• Nenhum resultado encontrado

INDICADOR TIPOLÓGICO COGNI-MGR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INDICADOR TIPOLÓGICO COGNI-MGR"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 1

BREVE HISTÓRICO DA TIPOLOGIA JUNGUIANA

Embora concordemos que cada pessoa é única, podemos perceber que elas têm muitos aspectos comuns entre si. O psiquiatra suíço Carl Jung (1875-1961), ícone da psicologia analítica, elaborou uma das mais reconhecidas teorias sobre a personalidade humana. Em 1927, Carl Jung lança um de seus livros, “Tipos Psicológicos”, onde ele categoriza seus pacientes, e em consequência os seres humanos, em três critérios, que poderiam assumir duas posições opostas, criando oito tipos de personalidade diferentes. Através de suas observações concluiu que a personalidade humana é classificável e, muitas vezes, previsível. Jung identificou padrões na forma como as pessoas motivam-se, captam as informações e tomam decisões.

Na década de 50, Katherine Briggs Myers e sua filha Isabel Briggs Myers, eram diretoras de uma fábrica nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial. E tiveram que contratar várias mulheres, no lugar dos homens que saíram para o front. Elas começaram a observar grandes diferenças de comportamento entre elas, e conheciam o trabalho de Jung. Então pensaram em desenvolver um indicador (teste não, pois não eram psicólogas, nem psicometristas) que pudesse captar os tipos psicológicos nas pessoas, para que se pudesse encaixá-las dentro dos diferentes tipos psicológicos, para entender suas expectativas, comportamento, entre outras características descritas por Jung.

Estudando um pouco mais da teoria, e aplicando na prática, elas identificaram que havia mais um fator em jogo (o modo de vida), que alterava então toda a estrutura dos outros três. Organizaram os 16 tipos pelos critérios: Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção. O interessante é perceber que as palavras assumem características diferentes do que é usado normalmente. Por exemplo: extroversão, que no senso comum refere-se a alguém sociável e falante, mas na teoria junguiana identifica uma pessoa motivada pelas pessoas e coisas do mundo externo. Elas então criaram o indicador e chamaram-no de Myers Briggs Type Indicator, que é como ele é conhecido hoje em dia.

Na década de 70, David Keirsey, psicólogo americano, lançou um livro com um nome não muito pretensioso, pelo menos para os acadêmicos: “Please Understand Me”. Neste livro, ele criou os subgrupos citados abaixo, que ele chamou de Temperamentos. O modelo utilizado para os quatro temperamentos (contendo quatro tipos cada um), já havia sido usado no campo da filosofia, desde Galeno, e os gregos antigos, como Platão e Aristóteles.

(2)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 2

Este modelo do Keirsey uniu a teoria levantada por Jung, o critério extra desenvolvido pela família Myers Briggs e também a ideia delas do indicador, mais a teoria dos Temperamentos que vinha carregando diferentes nomes na psicologia, e definiu os quatro Temperamentos, que são definidos pela presença de duas letras específicas no tipo das pessoas:

SP: Sensorial Perceptivo (chamados Artesões) – Tipos: ISFP, ESFP, ISTP, ESTP. Seriam as pessoas que curtem o momento, e querem viver todas as oportunidades, e aceitam o que for colocado para eles.

SJ: Sensorial Julgador (chamados Guardiões) – Tipos: ISFJ, ESFJ, ISTJ, ESTJ. São os pilares da sociedade, e as pessoas que querem manter tudo como está sendo feito, os tradicionais.

NF: Intuitivo Sentimental (chamados Idealistas) – Tipos: INFP, ENFP, INFJ, ENFJ. São aquelas pessoas que vivem no mundo das ideias, sem se preocupar muito de que maneira vão executar qualquer plano de ação.

NT: Intuitivo Pensador (chamados Racionais) – Tipos: INTJ, ENTJ, INTP, ENTP. Desejam aprender acerca dos princípios abstratos ou leis naturais que descrevem a realidade, como também em descobrir a estrutura e função dos sistemas complexos do mundo (sejam sistemas mecânicos, orgânicos ou sociais).

(3)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 3

RESUMO DAS POLARIDADES

Seu tipo psicológico: ESTJ

SJ: Sensorial Julgador (Guardião)

Guardiões são pessoas sensatas, realistas e que são a espinha dorsal das instituições e os verdadeiros estabilizadores da sociedade. Eles acreditam em seguir as regras e cooperar com as autoridades. De fato, eles não se sentem nada bem em improvisar ou causar encrencas.

(4)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 4

ESTJ (Extroversão, Sensação, Pensamento, Julgamento), o “Supervisor”

Extrovertido, ativo, fidedigno. Eficiente, organizado e decidido. Gosta de administrar e dirigir. Ótimo para definir e aplicar políticas e procedimentos. Afirmativo, franco e direto. Preocupa-se em solucionar problemas. Responsável, esforçado, bom planejador. Consistente, pragmático e coerente.

Sua maior habilidade está na administração ou mecânica. É prático e realista e não tem interessa para assuntos para os quais não vê uso, mas pode aplicar-se à eles quando necessário. Gosta de organizar e manter atividades em funcionamento e tem dificuldade em considerar os sentimentos e os pontos de vista do outros.

Sentem-se responsáveis por tudo o que acontece e querem manter as coisas sob controle. Gostam de comandar. São bons para tomar decisões objetivas e esforçam-se para atingir seus objetivos e os da empresa. Gostam de enfrentar desafios e sabem como conseguir o que querem. Têm opinião definida sobre tudo e não costumam jogar conversa fora.

Você vive num mundo de fatos e de necessidades concretas. Sua cabeça está no presente, com sua mente analisando constantemente seu ambiente pessoal para garantir que tudo esteja funcionando bem e de uma maneira sistemática. Você honra as tradições e as leis, e tem uma clara noção de suas normas e crenças. O negócio é que você espera o mesmo dos outros, e acaba não tendo paciência nem compreendendo as pessoas que não valorizam esses seus sistemas. Valorizando competência e eficiência, você gosta de ver resultados rápidos para seus esforços.

Você é uma pessoa que gosta muito de assumir o comando das coisas, e é muito bom nisso. Com uma visão tão clara da maneira como as coisas deveriam funcionar, você assume cargos de liderança com naturalidade, usando de toda a sua autoconfiança e agressividade. Assim, você é uma pessoa extremamente talentosa em desenvolver sistemas e planos de ação, e capaz de ver que passos são necessários para se cumprir uma tarefa.

Você também pode ser muito rígido e crítico com as pessoas, pois possui valores tão fortes, acarretando numa tendência a se expressar sem reservas (sem “papas na língua”) se você vir que alguém não está se comportando ou produzindo à altura dos seus critérios. O lado bom

(5)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 5

disso é que pelo menos suas críticas são fáceis de entender, pois você vai direto ao assunto, fazendo comentários sempre muito honestos.

É importante ressaltar aqui que pessoas como você são os típicos cidadãos-modelo, os pilares da comunidade, pois você encara seus compromissos com seriedade, seguindo suas próprias normas de cidadania com rigor. Ao mesmo tempo, você é uma pessoa que tem prazer em lidar com outros e em se divertir, podendo ser bastante animada e divertida em eventos sociais—especialmente em atividades voltadas à família, à comunidade, ou ao trabalho.

Gostaríamos de avisar que você também precisa tomar um pouquinho de cuidado com sua tendência a ser rígido (duro) demais com as pessoas, e a ser detalhista ao extremo quando você está focado em algo. Como você põe tanto peso em suas próprias opiniões e crenças, é importante que você aprenda a valorizar mais as maneiras com que outras pessoas vêem essas coisas—você pode acabar aprendendo algo novo. E se você não der atenção ao seu lado sentimental, você pode também ter dificuldades, como a de não conseguir preencher as necessidades de intimidade das pessoas à sua volta, e, sem querer, acabar por magoá-las, fazendo com que se distanciem se você insistir em aplicar uma razão lógica a situações que reclamam a existência de uma sensibilidade emocional maior.

Vamos falar de estresse agora: quando abatido por uma situação estressante, você acaba freqüentemente se sentindo isolado das outras pessoas; sente-se como se você não fosse compreendido e valorizado o suficiente; como se as pessoas vissem seus esforços como nada mais que sua obrigação. Apesar de que normalmente você é bastante falante e não tem problemas para se expressar, sob estresse você pode ter dificuldades em transformar seus sentimentos em palavras, e, assim, em comunicá-los às outras pessoas.

Valorizando segurança e ordem social acima de tudo, você se sente obrigado a fazer tudo o que puder para melhorar e promover esses fatores: você corta sua própria grama, vota, participa das reuniões de escola do seu filho e da associação do bairro, e geralmente faz o que puder para promover a segurança pessoal e social sua e de sua família.

Como você também é uma pessoa muito esforçada, geralmente faz tudo o que acha que deve ser feito no seu trabalho, casamento e comunidade, gastando uma boa quantidade de energia nisso. Você é uma pessoa consciente, prática, realista, e confiável. Mas cuidado: ao

(6)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 6

mesmo tempo que você é muito responsável no cumprimento dos seus deveres para atingir e para defender suas metas e causas, você pode acabar tendo dificuldade de conseguir reconhecer ou valorizar a importância de qualquer meta que esteja além das que você já estabeleceu como práticas. Tente manter a mente um pouco mais aberta para reconhecer a importância prática dessas tarefas, e mais cedo ou mais tarde você acabará se surpreendendo pelo aumento de clareza e de segurança que isso trará para sua vida.

Recomendações para o trabalho:

Excelentes para definir procedimentos, políticas e atividades.

Usam o tempo e os recursos disponíveis com eficiência para atingir resultados imediatos e tangíveis.

Concentram-se em resolver problemas, tirar conclusões e tocar tarefas.

Esperam que os outros demonstrem competência, esforço e obediência.

São bons para detectar o que não está certo, o que é inconsistente e ineficiente.

Dispõem-se a enfrentar riscos calculados depois de pensarem cuidadosamente a respeito.

Gostam de trabalhar em ambientes formais, organizados, mas com grande variedade de pessoas.

São inflexíveis e firmes, mas justos.

Podem ser rígidos, implicantes e impacientes com aqueles que não seguem as suas orientações ou não prestam atenção aos detalhes que consideram importantes.

Respeitam os que se aliam a eles, que são bem informados, conhecem as normas e estão dispostos a assumir a responsabilidade pelas suas ações.

Tendem a ser viciados em trabalho e levam a si próprios e aos outros muito a sério.

Podem atropelar as pessoas no seu esforço de atingir objetivos.

O melhor conselho que podemos lhe dar é que você reconheça, desenvolva, e tire o máximo proveito das suas habilidades naturais, ao mesmo tempo que você aprenda a lidar com suas fraquezas. Para lhe ajudar nesse processo, elaboramos listas de itens que, em intensidades e

em ordens de importância diferentes, identificam o que você necessita para encontrar satisfação

(7)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 7

Se você preferir, marque os itens que se encaixam melhor com você. Assim você poderá voltar aqui no futuro e verificar que novas coisas você andou aprendendo sobre si mesmo!

Tiro o máximo proveito das minhas habilidades naturais quando posso:

Usar análise lógica

Resolver problemas

Tomar decisões

Agir de acordo com minhas decisões, e com rapidez

Direcionar, controlar, organizar e planejar

Criar ou trabalhar em estruturas e em processos eficientes

Gerenciar projetos

Trabalhar com colegas de trabalho que sejam competentes, independentes e que naturalmente cumprem suas tarefas

Criticar, discutir ou debater assuntos

Definir e cumprir prazos

Concluir trabalhos com eficiência

Definir ou aplicar regras e princípios a situações

Deixar questões emocionais e pessoais fora do ambiente de trabalho

Ignorar fatores subjetivos

Tomar decisões práticas

Planejar, delegar e agendar tarefas

Guiar e avaliar o progresso dos outros

Alcançar resultados

Completar tarefas que necessitam de altos padrões de qualidade

Melhorar a mim mesmo e aos outros

(8)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 8

Minhas limitações no trabalho são:

Impaciência com aqueles que não seguem procedimentos ou que ignoram detalhes importantes

Relutância em acolher idéias novas e ainda não testadas

Desconforto com ou resistência a mudanças

Pouca paciência com ineficiência ou processos que levam tempo demais

Atenção excessiva a necessidades presentes, esquecendo-se de lançar um olhar para o futuro

Tendência a trabalhar demais as pessoas supervisionadas por você, num esforço de atingir suas metas

Incapacidade de ver possibilidades futuras

Falta de sensibilidade sobre como outras pessoas serão afetadas por suas diretrizes e decisões

Dificuldade em ouvir opiniões opostas; você pode interromper a fala das pessoas com freqüência

Poder ficar dizendo às pessoas o que fazer e o que não fazer precipitadamente

Poder ficar confuso em situações de ambigüidade (não-objetivas)

Poder fazer com que outros se sintam humilhados por suas instruções detalhadas e por sua grande necessidade de controle

Freqüentemente ter a falsa expectativa de que outros pensam como você

Meu ambiente de trabalho ideal é um que:

Possibilita que eu cuide de detalhes e os organize

Defina expectativas, tarefas e resultados de uma maneira clara

Estabeleça procedimentos de operação padronizados

Possibilite que eu cuide de diversas tarefas, produtos e resultados

Ajude a manter a existência de estruturas existes

Possibilite que eu organize e administre pessoas e tarefas

(9)

R e l a t ó r i o i n f o r m a t i v o p a r a a b o r d a g em o r g a n i z a c i o n al P ág in a 9

É o mais estável e previsível possível

As habilidades e atividades que eu valorizo são:

Administrar pessoas, dados ou projetos

Analisar

Prestar atenção a detalhes

Tomar decisões

Avaliar

Observar

Organizar

Encontrar soluções práticas para os problemas

Raciocinar

Referências

Documentos relacionados

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Tendo como proposta interligar a memória com aspectos da vida cotidiana e valo- rizar a consciência sobre construção de identidades culturais nos visitantes, acredi- tamos que

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

• O exame citológico pode indicar o tipo e quantidade de bactérias envolvidas nas infecções de pele (Figura 3) • Bactérias fagocitadas no interior de neutrófilos são

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham