• Nenhum resultado encontrado

A Memória Jurídica (MJ) Uma Implantação Experimental na Área de Direito :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "A Memória Jurídica (MJ) Uma Implantação Experimental na Área de Direito :: Brapci ::"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

, A memória jurídica (MJ) - uma implantação experimental na área de direito

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

F r a n c i s c a R i b e i r o S a l g u e i r o F e l i s b e r t o

S o u z a *

o

SEJUR não pode prescindir nos seus estudos, do ordenamento e detalhamento dessas informações, uma vez que funciona como Subsistema de Apoio à Direção da Companhia.

Assim, a função precípua do SEDOC é de se documentar, mantendo serviços de alerta e de busca que tenham flexibilidade e celeridade. Para tanto, organizou-se, criando um Sistema de Informação Jurí-dica próprio, onde o tratamento da informação consiste no levantamento e análise de dados, na pesquisa doutriná-ria (livros, revistas, documentos em geral), legislativa e jurisprudencial; seu armazena-mento e respectiva recuperação (information retrieval), através de técni-cas modernas de documentação, porém de elaboração e recuperação manuais.

Com a finalidade de ampliar o Sistema existente, aprofundando-o com o acom-panhamento de material de acesso mais lento como os Projetos-de-Iei em tramita-ção no Congresso Nacional, a jurispru-dência retrospectiva gerada nos Tribunais Superiores, enfim documentação jurídica de grande interesse para os advogados, firmou-se Convêncnio com o Centro de Processamento de Dados do Senado Fede-ral - PRODASEN que utiliza um Sistema de Informação Jurídica estruturado com base no processamento de dados.

A' MEMÓRIA JURÍDICA

(MJ) -

UMA

IMPLANTf\ÇAO

EXPERIMENTAL

NA

AREA DE DIREITO

RESUMO

D e s c r e v e a i m p l a n t a ç ã o d e u m p r o

-g r a m a ' c o m p u t a d o r i z a d o - a M e m ó r i a

J u r i d i c a ( M J ) i n s t i t u i d o n a P E T R O B R Á S

_ q u e u t i l i z a (J S i s t e m a ' K W I C - K W O C

( K W ) d e s e n v o l v i d o e a d a p t a d o p a r á a á r e a

j u r i d i c a , c u j o s b a n c o s d e d a d o s i n c l u e m

m a t é r i a j u r i d i c a g e r a d a n a C a m p a n h i a e

e x t e r n a m e n t e , o q u e fo i c r i a d o p a r a a t e n -d e r a o s a d v o g a d o s d o S i s t e m a P E T R O

-B R Á S ,

1. A INFORMAÇÃO JURIDICA NA PETROBRÃS

O setor de Documentação (SEDOC) do Serviço Jurídico (SEJUR) da PETRO-BRÂS vem coletando e indexando legisla-ção, analisando artigos de periódicos,' jurisprudência e doutrina, armazenando

informações jurídicas que sejam ou venham a ser de utilidade para uso de uma companhia como a PETROBRÁS,

com necessidades crescentes de dados e informações.

O SEDOC consiste num' s i s t e m a d e ,

i n fo r m a ç ã o juridica i n t e g r a d o onde, se

desenvolvem, simul taneamen te, atividade de coleta, armazenagem e disseminação de informações jurídicas, todas elas inter-dependentes e que sofrem influências do ambiente externo e interno.

2. A UTILIZAÇÃO DO PRODASEN PEWSEDOC

* C h e fe d o S e t o r d e D o c u m e n t a ç ã o d o S e r v i ç o J u r i d i c o d a P E T R O B R Á S .

B i b l i o t e c á r i a , C R B

1:

R e g i ã o - I n s c r i -ç ã o n ~ 6 5 6

A PETROBRÂS foi a primeira Cam-panhia a firmar convênio com o Centro de Infonnática e Processamento de Dados do Senado Federal - PRODASEN, em

1975, no Rio de Janeiro, seguindo-lhe, recentemente a ELETROBRÂS, a' BI-BLIOTECA NACIONAL e a VALE DO RIO DOCE.

