• Nenhum resultado encontrado

Como empresas locais podem cadastrar-se no SICAF (Sistema de Cadastro de Fornecedores)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como empresas locais podem cadastrar-se no SICAF (Sistema de Cadastro de Fornecedores)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Informativo nº 11/ Março 2010

Como empresas locais podem cadastrar-se no SICAF (Sistema de Cadastro de Fornecedores)

O Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto, para aquisição de materiais, prestação de serviços ou realização de obras, conforme previsto em legislaçao, tem por obrigatoriedade, a realização de processo licitatório através de pregão eletrônico e /ou outras modalidades existentes na lei 8666/93. Toda e qualquer empresa (local, regional, estadual) pode participar dos processos licitatórios desde que esteja cadastrada no SICAF - Sistema de Cadastramento de Fornecedores.

Para se cadastrar no SICAF a empresa deve fazer pré-cadastramento na internet, no endereço www.comprasnet.gov.br, no ícone acesso livre - sicafweb - fornecedor pj - incluir fornecedor. Nesse portal, poderá ser obtido o manual de cadastramento de fornecedores, no ícone: Ajuda - SICAF - Como se cadastrar? - Manual de Cadastramento de Fornecedores.

Após efetuado o pré-cadastramento, para efetivar o cadastro a empresa deve providenciar cópia da página preenchida e levar até o IF Farroupilha-Campus Santo Augusto juntamente com a documentação, as negativas e o formulário recibo de solicitação de serviço preenchido.

Para consultar outros órgãos cadastradores, entre no site www.comprasnet.gov.br (Ajuda - SICAF - Onde se cadastrar?).

Após efetuar o cadastramento no COMPRASNET, todos os fornecedores terão automaticamente ao seu dispor os seguintes serviços: Download do catálogo de materiais e serviços; Download de editais; Consulta Listas Classificadas.Após efetuar o cadastro no Comprasnet o empresário poderá entrar no link Acesso Seguro - Serviços aos Fornecedores - Dados Cadastrais - Controle de Usuário e Opção por Serviços, o usuário do tipo Administrador (*) poderá optar pelos seguintes serviços para ele e para seu usuário do tipo Comum (**): Consulta Situação SICAF; Pregão Eletrônico; Cotação eletrônica; Atualização de dados cadastrais no SICAF; Avisos de Licitações e Cotações por e-mail; Avisos de Vencimento de Certidões.

(2)

(*) Tipo Administrador: Usuário que fez o primeiro cadastramento da empresa no Comprasnet. Responsável pela opção por serviços e pelo cadastro, alteração ou exclusão de até 9 usuários comuns vinculados ao seu CPF/CNPJ.

(**) Tipo Comum: Usuário cadastrado no Comprasnet pelo usuário "Administrador".

Maiores informações no Campus Santo Augusto na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, Bairro Floresta, Santo Augusto/RS, no site www.sa.iffarroupilha.edu.br, ou pelo fone 55 3781 3555 ramal 217 falar com Denize Sott.

Abaixo, segue relação de documentos necessários para fazer o cadastro da empresa no SICAF:

Relação de documentos para NATUREZA JURÍDICA = 2 (Sociedade Limitada): Cédula de identidade e CPF dos Diretores/Gerentes.

Contrato Social e suas alterações.

Registro ou Inscrição na Entidade de Classe Competente. Inscrição CNPJ (atualizada).

Prova de Quitação com a Fazenda Federal (Secretaria da Receita Federal e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – Dívida Ativa).

Certidão Negativa do FGTS. Certidão Negativa do INSS.

Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis (vedada substituição por balancetes/balanços provisórios).

Certidão Negativa de Pedido de Falência/Concordada. Prova de Quitação com a Fazenda Estadual.

Prova de Quitação com a Fazenda Municipal.

Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver.

Cópia do termo de abertura e encerramento do livro diário, devidamente registrado na junta comercial.

OBSERVAÇÕES:

Em folha separada, deverá ser destacado os dados do balanço: Ativo circulante, Realizável a longo prazo, Total do Ativo, Passivo Circulante, Exigível a longo prazo.

As cópias, com exceção das extraídas pela internet, deverão estar acompanhadas dos originais para autenticação, ou estarem devidamente autenticadas.

(3)

Campus Santo Augusto promove atividades no dia Internacional da Mulher

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto realizou na parte da manhã uma carreata pelo centro da cidade com participação de servidoras e mulheres da comunidade. A carreata além de marcar a data, serviu também como um protesto contra a discriminação da mulher ao volante.

Também foram entregues como lembrança pela data, a todas as servidoras do Campus Santo Augusto, um sabonete decorado confeccionado pela Produtora Cultural Stela Paris.

Na parte da tarde, a partir das 16h, no salão de atos, a instituição organizou uma mesa redonda com o tema: “A Mulher na Atualidade, envolvendo alunas, mães de alunos, servidoras e convidadas”. Foram convidadas especialmente para a o evento a

vereadora do PMDB de Santo Augusto, Marlize Sperotto; a presidente do Conselho Municipal da Mulher e Extensionista Social Rural da Emater, Anemari Möbs; a Professora aposentada e ex-vereadora Nilva Cazarolli; e a professora aposentada e avó de uma aluna da Campus, Ana Aurora Gonçalves.

Professores do Campus participam de reunião da Rede Leite

Nos dias 10 e 11 de março os professores Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto, Edna Gonçalves, Otoniel Ferreira e Tarcísio Samborski participaram, no município de Bom Progresso, da reunião de abertura do ano 2010 da REDE LEITE.

A referida Rede iniciou no ano 2004, quando um conjunto de profissionais de instituições de pesquisa, extensão rural e de organizações sociais relacionados ao setor agrícola passaram a fazer reflexões conjuntas sobre os problemas da evolução da agricultura familiar na região noroeste do Rio Grande do Sul. Dessas reflexões surgiu a idéia de organizar ações

(4)

coordenadas de pesquisadores, extensionistas e associações de produtores, no sentido de contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar, tendo como foco dos trabalhos a pecuária de leite. Começava então a se constituir o Programa de Pesquisa-Desenvolvimento em

Pecuária de Leite, assim chamado na época.

Vários profissionais e instituições foram se integrando aos trabalhos, unidos pela forma de pensar e pela vontade de colaborar com a agricultura familiar e com o desenvolvimento da pecuária leiteira na região. Com o crescimento da equipe e consolidação dos trabalhos, decidiu-se chamar o Programa de REDE LEITE, visando assim facilitar sua identificação e divulgação. Atualmente são várias as instituições que estão integrando a REDE LEITE: EMATER/RS-ASCAR, EMBRAPA PECUÁRIA SUL, EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, UNIJUÍ, FEPAGRO, UNICRUZ, IF FARROUPILHA - Campus Santo Augusto, CESNORS/UFSM, COOPERFAMILIAR e COTRISA. A rede continua em construção, e, portanto, aberta para que outras instituições interessadas possam vir a se somar no trabalho.

Deve-se enfatizar que não se trata da criação de uma nova instituição, mas sim de um espaço de coordenação de atividades de extensão e pesquisa, onde dialogam agricultores, extensionistas e pesquisadores. Dessa forma, as instituições que compõem a REDE LEITE mantém sua autonomia, mas assumem responsabilidades definidas em conjunto.

O objetivo principal da REDE LEITE é contribuir para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas e agricultores.

Algumas preocupações em comum são: as dificuldades encontradas pelos produtores em gerir seu processo, a baixa rentabilidade econômica obtida por alguns produtores, a qualidade de vida das famílias de produtores e a não permanência dos jovens no meio rural.

Pró-reitoria de Extensão visita o Campus

Na manhã do dia 16 de março, integrantes da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal Farroupilha estiveram visitando o Campus Santo Augusto.

Na ocasião, o Pró-reitor Alberto Galli reuniu-se no auditório da escola com todos os servidores para explicar de maneira detalhada o Edital do Programa Institucional de

(5)

Licenciatura em Computação realiza Assembléia

Os alunos do Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto realizaram no dia 18 de março, às 19 horas, no auditório da instituição uma Assembléia Geral, para criação do Centro Acadêmico do curso.

Vale lembrar, que um Centro Acadêmico tem como princípios e finalidades representar e defender os interesses dos estudantes, promover e incentivar a integração entre os alunos assim como seu desenvolvimento científico, cívico, cultural, esportivo, político e técnico através da realização de congressos, cursos, debates, festas, palestras, seminários e torneios, aprimorando e complementando a formação universitária.

Servidoras do participam de Comissão de Concurso do IF Farroupilha

Nos dias 08, 11 e 19 de março, as servidoras do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, Anna Carolina S. Jardim e Michelen Andrighetto participaram juntamente com servidores de outros campi, na sede da reitoria em Santa Maria de reuniões da Comissão de Concurso do IF Farroupilha com o objetivo de elaborar as minutas de editais dos concursos para Docentes e para Técnicos Administrativos em Educação.

Na ocasião, as servidoras Anna Carolina e Michelen representaram os docentes e os técnicos administrativos do campus Santo Augusto, respectivamente.

Campus Santo Augusto realiza formatura

O Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto realizou no dia 20 de março, às 19 horas, no CTG Pompílio Silva de Santo Augusto, a formatura dos alunos dos Cursos Técnicos subseqüentes ao Ensino Médio em Agropecuária nas

habilitações em Agricultura, Agroindústria e Zootecnia e em Serviço Públicos.

O evento contou com a presença do Reitor Substituto do Instituto Federal Farroupilha, Jean Carlo Acosta Mendonça, bem como autoridades locais, equipe diretiva do Campus Santo Augusto, servidores, alunos e familiares.

(6)

Campus realiza Integração Esportiva

O Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto realizou no dia 27 de março, na AABB de Santo Augusto, um dia de Atividades Esportivas de

Integração. Na ocasião alunos, servidores e familiares puderam desfrutar de um ambiente agradável e descontraído.

Foram disputadas ao longo do dia as seguintes modalidades esportivas: Vôlei misto, Futsal Feminino e Masculino, Futebol 8, Truco e Tiro de laço de vaca parada. A participação nos jogos surpreendeu os organizadores do evento, pois os alunos compareceram em peso, mostrando assim a integração da comunidade escolar.

Professor do Campus Santo Augusto ministrará palestra em Getúlio Vargas

No dia 16 de abril o Professor do IF Farroupilha Campus Santo Augusto, César Eduardo Stevens Kroetz, Doutor em Contabilidade, ministrará palestra com o tema “Os impactos da responsabilidade social no sistema contábil” no 1º Encontro Regional de Contabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai – IDEAU, de Getúlio Vargas.

O evento acontecerá de 14 a 16 de abril no Campus II da Faculdade IDEAU localizada na Rua Jacob Gremmelmaier, 215, no Centro de Getúlio Vargas, e terá como tema “Contabilidade: Evolução, Tendências e a sua Importância para a Sociedade”. Maiores informações no site http://www.pmgv.rs.gov.br/ ou www.ideau.com.br.

Campus promove Grupo de conversa com Pais

A psicóloga Juliana Prediger e a pedagoga Marcia Schneider do Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto estão promovendo um grupo de conversa, desabafos, troca de experiências e orientações, focado principalmente no relacionamento pais e filhos.

Dessa forma, os Pais e mães de alunos do Campus Santo Augusto estão convidados a participar do grupo que terá o primeiro encontro no dia 07 de abril, quarta-feira, às 18h no auditório da instituição.

(7)

Tecnologia em Agronegócio realiza Assembléia

Os alunos do Curso de Tecnologia em Agronegócio do Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Augusto realizam nesta quarta-feira, dia 31 de março, às 20h45 horas, no auditório da instituição uma Assembléia Geral para fundação do Centro Acadêmico do curso, bem como, para a escolha do nome do mesmo.

Na ocasião deverão estar presentes os alunos do 2º e 4º semestre do curso superior de Tecnologia em Agronegócio, professores e representantes da direção.

Relação dos servidores que Receberam Diárias no mês de Março/2010:

* A Professora Anna Carolina Salgado Jardim recebeu diárias nos dias 08, 11 e 19 de março pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião com a Comissão de Concurso Público, representando o Campus Santo Augusto.

* O Professor Cristiano Nunes dos Santos recebeu diárias nos dias 10 e 24 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para Participar de reunião sobre o Regimento Geral do Instituto Federal Farroupilha.

* A Professora Denise Regina Pechmann recebeu diárias nos dias 12 e 29 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião junto à Pró-Reitoria de Extensão, sobre projeto PIBID, atendendo ao Edital 02/2009 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

* A Técnica em Contabilidade Denize Maria Sott recebeu diárias no período de 15 a 16 de março, pelo deslocamento ao Campus São Vicente do Sul, para realizar apropriações e pagamentos dos Restos a Pagar 2009, na UG do Campus São Vicente do Sul.

* A Professora Dionara Denize Cavinatto recebeu diárias nos dias 12, 17 e 24 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para Participar de reunião na Reitoria com a Comissão de Provas, sobre elaboração de concurso público 2010.

(8)

* A Professora Edna Nunes Gonçalves recebeu diária no dia 10 de março pelo deslocamento ao município de Bom Progresso, para participar do Encontro da Rede Leite, do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, com parceria da Emater, Embrapa, Unijuí e Cooperativas, representando o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* A Diretora de Ensino Janice Pinheiro Boeira recebeu diária no dia 15 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar juntamente com a equipe da Pró-Reitoria de Administração/Gestão de Pessoas, do fechamento das vagas do Edital de Concurso Público/2010 do IF FARROUPILHA.

* A Diretora de Ensino Janice Pinheiro Boeira recebeu diária no dia 24 de março pelo deslocamento às cidades de Três Passos, São Martinho e Miraguaí para participar de reunião com as direções das escolas destas cidades, com o objetivo de apresentar o Projeto de Estágio Curricular dos Alunos do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* O Diretor Substituto Joel João Carini recebeu diária no dia 15 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para juntamente com a equipe da Pró-Reitoria de Administração/Gestão de Pessoas, fazer o fechamento das vagas do Edital de Concurso Público/2010 do IF FARROUPILHA.

* O Diretor Substituto Joel João Carini recebeu diária no dia 19 de março, pelo deslocamento ao município de Santo Ângelo para participar de reunião na Universidade Regional Integrada - URI, para apresentar e explanar sobre os cursos do IF Farroupilha – Campus Santo Augusto.

* A Psicóloga Juliana Prediger recebeu diárias nos dias 22 e 23 de março, pelo deslocamento ao município de Alegrete para Participar no Campus Alegrete, de reunião com os responsáveis pela Assistência Estudantil dos campi do Instituto Federal Farroupilha, para tratar sobre os Regulamentos das Bolsas Permanência, Trabalho e Isenção. No dia 25 de março a servidora recebeu diária pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para tratar do mesmo assunto.

* O Técnico de Tecnologia da Informação Leonardo Matheus Pagani Benvenutti recebeu diária no dia 18 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião com os coordenadores dos Setores de Tecnologia da Informação do IF Farroupilha, para tratar das diretrizes do setor, bem como das demais atividades pertinentes ao mesmo, representando o Campus Santo Augusto.

(9)

* A Professora Márcia Hãfele Islabão Franco recebeu diárias nos dias 29, 30 e 31 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião com a Pró-Reitoria de Extensão, sobre projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, tendo como pauta seleção de bolsistas, cronograma de atividades dos coordenadores, plano de trabalho, e também participar da elaboração das provas de Informática/Programação Web para Concurso Público 2010 do IF Farroupilha.

* A Professora Marcia Rejane Kristiuk Zancan recebeu diárias nos dias 12, 17, 24 e 30 de março, e também 1º de abril, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da elaboração das provas da área de Língua Portuguesa, para Concurso Público 2010 do IF Farroupilha e Participar de reunião na Reitoria com a Comissão de Provas, sobre elaboração de Concurso Público 2010.

* A Pedagoga Márcia Maria Brisch Schneider recebeu diária no dia 31 de março pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar, de Formação Continuada Especial para Pedagogas do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor Administrativo Marcos José Andrighetto recebeu diárias nos dia 09 e 25 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião com o Pró-Reitor de Administração do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* A Produtora Cultural Maria Stela Paris recebeu diária no dia 31 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da apresentação do Projeto Educação pela Arte, do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* A Professora Mariléia Gollo de Moraes, recebeu diária no dia 24 de março, pelo deslocamento às cidades de Três Passos, São Martinho e Miraguaí para participar de reunião com as direções das escolas destas cidades, com o objetivo de apresentar o Projeto de Estágio Curricular dos Alunos do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* A Professora Mariléia Gollo de Moraes recebeu diárias nos dia 29 e 30 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da elaboração das provas da área de Técnico em Pedagogia, para Concurso Público 2010 do IF Farroupilha.

(10)

* A Técnica Administrativa Michelen Tatiane R. F. de C. Andrighetto recebeu diárias nos dias 08, 11 e 19 de março pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião com a Comissão de Concurso Público, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor Geral Orildo Luis Battistel recebeu diária no dia 02 de março pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da 1ª Reunião Extraordinária/2010 do Colegiado de Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor Geral Orildo Luis Battistel recebeu diária no dia 08 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião com o Reitor do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor Geral Orildo Luis Battistel recebeu diária no dia 12 de março pelo deslocamento ao Campus São Vicente do Sul, participar das programações relativas à visita do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Sr. Eliezer Pacheco, e da Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Srª. Maria do Rosário, ao Campus de São Vicente do Sul e ao Campus Avançado de Jaguari, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor Geral Orildo Luis Battistel recebeu diárias nos dias 14 e 20 de março, pelo deslocamento à Brasília, para participar de Curso de Formação de Gestores dos Institutos Federais, promovido pela SETEC-MEC (Justifica-se o pagamento de diária no dia 14/03/10 (domingo), devido ser o translado de ida de Santo Augusto até Porto Alegre para pegar o vôo para Brasília, e no dia 20/03/10 (sábado) por ser o translado de retorno de Porto Alegre à Santo Augusto).

* O Diretor Geral Orildo Luis Battistel recebeu diárias nos dias 22 e 23 de março Participar, pelo deslocamento ao município de Alegrete, para participar no Campus Alegrete da 10ª Reunião Ordinária do Colegiado de Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor Geral Orildo Luis Battistel recebeu diária no dia 29 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da 2ª Reunião Ordinária/2010 do Colegiado de Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha, representando o Campus Santo Augusto.

* O Diretor de Pesquisa Otoniel Geter Lauz Ferreira recebeu diária no dia 10 de março pelo deslocamento ao município de Bom Progresso, para participar do Encontro da Rede Leite, do

(11)

Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, com parceria da Emater, Embrapa, Unijuí e Cooperativas, representando o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* O Professor Raphael D’Acampora recebeu diária no dia 09 de março, pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar de reunião sobre PROEJA – Realização de Fóruns Regionais de Pesquisa e Experiências em PROEJA.

* O Professor Raphael D’Acampora recebeu diária no dia 24 de março, pelo deslocamento às cidades de Três Passos, São Martinho e Miraguaí para participar de reunião com as direções das escolas destas cidades, com o objetivo de apresentar o Projeto de Estágio Curricular dos Alunos do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* O Professor Raphael D’Acampora recebeu diária no dia 26 de março, pelo deslocamento à Santa Maria, para participar de capacitação para uso de telescópio no Planetário da UFSM, representando o IF Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* A Professora Sheila Magali Holz recebeu diária no dia 26 de março, pelo deslocamento à Santa Maria, para participar de capacitação para uso de telescópio no Planetário da UFSM, representando o IF Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* O Técnico em Agropecuária Sirineu José Sicheski recebeu diária no dia 10 de março para Levar o professor Cristiano Nunes dos Santos à Santa Maria na Reitoria, para participar de reunião sobre o Regimento Geral do Instituto Federal Farroupilha.

* A Professora Sirlei Rigodanzo Koslowski recebeu diária no dia 24 de março, pelo deslocamento às cidades de Três Passos, São Martinho e Miraguaí para participar de reunião com as direções das escolas destas cidades, com o objetivo de apresentar o Projeto de Estágio Curricular dos Alunos do IF Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* A Professora Tânia Jurema Flores da Rosa Aiub recebeu diária nos dias 30 e 31 de março pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da elaboração das provas da área de Língua Portuguesa, para Concurso Público 2010 do IF Farroupilha.

* O Diretor de Extensão Tarcísio Samborski recebeu diária no dia 10 de março pelo deslocamento ao município de Bom Progresso, para participar do Encontro da Rede Leite, do Programa de

(12)

Pesquisa e Desenvolvimento, com parceria da Emater, Embrapa, Unijuí e Cooperativas, representando o Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto.

* O Professor Vanderlei José Pettenon recebeu diária no dia 31 de março pelo deslocamento à Reitoria, em Santa Maria, para participar da elaboração das provas, para Concurso Público 2010 do IF Farroupilha.

Aniversariantes de Março:

JULIANI NATALIA DOS SANTOS 01/03 MARCO AURÉLIO VIEIRA 06/03

FERNANDA M. DE ANDRADE 18/03 MARLOVA BENEDETTI 22/03

Aniversariantes de Abril:

CLEUDSON JOSÉ MICHELON 1/04 FRANCISCO S. FLORES 17/04 TARCÍSIO SAMBORSKI 17/03 ORILDO LUIS BATTISTEL 22/04

LOANA MEGER DA SILVA RODRIGUES 22/04 SIRLEI RIGODANZO KOSLOWSKI 28/04 DENIZE MARIA SOTT 29/04

LEONI ROSANE RITTER 29/04

Carla Maron

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

Este porto apresenta um driver de saída semelhante ao existente no Porto 1 e, dado que uma das suas funções é colocar no exterior os 8 bits mais significativos do endereço nas

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

As viagens tinham como principal razão: principal razão: as peregrinações/ culto dos lugares as peregrinações/ culto dos lugares

Distribuições das deformações ao longo da sobreposição de uma junta com t = 5 mm e L = 12.5 mm, obtidas por modelos de EF com análises elasto-plásticas para a carga de

Assim sendo, no momento de recepção de encomendas é necessário ter em atenção vários aspetos, tais como: verificar se a encomenda é para a farmácia; caso estejam presentes