• Nenhum resultado encontrado

LARA – LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA DA UTFPR CAMPUS SANTA HELENA - PR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LARA – LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA DA UTFPR CAMPUS SANTA HELENA - PR"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LARA – LABORATÓRIO DE AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA DA UTFPR CAMPUS SANTA HELENA - PR

Educação Coordenador da atividade: Itamar ILIUK1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Autores: Pedro Henrique Alves DOS ANJOS2; Rafael Geovani OMODEI3; Éverson Dias DA SILVA4; Danilo Luiz Cavazim NETO5; Andreine Aline ROOS6.

Resumo

Nos últimos anos o chamado Movimento Maker vem se tornando tendência a partir da popularização do acesso ao conhecimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), eletrônica digital, principalmente com o avanço da Internet das Coisas (IoT) e da fácil aquisição de kits eletrônicos de prototipagem como Arduino e Raspberry Pi. A construção do LARA - Laboratório de Automação e Robótica da UTFPR Campus Santa Helena tem por objetivo colocar a disposição da comunidade acadêmica e da população do Município de Santa Helena um espaço para realização de atividades nos moldes dos laboratórios didáticos, Makerspaces, Hackerspaces e FabLabs disponíveis nos grandes centros do Brasil. A construção do LARA foi possível por intermédio das ações realizadas pelo projeto de extensão “Coleta, Reciclagem e Reutilização do Lixo Eletrônico Produzido no Município de Santa Helena – PR”. O projeto de extensão realiza ações de sensibilização da população sobre o descarte correto do lixo eletrônico em parceria com a prefeitura, triagem dos materiais e disponibilização dos mesmos para o uso na confecção de projetos de ensino pesquisa e extensão do curso de Ciência da Computação da UTFPR, além de materiais para as aulas de robótica educacional ministradas no Centro de Convivência Integral da Criança e do Adolescente (CCICA) e no Centro Educacional Santo Antônio (CESA). Todos os materiais, produtos e processos realizados pelo LARA são apresentados no site próprio do laboratório, como as imagens das turmas de robótica, quantidade de material recolhido e o valor de cada item em Reais, demonstrando o quanto de recursos foram recuperados por meio das ações de extensão. O LARA se tornou um espaço diferenciado para atender as demandas da comunidade interna da UTFPR e do município de Santa Helena.

Palavra-chave: Robótica; Lixo eletrônico; Educação.

1

Itamar Iliuk, servidor docente, curso de Bacharelado em Ciência da Computação. 2

Pedro Henrique Alves dos Anjos, aluno, curso de Bacharelado em Ciência da Computação. 3

Rafael Geovani Omodei, aluno, curso de Bacharelado em Ciência da Computação. 4

Éverson Dias da Silva, aluno, curso de Bacharelado em Ciência da Computação. 5

Danilo Luiz Cavazim Neto, aluno, curso de Bacharelado em Ciência da Computação. 6

(2)

2

Introdução

O Brasil tem participado da expansão global do movimento Maker. Os Makerspaces, Hackerspaces e FabLabs são espaços nos quais qualquer cidadão pode acessar aos modernos meios de fabricação e prototipagem de produtos, como impressoras 3D e placas de prototipagem eletrônica e ferramentas necessárias para a produção de novos produtos e serviços de forma aberta e interativa (VIDAL, 2017). Mesmo verificando o crescimento do movimento Maker no Brasil ainda possui muitos entraves para seu pleno desenvolvimento devido ao custo das placas de prototipagem e insumos eletrônicos em geral ainda é mais caro do que em outros mercados (VIDAL, 2017).

Identificando a dificuldade em se encontrar espaços didáticos Makers fora dos grandes centros do Brasil surgiu à ideia de construir o LARA - Laboratório de Automação e Robótica da UTFPR Campus Santa Helena por meio das ações do projeto de extensão “Coleta, Reciclagem e Reutilização do Lixo Eletrônico Produzido no Município de Santa Helena – PR”. Com o viés de trazer o que há de mais atual na cultura Maker para a comunidade acadêmica da UTFPR-SH e para a população de Santa Helena e região, foi disponibilizado pela direção do campus um espaço de 70m² no Bloco didático de Ciência da Computação, dispondo de bancadas com computadores, impressora 3D, equipamentos eletrônicos e ferramentas e o lixo eletrônico recuperado para elaboração de projetos.

No LARA são atendidas tanto as atividades do projeto de extensão bem como projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, além das atividades das disciplinas de Circuitos Digitais, Arquitetura e Organização de Computadores e Robótica do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. As atividades das referidas disciplinas atendem a curricularização da extensão, sendo prevista a atividade final do semestre registrada no colegiado do curso, onde será realizada a visita das crianças do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) ao LARA para realização de uma atividade de integração entre os acadêmicos da disciplina de Circuitos Digitais e as crianças com o intuito de estimular o desenvolvimento do gosto pela robótica e eletrônica nas crianças e buscar novos alunos no futuro para o curso.

Este trabalho visa apresentar o LARA - Laboratório de Automação e Robótica da UTFPR Campus Santa Helena como espaço didático de integração entre ensino, pesquisa e extensão auxiliando a formação de cidadãos conectados com as modernas tecnologias disponíveis na atualidade.

