• Nenhum resultado encontrado

Projeto Nomes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Nomes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CAPITULO 8

PROJETO NOMES

Carlos Alberto Parizzi

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

1996.

O Projeto Nomes foi idealizado em meados de 1996, ainda na campanha para as eleições municipais. O então candidato Jorge Roberto Silveira, antes dos Jogos Olímpicos que foram realizados naquele ano, resolveu criar projetos esportivos usando os nomes famosos de Niterói como uma forma de atrair as crianças da rede pública municipal de ensino. Foram chamados Lars e Torben Grael, juntamente com Marcelo Ferreira, para que desenvolvessem um trabalho, pioneiro no Brasil, voltado para o iatismo. A seguir vieram Fernanda Keller (triatlo) e Gerson de Oliveira Nunes (futebol). Os três seriam parte de uma estratégia para desenvolver um trabalho esportivo-social sem caráter de competição. Isabel, atleta da Seleção Brasileira de Voleibol, mesmo não sendo de Niterói, também foi sondada para desenvolver esta modalidade.

Terminada a eleição, Jorge Roberto, eleito prefeito, incumbiu o professor Carlos Alberto Parizzi e o presidente da então Empresa Niteroiense de Esportes, Lazer e Turismo (Enitur), João Medeiros, para estreitar a relação com os atletas Torben e Lars, Marcelo, Fernanda e Gerson, para começar a tirar a idéia do papel e pô-la em prática. Esses projetos mencionados fariam parte do que se batizou ‘Projeto Nomes’.

1997/98.

Foi feito o planejamento das ações e traçado o orçamento para procurar parcerias com a prefeitura que tornassem viáveis o projeto.

1998.

Em maio de 1998 foi estabelecido um convênio da Prefeitura com o Banerj, por meio da recém-criada Empresa Niteroiense de Esportes, Lazer e Turismo (Neltur). Assinado pelo Prefeito, por um diretor do Banerj e pelo presidente da Neltur, o projeto original contava com a abertura de um núcleo do Projeto Grael, um do Projeto Fernanda Keller e 12 núcleos do Projeto Gerson (um em cada uma das regiões das subsecretarias regionais da cidade). Como a dotação orçamentária não cobria os custos dos projetos, somente cinco, dos 12 núcleos previstos para o Projeto Gerson, começou suas atividades, juntamente com os outros dois núcleos dos outros projetos (Grael e Fernanda Keller).

1999.

Neste ano, o prefeito Jorge Roberto conseguiu que a Telemar também entrasse como parceira nos projetos, não em forma de convênio de patrocínio, mas como pagamento de suas instalações (caixas de serviço) na cidade. O contrato de pagamento dessas locações foi assinado pelo prefeito Jorge Roberto, pelo secretário de Fazenda Gilberto Veloso e pelo presidente da Telemar, por três (três) anos, a contar de 1999, portanto com término em 2001. Além desses, o Projeto Gugu (Carlos Augusto Bittencourt) já se desenvolvia, com patrocinador próprio, e dedicado à ginástica para a terceira idade na Praia de Icaraí. O conceituado médico de Niterói foi convidado a fazer parte do Projeto Nomes, assim como o nacional e internacionalmente renomado surfista Ricardo

Tatuí, no fechamento das negociações com o Banerj. Com a inclusão dos dois, completaram-se os projetos que hoje compõem o Projeto Nomes.

Com uma capacidade de aproximadamente 3 mil pessoas, entre idosos e crianças na faixa etária compreendida entre 7 e 15 anos, anualmente. O Projeto Nomes é o maior projeto esportivo-social que Niterói conheceu.

2004.

O Projeto Nomes passou para a esfera administrativa da Secretaria Municipal de Esportes. “O objetivo é facilitar a busca de patrocínio e a ampliação do atendimento.” (PROJETO..., 2004, p. 15).