Instalou-se no SEDOC um Terminal remoto de teleprocessamento OLIVETTI modelo TCV 275-2 (vídeo-impressora), usado no horário de 9 às 12 horas, que vem atendendo às necessidades de pesquisas internas do SEJUR e proporcio-nando o atendimento a consultas de todo o Sistema PETROBRÂS.

O SEDOC gerencia o uso do Terminal controlando sua manutenção (com o apoio do SEPROD), mantendo registros de consultas e pesquisas, e enviando rela-tórios da perfonnance do Sistema ao PRODASEN. Os operadores do SEDOC foram treinados no uso do Terminal, por intermédio do Curso de Pesquisa e Opera-ção em Terminal, ministrado em Brasília, durante o período de 15 (quinze) dias. A utilização de um sistema de proces-samento "on line" de recuperação de informações jurídicas proporciona gran-des vantagens, especialmente quanto a: rapidez dos métodos de recuperação (atual ou retrospectiva), visibilidade ime-diata, possibilidade de impressão da pesquisa.

Atende-se, diariamente, a pesquisas provenientes de várias áreas afms do Sistema PETROBRÂS. Algumas consultas são respondidas satisfatoriamente por pes-quisa aos catálogos e às obras do Setor. Em outras, há necessidade do uso do ter-minal do PRODASEN.

Gradua-se a maneira de pesquisar em função do tipo de consulta e em função de sua especificidade, período,

abrangên-66

Rev. bras. Biblioteconomia e Doe. 16 (3/4): 66-76, jul./dez. 1983

(2)

Franeisea Ribeiro Salgueiro Felisberto Souza

A memória jurídica .a unplantacâo experimental na área de direito

da, usando-se na maior parte das vezes tanto a pesquisa manual quanto a eletrô-nica, via Terminal do PRODASEN.

3. O SISTEMA KWIC-KWOC (KW)

Esse convívio com as possibilidades que apresentam os sistemas computado-rizados, fez surgir a idéia do aproveita-mento de programa disponível no Serviço de Processamento de Dados (SEPROD) que pudesse processar a matéria jurídica gerada na Companhia e, por extensão, aquela elaborada externamente, mas de interesse jurídico, formando uma memó-ria jurídica.

Não sendo tecnicamente e flnanceíra-mente possível a utilização, na PETRO-BRÁS, de um programa como o ST AIRS da IBM, usado pelo PRODASEN, com um terminal no Setor, o que tornaria o uso mais rápido e atraente, procurou-se adaptar às necessidades de documentação jurídica do SEJUR a outra alternativa

disponível no SEPROD.

Após o estudo de várias alternativas, 'Com Analistas de Sistemas do SEPROD,

considerou-se viável a utilização do Sis-tema KWIC-KWOC (KW) da PETRO-BRÃS, que permite vários relatórios organizados por índices bibliográficos -saída em papel ou microfilme - e que visa facilitar o acesso, diminuir o tempo de consulta e pode ser implantado de imediato.

Esse sistema já vem sendo utilizado, com êxito, na Biblioteca Central da PETROBRÃS e no CENPES/SINTEP.

Den tro das principais aplicações deste Sis-tema, destacam-se: a organização de

biblioteca, referencial de bibliografias, dados contratuais, legislação e jurispru-dência, arquivos administrativos, entre

outras.

O que vem a ser o Sistema

KWIC-KWOC (KW)? -

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

K W I C é a abreviatura de

"KEY WORDS IN CONTEXT INDEXING" que significa que o progra-ma ao le:r o título do documento retirará automaticamente, as palâvras chave ou descritores que formarão os relatórios ou saídas. K W O C á abreviatura de "KEY

WORDS OUT CONTEXT" que somente reconhece como palavras-chave as especi-ficadas como tal, aquelas que são escolhi-das como significativas e elaboraescolhi-das pelos elementos que analisam os textos, no caso, o pessoal do SEDOC.

Ê um sistema simples que dispõe de relatórios ou saídas por i n d i c e s : b i b l i o g r á -fi c o (referências completas), a u t o r , a s s u n

-t o , d i c i o n á r i o e s t a t i s t i c o e K W I C .

Com algumas adaptações foi possível sua utilização na área do direito, dando-se ênfase aos índices por assunto, já que os títulos de obras jurídicas nem sempre são

suficientemente explícitos. Usou-se o sub-terfúgio de enriquecer as palavras-chave

ou descritores, criando-se palavras com-plemen tares para sua melhor iden tifícação,

após análise do texto.

A aplicação que se vai implantar compreende a leitura e a análise completa dos textos jurídicos, a fim de que a recu-ração de uma informação jurídica seja realizada por meio dos termos-chave ou descritores, e o mais ampla possível.

4. OBJETIVO DA MEMÓRIA JURIDICA (MJ)

A esse programa que foi desenvolvido, chamou-se Memória Jurídica (MJ).

A Memória Jurídica (MJ) tem por objetivo o reconhecimento, organização, processamento de dados por computador, e difusão dos documentos internos de contéudo jurídico produzidos no âmbito do Sistema PETROBRÃS, 'e/ou os docu-mentos externos à Companhia que se refiram ao Sistema PETROBRÃS, direta ou indiretamente, de modo a preservar a memória jurídica da Companhia e promo-ver sua utilização, evitando-se duplicação de esforços e o desconhecimen to de orien tações jurídicas in ternas.

A MJ foi idealizada para atender à necessidade de registro, tratamen to e guarda das informações geradas na Com-nhia e Subsidiárias pelo corpo jurídico, referentes às informações jurídicas inter-nas, consolidando experiências e am-pliando o "Know-how" do Sistema PE-TROBRÁS nessa área de atividade.

A Memória Jurídica (MJ) será consti-tuida não só das informações geradas no âmbito do Sistema PETROBRÃS, como também das informações geradas no âm-bito externo da Companhia, que serão convenientemente analisadas e incorpora-das à MJ.

Portanto, organizar e arquivar os regis-tros das experiências do corpo de advoga-dos do Sistema PETROBRÃS e dos auto-res individuais e coletivos que estranhos à Companhia e Subsidiárias tenham se ocu-pado do assunto, além de colocar essas informações jurídicas à disposição dos

órgãos jurídicos do Sistema PETROBRAS, é a meta específica da Memória Jurídica (MJ).

O enfoque é sistêmico, constituindo-se a Memória de dois subsistemas básicos: O Sub-sístema de Informações Jurídicas Internas - SIJIN e o Sub-sistema de Informações Jurídicas Externas - SIJEX.

Ambos os sistemas se completam para atingir o objetivo de constituir-se a MJ em um banco de dados jurídico o mais com-pleto possível.

O Sistema de Informações Jurídicas Internas - SIJIN incluirá os documentos jurídicos internos produzidos na

PETRO-BRÁS e Subsidiárias, tais como:

Pareceres do SEJUR e Órgãos Jurídi-cos Regionais

Teses, estudos jurídicos Conferências

Aulas e debates em Seminários Painéis

Cursos

Livros e artigos jurídicos publicados nos veículos internos da Companhia e Subsidiárias.

O Sistema de Informações Jurídicas Externas - SIJEX incluirá documentos jurídicos externos produzidos fora do Sis-tema PETROBRÃS, tais como:

Legislação específica da PETROBRÃS e Subsidiárias

Pareceres dos Consultores Gerais da República sobre matéria correlata à PETROBRÃS e Subsidiárias

Livros, artigos e estudos jurídicos publicados sobre a PETROBRÃS e-Subsidiárias

Decisões jurídicas em questões de

68 Rcv. bras. Biblioteeonomia e Doe. 16(3/4): 66-76,jul./dez. 1983

(3)

Francisca Ribeiro Salgueiro Felisberto Souza A memória jurídica (M]) - uma implantação experimental na área de direito

interesse da PETROBRÃS e Subsidiá-rias

Outros assuntos julgados pertinentes.

5. CONSTITUIÇÃO DA MEMÓRIA JURIDICA (MJ)

A Memória Jurídica está localizada no Setor de Documen tação do S.EJUR, que irá funcionar como órgão centralizador das informações jurídicas internas e as ex-ternas de interesse da Companhia, organi-zadas sob a forma de um banco de dados, Será responsável pela seleção, coleta e tra-tamento técnico dessas informações que se constituirão na Memória Jurídica (MJ). Numa primeira fase do SEDOC irá ava-liar e definir métodos de coleta e análise da informação que serão aplicados à lite-ratura produzida internamente e externa-mente ao Sistema PETROBRÁS, a qual será incorporada aos bancos de dados da Memória Jurídica (MJ). Será significativa a colaboração dos advogados do SEJUR, já indicados pelas respectivas chefias de

Divisão, que formam o grupo de Apoio Jurídico que irá colaborar sistematica-mente com o SEDOC.

6. PLANEJAMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS SUB-SISTEMAS DA MJ

O planejamento em suas linhas básicas, objetivos a alcançar e estrutura interna foi realizado pelo SEDOC, em estreita cola-boração com o SEPROD, orientando e traçando os procedimentos e a forma de consecução das metas propostas, com relação ao programa de processamento de dados e à adoção futura da mícrofilma-gem aplicada aos documen tos.

A fase de planejamento desenvolveu-se de acordo com as seguintes etapas:' a) elaboração do anteprojeto pelo

SEDOC;

b) avaliação do anteprojeto 'mediante apresen tação e descrição de suas bases no SEPROD;

c) implantação experimental de um dos sub-sisternas do SIJIN e análise dos re-sultados (escolheram-se as Teses ela-boradas para os Seminários do SEJUR); d) elaboração do projeto final pelo SEDOC, com base nas observações e comentários recolhidos nas duas fases anteriores,

8. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA KWIC-KWOC (KW) APLICADO À

MEMÓRIA JURIDICA (MJ)

7. ESTRUTURA OPERAClONAL DA MJ

O Sistema KWIC-KWOC (KW) está descrito do Manual do Usuário elaborado pelo Serviço de Processamento de Dados (SEPROD) da PETROBRÁS, Para autíli-zação da Memória Jurídica (MJ), Analis-tas de Sistemas do SEPROD desenvolve-ram uma aplicação para a áiea do direito, A descrição dos procedimentos para essa aplicação é apresentada no Manual de Intruções da MJ elaborado pelo SEDOC que orienta o usuário nas rotinas. Instrui sobre os processos manuais de: coleta, se-leção, análise, preenchimento dos Bole-tins de Informação do Arquivo Bibliográ-fico e revisão das listagens ou relatórios.

Essas informações processadas manual-mente do SEDOC vão para o SEPROD que se incumbe da digitação dos Boletins e da transcrição dos dados para a fita magnética que será processada pelo com-putador.

São emitidas as listagens e relatórios previstos no programa e submetidas aos Analistas de Sistemas e ao Coordenador do SEDOC para verificação e revisão.

Algumas destas listagens ou relatórios são de interesse específico daqueles que

elaboram a MJ:

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

- R e l a t ó r i o d e C o n s i s t ê n c i a -

lista-gem das publicações rejeitadas pelo Sistema;

- R e l a t ó r i o d e A t u a l i z a ç ã o d o A r q u i

-v o B i b l i o g r á fi c o - listagem com os

cartões aceitos como corretos para a atua-lização do arquivo bibliográfico;

- D i c i o n á r i o d e S t o p - W o r d s - todas as

Para que os Sub-Sisternas SI1lN e SIJEX da MJ possam cumprir suas fun-ções, foi definida a estrutura básica que em linhas gerais é a que se segue:

a) ao SEJUR/SEPROD compete a coor-denação da MJ no âmbito do Sistema PETROBRÃS:

• a implan tação do Sistema KWIC-KWOC (KW)

b) a gerência da MJ ficará a cargo do SEJUR/SEDOC:

• atribuições do pessoal

• elaboração de um manual de instru-ções

• rotinas para a implantação

tipo de informação a coletar, selecionar, preparar e rever tipo de análise

• reuniões periódicas com o Grupo de Apoio Jurídico e o Grupo Tarefa • acompanhamento da implantação.

stop words (palavras não significativas que não devem figurar nas listagens) informadas;

- G o - W o r d s p e s q u i s a s - todas as

go-words (palavras-chave) informadas; - E outras.

Como produ to final para o usuário frnal, destacam-se as listagens ou rela-tórios:

- R e l a t ó r i o b i b l i o g r á fi c o o u t n d i c e

b i b l i o g r á fi c o - fornece uma listagem

atualizada das informações bibliográficas de todas as publicações contidas no arquivo bibliográfico, pelo número da re-ferência do documento. Em cada infor-mação consta o nome do autor, do título do documento, o local, o editor, o ano de publicação, o resumo do documento e os assun tos (em palavras-chave),

- R e l a t ó r i o K W O C ( a u t o r e s ) o u t n d i c e

p o r a u t o r - informa o nome do autor(es) por ordem alfabética, indicando, como palavra-chave, seguido das publicações deste autor e de seu número de referência.

- R e l a t ó r i o K W O C ( T z ' t u l o e A s s u n t o s )

o u i n d i c e s p o r a s s u n t o - informa as pala-vras-chave do título e dos assuntos, segui-do segui-dos títulos das publicações deste autor e seu número de referência. As palavras-chave do título sofrem uma triagem, sen-do suprimidas as não siginificativas, e os assuntos são coordenados, procurando-se registrar somente termos ou expressões jurídicas conceituadas.

- R e l a t ó r i o d i c i o n d r i o e s t a t i s t i c o

-apresen ta estatística das freqüências de todas as palavras-chave que aparecem no Relatório KWOC - Títulos e assuntos. Pode ser usado, também como uma lista-gem em ordem alfabética dos termos

(4)

Francisea Ribeiro Salgueiro Felisberto Souza

A memória jurídica (MJ) - uma implantação experimental na área de direito

dicas selecionados, funcionando como

um vocabulário controlado simples.

ZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

_ R e l a t ó r i o K W I C - informa todas as

palavras-chave (dentro da sentença) do t í-tulo, ordenadas alfabeticamente, junta-mente com o número de referência. São incluídas todas as palavras mencionadas no título mesmo aquelas não

significati-vas.

8.1. Pesquisa nas li;tagens ou relatórios

As pesquisas das informações jurídicas contidas na MJ são realizadas nas listagens ou relatórios (índices). O usuário pode consultar uma ou mais dessas listagens, dependendo da indagação. Pode-se

consul-tar pelo nome do autor, por assunto, pelo índice KWIC e pelo bibliográfico.

No índice bibliográfico a referência bibliográfica está completa, reúne todos os dados do documento e o arranjo é fei-to pelo código numérico que identifica o documento, não pelos assuntos ou

auto-res ou títulos.

Toda vez que se necessita da referência completa do documento, após consulta aos índices de autor, de título ou o KWIC, examina-se obrigatoriamente o índice bibliográfico Nas outras listagens: na de

autor, obtem-se também o título do do-cumento, na de assunto tem-se também o título do documento, O índice KWlC é consultado quando se tem alguma idéia do tema do título e não se encontrou nas outras. Neste, alguma palavra pode levar o consulente a descobrir o que procurava, já que é em ordem alfabética rigorosa, mas funciona de forma rotativa, como se o tí-tulo rodasse.

O dicionário estatístico pode ser usado não só para a sua finalidade que é de se verificar a frequência com que as palavras são usadas no programa, mas também po-de ser po-de granpo-de utilidapo-de para aqueles que elaboram os descritores ou palavras-chave. Pode-se utilizá-Ia como um voca-bulário alfabético das palavras escolhidas.

assunto do documento. Essa referência completa é indicada na listagem ou relató-rio ou índice bibliográfico. Os relatórios que se lhes seguem são o de autor, título. assun to, KWIC e dicionário estatístico.

A maneira de utilizá-Ia já foi mencio-nada no item 8.1. pesquisa nas listagens ou relatórios e será sempre na MJ para recuperar informações nos seus Sub-Siste-mas SlJIN e SlJEX.

Nessa fase experimentar observou-se a necessidade da précoordenação das pala-vras-chave ou descritores indicativos dos assuntos dos trabalhos, já que os títulos dos documentos no direito nem sempre são suficientemente explicitos ou especí-ficos. Há que recorrer à leitura cuidadosa dos tex tos para verificar as tarefas do trabalho (tese, estudo jurídico ou indica-ção), a fim de fazer indicações mais preci-sas dos assuntos nele incluídos.

Já se esperava essa deficiência do pro-grama KWIC-KWOC (KW) aplicado ao direito, pois seu funcionamento na recu-peração dos dados é mais eficaz quando há descritores ou palavras-chave precisas que definam os assuntos. Porém, retirou-se certa vantagem dessa aparente defi-ciência, aprofundando-se os assuntos e pré-coordenando os descritores. Pela lista-gem ou relatório estatístico dicionário tem-se idéia de como se apresentam os descritores pré-coordenados. Pode-se até usá-Ia como um vocabulário de termos jurídicos, auxiliando na uniformidade e escolha de termos.

Essa implantação experimental regis-trou as teses, especificamente: um banco de dados exclusivo.

Exclusivo por ser de caráter reservado 8.2. Implantação experimental -

Sub-Sistema SIJIN: TESES

Para a implantação experimental, escolheu-se o Sub-Sistema SIJIN - TESES _ que inclui os trabalhos (teses, estudos jurídicos, indicações e conferências)

apre-sentados nos Seminários do Serviço Jurí-dico, bianualmente. Esses trabalhos são excelentes subsídios às indagações de interesse do Sistema PETROBRÃS. Obe-decem a temário escolhido por Comissão indicada para tal fim, prevista no

Regi-mento dos Seminários.

Esses estudos jurídicos, teses ou indi-cações elaborados pelos advogados do Sis-tema PETROBRÃS foram selecionados para o teste experimental pelo que repre-sentam de importância jurídica. E o "Know-how" da Campanhia - o conheci-mento acumulado na área jurídica.

Como funciona o Sub-Sistema SIJIN das TESES? - As listagens já menciona-das arrolam os dados necessários à identi-ficação do documento e recuperação da informação jurídica neles contida. Apre-senta-se seguinte maneira O·índice biblio-gráfico: nome do autor, número e local do Seminário, ano do Seminário; local de edição, editor, ano; volume e ramo de di-reito onde se encontra; e os descritores do

ao Sistema PETROBRÃS; não havendo interesse em sua divulgação ao público em geral.

8.3. Implantação dos outros Sub-Sistemas: SIJIN e SIJEX

Esses outros bancos de dados de in-formações internas (SlJIN) e externas (SIJEX) não serão exclusivos. Poderão ser utilizados pelo público em geral por não conter informações sigilosas. Os dois Sub-Sistemas serão processados conjuntamen-te. A identificação do tipo de documento será através do prefixo do código alfa-numérico que identifica o documento. Por exemplo: 580-L1VOOOOO -livro. 580-PEROOOOO - periódico. Isso não significa que no decorrer da implantação não se decida por outro banco de dados exclusivo. Pode ocorrer a necessidade da inclusão de algum tipo de documen to reservado.

Almeja-se com essa implantação uma boa recuperação das informações jurídi-cas con tidas nos documen tos. O que se pode conseguir com a reunião de assuntos idên ricos, de uma grande variedade de do-cumentos. sob o mesmo descritor ou pala-vra-chave. A meta ê uma recuperação ou resposta eficaz e rápida. Que numa busca a pesquisa seja global. ampla e precisa e inclua vários tipos de matérias existen tes não só no SEDOC mas nas Divisões Jurí-dicas do SEJUR.

A implantação desses outros Sub-Siste-mas será bem mais complexa e demandará dedicação dos advogados que fazem parte do Grupo de Apoio Jurídico. da Coorde-nação e do Grupo-Tarefa que se incumbi-rá dessa implantação.

72 Rev. bras. Biblioteeonomia e Doe. 16 (3/4): 66-76.jul./dez. 1983

(5)

Francisca Ribeiro Salgueiro Felisberto Souza

o

fato de o Serviço Jurídico (SEJUR) promover assistência à direção da Com-panhia já amplia os assuntos de interesse da área Jurídica: desapropriações, societá-ria, imobiliária, trabalhista, tributária, civil e comercial, marítima, e outras. Por outro lado, o tipo de documentos varia muito: pareceres, legislação, livros, arti-gos de revistas, decisões dos tribunais e outros julgados pertinentes.

, O primeiro objetivo que se torna impe-rioso é selecionar a matéria jurídica cole-tada.

Por onde começar?

- pelo acervo do Setor de Documen-tação (SEDOC) do SEJUR

pelos documentos que circulam pelos Setores' das Divisões do SEJUR e são elaborados pelos advo-gados.

Que tipo de seleção?

- interes:;e da matéria jurídica ~ período que abrange

Será examinada toda matéria jurídica de' interesse imediato, mediato, reprospec-tivo e até prospectivo. Será escolhido como marco a década de 50, época da ,criação da PETROBRÃS. Haverá, no entanto, preocupação de abrangência sendo estudados os casos específicos, como por exemplo, a legislação petrolífe-rera cujo interesse remonta a 1964. Have-rá, portanto, períodos de abrangência di-versos para cada tipo de matéria jurídica

que poderá cobrir períodos diferentes. Que matéria jurídica?

, Toda. A doutrina, a jurisprudência e a legislação: a mais ampla possível. Desde os pareceres internos do SEJUR aos pare-ceres do Procurador-Geral da República,

e assim por diante, havendo seleção cri-teriosa.

Como fazer as correlações?

Correlações de todo tipo. As que se fizerem necessárias para elucidação da matéria, objeto de análise: pararelas, refe-rências cruzadas, remissivas, e outras. No direito, a transcrição de um texto (que será resumido para a MJ) envolve citações de obras, autores, legislação, jurisprudên-cia. Tudo será objeto de leitura, análise e seleção. Esse exame se torna fundamental para que não se perca alguma informação importante e não muito aparente. Éum trabalho complexo e cuidadoso.

Como fazer? - Por etapas:

exames da matéria jurídica con-tida no acervo do SEDOC em:

• livros

• artigos de revistas • publicações avulsas • documentos diversos

exame da matéria jurídica conti-da nos arquivos dos Setores conti-das Divisões do SEJUR em:

• pareceres jurídicos • decisões

• informações • outros documentos

Como transcrever?

Segue uma rotina. Cada documento após ser selecionado pelo Coordenador e o Grupo de Apoio Jurídico, sofrerá a se-guinte verificação:

• leitura e análise do documento (Coordenador e Grupo de Apoio Ju-rídico)

.' verificação dos dados correlatos

,-74 Rev. bras, Biblioteconomia e Doc. 16 (3/4): 66-76, jul.jdez, 1983

A memória jurídica (MJ) - urna implantação experimental na área de direito

(Coordenador e Grupo de Apoio Ju-rídico)

• elaboração de resumos ou ementas (Coordenador)

• escolha dos termos ou palavras-chave retirados dos assuntos (Coordenador) • transcrição dos dados para a folha de

implantação (Grupo Tarefa)

• revisão da folha de implantação (Coordenador e Grupo Tarefa) • transcrição para os Boletins de

Im-plantação (Grupo-Tarefa)

• revisão (Coordenador e Grupo-Tare-fa)

Como processar os dados?

No Setor de Processamento de Dados (SEPROD). Encaminharam-se os Bole-tins de Implantação e estes dados serão:

• digitados

• transcritos para a fita magnética • processados no computador

• emitidas as listagens ou relatórios • revistas as listagens pelos Analistas de Sistema responsáveis e o Coorde-nador com o Grupo-Tarefa.

O produto final

• As listagens ou relatórios (índices) por autor

por assunto

KWIC

dicionário estatístico

e as demais listagens de uso interno, como enunciado no item 8.

Será um trabalho em profundidade e do qual não se pode calcular a extensão e nem o tempo necessário para a sua execu-ção satisfatória. Hão de surgir dificulda-des a contornar por ser o direito disciplina

tão abrangente e não dispensar análise apurada dos textos e a identificação de matérias correlatas.

Para quem?

Dirigida aos advogados do SEJUR pri-meiramente - o usuário final - e aos que lidam com os problemas jurídicos na Companhia e nas Subsidiárias. Esse pro-duto será consultado pelos diversos Órgãos Jurídicos do Sistema PETRO-BRÃS, vindo tornar-se um instrumento de difusão do conhecimento jurídico acu-mulado - o "Know-how" da Companhia e daquele de interesse gerado externamen-te.

9. EXPECTATfVASFUTURAS

A proposta do Sistema da Memória Jurídica (MJ) é a de se realizar uma análi-se em profundidade da matéria jurídica, que se desenvolve numa Compnhaia como a PETROBRÃS, a fim de possibilitar con-sultas eficazes e amplas.

A expectativa é a de que se consiga reunir, nessa primeira fase, o que se de-senvolve no Serviço Jurídico (SEJUR), posteriormente estender-se esse trabalho de seleção, análise e processamento de dados aos documentos gerados na área ju-rídica regional.

As Assessociares Jurídicas Regionais caberia a responsabilidade de alimentação da Memória Jurídica (MJ) com a estreita colaboração do SEDOC que implantaria o, Sistema, descentralizando a coleta, sele-ção e parte da análise.

Espera-se que os núcleos de documen-tação da PETROBRÁS venham a

(6)

Franeisea Ribeiro Salgueiro Felisberto Souza

rar com levantamentos relacionados com a documentação jurídica interna e ex-terna de seus acervos bibliográficos, en-viarido ao SEDOC as referências biblio-gráficas de interesse da

MJ.

Formar-se-ia com as Assessorias Regio-nais e os núcleos documentários um ciclo extenso de informações jurídicas geradas ou não na Companhia, porém concernen-tes ao escopo da

MJ,

que completaria o levantamento efetuado no SEJUR.

Quando ao produto final, ora em papel, aguarda-se a possibilidade de saída em microficha, o que irá depender de estudos de viabilidade econômica.

Alia-se, desse modo, a computadoriza-ção de dados aos procesos micrográficos e a análise das informações jurídicas reali-zadas minuciosamente por meios manuais. Guarda-se a

MJ

com segurança em micro-.filmes e dá-se flexibilidade de acesso,

des-centralizando a informação.

o

Sistema da Memória Jurídica (MJ) será implantado, paulatinamente, procu-rando-se envolver usuários e órgãos jurí-dicos que tenham ou possam apresentar alguma contribuição, a fun de se conse-guir um Sistema adequado aos anseios da comunidadequt! milita na área do Direito.

Referências

Documentos relacionados

Assim, o presente estudo busca enunciar o seguinte problema: qual é o perfil do comportamento agressivo dos alunos de 6ª a 8ª série que freqüentam uma escola na

6º- O PIBID UNIFEG é composto por um docente do UNIFEG, na qualidade de Coordenador Institucional, por docentes do UNIFEG na qualidade de Coordenadores de

Apesar da percepção de um crescente investimento em ações sociais corporativas pelas empresas privatizadas no Estado de Pernambuco não se pode afirmar, de forma preliminar, que

Se essa variável for igual a 1, a compressão é feita através de um código que simula o que o chip faz, e se essa variável for igual a 0, os bits enviados pelo

comprovante de obtenção do título de Doutor, obtido ou reconhecido em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Capes, que tenha sido conferido pelo menos 6

• A alteração na formação de ferrita δ e na microestrutura gerada pela soldagem em diferentes temperaturas de controle interpasse não alteraram significativamente a

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-