• Nenhum resultado encontrado

ENSINO FUNDAMENTAL II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENSINO FUNDAMENTAL II"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA

ALUNO(A): Nº

SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: TARDE ______/______/2019

ENSINO FUNDAMENTAL II GEOGRAFIA

AMERICA CENTRAL - 2

1- A visão estratégica dos Estados Unidos da América

sobre o Caribe

O mapa mostra a América do Sul e o Caribe na perspectiva do Comando Militar Unificado dos Estados Unidos da América.

Indique dois interesses econômico-estratégicos norte-americanos na região do Caribe.

___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ ___________________________________________ _____________

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Instruções: Para responder às questões a seguir, considere as informações que seguem.

O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, foi construído pelos Estados Unidos e esteve sob sua administração, até dezembro de 1999, quando foi devolvido ao Estado panamenho.

2- Os Estados Unidos da América construíram o

"Canal do Panamá", visando

a) garantir a independência e a autonomia econômica do Panamá, que passou a usufruir dos impostos sobre a circulação de mercadorias.

b) exercer o controle econômico e estratégico da América Central, no contexto da expansão imperialista.

c) perseguir os líderes dos movimentos comunistas e anarquistas nos países da América Central.

d) montar uma base militar no centro da América para proteger os interesses políticos das nações latino-americanas.

e) intensificar os transportes na região, facilitando assim a criação de polos turísticos.

3- Considere as seguintes afirmações sobre Cuba,

para assinalar a alternativa correta.

I. A visita do Papa João Paulo II a Cuba repercutiu favoravelmente sobre os Estados Unidos, que suspenderam o embargo comercial à ilha de Fidel Castro e marcaram data para desativar a base naval de Guantánamo.

II. Com o fim da União Soviética, Cuba perdeu seu parceiro comercial mais importante, perdendo posição, frente aos países que constituem centros turísticos e "paraísos fiscais", para as multinacionais localizadas nas Grandes Antilhas. Por essas razões, os índices que medem a qualidade de vida da população (IDH) são bem menores em Cuba que na maior parte de seus países vizinhos.

III. Localizada na América Central Insular, Cuba é o único país latino-americano que durante várias décadas rompeu com o domínio dos Estados Unidos e adotou um sistema socioeconômico diferente, baseado na propriedade estatal e no planejamento centralizado.

Dentre as afirmações acima, apenas a) I está correta.

b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) II e III estão corretas.

4- O Tratado do Canal do Panamá, assinado entre os

Estados Unidos e o Panamá em 1977, estabelece que, no dia 31 de dezembro de 1999, aquele Canal passará, definitivamente, para o controle panamenho. Considerando o aspecto geoeconômico, o Canal do Panamá é:

a) um istmo natural, ligando o Oceano Pacífico, o Mar do Caribe e o Lago Titicaca.

b) uma obra de engenharia que, diferentemente do Canal de Suez, foi concluída sem muita dificuldade e em tempo recorde, devido à topografia favorável da região.

(2)

c) um conjunto de três eclusas naturais que, conforme o movimento das marés, eleva as embarcações de um nível a outro.

d) uma travessia secundária ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico, porque a maior parte dos navios continua utilizando a rota do Cabo Horn para passarem de um oceano a outro. e) uma ligação estratégica entre os Oceanos

Atlântico e o Pacífico, de vital importância econômica para os EUA, à medida que, por ela, passam 70% de suas exportações e importações.

5- Em relação ao território mexicano, é correto

afirmar que

a) os climas desérticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e úmidos localizam-se nos localizam-setores sul e sudeste do país.

b) está livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectônica. c) a área aproveitável para a agricultura

representa mais de 70% de seu território. d) a proximidade com os Estados Unidos da

América favoreceu sua expansão territorial. e) a atividade industrial apresenta-se bem

distribuída e desconcentrada, coerente com uma rede urbana equilibrada.

6- Pertencem às Grandes Antilhas:

a) Cuba, Panamá e Honduras. b) Cuba, Barbados e Panamá. c) Cuba, Haiti e Jamaica.

d) Porto Rico, Costa Rica e Barbados. e) Cuba, Haiti e Honduras.

7- Situado nas Antilhas, com mais de 90% de

população de origem negra, com cerca de 75% de mão de obra concentrada na agricultura e baixíssimo padrão de vida. O texto fez referência: a) a Cuba. b) a Porto Rico. c) ao Haiti. d) à Jamaica. e) às Bahamas.

8- A inserção da região caribenha na

economia-mundo atribui novos papéis a determinados territórios, entre eles, os assinalados no mapa:

Acerca do papel desses territórios na economia-mundo é correto afirmar que são:

a) Complexos petroquímicos onde as corporações transnacionais refinam o petróleo extraído da Venezuela. e reexportam seus derivados para a Europa.

b) Economias primo-exportadoras especializadas na produção de bens agrícolas destinados ao mercado consumidor norte-americano. c) Enclaves geopolíticos onde estão localizadas

bases militares norte-americanas que controlam o fluxo naval e aéreo no Caribe. d) Paraísos fiscais onde legislações muito

permissivas em relação às atividades financeiras, permitem o livre fluxo de capitais entre os circuitos "legais e ilegais" da economia.

e) Zonas especiais de exportação onde se localizam estações de trabalho da indústria eletroeletrônica japonesa e norte-americana

9- O fim da ajuda da ex-URSS e o bloqueio econômico

imposto pelos EUA são, em parte, responsáveis pela crise econômica atravessada por:

a) Cuba. b) Albânia. c) Haiti. d) Ruanda. e) Polônia.

10- Assinale a alternativa INCORRETA sobre a

economia da América Central.

a) Vários países do Caribe têm o turismo como principal fonte de renda.

b) O açúcar de cana foi o responsável pela entrada do Caribe na economia dos séculos XVII e XVIII.

(3)

c) Embora situados em regiões de clima quente, seus países não participaram do comércio mundial de frutas tropicais.

d) Algumas de suas ilhas se transformaram em "paraísos fiscais" com legislação ultraliberal. e) A bauxita é a grande exportação da Jamaica, colocando o país nos primeiros lugares do mundo.

11-

Fidel Castro tornou-se uma figura incômoda aos interesses norte-americanos na América Latina. Seu carisma pessoal e seu poder de comando foram fatores primordiais para que o socialismo em Cuba se consolidasse e para que, mais recentemente, tivesse forças para implantar medidas que permitissem a Cuba suportar os impactos socioeconômicos da desintegração da URSS e do embargo econômico norte-americano.

Essas medidas passam pela redução da dependência da economia cubana ao seguinte fator:

a) produção de cana-de-açúcar e de tabaco com vistas ao mercado externo

b) entrada de divisas e de valores culturais estrangeiros decorrentes do turismo

c) refino e posterior exportação do petróleo importado de outras nações do Caribe d) importação de produtos manufaturados e de

tecnologia dos antigos países socialistas do leste asiático

12- "Você está sozinho como eu? Quer alguém para

conversar? Ligue 1 - 800 - CAMARADINHAS! As telefonistas o esperam. Ligue já!". A Charge do "USA Today" ironiza o isolamento do presidente Fidel Castro na figura a seguir.

Diante da difícil situação, desde 1991, quando o governo russo resolveu suspender os compromissos assumidos embargando as importações, e diante da necessidade de adaptar o país à nova realidade mundial o governo cubano

a) abre suas portas para o capital internacional em vários setores, inclusive no das telecomunicações, do petróleo, da indústria automobilística, e eleva o turismo à condição de maior atividade econômica.

b) ameaça o governo americano com a abertura da emigração, o que poderia levar milhões de cubanos, empobrecidos pelas condições do embargo econômico, às cidades americanas, agravando os problemas sociais dessas cidades.

c) continua resistindo às pressões internacionais, utilizando como argumento sua localização geográfica estratégica, passagem obrigatória para navios vindos do Atlântico, que queiram atingir o canal do Panamá e o Golfo do México. d) está diversificando suas atividades e

exportações, sem prejudicar seus projetos sociais, principalmente nas áreas de saúde e educação, pelos quais Cuba se destaca na América Latina.

e) já admite uma adesão ao neoliberalismo, uma abertura política, com direito a partidos políticos de oposição, à livre imprensa e à convocação para eleições democráticas, a exemplo da maioria dos países latino-americanos.

13- A charge ridiculariza as condições econômicas da

Ilha de Cuba.

Sobre o assunto é correto afirmar que:

1- A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva, formas socialistas de produção e de repartição e por, aí, eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento. No entanto, a democracia popular concretizou-se de

(4)

2- Atualmente, a maior parte do PIB cubano provém da indústria, comércio e dos serviços, e a população ativa empregada no setor primário é menor que a empregada do setor secundário. Contudo a agricultura continua a cumprir papel decisivo na economia do país.

4- Cuba exibe os indicadores vitais mais altos em toda a América Central, com 13% e 60%, de mortalidade infantil e analfabetismo, respectivamente. Esses dados refletem a distribuição de renda muito equitativa vigente na ilha.

8- A agricultura continua a ocupar papel crucial na economia cubana porque contribui com a maior parcela das exportações do país, funcionando como instrumento básico para o ingresso de divisas.

16- O fim da ajuda soviética e o bloqueio comercial norte-americano tornam ainda mais importantes, do ponto de vista estratégico, as divisas obtidas através das exportações do setor agrícola.

Somando os números das alternativas, a resposta correta é: a) 3 b) 7 c) 24 d) 12 e) 27

14- A economia dos países representados no mapa a

seguir fundamenta-se:

a) na agropecuária, cujo rebanho de bovinos sustenta a próspera indústria de laticínios. b) na agricultura destacando-se o café, o cacau,

a banana e o algodão como os seus principais produtos.

c) no extrativismo mineral que encontra ricas jazidas de carvão e bauxita, produtos de grande aceitação internacional.

d) tradicionalmente na indústria têxtil e no artesanato indígena.

e) na agroindústria resultante dos antigos centros industriais montados pela metrópole.

15- Os países que estão no istmo que liga a América

do Norte com a América do Sul são:

a) Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

b) Venezuela, Colômbia, Panamá, Cuba, Honduras e Haiti.

c) México, Guatemala, Equador, El Salvador, Costa Rica.

d) Panamá, Nicarágua, Honduras, Porto Rico, Belize e Guatemala.

e) Nicarágua, Cuba, Jamaica, Panamá, México e Chile.

16- Cuba vive atualmente uma profunda crise

econômica. Esta situação tem provocado a elevação do número de "balseros", fugitivos cubanos que tentam, com grande risco, a travessia para chegar aos EUA. O volume destes refugiados amplia-se a cada dia, tendo superado, nos últimos meses, a cifra de 50 mil.

Analise as afirmações a seguir:

1- A situação econômica de Cuba agravou-se decisivamente com a dissolução dos regimes socialistas na Europa Oriental e da URSS, pois estes países compravam o açúcar cubano, seu principal produto, a preços acima do mercado. 2- A imposição do embargo econômico e comercial

pelos EUA mantém Cuba num estado de isolamento em relação ao mercado mundial. Este fato prejudica imensamente Cuba, já que na economia moderna nenhum país pode viver isolado.

3- O fato de o território cubano distribuir-se num arquipelago de pequena dimensão explica sua inviabilidade econômica, já que existe sempre uma relação direta entre tamanho do território e desenvolvimento econômico.

4- Os "balseros" são refugiados políticos, única e exclusivamente. São pessoas descontentes com o regime político e com a falta de perspectiva de abertura democrática. Nesse caso, a motivação econômica-material não tem tanta importância. 5- A escassez de recursos naturais em Cuba, em

especial o petróleo, compromete o futuro cubano, caso não haja imediatamente a suspensão do embargo econômico promovido pela EUA.

Assinale a alternativa que contenha o conjunto de afirmações verdadeiras: a) 2 - 3 - 4 - 5 b) 2 - 4 - 5 c) 1 - 2 - 5 d) 1 - 2 - 3 - 5 e) 3 - 4 - 5

(5)

17-Identifique a região pontilhada e comente a importância da hidrovia assinalada.

Gabarito:

1: Os principais interesses econômicos e estratégicos norte-americanos na região do Caribe se referem: ao combate à guerrilha e a produção de cocaína na Colômbia; ao controle do suprimento de petróleo venezuelano para os Estados Unidos; à importância do canal do Panamá; à presença de um governo socialista em Cuba.

2: B 3: C 4: E 5: A 6: C

7: C 8: D 9: A 10: C 11: A

12: A 13: E 14: B 15: A 16: C

17: - América Central insular e continental.

- Canal do Panamá que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.

Referências

Documentos relacionados

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

 Propõe-se que, para efeitos de contagem do prazo de reporte dos prejuízos fiscais vigentes no primeiro dia do período de tributação de 2020, não sejam considerados os períodos

Como apontamos na parte introdutória deste capítulo sobre a importância dos eventos para a consolidação das áreas de estudos, percebemos que o ENAREL não

Ainda sobre a teoria tripolar, Pineau (2006, p. 26) apresenta e analisa os três termos: o termo autoformação compreende a “apropriação pelo sujeito de sua própria formação”.

Estas tiveram (e têm) predominância do minifúndio, cidades de pequeno e médio porte, forte presença de imigrantes europeus, pequena propriedade mercantil, mão de obra

A segunda pergunta que faço, apropriando-me da fala de Lurie, não é menos importante para compor a chave de interpretação a respeito da trajetória do funk carioca:

Assim o presente trabalho propõe a aplicação do Sistema de Informações Geográficas para registrar a ocorrência das florações nos reservatórios de abastecimento de água do Estado

Descrição Subscr.. b) Os valores mobiliários, os instrumentos derivados e os restantes instrumentos negociados em mais do que um mercado regulamentado são valorizados