• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 010/2013 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo n.º (NUP) /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO ELETRÔNICO Nº 010/2013 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo n.º (NUP) /"

Copied!
85
0
0

Texto

(1)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 1/85

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO CMS - 6ª DE - 8ª Bda Inf Mtz

19° BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO

(Regimento de Infantaria de Linha do Maranhão e Santa Catarina - 1772) BATALHÃO DA SERRA

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 010/2013 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo n.º (NUP) 64095.001555/2013-72

Torna-se público, para conhecimento dos interessados, que o 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, por meio do seu pregoeiro e equipe de apoio, sediado em Av Theodomiro Porto da Fonseca, 908 – Bairro Fião – São Leopoldo - RS, realizará licitação para REGISTRO DE PREÇOS, na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, do tipo menor preço, nos termos da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, do Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, do Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 11 de outubro de 2010, da Lei Complementar n° 123, de 14 de dezembro de 2006, da Lei nº 11.488, de 15 de junho de 2007, do Decreto n° 6.204, de 05 de setembro de 2007, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e as exigências estabelecidas neste Edital.

ABERTURA DA SESSÃO: 10/06/2013

HORÁRIO: 8:30 – Horário de Brasília

LOCAL : www.comprasnet.gov.br

1. DO OBJETO

1.1. O objeto da presente licitação é o registro de preços de materiais para manobras, patrulhamentos, controle de tráfego, sinalização visual e controle de distúrbios, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

1.2. A licitação será dividida em itens, conforme tabela constante do Termo de Referência, facultando-se ao licitante a participação em quantos itens for de seu interesse.

2. DA ADESÃO A ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

2.1. Os órgãos ou entidades que não participarem do registro de preços, quando desejarem fazer uso da ata de registro de preços, deverão consultar o órgão gerenciador da ata para manifestarem sua intenção de adesão.

2.2. Caberá ao fornecedor beneficiário da ata de registro de preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento

(2)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 2/85

decorrente de adesão, desde que não prejudique as obrigações presentes e futuras decorrentes da ata, assumidas com o órgão gerenciador e órgãos participantes.

2.3. Após a autorização do órgão gerenciador, o órgão não participante deverá efetivar a aquisição ou contratação solicitada em até noventa dias, observado o prazo de vigência da ata.

2.4. Compete ao órgão não participante os atos relativos à cobrança do cumprimento pelo fornecedor das obrigações contratualmente assumidas e a aplicação, observada a ampla defesa e o contraditório, de eventuais penalidades decorrentes do descumprimento de cláusulas contratuais, em relação às suas próprias contratações, informando as ocorrências ao órgão gerenciador.

2.5. O quantitativo decorrente das adesões à ata de registro de preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independente do número de órgãos não participantes que aderirem.

2.6. As aquisições ou contratações adicionais a que se refere este item não poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.

2.7. O órgão gerenciador somente poderá autorizar a adesão à ata após a primeira aquisição ou contratação por órgão integrante da ata, exceto quando, justificadamente, não houver previsão no edital para aquisição ou contratação pelo órgão gerenciador.

3. DO CREDENCIAMENTO

3.1. O Credenciamento é o nível básico do registro cadastral no SICAF, que permite a participação dos interessados na modalidade licitatória Pregão, em sua forma eletrônica.

3.2. O cadastro no SICAF poderá ser iniciado no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no sítio www.comprasnet.gov.br, com a solicitação de login e senha pelo interessado.

3.3. O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade do licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes a este Pregão.

3.4. O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema, ou ao órgão ou entidade responsável por esta licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

(3)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 3/85

3.5. A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema para imediato bloqueio de acesso.

4. DA PARTICIPAÇÃO NO PREGÃO.

4.1. Poderão participar deste Pregão interessados cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto desta licitação, e que estejam com Credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, conforme disposto no §3º do artigo 8º da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 11.10.10.

4.2. Não poderão participar desta licitação:

4.2.1. Entidades empresariais proibidas de participar de licitações e celebrar contratos administrativos, na forma da legislação vigente;

4.2.2. Entidades empresariais declaradas suspensas de participar de licitações e impedidas de contratar com o órgão ou a entidade responsável por esta licitação, conforme art. 87, inciso III, da Lei nº 8.666, de 1993;

4.2.3. Entidades empresariais estrangeiras que não tenham representação legal no Brasil com poderes expressos para receber citação e responder administrativa ou judicialmente;

4.2.4. Quaisquer interessados que se enquadrem nas vedações previstas no artigo 9º da Lei nº 8.666, de 1993;

4.2.5. Entidades empresariais que estejam sob falência, em recuperação judicial ou extrajudicial, concurso de credores, concordata ou insolvência, em processo de dissolução ou liquidação;

4.2.6. Entidades empresariais que estejam reunidas em consórcio, sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si;

4.3. Como condição para participação no Pregão, a licitante assinalará “sim” ou “não” em campo próprio do sistema eletrônico, relativo às seguintes declarações:

4.3.1. Que cumpre os requisitos estabelecidos no artigo 3° da Lei Complementar nº 123, de 2006, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecido em seus arts. 42 a 49.

4.3.1.1. Nos itens exclusivos a microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas, a assinalação do campo “não” impedirá o prosseguimento no certame;

4.3.1.2. Nos itens não exclusivos, a assinalação do campo “não” apenas produzirá o efeito de o licitante não ter direito ao tratamento favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 2006, mesmo que microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa;

(4)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 4/85

4.3.2. que está ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos, bem como de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos no Edital;

4.3.3. Que inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no certame, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores;

4.3.4. Que não emprega menor de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 anos, salvo menor, a partir de 14 anos, na condição de aprendiz, nos termos do artigo 7°, XXXIII, da Constituição.

4.3.5. Que a proposta foi elaborada de forma independente, nos termos da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 16 de setembro de 2009;

5. DO ENVIO DA PROPOSTA

5.1. O licitante deverá encaminhar a proposta por meio do sistema eletrônico até a data e horário marcados para abertura da sessão, quando, então, encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

5.2. O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

5.3. Incumbirá ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios, diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

5.4. Até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir as propostas apresentadas.

5.5. O licitante deverá enviar sua proposta mediante o preenchimento, no sistema eletrônico, dos seguintes campos:

5.5.1. valor unitário;

5.5.2. a quantidade de unidades, observada a quantidade mínima fixada no Termo de Referência para cada item;

5.5.2.1. em não havendo quantidade mínima fixada, deverá ser cotada a quantidade total prevista para o item.

5.5.3. Marca; 5.5.4. Fabricante;

5.5.5. Descrição detalhada do objeto: indicando, no que for aplicável, fabricante, prazo de validade, número do registro ou inscrição do bem no órgão competente;

5.5.6. Todas as especificações do objeto contidas na proposta vinculam o fornecedor registrado.

(5)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 5/85

5.6. Nos valores propostos estarão inclusos todos os custos operacionais, encargos previdenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros que incidam direta ou indiretamente no fornecimento dos bens.

5.7. O prazo de validade da proposta será de 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação.

6. ENVIO DAS PROPOSTAS

6.1. O encaminhamento das propostas terá início com a divulgação do Edital no sítio www.comprasnet.gov.br, até às 08:20 horas do dia 10/06/2013, hora e data para a abertura da sessão, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

6.2. Todas as referências de tempo no Edital, no aviso e durante a sessão pública observarão o horário de Brasília – DF.

7. DAS PROPOSTAS E FORMULAÇÃO DE LANCES

7.1. A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de sistema eletrônico, na data, horário e local indicados neste Edital.

7.2. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando desde logo aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital, forem omissas ou apresentarem irregularidades insanáveis.

7.2.1. A desclassificação será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

7.2.2. A não desclassificação da proposta não impede o seu julgamento definitivo em sentido contrário, levado a efeito na fase de aceitação.

7.3. O sistema ordenará automaticamente as propostas classificadas, sendo que somente estas participarão da fase de lances.

7.4. O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagem entre o Pregoeiro e os licitantes.

7.5. Iniciada a etapa competitiva, os licitantes deverão encaminhar lances exclusivamente por meio de sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do seu recebimento e do valor consignado no registro.

7.5.1. O lance deverá ser ofertado pelo valor (unitário).

7.6. Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observando o horário fixado para abertura da sessão e as regras estabelecidas no Edital.

7.7. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.

7.8. Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

7.9. Durante o transcurso da sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante.

(6)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 6/85

7.10. No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa competitiva do Pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível aos licitantes para a recepção dos lances.

7.11. Se a desconexão perdurar por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa do Pregoeiro aos participantes.

7.12. A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do Pregoeiro. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7.13. Caso o licitante não apresente lances, concorrerá com o valor de sua proposta e, na hipótese de desistência de apresentar outros lances, valerá o último lance por ele ofertado, para efeito de ordenação das propostas.

7.14. Encerrada a etapa de lances, será efetivada a verificação automática, junto à Receita Federal, do porte da entidade empresarial. O sistema identificará em coluna própria as microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas participantes, procedendo à comparação com os valores da primeira colocada, se esta for empresa de maior porte, assim como das demais classificadas, para o fim de aplicar-se o disposto nos arts. 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204, de 2007.

7.15. Nessas condições, as propostas de microempresas, empresas de pequeno porte e sociedades cooperativas que se encontrarem na faixa de até 5% (cinco por cento) acima da proposta ou lance de menor preço serão consideradas empatadas com a primeira colocada.

7.16. A melhor classificada nos termos do item anterior terá o direito de encaminhar uma última oferta para desempate, obrigatoriamente em valor inferior ao da primeira colocada, no prazo de 5 (cinco) minutos controlados pelo sistema, contados após a comunicação automática para tanto.

7.17. Caso a microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa melhor classificada desista ou não se manifeste no prazo estabelecido, serão convocadas as demais licitantes microempresa, empresa de pequeno porte e sociedade cooperativa que se encontrem naquele intervalo de 5% (cinco por cento), na ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito, no prazo estabelecido no subitem anterior.

7.18. Caso não se ofertem lances e sejam identificadas propostas de preços idênticos de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedades cooperativas empatadas na faixa de até 5% (cinco por cento) sobre o valor cotado pela primeira colocada, e permanecendo o empate até o encerramento do item, o sistema fará sorteio eletrônico entre tais fornecedores, definindo e convocando automaticamente o vencedor para o encaminhamento da oferta final de desempate.

(7)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 7/85

7.19. Havendo êxito no procedimento de desempate, o sistema disponibilizará a nova classificação de fornecedores para fins de aceitação do valor ofertado. Não havendo êxito, ou tendo sido a melhor oferta inicial apresentada por microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, ou ainda não existindo microempresa, empresa de pequeno porte e sociedade cooperativa participante, prevalecerá a classificação inicial.

7.20. Eventual empate entre propostas, o critério de desempate será aquele previsto no artigo 3º, § 2º, da Lei nº 8.666, de 1993, assegurando-se a preferência, sucessivamente, aos bens:

7.20.1. produzidos no País;

7.20.2. produzidos ou prestados por empresas brasileiras;

7.20.3. produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.

7.21. Persistindo o empate, o critério de desempate será o sorteio, em ato público para o qual os licitantes serão convocados, vedado qualquer outro processo.

8. DA ACEITABILIDADE DA PROPOSTA VENCEDORA

8.1. Encerrada a etapa de lances e depois da verificação de possível empate, o Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar para fim de aceitação.

8.2. Será desclassificada a proposta ou o lance vencedor com valor superior ao preço máximo fixado, ou que apresentar preço manifestamente inexequível, assim considerado aquele que não venha a ter demonstrada sua viabilidade através de documentação que comprove que os custos são coerentes com os de mercado.

8.3. O Pregoeiro poderá convocar o licitante para enviar documento digital, por meio de funcionalidade disponível no sistema (“enviar anexo”), estabelecendo no “chat” prazo razoável para tanto, sob pena de não aceitação da proposta.

8.3.1. Dentre os documentos passíveis de solicitação pelo Pregoeiro, destacam-se os que contenham as características do material ofertado, em compatibilidade com o Termo de Referência, minudenciando, procedência, e validade, além de outras informações pertinentes, a exemplo de catálogos, folhetos ou propostas.

8.3.2. O prazo estabelecido pelo Pregoeiro poderá ser prorrogado por solicitação escrita e justificada do licitante, formulada antes de findo o prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

8.4. Se a proposta ou lance de menor valor não for aceitável, o Pregoeiro examinará a proposta ou lance subsequente, e, assim sucessivamente, na ordem de classificação.

8.5. O Pregoeiro solicitará do(s) licitante(s) classificado(s) em primeiro lugar a apresentação de amostra(s) do(s) item(ns), que deverá(ão) ser apresentada(as) no prazo

(8)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 8/85

de três dias úteis, a contar da data da solicitação, junto ao Setor de Aquisições, Licitações e Contratos localizado na Av Theodomiro Porto da Fonseca, 908 – Bairro Fião – São Leopoldo - RS, para conferência do produto com as especificações solicitadas no Termo de Referência;

8.6. Se a(s) amostra(s) apresentada(s) pelo primeiro classificado não for(em) aceitável(eis), o Pregoeiro analisará a aceitabilidade da proposta ou lance ofertado pelo segundo classificado. Seguir-se-á com a verificação da(s) amostra(s) e, assim, sucessivamente, até a verificação de uma que atenda às especificações constantes no Termo de Referência.

8.7. Havendo necessidade, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

8.8. O Pregoeiro poderá encaminhar, por meio do sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que apresentou o lance mais vantajoso, com o fim de negociar a obtenção de melhor preço, vedada a negociação em condições diversas das previstas neste Edital.

8.8.1. Também nas hipóteses em que o Pregoeiro não aceitar a proposta e passar à subsequente, poderá negociar com o licitante para que seja obtido preço melhor.

8.8.2. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

8.9. Sempre que a proposta não for aceita, e antes de o Pregoeiro passar à subsequente, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida, se for o caso.

8.10. Nos itens em que for admitido oferecer quantitativos inferiores, se a proposta do licitante vencedor não atender ao quantitativo total estimado para a contratação, respeitada a ordem de classificação, poderão ser convocados tantos quantos forem necessários para alcançar o total estimado, observado o preço da proposta vencedora.

8.11. Após o encerramento da etapa competitiva, os licitantes poderão reduzir seus preços ao valor da proposta do licitante mais bem classificado.

8.12. A apresentação de novas propostas na forma deste subitem não prejudicará o resultado do certame em relação ao licitante mais bem classificado.

9. DA HABILITAÇÃO

9.1. O Pregoeiro consultará o Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF, em relação à habilitação jurídica, à regularidade fiscal e trabalhista, conforme o caso, à qualificação econômica financeira, conforme disposto nos arts. 4º, caput, 8º, § 3º, 13 a 18 e 43 da Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010.

(9)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 9/85

9.1.1. Também poderão ser consultados os sítios oficiais emissores de certidões, especialmente quando o licitante esteja com alguma documentação vencida junto ao SICAF.

9.1.2. Caso o Pregoeiro não logre êxito em obter a certidão correspondente através do sítio oficial, ou na hipótese de se encontrar vencida no referido sistema,, o licitante será convocado a encaminhar, no prazo de 24 (vinte quatro) horas, documento válido que comprove o atendimento das exigências deste Edital, sob pena de inabilitação, ressalvado o disposto quanto à comprovação da regularidade fiscal das microempresas, empresas de pequeno porte e das sociedades cooperativas, conforme estatui o art. 43, § 1º da LC nº 123, de 2006.

9.2. Os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores – SICAF além do nível de credenciamento exigido pela Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação relativa à Habilitação Jurídica e à Regularidade Fiscal e trabalhista, nas condições seguintes:

9.3. Habilitação jurídica:

9.3.1. no caso de empresário individual, inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis;

9.3.2. em se tratando de sociedades comerciais, contrato social ou estatuto em vigor, devidamente registrado, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores;

9.3.3. inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis onde opera, com averbação no Registro onde tem sede a matriz, no caso de ser o participante sucursal, filial ou agência;

9.3.4. inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, no caso de sociedades simples, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

9.3.5. no caso de sociedade cooperativa: ata de fundação e estatuto social em vigor, com a ata da assembléia que o aprovou, devidamente arquivado na Junta Comercial ou inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da respectiva sede, bem como o registro de que trata o art. 107 da Lei nº 5.764, de 1971;

9.3.6. decreto de autorização, em se tratando de sociedade empresária estrangeira em funcionamento no País;

9.4. Regularidade fiscal e trabalhista:

9.4.1. prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

9.4.2. prova de regularidade com a Fazenda Nacional (certidão conjunta, emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e Procuradoria-Geral

(10)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 10/85

da Fazenda Nacional, quanto aos demais tributos federais e à Divida Ativa da União, por elas administrados, conforme art. 1º, inciso I, do Decreto nº 6.106/07);

9.4.3. prova de regularidade com a Seguridade Social (INSS);

9.4.4. prova de regularidade com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);

9.4.5. prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual, relativo ao domicílio ou sede do licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

9.4.6. prova de regularidade com a Fazenda Estadual do domicílio ou sede do licitante;

9.4.6.1. caso o fornecedor seja considerado isento dos tributos estaduais relacionados ao objeto licitatório, deverá comprovar tal condição mediante a apresentação de declaração da Fazenda Estadual do domicílio ou sede do fornecedor, ou outra equivalente, na forma da lei;

9.4.7. caso o licitante detentor do menor preço seja microempresa, empresa de pequeno porte, ou sociedade cooperativa enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, deverá apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, sob pena de inabilitação.

9.5. Em relação aos itens, os licitantes que não estiverem cadastrados no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF no nível da Qualificação econômico-financeira, conforme Instrução Normativa SLTI/MPOG nº 2, de 2010, deverão apresentar a seguinte documentação:

9.5.1. certidão negativa de falência ou recuperação judicial expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica;

9.5.2. balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta; 9.5.2.1. no caso de bens para pronta entrega, não será exigido da

microempresa, empresa de pequeno porte, nem da sociedade cooperativa enquadrada no artigo 34 da Lei nº 11.488, de 2007, a apresentação de balanço patrimonial do último exercício financeiro. (art. 3º do Decreto nº 6.204, de 5 de setembro de 2007);

(11)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 11/85

9.5.2.2. no caso de empresa constituída no exercício social vigente, admite-se a apresentação de balanço patrimonial e demonstrações contábeis referentes ao período de existência da sociedade;

9.5.3. comprovação da situação financeira da empresa será constatada mediante obtenção de índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), resultantes da aplicação das fórmulas:

Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo LG = ---;

Passivo Circulante + Passivo Não Circulante Ativo Total

SG = ---; Passivo Circulante + Passivo Não Circulante

Ativo Circulante LC = ---; e

Passivo Circulante

9.5.4. As empresas, cadastradas ou não no SICAF, que apresentarem resultado inferior ou igual a 1(um) em qualquer dos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), deverão comprovar o patrimônio líquido de 10% (dez por cento) do valor da contratação.

9.6. As empresas, cadastradas ou não no SICAF, deverão comprovar, ainda, a qualificação técnica, por meio de:

9.6.1. Comprovação de aptidão para o fornecimento de bens em características, quantidades e prazos compatíveis com o objeto desta licitação, ou com o item pertinente, por meio da apresentação de atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado.

9.6.1.1. Os atestados fornecidos devem vir acompanhados de cópias das notas fiscais que os lastreiem.

9.7. Os documentos exigidos para habilitação relacionados nos subitens acima, deverão ser apresentados pelos licitantes, logo após o a solicitação do pregoeiro, o licitante detentor da melhor oferta deverá enviar via fac-símile (fax) número (51) 3592-6868, ou via e-mail: salc_19@hotmail.com, no prazo de 60 (sessenta) minutos, a empresa que não enviar esta documentação via e-mail ou via eletrônico e-mail, no prazo indicado poderá ser desclassificada por não cumprir fato determinado no edital. Posteriormente, serão remetidos em original, por qualquer processo de cópia reprográfica, autenticada por tabelião de notas, ou por servidor da Administração, desde que conferido(s) com o original, ou publicação em órgão da imprensa oficial, para

(12)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 12/85

análise, no prazo de 03 dias úteis, após encerrado o prazo para o encaminhamento via fac-símile (fax) ou e-mail;

9.8. Se a menor proposta ofertada for de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, e uma vez constatada a existência de alguma restrição no que tange à regularidade fiscal, a mesma será convocada para, no prazo de 2 (dois) dias úteis, após solicitação do Pregoeiro no sistema eletrônico, comprovar a regularização. O prazo poderá ser prorrogado por igual período.

9.8.1. A não regularização fiscal no prazo previsto no subitem anterior acarretará a inabilitação do licitante, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital, sendo facultada a convocação dos licitantes remanescentes, na ordem de classificação. Se, na ordem de classificação, seguir-se outra microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa com alguma restrição na documentação fiscal, será concedido o mesmo prazo para regularização.

9.9. Havendo necessidade de analisar minuciosamente os documentos exigidos, o Pregoeiro suspenderá a sessão, informando no “chat” a nova data e horário para a continuidade da mesma.

9.10. Será inabilitado o licitante que não comprovar sua habilitação, seja por não apresentar quaisquer dos documentos exigidos, ou apresentá-los em desacordo com o estabelecido neste Edital.

9.11. No caso de inabilitação, haverá nova verificação, pelo sistema, da eventual ocorrência do empate ficto, previsto nos artigos 44 e 45 da LC nº 123, de 2006, seguindo-se a disciplina antes estabelecida para aceitação da proposta subsequente.

9.12. Da sessão pública do Pregão divulgar-se-á Ata no sistema eletrônico.

10. DOS RECURSOS

10.1. O Pregoeiro declarará o vencedor e, depois de decorrida a fase de regularização fiscal de microempresa, empresa de pequeno porte ou sociedade cooperativa, se for o caso, concederá o prazo de no mínimo vinte minutos, para que qualquer licitante manifeste a intenção de recorrer, de forma motivada, isto é, indicando contra qual (is) decisão (ões) pretende recorrer e por quais motivos, em campo próprio do sistema.

10.2. Havendo quem se manifeste, caberá ao Pregoeiro verificar a tempestividade e a existência de motivação da intenção de recorrer, para decidir se admite ou não o recurso, fundamentadamente.

10.2.1. Nesse momento o Pregoeiro não adentrará no mérito recursal, mas apenas verificará as condições de admissibilidade do recurso.

10.3. A falta de manifestação motivada do licitante quanto à intenção de recorrer importará a decadência desse direito e a consequente adjudicação do objeto pelo Pregoeiro ao licitante vencedor.

(13)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 13/85

10.3.1. Uma vez admitido o recurso, o recorrente terá, a partir de então, o prazo de três dias para apresentar as razões, pelo sistema eletrônico, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões também pelo sistema eletrônico, em outros três dias, que começarão a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa de seus interesses.

10.4. O acolhimento do recurso invalida tão somente os atos insuscetíveis de aproveitamento.

10.5. Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados, no endereço constante neste Edital.

11. DA ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

11.1. O objeto da licitação será adjudicado ao licitante declarado vencedor, por ato do Pregoeiro, caso não haja interposição de recurso, ou pela autoridade competente, após a regular decisão dos recursos apresentados.

11.2. Após a fase recursal, constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente homologará o procedimento licitatório.

12. DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

12.1. Homologado o resultado da licitação, a ata de registro de preços será encaminhada, mediante aviso de recebimento (AR) ou meio eletrônico, ao licitante vencedor e, após, aos licitantes que aceitaram cotar preços iguais aos do licitante vencedor, para que seja assinada no prazo de 3 (três) dias úteis a contar do seu recebimento, sob pena de decair do direito à futura contratação, sem prejuízo das penalidades previstas neste edital. Se o licitante vencedor, injustificadamente, não devolvê-la devidamente assinada no prazo de 3 (três) dias úteis, após seu recebimento, poderá ser convocado outro licitante, desde que respeitada a ordem de classificação, para, depois de comprovados os requisitos habilitatórios e feita a eventual negociação, assinar o referido instrumento.

12.1.1. O prazo estabelecido no subitem anterior para assinatura da ata de registro de preços poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, quando solicitado pela licitante vencedora, durante o seu transcurso, e desde que aceito por este órgão público.

12.1.2. Será incluído na ata o registro dos licitantes que aceitarem cotar preços iguais ao do licitante vencedor, na sequência da classificação do certame. 12.2. Serão formalizadas tantas Atas de Registro de Preços quanto necessárias para o registro de todos os itens constantes no Termo de Referência, com a indicação do licitante vencedor, a descrição do(s) item(ns), as respectivas quantidades, preços registrados e demais condições.

(14)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 14/85

12.3. Para o fiel cumprimento das obrigações assumidas, dentro do prazo de validade da Ata de Registro de Preços, será firmado Nota de Empenho, cujo prazo de vigência será de 12 meses, contados do apartir da homologação.

12.4. O fornecedor registrado terá o prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados a partir da data de sua convocação, para assinar o Termo de Contrato ou aceitar o instrumento equivalente, conforme o caso, sob pena de decair do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

12.4.1. Alternativamente à convocação para comparecer perante o órgão ou entidade para a assinatura do Termo de Contrato ou aceite do instrumento equivalente, a Administração poderá encaminhá-lo para assinatura ou aceite do fornecedor registrado, mediante correspondência postal com aviso de recebimento (AR) ou meio eletrônico, para que seja assinado ou aceito no prazo de 05 (cinco) dias, a contar da data de seu recebimento.

12.4.2. O prazo previsto no subitem anterior poderá ser prorrogado, por igual período, por solicitação justificada do fornecedor registrado e aceita pela Administração.

12.5. A vigência da ata de registro de preços será de 12 meses, a contar da data de sua assinatura.

12.6. O preço consignado na ata de registro de preços não será reajustado. 12.7. A ata de registro de preços poderá sofrer alterações, obedecidas às disposições contidas no art. 65 da Lei nº 8.666, de 1993.

12.8. O preço registrado poderá ser revisto em decorrência de eventual redução daqueles praticados no mercado, ou de fato que eleve o custo dos bens registrados, cabendo ao órgão gerenciador da ata promover as necessárias negociações junto aos fornecedores.

12.9. Quando o preço inicialmente registrado, por motivo superveniente, tornar-se superior ao preço praticado no mercado o órgão gerenciador deverá:

12.9.1. convocar os fornecedores visando à negociação para redução de preços e sua adequação ao praticado pelo mercado;

12.9.2. frustrada a negociação, os fornecedores serão liberados dos compromissos assumidos.

12.10. a ordem de classificação dos fornecedores que aceitarem reduzir seus preços aos valores de mercado observará a classificação original.

12.11. Quando o preço de mercado tornar-se superior aos preços registrados e o fornecedor, mediante requerimento devidamente comprovado, não puder cumprir o compromisso, o órgão gerenciador poderá:

(15)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 15/85

12.11.1. liberar o fornecedor do compromisso assumido, sem aplicação da penalidade, confirmando a veracidade dos motivos e comprovantes apresentados, e se a comunicação ocorrer antes do pedido de fornecimento; 12.11.2. convocar os demais fornecedores visando igual oportunidade de

negociação.

12.12. Não havendo êxito nas negociações, o órgão gerenciador deverá proceder à revogação da ata de registro de preços, adotando as medidas cabíveis para obtenção da contratação mais vantajosa.

12.13. Serão formalizadas tantas atas de registro de preços quanto necessárias para registro de todos os itens constantes no termo de referência, com a indicação da licitante vencedora, a descrição dos itens, as respectivas quantidades, preços registrados e demais condições.

12.14. A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, facultando-se a realização de licitação específica para a aquisição pretendida, sendo assegurada ao beneficiário do registro a preferência de fornecimento em igualdade de condições.

13. DAS QUANTIDADES

13.1. A estimativa de quantidades a serem adquiridas durante o prazo de vigência da ata de registro de preços consta no termo de referência.

13.2. Cada licitante deverá cotar a quantidade total de unidades estipulada no termo de referência, salvo se houver sido possibilitada, para cotação, quantidade mínima inferior à total.

13.3. Os quantitativos decorrentes das eventuais adesões à ata de registro de preços não poderão exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, se houver, independente do número de órgãos não participantes que aderirem.

14. DO PREÇO

14.1. Os preços são fixos e irreajustáveis.

14.2. A Ata de Registro de Preços poderá sofrer alterações, obedecidas às disposições contidas no art. 65 da Lei n° 8.666/93 e no Decreto nº 7.892, de 2013.

15. DA ENTREGA E DO RECEBIMENTO DO OBJETO E DA FISCALIZAÇÃO

15.1. Os critérios de recebimento e aceitação do objeto e de fiscalização estão previstos no Termo de Referência.

(16)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 16/85 16. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE E DA CONTRATADA

16.1. As obrigações da Contratante e da Contratada são as estabelecidas no Termo de Referência.

17. DO PAGAMENTO

17.1. O pagamento será realizado no prazo máximo de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data final do período de adimplemento a que se referir, através de ordem bancária, para crédito em banco, agência e conta-corrente indicados pelo contratado.

17.2. Os pagamentos decorrentes de despesas cujos valores não ultrapassem o limite de que trata o inciso II do art. 24 da Lei 8.666, de 1993, deverão ser efetuados no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, contados da data da apresentação da Nota Fiscal, nos termos do art. 5º, § 3º, da Lei nº 8.666, de 1993.

17.3. O pagamento somente será autorizado depois de efetuado o “atesto” pelo servidor competente na nota fiscal apresentada e depois de verificada a regularidade fiscal do contratado no SICAF.

17.3.1. Eventual situação de irregularidade fiscal da contratada não impede o pagamento, se o fornecimento tiver sido prestado e atestado. Tal hipótese ensejará, entretanto, a adoção das providências tendentes ao sancionamento da empresa e rescisão contratual.

17.4. Havendo erro na apresentação da Nota Fiscal ou dos documentos pertinentes à contratação, ou, ainda, circunstância que impeça a liquidação da despesa, como, por exemplo, obrigação financeira pendente, decorrente de penalidade imposta ou inadimplência, o pagamento ficará sobrestado até que a Contratada providencie as medidas saneadoras. Nesta hipótese, o prazo para pagamento iniciar-se-á após a comprovação da regularização da situação, não acarretando qualquer ônus para a Contratante.

17.5. Será considerada data do pagamento o dia em que constar como emitida a ordem bancária para pagamento.

17.6. Quando do pagamento, será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.

17.6.1. A Contratada regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, não sofrerá a retenção tributária quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o pagamento ficará condicionado à apresentação de comprovação, por meio de documento oficial, de que faz jus ao tratamento tributário favorecido previsto na referida Lei Complementar.

17.7. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a Contratada não tenha concorrido, de alguma forma, para tanto, fica convencionado que a taxa de

(17)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 17/85

compensação financeira devida pelo Contratante, entre a data do vencimento e o efetivo adimplemento da parcela, é calculada mediante a aplicação da seguinte fórmula:

EM = I x N x VP, sendo: EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

VP = Valor da parcela a ser paga.

I = Índice de compensação financeira = 0,00016438, assim apurado:

I = (TX)

I = (6/100) 365

I = 0,00016438

TX = Percentual da taxa anual = 6%.

17. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E DO CANCELAMENTO DA ATA

17.1 O descumprimento das obrigações assumidas em razão desta licitação e das obrigações constantes na ata de registro de preços sujeitará a(s) licitante(s) adjudicatária(s), garantida a prévia defesa, às seguintes sanções:

17.1.1 advertência;

17.1.2 pelo atraso injustificado na entrega do objeto da licitação, será aplicada multa de 0,33% (trinta e três centésimos por cento) por dia de atraso, incidente sobre o valor da parcela inadimplida da obrigação, limitada a 30 (trinta) dias, a partir dos quais será causa de cancelamento da ata de registro de preços. Contar-se-á o prazo a partir do término da data fixada para a entrega do objeto, ou após o prazo concedido às substituições, quando o objeto licitado estiver em desacordo com as especificações requeridas;

17.1.3 multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta vencedora ou da parcela inadimplida, nos casos de qualquer outra situação de inexecução total ou parcial das obrigações assumidas;

17.1.4 suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

17.1.5 declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação, na forma da lei;

17.1.6 aquele que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não assinar a ata de registro de preços/aceitar nota de empenho ou instrumento equivalente, deixar de entregar documentação exigida no edital, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se

(18)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 18/85

de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, garantido o direito à ampla defesa, ficará impedido de licitar e de contratar com a União, e será descredenciado no SICAF, pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas em edital e na ata de registro de preços e das demais cominações legais.

17.2 As sanções de multas poderão ser aplicadas concomitantemente com as demais, facultada a defesa prévia do interessado no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da data da notificação.

17.3 O fornecedor terá seu registro cancelado quando:

17.3.1 descumprir as condições da ata de registro de preços;

17.3.2 não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese de este se tornar superior àqueles praticados no mercado;

17.3.3 não retirar a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável;

17.3.4 sofrer sanção prevista nos incisos III ou IV do art. 87 da Lei nº 8.666, de 1993, ou no art. 7º da Lei nº 10.520, de 2002.

17.4 As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

17.5 O cancelamento do registro de preços poderá ocorrer por fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento da ata, devidamente comprovados e justificados:

17.5.1 por razão de interesse público; ou 17.5.2 a pedido do fornecedor.

18 DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL E DO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

18.1 Até 02 (dois) dias úteis antes da data designada para a abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar este Edital.

18.2 A impugnação poderá ser realizada por forma eletrônica, pelo e-mail: licitar19@hotmail.com, pelo fax (51) 3592-6868, ou por petição dirigida ou protocolada no endereço Av Theodomiro Porto da Fonseca, 908 – Bairro Fião – São Leopoldo - RS, Seção de Aquisição e Licitação e Contrato.

18.3 Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até vinte e quatro horas.

18.4 Acolhida a impugnação, será definida e publicada nova data para a realização do certame.

18.5 Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data designada para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereço indicado no Edital.

(19)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 19/85

18.6 As impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos previstos no certame.

18.7 As respostas às impugnações e os esclarecimentos prestados pelo Pregoeiro serão entranhados nos autos do processo licitatório e estarão disponíveis para consulta por qualquer interessado.

19 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

19.1 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário, pelo Pregoeiro.

19.2 No julgamento das propostas e da habilitação, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

19.3 A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação.

19.4 As normas disciplinadoras da licitação serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, desde que não comprometam o interesse da Administração, o princípio da isonomia, a finalidade e a segurança da contratação.

19.5 Os licitantes assumem todos os custos de preparação e apresentação de suas propostas e a Administração não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório.

19.6 Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. Só se iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na Administração.

19.7 O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará o afastamento do licitante, desde que seja possível o aproveitamento do ato, observado os princípios da isonomia e do interesse público.

19.8 Em caso de divergência entre disposições deste Edital e de seus anexos ou demais peças que compõem o processo, prevalecerá as deste Edital.

19.9 São vedados acréscimos nos quantitativos fixados pela ata de registro de preços, inclusive o acréscimo de que trata o § 1º do art. 65 da Lei n. 8.666, de 1993.

19.10 O órgão gerenciador somente poderá autorizar adesão à ata após a primeira aquisição ou contratação por órgão integrante da ata, exceto quando, justificadamente, não houver previsão no edital para aquisição ou contratação pelo órgão gerenciador.

19.11 As aquisições ou contratações por órgão ou entidade não participante do certame licitatório não poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos

(20)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 20/85

quantitativos dos itens registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, quando houver.

19.12 O Edital está disponibilizado, na íntegra, no endereço eletrônico: www.comprasnet.gov.br, e também poderão ser lidos e/ou obtidos no endereço Av Theodomiro Porto da Fonseca, 908 – Bairro Fião – São Leopoldo - RS, nos dias úteis, no horário das 13:00 horas às 18:00 horas de Segunda-Feira às quinta-feira e sexta-feira as 08:00 horas às 12:00 horas, mesmo endereço e período no qual os autos do processo administrativo permanecerão com vista franqueada aos interessados.

19.13 Integram este Edital, para todos os fins e efeitos, os seguintes anexos: 19.13.1 ANEXO I - Termo de Referência;

19.13.2 ANEXO II – Ata de Registro de Preços;

São Leopoldo, RS, 24 de maio de 2013.

___________________________________

RICARDO BROCKER PESSÔA – 1º Ten

Chefe do setor de Aquisições, Licitações e Contratos

De Acordo:

________________________________________________

LUIZ ALBERTO CUREAU JÚNIOR - Tenente Coronel

(21)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 21/85 MINISTÉRIO DA DEFESA

EXÉRCITO BRASILEIRO CMS - 6ª DE - 8ª Bda Inf Mtz

19° BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO

(Regimento de Infantaria de Linha do Maranhão e Santa Catarina - 1772) BATALHÃO DA SERRA

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 010/2013 SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Processo n.º (NUP) 64095.001555/2013-72

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

DECRETO N.º 5.450, DE 2005, E DECRETO N.º 7.892, DE 2013

1. DO OBJETO

Aquisição de materiais para manobras, patrulhamentos, controle de tráfego, sinalização visual e controle de distúrbios em proveito do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMTz) e 18º Batalhão de Infantaria Motorizado ( 18º BITMz), conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste instrumento.

2. JUSTIFICATIVA

A aquisição de materiais para manobras, patrulhamentos, controle de tráfego, sinalização visual e controle de distúrbios em proveito do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMTz) e 18º Batalhão de Infantaria Motorizado ( 18º BITMz), se faz em prol de atender aos eventos operacionais realizados pelo 19º Batalhão de Infantaria Motorizado e pelo 18º Batalhão de Infantaria Motorizado durante o ano de instrução e passagem de comando, planejados, organizados e definidos pela respectiva Organização Militar e Comandos Superiores.

3. CLASSIFICAÇÃO DOS BENS COMUNS

Os bens objeto da aquisição estão dentro da padronização seguida pelo órgão, conforme especificações técnicas e requisitos de desempenho constantes do Catálogo Unificado de Materiais – CATMAT do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG. Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG.

NR DESCRIÇÃO UNIDADE QUANTIDADE VALOR 19º BIMTz 18º BITMz 1 Acionador eletrônico para fogos indoor e

(22)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 22/85

2

Algema descartável, material pvc k-80, aplicação punhos, características adicionais descartável, dimensões 540 mm x 8,9 mm x 2,1 mm

Unidade 300 300 5,00

3

Algema p/ pulso em aço inoxidável, tipo corrente, trava dupla, peso de 262g. Acompanha 2 chaves

Par 100 100 150,00

4

Apito cor preta, para controle de trânsito tipo comum de trinado, de metal ou galalite com cordão, preso a um cordão de náilon com uma volta completa, na cor verdeoliva ou branca, conforme o caso, com espessura de 3mm a 5mm e de comprimento correspondente ao braço, o cordão é provido de um gancho na ponta, para fixação do apito

Unidade 80 80 39,00

5 Apito metálico para trânsito, cromado. Unidade 80 80 15,00

6

Aríete desenvolvido para arrombar portas, portões e janelas com sentido de abertura para dentro, com apenas 10 kg e 50 cm de comprimento, este equipamento pode entregar mais de 500 kg de força cinética, possui uma alça emborrachada que facilita sua movimentação e diminui o stress do impacto. Construído em aço e com acabamento em nylon, não provoca faíscas e não conduz eletricidade.

Unidade 10 10 500,00

7

Arma não letal, nome arma não letal, marcador (arma) de paintball - funcionamento semi-aotomatico, calibre 0,68´, carregador com capacidade 200 tiros, alcance util 35 m, com trilhos picantinny, cor preta,garantia mínima de 12 meses.

Unidade 50 50 650,00

8

Armário de aço, tipo guarda-roupa, com 2 (dois) vãos, desmontável, de dimensões e divisões idênticas, destinadas ao uso independente, formando uma unidade, tendo portas inteiriças com sistema de trancamento individual. Internamente, cada vão possui 3 (três) prateleiras, uma na parte superior e duas na inferior, dividindo o vão em 4 (quatro) compartimentos, sendo o maior um cabideiro, com haste porta-cabides, esta fixada logo abaixo da prateleira superior. O armário é constituído das seguintes peças, unidas entre si por meio de encaixes e parafusos com porcas: piso; pés; chapéu; laterais; divisão central; portas; fundos;; prateleiras; cabideiros; porta-cintos; cantoneiras de reforço; porta-tênis; parafusos; porcas; e arruelas. Dimensões: 2m de altura (incluindo

(23)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 23/85

0,15m dos apoios), 0,97m de largura e 0,50m de profundidade. Portas com 1,81m de altura, e 0,435m de largura.

9

Balizador de Transito (Pisca). Sinalizador de transito baixa Intensidade modo flash (luz piscante) com 60 a 70 flashes por minuto, alimentado por uma ou duas baterias de 6 v, Intensidade de luz de 17 candelas, Bidirecional ou unidirecional (1 lente opaca), Com fotocélula, Parafuso para fixação em diversos tipos de suportes, Lente translúcida circular com 185mm em policarbonato com as bordas retro refletivas, nas cores Âmbar ou Vermelha, Corpo de polietileno de alta impacto, Circuito integrado com flash combinado com LED. Dimensões: comprimento máximo: 192mm; altura máxima:324mm; largura:94mm.

Unidade 50 50 86,00

10

Balizador de Transito (Pisca). Sinalizador de transito modo flash (luz piscante) com 60 flashes por minuto, alimentado por única bateria de 6V, Lente de 360º, Intensidade de luz de 10 candelas, com fotocélula, suporte integrado ao corpo para fixação em cones, parafuso para fixação em cavaletes, lente translúcida em policarbonato, nas cores Âmbar e Vermelho, corpo de polietileno de alta impacto, circuito integrado com flash, Lâmpada de 5V 90mA. - Dimensões: altura máxima: 205mm; largura máxima: 110mm.

Unidade 50 50 69,00

11

Balizador Flex, tipo cone, conjunto montado (balizador e base), altura 94 cm e peso aproximado de 2,5 Kg. Conjunto de faixas reflexivas horizontais.

Unidade 50 50 94,00

12

Balizador móvel redondo (Pé de chumbo), altura 1m base em polímero de alta resistência 40x40cm. acompanha tampa multifunção com ganchos em metal para suporte de corrente plástica ou fitas, nas cores laranja ou preto e com duas faixas refletivas branca ou amarelas. Conforme modelo cod 202L da Tecnodesign ou similar.

Unidade 50 50 57,00

13

Balizador Rodovia, conjunto montado (balizador e base), tem altura 1,05 m e peso aproximado 5,0 Kg divisor de tráfego, cor laranja, com faixas em contraste de cor branca conforme foto. (Cone T)

Unidade 50 50 95,00

14

Bandoleira tática com 03 pontas, fita em nylon e pontos de fixação de engate rápido, distribuição uniforme do peso da arma,

(24)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 24/85

acabamentos e costuras de primeira qualidade.

15

Barraca Individual – Camuflada 100 % impermeável à água e constituída de: piso e cobertura, sobreteto, armação articulada (arcos), espeques e bolsa para transporte. Após montada, a barraca não deverá apresentar folgas, pregas ou enrugamentos nas paredes e nas portas. Em consequência, os tecidos do corpo da barraca, portas e sobreteto deverão estar completamente esticados quando a barraca estiver montada. Deverá resistir a ventos laterais de até 65 Km/h.Suas dimensões gerais são:- comprimento: 2.400 mm;- largura: 1.000 cm;- altura: 1.000 mm; e- diagonal da base: 2.600 mm. Corpo da barraca:O corpo da barraca é constituído de: - piso confeccionado de lona leve, com formato de um retângulo de 2.400 mm x 1.000 mm com 150 mm de rodapé em todo contorno da barraca; e - paredes confeccionadas em tecido de poliamida, fixadas ao rodapé da barraca. Em uma das paredes laterais ( largas ), haverá uma porta oval, contendo um visor em tela mosquiteira, e fechada por fecho éclair com cursor duplo. Na parte superior da lateral oposta, é aplicada uma faixa estreita de tela mosquiteira e, na parte média, uma viseira circular, também em tela mosquiteira. As demais paredes ( estreitas ) terão recortes em tela mosquiteira, fixados ao tecido de poliamida, tendo formato aproximado de um losango. No lado externo da barraca, próximo à junção superior dos arcos, serão fixadas, juntamente com as costuras de união dos panos, quatro canaletas confeccionadas de tecido de poliamida, medindo cada uma 300 mm de comprimento por 70 mm de altura, para contenção dos arcos. Na união com o rodapé e na parte média das costuras de união das paredes, serão fixadas presilhas, confeccionadas com correias têxteis e fixadores plásticos, destinadas à fixação da cobertura aos arcos. A fixação da barraca ao solo será feita por seis correias de poliamida de 25 mm de largura, 110 mm de comprimento, sendo quatro correias fixadas nos vértices da barraca e duas no centro das laterais, uma de cada lado, todas fixadas por costura tipo travete. Na extremidade livre dessas correias é fixado um triângulo

(25)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 25/85

eqüilátero, em plástico injetado, por onde passará o espeque. As correias terão ainda, um ilhós de 8 mm de diâmetro interno, fixado a 70 mm do vértice da barraca, para colocação das ponteiras dos arcos da armação. Uma vez armada, a barraca deverá apresentar as paredes esticadas, livres de dobras ou arqueamentos. Todas as medidas acima referenciadas são do produto acabado. As costuras da barraca são seladas com silicone ou fita 100% polimerizável. Sobreteto: O sobreteto da barraca, confeccionado em tecido de poliamida, é constituído por um único painel com no mínimo 1.200 mm de largura na sua parte central. A fixação do sobreteto à barraca será feita por oito tirantes, confeccionados de elástico de 10 mm de largura, 100 mm de comprimento, sendo quatro fixados pelas suas extremidades nos vértices do sobreteto e os outros quatro internamente, em posições que permitam a fixação aos arcos, tendo cada tirante, fixado em suas extremidades livres, um gancho de poliecetal. Armação:A armação da barraca é constituída por 2 (dois) arcos de alumínio, formados cada um por onze varetas, com 8 mm de diâmetro externo e espessura da parede de 0,8 mm. Um pequeno arco adicional será montado na parte superior da barraca, no sentido transversal, para permitir a armação do sobreteto. As varetas das extremidades dos arcos deverão ter em suas extremidades uma ponteira de proteção de 35 mm de comprimento, metade aparente externamente, diâmetro externo compatível com o tubo utilizado, e diâmetro na ponta de 6,35 mm. As varetas são interligadas por meio de luvas internas, cujas partes aparentes são introduzidas em cada vareta adjacente; e, se conservam armadas por meio da ação de um elástico roliço de 3 mm de diâmetro, na cor preta ou por outra solução, condizente com o tubo usado. As luvas devem ter 70 mm de comprimento, 35 mm no interior da vareta e outro tanto para fora, aparente.

16

Barraca militar capac. 16 pessoas, peso aprox. por barraca: de até 400 (+/- 10kg), completas (piso, sobrepiso, cobertura, estrutura e saco de transporte). dimensões aproximadas: c/altura entre 3,50 m/3,90 m e área útil 40/50 m2.

(26)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 26/85

módulos em laminado reforçado de pvc, reforçado c/poliéster, na cor verde (externa) e branca (interna), c/isolamento térmico, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, c/proteção antimofo e bactericida, lavável e não poroso em todo o ambiente; - conexões da cobertura à estrutura e piso, feitas em velcro industrial. cobertura: em laminado reforçado de pvc, reforçado c/poliéster, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, c/proteção antimofo e bactericida, cor externa verde, conexões ao piso e à estrutura em velcro industrial; - aberturas p/entrada de sistema de climatização, elétrica e hidráulica s/o comprometimento das barreiras contra a entrada de animais, insetos e água; - sistema de zíper de alta resistência sem tração e de sentido único; - duplo sistema de guias em cada junção modular para garantir completa vedação; isolamento térmico formando por material reflexivo (alumínio ou outro c/efeito correspondente) e uma bolsa de ar entre a lona externa e interna, propiciando uma barreira condutiva p/dissipação do calor; correias de armação de alta resistência e segurança p/garantir a firme ancoragem; - emendas do tecido em costura dupla ou soldadas proporcionando alta resistência à tração; - abas protetoras para conexões modulares, c/guarnições feitas de velcro industrial; - correias e fivelas de alta elasticidade e capac. de tração que garantam a instalação retesada e firme das coberturas; - saco de transporte em lona de alta resistência, cor verde, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, com proteção antimofo e bactericida, sistema de zíper de alta resistência s/tração e de sentido único, placa de identif. c/indicação do conteúdo e número da barraca (de 1 a xx) e alças de transporte reforçadas. (um para cada cobertura) pisos e sobrepisos: - piso modular em poilietileno de alta densidade, com furos de drenagem, c/sistema de travamento móvel em cada lado das placas, cor clara (bege ou cinza), de fácil manutenção e limpeza, formado por placas leves (peso no máximo 10 kg por placa), em quantidade suficiente p/cobrir a área ocupada pela barraca, de forma a ultrapassar em, pelo

(27)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 27/85

menos, 1 metro em cada extremidade; - sobrepiso em laminado reforçado de pvc, reforçado c/poliéster, cor clara, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-uvis, c/proteção anti-mofo e bactericida, perfeitamente conectado às coberturas através de velcro p/proteção contra entrada de insetos, animais e sujidades, além de barreira à entrada de água;- saco de transporte em lona de alta resistência, cor verde, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, c/proteção antimofo e bactericida sistema de zíper de alta resistência sem tração e de sentido único, placa de identificação com indicação do conteúdo e número da barraca (de 1 a xx) e alças de transporte reforçadas. (um para cada piso / sobrepiso) estrutura: em estrutura tubular metálica de engate rápido com tratamento anticorrosivo, pintura eletrostática, a base de poliéster, resistente ao atrito; - conexões à cobertura e ao piso em velcro industrial; - conexões de montagem simples, por sistema de encaixe e alta tração, juntas deslizantes para firme engate das estruturas da armação; - soldas, quando existentes, em superfícies lisas, s/rebarbas e resistentes à corrosão; - saco de transporte em lona de alta resistência, na cor verde, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, c/proteção antimofo e bactericida, sistema de zíper de alta resistência sem tração e de sentido único, placa de identif. c/indicação do conteúdo e número da barraca (de 1 a xx) e alças de transporte reforçadas. (1 p/cada estrutura). sistema elétrico: (todo material descrito deve atender às normas vigentes abnt) - eletrodutos flexíveis, antichamas, na cor preta, para distribuição dos circuitos elétricos trifásicos, 127/220 volt, 60 hz e da iluminação; - circuito de iluminação separado do circuito de alimentação elétrica dos equip.; - fios nr 12; - 4 tomadas duplas, 127/220 volt, 60 hz, por módulo (cada conjunto deve corresponder a 1 circuito de alimentação); - interruptores para acendimento do circuito de alimentação elétrica; - luminárias plásticas fechadas, c/reator de partida rápida, c/02 lâmpadas fluorescentes de 20 w, c/cinta para fixação na parte superior da estrutura metálica

(28)

Edital Nr 10/2013 – Materiais para Manobras - Fl Nr 28/85

ou cobertura, c/fios e conectores que permitam a montagem rápida sem emendas de fios,(6 luminárias por barraca, sendo 1 de emergência).

17

Barraca militar capac. 32 pessoas. peso aprox. por barraca: de até 800 (+/- 10kg), completas piso, sobrepiso, cobertura, estrutura e saco de transporte). dimensões aprox: com altura entre 3,60 m/4,00 m e área útil 110/130 m2. módulos em laminado reforçado de pvc, reforçado c/poliéster, na cor verde (externa) e branca (interna), c/isolamento térmico, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, c/proteção antimofo e bactericida, lavável e não poroso em todo o ambiente; - conexões da cobertura à estrutura e piso, feitas em velcro industrial. cobertura: em laminado reforçado de pvc, reforçado c/poliéster, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, c/proteção antimofo e bactericida, cor externa verde, conexões ao piso e à estrutura em velcro industrial; - aberturas p/entrada de sistema de climatização, elétrica e hidráulica s/o comprometimento das barreiras contra a entrada de animais, insetos e água; - sistema de zíper de alta resistência sem tração e de sentido único; - duplo sistema de guias em cada junção modular para garantir completa vedação; isolamento térmico formando por material reflexivo (alumínio ou outro c/efeito correspondente) e uma bolsa de ar entre a lona externa e interna, propiciando uma barreira condutiva p/dissipação do calor; correias de armação de alta resistência e segurança p/garantir a firme ancoragem; - emendas do tecido em costura dupla ou soldadas proporcionando alta resistência à tração; - abas protetoras para conexões modulares, c/guarnições feitas de velcro industrial; - correias e fivelas de alta elasticidade e capac. de tração que garantam a instalação retesada e firme das coberturas; - saco de transporte em lona de alta resistência, cor verde, à prova de fogo, impermeável à água, resistente à radiação uv-vis, com proteção antimofo e bactericida, sistema de zíper de alta resistência s/tração e de sentido único, placa de identif. c/indicação do conteúdo e número da barraca (de 1 a xx) e alças de transporte

Referências

Documentos relacionados

tanques evaporímetros promoveu uma diminuição da CE, pH e OD das águas oriundas da lavanderia, portanto o tanque de evapotranspiração é uma alternativa viável e importante tanto

4.1. As empresas detentoras dos preços registrados poderão ser convidadas a firmar contratações de fornecimento, observadas as condições fixadas neste instrumento, e

1.1 - O objeto desta Ata é o registro dos preços classificados no Pregão Eletrônico para Sistema de Registro de Preço n° /20xx, conforme especificações e condições

PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 98/2013 PREGÃO ELETRÔNICO DESTINADO AO REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE GASES INDUSTRIAIS E MISTURAS GASOSAS PARA

DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO - SETOR DE LICITAÇÃO E CONTRATOS PREGÃO ELETRÔNICO PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 85/2013 PREGÃO ELETRÔNICO DESTINADO AO REGISTRO DE PREÇOS PARA

Objeto: Pregão Eletrônico - Sistema de Registro de Preços para eventual contratação de empresa espe- cializada para fornecimento, transporte, remoção e instalação de di-

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES: Promover a educação dos (as) alunos (as) por intermédio do componente curricular geografia, do 6º ao 9º ano do ensino

Caberá ao fornecedor beneficiário da Ata de Registro de Preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não do fornecimento, desde que este