• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE MESTRADO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE MESTRADO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDITAL n0 009/2015-PPGTP

INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS - PPGTP, NÍVEL MESTRADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CÂMPUS

PATO BRANCO.

CURSO DE MESTRADO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS 1. APRESENTAÇÃO

1.1 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), torna público que estão abertas as inscrições no PPGTP em 2015, nível Mestrado.

1.2 O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) tem por objetivo promover o aprimoramento científico, visando à formação de pesquisadores e profissionais qualificados a realizar estudos que contribuam para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e avaliação sistemática de processos e produtos atendendo as necessidades regionais.

1.3 Para o conferido título de mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos são necessários, a obtenção de 24 créditos em disciplinas e atividades complementares, bem como o cumprimento do exame de qualificação e de língua inglesa, além da aprovação na defesa de dissertação.

1.4 Informações sobre o PPGTP podem ser obtidas na secretaria do Programa ou no sítio

http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

2.1 Linhas de Pesquisa: 2.1.1 Química de Materiais 2.1.2 Química de Alimentos 2.1.3 Química Biotecnológica

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos

(2)

3. PERÍODO E LOCAL DA INSCRIÇÃO

3.1 As inscrições poderão ser feitas no período de 09/09/2015 a 09/10/2015, de 2ª a 6ª feira, no horário das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, situada na UTFPR - Câmpus Pato Branco, Via do Conhecimento, km 01, CEP 85503-390, Pato Branco-PR, telefone (46)3220-2667.

3.2 Também serão aceitas inscrições enviadas via SEDEX, pelos correios, desde que a data de postagem não seja posterior ao último dia de inscrição (09/10/2015), para o endereço: UTFPR - Câmpus Pato Branco, Via do Conhecimento, km 01, CEP 85503-390, Pato Branco-PR, A/C Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

3.3. Não serão aceitas inscrições por outros meios que não os mencionados nos itens 3.1 e 3.2 ou faltando documentos.

3.4. O pedido de inscrição dos candidatos no curso de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos será feito à Coordenação do Curso de Pós-Graduação, por meio de formulário próprio, disponível no sítio http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp.

3.5. Serão admitidos, para inscrição, alunos portadores de diploma dos cursos de graduação plena em Química, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Agronomia, Tecnologias, Farmácia e áreas afins, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as demais normas vigentes na UTFPR.

3.6. O pedido de inscrição deverá ser entregue em envelope lacrado com a seguinte documentação:

3.6.1 Ficha de inscrição preenchida e assinada (obtida no sítio

http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp);

3.6.2 Cópia da carteira de identidade (RG) (ou passaporte, se estrangeiro); 3.6.3 Cópia do CPF;

3.6.4 Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento, devendo conter o selo de autenticação original do cartório;

3.6.5 Cópia do título de eleitor, com comprovante de que está em situação regular com o TSE (obtida no sítio http://www.tse.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral).

3.6.6 Cópia autenticada do diploma de graduação plena ou documento equivalente. Devendo conter o selo de autenticação original do cartório. No caso de candidatos concluintes do curso de graduação no ano letivo de 2015, Declaração de Provável Concluinte/Formando no segundo Semestre de 2015, emitida pela IES de origem; 3.6.7 Cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Graduação, (devendo conter o

selo de autenticação original do cartório);

3.7 Não será realizado nenhum tipo de conferência no momento do recebimento do

envelope.

3.8 Os portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento dos mesmos, termo de acordo ou tratado internacional. 3.9 É vedada a inscrição extemporânea, bem como anexação de documentos após a efetivação da inscrição.

(3)

3.10. Serão de inteira responsabilidade do candidato as informações prestadas no processo de inscrição, dispondo o Programa do direito de excluir do processo seletivo aquele que não apresentar documentação completa, preenchimento integral e legível do formulário e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

3.11. Ao efetuar sua inscrição, o candidato atesta estar ciente e de acordo com as condições constantes no presente edital.

4. VAGAS

4.1. Serão ofertadas 17 vagas distribuídas conforme a linha de pesquisa: 09 para Materiais, 03 para Alimentos e 05 para Biotecnologia, as quais serão distribuídas conforme a possibilidade de orientação pelo corpo docente do PPGTP.

5. PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O processo de seleção ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos será realizado pelo Colegiado do Programa.

5.2. No ato da inscrição o candidato deverá indicar a linha de pesquisa que pretende trabalhar e concorrerá apenas a essa vaga pertencente à linha de pesquisa indicada.

5.3. A primeira etapa possui caráter eliminatório e será realizada por meio da Prova Escrita. A segunda etapa, de caráter classificatório, consistirá 1°- Análise do Currículo (na presença do candidato) e 2° - avaliação da carta de referência.

5.3.1 Primeira etapa da seleção Prova Escrita (NP)

5.3.1.1 A prova escrita será realizada no dia 29/10/2015, com início às 09h00 e duração de 180 minutos (3 horas), em local a ser divulgado no sitio do PPGTP

http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp. O candidato deverá estar presente no local da prova até às 08h50. Não será permitida a entrada do candidato no local da prova, após o horário estabelecido.

5.3.1.2 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota mínima 6,0 (seis), numa escala de 0 a 10 (zero a dez pontos).

5.3.1.3 A prova escrita será feita por linha de pesquisa conforme a escolha do candidato, consistindo de questões de âmbito geral e específicas de cada linha escolhida.

Conhecimentos de inglês serão necessários para fazer a prova, trazer dicionário e calculadora.

5.3.1.4 A prova escrita versará sobre os seguintes tópicos:

a) Prova de âmbito geral: cálculo estequiométrico, preparo de soluções e conversão de unidades de medida. Introdução a Equações diferenciais ordinárias, séries e sequências;

(4)

b) Materiais: cinética química, simetria molecular, termodinâmica, ciclo de Born Haber, princípios de análise térmica e espectroscopia de infravermelho, propriedades físicas e mecânicas dos materiais.

c) Alimentos: química de alimentos, microbiologia de alimentos, análise de alimentos e tecnologia de alimentos.

d) Biotecnologia: tópicos de bioquímica (carboidratos, lipídeos, compostos nitrogenados e enzimas), e química orgânica (mecanismos de reações e estereoquímica). Métodos instrumentais de análise - cromatografia.

5.3.1.5 A bibliografia para a prova escrita consta do Anexo A.

5.3.1.6 O candidato deverá trazer documento de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta, lápis, borracha e calculadora.

5.3.1.7 A prova escrita de maior pontuação receberá nota 10 (dez) e os demais receberão notas proporcionais a de maior pontuação.

5.3.1.8 O resultado da primeira etapa será divulgado até às 20h do dia 09/11/2015, no sítio do PPGTP http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp. Na divulgação do resultado parcial do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, em ordem alfabética.

5.3.1.8 Divulgação da ordem de avaliação do currículo com ensalamento será feita no dia 09/11/2015 até às 20h.

5.3.2 Segunda etapa da seleção

Análise do Currículo Lattes e Análise das cartas de referência

5.3.2.1 Os candidatos classificados na etapa anterior deverão comparecer, trazendo o seu currículo documentado e comprovado para acompanhar a análise do mesmo, que será realizada entre os dias 16/11/2015 a 17/11/2015.

5.3.2.2 A análise do Currículo Lattes será realizada pela banca examinadora de cada linha de Pesquisa, na presença do candidato.

5.3.2.3 O candidato que não comparecer no horário para análise do Currículo Lattes será desclassificado do processo de seleção.

5.3.2.4 O currículo será valorado de acordo com o disposto no item 2 do Anexo B.

5.3.2.5 Informações contidas no currículo não acompanhadas de documentos comprobatórios não serão pontuadas.

5.3.2.6 O currículo de maior pontuação receberá nota 10 (dez) e os demais receberão notas proporcionais ao de maior pontuação.

5.3.2.7 Análise da carta de referência pela banca. Caso o candidato não tenha a carta de recomendação, ele zera neste item que compõe a nota da segunda etapa.

5.3.2.8 A nota da segunda etapa será atribuída pela banca examinadora e corresponderá a nota do currículo, com base no disposto 5.3.2.6 e a carta de referência.

(5)

5.3.2.9 A carta de referência terá uma nota, conforme o disposto no Anexo C.

5.4 Encaminhar três cartas de referência, as mesmas devem ser enviadas até o dia 12/11/2015, (formulário próprio, preenchido e enviado pelo informante – modelo disponível no portal http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp) e no Anexo C deste edital; Endereço para envio da carta de recomendação: UTFPR - Câmpus Pato Branco, Via do Conhecimento,

km 01, CEP 85503-390, Pato Branco-PR, Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos ou pelo e-mail: csppgtp-pb@utfpr.edu.br.

5.5 Resultado Final da Seleção

5.5.1 A classificação no processo seletivo será obtida mediante cálculo da nota final do candidato, atribuindo-se peso 4 (quatro) à nota da primeira etapa; peso 5 (cinco) à nota do currículo e peso 1 (um) a carta de recomendação, ficando a segunda etapa com peso total 6 (seis).

5.5.2 Em caso de empate, prevalecerá a maior nota, na seguinte ordem: Prova Escrita, Currículo Lattes e a carta de referência.

5.6 O processo seletivo do Mestrado obedecerá ao seguinte cronograma:

5.6.1 Inscrições: 09/09/2015 a 09/10/2015.

5.6.2 Divulgação das inscrições homologadas: 16/10/2015. 5.6.3 Data de realização da prova escrita: 29/10/2015. 5.6.4 Data de divulgação do resultado parcial: 09/11/2015.

5.6.5 Data da segunda etapa da seleção: 16/11/2015 a 17/11/2015. 5.6.6 Data de divulgação do resultado final: a partir de 27/11/2015.

5.6.7 Início das aulas: março de 2016 ( as informações referente ao início das aulas serão divulgado através do(s) quadro(s) de aviso da Secretaria do PPGTP, no sítio

http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp e pelo e-mail dos selecionados.

5.7 O prazo de recurso ao processo de seleção do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR será de 48 (quarenta e oito) horas, a partir do horário de divulgação dos resultados parcial e final e deverá ser protocolado na Secretaria do Programa.

5.8. O resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos será homologado pelo Colegiado do PPGTP e divulgado através do(s) quadro(s) de aviso da Secretaria do PPGTP e no sítio

http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp.

5.9 Perderá o direito a vaga o candidato que: a) não efetuar sua matrícula no Programa na data estabelecida; b) tendo concluído o curso de graduação no ano letivo de 2015 não apresentar fotocópia autenticada do diploma de graduação plena ou de documento equivalente no ato da matrícula.

5.10 Na divulgação final do resultado do processo seletivo constará o nome de todos os classificados, em ordem decrescente de classificação de acordo com a nota final.

(6)

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A SELEÇÃO

6.1. As documentações, para fins de recursos, ficarão à disposição dos candidatos a partir da data da divulgação dos resultados parcial e final do processo seletivo na secretaria do Programa.

6.2. Os candidatos não aprovados poderão providenciar a retirada de seus documentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação, até 14 de dezembro de 2015. Findo este prazo, os documentos serão eliminados.

6.3. A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas no Regulamento do PPGTP e neste Edital.

6.4. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste edital ou no regulamento e comunicados do PPGTP.

6.5. Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.

6.6 O presente edital será publicado na página do PPGTP,

http://www.pb.utfpr.edu.br/ppgtp/ e estará disponível no mural da Secretaria do PPGTP.

Pato Branco, 07 de julho de 2015.

Prof. Dra. Raquel Dalla Costa da Rocha

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos UTFPR – Câmpus Pato Branco

Prof. Dr. Ivo de Lourenço Junior

(7)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco

Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Bioquímico

Anexo A do EDITAL № 009/2015-PPGTP 1. Bibliografia para a prova escrita

Prova Geral – química e matemática

BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Química Geral. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos, 1986. 2v.

EBBING, D. Química Geral. Vol 1 e 2. 53 ed, Rio de Janeiro: L TC, 1998.

KOTZ, J.C.; TREICHEL, Jr., P. Química e Reações Químicas. 33 ed, Rio de janeiro: LTC, 1998.

MAHAN, B. Química Um Curso Universitário. V. único, Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 1972 MASTERTON, S. S. Princípios de Química. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1990.

RUSSEL, J. B. Química Geral, V. 1 e 2, São Paulo: McGraw-Hill, 1994.

SKOOG, D.; WEST, D.; HOLLER, J.; CROUCH, S. Fundamentos de química analítica. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

WILLIAM E. BOYCE, Richard C. DiPrima. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 6.a ed. LTC. 1999.

Alimentos

CECCHI, H. M. Fundamentos teóricos e práticos em análise de alimentos. 2 ed. rev. Campinas: UNICAMP, 2003.

DAMODARAN, S.; PARKIN, K. L.; FENNEMA, O. R. Química de alimentos de Fennema. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DUTCOSKY, S. D. Análise sensorial de alimentos. 2 ed. rev. e ampl. Curitiba: Champagnat, 2007.

GAVA, A. J.; SILVA, C. A. B. da; FRIAS, J. R. G. Tecnologia de alimentos: princípios e aplicações. São Paulo: Nobel, 2008.

(8)

OETTERER, M.; REGITANO-D'ARCE, M. A. B.; SPOTO, M. Fundamentos de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Barueri: Manole, 2006.

ORDÓÑEZ J. A. e Colaboradores Tecnologia de Alimentos - V. 2. Alimentos de Origem Animal Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVA, N. da et al. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 4 ed. São Paulo: Varela, 2010.

Biotecnologia

CAMPBELL, M. K.; FARRELL, S. O. Bioquímica. São Paulo: Thomson Learning. 2008. McMURRY, J. Química Orgânica. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

NELSON, D. L.; COX, M. M.; LEHNINGER, A. L. 5. ed. Princípios de bioquímica de Lehninger, Porto Alegre: Artmed. 2011.

SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, G. B. Química orgânica. 9. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009. HARRIS, D. C., Análise Química Quantitativa, 7 edição; Rio de Janeiro; LTC 2008.

SKOOG, Douglas A. et al. Fundamentos de Química Analítica. São Paulo, SP: Thomson Learning, 2006.

Materiais

ATKINS, P. W.; PAULA, J. Físico-Química. V.1 e 2. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. CASTELLAN, G. W. Fundamentos de físico-química. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

LEE D J. D. Química Inorgânica não tão Concisa. Trad. de Henrique E. Toma, Koiti Araki e Reginaldo C. Rocha, 5 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1999;

MOTHÉ, C. G.; AZEVEDO, A. D. de. Análise térmica de materiais. São Paulo: Artliber, 2009. SHRIVER, D W.; ÁTKINS, P. W. Química Inorgânica. 4 ed. São Paulo: Ed. Bookman, 2003. SILVERSTEIN, R. M.; WEBSTER, F. X.; KIEMLE, D. J. Identificação

espectrométrica de compostos orgânicos. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

(9)

Anexo B do EDITAL № 009/2015-PPGTP 1. Critérios para a avaliação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo, elaborado e aprovado pelo colegiado do PPGTP. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). A conversão dos pontos dos demais currículos será calculada proporcionalmente. Esta avaliação terá peso 3,0 (três) para efeito do cálculo da média final, conforme está descrito no edital № 009/2015-PPGTP.

1.1. Atividades e pontuação que serão consideradas na avaliação do Currículo Lattes

1.1.1. Trabalhos completos e/ou resumos (simples ou expandidos) apresentados em eventos (máximo 8 pontos)

Discriminação da atividade Pontos

a) Trabalho completo – acima de quatro páginas.

internacional 1,5

nacional 1,0

regional/local 0,5 b) Resumo expandido – até quatro

páginas (separado por seções)

internacional 1,0

nacional 0,5

regional/local 0,3 c) Resumo simples (texto corrido ou

separado por seções - de até 1 página)

internacional 0,5

nacional 0,3

regional/local 0,1

1.1.2. Produção científica e tecnológica publicados em periódicos on-line ou impresso (de acordo com o Qualis Engenharias II)

Discriminação da atividade Pontos

C) Artigo publicado em periódico científico listado no Qualis CAPES na área de Engenharias II A1 10 A2 8,5 B1 7,0 B2 5,5 B3 4,0 B4 2,5 B5 1,0 C 0,7

d) Artigo publicado em periódico

científico não listado no internacional 1,0

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco

Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Bioquímico

(10)

QUALIS/CAPES ou não listado na

área de Engenharias II. nacional 0,5

e) Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico internacional 5 f) Autoria ou Co-autoria de livro científico internacional 10 g) Autoria ou Co-autoria de capítulo em livro científico nacional, com

ISBN 2

h) Autoria ou Co-autoria de livro científico nacional, com ISBN 4 i) Autoria ou Co-autoria de patente registrada/publicada 10

1.1.3. Atividades de iniciação científica, estágios e cursos de pós-graduação (máximo de 20 pontos).

Discriminação da atividade Pontos

j) Iniciação Científica (PIBIC, PIBITI e Ações Afirmativas), devidamente comprovada com documento emitido pelo departamento de pós-graduação ou órgão equivalente na IES

10 pontos por ano k) Programa de Educação Tutorial (PET), PIBID, monitorias e estágios

vinculados as atividades de ensino, pesquisa e extensão (exceto estágio obrigatório de final de curso)

5 pontos por ano ou proporcional ao

período declarado l) Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (TI) 5 pontos por ano

ou proporcional ao período declarado m) Pós-graduação lato sensu em Ciências Exatas e da Terra 5/360 horas

(limitados a 5 pontos) n) Disciplinas cursadas em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu,

nos últimos dois anos, em áreas correlatas ao PPGTP. disciplina cursada 1 ponto por com aprovação,

(limitados a 5 pontos)

1.1.4. Experiência profissional (máximo 10 pontos)

Discriminação da atividade Pontos

o) Experiência profissional em química, engenharia química e áreas

afins proporcional ao 1/ano ou

período declarado p) Experiência profissional comprovada em química e áreas afins em

instituição de pesquisa e ensino proporcional ao 2/ano ou período declarado q) Experiência profissional comprovada em ensino de química e áreas

afins (ensino médio, técnico e superior) proporcional ao 3/ano ou período declarado r) Estágio não obrigatório na área de química e áreas afins (fora da

universidade)

1/ano ou proporcional ao período declarado

(11)

Anexo C do EDITAL № 009/2015-PPGTP

REFERÊNCIA SOBRE CANDIDATO

APRESENTADOR

CANDIDATO

(NOME – TITULAÇÃO – INSTITUIÇÃO – ENDEREÇO) (NOME – ÁREA PRETENDIDA – ENDEREÇO)

As informações do quadro a seguir, tem por objetivo traçar o perfil do candidato ao

Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Bioquímicos; por este motivo,

avalie o candidato colocando uma marca na coluna que melhor represente sua opinião.

Há quanto tempo conhece o candidato?

Qual o vínculo?

Atributos do(a) candidato(a)

OPINIÃO

Muito

Fraco

(0)

Fraco

(2,5)

Regular

(5,0)

Bom

(7,5)

Ótimo

(10)

1. Capacidade para realizar trabalhos

acadêmicos

2. Capacidade de relacionamento em grupo

3. Capacidade de expressão oral

4. Capacidade de expressão escrita

5. Dedicação e Persistência

6. Iniciativa

7. Criatividade

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco

Programa de Pós-Graduação em Processos Químicos e Bioquímico

(12)

8. Interesse

9. Capacidade para ensinar

10. Em relação a outras pessoas de formação

equivalente

No espaço a seguir, faça qualquer comentário que possa auxiliar no julgamento para

admissão do candidato.

Local e Data:

Assinatura do apresentador:

Atenção:

enviar em envelope lacrado PARA:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DE PROCESSOS

QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS UTFPR

Via do Conhecimento, Km 01

85503-390, PATO BRANCO, PR.

Ou digitalizado, sendo aceito somente e-mail remetente institucional PARA:

csppgtp-pb@utfpr.edu.br

Referências

Documentos relacionados

ou no caso de referências bibliográficas.. Durante esse tempo, todos os anos, ocorriam os festivais religiosos em honra dos deuses por toda a Grécia. O maior de todos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras