão que se traduzem em realizações efetivas, como registram os 15 anos de Plane- jamento Estratégico, inseridos na gestão pela qualidade ado- tada pela Instituição.

Parabéns, Hospital Ernesto Dornelles, por todo o cuidado

com a nossa gente!

Egydio Fuchs | Diretor-Presidente da Afpergs

Saiba mais sobre hérnia de disco

3

Encontre Aqui: guia de serviços diagnósticos

20

Homenagem dos serviços parceiros

12/13

Acontece no HED: Confira os eventos e novidades

16/17

2

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

3

Supervisão Geral

Assessoria de Comunicação e Marketing HED Supervisora de Comunicação e Marketing HED

Maria Angélica Silvino Gestão de Produto e Recursos Adriana Amaro/Aamaros Branding Produção Editorial, Redação e Edição

Leila Fontoura (Reg. Prof. 5242) Projeto e Design Gráfico José Nei da Silva (Reg. Prof. 4246)

Revisão Press Revisão

Contato adri.amaros@gmail.com

4/5

Leve uma vida normal mesmo com asma

7

Pergunte ao Doutor: Exame histerossalpingografia

8/9

Especial 60 anos HED e 15 anos Planejamento Estratégico

10/11

Planejamento Estratégico HED: 15 anos de evolução

AFPERGS: Sede Social: Rua dos Andradas, 846 – Porto Alegre – RS – CEP 90020-006 – Telefone: (51) 3284.1500.

DIRETORIA: Diretor-Presidente: Egydio Fuchs; Diretor Vice-Presidente: Romeu Fuchs; Diretor Assistencial: Carlos Manoel Blessmann de Valério; Diretor Financeiro: Walmor de Araújo; Diretor Social: Euclides Reis Cotta. CONSELHO DELIBERATIVO: Membros efetivos: Adriano José de Castro, Alceu Amaro Mota Garcia, Alfredo Cardone Gomes, Amaro Luiz Freitas Teixeira, Giovanni Fuchs, Hélio Fiedler, João Francisco Alves Simon, Luís Fernando de Aguiar Goulart, Veronica Zuanazzi Zanella; Suplentes: Humberto Cabrera Pinheiro, José Carlos Martins, Luiz Fernando Almeida de Oliveira, Maria Tereza do Amaral Franco. HOSPITAL ERNESTO DORNELLES: Av. Ipiranga, 1801 – Porto Alegre – RS – CEP 90160-093 – Telefone (51)3217-2002 – www.

hed.com.br - Superintendentes: Médico: Ricardo Oronoz Guterres; Executivo: Odacir V. Binotto Rossato; Assessor das Superintendências HED: Everton Meyer Morais.

A indicação clássica, conforme o Dr. Alcindo Ost, são medicamentos e fisioterapia, precedidos de testes neurológicos que avaliam a perda da força nos membros. “Após a média de quatro semanas, caso não haja melhora no quadro clínico, a indicação é cirurgia, que pode, inclusive, ser feita por via endoscópica, que nem requer internação”, assegura. A recuperação, mesmo com cirurgia convencional, é rápida – cerca de dois dias de internação e de sete a dez dias para a retirada dos pontos. O ideal é fazer fisioterapia por algumas semanas e estabelecer uma rotina de exercícios físicos.

A atividade física, aliás, é um grande aliado na prevenção: “Manter o peso sob controle e praticar exercícios ajudam a evitar o envelhecimento do disco intervertebral. Ele se nutre por meio da movimentação, por isso incluí-los na rotina é essencial”, conclui o médico.

Concebido sob a orientação da Assessoria de Comunicação e Marketing para marcar os 60 anos do HED, o selo comemorativo à data expressa a integração da insti- tuição com todos os seus públicos, evoluindo no conceito de cuidar, atender e acolher.

Se você sente alguma dificuldade em movimentar a perna ou o braço, como se estivesse sem força e, também, os sente doloridos, atenção: é hora de procurar um médico ortopedista, pois podem ser

sintomas de hérnias de disco.

Como tratar e prevenir

Com 12 salas cirúrgicas e 3 boxes especiais para procedimentos ambulatoriais, o Centro Cirúrgico supera o número de 146 mil cirurgias realizadas em dez anos.

A Ortopedia e Traumatologia responde por 19.934 procedimentos, superada apenas pela Cirurgia Geral, com 24.431, e Cirurgia Plástica, com 29.464 operações.

(3)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

5

A asma não é igual para todos

Avaliação identifica nível da gravidade Os gatilhos estão nos ambientes

Sintomas como dificuldade para respirar, opressão ou chiado no peito e a sensação de que não completa a respiração podem ser causados por gatilhos como poeira nos ambientes, mofo, pelo de animais, especialmente gatos, fungos, odores fortes, fumaça de cigarro e exposição ao ar muito frio.

Travesseiros, cobertores, tapetes, car- petes e objetos que possam acumular poeira são agentes desencadeadores de crises. Manter os ambientes arejados e livres de ácaros ajuda a reduzir os episó- dios de asma.

Em geral, os sintomas são mais incisivos nos extremos: em crianças, de- vido ao menor calibre dos brônquios, e nos idosos, pela flacidez dos tecidos no envelhecimento. Além disso, a asma pode ser considerada muito pessoal.

A gravidade e a frequência das crises variam em cada pessoa e em cada episódio e podem, inclusive, entrar em remissão por longos períodos. Não significa, no entanto, que a pessoa esteja curada, por isso são importantes a monitoração e o acompanhamento médicos. É fundamental registrar, tam- bém, que não se deve acostumar com os sintomas. É comum em doenças crônicas que a pessoa não reconheça a iminência de uma crise e isso pode gerar riscos mais sérios, até mesmo parada respiratória.

Mesmo que sejam raros os casos extremamente graves, é preciso uma avaliação minuciosa por médico pneu- mologista para estabelecer e tratar conforme o nível de gravidade. Com o tratamento adequado, o asmático pode ter uma boa qualidade de vida.

A asma não tem prevenção, mas tem tratamento e controle. Os novos recursos terapêuticos incluem bronco- dilatadores (bombinhas), corticoides e imunomoduladores, como Omalizu- mabe e Mepolizumabe. Na verdade, o determinante é seguir algumas estra- tégias assertivas: não fumar, tomar as vacinas contra influenza, pneumonia e Covid (o asmático é mais vulnerável a doenças respiratórias), manter o am- biente limpo e tratar adequadamente a doença com avaliação médica.

Existe o mito de que broncodila- tadores (bombinhas) podem afetar o coração. Isso não é real, eles não têm nenhum efeito sobre este órgão.

Também há o argumento de que as bombinhas de inalação com corticoi- des podem gerar aumento de peso, o que não acontece. Na prática elas têm menos efeitos colaterais, pois o organismo consegue absorver a dose certa no local exato, portanto, com menos efeitos colaterais.

SAÚDE

Atividade física, não fumar, avaliações médicas regulares e cuidar do ambiente doméstico são fundamentais. Saiba mais sobre como tratar e prevenir as crises de asma com a Dra. Juliana Cardozo Fernandes, pneumologista da Unidade de Cuidados Respiratórios HED.

Conhecer e tratar a asma são a base para uma boa

qualidade de vida

O asmático pode até ser maratonista, desde que a doença seja avaliada e tratada conforme sua gra- vidade. A asma não é incapacitante, mas precisa de tratamento. Trata-se de uma doença crônica, uma in- flamação que afeta os brônquios, responsáveis por levar o ar para os pulmões, e é desencadeada por fatores alérgicos e ambientais.

Quem tem asma pode levar uma vida normal?

Avanços no tratamento

Mitos e verdades

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

4

Cuide muito do seu quarto de dormir

(4)

SAÚDE

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

7 6

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

“É

uma doença rara, complexa, e costumo dizer que cada paciente tem o seu lúpus.”

A afirmação do reumatologista Odirlei Monticielo explicita bem o caráter do lúpus eritematoso sistêmico (LES), do- ença inflamatória autoimune sistêmica, ou seja, quando o sistema imunológi- co começa a atacar seus próprios te- cidos. Ela pode afetar qualquer órgão ou tecido, como pele, rins, coração, sistema nervoso, entre outros, causan- do inflamações e lesões.

É mais comum em mulheres jo- vens, entre 20 e 40 anos, mas também afeta homens e crianças. Segundo o médico, estima-se que hoje o Brasil tenha mais de 65 mil casos.

LÚPUS: diagnóstico precoce é fundamental

Serviço de Reumatologia é referência no tratamento, com terapêuticas avançadas no Centro de Infusões HED

Queda de cabelo, dor nas juntas, febrícula, man- chas vermelhas na pele após tomar sol e cansaço são sinais que devem ser investigados, o mais cedo pos- sível. “O foco do diagnóstico e tratamento precoce é reduzir a atividade da doença para que entre em remissão, sem sintomas”, informa o Dr. Odirlei Mon- ticielo.

E como é o tratamento? O médico explica que,

“mesmo dependendo do órgão afetado e da gravi- dade, o tratamento inclui medicações imunomodula-

doras, como a hidroxicloroquina, remédios imunos- supressores, como azatioprina e mexotrato, e uso de corticoides". Dr. Odirlei cita, também, avanços signifi- cativos com as terapias imunobiológicas, aplicadas no Centro de Infusões do HED: “São produzidas a partir de anticorpos monoclonais, que se ligam a determi- nadas moléculas e as bloqueiam”. Ele reitera, ainda, que evitar exposição direta ao sol, usar fotoprotetores, não fumar, ter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos são importantes coadjuvantes no tratamento.

Diagnosticar e tratar para remissão do lúpus

Alterações no útero como pólipo endometrial, mioma, aderências inter- nas, adenomiose e anomalias congênitas. Nesses casos, pode ser indicada a histeroscopia cirúrgica para retirada dessas patologias.

As complicações nas tubas uterinas podem ser devido à endometriose ou doença inflamatória pélvica, hidrossalpinge (acúmulo de água na tuba), aderências e obstrução. Nesses casos, pode ser indicada videolaparoscopia, fertilização in vitro ou outro tratamento para tentar desobstruir as trompas.

Foto Acervo pessoal

PERGUNTE AO DOUTOR

Qual exame investiga causas da infertilidade?

“A histerossalpingografia (HSG) é um método diagnóstico na pesquisa de um dos componentes femininos da infertilidade, permitindo a avaliação do trajeto percorrido pelo espermatozoi- de até a trompa de Falópio, local onde ocorre a fertilização do óvulo.

É realizado ambulatorialmente por um médico radiologista especializa- do, sem a necessidade de internação ou sedação. Um fino cateter flexível é inserido através do orifício externo do colo uterino, e é injetado o meio de contraste através dele para a realização de algumas radiografias.. Assim, é pos- sível delinear a cavidade endometrial e as trompas. Esse processo, na maioria das vezes, é concluído em dez minutos.

Após a retirada do cateter, será feita mais uma única radiografia para avaliar como o contraste injetado se distribuiu na pelve e se as trompas se esvaziaram completamente.

Como investiga todo o trajeto entre a entrada do colo do útero até as trom- pas, o exame possibilita a visualização de malformações uterinas, presença de miomas ou pólipos dentro da cavidade uterina, aderências do endométrio, per- meabilidade e morfologia das trompas.”

Quando é indicado?

“O exame é indicado às pacien- tes com dificuldade para engravidar, onde existe a suspeita ou necessidade

“Gostaria de saber o que é o histerossalpingografia, pois estou tentando engravidar e foi indicado fazer este exame.”

Mariângela, Porto Alegre

Para enviar sua pergunta, é só clicar aqui

Dra. Karen Rolim, ginecologista do CAMHED -

Centro de Atenção à Saúde da Mulher do HED.

de afastar uma causa tubária. O exame não tem como objetivo desobstruir as tubas, retirar pólipos ou aderências, mas, sim, identificar se as trompas es- tão saudáveis e aptas a executar seu papel no processo de fecundação, bem como a cavidade endometrial.

É um procedimento minimamente invasivo, rápido e que pode fornecer informações valiosas sobre uma varie- dade de anormalidades que causam in- fertilidade ou abortamentos de repeti- ção. É recomendado aguardar 24h para ter relações sexuais após a realização deste exame.”

Devem mostrar o desenho triangular do útero, com as três pontas bem visíveis pelo contraste. As trompas devem ser finas, formando ondu- lações que não fiquem tão perto do útero. Também se deve observar se o contraste foi absorvido por igual pelo peritônio.

Resultados normais

Resultados anormais

(5)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

9

Foto Roberto Furtado

Em 15 dos seus 60 anos, o Hospital Ernesto Dornelles vem atuando sob a cultura do Planejamento Estratégico. Neste período, o tempo tem sido um grande aliado.

Sob a visão de ser Referência Hospitalar Nacional até 2022, o HED vem promovendo uma revolução em gestão, estrutura, tecnologia, processos, imagem, capacitação, interação com o mercado e inovação. A Instituição aprendeu a se reinventar diante dos desafios, evidenciando uma marca da sua maturidade:

a resiliência.

Em 30 de junho de 1962, a abertura do Hospital à comunidade inaugurou uma nova fase na área da saúde no Rio Grande do Sul.

Agora, chega aos 60 anos desenhando novos contornos no cenário gaúcho mais uma vez, projetando o futuro com o novo Centro Clínico.

As bases dessa trajetória de evolução – médica, científica, tecnológica e assistencial – se alicerçam nesta cultura de planejar para fazer, de acolher para tratar, de cuidar e atender.

Assim é para os colaboradores, que compreendem e aderem a este compromisso.

Assim é para todos os nossos pacientes – que estão no centro

do cuidado.

60 ANOS DO HOSPITAL ERNESTO DORNELLES 15 ANOS DO PLANEJAMENTO

ESTRATÉGICO

Um novo HED desponta no mercado

Dinâmico e inexorável, o tempo, quando bem aproveitado, é um ótimo aliado para grandes realizações

Produtivo, pleno de vitalidade, sustentável

empresarial e assistencialmente. O Hospital Ernesto Dornelles

celebra 60 anos confiante nas suas potencialidades.

Os desafios são muitos, porém é essa sustentabilidade que o faz olhar para a frente com disposição e confian- ça. O Superintendente Executivo, Odacir Rossato, observa: “O Planejamento Es- tratégico nos levou ao equilíbrio finan- ceiro, e este, ao reposicionamento como instituição de credibilidade e referência em cuidado e serviços”.

Esse olhar de renascimento é com- partilhado com o Superintendente Médico, Dr. Ricardo Guterres. “Gestão, inovação e processos nos tornaram competitivos e voltamos a ser reconhe- cidos como instituição de excelência”, assegura. Odacir Rossato, que integra o Colégio Brasileiro de Executivos de Saúde, reitera a atenção permanente às movimentações do setor de saúde, inclusive como significativo gerador de inovação, emprego e renda: “No- vas parcerias estratégicas, Centros de Especialidades diferenciados atuando como unidades de negócio, e muito foco em inovação e tecnologia, alia- dos à cultura de qualidade, segurança e comprometimento de nossos cola- boradores são nossa base para os pró- ximos desafios”.

“Quando iniciamos o Planejamen- to Estratégico, em 2006, seguimos pa- râmetros do que estimular, adequar, enfrentar ou minimizar”, comenta o coordenador do Planejamento Estra- tégico, Everton Morais, assessor das Superintendências. “Nesses 15 anos, cumprimos três ciclos de cinco anos cada, monitorando a evolução de nos- sos planos de ação com indicadores, sempre nos adequando às nuances do mercado.”

Como momentos-chave resultan- tes do Planejamento, ele cita a reestru- turação financeira e organizacional, a conquista da Acreditação pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, a certificação internacional em Cirurgia Bariátrica, a participação no TecnoPUC com HUBs de inovação, e o ingresso

Objetivos estratégicos para crescer

na ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados, compartilhando as melhores práticas de gestão com as principais instituições do país.

Tendo o Planejamento Estratégico como ferramenta perene, Everton afir- ma que a velocidade das mudanças de cenário acelerará as revisões, acom- panhando a evolução do mercado:

“Já nosso foco assistencial é qualificar cada vez mais a Experiência do Pacien- te HED, Com foco na segurança, no conforto e na assistência qualificada”.

Em 2023, inicia-se o 4° ciclo do Pla- nejamento Estratégico, centrado em Alianças Estratégicas: “Sempre atentos ao que o mercado sinaliza nas tendên- cias nacionais e internacionais, com for- mação de lideranças e gestão altamente profissional”, conclui.

Superintendente executivo Odacir Rossato, Superintendente médico Dr. Ricardo Guterres e Everton Morais, coordenador do Planejamento Estratégico

8

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

(6)

10

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

11

(7)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

12

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

13

NUCLIMAGEM: 28 ANOS CRESCENDO COM O HED

SULVISION: HÁ 20 ANOS PARTICIPANDO DA EVOLUÇÃO DO HOSPITAL

“A escolha do Hospital Ernes- to Dornelles no ano de 1994 para instalar a empresa Nuclimagem – Medicina Nuclear foi uma decisão positiva e transformadora na nossa vida médico-empresarial, nestes 44 anos de trabalho na medicina.

“Nesses quase vinte anos que es- tamos atuando no HED, a Sulvision tem encontrado ambiente propício e estimulante para ampliar equipe, in- vestir em tecnologia e trazer mais es- pecialidades para qualificar o atendi- mento em oftalmologia aos pacientes da Instituição.

Hoje, somos mais de vinte espe- cialistas, realizando consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, com qua- se dois mil atendimentos mensais em plástica ocular, retina, catarata, córnea e retinopatia diabética. Acompanha- mos e participamos das inovações

Por se tratar de uma especialidade médica ainda pouco conhecida, com várias regras especiais de convivência, precisávamos de muita compreensão e acolhida, o que encontramos nos ges- tores e colegas do HED. Das primeiras instalações no 7º andar até a mudança

para o prédio anexo, e a expansão com a unidade cardiológica, em área especialmente construída e adapta- da no 3º andar, a trajetória da Nu- climagem está ligada à do Hospital.

Uma história de 28 anos é um estágio de maturidade e conheci- mento, e somos gratos à confiança do corpo médico, à responsabilida- de e sensibilidade das equipes assis- tenciais e à sabedoria da Direção.

Salve os 60 anos do HED, que hoje é um exemplo a ser copiado, na busca constante pela qualidade assistencial, inovação e pesquisa.”

Dr. Belmonte J. Marroni

que o HED tem promovido nos últi- mos anos, e a própria modernização da Sulvision em termos de reformas das salas e adequação de espaços se- guem a evolução estratégica e o po- tencial realizador do Hospital.

Assim, nesta celebração de 60 anos do Hospital Ernesto Dornelles,, nos congratulamos com a Direção, corpo clínico e demais colaboradores por levarem adiante a cultura de assis- tência médica e hospitalar da mais alta qualidade para a população gaúcha.”

Direção Sulvision

“O HED tem ambiente estimulador para

investir e crescer em quadro funcional, novas

tecnologias e especialidades”

“Junto com o HED, a CINECORS

vem realizando procedimentos

pioneiros e inovadores, em sintonia com nossos

valores de saber científico e melhoria

contínua”

1994 - Início da Medicina Nuclear/Cintilografias no 7º andar do HED 1998 - Ampliação das instalações no prédio anexo

2013 - Expansão dos serviços: ECG, Ergometria, Ecocardio e Ecovascular 2018 – Novo ambiente para Medicina Nuclear

2020-2021 - Anos pandêmicos 2022 - Ano da reintegração

VITTA: ORGULHO DE ESTAR PRESENTE

CINECORS: COMEMORANDO 25 ANOS NO HED

“Tenho muito prazer em dar um depoimento pessoal e ins- titucional sobre o HED, quando celebra seus 60 anos. Como Ins- tituto Kaplan de Oncologia, fomos acolhidos carinhosa e pro- fissionalmente, ao iniciarmos o Serviço de Oncologia Clínica, que depois se expandiu com o Vitta – Centro de Radioterapia.

A oncologia tem três vertentes de terapias, além da oncologia clínica: cirurgia, medicamentos – como quimioterapia, hormo- nioterapia e imunoterapia, e a radioterapia, que é fundamental para os pacientes de uma Instituição do porte do HED.

Por isso, temos muito orgulho em estar presentes no Hos- pital, que também é uma casa de ensino e pesquisa, e ao longo de tempo consolidou reputação de excelência cirúrgica. Nos últimos anos o HED vem obtendo grandes conquistas, e é uma verdadeira distinção participar da jornada assistencial deste grande Hospital de Porto Alegre.”

Prof. Dr. Gilberto Schwartsmann

“Em 1997, a CINECORS Car- diologia Intervencionista aceitou o convite para se estabelecer no Hospital Ernesto Dornelles. Foi o início de uma parceria extrema- mente eficaz, que resulta até hoje em atendimento de ponta em car- diologia e neurologia intervencio- nista para os pacientes.

Nossa visão de oferecer à co- munidade um serviço inovador, com alta eficiência tecnológica e elevado nível técnico, sempre foi plenamente compreendida e es- timulada pela Instituição. Juntos, realizamos vários procedimentos

Foto Acervo VITTA

pioneiros, como o primeiro im- plante de stent bioabsorvível em Porto Alegre e angioplastia coro- nária. Temos, em sintonia com o HED, a cultura de valorização do saber científico aliada à tecnologia de ponta, à segurança do pacien- te, à gestão pela qualidade e me- lhoria contínua.

Agradecemos e parabeniza- mos o Hospital Ernesto Dornelles, por seu atendimento acolhedor e de alto nível.”

Direção CINECORS

(8)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

14

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

15

VERTE | SAÚDE

Saúde+Odonto

Verte|Saúde agora conta com o serviço de Tratamento Facial

A

Verte|Saúde busca atender ao seu beneficiário de forma integral, disponibilizando serviços e assis- tências nas áreas médica, odontológica e com as terapias. Pensando nisso, está sendo lançado o novo ser- viço de Tratamento Facial, que tem como objetivo cuidar da saúde da pele do rosto.

O tratamento busca diminuir as agressões sofridas pela pele, como poluição, excesso de sol, maquiagem e estresse, removendo as impurezas, limpando, hidratando e diminuindo as inflamações. Além disso, o procedimen- to realiza a remoção dos comedões (cravos) e das células mortas, que favorecem a renovação celular.

A fisioterapeuta responsável técnica, Karen da Rocha, comenta que “a proposta da estética facial vai além da limpeza de pele. Através dos protocolos de cuidados indi- vidualizados, é possível proporcionar uma experiência ao cliente, ajudando no cuidado com a autoimagem”.

O serviço pode ser realizado em todos os tipos de pele e em qualquer estação do ano. A sessão possui o tempo médio de uma hora.

A Verte|Saúde está com condições especiais para quem busca adquirir um plano de saúde, com a promoção do Saúde+Odonto. Quem adquirir o plano ganha carência zero em consultas médicas e exames simples, além de ca- rência zero para ser usada na Clínica Odontológica na sede da Verte|Saúde.

Mais informações: (51) 3284-1590

Cuidados individualizados auxiliam na autoimagem

Para mais informações:

Telefone: (51) 3281-1590 Whatsapp: (51) 99591-1664

HRSJ

A

tarde do dia 20 de junho foi de come- moração no Hospital Regional de São Jerônimo. A direção da Afpergs – As- sociação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, representada pelo Dire- tor Financeiro Walmor de Araújo, e o adminis- trador do Hospital, João Batista Pozza, recep- cionaram o governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual de Saúde Arita Berg- mann, o prefeito de São Jerônimo, Evandro Heberle, lideranças políticas e empresariais de municípios da Região Carbonífera e parte da Costa Doce, em solenidade que marcou a en- trega de mais 22 unidades de internação, que completam 250 leitos SUS – Sistema Único de Saúde para a população.

Também prestigiaram o evento os superin- tendentes executivo e médico do Hospital Er- nesto Dornelles, Odacir Rossato e Dr. Ricardo Guterres, respectivamente, e o assessor das Su- perintendências do HED, Everton Morais, além de colaboradores e serviços parceiros.

Hospital Regional de São Jerônimo chega aos 250 leitos SUS

Fotos Willian Rafael

Entrega de mais 22 leitos contou com a presença do Governador do Estado, Secretária de Saúde do RS, Prefeito Municipal, lideranças políticas e empresariais

Mais de 400 mil pessoas atendidas

Sendo referência na região, o HRSJ atende a população de mais de dez municípios, que somam cerca de 400 mil habitantes. Centro de Especialidades, serviços de diagnós- tico, laboratório, dez leitos de UTI, Centro Cirúrgico, Emer- gência 24 horas compõem a estrutura do Hospital. Durante o evento, o governador e demais lideranças percorreram as obras das futuras instalações de ampliação do Centro Cirúrgico, do Centro de Materiais Esterilizados e do Centro de Parto Normal.

O diretor financeiro da Afpergs, Walmor de Araújo, res- saltou a parceria com o governo do Estado e a Prefeitura Mu-

nicipal pelo apoio, lembrando que “eram apenas cem leitos quando a Afpergs assumiu o Hospital, em 2009”, e que “nossa missão é cuidar de vidas”. Ao destacar a participação do HED em todo o crescimento da Instituição, ele agradeceu a todos em nome do presidente da Afpergs, Egydio Fuchs.

O governador Ranulfo Vieria Junior e a secretária estadu- al de Saúde, Arita Bergmann, lembraram os investimentos do programa Avançar, de cerca de R$ 8 milhões para as obras e equipamentos do HRSJ, adiantando que a parceria persiste, visando à futura instalação de serviço de hemodiálise, antiga aspiração da região.

Governador Ranolfo Vieira Jr, Prefeito de São Jerônimo Evandro Heberle, João Batista Pozza, administrador do HRSJ e diretor financeiro da Afpergs Walmor de Araújo durante a fala da secretária de saúde Arita Bergmann

(9)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

17

Pesquisa Científica em alta

O III Workshop de Pesquisa Científica do HED, promovido em abril pela Comis- são de Ensino e Pesquisa em Desenvolvi- mento Assistencial - CPDA da Instituição, contou com apresentação de 13 traba- lhos desenvolvidos no Hospital. A inten- sivista Laura Drehmer, com a pesquisa sobre “Avaliação do efeito de protocolo para promoção do sono em uma UTI”, re- cebeu a melhor avaliação, conquistando o troféu Top Pesquisador HED.

Superintendente Executivo do HED é eleito para Conselho do Sindihospa

O Superintendente Executivo do Hospital Ernesto Dornelles, Odacir Vi- cente Binotto Rossato, foi eleito Conselheiro do Conselho de Administra- ção do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), na gestão 2022-2025. O gestor do Setor de Contabilidade, João Gilberto Cardoso Porto, está como suplente.

Sr. Odacir foi vice-presidente da entidade na última gestão, juntamente com o presidente Henri Siegert Chazan, que foi reeleito para o cargo.

Todos pelo Dano Zero

Integrado à campanha nacional Abril pela Segurança do Paciente, o HED, por meio do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Riscos (SEGER), desenvolveu treinamento, ações informativas e lúdicas para reforçar, junto aos colaboradores, a importância do cuidado com a segurança do paciente. Uma das principais ações da programação foi o lançamento oficial do manifesto da campanha interna Todos pelo Dano Zero, com enfoque na redução de acidentes preveníveis.

“Dr. Cyro, excelente profissional, com tratamento humanizado, dedi- cado com seus pacientes e com vas- to conhecimento da Medicina. Sou muto grato em ser paciente de longa data, também foi médico de minha mãe. Que Deus e Jesus Cristo conti- nuem abençoando e iluminando seu caminho.” José Mauro Salerno

“Fui atendido nesta instituição de 24 a 27 de maio, com procedimentos invasivos, após análises minuciosas iniciadas pelo Dr. Renato Salim. Sa- liento que me impressionou o alto nível de profissionalismo, pronto para a solução do problema apre- sentado. Também destaco o setor de Emergência, com empenho e dedi- cação impressionantes. Igualmente a parte administrativa, passando pela hospitalidade, e a equipe de aneste- sistas foram muito solícitas. Por isso externo minha satisfação e alegria, não só por ter escolhido esta mag- nífica instituição, mas especialmente pela humanidade, profissionalismo e dedicação.” Wagner Luiz M. Deamici

“Registro um elogio para a enfer- meira Cleonice Colares pela atenção e carinho com meu pai, durante sua internação. Competente, eficiente e extremamente profissional, passa muita segurança no atendimento a idosos. Mesmo quando não estava de plantão para o leito do meu pai, respondeu prontamente ao ser soli- citada na madrugada, resolvendo a intercorrência.” Enes Suares

VOZ DO PACIENTE

Elogio ao Dr. Cyro Leães

Alto nível de profissionalismo

Segurança no atendimento

Foto Acervo HED

Foto Acervo HED

Foto Acervo HED Foto Ricardo Giusti/CP

Foto Acervo HED

A equipe do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CITS participou da pri- meira edição do South Summit Brazil, em parceria com o HUB de saúde South Collab Health, coletivo composto por diversas instituições e players do setor para fomentar a inovação no setor de saú- de no Rio Grande do Sul.

O South Summit é um dos maiores eventos de ino- vação do mundo e foi rea- lizado em maio, em Porto Alegre

Saúde integrada, inteligente e

conectada

O Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde – CITS do Hospital Ernesto Dornelles faz parte do South Collab Health, um grupo colaborativo forma- do por hospitais, universidades, enti- dades e empresas que buscam fomen- tar a inovação na saúde no Rio Grande do Sul.

O coletivo convida as organizações a serem protagonistas na construção de um futuro mais integrado, inteligente e conectado para a área. Por isso, como uma das primeiras iniciativas, está rea- lizando o mapeamento dos atores que atuam no setor para criar um ecossiste- ma da saúde no Estado.

Com essas informações, será pos- sível compreender quais são as opor- tunidades de investimento e desen- volvimento para o setor, assim como conectar soluções e tecnologias para entregar um serviço de saúde mais qualificado e eficiente.

HED marca presença no South Summit

Prática essencial para a segurança assistencial, a higienização de mãos tem, no HED, protocolos bem definidos, a cargo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Treinamentos constantes, monitoramento e acompanhamento dos índi- ces de higiene de mãos nas áreas assistenciais, campanhas de conscientiza- ção, álcool gel em todos os espaços da Instituição e ações especiais, como as promovidas no Dia Mundial de Higiene de Mãos – 5 de maio. Na data, foram realizadas atividades lúdicas e educativas, reforçando a necessidade perma- nente da higienização e do cuidado com a segurança do paciente.

Dia Mundial da Higiene de Mãos

Covid e depressão: psiquiatra do HED fala sobre o tema ao Correio do Povo

O vice-presidente do Corpo Clínico e coor- denador da Unidade de Psiquiatria de Ligação, Dr. José Adolfo Cerveira, conversou com a jor- nalista Luciamem Winck, do Correio do Povo, sobre a relação entre a Covid-19 e a depressão.

O psiquiatra esclarece que, com a pandemia da Covid-19, as pessoas foram forçadas a sair da

sua zona de conforto, começar a olhar para dentro de si e a enfrentar suas dores, inseguranças e tristezas. Para muitas, este foi o gatilho para a depressão.

Além do aumento do número de casos da doença, Dr. Cerveira destaca o crescimento da maioria dos transtornos psíquicos, como a ansiedade e o abuso de substâncias, especialmente o álcool.

Veja a entrevista completa clicando aqui

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

16

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

17

(10)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

18

PARCEIRO

Fotos Acervo Vitta

N

o mundo inteiro, médicos, cientistas e pesquisadores tra- vam uma incessante batalha para vencer ou, pelo menos, minimi- zar os efeitos do câncer. “Esse esfor- ço mundial gera novidades em trata- mentos, com influência significativa na qualidade e sobrevida dos pacientes”, analisa o Dr. Gabriel dos Anjos. “Nos últimos dez anos, a aceleração tem sido radical, especialmente em câncer de pele, mama, pulmão e próstata”, informa.

Como importante exemplo, ele cita a quimioterapia para câncer de mama ou estômago, que, associada a anticorpos, direciona o remédio exa- tamente para a célula doente, aumen- tando a eficácia e reduzindo os efeitos colaterais.

“Outro avanço significativo é a imunoterapia. Ela estimula a imuni- dade do paciente, para que o próprio organismo combata a doença”, afirma.

“Realmente, é uma terapia bem menos tóxica, revolucionária, principalmente em câncer de pulmão e melanomas”, assegura o médico.

Dr. Gabriel dos Anjos destaca precisão da tecnologia do Vitta - Centro Avançado de Radioterapia

Evolução constante na Oncologia

Tratamentos mais precisos e localizados

Por sua vez, as cirurgias estão cada vez mais focadas, menos inva- sivas – o Dr. Gabriel exemplifica com a cirurgia de câncer de mama, que já não retira a mama inteira nem mús- culos adjacentes, restringindo-se, so- mente, à parte afetada. Ele refere, ain- da, as terapias-alvo que atuam com mutações da célula do câncer para combater as células doentes. “São inovações que resultam das inces- santes pesquisas, que surgem sem parar”, salienta.

Tecnologia como aliada

Os avançados equipamentos de radioterapia – como os do VITTA, úni- cos na Região Sul – primam pela ex- trema precisão de dosagem e aplica- ção na localização, permitindo atingir

O oncologista clínico Dr. Gabriel dos Anjos, diretor técnico do Instituto Kaplan – braço clínico do VITTA – Centro Avançado de Radioterapia, serviço parceiro do HED, aborda os importantes

avanços nos tratamentos de câncer, que trazem mais

qualidade de vida e novas perspectivas aos pacientes.

tumores de 2 milímetros, detalha o médico. “Essa exatidão é muito im- portante para a qualidade de vida do paciente, principalmente no caso de crianças, que têm órgãos menores”, observa o Dr. Gabriel, lembrando que isso ajuda a reduzir o número e o tem- po de sessões.

Ganhando tempo para novas descobertas

“Sempre que há um diagnósti- co de câncer, há muita informação e muita emoção”, destaca o especialista.

“Mas sempre digo aos pacientes e fa- miliares para manterem a calma, pois ninguém conhece o futuro e a cada dia temos novas descobertas. O importan- te é ganharmos tempo e qualidade de vida”, conclui.

(11)

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

19

ENCONTRE AQUI.

CONSULTAS MÉDICAS E EXAMES EM UM ÚNICO LUGAR, NO HED.

Análises Clínicas

LABORATÓRIO DO HOSPITAL ERNESTO DORNELLES Prédio 2, térreo – Fone/WhatsApp (51) 3217.8877

Arritmias Cardíacas

RITMOCOR - Ambulatório, 3º andar, sala 23 - (51) 3219.3606 Whatsapp (51) 996174208 - ritmocor.com.br/

Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica

CINECORS - Prédio principal, 8º andar - (51) 3217.6448

cinecors.com.br

Ecografia, Tomografia, Ressonância Magnéti- ca, Ecocardiografia e Ecodoppler

SIDI - Serviço de Diagnóstico por Imagem - Prédio principal, térreo (Ressonância) e Ambulatório, 2º andar (demais serviços) (51) 3230.9168 - sidiltda.com.br

Endoscopia

CSD - Centro de Saúde Digestiva HED Prédio principal, 2º andar - (51) 3217.8885

Hemodiálise

CND - Centro de Nefrologia e Diálise HED Prédio 2, 3º andar - (51) 3217.8577

Mamografia

SIDI - Serviço de Diagnóstico por Imagem – Prédio principal, 2º andar – (51) 3217.8609 - sidiltda.com.br

Ginecologia e Mastologia

CAMHED - Centro de Atenção à Saúde da Mulher HED Prédio principal, 4º andar - Fone/WhatsApp (51) 3217.840

Medicina Nuclear (Cintilografia),

Ecocardiografia, Ecodoppler Vascular, Ergometria e ECG

NUCLIMAGEM - Prédio principal, 3º andar e Ambulatório, 3º andar - (51) 3217.2666 - nuclimagem.com.br

Oftalmologia

CLÍNICA SULVISION - Ambulatório, 3º andar (51) 3223.8685 / 3282.2207 - sulvision.com.br

Oncologia

SERVIÇO DE ONCOLOGIA HED

Prédio principal, 2º andar - (51) 3217.8550 5

Ortopedia

CTO - Centro de Traumatologia e Ortopedia HED Área externa, térreo - (51) 3217.8455

Radioterapia

VITTA - Centro Avançado de Radioterapia Prédio 2, térreo - (51) 3103.5400

WhatsApp (51) 999.250.198 - vittaradio.com.br

Raios X

SIDI - Serviço de Diagnóstico por Imagem Prédio principal, 2º andar - (51) 3217.8609

sidiltda.com.br

Reumatologia

SERVIÇO DE REUMATOLOGIA HED Prédio principal, 4º andar - (51) 3217.8424

Vacinação

CIMHED - Centro de Imunização HED

Prédio 2, térreo (junto ao Laboratório de Análises Clínicas) - Fone/WhatsApp (51) 3217-8877

Informações e serviços, acesse hed.com.br

Consultas médicas

DIVERSAS ESPECIALIDADES

Ambulatório, 2º e 3º andares - (51) 3217-1288

COPATROCINADORES DA EDIÇÃO

Revista Saúde - Junho/Julho/Agosto

20

Referências

Documentos relacionados

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Após a fundamentação teórica, baseada nas conferências anuais sobre o clima, em artigos científicos e acadêmicos, na legislação e decisões governamentais sobre

Para verficar esses dados, propõe-se o cruzamento dos exemplares do Almanak Laemmert, dos anos de 1850 e 1870, — o qual possibilitou o le- vantamento do número de anunciantes

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Atenção Primária/ Básica como ordenadora das ações De acordo com a Portaria nº 2.488 do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a

Ao contrário da forma de trabalho em sistemas de saúde hierárquicos, de formato piramidal e organizado segundo a complexidade relativa de cada nível de atenção (atenção