(3)

3

Metodologia

A estruturação do laboratório inicia-se com os materiais recolhidos pelo projeto de extensão Coleta, Reciclagem e Reutilização do Lixo Eletrônico Produzido no Município de Santa Helena – PR realizado em parceria com a secretaria do Meio-Ambiente do município. Os materiais recolhidos são levados ao LARA onde os bolsistas e voluntários do projeto de extensão realizam a triagem, manutenção e classificação dos itens que serão utilizados no laboratório. Essa atividade é a principal fonte de aquisição de material para as atividades de extensão realizadas no LARA.

O público-alvo do LARA é amplo, atendendo os acadêmicos da UTFPR-SH em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, fornecendo componentes eletrônicos e auxilio para a modelagem, prototipagem e montagem dos projetos finais de disciplinas. Também são realizados pelos bolsistas e voluntários o atendimento das demandas da parceria com a secretaria de Assistência Social de Santa Helena, como nas atividades de robótica educacional no CCICA ofertadas para as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e integrantes do programa bolsa família, na faixa etária de 9 a 16 anos.

No CESA, são oferecidas aulas de robótica educacional para 3 turmas de 10 alunos cada na faixa etária de 6 a 12 anos de idade. As atividades desenvolvidas são realizadas pelos bolsistas e voluntários nas instituições bem como no LARA.

Desenvolvimento e processos avaliativos

Os alunos bolsistas e voluntários aproveitando as competências adquiridas nas disciplinas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação desenvolveram um site para divulgar as ações do LARA. A pagina principal pode ser vista na Fig. 1, e pode ser acessado na internet pelo endereço: https://larautfpr.com.br/.

(4)

4

Na Fig. 2 estão listadas as atividades que são realizadas dentro do LARA. Dentre as atividades estão as relacionadas ao projeto de extensão e também a alguns projetos de pesquisa atendidos pela equipe do LARA.

Figura 2 Lista de Atividades realizadas no LARA

As atividades do projeto de extensão são discutidas em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria do Meio-Ambiente. A participação da comunidade é fundamental para o bom andamento das atividades, que envolvem a campanha de recolha de material eletrônico na praça central durante a feira do produtor rural como visto na Fig. 3.

Figura 3 - Ação de coleta e divulgação do LARA na feira do Produtor em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente

Com as atividades do projeto de extensão foram retirados mais de 2.000Kg de material eletrônico que antes era descartado de forma incorreta no meio ambiente. A procura pelos pontos de coleta nas escolas, prefeitura e na UTFPR se tornaram referencia para o correto descarte de material pela comunidade colaborando com a educação da comunidade e redução do impacto ambiental.

(5)

5

Durante a recepção dos calouros do curso de Ciência da Computação foi solicitado pela coordenação que fosse realizada uma atividade no LARA. Na Fig. 4 é apresentada a atividade do trote solidário onde os calouros tiveram uma tarde de apresentação dos projetos desenvolvidos no laboratório e como podem participar ao longo do curso. No final das explicações os calouros foram convidados para um momento Hands-On, onde puderam realizar a desmontagem e separação de materiais que poderão ser utilizados no LARA.

Figura 4 - Atividade de recepção dos calouros no LARA - Trote Solidário

Outra atividade que visa a integração dos alunos é o Sumô de Robôs, onde os alunos montam as suas equipes com a regra de integrar veteranos e calouros. As equipes preparam seus robôs e programam seus algoritmos. Durante a semana Acadêmica a competição é realizada. Na Fig. 5 temos uma vista dos robôs e do ringue de competição e da cerimonia de premiação do aluno Lucas Wendt campeão da edição de 2018.

Figura 5 - Sumô de Robôs organizado pelo LARA e com a premiação do vencedor 2018.

A contribuição da atividade de extensão na formação acadêmica dos estudantes bolsistas e voluntários envolvidos tem sido relevante no sentido de despertar o espirito de colaboração entre os mesmos. Os acadêmicos aprendem a ser responsáveis e tendo a oportunidade de aprender a profissão docente, realizando o preparo das aulas, ministrando

(6)

6

as atividades e corrigindo as avalições. Figura 6 apresenta os alunos nas atividades realizadas no CESA.

Figura 6 - Aulas de robótica ministradas no CESA

Figura 7 apresenta as atividades realizadas com os alunos do CCICA.

Figura 7 - Atividades realizadas com os alunos do CCICA

Considerações Finais

Pode-se concluir por meio das atividades realizadas que os objetivos foram alcançados, e que a comunidade acadêmica da UTFPR-SH tem a disposição a partir de agora um espaço transformador das ensino de ciência e tecnologia com o LARA.

Referências

VIDAL, Vítor. Conheça o movimento maker no Brasil. Showmetech, 2017. Disponível

em: https://www.showmetech.com.br/conheca-o-movimento-maker-no-brasil/. Acesso em:

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Outra surpresa fica por conta do registro sonoro: se num primeiro momento o som da narração do filme sobre pôquer, que se sobrepõe aos outros ruídos da trilha, sugere o ponto de

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Utilizamos neste trabalho a pesquisa aplicada, pois o trabalho objetiva gerar um padrão de modelo de Diagrama de Classe com Design by Contract sobre Classes e Aspectos que poderá

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos