igarassu ninho deixou mais de R$ 6 milhões

Texto

(1)

igarassu ninho deixou mais de R$ 6 milhões

página a3

eleição 2016

Em Abreu e Lima, Katiana Gadelha cresce as chances reais de ganhar as eleições, em

Igarassu e Araçoiaba, Yves e Jogli têm aumentado o crescimento nas suas campanhas de rua

páginas B2 e B3

páginas a3

Evangélicos da AD têm seus

representantes para vereador

política

GG realiza

grande

caminhada, em

Mangabeira

página B1

Namoyr Lima

retira apoio à

candidatura do

Pr. Marcos José

e vota nulo para

prefeito

caderno B

apoio Pastor Roberto entre o Ev. Josival e o prof. Jailton Lima representante Pastor Roberto declara apoio a Ademar

Katiana Na Cohab, arrastou uma multidão de pessoas yves Recebe o apoio político do governador Paulo Câmara Jogli Acompanhado de sua militância nas suas caminhadas

N

esta eleição, os evan-gélicos da AD de Abreu e Lima e Igarassu têm seus dois representan-tes a vereador oficializados pelo Ministério da Igreja da Assembleia de Deus, apoiados pelo presidente da Instituição, Pastor Ro-berto José dos Santos, o evangelista Josival e o ve-reador Ademar de Barros, que é de Igarassu.

Ambos são membros da igreja e pretendem repre-sentar seu segmento na Câ-mara Municipal das duas cidades, que têm o maior número de evangélicos pro-porcional do Estado.

N

a reta final da campanha em Abreu e Lima, é visível o crescimento da candidatura da filha do ex-prefeito Je-rônimo Gadelha, Katiana 12, que nas suas caminhadas vem agregando um grande número de pessoas voluntárias, além de conquistar apoios políticos importantes. página B2

O

candidato Jogli Uchôa vem crescendo na intenção de voto para prefeito do município. Ele acredita na mudança e nos eleitores que desaprovaram a atual administração do prefeito Joamy. Jogli é apoiado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), e pelo dep. Antônio Feitosa (PR). página B3

N

o comício, no Loteamento Agamenon, o governador afir-mou que Yves e Ninho são a melhor opção para governar a cidade de Igarassu. Paulo Câmara disse ainda que eles são preparados, experientes e vão fazer uma grande gestão a par-tir do dia 01 de janeiro de 2017. página B3

Fotos: Divulgação

Campanhas crescem na reta

final das eleições majoritárias

a auto escola Cepa itapissuma dispõe de carros adaptados para pessoas com necessidades especiais

ABREU E LIMA

IGARASSU

ARAÇOIABA

Foto: Arquivo/FM

(2)

a2

Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com

folhametropolitanape@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

Folha Metropolitana | 25 de Agosto a 15 de Setembro de 2016

coluna da cÂMara de itaMaracÁ

sargento edson

O presidente Sargento Edson, teve aprovado, no mês de junho, o requerimento de nº. 50/2026, que requereu do prefeito Paulo Batista para que determine, através da secretaria competente, as seguintes providencias: 1 – Melhoria na qualidade de atendimento e no apoio ao idoso e suas famílias; 2 – Uma melhor atenção ao espaço destinado ao pessoal da terceira idade; 3 –Im-plantação de um espaço destinado ao acolhimento, pro-teção e convivência para idosos, especialmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social; 4 –elaboração por parte do poder executivo um programa de atendimento aos idosos em condições de não depen-dência, que possuem famílias sem condições de prover cuidados durante todo o dia ou em parte dele; Mantendo cuidados na alimentação, na higiene pessoal, orienta-ção nas atividades diárias como vestir-se, subir e descer escadas, controlar a própria medicação, manter sempre atividades culturais e de recreação.

celso das neves

A Mesa Diretora da Câmara de Itamaracá aprovou, por unanimidade, o requerimento de nº. 48/2016, de autoria do vereador Celso das Neves que solicitou do prefeito Paulo Batista, no sentido de tomar as provi-dências necessárias junto ao setor competente, bus-cando parceria com DER, visando à realização de obras com a finalidade de tampar os buracos existentes na PE – 01 (Estrada do Forte), principalmente o que se encontra em frente ao Armazém “Retoque Final”.

luQuinHa

A Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, em junho, o requerimento de nº. 53/2016, de autoria do ve-reador Luciano Rodrigues, que reivindicou da Prefeitu-ra tendo cumprindo as formalidades regimentais, aten-dendo o que preceitua o Regimento Interno da Casa, que seja feito apelo ao prefeito Paulo Batista de Andra-de, para que através da secretaria competente, realize serviços de recuperação da pavimentação (calçamento) da Avenida Rios, situada nesta cidade.

george augusto

O vereador George Augusto apresentou à Mesa Dire-tora da Câmara Municipal, em junho, o requerimento de

nº. 56/2016, onde solicitou do chefe do Executivo, para

que através da secretaria competente, realize serviço de recuperação do pavimento e limpeza em toda extensão da estrada que dá acesso à comunidade das Salinas (Chié), com padronização das lombadas ali existentes.

paulo gavão

A Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o requerimento de nº. 61/2016, de auto-ria do vereador Paulo Galvão, cumprindo as formalida-des regimentais, que seja formulado apelo ao prefeito Paulo Batista de Andrade, para que envie para aprecia-ção desta Casa Legislativa, Projeto de Lei referente à restituição das perdas salariais dos servidores efetivos deste município.

editorial

social

FÁBio da FarMÁcia

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio da Farmácia (PSB), realizou, com recursos próprios, a construção de uma ponte no bairro de Caetés III, inclu-sive com a colocação de um corrimão. Fábio atendeu à reivindicação dos moradores da comunidade, que tinham dificuldade de atravessar a antiga ponte danificada. Ele agradeceu o apoio do prefeito Marcos José da Silva.

rostan

O vereador Rostan apresentou à Mesa Diretora, no mês de março, uma indicação de sua autoria solicitando da Prefeitura de Abreu e Lima, por meio da Secretaria de Obras, investimentos em infraestrutura para Caetés I.

elton vasconcelos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal aprovou, no mês de agosto, a indicação de n º 038/2015, de autoria do vereador Elton Vasconcelos, em que reivindica da Prefeitura Municipal providências, no sentido de que seja construído o calçamento da extensão da Rua 88, do bairro de Caetés III, neste município.

Murilo do povo

O vereador Murilo do Povo teve aprovada, por unani-midade, a sua indicação de nº 041/2015, que solicita da Prefeitura de Abreu e Lima, através da Secretaria de Obras, o complemento do calçamento da estrada que dá acesso ao Porto Jatobá, porque os buracos estão trazen-do grandes transtornos à comunidade.

Marcos aurÉlio

O vereador Marcos Aurélio luta por investimen-tos na área cultural do município de Abreu e Lima. Ele, que é músico, é o principal defensor da cultura, na Câmara Municipal. O parlamentar tem apoiado e patrocinado vários eventos culturais e artísticos. Mar-cos Aurélio é o principal representante na Câmara da classe artística no município.

cÂMara Municipal de aBreu e liMa

Foto: Divulgação

conQuista Maguila consegue diminuir conta de energia

alunos do Projeto no Escurinho do Cinema: Eu e Papai

No último dia 13 de agosto, o Educandário Francisca Sales viven-ciou o Projeto no Escu-rinho do Cinema: Eu e Papai! Em comemora-ção ao dia dos pais. Foi uma manhã de muita

Foto: Divulgação

EFS homenageia os pais

Paulo Uchôa é a voz da oposição a Mário

voto: instruMento

de Mudança social

O voto é a realização plena da Democracia (o poder que emana do povo), é o instrumento social que ele-ge os nossos representantes para dirigirem o destino das cidades, dos estados e da nação. O voto também é um instrumento que pode melhorar ou piorar a vida da população, caso nós, eleitores, não escolha-mos conscientemente os nossos representantes.

Uma mau escolha de um candidato pode trazer consequências danosas para a vida das pessoas, como também uma boa escolha pode melhorar os rumos de uma nação, como mais investimento, por exemplo, na educação e saúde, áreas que têm sido defraudadas pelos maus políticos brasileiros. A so-ciedade passa por uma profunda crise política de moralidade, com os recentes escândalos de corrup-ção desencadeados pela Operacorrup-ção Lava a Jato.

Portanto, no próximo dia 02 de outubro, os eleito-res brasileiros têm pela frente a oportunidade ím-par de, com a ponto do dedo, utilizar da ferramenta do voto para mudarem o destino de sua cidade nos próximos quatro anos. Mas o eleitor precisa jul-gar os seus representantes, com consciência, tirar os maus políticos, permanecer com os bons e dar oportunidade a outros políticos. O voto, como ins-trumento de mudança social, é a autoridade que a Democracia concede ao povo para que o mesmo escolha.

RedaÇÃo

res da Contribuição de ilu-minação Pública (CIP), que é cobrado na conta de luz.

O vereador Maguila disse que a CELPE autorizou a redução da contribuição nas contas de energia, desde o mês de julho, para os consu-midores de Igarassu, em vir-tude da aplicação dos novos valores da CIP. No momen-to o valor da CIP cobrada na conta de energia é de até 35% do valor da conta. “Com a implantação da nova Lei, o valor médio da CIP ficou em 10%, e os comerciantes de pequeno e médio portes têm uma redução de 20%”, comemorou Maguila.

MAGuiLA rEDuz CoNtA DE

iLuMiNAção PúbLiCA PArA

CoMErCiANtES DE iGArASSu

Opinião

Política

A

Lei nº 049/205 elabora-da pelo vereador Ma-guila reduz em até 20% o valor da conta de luz, prin-cipalmente para os peque-nos e médios comerciantes.

Num momento em que a crise nacional afeta a vida financeira das famí-lias brasileiras, principal-mente, também, para os comerciantes, o vereador de Igarassu, Maguila conse-guiu aprovar , na Câmara Municipal, o Projeto de Lei de nº 049/2015 e que fosse efetivamente aplicada pela CELPE, que não estava sendo cumprida a Lei já em vigor que fixou novos

valo-alegria onde toda equi-pe junto com os papais EFS e os alunos pude-ram desfrutar desse momento de confrater-nização. Estamos mui-to felizes com o sucesso do projeto.

CNPJ: 10.212.097/0001-50 - R$ 100.00 CNPJ: 25.709.263/0001-03

(3)

Editor geral: Jailton Lima - jailtonlima43@gmail.com

folhametropolitanape@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

independente Namoyr está fora do pleito eleitoral deste ano

editor geral: Jailton lima - jailtonlima43@gmail.com

folhametropolitanape@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com

P

or não concordar com a forma de conduzir a campanha política e por não ser ouvido e respei-tado, o ex-pré-candidato a prefeito, Namoyr Lima, retirou o seu apoio à ree-leição do prefeito Marcos José (PSB) e do seu vice Dr. Marcos Siqueira (PC do B). O rompimento ocorreu, na sexta-feira, 9, logo após uma caminhada, em Cae-tés I.

Tal fato aconteceu vado pelos seguintes moti-vos: 1 Quando da negocia-ção de apoio de seu grupo

ao prefeito atual, ficou acertado os seguintes tópi-cos: a) participar da coorde-nação da majoritária, o que não aconteceu até a data de ontem (9); b) discrimina-ção por parte de membros da equipe do prefeito, que não possuem credibilida-de política e nem voto; c) falta de consideração por parte da coordenação ge-ral de campanha, do Sr. Djailson, que acertado dia e hora para encontro, para discutir problemas de cam-panha, o mesmo manteve o seu telefone desligado e

Foto: Arquivo/FM

Foto: Jaiton Lima/FM

deputado Severino Ninho

Foto: Arquivo/FM

atuação Paulo Uchôa é a principal voz da oposição

alunos do Projeto no Escurinho do Cinema: Eu e Papai O deputado federal e ex--prefeito de Igarassu, Seve-rino Ninho (PSB) esclarece à população os verdadeiros fatos que no final de sua ges-tão havia deixado um déficit nas contas da Prefeitura no final de seu governo, o que, segundo ele, a informação é mentirosa e não procede. O deputado explica, conforme extratos bancários do dia 31 de dezembro de 2008, em anexo, que deixou , em

cai-Ninho deixou mais de 6 milhões nas contas

da Prefeitura de igarassu, em 31/12/2008

Paulo Uchôa é a voz da oposição a Mário

xa, para o seu sucessor mais de 6 milhões reais.

Segue cópia do extrato bancário

O extrato bancário acima, emitido pelo Sistema Inte-grado de Administração Pú-blica, com cópia autenticada em cartório, visto e carimbo de Tribunal de Contas, mos-tra que Ninho falou a ver-dade na campanha de 2012. Ou seja, Ninho realmente

igarassu

inForMe

res da Contribuição de ilu-minação Pública (CIP), que é cobrado na conta de luz.

O vereador Maguila disse que a CELPE autorizou a redução da contribuição nas contas de energia, desde o mês de julho, para os consu-midores de Igarassu, em vir-tude da aplicação dos novos valores da CIP. No momen-to o valor da CIP cobrada na conta de energia é de até 35% do valor da conta. “Com a implantação da nova Lei, o valor médio da CIP ficou em 10%, e os comerciantes de pequeno e médio portes têm uma redução de 20%”, comemorou Maguila.

deixou r$ 6.670.417,84 (seis milhões, seiscentos e setenta mil, quatrocentos e dezessete reais e oitenta e quatro centavos) nas diver-sas contas da Prefeitura. VEJA CoM AtENção:

1. A data do extrato

(31/12/2008) está escrito no

lado esquerdo da parte de cima do mesmo.

2. Os números das con-tas, nome das agências e

sigla/nome dos programas públicos estão nas colunas à esquerda.

3. O saldo de cada conta, em 31/12/2008, está na últi-ma coluna à direita.

4. No final do extra está o saldo deixado em 31/12/2008

– r$ 6.670,417,84.

Análise e conclua se a verdade está com Ni-nho ou com seus calu-niadores.

Qualquer dúvida, é só se

O Vereador Paulo Uchôa (PDT) é considera-do um considera-dos parlamentares mais atuantes e também a voz da oposição ao governo Mário Ricardo nesta atual gestão. Sempre enérgico e determinado na fiscaliza-ção dos serviços públicos, e sempre denunciou, com provas, algumas irregu-laridades e “desmandos”, como ele diz nos seus dis-cursos. Paulo Uchôa vem exercendo as suas prerro-gativas de vereador, que

são legislar, reivindicar e fiscalizar os atos do pre-feito.

Paulo criticou, recente-mente, o desconto indevi-do nos contracheques indevi-dos servidores da Prefeitura que contraíram emprésti-mos com a Caixa Econômi-ca e Santander. “A Prefei-tura não está repassando aos bancos os valores de-vidos, o que se caracteriza apropriação indébita, que é crime; além de sujar os nomes dos servidores

jun-to SPC e SERASA. Isjun-to é um grande desmando”, criticou Uchôa.

Ele disse que é um dos poucos vereadores que cumpre seu papel de fis-calizar a coisa pública. Paulo vem denunciando algumas irregularidades da atual gestão, entre as principais, ele destaca o caso das quentinhas no va-lor R$ 32,90 cada, o IPTU com a propaganda pesso-al do prefeito. Vereador considerou a mais forte

Política

Dr. NAMoyr LiMA VotArá NuLo

PArA PrEFEito E rEtirA SEu APoio

à rEELEição Do Pr. MArCoS JoSé

roMpiMento

Namoyr alegou desorganização na campanha e a falta de pulso e compromisso do prefeito Marcos José

aBreu e liMa

nem ao menos deu retor-no para o cancelamento ou agendamento de nova reunião, “uma total falta de consideração para com a minha pessoa”; d) várias ligações realizadas para o pastor Marcos José, para o seu vice Dr. Marcos Siquei-ra e paSiquei-ra o seu coordena-dor de agenda Wellington Portela, as quais não foram atendidas e muito menos retornadas, “demostran-do uma total falta de in-teresse a minha pessoa e ao meu grupo político”. 2. Desta forma, o candidato

Namoyr Lima desiste do apoio à reeleição do pastor Marcos José, e diante dos fatos resolve a não apoiar nessa eleição para prefeito nenhuma destas candida-turas postas. “Pois, se de um lado temos a incompe-tência administrativa, do outro lado temos a corrup-ção ativa. E peço aos meus seguidores, simpatizan-tes, amigos e amigas que votem nulo nesta eleição para prefeito, e, assim o fa-zendo, demonstram sua re-volta com a política atual”, concluiu Namoyr Lima.

dirigir à Câmara de Vere-adores e solicitar acesso ao processo de prestação das contas de 2008, já aprovadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara de vereadores. O extrato se encontra nas folhas 470 e 471 do processo, ou seja, é documento oficial.

Em tempo, Ninho tam-bém deixou mais de 23 mi-lhões nas contas do Igaprev (Previdência dos servidores de Igarassu).

a denúncia da IDESNE( organização social que ge-rencia a saúde municipal) que foi contrata por R$ 17.400.000,00. “Entramos com uma ação no Ministé-rio Público Federal contra Prefeitura. Denunciamos também a retirada in-devida de R$ 10 milhões da Previdência Munici-pal dos servidores (IGA-PREV)”, afirmou Paulo Uchôa. Ele é candidato a com o número 12345.

(4)

a4

Folha Metropolitana | 25 de Agosto a 15 de Setembro de 2016

www.folhametropolitana.com.br

Geral

editor geral: Jailton lima - jailtonlima43@gmail.com

folhametropolitanape@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

CANDiDAto ENCAMPA o DESAFio DA

trANSPArêNCiA E CoMbAtE à CorruPção

CNPJ: 10.212.097/0001-50 - R$ 200.00 CNPJ: 10.212.097/0001-50 - R$ 300.00 CNPJ: 25.893.675/0001-38 CNPJ: 25.159.915/0001-39 CNPJ: 10.212.097/0001-50 - R$ 200.00 CNPJ: 10.212.097/0001-50 - R$ 150.00 CNPJ: 10.212.097/0001-50 - R$ 150.00

(5)

editor geral: Jailton lima - jailtonlima43@gmail.com

folhametropolitanape@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

Caderno

Folha Metropolitana | 25 de agosto a 15 de setembro de 2016

editor geral: Jailton lima - jailtonlima43@gmail.com

jornalfolhametropolitana@r7.com

Fale conosco: 81 3541.0501

B

renovação

O candidato a vereador Thiago Lira tenta conquista uma vaga na Câmara de Paulista

participa da

caminhada de

yves ribeiro

Jogli

uchôa avança

em Araçoiaba

na reta final

página B3 página B3

CANDiDAto ENCAMPA o DESAFio DA

trANSPArêNCiA E CoMbAtE à CorruPção

N

ão é novidade para

ninguém que a polí-tica tradicional está des-gastada com tudo o que vem ocorrendo no Brasil, nos últimos anos. A quan-tidade de corrupção e des-mandos vem tirando o in-teresse da população pela política. As pessoas estão acordando para o peso da corrupção na sociedade, visto que o dinheiro des-viado pelos envolvidos, falta na educação, na saú-de, na segurança, na in-fraestrutura e em diversas outras áreas de atuação do poder público.

No atual cenário polí-tico, desgastado e neces-sitando de uma grande renovação, uma das ban-deiras que mais desperta o interesse do eleitor é,

justamente, a transpa-rência do poder público e o combate à corrupção. Porém, para o candidato abraçar esta bandeira, é necessário muito preparo e já estar militando nesta área há algum tempo, se-não pode soar como opor-tunismo. Seguindo esta linha, surge no município do Paulista, uma candida-tura proporcional que traz as características deste trabalho da transparência e combate à corrupção. É a candidatura do jovem ad-ministrador Thiago Lira.

Formado em adminis-tração de empresas, auto-didata em Gestão Pública, capacitado em Transpa-rência e Acesso à Infor-mação pela Controladoria Geral da União (CGU),

apoio Ao centro, Thiago ao lado do ex-prefeito Ademir Cunha

caMinHada em Mangabeira congregou mais de 700 pessoas

com curso de Lei de Res-ponsabilidade Fiscal pela Escola do Legislativo e ca-pacitado sobre o Sistema Bancário e Lavagem de Dinheiro através do Banco Central (BC), ele começou seu trabalho de combate à corrupção em 2010 e, em 2014, idealizou e foi um dos fundadores da

primei-ra ONG anticorrupção do Norte/Nordeste - Fiscaliza Brasil | FISBRA - sediada na cidade de Paulista.

Com sua luta de com-bate à corrupção e pela transparência do poder público, conseguiu, dentre outras coisas, a aprovação da lei da transparência municipal em Paulista

e brigou pelo portal da transparência no poder legislativo municipal. Na sua visão, Thiago Lira acha que esta luta deve ser uma das lutas primá-rias dos políticos, pois aju-da a estancar o desvio de recursos, permitindo que o poder público tenha mais dinheiro para aplicar em ações necessárias para o bem estar das pessoas.

Através de um discur-so diferenciado, de uma campanha, segundo ele, focada no convencimento e nas discussões políticas, Thiago Lira vem atraindo diversos setores da socie-dade para dentro de sua campanha. Hoje, artistas, empresários, professores, sindicalistas, funcionários públicos e diversos outros

representantes da socie-dade paulistense abraça-ram a causa liderada por ele. Sua campanha de ve-reador é uma das surpre-sas no município e serve de espelho para os futuros eleitos, pois dá uma visão nova de como conduzir a política e de como traba-lhar com transparência.

Certamente a campa-nha de vereador do jovem Thiago Lira é a cara de uma política que está em mutação, renovando-se e buscando aproximação verdadeira com os anseios da sociedade. Pode ser o início de um novo tempo, com políticos preparados, que saibam o verdadeiro sentido da política e pos-sam transformar a nossa sociedade.

itapissuMa

Grande caminhada do vereador GG em Mangabeira

Considerado um dos par-lamentares mais atuantes da Câmara Municipal, o vereador GG (PSDB) é o re-presentante de Mangabeira, que, no dia 08, fez um arras-tão que reuniu mais de 700 pessoas, parecia mais uma caminhada de prefeito. O mesmo aconteceu no Distri-to de Botafogo, que congre-gou também uma multidão de cerca de 700 pessoas. Os moradores de Botafogo abraçaram GG, foi uma grande caminhada.

O vereador busca o seu segundo mandato na Câ-mara. Para prefeito, ele apoia José de Irmão Teca (PSD). José também par-ticipou do arrastão ao lado de GG. “José é a me-lhor opção para governar a cidade de Itapissuma. Estamos juntos com Zé”, comentou, acrescentando que ele será a continua-ção da gestão de Cal Vo-lia. Seu nº é 45678 e Zé é o nº 55.

Foto: Divulgação

Foto: Márcio André/FM

(6)

Folha Metropolitana | 25 de Agosto a 15 de Setembro de 2016

B2

editor geral: Jailton lima - jailtonlima43@gmail.com

folhametropolitanape@gmail.com

Fale conosco: 81 3541.0501

www.folhametropolitana.com.br

aBreu e liMa

E

leitores do município de Araçoiaba estão polarizados entre o atual prefeito Joamy e o ex-pre-feito Jogli Uchôa (DEM). Faltando menos de três semanas para o pleito eleitoral, a sensação que se tem nas duas campa-nhas é que os dois can-didatos estão nivelados e pode ser eleito qualquer um dos dois. Mas Jogli é um candidato de chega-da, pois ele representa a mudança, a renovação po-litica de Araçoiaba. Suas caminhadas políticas vo-luntárias têm arrastado muita gente pelos princi-pais bairros da cidade.

aBreu e liMa

igarassu

itaMaracÁ

caMinHadas Caetés Velho Multidão no bairro da Cohab caravana do 12 em Caetés II

eMoção Ao centro, Sargento Edson na caminhada do 15

retorno Ademar deve ser reconduzido à Câmara Municipal

renovação Ricardo tenta ganhar uma vaga na Câmara

CAMPANhA DE KAtiANA

CrESCE NA rEtA FiNAL

otiMisMo

Apoios à candidatura de Katiana agregam novas lideranças na

campanha eleitoral rumo à Prefeitura Municipal de Abreu e Lima

N

ão dá para contestar o crescimento efetivo da campanha de Katiana Gadelha (PDT) rumo à Pre-feitura de Abreu e Lima. É fato que o número de apoios políticos vem crescendo a cada dia, como a vinda dos vereadores Marinheiro, Herbert Varela, Rostand, Marcos Aurélio (PSDB), os ex-vereadores Sebastião Pereira, Zeferino, André da Universal, Carlinhos de Timbó, além também de apoio importantes como o

deputado Guilherme Uchôa (PDT), deputado federal Ni-nho (PSB), senador Arman-do Monteiro (PTB), Yves Ribeiro (PSB), entre outros. Mas há outro fato que forta-lece esse crescimento, que é a aceitação do nome de Ka-tiana nas ruas e nos bairro de Abreu e Lima. As cami-nhadas têm demostrado que boa parte da população tem simpatia ao nome da fi-lha do ex-prefeito Jerônimo Gadelha.

Jerônimo é o principal

arquiteto dessa candidatu-ra, que conseguiu congre-gar vários segmentos da sociedade e do meio políti-co. Segundo JG, a eleição de Katiana vai ser solução para resolver os atuais pro-blemas da cidade de Abreu e Lima, que está parada no tempo e no espaço. “Nós vamos ganhar essa eleição porque o povo quer mu-dança. E a mudança é com Katiana Gadelha prefeita. Ela é preparada e quer tra-balhar, e eu vou trabalhar

O presidente da Câma-ra de IgaCâma-rassu, Ademar de Barros (PR), deve ser um dos vereadores mais vota-do nesta eleição de 2016. Na última, ele foi o tercei-ro mais votado, com mais de 1.600 votos. Mas essa votação não vem por acaso, mas, sim, por ser um parla-mentar atuante e envolvido nas causas sociais do muni-cípio. Na Câmara, Ademar tem aprovado todos os pro-jetos de lei, requerimentos e indicações importantes para o bom andamento da gestão municipal.

Ademar de Barros tem sido um elo entre o Poder

Ricardo da Elshaday (PTN) desponta como uma futura liderança política em Igarassu, ao lado do prefei-to Mário Ricardo (PTB), com atuação destacada nos loteamentos Agamenon Magalhães, Rosa D’Itália e Flores de Igarassu. Co-mum trabalho social, volta-do para o fortalecimento da sociedade, da qualidade de vida dos moradores e uma atenção especial para a me-lhoria da infraestrutura, Ricardo vem desempenhan-do ações efetivas e assu-mindo novas bandeiras de luta pelo povo de Igarassu.

Candidato a vereador,

junto dela”, prometeu Jerô-nimo.

O ex-prefeito disse que agradece o apoio de todos os evangélicos, principalmen-te, da Assembleia de Deus. Katiana tem como vice o Pastor Marcelo, que é do Ministério da AD de Abreu e Lima. “Agradeço ao pastor Roberto e a todos os pasto-res. Nós sempre trabalha-mos em parceria com os evangélicos. E com Katiana não será diferente”, assegu-rou Jerônimo Gadelha.

Após um mês de campa-nha, o candidato Sargento Edson (PMDB), com seu vice Cabeludo (PCdoB), e seus correligionários têm percorrido os quatros can-tos da cidade para escutar as demandas do povo e também apresentar o seu plano de governo aos elei-tores. Edson tem falado dos principais pontos do seu programa de governo, além de ouvir sugestões que possam servir de sub-sídios. “Ouviremos o povo, seus desejos e necessida-des, faremos uma gestão participativa das quais muitas decisões serão to-madas com a participação do povo”, assegurou o can-didato.

Segundo Sargento Ed-son, uma gestão eficaz tem que ter a participação do cidadão, da transparência, da valorização do servidor público, ter uma educação

O candidato a vereador pelo PDT, Valdemar, está tentando, pela segunda vez, o mandato de verea-dor. Valdemar tem um tra-balho prestado na cidade de Abreu e Lima, principal-mente na área social. Ele é considerado um dos po-tenciais candidatos da co-ligação do PDT quem tem chances reais de ganhar uma das atuais 11 vagas da Câmara Municipal.

Executivo e Poder Legis-lativo, sempre com ha-bilidade equilibrando os debates da oposição e me-diando os conflitos exis-tentes. Por essas ações, ele tem sido considera-do pela sociedade como um dos parlamentares influentes e experiente. Atualmente, ele faz parte da base política do prefei-to Mário Ricardo (PTB). “É importante deixar as diferencias políticas de lado, e trabalharmos pelo bem-estar da população. É dessa forma que tenho trabalhado por Igarassu”, comentou o presidente.

Foto: Divulgação Fotos: Rogério Natanael

Foto: Arquivo/FM

Foto: Divulgação

Ademar tenta seu quinto

mandato como vereador

ricardo da Elshaday é um

líder comunitário atuante

Sargento Edson

intensifica campanha

Valdemar tenta

uma vaga na

Câmara

de qualidade, um sistema de saúde eficiente, incen-tivo à prática de esporte, à cultura, entre outros. “Nosso programa abran-gem todas essas áreas. Queremos posicionar a ci-dade como umas das me-lhores par se viver, como um dos principais polos turísticos e gerar emprego e renda para nossa gente”, garantiu ele.

Sargento Edson tem agradecido o apoio do vice--governador Raul Henry (PMDB), do deputado Fe-deral Jarbas Vasconcelos (PMDB) e dos vereadores Celso das Neves, Zé Elias, Diel, Luquinha e Paulo Galvão, além do apoio do ex-prefeito Rubinho Ca-tunda. “Sabemos da im-portância de cada apoio aqui recebido, com Deus, com vocês e com o povo, vamos seguindo rumo á vi-tória”, finalizou.

Cidades

Há mais de 35 anos que Valdemar trabalha com o ex-prefeito Jerônimo Ga-delha, que é um amigo particular. Valdemar é um simples e que gosta de aju-dar as pessoas mais caren-tes Ele é uma opção para quem pensa em renovação na Câmara Municipal. Para prefeita, ele apoia a candidatura de Katiana Gadelha (PDT), do 12. Seu número é 12345.

ele defende a implantação de uma clínica de atendi-mento e acompanhaatendi-mento psicológico para

dependen-tes químicos, no sentido de apoiar o processo de recu-peração dessas pessoas, que necessitam de um cuidado

especial e de atenção. Ri-cardo também defende a criação de um núcleo comu-nitário, com atendimento médico, assessoria jurídica e assistência família, como forma de ampliar o traba-lho que já vem realizando.

O deputado Federal João Fernando (PSB) conseguiu uma emenda parlamentar de R$ 350 mil reais, sua meta é obter a implanta-ção de um posto de saúde, fortalecendo a saúde dos moradores. “Estou pronto para enfrentar mais esse desafio. Sei que posso con-tribuir e não medirei esfor-ços”, afirmou Ricardo.

CNPJ: 10.212.097/0001-50 R$ 100.00

(7)

arrastão Centenas de pessoas participam da caminhada

convicção Yves Ribeiro acredita na força do povo de Igarassu

atuação Izaque ao lado de Mário Ricardo, no Centro de Saúde

JoGLi AVANçA NA FASE

FiNAL DA CAMPANhA

eleição

A campanha em Araçoiaba está polarizada entre Jogli e Joamy

araçoiaBa

igarassu

nota aBB

E

leitores do município de Araçoiaba estão polarizados entre o atual prefeito Joamy e o ex-pre-feito Jogli Uchôa (DEM). Faltando menos de três semanas para o pleito eleitoral, a sensação que se tem nas duas campa-nhas é que os dois can-didatos estão nivelados e pode ser eleito qualquer um dos dois. Mas Jogli é um candidato de chega-da, pois ele representa a mudança, a renovação po-litica de Araçoiaba. Suas caminhadas políticas vo-luntárias têm arrastado muita gente pelos

princi-pais bairros da cidade. ção tem recebido o calor O candidato da

oposi-www.folhametropolitana.com.br

aBreu e liMa

apoio Josival ao lado do pastor Roberto e o prof. Jailton

A eleição da A.B.B. será realizada no dia 06 de No-vembro de 2016, no horário das 08 às 17h.

Requisitos para a inscrição como membro das chapas:

1 – Requerimento para a Inscrição da chapa.

2 – Declaração Individual

Os evangélicos da As-sembleia de Deus Mi-nistério Abreu e Lima, com 64 templos na ci-dade, não ficarão sem um candidato que os represente na Câma-ra Municipal de Vere-adores. O Pastor pre-sidente Roberto José dos Santos apresentou o Evangelista Josival como candidato oficial da instituição religio-sa. Ele recebeu o apoio da Diretoria da Igreja e está sendo apresenta-do a todas lideranças, membros e congregados da Assembleia de Deus.

Josvial disse está dis-posto em representar sua igreja no Legisla-tivo Municipal como

Foto: Márcio André/FM Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Arquivo/FM

A Comissão Eleitoral da Associação Beneficente Betânia (A.B.B) , comunica a todos os associados que

se encontram abertas as inscrições para concorrerem as eleições da sua nova diretoria. Onde vocês

associados podem concorrer e participarem formando sua Chapa.

Ev. Josival é o

candidato oficial

da Assembleia

de Deus

da população que quer mudança e acredita no

seu trabalho como prefei-to, uma vez que com ape-na um ano e meio de ges-tão, Jogli conseguiu fazer uma boa administração, fazendo o município sair da herança deixada pelo prefeito anterior.

Jogli, caso eleito, vai investir na qualificação profissional dos jovens, para que eles possam en-trar no Mercado de tra-balho, fará investimos na educação e saúde; am-pliará o comércio local, dando condições para o crescimento econômico. “Faremos um governo participativo com a popu-lação, ouvindo suas ne-cessidades e sugestões”, assegurou o candidato.

vereador. “É uma hon-ra representar minha igreja. Não podemos deixar de ter a nossa marca na política, pois é um instrumento so-cial que pode mudar a vida de uma cidade, de um povo”, explicou o evangelista Josival.

Segundo ele, Assem-bleia de Deus tem força para eleger dois ou três candidatos evangélicos. “O nosso pastor está trabalhando para que na próxima eleição pos-samos ter mais de um vereador eleito”, ponde-rou, acrescentando que, para prefeita, ele apoia a candidata Katiana Gadelha e o seu vice, o Pastor Marcelo.

Governador participa da

caminhada de yves ribeiro

Vereador izaque Leite faz visita ao Centro da

Saúde da Mulher, em Cruz de Rebouças

A campanha de Yves Ri-beiro (PSB) vem crescendo na reta final da eleição. No dia 10, sábado, foi a vez do Loteamento Agamenon Magalhães receber a cara-vana do 40, com a presença de Yves Ribeiro, o deputado federal Ninho, o depurado estadual Guilherme Uchôa, candidatos a vereador e a militância.

As principais ruas do bairro ficaram lotadas com uma grande multidão. O palanque de Yves recebeu um apoio de peso. A pre-sença do governador Paulo Câmara (PSB) que veio à

O vereador Izaque Lei-te (PTB) comemora o bom

caminhada reforçar o dis-curso a favor do candidato a prefeito Yves Ribeiro. “Ele é a melhor opção para governar a cidade. Yves e Ninho são capacitados e experientes para muda-rem o destino do seu povo. Portanto, vamos às ruas pedir votos para o 40”, afir-mou Câmara.

No seu discurso, Yves disse que está confiante que o povo de Igarassu lhe dará mais uma oportunidade para governar o município junto. “Vamos vencer essas eleições com ajuda povo des-ta nobre cidade”, finalizou.

funcionamento do Cen-tro da Saúde da Mulher

Cidades

do Candidato que concorre ao cargo.

3 – Cópias do RG e CPF autenticado.

4 – 1 Foto 3x4 dos candi-datos.

5 – Declaração de Sócio da entidade.

6 – Declaração de próprio

punho que não participa de outra entidade ou ong.

7 – Seguir os requisitos do o Art. 22 do Estatuto:

I- A Nacionalidade Brasileira;

II- O Pleno Exercício dos Direitos Sociais;

III- O Registro Sócio

Eleitoral;

IV- A Idade mínima de 30 (trinta) anos para os cargos de Presidente e Vice--Presidente;

V- A Idade mínima de 20 (vinte) anos para os demais cargos da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal;

O prazo para a inscrição das chapas será de 06 de se-tembro até às 17h do dia 06 de outubro do corrente ano.

A Campanha Eleitoral só poderá iniciar após de de-ferida a inscrição da chapa pela Comissão Eleitoral.

A chapa inscrita deverá

ser composta por 09 (nove) membros, assim distribu-ído: Diretoria Executiva: Presidente, Vice-Presidente, 1º Tesoureiro, 2º Tesoureiro, 1º Secretario, 2º Secretario e Conselho Fiscal: Presidente, 1º Presidente e 2º Vice--Presidente.

Ivonete Pereira Barbosa, inaugurado em maio desse ano, que fica no Sítio Lira, em de cruz de Rebouças. O centro, que é especializado na saúde da mulher, aten-de, em média, 50 pacientes por dia, disponibilizando serviços nas áreas de gine-cologia, mastologia, citolo-gia colposcopia, psicolocitolo-gia e atendimento jurídico.

Segundo ele, o Centro da Mulher era um sonho antes mesmo dele chegar à câma-ra de vereadores. Atcâma-ravés do requerimento 057/2016, de autoria de Izaque Leite, o sonho pode ser

concretiza-do. “Estamos felizes porque as mulheres do bairro e de nossa cidade têm um aten-dimento digno e respeitoso que antes não havia. Agra-deço ao prefeito Mário pela sua gestão eficiente e que também nos atendeu em mais um pleito”, comentou.

O vereador informou que já se pensa em se implantar outro Centro da Saúde da Mulher em Igarassu. Izaque falou da importância da medi-cina preventiva e quanto se pode vencer a doença quando ela é diagnostica-da em tempo. “Queremos

melhorar a qualidade de vida oferecendo um aten-dimento de referência”, explicou, acrescentando que as pacientes que são diagnosticadas com algum tipo de tumor ou nódulos são encaminhadas de ime-diato para os hospitais de referência para começar o tratamento. “Para mim, é uma alegria vê essas mulheres tendo a oportu-nidade de se tratarem e se curarem dessa doença, que é uma das que mais matam as mulheres no nosso país”, concluiu Iza-que Leite.

(8)

Folha Metropolitana | 25 de Agosto a 15 de Setembro de 2016

Imagem

Referências

temas relacionados :