• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação da rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTEDO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO – DACEC

CURSO DE POS GRADUAÇÃO LATU SENSU MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

LIDIANE EUGÊNIA MULLER DE CONTI

AVALIAÇÃO DA RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS UTILIZADOS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Professora Orientadora: Roselaine Filipin

SANTA ROSA (RS) 2017

(2)

AVALIAÇÃO DA RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS UTILIZADOS EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO

Lidiane Eugenia Muller De Conti1 Roselaine Filipin2

RESUMO

O estudo teve como objetivo analisar a rentabilidade dos fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito comparado com os investimentos mais utilizados pelos brasileiros: a poupança e o certificado de depósito bancário (CDB). A proposta foi analisar cinco cenários de fundos de investimentos, sendo que cada cenário dispõe de um mesmo valor num mesmo período de tempo, aplicado na poupança e no CDB com um fundo de investimento disponível no site do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e, assim, comparar os resultados alcançados. Os fundos de investimentos estudados neste artigo foram: FI Invest Plus CP, Sicredi FIC RF Performance LP, Sicredi FIC FI RF Seleto LP, Sicredi FIC MM Perfil Clássico LP e Sicredi FI Ações Petrobras. A metodologia neste artigo foi definida como um estudo de caso através da análise dos fundos de investimentos citados acima e, ainda, uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica e qualitativa. O investimento em fundos de investimentos se tornou mais vantajoso em relação as outras opções comparadas, como a poupança e o CDB. Vale ressaltar que essa análise foi realizada com percentuais de rendimentos passados, o que não é garantia para rendimentos futuros, pois muito vai depender do perfil e a que riscos o investidor está disposto a correr.

Palavras-chave: Rentabilidade, Viabilidade, Investimento.

1 INTRODUÇÃO

Os fundos de investimentos são formados por grupos de investidores que tem como objetivo aplicar recursos no desenvolvimento de novos empreendimentos e nos empreendimentos existentes, como forma de obter ganhos (MOTA, 2013).

Com a abertura dos mercados e a divulgação crescente das informações entre as empresas, principalmente as que estão ligadas ao mercado financeiro, foi necessário encontrar formas eficientes para conseguir destaque com os concorrentes. Com isso, as instituições financeiras precisaram desenvolver produtos diferenciados para atrair os clientes que buscam guardar seus recursos (BISSO et al., 2016).

Conforme Giacomoni (2010), atualmente no Brasil, existe uma grande disponibilidade de fundos de investimentos. Para realizar a escolha correta de investimento, leva-se em conta a busca de retornos financeiros e a segurança do dinheiro investido. Ainda segundo o referido autor, o mercado brasileiro demonstra uma capacidade de crescimento, já

(3)

que investimentos antes restritos e limitados ao meio corporativo ficaram disponíveis ao investidor comum, o que resultou em uma grande quantidade de capital investido em fundos no Brasil.

Atualmente no mercado brasileiro de fundos de investimentos, existem diferentes modalidades e os que apresentam maior procura são os fundos de renda fixa, fundos multimercados e fundos de ações (TRINDADE; MALAQUIAS, 2015).

Varga (2001), ao analisar os dez maiores fundos de ações disponíveis no mercado brasileiro, verificou as diversas medidas estatísticas de performance e as dificuldades encontradas na aplicação desses indicadores. Dessa forma, concluiu que a aplicação dos mesmos resulta em valores e classificações diferentes, pois podem ser calculados de diferentes maneiras, gerando bem-estar aos investidores ou dificuldade de estimar corretamente esses parâmetros, os mesmos são baseados em desempenhos passados e de forma geral não possuem solução fácil.

Trindade e Malaquias (2015), analisaram o desempenho dos fundos de investimentos brasileiros entre fevereiro de 2013 a janeiro de 2014, utilizando como referência a divisão entre fundos de renda fixa e fundos de renda variável. A performance foi avaliada por meio da média mensal dos diversos estilos de fundos que compõem cada uma das duas classes de fundos de investimentos. Compararam a evolução da rentabilidade, por meio do IBOVESPA, como benchmark para os fundos de renda variável e o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) como benchmark para os fundos de renda fixa. Os fundos de investimentos foram selecionados do banco de dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima). Os resultados indicaram que, entre as duas modalidades de fundos analisadas, os fundos de renda variável conseguiram alcançar médias de rentabilidade um pouco superiores em relação aos fundos de renda fixa, proporcionado, especificamente, pelos resultados alcançados pelos fundos multimercado. Ao se fazer comparação entre os fundos de renda fixa e os fundos de ações, foi observado que os primeiros apresentaram rentabilidade média superior, o que talvez possa ser explicado pela menor volatilidade de suas rentabilidades.

Nesse contexto, cabe a seguinte questão problema do estudo: os fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito são rentáveis comparados com os investimentos brasileiros poupança e CDB? O objetivo deste estudo é analisar se os fundos de investimentos utilizados em uma cooperativa de crédito são rentáveis se comparados com os investimentos mais conhecidos pelos brasileiros, como por exemplo, a poupança e o CDB. O estudo justifica-se pela busca de analisar a rentabilidade dos fundos de investimentos

(4)

disponibilizados pela Cooperativa de Crédito Sicredi e promover o conhecimento junto aos colaboradores na oferta diária desse produto, proporcionando maior segurança para apresentar essa proposta de investimento aos associados e, assim, resultando em investimentos mais assertivos.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 COOPERATIVAS DE CRÉDITO

Conforme define o Banco Central do Brasil (2017), uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada a partir da associação de pessoas com o objetivo de prestar serviços financeiros aos seus associados. Os associados participam da gestão, possuem o mesmo poder de voto independentemente do valor de sua cota de participação no capital social e, ainda, todos possuem os mesmos direitos e deveres.

Pinho e Palhares (2004, p.75) afirmam que “as cooperativas são empresas com características sociais, mas não filantrópicas”. E, ainda, que “o cooperativismo é um sistema econômico, financeiro e social e por isso precisa ser o mais eficiente, democrático e justo possível”, tendo clara consciência dos seus diferenciais no mercado e na sociedade.

A Cooperativa de Crédito Sicredi é uma instituição financeira com reconhecimento internacional pelo modelo de atuação em sistema, permitindo, assim, ganhos em escala e aumento do potencial das cooperativas para exercer a atividade em um mercado em que estão presentes grandes conglomerados financeiros. O Sicredi possui 116 cooperativas de crédito filiadas, operando através de uma rede de atendimento com mais de 1.536 agências e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (SICREDI, 2017).

Hoje, o Sicredi está presente em mais de 21 estados brasileiros, com mais de mil pontos de atendimento e, no restante do Brasil, por meio da Rede Banco 24 horas. Conta com o apoio de mais de 22,2 mil colaboradores, promovendo o desenvolvimento econômico e social dos associados e das comunidades onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,5 milhões de associados, os quais exercem um papel de donos do negócio (SICREDI, 2017).

(5)

2.2 INVESTIMENTOS

Conforme o site Investir Como (2017, p.1), fundo de investimento é “[...] condomínio que reúne recursos de um conjunto de investidores (cotistas) com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aquisição de uma carteira formada por vários tipos de investimentos”. Ainda conforme o site, quando o investidor aplica seu dinheiro em um fundo, ele está adquirindo uma determinada quantidade de cotas, cujo valor é diariamente atualizado.

Segundo Pinheiro (2009, p.11) “uma grande vantagem dos fundos de investimentos é que permitem que o poupador com pequena quantia de recursos possa realizar operações de investimentos diversificadas”.

2.2.1 Poupança

A poupança foi criada em 12 de janeiro de 1861 no Brasil por D. Pedro II, que assinou o decreto nº 2.723, que tinha o objetivo de captar os recursos das classes mais pobres com rendimentos de 6% ao ano e devolver quando seu dono desejasse. Passados 156 anos, poucas mudanças ocorreram com essa forma de investimento (MOREIRA, 2012).

A poupança é um dos investimentos mais utilizados pelos brasileiros, conforme uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Do total de entrevistados, 69,5% optam pela poupança e os motivos são estabilidade, riscos baixos, liquidez e segurança e mesmo sendo uma opção com um retorno menor, a intenção desses consumidores é de proteger-se contra imprevistos, realizar um sonho ou se planejar para o futuro (CNDL, 2016).

Segundo o Banco Central do Brasil (2017) a remuneração básica é dada pela Taxa Referencial (TR) mais a remuneração adicional de 0,5% ao mês, isso quando a taxa Selic ao ano é superior a 8,5%, caso contrário, fica 70% da meta da taxa Selic ao ano.

Para a remuneração dos depósitos de poupança, é considerado o mês corrido a partir da data de aniversário da conta de cada depósito e, ainda, para as pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos, não há incidência de imposto de renda; já para as pessoas jurídicas, o rendimento é trimestral, também considerando a data de aniversário da conta e existe a cobrança de imposto renda (BCB, 2017).

(6)

Tabela 1 – Rentabilidade Poupança Rentabilidade no período em %

jun/17 jul/17 ago/17 set/17 out/17 Ano 12 Meses 0,55 0,56 0,55 0,5 0,43 5,94 7,07 Poupança

Mês Acumulado

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Ao analisar a tabela acima, percebe-se em julho de 2017 que a poupança apresentou o melhor desempenho, com taxa de 0,56%.

2.2.2 CDB – Certificado de Depósito Bancário

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma forma de investimento de renda fixa emitido pelos Bancos como forma de captação, e é uma alternativa de investimento bem popular e de fácil acesso. Diferente da poupança, a rentabilidade do CDB varia de acordo com o que foi negociado no momento da contratação do título, sendo que, quanto maior o valor aplicado, melhor será a remuneração da aplicação (CONGO, 2017).

O CDB mais comum é o pós-fixado, aquele que tem uma remuneração atrelada a um percentual do CDI, sendo sempre muito próximo a taxa básica de juros da economia definida pelo governo. Outro é o prefixado, que no momento da aplicação já é possível saber qual será a remuneração, permitindo o resgate no vencimento. O mais raro é o atrelado a inflação, pois paga um percentual fixo mais a variação de um indicador (CONGO, 2017).

A tributação do IR é feita de forma regressiva, quanto maior o tempo da aplicação, menor será a tributação, conforme apresentado na tabela 2:

Tabela 2 – Tributação do IR Período Alíquota do IR Até 180 dias 22,50% De 181 a 360 dias 20% De 361 a720 dias 17,50% Acima de 721 dias 15%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Conforme análise da tabela 2, para investimentos em CDB a alíquota aplicada possui variação de 22,5% a 15%, dependendo do prazo.

(7)

2.2.3 Fundos de Investimento

É comum as instituições financeiras criarem vários fundos de renda fixa e vários fundos DI, em que a diferença será o valor ou investimento inicial mínimo exigido e a taxa de administração (AVILA, 2016). Ainda segundo o autor, a poupança é um investimento padronizado e não importa em que instituição financeira são depositados os valores, pois o rendimento será sempre igual, o que já é totalmente diferente com os fundos de investimentos. Existem milhares de fundos de investimentos no Brasil e cada um possui seus gestores, regras e estratégias de investimentos, sendo que cada fundo apresenta um desempenho diferente do outro.

A tabela 3 mostra a tributação do imposto de renda para aplicações em fundos de investimentos de curto prazo:

Tabela 3 – Tributação do Imposto de Renda – Fundos de Investimentos Curto Prazo IR – Imposto de Renda Curto Prazo

22,50% Até 180 dias

20% Acima de 180 dias

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Conforme análise da tabela, se o fundo de investimentos ficar aplicado num período de até 180 dias, a tributação aplicada é de 22,5%; para períodos maiores a tributação é de 20%.

Na tabela 4 segue a tributação do imposto de renda para aplicações em fundos de investimento de longo prazo:

Tabela 4 – Tributação do Imposto de Renda – Fundos de Investimentos Longo Prazo APLICAÇÕES COM PRAZO DE ALÍQUOTA

Até 180 dias 22,50%

De 181 até 360 dias 20,00%

De 361 até 720 dias 17,50%

Acima de 720 dias 15,00%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Conforme análise da tabela 4, percebe-se que quanto maior o prazo do investimento, menor a alíquota aplicada sobre o rendimento, variando de 22,5% a 15%.

Os fundos de investimentos precisam conter informações em uma linguagem clara, simples e objetiva, para que não induzam o investidor ao erro, pois estes não podem estimar ou garantir os resultados futuros, pois se tratam apenas de estimativas (CVM, 2017). A eficácia da escolha do fundo de investimento se obtém através da análise dos seguintes

(8)

documentos: o regulamento, a lâmina e o formulário de informações complementares. O mesmo ainda destaca a extrema importância da compreensão dos documentos mencionados e a verificação da política de investimentos, os riscos envolvidos e as taxas cobradas.Em caso de dúvidas, as mesmas deverão ser esclarecidas antes da realização do investimento e da formalização do termo de adesão e ciência do risco.

Com a realização de uma busca no site do Sicredi (www.sicredi.com.br) se obtêm informações de todos os fundos de investimentos disponíveis aos seus associados, entre eles, para realização deste artigo, são analisados os seguintes: FI Invest Plus CP, Sicredi FIC RF Performance LP, Sicredi FIC FI RF Seleto LP, Sicredi FIC MM Perfil Clássico LP e Sicredi FI Ações Petrobras.

2.2.3.1 Sicredi FI Invest Plus CP

Fundo de investimento que apresenta característica de curto prazo para pessoas físicas e jurídicas. Em geral, é composto exclusivamente por títulos públicos federais, ideal para investidores com perfil conservador, e os rendimentos acompanham a variação na taxa DI-CETIP. O patrimônio desse fundo é de R$ 195.948.131,64 (SICREDI, 2017).

O quadro 1 apresenta as principais características do Fundo FI Invest Plus CP:

Quadro 1 – Características Operacionais

Classificação CVM Curto Prazo

Classificação Tributária Curto Prazo

Aplicação Inicial R$ 1.000,00

Movimentação Mínima R$ 100,00

Saldo Mínimo R$ 300,00

Taxa de Administração 1% a.a.

Grau de Risco Muito Baixo

Administrador Banco Cooperativo Sicredi S.A.

Gestor Sicredi Asset

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Conforme análise do quadro 1, é um fundo de investimento de fácil acesso com valores iniciais bem acessíveis e que apresenta um risco muito baixo.

A tabela 5 apresenta a rentabilidade do fundo de investimento decorridos nos últimos 5 anos:

(9)

Tabela 5 – Rentabilidade acumulada nos últimos 5 anos Rentabilidade Líquida

Ano de despesas mas não de impostos 2017 7,18% 2016 12,78% 2015 12,04% 2014 9,70% 2013 7,02% 10,81% 8,05% Variação % DI-CETIP 8,05% 14,00% 13,23%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Conforme tabela 5, a rentabilidade líquida variou, teve seu auge em 2016 com 12,78% e a menor remuneração em 2013, com 7,02%. Em 2017, o percentual comparado a 2015 e 2016 também é menor, 7,18%.

2.2.3.2 Sicredi FIC RF Performance LP

Fundo de investimento de longo prazo, indicado para associados com perfil conservador, possui rentabilidade compatível a variação da taxa DI-CETIP e é composta por títulos públicos federais. O patrimônio desse fundo é de R$ 682.917.091,37 (SICREDI, 2017).

O quadro 2 apresenta as principais características do fundo FIC RF Perfomnce LP:

Quadro 2 – Característica Operacionais Classificação CVM Longo prazo Classificação Tributária Longo prazo Aplicação Inicial R$ 20.000,00 Movimentação Mínima R$ 1.000,00

Saldo Mínimo R$ 5.000,00

Taxa de Administração 0,04% a.a. Grau de Risco Muito Baixo

Administrador Banco Cooperativo Sicredi S.A.

Gestor Sicredi Asset

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Ao analisar o quadro 2, percebe-se que o fundo apresenta características de baixo risco, porém, o valor inicial para esse fundo de investimento é de R$ 20.000,00.

A tabela 6 apresenta a rentabilidade do fundo de investimento decorridos nos últimos 5 anos:

(10)

Tabela 6 – Tabela de rentabilidade dos últimos 5 anos Rentabilidade Líquida

Ano de despesas mas não de impostos 2017 7,92% 2016 13,49% 2015 12,86% 2014 10,46% 2013 10,46% 10,81% 8,05% Variação % DI-CETIP 8,05% 14,00% 13,23%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

A rentabilidade variou entre 2013 a 2017, apresentando em 2017 o menor percentual, 7,92%, enquanto que em 2016 o maior, 13,49%.

2.2.3.3 Sicredi FIC Seleto LP

Fundo de investimento com característica tributária de longo prazo, ideal para investidores com perfil conservador. Esse fundo é investido em títulos de renda fixa públicos e ou privados, apresenta rentabilidade superior a taxa DE-CETIP. O patrimônio desse fundo é de R$ 161.548.966,63 (SICREDI, 2017).

O quadro 3 apresenta as principais caraterísticas do Fundo FIC Seleto LP:

Quadro 3 – Características Operacionais Classificação CVM Longo prazo Classificação Tributária Longo prazo Aplicação Inicial R$ 50.000,00 Movimentação Mínima R$ 1.000,00

Saldo Mínimo R$ 20.000,00

Taxa de Administração 0.5% a.a.

Grau de Risco Baixo

Administrador Banco Cooperativo Sicredi S.A.

Gestor Sicredi Asset

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Ao analisar a tabela apresentada, para o acesso a esse fundo de investimento o valor inicial é de R$ 50.000,00 e sua classificação é de baixo risco.

(11)

Tabela 7 – Rentabilidade do fundo nos últimos 5 anos Rentabilidade Líquida

Ano de despesas mas não de impostos 2017 7,96% 2016 13,65% 2015 13,18% 2014 10,89% 2013 3,16% 10,81% 3,28% Variação % DI-CETIP 8,05% 14,00% 13,23%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

A rentabilidade variou entre 2013 e 2017. Observa-se que 2013 e 2017 são os anos com as menores taxas, 2013 com 3,16% e 2017 com 7,96%, enquanto que 2016 apresenta a maior, com 13,65%.

2.2.3.4 Sicredi FI Mult Perfil Clássico PL

Fundo de investimento que diversifica seus investimentos em mercados de renda fixa, variável e derivados, pois seu objetivo é apresentar rentabilidade superior a 100% da taxa DI-CETIP. Apresenta aplicações em carteira diversificada de ativos financeiros e busca não concentrar as aplicações em nenhum fator de risco. O patrimônio do fundo é de R$ 70.843.557,27 (SICREDI, 2017).

O quadro 4 apresenta as características operacionais do Fundo FI Mult Perfil Clássico LP:

Quadro 4 – Características Operacionais

Classificação CVM Multimercado

Classificação Tributária longo prazo

Aplicação Inicial R$ 2.000,00

Movimentação Mínima R$ 500,00

Saldo Mínimo R$ 500,00

Taxa de Administração 1,5 % á 2,5 % a.a.

Grau de Risco Muito Alto

Administrador Banco Cooperativo Sicredi S.A. Gestor Sul América Inv. Gestora de Recursos S.A

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

Após a análise do quadro 4, constatou-se que o fundo apresenta uma classificação de risco muito alto e sua aplicação inicial é de R$ 2.000,00.

(12)

Tabela 8 – Rentabilidade nos últimos 5 anos Rentabilidade Líquida

Ano de despesas mas não de impostos 2017 9,49% 2016 16,13% 2015 13,38% 2014 11,70% 2013 6,87% 10,81% 8,05% Variação % DI-CETIP 8,05% 14,00% 13,23%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

A rentabilidade variou entre 2013 a 2017, apresentando em 2013 e 2017 as menores taxas, 2013 com 8,05% e 2017 9,49%, enquanto que 2016 apresentou a maior taxa, de 16,13%.

2.2.3.5 Sicredi FI Ações Petrobras

Fundo de Investimento que tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das ações de Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras). Esse fundo é indicado para quem possui um perfil mais arrojado e que está disposto a assumir possíveis riscos de oscilação, sendo uma ótima opção para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos. Esse fundo busca investir em no mínimo 90% da carteira apresentada por emissões da Petrobras e também pode ser representada por até 10% de títulos de renda fixa de emissão do Tesouro Nacional. O patrimônio desse fundo em 31/10/2017 é de R$ 4.974.119,07 (SICREDI, 2017).

No quinto quadro são apresentadas as principais características do Fundo Sicredi FI Ações Petrobras.

Quadro 5 – Características Operacionais

Classificação CVM Ações

Classificação Tributária Longo prazo

Aplicação Inicial R$ 200,00

Movimentação Mínima R$ 100,00

Saldo Mínimo R$ 100,00

Taxa de Administração 1,50% do patrimônio líquido do ano

Grau de Risco Muito Alto

Administrador Banco Cooperativo Sicredi S.A.

Gestor Confederação Interestadual das Cooperativas Ligadas ao Sicredi Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

(13)

Ao analisar o quadro acima, percebe-se ser um fundo de fácil acesso por permitir a entrada com um investimento inicial de R$ 200,00, porém, apresenta classificação de alto risco.

A tabela 9 apresenta a rentabilidade do Fundo Sicredi FI Ações Petrobras nos últimos 5 anos:

Tabela 9 – Rentabilidade nos últimos 5 anos Rentabilidade Líquida

Ano de despesas mas não de impostos 2017 0,87% 2016 114,88% 2015 -34,49% 2014 -38,74% 2013 -10,73% -37,60% -9,03% Variação % : PETR4 2,89% 121,94% -33,13%

Fonte: adaptado de Sicredi (2017).

A rentabilidade apresentou bastante variação no período de 2013 a 2017; observa-se que nos anos de 2013 a 2015 houve depreciação, o que representa perda do capital para quem investiu nesse fundo de investimento. Em compensação, no ano de 2016, apresentou a maior taxa: 114,88%.

3 METODOLOGIA

Neste item é classificado o estudo quanto a metodologia, definida como estudo de caso, através da análise dos fundos de investimentos que estão disponíveis aos associados da Cooperativa de Crédito Sicredi Serro Azul. Conforme Gil (2002, p. 54): “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros”.

Pesquisa aplicada, conforme Silva, Menezes (2001, p. 20) tem o “[...] objetivo de gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos a solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais”.

Classificada como descritiva, pois descreve as características dos investimentos da cooperativa de crédito, objeto de estudo em relação aos fundos de investimentos praticados no Brasil junto ao mercado financeiro. Conforme Gil (2002, p. 42) “pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.

(14)

Pesquisa bibliográfica, conforme Gil (2002, p.44) “[...] é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. O estudo buscou material em livros e artigos publicados como base para o desenvolvimento do estudo.

Quanto aos objetivos, a pesquisa é qualitativa, de acordo com Dalfovo; Lara; Silveira (2008), o método qualitativo não tem como principal forma de pesquisa a coleta de dados numéricos, isso quer dizer que as informações não são objetivas e a intenção é compreender o problema relatado. São verificados os fundos de investimentos disponíveis na Cooperativa Sicredi e a partir disso, selecionar os tipos para uma análise. Em seguida, são definidos valores investidos nos fundos e, posteriormente, o mesmo valor foi simulado com captações tradicionais (Poupança e CDI), ambas no mesmo período de tempo.

4ANÁLISE DOS DADOS

O estudo analisou os rendimentos dos fundos de investimentos comparando com a caderneta de poupança e aplicação em renda fixa, ambos com o mesmo valor e no mesmo período de tempo.

Conforme dados do Banco Central do Brasil apresentados na tabela 10, pode-se analisar os rendimentos anuais da caderneta de poupança e do CDI entre o período de janeiro de 2013 até outubro de 2017. A tabela também apresenta o rendimento dos fundos de investimentos que serão utilizados no decorrer do artigo, coletados no site do Sicredi.

Tabela 10 – Rentabilidade acumulada: Poupança X CDB

Investimento

Rentabilidade Acumulada

2013 2014 2015 2016 2017

Poupança 6,32% 7,02% 7,94% 8,35% 5,94%

CDI 8,06% 10,81% 13,27% 14% 8,04%

Fundo FI Invest Plus CP 7,02% 9,70% 12,04% 12,78% 7,18% Fundo FIC RF Performance LP 10,46% 10,46% 12,86% 13,49% 7,92% Fundo FIC Seleto LP 3,16% 10,89% 13,18 13,65 7,96% Fundo FI Mult Perfil Clássico PL 6,87% 11,70% 13,38% 16,13% 9,49% Fundo FI Ações Petrobras -10,73% -38,74% -34,49% 114,88% 0,87%

Fonte: autora (2017).

As informações contidas na tabela 10, no ano de 2017, apresentam percentuais de rendimento do período de janeiro a outubro deste mesmo ano.

(15)

4.1 PRIMEIRO CENÁRIO: FUNDO FI INVEST PLUS CP

Nesse cenário foi realizado o cálculo do Fundo FI Invest Plus CP no valor de R$1.000,00, conforme dados da tabela 3, este fundo possui característica de curto prazo, dessa forma a simulação será realizada no período de 1 ano, em que o percentual de rendimento adotado é de 7,18 % a.a., e 0,00598333% a.m. A simulação realizada através da poupança será adotado com o percentual de rendimento de 5,94% a.a. e de 0,00495% a.m.

O valor correspondente do CDB adotado é 7,07% a.a., onde se obteve através 88% do CDI e de 0,005891667% a.m.

A tabela 11 apresenta o resultado da simulação de valores do Fundo FI Invest Plus CP, e nela não está sendo considerado o desconto do Imposto de Renda.

Tabela 11 - Simulação Fundo FI Invest Plus CP

Investimento Janeiro Fevereiro Junho

Fundo FI Invest Plus CP R$ 1.005,98 R$ 1.012,00 R$ 1.036,44 Poupança R$ 1.004,95 R$ 1.009,92 R$ 1.030,07 CDB R$ 1.005,89 R$ 1.011,82 R$ 1.035,87

Investimento Julho Agosto Dezembro

Fundo FI Invest Plus CP R$ 1.042,64 R$ 1.048,88 R$ 1.074,21 Poupança R$ 1.035,17 R$ 1.040,29 R$ 1.061,04 CDB R$ 1.041,98 R$ 1.048,12 R$ 1.073,04

:

:

Fonte: autora (2017).

Ao analisar a tabela 11, percebe-se que o Fundo FI Invest Plus CP teve a maior a rentabilidade, alcançando um valor total de R$ 1.074,21 no período de um ano. Entretanto, na simulação realizada, o cálculo do imposto de renda não está sendo considerado, mas se fosse deduzido o desconto de 20% sobre o rendimento total o valor atualizado passa a ser de R$ 1.059,37.

A figura 1 apresenta o gráfico do comportamento do rendimento do Fundo FI Invest Plus CP comparado com investimentos Poupança e CDB dentro do período de um ano.

(16)

Figura 1 – Gráfico do Fundo FI Invest Plus CP

Fonte: autora (2017).

No gráfico é percebível que o investimento poupança é o menos atrativo, mas se for considerado o desconto do imposto de renda para os demais investimentos torna-se o mais rentável.

4.2 SEGUNDO CENÁRIO: FUNDO FIC RF PERFORMANCE LP

O segundo cenário apresenta a simulação do rendimento correspondente ao Fundo FIC RF Performance LP no valor de R$ 20.000,00. Conforme dados da tabela 4, o fundo apresenta característica de longo prazo, assim, a simulação será realizada no período de dois anos em que o percentual de rendimento adotado será de 13,49% a.a. e de 0,011241667% a.m. para o primeiro ano e, para o ano seguinte, os valores passam a ser 7,92% a.a. e 0,0066% a.m. A simulação realizada através da poupança, para o primeiro ano será adotado o rendimento de 8,35% a.a. e de 0,006958333% a.m., e para o segundo ano 5,94% a.a. e 0,00495 % a.m.

O valor correspondente do CDB adotado para o primeiro ano é 12,32% a.a., onde se obteve através 88% do CDI (regulamento do Sicredi) e de 0,010266667% a.m., e para o segundo ano 7,07% a.a. e 0,005891667% a.m.

A tabela 12 apresenta o resultado da simulação de valores do Fundo FIC RF Performance LP e nela não está sendo considerado o desconto do imposto de renda.

(17)

Tabela 12 – Simulação Fundo FIC RF Performance LP

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FIC RF Perf. LP R$ 20.224,83 R$ 20.452,19 R$ 22.871,23 Poupança R$ 20.139,17 R$ 20.279,30 R$ 21.735,42 CDB R$ 20.205,33 R$ 20.412,77 R$ 22.608,01

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FIC RF Perf. LP R$ 23.022,18 R$ 23.174,12 R$ 24.749,85 Poupança R$ 21.843,01 R$ 21.951,13 R$ 23.062,24 CDB R$ 22.741,21 R$ 22.875,19 R$ 24.259,22

:

:

Fonte: autora (2017).

A tabela 12 apresenta o resultado do rendimento Fundo FIC RF Performance LP no período de 2 anos, sendo que, no final deste período, obteve um total de R$ 24.749,85. Se fosse descontado o imposto de renda de 17,5%, o valor líquido ficaria de R$ 23.918,63.

A figura 2 apresenta o gráfico do comportamento do rendimento do Fundo FIC RF Performance LP comparado com investimentos poupança e CDB dentro do período de dois anos.

Figura 2 – Gráfico do Fundo FIC RF Performance LP

Fonte: autora (2017).

No gráfico acima podemos visualizar que o fundo de investimento apresenta o melhor retorno, mesmo considerando o desconto do imposto de renda, e a poupança se torna a opção com o menor retorno.

4.3 TERCEIRO CENÁRIO: FUNDO FIC SELETO LP

O terceiro cenário apresenta a simulação do rendimento correspondente ao Fundo FIC Seleto LP no valor de R$ 50.000,00. Conforme os dados da tabela 7, o fundo apresenta característica de longo prazo, assim, a simulação foi realizada no período de dois anos, em que o percentual de rendimento adotado foi de 13,65% a.a. e de 0,011375% a.m. para o

(18)

primeiro ano. Para o ano seguinte os valores passam a ser 7,96% a.a. e 0,006633333 % a.m. A simulação realizada através da poupança para o primeiro ano foi adotado o rendimento de 8,35% a.a. e de 0,006958333% a.m.; para o segundo ano foi 5,94% a.a. e 0,00495 % a.m.

Segundo o site da Cooperativa de Crédito Sicredi o percentual da remuneração do CDB é definido na contratação, todavia, o valor adotado para este artigo no primeiro ano será 12,32% a.a. e 0,010266667% a.m., e para o segundo ano 7,07% e 0,005891667% a.m.

A tabela 13 apresenta o resultado da simulação de valores do Fundo FIC Seleto LP e nela não está sendo considerado o desconto do imposto de renda.

Tabela 13 – Simulação Fundo FIC Seleto LP

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FIC FI RF Seleto LP R$ 50.568,75 R$ 51.143,97 R$ 57.268,60 Poupança R$ 50.347,92 R$ 50.698,25 R$ 54.338,55 CDB R$ 50.530,83 R$ 51.067,30 R$ 56.755,44

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FIC FI RF Seleto LP R$ 57.648,48 R$ 58.030,88 R$ 61.997,23 Poupança R$ 54.607,52 R$ 54.877,83 R$ 57.655,60 CDB R$ 57.101,17 R$ 57.449,01 R$ 61.046,12

:

:

Fonte: autora (2017).

Ao analisar a tabela do Fundo FIC RF Seleto, num prazo de dois anos há um montante de R$ 61.997,23e realizando o desconto do imposto de renda de 17,5% o valor atualizado passa a ser de R$ 59.897,71.

A figura 3 apresenta o gráfico do comportamento do rendimento do Fundo FIC Seleto LP comparado com investimentos poupança e CDB dentro do período de dois anos.

Figura 3 – Gráfico Fundo FIC Seleto LP

(19)

No gráfico acima podemos visualizar que o fundo de investimento possui o melhor retorno e a poupança é a opção menos viável.

4.4 QUARTO CENÁRIO: FUNDO SICREDI FI MULTIMERCADO PERFIL CLÁSSICO LP

O quarto cenário apresenta a simulação do rendimento correspondente ao Fundo FI Multimercado Perfil Clássico LP no valor de R$ 2.000,00. Conforme dados da tabela 8, o fundo apresenta característica de longo prazo, assim, a simulação será realizada no período de dois anos e o percentual de rendimento adotado será de 16,13% a.a., e de 0,013441667 % a.m. para o primeiro ano e, para o ano seguinte, os valores passam a ser 9,49% a.a. e 0,007908333 % a.m. A simulação realizada através da poupança para o primeiro ano será adotado o rendimento de 8,35% a.a. e de 0,006958333% a.m.; já para o segundo ano 5,94% a.a. e 0,00495 % a.m.

Segundo o site da Sicredi o percentual da remuneração do CDB é definido na contratação, todavia, o valor adotado para este artigo no primeiro ano será 12,32% a.a. e0,010266667% a.m. e para o segundo ano 7,07% e 0,005891667% a.m.

A tabela 14 apresenta o resultado da simulação de valores do Fundo FI Multimercado Perfil Clássico LP e nela não está sendo considerado o desconto do imposto de renda.

Tabela 14 – Simulação Fundo FIC Multimercado Perfil Clássico LP

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FIC MM Perfil Clássico R$ 2.026,88 R$ 2.054,13 R$ 2.347,55 Poupança R$ 2.013,92 R$ 2.027,93 R$ 2.173,54 CDB R$ 2.020,53 R$ 2.041,28 R$ 2.260,80

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FIC MM Perfil Clássico R$ 2.366,12 R$ 2.384,83 R$ 2.580,28 Poupança R$ 2.184,30 R$ 2.195,11 R$ 2.306,22 CDB R$ 2.274,12 R$ 2.287,52 R$ 2.425,92

:

:

Fonte: autora (2017).

A tabela 14 mostra que em um cenário de dois anos do Fundo FIC Multimercado Perfil Clássico LP apresenta o resultado de R$ 2.580,28. Se descontado o imposto de renda de 17,5% o acumulado passa a ser de R$ 2.478,73.

A figura 4 apresenta o gráfico do comportamento do rendimento do Fundo FIC Multimercado Perfil Clássico LP comparado com investimentos poupança e CDB dentro do período de dois anos.

(20)

Figura 4 – Gráfico Fundo FIC Multimercado Perfil Clássico LP

Fonte: Autora (2017).

No gráfico acima é ainda mais percebível que o fundo de investimento apresenta o maior retorno e, novamente, a poupança se torna o investimento com a menor rentabilidade.

4.5 QUINTO CENÁRIO: FI AÇÕES PETROBRAS

Por fim, o quinto cenário apresenta a simulação do rendimento correspondente ao Fundo FI Ações Petrobras no valor de R$ 5.000,00. Conforme dados tabela 9, o fundo apresenta característica de longo prazo, assim, a simulação será realizada no período de três anos e o percentual de rendimento adotado será de -34,49% a.a. e de -0,028741667% a.m. para o primeiro ano. Para o segundo ano, passam a ser 114,88% a.a. e 0,095733333% a.m., e para o terceiro ano 0,87% a.a. e 0,000725% a.m.

A simulação realizada através da poupança para o primeiro ano será adotado o rendimento de 7,94% a.a. e de 0,006616667% a.m.; para o segundo ano 8,35% a.a. e de 0,006958333% a.m.; e, para o terceiro ano,5,94% a.a. e 0,00495 % a.m.

Segundo o site da cooperativa o percentual da remuneração do CDB é definido na contratação, todavia, o valor adotado para este artigo no primeiro ano será 11,67% a.a. e de0,009725% a.m., para o segundo ano 12,32% a.a. e 0,010266667% a.m. e, para o terceiro ano, 7,07% a.a. e de 0,005891667 a.m. A tabela 15 apresenta o resultado da simulação de valores do Fundo FI Ações Petrobras e nela não está sendo considerado o desconto do imposto de renda.

(21)

Tabela 15 – Simulador Fundo FI Ações Petrobras

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FI Ações Petrobrás R$ 4.856,29 R$ 4.716,71 R$ 3.523,60 Poupança R$ 5.033,08 R$ 5.066,39 R$ 5.411,77 CDB R$ 5.048,63 R$ 5.097,72 R$ 5.615,74

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FI Ações Petrobrás R$ 3.860,93 R$ 4.230,55 R$ 10.554,69 Poupança R$ 5.449,43 R$ 5.487,35 R$ 5.881,36 CDB R$ 5.673,40 R$ 5.731,65 R$ 6.348,04

Investimento Janeiro Fevereiro Dezembro

Fundo FI Ações Petrobrás R$ 10.562,34 R$ 10.570,00 R$ 10.646,89 Poupança R$ 5.910,47 R$ 5.939,72 R$ 6.240,38 CDB R$ 6.385,44 R$ 6.423,06 R$ 6.811,68 : : : Fonte: autora (2017).

Ao analisar a tabela 15 do Fundo FI Ações Petrobras num período de 3 anos, percebe-se a maior rentabilidade, totalizando o valor de R$ 10.646,89. Entretanto, em caso de resgate, se faz necessário a dedução do imposto de renda, que neste cenário é de 15%. Assim, o novo montante passa a ser de R$ 9.799,86.

A figura 5 apresenta o gráfico do comportamento do rendimento do Fundo FI Ações Petrobras comparado com investimentos poupança e CDB dentro do período de três anos.

Figura 5 – Gráfico Fundo FI Ações Petrobras

(22)

No gráfico acima podemos observar o comportamento do fundo de investimento com períodos de baixa, representando um cenário de redução de capital e um período de compensação apresentando um retorno bem acima da média, se comparado com as demais formas de investimento.

5 CONCLUSÃO

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma análise de alguns dos fundos de investimentos oferecidos pela Cooperativa de Crédito Sicredi, comparados com investimentos tradicionais brasileiros mais conhecidos, como o caso da poupança e CDB, todos num mesmo período de tempo, assim demonstrando a sua rentabilidade e, consequentemente, estimulando os colaboradores a ofertarem essa modalidade de investimento aos associados da cooperativa.

É importante ressaltar que o investimento poupança não apresenta nenhuma taxa administrativa ou imposto de renda, mas o CDB, conforme o prazo é aplicado sobre os rendimentos, a dedução de imposto de renda em que a alíquota máxima é 22,5% e a mínima 15%. Nos fundos de investimentos de curto prazo possui incidência de imposto de renda de 22,5% a 20% e todas as despesas do fundo são debitadas diretamente do patrimônio do mesmo. Por esse motivo, a rentabilidade apresentada é liquida de despesas, mas de não de impostos e, o mesmo ocorre com os fundos de investimentos de longo prazo, o que diferencia é alíquota de imposto de renda que vai de 22,5% a 15%.

O primeiro cenário apresenta o estudo do fundo de investimento FI Invest Plus CP, tendo como resultado líquido o valor de R$ 1.059,37. No mesmo período, a poupança teve o resultado de R$ 1.061,04 e o CDB, descontando o imposto de renda, apresentou o resultado de R$ 1.058,43. Assim, percebe-se que a poupança apresentou o valor final mais atrativo, apesar de seu rendimento mensal inferior não há nenhuma tributação sobre os rendimentos, o que a torna um investimento de curto prazo mais viável.

O segundo cenário apresenta o estudo do fundo de investimento FIC RF Performance LP, que apresentou o resultado líquido de R$ 23.918,63. A poupança nesse mesmo período teve o resultado de R$ 23.062,24 e o CDB apresentou o valor de R$ 23.513,86, já descontado o imposto de renda. Nesta análise, o fundo apresentou o melhor desempenho, tendo um rendimento a mais de 11,52% se comparado com o CDB, e de 27,97% a mais se comparado com a poupança.

Para o terceiro cenário foi analisado o fundo de investimento FIC Seleto LP, que teve um resultado de R$ 59.897,71. Nesse mesmo período a poupança apresentou um acumulado

(23)

de R$ 57.665,60 e o CDB um resultado líquido de R$ 59.113,05, já descontado o imposto de renda. O fundo de investimento apresentou um maior retorno, tendo um rendimento superior de 8,61% se comparado com o CDB e de 29,12% se comparado com a poupança.

O quarto cenário apresenta o estudo do fundo FI Multimercado Perfil Clássico LP, que teve um resultado líquido de R$ 2.478,73. Nesse mesmo período a poupança resultou em R$ 2.306,22 e R$ 2.351,38 o CDB, já deduzido o imposto de renda. Nesta análise, o fundo de investimento teve o melhor desempenho, apresentando 36,24% de rendimento superior se comparado com o CDB e de 56,34% se comparado com a poupança.

O quinto cenário apresenta o estudo do fundo de investimento FI Ações Petrobrás, que apresentou um acumulado final líquido de R$ 9.799,86. A poupança, nesse mesmo período, teve um resultado de R$ 6.240,38 e o CDB de R$ 6.539,93. Nesta análise, foi constatado que o fundo de investimento FI Ações Petrobrás é um fundo que apresenta maior risco devido seu rendimento variável, a longo prazo são os que geralmente apresentam um maior retorno, o que ficou evidente nesta análise, pois no período de um ano o mesmo teve uma depreciação, mas no final do período analisado teve um rendimento superior de 286,97% em relação a poupança e de 211,69% em relação ao CDB.

Contudo, através da apresentação dos cinco cenários, torna-se possível afirmar que fundos de investimentos, apesar de pouca procura, apresentam resultados mais atraentes se comparados com os investimentos mais conhecidos, como o caso da poupança e o CDB, demonstrando assim, a necessidade do conhecimento desse produto por todos os colaboradores para a segurança e compreensão na oferta deste produto, trazendo a satisfação por parte dos associados.

REFERÊNCIAS

AVILA, Leandro. Poupança ou Fundo de Renda Fixa. Clube dos Poupadores. Rio de

Janeiro. 2016. Disponível em:

<http://www.clubedospoupadores.com/ferramentas/comparador-de-taxas-lci-lca-lft-cdb-fundos-di-e-poupanca.html>. Acesso em: 12 out. 2017.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. O que é cooperativa de crédito? Brasília: BCB, 201?. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/coopcred.asp>. Acesso em: 04 out. 2017.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Remuneração dos Depósitos de Poupança. Brasília: BCB, 2017. Disponível em: <http://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp>. Acesso em: 12 out. 2017.

(24)

BISSO, Claudio Samanez et al. Produtividade e eficiência no mercado de fundos de investimento no Brasil: uma abordagem comparativa. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira

de Finanças Brasil, 2016. 31 p. Disponível em:

<http://www.redalyc.org/pdf/3058/305850693001.pdf>.

COMO INVESTIR. Guia de Fundos. Disponível em:

<http://www.comoinvestir.com.br/fundos/guia-de-fundos/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 10 ago. 2017.

CONDEFERAÇÃO NACIONAL DE DIRIGINTES LOJISTAS. Poupança ainda é o Investimento mais utilizado pelos Brasileiros. Brasília: CNDL, 2016. Disponível em: <http://www.cndl.org.br/noticia/poupanca-ainda-e-o-investimento-mais-utilizado-pelos-brasileiros-mostra-spc-brasil/>. Acesso em: 12 out. 2017.

CONGO, Mariana. Investimento em CDB: entenda o que é, seus tipos e se vale a pena. Magnetis. São Paulo: Magnetis, 2017. Disponível em: <https://blog.magnetis.com.br/cdb-investimento/>. Acesso em: 05 out. 2017.

CVM. Principais documentos e informações dos Fundos de Investimento. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Imobiliários, 2017. Disponível em: <http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/fundos_investimentos/docume ntos_informacoes.html>. Acesso em: 16 out. 2017.

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogerio Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos Quantitativos e Qualitativos: um Resgate Teórico In Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, 4.208, Blumenau Artigo Cientifico. Blumenau Sem Li, 2008. V. 2, p.1-13.

GIACOMONI, Bruno Hofheinz. A Persistência de Desempenho dos Fundos Brasileiros

durante a Crise. In: XXXIV ENCONTRO DA ANPAD, 2010, Rio de Janeiro. 16 p.

Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/fin269.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

176 p. Disponível em:

<https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_ela borar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf>. Acesso em: 02 out. 2017.

MOREIRA, Daniela. 7 Curiosidades sobre a História da Poupança. Exame, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/economia/7-curiosidades-sobre-a-historia-da-poupanca/>. Acesso em: 12 out. 2017.

MOTA, Ronaldo Rodrigues. A Evolução do Mercado de Fundos de Investimento Imobiliários no Brasil no Período de 1994 a Março/2013 e a Utilização dessa Alternativa de Investimento para o Investidor Pessoa Física no Brasil. 2013. 114 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Fundos de Investimentos em Ações: como escolher melhor seu gestor. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2009.

(25)

PINHO, Diva Benevides; PALHARES, Valdecir Manuel Affonso. O Cooperativismo de Credito no Brasil – do século XX ao século XXI. Edição comemorativa. São Paulo: Editora Confebras, 2004, 342 p.

SICREDI. Investimentos. 2017. Disponível em: <https://www.sicredi.com.br/html/para-voce/investimentos/>. Acesso em: 03 out. 2017.

SILVA, E. L. MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

TRINDADE, João Antônio de Souza; MALAQUIAS, Rodrigo Fernandes. Análise de Desempemho de Fundos de Investimento de Renda Fixa e Renda Variável. Uberlândia: Facic/ufu, 2015. 17 p.

VARGA, Gyorgy. Índice de Sharpe e outros Indicadores de Performance Aplicados a Fundos de Ações Brasileiros. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, vol. 5, n. 3, 31 p., 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552001000300011&script=sci_arttext&tlng=es>. Acesso em: 10 ago. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Distribuição das armadilhas Moericke, Pitfall e McPhail para captura de himenópteros em área de produção de melancia no município de Baraúna-RN, (distribution of Moericke,

The hotel drew inspiration from the concept of the Star inn brand, which aims to meet the needs of its guests by focusing on the comfort and the high-quality of both the service

Como mencionado no início deste texto, a pesquisa que deu origem a ele tinha como objetivo geral entender, caracterizar e analisar as modalidades de disseminação internacional e

A) A explosão de entrada de estrangeiros no país (imigração) contrasta com o encolhimento na ida de brasileiros para o exterior (emigração). B) Os imigrantes são geralmente

Tais procedimentos são a base para a criação e desenvolvimento dos testes adaptativos informatizados e da geração automática de itens (duas vertentes dos testes informatizados) que,

Os resultados do Cenário 2, que combina intensifi cação produtiva e expansão da pecuária sobre vegetação nativa própria (sobre excedente de Reserva Legal), no caso das

É ainda importante destacar que os jovens identificados como isolados-agressivos apresentam níveis de Intimidade com Pares e Integração de Pares mais elevados que os

De modo geral, o glicerol, um subproduto da produção de biodiesel, pode ser utilizado como ingrediente energético de rações de suínos em crescimento e terminação até o nível de