• Nenhum resultado encontrado

Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito Empresarial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito Empresarial"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

1. INTRODUÇÃO

O presente documento compõe um projeto institucional, que é parte de um sistema de educação integrado à sociedade.

Nesse sentido, este Projeto Pedagógico define perfis profissionais, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação, enfim, coordena os esforços em direção a objetivos e compromissos para os cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito.

2. PERFIL INSTITUCIONAL

2.1 HISTÓRICO

A Faculdade Escola Paulista de Direito, desde seu projeto original, tem como escopo oferecer um ensino superior em Direito diferenciado e interdisciplinar, abrangendo uma formação de conhecimentos que propicie a formação de novos profissionais com senso crítico, espírito científico e consciência social do Direito como importante instrumento de transformação.

A Faculdade Escola Paulista de Direito, constituída em 2004, com limite de atuação, sede e foro no Município de São Paulo, Estado de São Paulo é um estabelecimento particular de ensino superior mantido pela Instituição Escola Paulista de Ensino Superior – IEPES, entidade jurídica de direito privado, de natureza educacional, cultural e social. Em sua história, a Instituição vem desenvolvendo projetos pedagógicos e institucionais voltados para os interesses e necessidades da comunidade local e regional. Sua missão educacional é a de formar profissionais juristas aptos a servir à comunidade, guiados pelos princípios éticos e democráticos que orientam os parâmetros pedagógicos e cultural da Instituição.

Levando em consideração uma linha político-pedagógica que entende a educação como atividade ético-social, conduzida pela obrigação de formar cidadãos profissionalmente capacitados para atuar de forma contextualizada e eticamente comprometida com os valores sociais da liberdade, da igualdade e da dignidade, a Faculdade Escola Paulista de Direito tem como primazia a consolidação de um plano estratégico proposto para oferecer um ensino superior de qualidade, promovendo para a região paulistana um importante centro de conhecimento capaz de levar, de modo eficaz, o alcance de excelência do desenvolvimento socioeconômico e político do Estado de São Paulo, propiciando sempre o bem-estar e a inclusão de toda a sociedade, em equilíbrio com os objetivos constituídos no meio institucional.

Projetada inicialmente no formato de uma Instituição de Pós-Graduação em Direito, em treze anos de funcionamento nos moldes mencionados, a Faculdade Escola Paulista de Direito tornou-se referência nacional e internacional na formação de pós-graduandos.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu, a Instituição oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, no seguinte formato: Área de Concentração em “Soluções alternativas de controvérsias empresariais”; Linhas de Pesquisa em 1) Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Soluções extrajudiciais de controvérsias e 2) Sistemas Internacionais de soluções extrajudiciais de controvérsias.

Posteriormente, despertada pelo padrão de referência alcançado pela Instituição em seu formato de Pós-

(3)

Graduação, a ampla demanda do público externo para a configuração de um programa de Graduação, tornou imprescindível que a Faculdade Escola Paulista de Direito, em sua gestão, tomasse a iniciativa por implementar o novo formato e, no ano de 2013, oficializasse a integração do programa de Graduação em Direito aos serviços disponibilizados pela Instituição.

Com a aprovação do programa realizada no ano anterior, como projeto pedagógico inicial do curso de Graduação em Direito, a Instituição gravitou seus objetivos em torno do intuito de formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, tendo, porém, como objetivo central o de propiciar ao aluno o entrosamento com experiências de leitura, debate e pesquisa que, reunidas, concentram as habilidades e competências necessárias para uma atuação jurídica norteada pelo desenvolvimento contínuo de um senso de responsabilidade, da ética e da excelência no que sempre esteve proposta a realizar.

2.2 MISSÃO

A proposta educacional da EPD é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados através da plena participação em sala de aula.

Nosso corpo docente é constantemente avaliado a fim de garantir a transmissão efetiva do seu conhecimento e proporcionar o ambiente propício ao despertar do interesse do estudante pelo saber, através de reflexões e aprofundamentos teóricos e práticos, nas diversas áreas do conhecimento jurídico.

A EPD tem por missão produzir e difundir conhecimentos, transformando-os em valores, através da pesquisa, da cultura e das ciências jurídicas, visando à formação humanística de seus alunos. Como centro de excelência em estudos pós-graduados em Direito e áreas correlatas, a EPD segue três conceitos fundamentais:

1. Aliança estratégica entre teoria e prática;

2. Dinamismo didático de um corpo docente de primeiro nível;

3. Linhas de pesquisa marcadas pela qualidade e pela modernidade.

Com esta filosofia de trabalho, a EPD tem formado profissionais que se tornam referências no segmento jurídico e áreas afins.

3. APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de pós-graduação “lato sensu” em Direito Empresarial da Escola Paulista de Direito - EPD tem por objetivo preparar o aluno para o desenvolvimento de suas habilidades específicas no âmbito da atividade empresarial a partir de um enfoque interdisciplinar do curso.

Visa a proporcionar a oportunidade de atualização profissional, capacitando o aluno a operar conceitos jurídicos de empresa e empresário, e a aplicação prática desses conceitos, a fim de habilitá-lo e qualificá-lo para o mercado de trabalho.

De forma a desenvolver um conhecimento estimulante e profundo dos aspectos jurídicos no âmbito do

(4)

entre os participantes e os docentes.

Com um corpo docente altamente especializado para fomentar esta dinâmica de trabalho, o programa aborda além dos temas correlatos ao Direito Comercial, outros assuntos afins e não menos atuais relacionados ao consumidor, comércio eletrônico e disciplina da atividade econômica, tornando-o, assim, o curso mais completo na área.

4. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO CURSO

Título do Curso

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial

Modalidade

Presencial

Área de Concentração

Ciências Sociais Aplicadas

Coordenadoria/Instituição/Órgão Proponente

Escola Paulista de Direito – EPD

Coordenador (a) do curso

Professor (a) Ivan Lorena Vitale Jr

Carga Horária Total

360 horas

Público Alvo

Advogados, administradores, procuradores, membros do Ministério Público e da Magistratura, professores, consultores, servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos jurídicos empresariais.

Número de Vagas

160

Turno de Funcionamento

Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno ( X ) Integral ( X )

Período de oferecimento

Turmas iniciando em março ou agosto

Dias da semana em que serão ministradas as aulas

Sábados e segunda e quarta feira

Duração

18 meses

(5)

4.1 INSCRIÇÃO/SELEÇÃO/MATRÍCULA

4.1.1 Inscrição e matrícula

Site da Faculdade Escola Paulista de Direito ou presencialmente na Avenida da Liberdade, 956, São Paulo/SP.

Período e Horário

De segunda a sexta, das 8h às 21h e sábado das 8h às 13h.

Documentação exigida

Cópia do diploma da graduação;

Cópia do histórico escolar;

Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do comprovante de residência (conta de luz, telefone).

4.2 JUSTIFICATIVA DO CURSO

Há demanda por Cursos de Especialização na área de Direito Empresarial. Em busca de melhores práticas, o operador do Direito tem se interessado em aprofundar os conhecimentos obtidos na Graduação, especialmente os relacionados ao Direito Empresarial.

Partindo da premissa de aprofundamento dos conhecimentos na área empresarial, tem se conseguido apresentar curso com conteúdo atraente e de grande aceitação no mercado acadêmico. Com efeito, pensar pós- positivamente o direito vem exigindo cada vez mais qualificação avançada para os profissionais que labutam na área.

O dinamismo adquirido pelo Direito Empresarial exige a formação de profissionais preparados para atender às necessidades atuais, por meio de conhecimentos específicos e multidisciplinares. Para tanto, é necessário estimular a reflexão e o debate de situações práticas do Direito Empresarial, dentro do contexto jurídico contemporâneo.

4.3 OBJETIVOS

4.3.1 Objetivo Geral

Grandes modificações na área do Direito Empresarial têm exigido constante atualização dos profissionais do Direito nos diferentes campos de conhecimento que pesquisam e estudam, para bem assessorar organismos públicos e privados.

O Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial visa à capacitação de profissionais do Direito

em diversos segmentos jurídicos que estejam ligados com a vida da empresa, bem como proporcionar aos

(6)

participantes a oportunidade de atualização de conhecimentos frente aos desdobramentos da atualidade dos negócios e suas múltiplas implicações e consequências, além da preparação para o gerenciamento e direção de atividades ligadas aos assuntos jurídicos

4.3.2 Objetivos Específicos

Estimular a reflexão e o debate acerca deste ramo do direito no contexto socioeconômico e político contemporâneo.

Incentivar o aluno para a pesquisa jurídica e para a docência do ensino superior.

Propiciar ao aluno conhecimentos aprofundados sobre as implicações jurídicas das relações Empresariais na atualidade, à luz dos princípios constitucionais que as permeiam.

4.4 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

No Quadro 1 estão relacionadas as disciplinas e suas respectivas cargas horárias.

MATRIZ CURRICULAR 1º MÓDULO - DIREITO DA EMPRESA.

DISCIPLINA DA ATIVIDADE ECONÔMICA. DIREITO CONCURSAL.

A RECUPERAÇÃO DA EMPRESA E O PROCESSO FALIMENTAR

Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Parte geral – Recuperação judicial e falência 25 QUEREN SANTAN MESTRE

Recuperação judicial 25 IVAN VITALE DOUTOR

Falências 25 NELSON ZANZANELLI MESTRE

Liquidação da extrajudicial e Crimes

Falimentares 25 ADALBERTO SIMÃO FILHO DOUTOR

TOTAL: 4 Disciplinas

(7)

MATRIZ CURRICULAR

2º MÓDULO - DIREITO SOCIETÁRIO Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Introdução ao Direito Societário 25 JAYME PETRA ESPECIALISTA

Desconsideração da Personalidade Jurídica 25 NELSON ZANZANELLI MESTRE

Sociedade Anônima e Mercado de Capitais 25 THAIS CARNIO DOUTORA

Sociedade Limitada 25 IVAN VITALE DOUTOR

TOTAL: 4 Disciplinas

3º MÓDULO - CONTRATOS MERCAN- TIS E AS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS.

COMÉRCIO ELETRÔNICO. TÍTULOS DE CRÉDITO

Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Contratos Mercantis 25 NELSON ZANZANELLI MESTRE

Princípios do direito contratual 25 FERNANDO SARTORI DOUTOR

Comércio Eletrônico 25 ADALBERTO SIMÃO FILHO DOUTOR

Títulos de Crédito 25 IVAN VITALE JR DOUTOR

TOTAL: 4 Disciplinas

(8)

Disciplinas complementares

(modalidade a distância) Carga Horária 60 Horas

METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA

JURÍDICA 30

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30

TOTAL: 2 Disciplinas

TOTAL DE HORAS MÍNIMAS 360

4.5 Programas de Ensino

Os Programas de Ensino do Curso de Especialização Lato Sensu em Previdenciário são organizados em consonância com a proposta do curso, desta forma, é possível verificar a adequação e atualização de ementas, conteúdos programáticos e bibliografias adotadas.

4.6 Qualificação Docente

No Quadro 2 estão relacionados os docentes do curso e sua respectiva titulação.

Quadro 3 – Docentes e titulação.

DOCENTES TITULAÇÃO

ADALBERTO SIMÃO FILHO Doutor

ADRIANO DIB

Doutor

ANDRÉ ROCHA Especialista

ARTUR MIGLIARI Mestre

CARLOS ALVES SOBRINHO Mestre

CARLOS EDUARDO VERGUEIRO Doutor

CESAR AUGUSTO C. SANTOS Especialista

CÉSAR PEGHINI Doutor

DANIELA HADDAD Mestre

DANIEL BUSHATSKY Doutor

ELISSON COSTA Mestre

(9)

FERNANDA TARTUCE Doutor

FERNANDO BRANDARIZ Especialista

FERNANDO SARTORI Doutor

GILBERTO BRUSCHI Doutor

IVAN VITALE JR Doutor

JAQUES BUSHATSKY Mestre

JARBAS MACHIONI Mestre

JAYME PETRA MELO Mestre

JOÃO WIEGERINCK Especialista

JOÃO PAULO NETTO Especialista

LUIZ GUSTAVO DOLES SILVA Especialista

LUIZ ROBERTO MARTINS CASTRO Mestre

MANOEL J. PEREIRA DOS SANTOS Doutor

MARCUS KIKUNAGA Doutor

NELSON ZANZANELLI Mestre

OLIVAR VITALE JR. Mestre

PAULO ROBERTO BASTOS Mestre

QUEREN SANTANA Mestre

RODRIGO ROCHA FROTA Doutor

RODRIGO ZINGALES Doutor

THAIS CARNIO Doutor

WILSON PINHEIRO JABUR Doutor

4.7 Recursos Didático-Pedagógicos

Apresentações de roteiros em slides, exercícios para fixação do conteúdo (estudo de cases) material de leitura complementar e bibliografia básica e complementar indicada pela coordenação acadêmica, além da proposta de debates, estudos de casos, entre outras ferramentas, inclusive metodologias ativas. São aulas expositivo-dialogadas, com proposta de estudo que visa a articulação dos saberes teóricos aos saberes práticos dos atores envolvidos no processo.

4.8 Avaliação

O modelo proposto inclui o acompanhamento da aprendizagem, do comportamento e do impacto,

considerando como objetos do processo de avaliação, concomitantemente, o desempenho do aluno e o

próprio programa de formação. Para tal, são utilizados recursos tradicionais e instrumentos complementares de

acompanhamento, como questionários, provas discursivas e seminários.

(10)

5. CONTROLE ACADÊMICO

O controle dos resultados das avaliações será realizado pela Secretaria da Pós-Graduação da Instituição, que os arquivará.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Após o cumprimento de todas as disciplinas e sendo aprovado em todas as etapas, o pós-graduando recebe o título de especialista.

7. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Devido à nova resolução do MEC (N.01/06.04.2018), a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso e realização da defesa presencial deixaram de ser obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Assim, a EPD, passa a adotar a nova diretriz do Ministério da Educação, deixando a entrega do trabalho e defesa presencial opcionais, a partir dos ingressantes de Março/2017 e para os concluintes a partir de janeiro de 2019.

Contudo, é preciso levar em consideração algumas informações e passo a passo para solicitação da dispensa do TCC. Segue:

A solicitação da dispensa do TCC, deve ser realizada exclusivamente pelo aluno via Requerimento de Dispensa TCC;

A dispensa corresponde apenas ao TCC, as disciplinas de Didática do Ensino Superior e Metodologia do Trabalho Científico continuam sendo avaliadas computadas na carga horária total do curso. A partir de abril de 2019, estas disciplinas passaram a ser ofertadas na modalidade online.

8. EMENTÁRIOS E REFERÊNCIAS

O detalhamento das ementas e das referências básicas e complementares tem por objetivo apresentar

as informações relativas a cada disciplina constante do curso de pós-graduação. Porém, vale ressaltar que tanto

os ementários como as bibliografias descritas não devem ser consideradas produtos acabados, mas sim, como

instrumentos de revisão constantes em relação às transformações sociais, pedagógicas e institucionais.

(11)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

1º MÓDULO - DIREITO DA EMPRESA. DISCIPLINA DA ATIVIDADE ECONÔMICA. DIREITO CONCURSAL. A RECUPERAÇÃO DA EMPRESA E O PROCESSO FALIMENTAR.

FALÊNCIAS

CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Falência. Conceito de falência. Requisitos – Empresário. Classificação e Verificação de Créditos. Habilitação e impugnação de crédito. Classificação dos créditos. Restituições. Procedimento para decretação da falência. Tipos de falência. Efeitos da falência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Falência. Conceito de falência. Disposições gerais: devedores sujeitos ao regime falimentar - universalidade do juízo falimentar. Pressupostos. Sujeitos à falência. Art. 1º, da Lei 11.101/05. Empresário – características: Código Civil de 2002 - Artigo 966 do Código Civil.

Unidade 2. Requisitos – Empresário. Exercício de uma atividade; Natureza econômica da atividade; Organização da atividade; Profissionalidade do exercício; Finalidade da produção ou troca de bens ou serviços. Atividade profissional, econômica e organizada.

Unidade 3. Classificação dos créditos. Verificação de Créditos. Fases. Administrativa: habilitações e divergências. Judicial:

Habilitação e impugnação de crédito. Classificação dos Créditos: Créditos trabalhistas de natureza salarial; Despesas - art.

150; Restituições em dinheiro, art. 86. Extraconcursais.

Unidade 4. Procedimento para decretação da falência. Tipos de falência. Impontualidade injustificada. Título executivo judicial ou extrajudicial: arts. 584 e 585 do CPC. Cédula de Crédito Bancário. Súmula n° 14 TJSP. Protesto do Título.

Notificação do Protesto. Valor de 40 salários mínimos. Efeitos da falência em relação ao falido

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Teixeira, Tarcisio. Direito Empresarial Sistematizado – doutrina, jurisprudência e prática. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Coelho, Fabio Ulhôa. Curso de direito comercial. Vol. 1. Revista dos Tribunais: Saraiva, 2019.

Negrão, Ricardo. Manual de direito empresarial. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Bibliografia Complementar

Cruz, Andre Santa. Manual de direito comercial. 9ª ed. São Paulo: Metodo, 2019.

Newton, Silveira. Propriedade intelectual: Propriedade industrial, direito de autor, software, cultivares, nome empresarial, título de estabelecimento, abuso de patentes. São Paulo: Manole, 2019.

Gonçalves, Luis Manuel Couto. Manual de direito industrial - patentes, desenhos ou modelos, marcas, concorrência desleal. Almedina, 2018.

(12)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

1º MÓDULO - DIREITO DA EMPRESA. DISCIPLINA DA ATIVIDADE ECONÔMICA. DIREITO CONCURSAL. A RECUPERAÇÃO DA EMPRESA E O PROCESSO FALIMENTAR.

LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL E CRIMES FALIMENTARES CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Liquidação Extrajudicial de Instituições Financeiras. Regimes Especiais no Sistema Financeiro Nacional. Liquidação

Extrajudicial de Operadoras de Plano de Saúde. Seguradoras. Consórcios. Crimes falimentares. Normas penais e processuais penais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Liquidação Extrajudicial de Instituições Financeiras. Conceito de Instituição Financeira.. Definições do Regime Legal Aplicável. Distinções teóricas: Intervenção. Liquidação. Diplomas legais e sua evolução. Lei 6.024/74. Decreto Lei 2.321/87. Lei 9.447/97. Natureza dos Regimes Especiais. Legislação Atual.

Unidade 2. Regimes Especiais no Sistema Financeiro Nacional – SFN. Intervenção. Efeitos. Funções e Responsabilidades do Interventor. Cessação da Medida. Interventor e a apresentação do Relatório ao Bacen. Liquidação Extrajudicial. Finalidades.

Unidade 3. Liquidação Extrajudicial de Operadoras de Plano de Saúde, de Seguradoras e de Consórcios. Operadoras de Plano de Saúde - Disciplina pela Lei 9.656/1998. Subordinação: normas e fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Liquidação extrajudicial.

Unidade 4. Crimes falimentares – crimes em espécie. Princípios informadores na interpretação de crimes falimentares.

Objeto jurídico: crimes falimentares próprios; crimes falimentares impróprios. Sujeito ativo. Normas penais e processuais penais (LEI Nº 11.101/2005). Apuração de crimes previstos na lei nº 11.101/2005. MP - Denúncia.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Comentário à lei de falências e recuperação. São Paulo: Revista dos tribunais, 2018.

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I, II e III. São Paulo: Saraiva, 2018-19.

Lucca, Newton de; Vasconcelos, Miguel Pestana de. Falência, Insolvência e Recuperação de Empresas. Quartier latin/ atlântico pacífico, 2015.

Bibliografia Complementar

Almeida, Amador Paes de. Curso de falência e recuperação judicial. São Paulo: Saraiva, 2017.

Coelho, Fábio Ulhoa. Tratado de Direito Comercial - Falência e Recuperação de Empresa e Direito Marítimo - Vol. 7. São Paulo: Saraiva, 2015.

Costa, Daniel Carnio. Comentários Completos À Lei de Recuperação de Empresas e Falências. Juruá, 2015.

(13)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

2º MÓDULO DIREITO SOCIETÁRIO.

INTRODUÇÃO AO DIREITO SOCIETÁRIO CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Classificação das sociedades e tipos societários menores. Teoria da Empresa. Fontes. Sociedade personificada. Sociedade Não Personificada. Sociedade Nacional e Estrangeira. Responsabilidade dos sócios. Administração. Teoria Ultra vires. Teoria da aparência. Decisões sociais. Cooperativas. Conceito e natureza. Tipos de cooperativas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Introdução ao Direito Societário. Evolução histórica. Teoria da Empresa. Fontes. Personalização das Sociedades Empresárias. Natureza e conceito de Pessoa Jurídica. Personalização das sociedades empresárias.

Unidade 2. Classificação das sociedades empresárias. Sociedade de pessoa ou de capital. Sociedades contratuais e institucionais. Sociedades pluripessoais e unipessoais. Sociedade personificada (Sociedade empresária e simples).

Sociedade Não Personificada (Sociedade em Comum e Sociedade em Conta de Participação). Sociedade em nome coletivo.

Sociedade em comandita simples. Sociedade simples.

Unidade 3. Sociedade Nacional e Estrangeira. Responsabilidade dos sócios. Responsabilidade subsidiária, limitada, e ilimitada. Contrato social. Cláusulas e requisitos. Inscrição e registro das pessoas jurídicas. Alterações contratuais. Abertura de filial. Direitos e obrigações dos Sócios. Direito e obrigações contratuais. Participação nos lucros. Prejuízos.

Unidade 4. Administração. Teoria Ultra vires. Teoria da aparência. Decisões sociais. Resolução da sociedade em relação a um sócio (exclusão do sócio). Morte do sócio. Direito de retirada. Falta grave. Incapacidade superveniente. Falência de sócio.

Sócio devedor. Regime jurídico de exclusão. Dissolução (Parcial e Dissolução total).

Unidade 5. Cooperativas. História. Conceito e natureza. Princípios do Cooperativismo. Tipos de cooperativas (Consumo, Habitacionais, Crédito, Educacionais, Transporte, Assistência à saúde, De trabalho). Política Nacional De Cooperativismo: Art.

1.º da Lei 5.764/71. Evolução Legislativa no Brasil (Art. 174, 2.º, CF, Lei 9.867/99 - Cooperativas Sociais, Arts. 1.093 a 1.096 do Código Civil, Lei 8.212/91 - Lei de Custeio da Previdência Social, Lei 12.690/12 - Cooperativas de Trabalho, Recomendação 193 da OIT. Cooperativa X CLT. Empregador x CLT.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I, II e III. São Paulo: Revista dos tribunais, 2018-19.

Tomazette, Marlon. Teoria geral e direito societário - 10ª ed. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019.

Marques, Claudia Lima; Bessa, Leonardo Roscoe; Benjamin, Antonio Herman De Vasconcellos. - Manual de Direito do Consumidor. 6ª ED.

São Paulo: RT, 2014.

Bibliografia Complementar

Marques, Claudia Lima e Luis Alberto Reichelt. Diálogos Entre o Direito do Consumidor e o Novo CPC. Revista dos tribunais, 2019.

Marques, Cláudia Lima Antonio Herman V. Benjamin Comentários Ao Código De Defesa Do Consumidor - Artigo Por Artigo. Revista dos tribunais, 2019.

Negrão, Ricardo. Manual de direito comercial e empresa. V. 1. São Paulo: saraiva 2014.

Fernandes, Jean Carlos. Direito empresarial contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014.

Oliveira, Djalma de Pinho, R. D. Manual de Gestão Das Cooperativas - Uma Abordagem Prática - 7ª. São Paulo: Atlas, 2015.

(14)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

2º MÓDULO DIREITO SOCIETÁRIO.

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Teoria da desconsideração. Fundamentação. Conceituação. Finalidade da desconsideração da personalidade jurídica.

Aplicação da desconsideração da personalidade jurídica no direito brasileiro. Princípio da autonomia patrimonial.

Desconsideração inversa. Extensão da desconsideração aos ex-sócios e na Falência e recuperação de empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Natureza da pessoa jurídica. Desconsideração da personalidade jurídica. Origem. Fundamentação. Conceituação.

Finalidade. Aplicação da desconsideração da personalidade jurídica no direito brasileiro. Teoria da desconsideração.

Formulação objetiva da teoria da desconsideração.

Unidade 2. Regras de responsabilidade patrimonial. Princípio da autonomia patrimonial. Desconsideração da personalidade jurídica nos Direitos civil e empresarial (Sociedades empresárias e Grupos de empresas).

Unidade 3. Execução. Correntes doutrinárias. Responsabilidade secundária: Fraude contra credores; Fraude à execução;

Desconsideração da personalidade jurídica. Institutos de Direito Civil e Direito Processual. Previsão legal (Artigo 28 do Código de defesa do consumidor e artigos 50 e 1.024 do Código Civil).

Unidade 4. Sócios e a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica. Forma de “defesa” por parte do sócio (Embargos de terceiro; Recurso de terceiro prejudicado – Agravo de Instrumento; Simples petição na própria execução- Exceção de pré-executividade). Hipóteses de incidência: Execuções civis singulares; Ações envolvendo Direitos do Consumidor; e Ações falimentares.

Unidade 5. Desconsideração Inversa ou invertida. Extensão da desconsideração aos ex-sócios. Desconsideração da personalidade jurídica na Falência e recuperação de empresas. Aspectos processuais da teoria da desconsideração da personalidade jurídica.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

COELHO, FÁBIO ULHOA. CURSO DE DIREITO COMERCIAL. VOL I, ll, e III. SÃO PAULO: Revista dos tribunais, 2019-18.

VERÇOSA, HAROLDO MALHEIROS DUCLERC. CURSO DE DIREITO COMERCIAL. VOL. 1. SÃO PAULO: MALHEIROS, 2014.

FERNANDES, JEAN CARLOS. DIREITO EMPRESARIAL CONTEMPOR NEO. RIO DE JANEIRO: LUMEN JURIS, 2014.

Bibliografia Complementar

BORBA, JOSÉ EDWALDO TAVARES. DIREITO SOCIETÁRIO. SÃO PAULO: RENOVAR, 2015.

Koury, Suzy Elizabeth Cavalcante. A desconsideração da personalidade jurídica e os grupos de empresas: (Disregard doctrine). São Paulo:

LTr, 2018.

NEGRÃO, RICARDO. MANUAL DE DIREITO COMERCIAL E EMPRESA. V. 1. SÃO PAULO: SARAIVA, 2014.

REQUIÃO, RUBENS. CURSO DE DIREITO COMERCIAL. VOL 1 E 2. SÃO PAULO: SARAIVA, 2015.

Gonçalves Moreira, Tatiana. Incidente da desconsideração da personalidade jurídica e o processo do trabalho. São Paulo, ltr, 2018.

(15)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

2º MÓDULO DIREITO SOCIETÁRIO.

SOCIEDADE ANÔNIMA E MERCADO DE CAPITAIS CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Constituição da sociedade anônima e abertura de capital. Administração da companhia. Responsabilidade dos

administradores. Capital social e suas alterações. Governança Corporativa. Mercado de capitais. Informações privilegiadas no mercado de capital. Proteção ao Patrimônio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Constituição da sociedade anônima e abertura de capital – IPO. Administração da companhia e responsabilidade dos administradores. Órgãos da Companhia (Assembleia geral, ordinária e extraordinária. Administração (Conselho de administração, Diretoria, Deveres dos administradores, Responsabilidade do administrador). Conselho fiscal.

Unidade 2. Capital social. Modificações ao capital social: aumento e redução de capital, cisão, fusão e incorporação. Acordo de acionistas. Governança Corporativa. Poder de controle e sua alienação. Direitos essenciais dos acionistas e sócios minoritários na LTDA e na Sociedade anônima. Operações societárias.

Unidade 3. Introdução ao mercado de capitais. Sistema Financeiro Nacional. Resoluções do CMN – BACEN. Regulamentação do Mercado de Capitais. Lei n.º 4.728/1965 – Lei n.º 6.385/1976 – Resoluções Conselho Monetário Nacional. Mercado Financeiro X Mercado de Capitais. Instituição Financeira – Concentração de Risco, Atividades Privativas, Intermediação ou aplicação, Custódia de valores de terceiros). Instituições financeiras.

Unidade 4. Informações privilegiadas no mercado de capital. Insider Trading – Regime jurídico do uso de informações privilegiadas no mercado de capitais. Direito à informação e à Regulação do Mercado de Capitais. Normas preventivas e repressivas das práticas abusivas no âmbito do mercado de capitais. Insider Trading no Direito Brasileiro.

Unidade 5. Proteção ao Patrimônio. Holding e Empresa Familiar. Natureza Jurídica. Pessoa – Dimensões Jurídicas. Espécies de Patrimônio. Direito Patrimonial de Família. Regime de bens. Impedimentos à constituição de sociedade. Pactos antenupciais. Empresa Familiar.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I, II e III. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019-18.

Verçosa, Haroldo Malheiros Duclerc. Curso de Direito Comercial. Vol. 1. São Paulo: Malheiros, 2014.

Teixeira, Tarcisio. Direito Empresarial Sistematizado – doutrina, jurisprudência e prática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Bibliografia Complementar

Negrão, Ricardo. Manual de direito empresarial. 9ª ed. São Paulo: saraiva 2019.

Fernandes, Jean Carlos. Direito empresarial contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

Borba, José Edwaldo Tavares. Direito societário. São Paulo: Atlas, 2019.

Campinho,Sérgio Murilo Santos. Curso de direito comercial. Sociedade anônim. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Carvalhosa, Modesto. Fernando Kuyven. Sociedades Anônimas. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019.

(16)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

2º MÓDULO DIREITO SOCIETÁRIO.

SOCIEDADE LIMITADA CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Sociedade Limitada. Conceito e Natureza. Contrato social. Limitação da responsabilidade. Capital subscrito e não integralizado. Órgãos da administração. Quóruns de designação e de destituição. Reunião de assembleia. Empresa individual de Sociedade limitada.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Introdução a Sociedade Limitada. Conceito e Natureza. Limitação da responsabilidade. Capital subscrito e não integralizado (Art.1.052, Código civil). Norma Supletiva (Art. 1.053, Código civil). Uma limitada – sub – tipo I – regida simples – vínculo instável, Uma limitada – sub – tipo II – regida S/A – vínculo estável. Capital, Cessão das Quotas: Art. 1.057. Conselho fiscal. Deliberação dos sócios.

Unidade 2. Contrato social. Preâmbulo do contrato e Cláusulas contratuais. Administração da sociedade: Artigo 1061, Código civil. Sócios poder de deliberação restrito – Art. 1071. Teoria Ultra Vires. Art. 1.015, Código civil. Conselho fiscal.

Unidade 3. Quóruns. Quórum de designação. Sócio. Contrato social – ¾; Ato em separado + ½; Não Sócio; Independe do instrumento de designação; Art.1061; Não integralizado – unanimidade; Integralizado – 2/3. Quórum de destituição. Sócio.

Contrato social – 1ª. Sócio nomeado administrador no contrato: destituição ocorre pela aprovação de titulares de quotas (dois terços do capital social).

Unidade 4. Reunião de assembleia. Assembleia Anual. Art. 1.078. Deliberação de Sócios. Diferença entre a Assembleia e a Reunião. Quadro de quóruns e votação. Aumento e redução de capital social. Resolução da sociedade em relação a sócios minoritários (exclusão de sócios). Término da Administração. Destituição pelo Término do Prazo. Renúncia. Dissolução.

Unidade 5. Empresa individual de Sociedade limitada. Natureza jurídica. Legislação aplicável. Sociedade limitada Unipessoal. Contrato social. Requisitos de validade. Sociedade irregular.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I e III. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019-18.

Verçosa, Haroldo Malheiros Duclerc. Curso de Direito Comercial. Vol. 1. São Paulo: Malheiros, 2014.

Coelho, Fábio Ulhoa. Comentários À Nova Lei de Falências e de Recuperação de Empresas. São Paulo: Saraiva, 2014.

Bibliografia Complementar

Negrão, Ricardo. Manual de direito comercial e empresa. V. 1. São Paulo: saraiva 2014.

Fernandes, Jean Carlos. Direito empresarial contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014 Borba, José Edwaldo Tavares. Direito societário. São Paulo: Renovar, 2015.

Hoog, Wilson Alberto Zappa. Sociedade Limitada. Aspectos Administrativos, Jurídicos e Contábeis. São Paulo: Jurua, 2018.

Forgioni, Paula A. Contratos Empresariais - Teoria Geral E Aplicação. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019.

(17)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

3º MÓDULO – CONTRATOS MERCANTIS E AS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS. COMÉRCIO ELETRÔNICO. TÍTULOS DE CRÉDI- TOS.

CONTRATOS MERCANTIS CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Introdução ao direito dos contratos. Conceito e natureza do contrato. Fases de contratação. Princípios do direito contratual.

Princípios Gerais dos Contratos. Classificação dos contratos empresariais. Função Social dos Contratos. Função Social dos Contratos. Contratos empresariais em espécie.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Introdução ao direito dos contratos. Aspectos gerais do contrato. Conceito de contrato. Fases de contratação:

Fase pré-contratual, Fase Pós-contratação. Inadimplemento contratual: Perdas e danos. Danos emergentes. Lucros cessantes. Dano moral. Teoria da perda de uma chance. Extinção do contrato. Rescisão. Resilição. Resilição bilateral e unilateral. Resolução: dolosa, culposa, involuntária.

Unidade 2. Princípios do direito contratual. Princípios do código civil: Eticidade, Socialidade, Operabilidade. Princípios Gerais dos Contratos: Princípio de autonomia privada; Princípio da força obrigatória dos contratos; Princípio da relatividade das convenções; Princípio do equilíbrio contratual; Princípio da boa fé objetiva; Princípio da função social do contrato.

Unidade 3. Classificação dos contratos empresariais: ambos contratantes se obrigam e Obrigação de única parte.

Classificação quanto: a) à forma (escrita, verbal, eletrônica); b) `solenidade: (consensual, real ou formal); c) à prestação (unilateral, bilateral - sinalagmático ou plurilateral); d) ao ônus (oneroso ou gratuito); e) ao risco (comutativo ou aleatório); f) à previsão normativa (típico, atípico ou misto); à execução (instantânea-imediata, continuada-sucessiva ou deferida).

Unidade 4. Função Social dos Contratos. Natureza jurídica dos princípios contratuais. Princípios da Função Social do Contrato. Princípios dos contratos no Código civil. Limite à Liberdade Contratual. Fases da contratação. Desequilíbrio contratual entre as partes. Contratos empresariais e a livre concorrência. Inadimplemento contratual. Perdas e Danos.

Unidade 5. Contratos empresariais em espécie. Contrato de Compra e Venda. Contrato de Locação. Contratos de

Colaboração. Contrato de Franquia. Contratos Bancários. Contratos de Factoring e Leasing. Contrato de Alienação Fiduciária.

Contratos Intelectuais. Contrato de Seguro. Contratos Eletrônicos. Contratos Internacionais. Contrato de Consumo. Contrato de Logística. Contratos Desportivos. Contrato Administrativo. Contrato Shopping. Mediação e Arbitragem. Incorporação Imobiliária.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I e III. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019-18.

Forgioni, Paula A. Contratos Empresariais. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019.

Silva, Américo Luis Martins da. Espécies de Contratos Empresariais: Mútuo; Fiança; Penhor; Contrato de Seguro; Leasing; Franquia;

Faturização; Know ... de Crédito (Direito Empresarial Livro 3) eBook Kindle. 2016.

Bibliografia Complementar

Negrão, Ricardo. Manual de direito comercial e empresa. V. 1. São Paulo: saraiva 2014.

Fernandes, Jean Carlos. Direito empresarial contemporâneo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014 Borba, José Edwaldo Tavares. Direito societário. São Paulo: Renovar, 2015.

Terra, Aline de Miranda Valverde Bernardo Gonçalves Petrucio Salgado, e outros. Princípios Contratuais aplicados: Boa-fé, função social e equilíbrio contratual à luz da Jurisprudência - 1ª ed. Editora Foco, 2019.

Pinheiro, Patrícia Peck, Sandra Tomazi Weber, e outros. Fundamentos dos Negócios e Contratos Digitais. Revista dos tribunais, 2019.

(18)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

3º MÓDULO – CONTRATOS MERCANTIS E AS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS. COMÉRCIO ELETRÔNICO. TÍTULOS DE CRÉDI- TOS.

PRINCÍPIOS DO DIREITO CONTRATUAL CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Código civil e os Princípios. Teoria geral dos contratos. Princípios do direito contratual. Diversidade dos princípios. Princípios Gerais dos Contratos. Função social dos contratos. Eficácia interna e externa.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Princípios do Direito Contratual – I. Código Civil e os princípios. A teoria geral dos contratos e o Direito Civil.

Miguel Reale e os princípios do Código Civil. Sua contraposição ao Código Civil de 1916. Princípios do Código Civil: a) Eticidade; b) Socialidade; c) Operabilidade; Diversidade dos princípios. A unificação do direito e a diversidade dos princípios.

Unidade 2. Princípios do Direito Contratual II. Conceito de Contrato. Princípios Gerais dos Contratos. Princípio de autonomia privada. Princípio da força obrigatória dos contratos. Princípio da relatividade das convenções. Princípio do equilíbrio contratual. Princípio da boa fé objetiva. Princípio da função social do contrato.

Unidade 3. Princípios do Direito Contratual III. Princípio da boa fé objetiva: Art. 131, I, do Código Comercial de 1850.

Momentos: Fase pré-contratual; Fase contratual; Fase de execução do contrato. Funções: a) é regra de conduta obrigatória dos contratantes. b) é regra de interpretação dos negócios jurídicos; c) é regra limitadora de direitos subjetivos.

Unidade 4. Princípios do Direito Contratual IV. Conceito de função social. Princípio da função social do contrato. Busca pelo bem-estar da comunidade. Art. 170 da Constituição da República Federativa do Brasil - CRFB. Artigo 421, do Código civil.

Função social como norma de ordem pública. Deveres: Circulação de riquezas; Dever de não ferir os interesses de terceiros ou da ordem social.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I e III. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019-18.

Forgioni, Paula A. Contratos Empresariais. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019.

Silva, Américo Luis Martins da. Espécies de Contratos Empresariais: Mútuo; Fiança; Penhor; Contrato de Seguro; Leasing; Franquia;

Faturização; Know ... de Crédito (Direito Empresarial Livro 3) eBook Kindle. 2016.

Bibliografia Complementar

Rocha, Marina Cristina Schmaltz. Princípio do Equilíbrio Contratual. À Luz da Doutrina e da Jurisprudência. Jurua, 2018.

Borba, José Edwaldo Tavares. Direito societário. São Paulo: Renovar, 2015.

Terra, Aline de Miranda Valverde Bernardo Gonçalves Petrucio Salgado, e outros. Princípios Contratuais aplicados: Boa-fé, função social e equilíbrio contratual à luz da Jurisprudência - 1ª ed. Editora Foco, 2019.

Pinheiro, Patrícia Peck, Sandra Tomazi Weber, e outros. Fundamentos dos Negócios e Contratos Digitais. Revista dos tribunais, 2019.

(19)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

3º MÓDULO – CONTRATOS MERCANTIS E AS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS. COMÉRCIO ELETRÔNICO. TÍTULOS DE CRÉDI- TOS.

COMÉRCIO ELETRÔNICO CARGA HORÁRIA: 25H.

EMENTA.

Agentes da internet. Contrato, Contratação e Formação do contrato em meio virtual. Legislação. Marco Civil da Internet.

Comércio eletrônico Internacional. Responsabilidade contratual e extracontratual no meio eletrônico. Responsabilidade da sociedade empresária. Excludentes de responsabilidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Agentes da internet: Provedor, Site, Usuário. Captação de dados (cookie). Banco de dados (mailing list). Proteção e repressão. Privacidade na internet. Documento eletrônico e prova eletrônica. Crescimento do e-commerce. Contrato eletrônico. Contratação eletrônica. Formação do contrato em meio virtual.

Unidade 2. Legislação. Marco Civil da Internet - Lei n. 12.965/2014. Decreto n. 7.962/2013. Diálogo das fontes: Aplicação do Código civil e Aplicação do Código de defesa do consumidor. Regulamentação específica para o comércio eletrônico.

Regulamentação do e-commerce. Estabelecimento virtual (Trespasse; Proteção do ponto virtual).

Unidade 3. Comércio eletrônico Internacional: Regulamentação do comércio internacional; Contratos internacionais do comércio eletrônico. Arbitragem. Autorregulamentação. Responsabilidade contratual (Perdas e danos; dano emergente;

Lucro cessante; dano moral). Responsabilidade extracontratual: Subjetiva e objetiva. Fundamentos da responsabilidade civil.

Unidade 4. Responsabilidade: dos bancos, das administradoras de cartão de crédito, das gestoras de pagamento. Limites da Responsabilidade. Responsabilidade do provedor. Não responsabilização. Excludentes de responsabilidade. Direito de arrependimento. Segurança no ato da compra. Nome de domínio e endereço eletrônico.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Tarcisio Teixeira. Comércio eletrônico - conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil - 1ª ed. Saraiva, 2015.

Forgioni, Paula A. Contratos Empresariais. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019.

Silva, Américo Luis Martins da. Espécies de Contratos Empresariais: Mútuo; Fiança; Penhor; Contrato de Seguro; Leasing; Franquia;

Faturização; Know ... de Crédito (Direito Empresarial Livro 3) eBook Kindle. 2016.

Bibliografia Complementar

Rocha, Marina Cristina Schmaltz. Princípio do Equilíbrio Contratual. À Luz da Doutrina e da Jurisprudência. Jurua, 2018.

Borba, José Edwaldo Tavares. Direito societário. São Paulo: Renovar, 2015.

Terra, Aline de Miranda Valverde Bernardo Gonçalves Petrucio Salgado, e outros. Princípios Contratuais aplicados: Boa-fé, função social e equilíbrio contratual à luz da Jurisprudência - 1ª ed. Editora Foco, 2019.

Pinheiro, Patrícia Peck, Sandra Tomazi Weber, e outros. Fundamentos dos Negócios e Contratos Digitais. Revista dos tribunais, 2019.

Klee,Antonia Espíndola Longoni. Comércio Eletrônico. O Direito de Arrependimento nos Contratos Eletrônicos de Consumo. Revista dos tribunais, 2014.

(20)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

3º MÓDULO – CONTRATOS MERCANTIS E AS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS. COMÉRCIO ELETRÔNICO. TÍTULOS DE CRÉDI- TOS.

TÍTULOS DE CRÉDITO CARGA HORÁRIA: 30H.

EMENTA.

Teoria geral dos títulos de crédito; Conceito de títulos de crédito. Princípios do direito cambiário. Natureza. Princípios do direito cambiário. Classificação. Constituição e materialização dos títulos de crédito. Letra de câmbio e Nota Promissória.

Cheque. Duplicata. Títulos de crédito impróprio. Títulos bancários. Títulos do agronegócio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1. Teoria geral dos títulos de crédito; Conceito de títulos de crédito. Desenvolvimento Histórico. Princípios do direito cambiário (Cartularidade, Literalidade, Autônima). Natureza da obrigação cambial. Classificação: a) quanto ao modelo; b) quanto à escritura; c) quanto às hipóteses de emissão; d) quanto à circulação. Constituição e exigibilidade do crédito cambiário. Desmaterialização dos títulos de crédito – Concessão e circulação do crédito em meio eletrônico.

Unidade 2. Constituição e materialização dos títulos de crédito – Convenção de Genebra. Institutos do direito cambiário:

Saque. Aceite (limitativo e modificativo). Aval. Espécies de aval (total, parcial, em branco, preto). Endosso. Espécies de endosso (preto, branco, mandato, sem garantia, posterior ao vencimento, parcial). Vencimento. Espécies de vencimento.

Pagamento. Protesto facultativo e obrigatório Ações cambiais. Execução judicial. Ação de regresso. Ação de anulação/

substituição cambial.

Unidade 3. Letra de câmbio e Nota Promissória: requisitos e regime jurídico. Cheque: conceito, circulação e prazo.

Cheque Pré-datado, cheque pós-datado, sustação do cheque, cheque sem fundos, cheque cruzado e cheque eletrônico.

Conhecimento de depósito e warrant.

Unidade 4. Duplicata. Requisitos. Aceite e protesto. Triplicata. Execução da duplicata mercantil. Regime jurídico. Requisitos.

Duplicata virtual. Duplicata de prestação de serviço. Duplicata rural. Duplicata simulada. Boleto bancário. Letra imobiliária.

Unidade 5. Títulos de crédito impróprio. Títulos bancários. Títulos do agronegócio – Cédula de produto rural física, financeira. Certificado de depósito Agropecuário e Securitização. Letra de crédito do agronegócio. Nota comercial do agronegócio.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Coelho, Fábio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol I, II e III. São Paulo: Revista dos tribunais, 2019-18.

Mamed, Gladston. Títulos de Crédito - Direito Empresarial Brasileiro. São Paulo: atlas, 2014.

Tomazette, Marlon. Curso De Direito Empresarial - títulos de crédito. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

Bibliografia Complementar

Almeida, Amador Paes de. Teoria e prática dos títulos de crédito. São Paulo: Saraiva, 2014.

Coelho, Fabio Ulhôa. Manual de direito comercial. São Paulo: Saraiva, 2015.

Ricardo José Negrão Nogueira, Curso de direito comercial e de empresa : Títulos de créditos - Títulos de crédito e contratos empresariais.

8ª ed. São Paulo: Saraiva,2019.

Teixeira, Tarcisio. Direito Empresarial Sistematizado – doutrina, jurisprudência e prática. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

Mamede, Gladston. Títulos de Crédito - Coleção Direito Empresarial Brasileiro. Atlas, 2019.

(21)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

METODOLOGIA CIENTÍFICA DA PESQUISA JURÍDICA CARGA HORÁRIA: 30H.

EMENTA.

Filosofia. Ciência e Pesquisa. Conhecimento. O pesquisador e a Comunicação Científica. Metodologia. Método e tipos de Métodos. Projeto de Pesquisa. Tipos de monografias. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Filosofia. Ciência e pesquisa. Conhecimento. Comunicação científica. Dogmatismo. Pensador crítico. Tipos de conhecimento. Metodologia e Método. Ciência e Pesquisa. Tipos de Métodos – Métodos de Procedimentos ou Métodos Auxiliares: a) Método Comparativo, b) Método Histórico, c) Método estatístico. Métodos de Abordagem: A) Método indutivo, b) Método dedutivo, c) Método Hipotético-dedutivo.

2. Tipos de monografia. Monografia de compilação. Monografia de pesquisa de campo. Monografia científica. Avanço sobre o tema (questões práticas). Tema e conhecimento.

3. Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Projeto de pesquisa. Tema. Delimitação do tema. Problema. Hipótese de estudo. Objetivo geral. Objetivo específico. Justificativa. Fundamentação teórica.

4. Metodologia Aplicada à Área do conhecimento: Construção do tema e título do trabalho. Construção prévia do sumário.

Indicação de Referências Bibliográficas. Quadro sistematizado do trabalho científico.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Duilio de Ávila; Fernandes, Brena Paula Magno. Métodos e técnicas de pesquisa – modelando as ciências empresariais, Saraiva, 2012.

Berni, Henriques, Antonio Henriques; Medeiros, João Bosco. Monografia No Curso de Direito, 2014

Monteiro, Claudia Servilha / Mezzaroba, Orides. Manual de Metodologia da Pesquisa No Direito - 7ª Ed. Saraiva, 2017.

Bibliografia Complementar

Galuppo, Marcelo Campos. Da Idéia À Defesa: Monografias e Teses. Belo Horizonte: Mandamentos, 2003 Boaventura, Edivaldo. Metodologia Da Pesquisa: Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Atlas, 2004.

Barral, Welber Oliveira. Metodologia da Pesquisa Jurídica - 5ª Ed. Del Rey, 2016.

(22)

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

NOME DA DISCIPLINA:

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR CARGA HORÁRIA: 30H.

EMENTA.

Didática e suas relações. O processo ensino e aprendizagem: fundamentos. Abordagens do processo ensino-aprendizagem.

Tendência pedagógica/formação/área de ensino. Metodologia do Ensino Superior. Planos de ensino. Planejamento de disciplina e de aula e de ensino. Análise da Lei 9.394/96 (LDB). Ética.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Didática. Retrospectiva histórica. Dimensões da Didática: pressupostos teóricos e objetivos de ensino. A relação:

Didática/ Didática do Ensino Superior. Diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem: tradicional comportamental.

2. Diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem Humanística, cognitivista, sócio-cultural. Implicações das abordagens no Ensino Superior.

3. Tendência pedagógica/formação/área de ensino.

3.1. Conhecimentos específico-pedagógico e geral: qualidade de formação e formação continuada. Docência e compromisso político-pedagógico.

3.2. Qualidade de formação e sua continuidade.

3.3. Docência e compromisso político-pedagógicos 4. Plano de ensino e Planejamento de disciplina e de aula.

4.1 Conceitos e características.

4.2 Elementos estrutural-objetivos; conteúdos.

4.3 Elementos estruturais-procedimentos e recursos.

4.4 Planejamento: conceito. Planejamento de disciplina e de aula: conceitos e características.

4.5 Planejamento integrado: abordagem interdisciplinar dos conteúdos programáticos.

4.6 Elaboração de planejamento de aula.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

Gil, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. Atlas, 2006.

Olivieri, Marisa Aparecida; Ballaben, Carlos Roberto. Didática e práticas do ensino superior. São Paulo: Globus Editora, 2013.

Pimenta, Selma Garrido; Anastásio, Leão das Graças Camargos. Docência No Ensino Superior - 5ª Ed. Col. Docência Em Formação. Cortez, 2014.

Bibliografia Complementar

Fava, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014.

Litto, Fredrici M; Formiga, Marcos. Educação a Distância - O Estado da Arte. Pearson Education – Br.

Paixão, Elisa Maria cordeiro da; Zendron de Campos, Marcia. Ensino superior. Avercamp, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal – Lato

Diante da exigência de divulgação, conhecida pela expressão “publique ou morra”, pesquisadores, universidades e instituições de pesquisa mobilizam-se para gerar produtos

A partir do ano de 2011, o Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) organizou-se em torno de dois domínios fundamentais

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e

A Faculdade de Direito de São Bernardo prorrogou até 11 de março as inscrições, - gratuitas - para a Pós-Graduação Lato Sensu.. São oferecidos cursos nas áreas de direito

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado em Direito) da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público inscritos nos

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO CONTRATUAL CIVIL E DO TRABALHO PROMOVIDO PELA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHISTA

Pensando nisso, surgiu a Pós-graduação em Direito Administrativo do Gran Cursos Online, para capac- itar, ensinar e especializar advogados, servidores, membros da carreira jurídica