• Nenhum resultado encontrado

MEMÓRIA INSTITUCIONAL E PRESERVAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA HEMEROTECA DIGITAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MEMÓRIA INSTITUCIONAL E PRESERVAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA HEMEROTECA DIGITAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MEMÓRIA INSTITUCIONAL E PRESERVAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA

HEMEROTECA DIGITAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO – PARANÁ.

Rubia Marcela Aparecido (C. U. INTEGRADO) - biblioteca@grupointegrado.br Resumo:

A importância de grandes instituições de ensino, que atrelam seu crescimento institucional ao crescimento socioeconômico da região onde estão inseridas, é fato concreto na literatura da área. Este crescimento mútuo, é uma relação muito clara entre o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Paraná e a sociedade onde se insere. A exposição à mídia impressa local, na figura de jornais impressos, fez com que a sociedade também fosse parte das atividades desenvolvidas pela instituição e noutras vezes que o caminho fosse inverso e a instituição desenvolvesse projetos que pudessem vir a amenizar problemas sociais. O resultado desta exposição midiática converteu-se em matérias jornalísticas impressas, cujas foram separadas, catalogadas e armazenadas, transformando-se numa vasta hemeroteca, cujos registros contam a memória da instituição através da mídia impressa, proporcionando um resgate histórico institucional ao longo de sua trajetória, mostrando seu desenvolvimento, importância regional, contribuição social e crescimento, com divulgação aberta à toda população. As duas últimas décadas do século XXI, foram fortemente marcadas, pela presença dos objetos digitais e sua evolução, culminando na presente era digital. Assim, viu-se a oportunidade de transferir as informações arquivadas em mídia impressa para a informação digital, resultando no projeto de transformação da hemeroteca existente na biblioteca central do Centro Universitário Integrado, numa hemeroteca digital, tendo a maior segurança que a preservação digital de documentos, em tese, pode proporcionar. Além de poder oferecer à população usuária, um maior e melhor acesso a esta hemeroteca, pois muitos deles, fizeram, e de alguma forma ainda fazem, parte desta história.

Palavras-chave: Gestão de documentos digitais; Memória institucional; Preservação digital;

Hemeroteca digital

Eixo temático: Eixo 6: Gestão de bibliotecas

(2)

Introdução

O Centro Universitário Integrado, está localizado na cidade de Campo Mourão estado do Paraná, com localização privilegiada, é cidade pólo da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), da qual fazem parte, vinte e cinco municípios da região centro-oeste do Estado do Paraná.

A importância de grandes instituições de ensino, que atrelam seu crescimento institucional ao crescimento socioeconômico da região onde estão inseridas, é fato concreto na literatura da área. Este crescimento mútuo, é uma relação muito clara para o Centro Universitário Integrado e a COMCAM, cujo, ao longo de seus trinta e três anos de existência, atua em prol desta comunidade.

Em cidades interioranas do estado do Paraná, os jornais locais tem atuação muito expressiva e fazem parte do cotidiano da sociedade. Ao longo de sua vida útil, estas mídias impressas, registram o desenvolvimento gradativo da região e conseqüentemente dos envolvidos neste processo.

O Grupo Integrado, iniciou suas atividades em 10 de outubro de 1986, nominado apenas como Colégio Integrado de Campo Mourão, Paraná. Porém, já havia entre seus fundadores o propósito de atuar como uma instituição de ensino comprometida com a educação, primando pela qualidade no ensino. Assim, a biblioteca da instituição, na pessoa de seus coordenadores, iniciaram um trabalho de seleção e armazenamento de recortes de jornais, com notícias que envolvessem o colégio e sua participação junto à sociedade.

Armazenadas ao longo dos anos, os recortes de jornais, transformaram-se numa vasta hemeroteca, cujos registros contam a memória da instituição através da mídia impressa local, proporcionando um resgate histórico institucional ao longo de trinta e três anos de trajetória desta instituição, mostrando seu desenvolvimento, importância regional, contribuição social e crescimento, divulgados aos usuários através do portal acadêmico.

As duas últimas décadas do século XXI, foram fortemente marcadas, pela presença dos objetos digitais e sua evolução, culminando na presente era digital. Assim, viu-se a oportunidade de transferir as informações arquivadas em mídia impressa para a informação digital, resultando no projeto de transformação da hemeroteca existente na biblioteca central do Centro Universitário Integrado, em uma hemeroteca digital, tendo a maior segurança que a preservação digital de documentos, em tese, pode proporcionar. Além de poder oferecer à população usuária, um maior e melhor acesso a esta hemeroteca, pois muitos destes usuários, fizeram, e de alguma forma ainda fazem, parte desta história.

(3)

Relato da experiência

Contextualização institucional e regional: Grupo Integrado

O Centro Universitário Integrado, está localizado na cidade de Campo Mourão estado do Paraná, com localização privilegiada, é cidade pólo da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), da qual fazem parte, vinte e cinco municípios da região centro-oeste do Estado do Paraná.

A fundação do Grupo Integrado como instituição de ensino, deu-se em 1986 com a criação do Colégio Integrado, atualmente, ofertando ensino de qualidade desde a Educação Infantil (Berçário) até o curso preparatório para o vestibular. Posteriormente, em 1998, agregou se ao Grupo Integrado, o início das atividades da Faculdade Integrado. Logo, tornou-se uma importante instituição de Ensino Superior, servindo de referência regional, atingindo seu ápice em 2017 quando foi transformada em Centro Universitário.

Hoje, oferece três unidades de ensino: Unidade Centro, abrange colégio, cursos de graduação e pós-graduação e núcleo de ensino EAD; Unidade Serviços, oferece serviços à comunidade com clínicas de aplicação de estudos e laboratório jurídico; Unidade Campus, oferta cursos de graduação e pós-graduação presenciais, com destaque para os modernos laboratórios de simulação realística, utilizados para o ensino de cursos ligados à area de saúde humana. Em toda sua estrutura oferta vinte e dois cursos de graduação presencial, inclusive medicina, um vasto portfólio de cursos com Ensino a Distância (EAD) e mais de cinqüenta cursos de pós-graduação (lato sensu), além de diversos cursos de extensão nas variadas áreas do conhecimento humano.

O Grupo possui uma das melhores bibliotecas universitárias da região, setorizadas em cada unidade, sendo pólo para pesquisas tanto de seus acadêmicos, quanto da comunidade pertencente à COMCAM. À biblioteca central cabe: todo o gerenciamento organizacional dos acervos; processamento técnico; disseminação seletiva de informação; formação e desenvolvimento de acervos em suportes diversos.

Hemeroteca digital: Tratamento informacional, digitalização e disponibilização

Ferreira, (2006, p.22) diz que “Um objeto digital começa por ser um objeto físico”, partindo deste pressuposto iniciou-se a digitalização dos recortes jornalísticos que compunham a hemeroteca, utilizando o formato Open

Archival Information System (OAIS), como modelo internacional de referência

(4)

Devido à extensa coleção, o processo de digitalização foi concluído no período de vinte e quatro meses, iniciando em 2014 com término em 2016, após este período a digitalização é feita semanalmente. O processo em sí, consiste em passar o recorte selecionado por um escaner modelo HP Scanjet G4050, onde as imagens são transformadas em formato Jpeg (*.Jpg) salvas em pasta padrão, compartilhada com o servidor de internet geral em campo reservado à biblioteca, onde as imagens são localizadas e transferidas para formato Word para edição. No processo seguinte, as imagens são tratadas e inseridas as informações de sua origem, como: título do jornal e data da notícia de veiculação. Após o tratamento informacional concluído, o arquivo é transformado em formato PDF, onde uma cópia fica armazenada no banco de dados da biblioteca central, e outra cópia segue para o setor de desenvolvimento e manutenção do site acadêmico, para ser disponibilizado no portal externo, pronta para ser acessada por seus usuários.

Objetivando atingir o maior número de usuários possíveis, até mesmo os que ainda não se familiarizaram inteiramente com constante evolução das novas tecnologias, pensou –se na disponibilização da informação utilizando um padrão de ferramenta de acesso simplista, cujo, não utiliza muitos caminhos para acesso, ou ainda, ter a necessidade de baixar arquivos para a recuperação da informação na hemeroteca digital.

A indexação de arquivos, assim como sua recuperação, é feita pelo ano de publicação, não há busca ou indexação por palavras chaves. Ao visualizar a hemeroteca, os anos de publicação são relacionados um após o outro em ordem cronológica crescente, cabendo ao usuário escolher o ano de visualização. Ao clicar na opção escolhida, as informações sobre o período são automaticamente reportadas à visualização do leitor, e todo o conteúdo informacional referente ao ano desejado, é carregado na tela para apreciação. A hemeroteca está hospedada, dentro do site intitucional do Centro Universitário Integrado, com acesso livre para qualquer usuário., conforme pode ser observado no link a seguir: http://www.grupointegrado.br/o-integrado/biblioteca

Conclusão

Preservar e disponibilizar as memórias institucionais constitui-se obrigação das instituições de ensino para com a sociedade da qual faz parte.

“É obrigação das instituições de ensino, principalmente das universidades, preservar e organizar os documentos produzidos no decorrer de sua trajetória, disponibilizando-os para consulta ddisponibilizando-os seus gestores, de modo a auxiliá-ldisponibilizando-os na tomada de decisão, bem como para a consulta do público interno e externo, viabilizando a realização de pesquisas (...)”.(MORENO; LOPES; DI CHIARA; 2011, p. 9).

(5)

Desta feita, observa-se uma grande conquista, no âmbito da preservação e disponibilização da memória institucional do Centro Universitário Integrado, quando desde sua criação, houve a preocupação de selecionar, e arquivar as atividades cotidianas publicadas em jornal impresso local, mais ainda, de se ater a importância de manter tal atividade ao longo do seu crescimento.

Manter a hemeroteca em atividade contínua, ao longo de seus trinta e três anos de atividade, possibilitou chegarmos à contemporaneidade tendo suas memórias preservadas, resultando num vasto material de rico conteúdo para a instituição e a sociedade que dela usuflui. A preocupação adequar-se à era digital, e disponibilizar seus resultados, reforça o comprometimento da instituição com a educação de qualidade perante à comunidade da qual faz parte.

Referências

FERREIRA, M. Introdução à preservação digital: Escola de engenharia da universidade do Minho, 2006. Disponível em: < http://eprints.rclis.org/8524/ >. Acesso em: 08 abril 16.

MORENO, N. A.; LOPES, M. A.; DI CHIARA, I.G. A contribuição da preservação de documentos e a (re) construção da memória. Biblionline, João Pessoa, v.7,

n.2, p. 3-11, 2011. Disponível em: <

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/10439 >. Acesso em: 17 abril 16.

Referências

Documentos relacionados

Flowers conspicuous, monoclinous, pedicels 4−10 mm long, covered with small brown stipitate glandular trichomes; calyx at anthesis 1−1.5 cm long, externally densely covered

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

The THDB-HTG board is designed to convert a High-Speed Terasic connector (HSTC) or a High-Speed Mezzanine connector (HSMC) I/Os to three 40-pin expansion prototype connectors,