• Nenhum resultado encontrado

Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional

Ponta do Calabouço e adjacências: história, memória e patrimônio nos

450 anos da cidade do Rio de Janeiro

CHAMADA PÚBLICA DE TRABALHOS

A faixa de terra que avançava desde o pé do Morro do Castelo até as águas da Baía de Guanabara foi conhecida primeiramente como Ponta da Piaçava, sendo posteriormente consagrada como Ponta do Calabouço – em função da existência de uma casa pública para detenção provisória e castigo de escravos e militares. Essa área não pode ser mais vista, em função dos sucessivos aterros ali realizados, como o feito para a exposição comemorativa do Centenário da Independência e os que hoje correspondem à área do entorno do Museu Histórico Nacional (MHN).

Segundo Brasil Gerson, nas adjacências da Ponta do Calabouço foi que se desenvolveu o primeiro bairro da cidade, que a partir da instalação da Santa Casa da Misericórdia ficou conhecido como Bairro da Misericórdia. Foi a partir dele que a cidade cresceu nas várzeas entre os morros do Castelo, de São Bento, de Santo Antônio e da Conceição. O Bairro da Misericórdia teve, durante séculos, um protagonismo na história da cidade e do Brasil, tendo como seus principais vestígios históricos o conjunto arquitetônico constituído pelos vestígios do Forte de São Tiago, construído entre 1593 e 1603, a Casa do Trem, de 1762, e o Arsenal de Guerra, de 1764, que, hoje, abrigam o MHN, fundado em 1922 e tombado em 2001 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Existe ainda na área o complexo arquitetônico da Santa Casa da Misericórdia, remodelado entre 1842 e 1852, a Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso, de 1780, localizada no Largo da Misericórdia e um pedaço da antiga Ladeira da Misericórdia, um dos principais acessos ao Morro do Castelo. Como remanescentes vivos desse tempo, sobreviveram também as centenárias Figueiras-Religiosas plantadas em 1873 em frente à Santa Casa, na antiga Praia da Santa Luzia, atual Rua Santa Luzia.

(2)

Lançar um olhar analítico sobre essa área e seu patrimônio cultural, a começar pela própria história da fundação da cidade com a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, em 1565, está entre os principais objetivos do Seminário Internacional Ponta do Calabouço e Adjacências: história, memória e patrimônio nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Interessa refletir sobre a formação do seu tecido urbano, a constituição de suas edificações e a história social dos agentes que se sucederam nesse traçado de ruas e ladeiras, erguendo casas, sobrados, barracos e cortiços e neles vivendo, entre os quatro morros, assim como as modificações das feições da cidade levando-a também à mudança de suas funções, servindo à defesa do território, à expansão da fé católica, à prática de diferentes cultos religiosos, à residência, à administração pública e ao comércio.

O MHN é uma instituição que guarda uma importante coleção de objetos, de iconografia e de manuscritos sobre a história do Rio de Janeiro, portanto, o objetivo do evento é justamente possibilitar a reflexão e o debate sobre a trajetória dessa importante área urbana da cidade. Deste modo, os organizadores do Seminário Internacional têm o prazer em abrir a chamada pública para apresentação de trabalhos desenvolvidos por profissionais de museus, de pesquisa e pós-graduandos que tangenciem a proposta acima descrita e que permitam relacionar Arquitetura, História e Educação.

História

Os trabalhos de História da área do Bairro da Misericórdia e seu entorno a serem submetidos à seleção para o Seminário Internacional do MHN deverão abordar pelo menos um dos seguintes temas: Historiografia Carioca: a ponta do Calabouço e o bairro da Misericórdia em diferentes épocas da história da cidade do Rio de Janeiro, do século XVI ao XX. Os tempos urbanos e suas reconfigurações: - defesa militar da cidade; irmandades religiosas na cidade; as praças e os largos da cidade; morros da cidade; era das exposições; esplanadas e aterros; viadutos da cidade. Práticas e agentes urbanos: vida de porto, de mercado, de militares, de festas urbanas, de aeroporto, de estudante. Nos caminhos da cidade: espaços, lugares e percursos urbanos. Lembranças e esquecimentos, memórias da construção e da destruição do contexto e dos elementos urbanos entre o Calabouço e a Misericórdia. Educação

(3)

Os trabalhos de Educação e a área do Bairro da Misericórdia e entorno a serem submetidos à seleção para o Seminário Internacional do MHN deverão abordar pelo menos um dos seguintes temas: a cidade como plataforma educativa: usos sociais, temporalidades, leituras e projetos. Processos de ensino e aprendizagem construídos na relação entre memória, poder, cidade e museu. Memórias e esquecimentos na comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro. Os museus históricos como espaços educativos: sujeitos, projetos e narrativas. Experiências educativas: diálogos com a ponta do Calabouço e o bairro da Misericórdia. Análise de experiências e pesquisas sobre o aprendizado fora de sala de aula. Fontes e linguagens para educação e patrimônio, entre o tangível e o intangível: imagens, materiais didáticos, jogos, roteiros patrimoniais, aplicativos e mediações. A educação e o direito à cidade: desafios e possibilidades.

Arquitetura

Os trabalhos sobre a Arquitetura e o Urbanismo da área da Misericórdia, incluindo a Praça XV e entorno entre os séculos XVI e XXI a serem submetidos ao seminário deverão abordar o espaço físico e institucional da região dos seguintes pontos de vista: marcos identitários e poder constituído; significância cultural e historicidade; morfologias e linguagens arquitetônicas; intervenções urbanísticas e novos usos; paisagem cultural e centralidades; museologia urbana; e patrimônio e conservação integrada.

A submissão de trabalhos

Os trabalhos a serem submetidos à Comissão Científica do Seminário Internacional Ponta do Calabouço e Adjacências: história, memória e patrimônio nos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro deverão ser oriundos de resultados de pesquisas realizadas por profissionais de pesquisa, que preferencialmente lidem com acervos museológicos, ou de estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado em curso ou já concluído) e deverão dialogar com uma ou mais linhas temáticas propostas acima. Serão duas as modalidades de trabalho: 1º) apresentação de texto para debate em mesa-redonda composta de 3 participantes e um moderador e 2º) exposição de pôster com relato de pesquisa e seus resultados.

Texto: resumo expandido do trabalho em media com 2 mil caracteres, incluindo espaço, identificação do autor, instituição de estudo ou trabalho, endereço eletrônico

(4)

e breve notícia biográfica. Os resumos deverão ser enviados em arquivo doc. ou txt. para o endereço eletrônico seminariointernacionalmhn@gmail.com entre 19 de maio e 29 de junho de 2015.

Pôster: proposta de pôster que apresente o resumo da pesquisa, contendo seu recorte, seus objetivos, seus conceitos e metodologia, as fontes utilizadas e a contribuição científica, além de indicar materiais a serem apresentados: imagens de fontes, fotos de campo, gráficos etc. Deverá ser enviada também a identificação do autor, instituição de estudo ou trabalho, endereço eletrônico e breve notícia biográfica. As propostas de pôsteres deverão ser enviadas em arquivo doc. ou txt. para o endereço eletrônico seminariointernacionalmhn@gmail.com entre 19 de maio e 29 de junho de 2015

A avaliação dos trabalhos

Cada proposta de trabalho recebida pelo Comitê Organizador será encaminhada para avaliação a três membros do Comitê Científico.

A avaliação será realizada tendo como base os seguintes critérios:

1º) A pertinência da proposta aos temas sugeridos nessa chamada, assim como sua originalidade e sua relevância;

2º) O uso correto das referências bibliográficas e padrões éticos na produção de conhecimento científico, bem como a adequação à norma culta do português, do inglês e do espanhol, uma vez que essas serão as línguas aceitas para publicação e apresentação.

Após aprovação do resumo expandido, será solicitado aos autores o envio do texto completo, entre 10 e 15 laudas, que será publicado em português e inglês no Livro do Seminário Internacional, a ser lançado em 2016. Os textos deverão ser elaborados de acordo com a ABNT NBR 6023, usando notas de rodapé completas e sem lista bibliográfica ao final.

Os pôsteres aprovados deverão ser impressos em lona vinílica (0,95cm x 0,68cm) e serão requisitados aos autores com pelo menos uma semana de antecedência do evento, assim como os autores deverão estar disponíveis para o programa de exposição durante o evento.

(5)

Cronograma:

Chamada publica: de 19 de maio a 29 de junho. Avaliação: 1º a 12 de julho.

Divulgação das avaliações: 13 de julho.

Recebimento do texto completo (mesa redonda): 18 de setembro. Recebimento do pôster impresso: 25 de setembro.

Data do evento: 06 a 08 de outubro no Museu Histórico Nacional.

Contatos e endereço:

Museu Histórico Nacional – Departamento de Pesquisa. Aline Montenegro Magalhães e Rafael Zamorano Bezerra Tel: 55-21-3299-0338

Email: seminariointernacionalmhn@gmail.com

MUSEU HISTÓRIO NACIONAL. – Departamento de pesquisa. Praça Marechal Âncora, SN, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Brasil. CEP: 20021-200

Comissão Organizadora

Aline Montenegro Magalhães (MHN) Rafael Zamorano Bezerra (MHN) Comissão Científica

Dra. Aline Montenegro Magalhães (MHN) Dr. Rafael Zamorano Bezerra (MHN) Dr. Paulo Knauss (UFF)

Dra. Cêça Guimaraens (UFRJ) Dr. Carina Martins (UERJ)

Referências

Documentos relacionados

Por …m, apresentaremos uma revisão dos principais resultados sobre conjuntos controláveis para ações de subsemigrupos de grupos de Lie semisimples, nas suas variedades

2336 Revalidação automática para Registro de produtos Cosméticos RESTRIÇAO DE USO CONFORME MENCIONADO NA ROTU- LAGEM. CUIDADOS ESPECIAIS DE CONSERVAÇAO INDICADOS

§ 1º Caso não haja consenso, a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária realizará sorteio, em sessão pública, entre as respectivas associações e

As principais alterações funcionais pulmonares verificadas após o TMO são: doenças pulmonares obstrutivas, que se caracterizam por redução do volume expiratório

O primeiro Seminário do Programa de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC), implementado em Sergipe desde 2014, objetiva socializar experiências e vivências de coordenadores de

Algumas tabelas que criamos apresentam uma alta variabilidade, seja pela imprecisão de informação ou por uma rotatividade dessa. Estudando o lucro de uma empresa,

(D) O autor será excluído do processo caso não regularize a sua representação no prazo concedido pelo juiz para tanto. 10)Em determinada ação processada so(B) o

A campanha Dia da Independência no Facebook criou perfis reais para alguns dos personagens que participaram da independência do país, como Dom Pedro I, Dom João VI,