Em 26 de abril a Prefeitura de Niterói assinou “um convênio de um ano com as instituições vinculadas ao Projeto Nomes.” (CARDOSO, 2004, p. 9). No momento da assinatura o Prefeito Godofredo Pinto avaliou: “a prática de esportes tem tudo a ver com o desenvolvimento de um cidadão crítico e positivo, além de preencher o tempo ocioso que pode levar os jovens a buscar o mundo do crime.” (Ibid., p. 9). Ainda segundo o Prefeito, “Niterói é uma referência no esporte por conta de tantos talentos que são revelados na cidade.” (Ibid., p. 9).

No dia 18 de setembro o Projeto Nomes completou seis anos de existência com evento na Praia de Icaraí. A festa realizou-se entre a Pedra de Itapuca ao trecho da Rua Pereira da Silva, “para mostrar ao público o trabalho desenvolvido pelos diferentes projetos.” (PROJETO..., loc. cit.).

(2)

Nomes de Peso compareceram à festa em Icaraí. “O Projeto Nomes, formado por Fernanda Keller (triatlo), Grael (iatismo), Gerson Nunes (futebol), Ricardo Tatuí (surfe) e Gugu (ginástica para a terceira idade), comemorou seis anos com muita atividade na Praia de Icaraí, que reuniu 8000 crianças.” (Ibid., p. 18).

2005.

“O Projeto TATUÍ estava em festa em 15 de dezembro e as alunas de Ricardo Tatuí, que participaram de atividades recreativas na água, receberam brindes como roupas, materiais esportivos e mochilas.” (FESTA..., 2005, p. 5).

“O canhotinha de ouro, a mulher de ferro, os irmãos que vivem do vento e o crustáceo surfista [...], atletas que também atendem por estes apelidos, integraram o Projeto Nomes, da Secretaria Municipal de Esportes que promove hoje [3 de dezembro] comemorações de fim de ano.” (HERÓIS..., 2005, p. 6).

“[...] Com o objetivo de remar a favor da maré, o coordenador do projeto, Axel Grael, anunciou que está tentando viabilizar com a Prefeitura e empresas privadas a iniciação do remo, nos cursos oferecidos às crianças.” [...] (PESSANHA, 2005, p.13).

“[...] Há cerca de três semanas, foi inaugurado no bairro o Niterói Va-a Clube. Comandada pelo instrutor Marcelo Depardo, a associação entrará para o Projeto Grael daqui a cerca de três meses.” [...] (DUARTE, 2005, p.13).

2006

. “Quando não está no mar disputando competições, o niteroiense de coração Torben

Grael, por exemplo, gosta de relaxar e desfrutar das belezas naturais da cidade ao lado da família e dos amigos. [...] Ao lado do irmão Lars e do amigo Marcelo Ferreira, Torben foi um dos idealizadores do Projeto Grael, responsável pela capacitação profissional de crianças carentes. É um projeto social que deu certo – ressalta o velejar. [...]” (DIAS, 2006, p. 17).

2007.

“Os cerca de 350 alunos de Projeto Grael – que oferece, gratuitamente, atividades ligada à vela, com o objetivo de popularizar o esporte – acabam de ganhar duas novas salas, que vão ajudar a incrementar os currículos de oficinas e cursos oferecidos. As aulas de fibra de vidro [...] passam a ser realizadas em local adequado, com todos os equipamentos necessários e espaço para receber embarcações esportivas. Os integrantes do projeto passam a contar também com aulas de informática. ” (BELMONT, 2007, p. 19).

“No dia 1º de setembro, às 9h, o Projeto Nomes, capitaneado pela Secretaria Municipal de Esportes de Niterói, irá comemorar, na Praia de Icaraí, Zona Sul da cidade, seu nono aniversário.” (BOSCHI, 2007, p.15).

“No apagar das luzes dos Jogos Pan-Americanos, cinco projetos sociais mantidos há nove anos por atletas de renome em Niterói ou por personalidades ligadas a atividades desportivas estão tendo seus contratos com a Prefeitura, questionados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).” (ALENCAR, 2007, p. 12).

“O Tribunal de Contas do Estado (TCE) ainda analisa os convênios assinados em 2005 e

prorrogados pelo município em 2006. [...] A Secretária de Esportes de Niterói, Dina Feijó, terá que provar ao TCE que os convênios do Projeto Nome não visam ao lucro das instituições que os desenvolvem – os Institutos Ricardo Tatuí, Canhotinha de Ouro, Fernanda Keller, Rumo Náutico e a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt. [...] Dina Feijó diz que o Projeto Nomes atende cerca de sete mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, e que o município tem total interesse em mantê-lo. [...] Essas instituições são entidades sem-fins lucrativos, administradas por pessoas de notoriedade pública na cidade e que sempre pautaram suas ações em princípios de lisura, ética e transparência, defende a Secretária.” (MARCH, 2007, p. 12).

“O Instituto Canhotinha de Ouro, que leva o apelido do ex-jogador de futebol [...] Gérson ensina futebol para crianças e jovens. Participam da escolinha cerca de 1.600 alunos, de segunda à sexta-feira. Gérson, contudo não acha que esta seja a melhor hora para festas. Eu acho que não está na hora de fazer festa. Estamos na expectativa de renovar o convênio e não sabemos por mais quanto tempo teremos verba da Prefeitura. É hora de botar a cabeça no lugar, pois nosso trabalho é sério e estamos ampliando o projeto, desabafa Gérson.” (PARA..., 2007, p. 15).

“Para Fernanda Keller, grande campeã niteroiense do triatlon, e fundadora de Instituto que leva o seu nome, não há como fazer concorrência, pois não existe outra Fernanda Keller. Atendemos cerca de 600 alunos. Trabalhamos com a inserção esportiva e social, o que dá oportunidades às pessoas. A Prefeitura está enfrentando um

(3)

problema burocrático com o Tribunal. Não quero pensar que não vamos conseguir renovar o convênio e garantir a verba, pois eu sou assim. Nunca fui para uma competição pensando que não ia ganhar, falou a campeã.” (PARA..., 2007, p. 15).

“A Fundação Carlos Augusto Bittencourt, que promove atividades de ginástica, principalmente voltados para idosos, atende cerca de 3.000 pessoas em trinta e quatro núcleos da cidade. O porta-voz do projeto, Gugu, disse que estudou o processo e constatou que tudo está dentro da lei.” (CONTINUIDADE..., 2007, p. 15). “Segundo a secretária, os convênios foram renovados por três meses para dar tempo de as pendências com o TCE serem resolvidas.” (MACH, 2007, p. 12). “O TCE nos fez uma série de exigências técnicas. Já respondemos e estamos aguardando o aceite dos documentos para assinarmos um novo contrato – explica a secretária municipal de Esportes, Dina Feijó.” (ALENCAR, 2007, p. 12).

“Aliviado com a prorrogação do convênio, o surfista Ricardo Tatuí, cujo programa atende aproximadamente 300 crianças carentes e recebe R$ 12 mil por mês da Prefeitura, acredita que o problema será solucionado. Foi um susto. Segunda-feira (amanhã), os alunos estão me esperando. Já pensou se eu lhes digo que não teremos como manter o projeto?” (ALENCAR, 2007, p. 12).

POUCAS SAUDADES

“Pouca gente sentirá saudades da gestão da secretaria municipal de esportes de Niterói. Pelo menos no que tange ao Projeto Nomes. Os convênios que deveriam estar renovados, entre as entidades responsáveis pela realização dos projetos e a prefeitura, não o foram até hoje. Sempre por desinteresse daquela administração. Os documentos apresentados pelas entidades perderam a validade. Todos tiveram que renovar a documentação. E isto não aconteceu somente uma vez.” [...] (PARIZZI, 2008, p.15).

RUMO NÁTICO

“[...] O Instituto Rumo Náutico fundado pelo campeão [...] Alex Grael ensina 380 alunos a velejar, de segunda a sexta-feira, nas Praias de Charitas e Jurujuba, das 8h às 17horas. Axel afirmou que o projeto irá prosseguir mesmo sem a renovação do convênio. Mas, se perdermos o apoio da Prefeitura, teremos uma redução de 40% e teremos que mudar a metodologia de atuação, falou Grael.” (CONTINUIDADE..., 2007, p. 15).

BONS VENTOS

“[...] A impressionante história dos Grael no iatismo foi eternizada ontem à noite, no Rio Yacht Club, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, com o lançamento do livro Bons Ventos: a

trajetória vencedora da Família Schmidt Grael, de

Rogério Daflon.” [...] “Axel Grael, irmão de Torbem e atual presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), i livro conta, em suas 104 páginas, o caminho percorrido pela família de origem dinamarquesa que chegou a Niterói na década de 20. O livro traz toda a

história de nossa família na vela. No primeiro capítulo, está a chegada de meu avô (Proben Schmidt) e no último, o projeto Grael (iniciativa da família através da qual crianças aprendem a arte de velejar e adquirem conhecimentos de relevo, das marés e do vento), explicou Axel.” (RAINER,2007, p.9).

“Satisfeito com as medalhas de bronze de Torbem e Lars nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, mesmo lutando contra um câncer Dickson [Grael] se empolgou e propôs ao Plaza Shopping, de Niterói, realizar uma exposição em homenagem aos feitos de seus filhos na Coréia do Sul.” [...] “Axel ficou impressionado com a disposição do pai, sobretudo depois que soube que ele escondera a doença da família. Dickson morreria dias depois da exposição. Axel colocou na cabeça que, se seu último desejo fora torna a velas um esporte ao alcance de todos, então ele, Torben e Lars fariam de tudo para transformado em realidade. A empreitada não poderia ter outro nome: Projeto Grael,. Que nasceria emoldurado pelo espírito idealista do pai. O Projeto Grael começou após a conquista das medalhas olímpica de Torben e Lars nos Jogos de Atlanta, em 1996, com o comprometimento da prefeitura de Niterói em leva-lo à frente. O projeto só foi posto em prática, porém, quando os irmãos montaram um primeiro núcleo na Praia de Charitas, em frente à favela Preventório, em 1998. Estacas de ferro formavam a base para uma lona bem semelhante à de circo. [...] Logo percebeu [Axel] que os alunos do projeto queriam e precisavam de muito mais de que aprender a velejar. Cursos profissionalizantes foram criados a fim de abastecer o mercado náutico: marcenaria,

(4)

mecânica e costura náutica, além das oficinas de fibra de vidro, refrigeração e elétrica-eletrônica. Aulas de geografia, topografia, meteorologia, oceanografia e meio ambiente.” [...] (DAFLON, 2007. p.92).

HOMENAGEM

“No próximo dia 30, o Projeto Grael receberá uma homenagem da Ordem dos Veleiros da Escola Naval.” [...] (GRAEL, 2007, p.90).

PROJETO GRAEL GANHA FINANCIAMENTO DA CCR

2008.

“O Projeto Grael, programa social e esportivo realizado em Niterói pelos medalhistas olímpicos Torben e Lars Grael, e Marcelo Ferreira, contará com uma substancial ajuda da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), que começará a fazer, ainda este mês, investimento em projetos da entidade.” [...] (MOTTA, 2008, p.14).

SITUAÇÃO ATUAL

AXEL E ERICK COMPLETAM 70 ANOS

2009.

Niteroienses, dia 30 de abril completam 70 anos. “Estudaram no Colégio Anglo-Americano, formaram-se em economia e passaram tudo o que sabem de barcos e velas para os três sobrinhos Torben, Axel e Lars Grael” (MONTEIRO, 4 abr. 2009. p. 6).

O Projeto Gerson foi convidado a participar do “Campeonato Carioca Sub-11, Taça Rio Bonito

UNIMED Leste Fluminense...”. (PARIZZI, 17/18 maio 2009. p. 11).

SÓ PODE SER BOATO

“Como já nos manifestamos aqui somos favoráveis à chegada a Niterói de um projeto social e esportivo em torno da ginástica.” [...] “Mas, o momento é de preocupação. Os repasses estão atrasados desde o ano passado e sem perspectivas de solução.” (GRAEL, 21 fev. 2009).

PROJETO GANHA MAIS NOMES DE PESO “[...] O prefeito Jorge Roberto Silveira vai convidar a velejadora Isabel Swams, medalha de prata olímpica; a veterana de salto em distância do salto em distância; e mais um atleta paraoímpico a ser indicado pela ANDEF”. (MONTEIRO, 4 out. 2009. p. 8)

SITUAÇÃO DO PROJETO NOMES

PROJETO GERSON

Objetivo: Escolinha de futebol. Quantidade de núcleos: sete (7). Capacidade: 1.200 alunos.

Profissionais envolvidos: 35 pessoas.

Entidade responsável: Instituto Canhotinha de Ouro.

Sede: Região Oceânica, em Campo Belo, em fase de construção.

Localização: Sede Administrativa: Ginásio Caio Martins.

Núcleo administrativo: Núcleo Concha Acústica: três (3) minicampos de futebol, dois (2) contêineres com gabinetes odontológicos, um (1) contêiner com gabinete médico, (1) um vestiário completo (masculino e feminino).

Núcleo Ponta D’areia (Praça da Ponta D’areia): um (1) minicampo de futebol-soçaite, um (1) vestiário completo (masculino e feminino).

Núcleo Barreto – (Centro de Esportes do Barreto): dois (2) minicampos de futebol, um (1) vestiário completo (masculino e feminino).

Núcleo Maria Paula (Praça de Maria Paula): um (1) minicampo de futebol, um (1) vestiário completo (masculino e feminino).

Núcleo Viradouro (Santa Rosa): um (1) minicampo de futebol, um (1) vestiário completo (masculino e feminino).

Núcleo Grota do Surucucu: um (1) campo oficial, um (1) vestiário completo (masculino e feminino) e um (1) miniginásio poliesportivo.

PROJETO GRAEL

(5)

Quantidade de núcleos: 2 (dois). Capacidade: 380 alunos.

Profissionais envolvidos: 17.

Entidade responsável: Instituto Rumo Náutico. Localização: Praia do Preventório (em frente à Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro - EsFAo). Tem sua sede no antigo hotel Samanguaiá, na Praia de Jurujuba, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494. O Projeto também tem uma sede em Maricá, no bairro do Boqueirão. Dispõe de 10 barcos optimist, dois (2) escaleres, dois (2) botes infláveis motorizados e materiais de salvamento.

Observações

As aulas de natação são ministradas às crianças na condição de segurança ao aprendizado e são realizadas na piscina da EsFAO.

São dadas aulas de carpintaria e marcenaria naval, com construções de pequenas embarcações.

PROJETO FERNANDA KELLER

Objetivo: Escolinha de Triatlo.

Quantidade de núcleos: dois (2). Capacidade: 600 alunos.

Profissionais envolvidos: 17.

Entidade responsável: Instituto Fernanda Keller. Localização:

Praia do Preventório (em frente à Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro – EsFAO). Possui um (1) contêiner como sede administrativa e para guarda de material.

Forte Barão do Rio Branco – Vestiários completos (masculino e feminino).

Dispõe de 40 bicicletas de performance, materiais de segurança e tênis de corrida.

Observação

As aulas de natação são realizadas na piscina da EsFAO.

PROJETO RICARDO TATUÍ

Objetivo: Escolinha de Surfe. Quantidade de núcleos: um (1). Capacidade: 300 alunos.

Profissionais envolvidos: 12.

Entidade responsável: Instituto Ricardo Tatuí Localização: Lagoa de Itaipu. Tem um contêiner para sede administrativa e guarda de material. Dispõe de 20 pranchas de surfe e material anexo.

PROJETO GUGU

Objetivo: Aulas de ginástica para a Adultos e Terceira Idade.

Quantidade de núcleos: 34. Capacidade: 3000 pessoas. Profissionais envolvidos: 23.

Entidade responsável: Fundação Carlos Augusto Bittencourt.

Localização: abrange diversos bairros.

Localização: Rua Presidente Baker, s./n., sala 05, Complexo Caio Martins, Icaraí (LOCAIS..., loc. cit.).

Pólos

1. Na Praia de Icaraí, em frente à Praça Getúlio Vargas, de segunda a segunda, das 8h30min às 9h30 min.

2. Na Praia de São Francisco, em frente ao Antigo Restaurante Acrópole, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

(6)

3. No Posto de Saúde Santa Rosa, em Santa Rosa, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h. 4. No Centro Social Urbano, na Ilha da Conceição, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

5. No Parque Palmir Silva, no Barreto, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

6. No Jardim Botânico de Niterói, no Fonseca, ginástica segunda a sexta, das 7h às 8h.

7. Na Associação de Moradores, Teixeira de Freitas, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

8. No Clube da Torre, no Largo da Batalha, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

9. Na Praça Tancredo Neves, em Maria Paula, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min à 9h30 min.

10. No Calçadão da Praia de Piratininga (Quiosque Loura Gelada), ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

11. Na Praça do Rink, Centro, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

12. No Centro de Saúde de Jurujuba, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

13. Na Praça João Saldanha, Santa Bárbara, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

14. Na Praça Raul de Oliveira Rodrigues, no Largo do Marrão, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

15. No Town Center, em Itaipu, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

16. No Colégio Dr. Memória, à Rua Noronha Torrezão, Cubango, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

17. No CIEP Caramujo, no Caramujo, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

18. No Prevetório, Charitas, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

19. No Centro Comunitário Vereador Paulo Henrique, Várzea das Moças, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

20. No Campo de São Bento, Icaraí, ginástica de segunda a sexta, das 17h às 18h.

21. No Hortifruti, à Rua Marquês do Paraná, Centro, ginástica de segunda a sábado, das 7h às 8h.

22. No CIEP do Morro do Cantagalo, Cantagalo, ginástica de segunda a sexta, das 7h às 8h.

23. No Clube 5 de Julho, Barreto, ginástica de segunda a sexta, das 8h30min às 9h30min.

24. Rua da Feira, na Engenhoca, ginástica de segunda a sábado, das 7h às 8h.

25. Na Associação dos Jornalistas, à Rua Visconde de Itaboraí, Centro, dança de salão, segundas, quartas e sextas, das 16h às 18h. 26. No Centro Social Urbano II, à Rua Coronel Gomes Machado, Icaraí, Núcleo de Teatro, quartas e quintas, das 16h às 20h.

27. No Centro Social Urbano II, à Rua Coronel Gomes Machado, Icaraí, de segunda a sexta, das 15h às 18h.

O Projeto GUGU mantém na televisão, NET Canal 36, aulas de ginástica de segunda a segunda, das 9h às 9h30 min.

REFERÊNCIAS

ALENCAR, Emanuel. O que será do amanhã? O Globo, Rio de Janeiro, 29 jul. 2007. Niterói.

BELMONT, Mariana. Projeto Grael ganha duas salas. O

G lobo, Rio de Janeiro, 15 dez. 2007. Niterói, p.19.

BOSCHI, Pedro. ‘Projeto Nomes’ faz nove anos. O

Fluminense, Niterói, 12-13 ago. 2007. Esportes, p. 15.

DAFLON, Rogério. Bons Ventos: a trajetória vencedora da Família Schmidt Grael. Rio de Janeiro: SENAC, 2007.

DIAS, Bruno. Belas praias e rica história são atrativos.

Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 nov. 2006. Niterói, p.

17.

DUARTE, Alessandra. Tradição polinésia chega às águas de Charitas. O Globo, Rio de Janeiro, 26 jun. 2005. Niterói, p.13;

(7)

CARDOSO, L. Convênio: parceria para ampliar atividades. O Fluminense, Niterói, 27 abr. 2004. Esportes, p. 9.

CONTINUIDADE mesmo sem apoio. O Fluminense, Niterói, 12-13 ago. 2007. Esportes, p. 15.

ESPORTES: nomes de peso na festa em Icaraí. O

Fluminense, Niterói, 19 set. 2004. p.1.

FESTA na Praia de Itaipu. O Fluminense, Niterói, 15 dez. 2005. Esporte, p.9.

FORMATURA em Jurujuba, O Fluminense, Niterói, 7 dez. 2005. Esporte, p.9.

GRAEL, Alex. Homenagem. O Fluminense, 27 out. 2007. Esportes / Rumo Náutico, p.9.

__________ . Só pode ser boato. O Fluminense, Niterói, 21 fev. 2009. Esportes / Rumo Náutico, p. 9.

HERÓIS de ouro, terra, vento e mar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 3 dez. 2005. Niterói, p.6.

LOCAIS do Projeto Nomes. Niterói: SEMES, 2005.

MARCH, Rodrigo. TCE quer saber se há lucro no ‘Projeto Nomes’. O Globo, Rio de Janeiro, 16 set. 2007. Niterói, p. 12.

MONTEIRO, Gilson. Os Gêmeos pioneiros do iatismo de ouro. O Globo, Rio de Janeiro, 4 abr. 2009. Niterói / Gilson Monteiro, p.6.

__________ . Projeto ganha mais nomes de peso. O

Globo, Rio de Janeiro. 4 out. 2009. Niterói / Gilson

Monteiro, p. 8.

MOTTA, Rafael. Projeto Grael ganha reforço. O Fluminense, Niterói, 23-24 mar. 2008. Esportes, p.14.

PARA Gérson não é hora de comemoração. O

Fluminense, Niterói, 12-13 ago. 2007. Esportes, p. 15.

PARIZZI, Carlos Alberto. A. Projeto Nomes. Niterói: [Prefeitura], 2003. Mimeografado.

_______________ . Poucas Saudades. O Fluminense, Niterói, 23-25 mar. 2008. Esportes / É brincadeira, p.15.

PARIZZI, Carlos Alberto. Estréia contra o Botafogo. O

Fluminense, Niterói, 17 / 18 maio 2009. Esportes, p. 11.

PESSANHA, Camila. Curso de remo no Projeto Grael.

O Fluminense, Niterói, 31 jan. 2005. Esportes, p.13.

PROJETO Grael atende alunos da Rede Pública.

TodoSport, Niterói, 1 set. 2004. p. 5.

PROJETO Grael completa seis anos e comemora juntamente com outras ações do programa Nomes. O

Globo, Rio de Janeiro, 12 set. 2004. Niterói, p. 15-18.

RAINER, Rodrigo. Família Schmidt Grael em festa. O

(8)

Referências

Documentos relacionados

(b) Se desejarmos colocar nossa hipótese em contato com linhas biológicas de pensamento, não devemos esquecer que a antítese entre masculino e feminino, que é introduzida pela

A responsabilidade da Associação se dá tão somente quanto ao pagamento dos reparos ocasionado pelo acidente (após aprovado em laudo técnico), não se

As luzes verdes presentes no modulo adaptador devem ser parcialmente ligadas quando a sonda estiver acima do cabeçote de uma agulha, e devem ser desligadas quando a sonda estiver em

Essa perspectiva alinha-se às necessidades do modelo de produção flexível, que não mais exigem qualificação para o trabalho, e sim empregabilidade, ou seja, uma

Se a função nãoo está activa, a reserva sanitária não se mantém na temperatura. O aparelho permite assegurar o conforto de água quente sanitária acumulando água quente

tema para monografia direito penal 889.. tema para

formas lingüísticas (sobretudo léxicas) entre línguas em contacto. A tendência normal dos empréstimos é serem absorvidos de maneira completa na nova língua depois

Neste sentido, para orientar a produção do seu Módulo, ou seja, a elaboração do material didático impresso com o conteúdo da disciplina pela qual você é