• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ÁREA:

SUBÁREA: PEDAGOGIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): DENISE CRISTINA DE PAIVA FERRO AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): AGLAY SANCHES FRONZA MARTINS ORIENTADOR(ES):

(2)

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autor: Denise Cristina de Paiva Ferro

Instituição: Faculdade Anhanguera de Campinas 3 Orientador: Aglay Sanches Fronza Martins

Resumo

Através da presente proposta pretende-se alcançar a percepção do desenvolvimento, das dificuldades, habilidades e capacidades enfrentadas pelo aluno especial. O desenvolvimento da criança deve ocorrer de forma cultural, ou seja, na sociedade que a acerca. Tendo como objetivo principal facilitar a interação no ambiente escolar de forma que a socialização aconteça naturalmente.

Introdução

A legislação brasileira é fundamentada e claramente posicionada favoravelmente em relação à luta da inclusão de portadores de necessidades especiais no ambiente escolar.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 9394/96, Art. 4, III, o Estatuto da Criança e do Adolescente, Art. 54, III e a Constituição Federal de 1988, Art. 208, III: “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”, destacam a relevância do temo na área educacional.

O presente projeto tem como finalidade destacar a importância da inclusão no ambiente escolar regular, de forma abrangente, onde as dificuldades e capacidades do aluno especial sejam percebidas e trabalhadas no ambiente no qual ele está inserido. Tais aspectos tornam-se facilitadores do desenvolvimento de habilidades e construção conhecimentos de forma rica e participativa sendo fundamentais para a socialização, e para o reconhecimento de que toda pessoa com deficiência ou não é um ser único e especial e faz toda diferença.

A estrutura escolar como espaço físico, acessibilidade e gestão pedagógica também serão estudas nesse projeto.

Vários autores apostam na inclusão por acreditar no convívio entre os diferentes, como Lev Semenovich Vygotsky (1896-1933) e Henri Wallon

(3)

(1879-1962). Para Vygotsky o desenvolvimento humano se dá através do desejo de interação, pontuando sua visão interacionista e sociocultural.

“... a construção do pensamento e da subjetividade é um processo cultural, e não uma formação natural e universal da espécie humana. Ela se dá graças ao uso de signos e ao emprego de instrumentos elaborados através da história humana em um contexto social determinado.” (Oliveira, 2011, p. 131) “O desenvolvimento, de acordo com a definição mais conhecida, é precisamente uma luta de opostos” (Vygotsky)

E também Wallon, um intelectual que buscou integrar a atividade cientifica à ação social, numa atitude de coerência e engajamento.

“... é na interação e no confronto com o outro que se forma o indivíduo. Wallon considera portanto, que a educação deve, obrigatoriamente, integrar à sua prática e aos seus objetivos, essas duas dimensões, a social e a individual: deve, portanto, atender simultaneamente à formação do indivíduo e à da sociedade.” (Galvão, 2008, p. 91)

"O indivíduo é social não como resultado de circunstâncias externas, mas em virtude de uma necessidade interna" (Wallon)

Em sua obra “Inclusão e Avaliação na Escola”, Hugo Otto Beyer trata desse assunto como a primeira condição para a implementação da inclusão na escola regular:

“A primeira condição para a educação inclusiva não custa dinheiro: ela exige uma nova forma de pensar. Precisamos entender que as crianças são diferentes entre si. Elas são únicas em sua forma de pensar e aprender. Todas as crianças, não apenas as que apresentam alguma limitação ou deficiência, são especiais. Por isto, também é errado exigir de diferentes crianças o mesmo desempenho e lidar com elas de maneira uniforme. O ensino deve ser organizado de forma que contemple as crianças em suas distintas capacidades. A individualização do ensino significa a individualização dos alvos, da didática e da avaliação”. (Beyer, 2010, p.28)

Objetivos

Apontar as instituições regulares de ensino como local privilegiado para o desenvolvimento das crianças portadoras de necessidades especiais será a resposta da luta contra a exclusão. Basear-se numa qualificação continuada para os profissionais reverem seus métodos educativos será de extrema importância.

(4)

Metodologia

O pesquisar se fará primeiro pelo levantamento bibliográfico de textos que tratem sobre o tema desse projeto e também serão pesquisados livros que discorram sobre metodologia e desenvolvimento de projetos de iniciação cientifica.

O método indutivo será utilizado para o desenvolvimento desse projeto, assim como a pesquisa de campo, que contará com entrevistas e questionários com os colaboradores da instituição visitada para coleta de dados, que serão analisados qualitativamente e quantitativamente. Ao escolher a escola, será de extrema relevância verificar o método de ensino que ela oferece, pois nem todas seguem o padrão inclusivo, apesar de ser assegurado por lei esse direito.

Desenvolvimento

A pesquisa demanda de um aprofundamento literário e revisão do conteúdo inicial. Assim como a pesquisa de campo, baseada em coleta de dados através de entrevistas e visita técnicas.

Foi realizada uma visita para apresentação da escola e coleta de alguns dados inicialmente relevantes. O diretor e toda a equipe da EMEI Rosa foram receptivos mediante minha chegada.

A escola recebe os alunos para Educação Infantil, localizada no centro da cidade, tem capacidade para até 180 crianças, funciona em período integral: das 07h00min ás 17h30min.

A escola possui uma quadra de esportes, refeitório amplo, uma biblioteca com sala de vídeo, e um ambiente voltado para acompanhamento de crianças portadoras de necessidades especiais, onde contém jogos e outros equipamentos para avaliar o desenvolvimento do aluno inserido, conta com um profissional capacitado disponível no período da tarde.

Todas as salas dispõem de dois banheiros, um feminino e outro masculino. Um dos aspectos relevantes para esse projeto, é que a escola conta com ambientes e situações adaptadas para inclusão de alunos deficientes.

Conheci alguns alunos de inclusão, como o “Wadson”, que tem uma doença diagnosticada como “artogripose” de nascença que afeta a coluna e o desenvolvimento das pernas, mas o cognitivo dele é considerado perfeito. A “Nyara” com Paralisia Cerebral, que se engasgou com o leite quando era bebê, ela exige

(5)

atenção especial, pois tem dificuldades em deglutir e ingere apenas alimentos pastosos na posição sentada. A professora de Educação Especial da escola, relatou que houve uma melhora muito significativa em relação ao emocional e o psicomotor. Fortalecendo e sendo uma informação qualitativa e de extrema importância pra esse projeto. E também o “Rodrigo” que apesar de se consultar com vários médicos, nenhum conseguiu diagnostica-lo, ele tem 7 anos e fala poucas palavras.

Esses alunos frequentam a escola regular somente no período da tarde, pois de manhã participam da escola especial e algumas atividades voltadas para melhorar o sistema sensório motor, como no caso do Wadson que faz hidroterapia.

Resultados Parciais

O projeto busca informar, explorar e descobrir um novo mundo ainda em crescimento, de forma participativa e interativa com crianças portadoras ou não de deficiência.

Podemos dizer que a humanização será a palavra chave dessa pesquisa, que o respeito com o próximo seja resgatado através desses cidadãos em formação, que a inclusão seja feita através do amor, da gratidão entre os seres e não por exigências de novas leis, que o limite seja aceito independente de ser especial. Que os profissionais sejam referências, pessoas preparadas e estruturadas, dispostas a contribuírem para o caminho do justo, do certo.

Para que aconteça um bom trabalho pedagógico é necessário que o professor entenda que o aluno é um sujeito em formação e a escola é uma instituição que forma e informa através de socializações e experiências também de vidas.

A percepção da importância da formação continuada dos professores para melhor capacita-los também é algo almejado, pois assim poderão aperfeiçoar sua didática e seu método de ensino para o melhor desenvolvimento da criança. Tratar relações de estímulos e confiança com o especial será um diferencial, a fim de evitar um sentimento de inferioridade da criança para com outras pessoas do mundo em que vivemos.

O ambiente escolar é o caminho para avanços significativos no meio inclusivo, e rever os paradigmas impostos será essencial para a base da formação e crescimento dos jovens de hoje.

(6)

Fontes Consultadas

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e Avaliação na Escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia/ Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. São Paulo: Saraiva, edição especial, p.98-111, 2008.

GALVÃO, Izabel. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil / Izabel Galvão. 18.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral / Regina Célia Cazaux Haydt. 8.ed. – São Paulo: Ática, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos – 7.ed. São Paulo: Atlas, p.103-128, 2012. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: pontos e contrapontos / Maria Teresa Eglér Mantoan, Rosângela Gavioli Prieto, vléria Amorim Arantes, organizadora. São Paulo: Summus, 2006.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

PILETTI, Nelson. Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo/ Nelson Piletti, Solange Marques Rossato. – 1.ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2013.

Referências

Documentos relacionados

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

O Plano de Manutenção dos Monumentos é uma ferramenta de gestão e de conservação preventiva que tem os seguintes objetivos: melhorar a gestão de recursos (reduzindo custos a

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades