• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE GERADOR DE ENERGIA SEM MOTOR A COMBUSTÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE GERADOR DE ENERGIA SEM MOTOR A COMBUSTÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Realização: Apoio:

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE GERADOR DE ENERGIA SEM MOTOR A COMBUSTÃO

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

SUBÁREA: Engenharias

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO AMPARENSE - UNIFIA

AUTOR(ES): RONALDO MARCELO FERREIRA DOS SANTOS, PEDRO CARDOSO RUAS DE MELO, SAULO MANARA DA SILVA, ROBSON MATHEUS MARTAURO, PAULO HENRIQUE CARDOSO DE MELO

ORIENTADOR(ES): GABRIELA LEAL

(2)

1. Resumo

O aumento do efeito estufa somado as doenças causadas pela geração da queima de combustíveis fosseis tornam a procura por fontes de energia alternativas uma necessidade. Para geradores a combustão não é diferente, sendo assim esse projeto propõe o estudo e desenvolvimento de um sistema de geração de energia por meio de ação mecânica, sem utilizar combustão. Para isso foi realizado o desenvolvimento de um sistema mecânico de acoplamento e de partida e retroalimentação do motor DC, a calibração e o aferimento da tensão gerada e testes de tensão máxima e tempo de duração do sistema. Após teste foi verificada a necessidade de modificação no projeto inicial para diminuição das perdas do sistema causadas pelo sistema de polias e correias e, após modificações, foi possível desenvolver o sistema utilizando um motor trifásico como gerador, um motor 12VCC para a partida do gerador juntamente com uma bateria de 12VCC e um sistema de retificação para a retroalimentação da bateria proposto com obtenção de uma tensão de 220VCA e autonomia de 40 minutos.

2. Introdução

Mais de 80% da eletricidade gerada no país é proveniente de hidrelétricas, e os reservatórios a cada ano que passa sofre mais com a estiagem devido às mudanças climáticas. Com isso a segunda alternativa de produção são as termoelétricas (queima de carvão, gases e combustíveis), impactando o meio ambiente.

Segundo Morais e Costa, os níveis de CO2 na atmosfera aumentaram de 260 a

380ppm nos últimos 100 anos e o principal causador é a queima de combustíveis fósseis [1]. Esse aumento na queima ocorre devido ao aumento da população e industrialização e a necessidade das pessoas na geração e utilização de energia e como consequência podemos citar a intensificação no efeito estufa [1].

Segundo Koike e colaboradores, o efeito estufa é o causador de mudanças globais de clima com sérios problemas ambientais e isso ocorre devido aos gases causadores do efeito estufa permitem a entrada da luz solar e impedirem que parte do calor volte ao espaço, sendo esse um efeito necessário em pequenas quantidades, mas catastrófico em grandes quantidades [2].

Segundo Braun, Appel e Schmal, os efeitos dos gases gerados pela combustão de combustíveis fosseis vão além do efeito estufa, sendo eles responsáveis por efeitos tóxicos agudos e, a longo prazo, são causadores de doenças respiratórias como fibrose pulmonar e câncer do trato respiratório [3].

(3)

Para a diminuição da emissão desses gases, existem incentivos para implantar fontes de energia alternativas, mas ainda são escassas as alternativas para todos os motores a combustão. Nesse sentido, geradores de energia a combustão são também um alvo para essa mudança, uma vez que os mesmos ainda são muito utilizados no país e apresentam diversas desvantagens além da óbvia poluição do ar como, por exemplo, processo de instalação lento com custo elevado, custo de manutenção e revisão, dependência de combustível fóssil, proteções e medidas de segurança para contra incêndios e contaminações, entre outros [4].

Desta forma existe uma necessidade geral no estudo e criação de geradores de energia que não utilizam combustão, como forma de evitar os problemas associados ao mesmo.

3. Objetivos

O objetivo principal do projeto consiste no desenvolvimento de um gerador de energia elétrica por meio de ação mecânica sem utilização de motor à combustão. Para isso, os seguintes objetivos específicos precisam ser alcançados:

• Desenvolvimento do sistema mecânico de acoplamento;

• Desenvolvimento do sistema de partida e retroalimentação do motor DC; • Calibração e aferimento da tensão gerada;

• Testes de tensão máxima e tempo de duração do sistema.

4. Metodologia

Para o desenvolvimento do sistema mecânico de acoplamento o projeto inicial foi a utilização de um sistema de polias intermediárias e correias que, posteriormente, foram retiradas, optando-se por um acoplamento direto entre o motor e o gerador. Na figura 4.1 pode ser observado o desenho conceitual do projeto inicial do sistema mecânico de acoplamento.

(4)

Figura 4.1. Desenho conceitual do projeto inicial do sistema mecânico de acoplamento.

O sistema de partida e retroalimentação do motor DC, responsável pela partida do gerador, foi desenvolvido utilizando uma bateria 12VCC 60A para alimentar o motor DC 12VCC e um circuito de retificação que utilizará a tensão gerada para retroalimentar a bateria, no qual se almeja o aumento do tempo de duração do sistema.

Para o gerador optou-se pelo desenvolvimento de uma estrutura interna e externa do mesmo em Nylon com a utilização de imãs para o estudo do comportamento e características de um gerador. Posteriormente foi utilizado um motor trifásico como gerador.

Após a construção do gerador e a determinação do acoplamento foram realizadas medições de tensão utilizando um osciloscópio Minipa MVB DSO e um multímetro digital convencional.

5. Desenvolvimento

O projeto foi iniciado com o desenvolvimento de um gerador com a utilização de uma estrutura de Nylon e imãs, que pode ser observado na figura 5.1, onde pode ser compreendido o funcionamento de um gerador.

(5)

a) b)

c) d)

Figura 5.1. Estrutura interna e externa do gerador.

Com esse primeiro protótipo foram observadas as características estruturais que afetam a tensão de saída de um gerador. É possível observar na figura 5.2 a tensão de saída desse gerador, no qual em a é verificado a tensão de saída em sua primeira configuração e em b a tensão de saída após testes e modificações em sua estrutura.

a) b)

(6)

Apesar do ajuste do gerador, foi necessária a substituição do mesmo devido suas limitações estruturais, sendo então ele substituído por um motor trifásico utilizado como gerador.

No projeto inicial do sistema mecânico de acoplamento previa a utilização de um sistema de polias intermediárias e correias, como mostrado na figura 5.3. Entretanto, após testes realizados, foram constatadas perdas em relação a transmissão mecânica de movimento entre o motor e o gerador, sendo assim optou-se pelo acoplamento direto entre o motor e o gerador (Figura 5.4), diminuindo assim as perdas do sistema.

Figura 5.3. Sistema mecânico de acoplamento inicial com utilização de polias intermediárias e correias.

Figura 5.4. Sistema mecânico de acoplamento desenvolvido posteriormente, com acoplamento direto entre motor e gerador.

(7)

6. Resultados

Quando utilizado o sistema de acoplamento com polias intermediárias e correias, utilizando um motor trifásico como gerador, um motor 12VCC para a partida do gerador juntamente com uma bateria de 12VCC e um sistema de retificação para a retroalimentação da bateria, foi possível realizar a ligação de um conjunto de lâmpadas LED, como mostrado na figura 6.1.

Figura 6.1. Ligação do conjunto de lâmpadas LED com o gerador desenvolvido

Entretanto, o sistema apresentou perdas e oscilações devido ao sistema de acoplamento, sendo assim optou-se pela substituição do mesmo por um sistema com acoplamento direto do motor e gerador, onde foi possível observar uma tensão de aproximadamente 220VAC, permitindo que fosse ligada uma furadeira por um tempo aproximado de 40 minutos.

7. Considerações Finais

Com o projeto desenvolvido foi possível observar o funcionamento de um gerador a partir do desenvolvimento de um. Devido as necessidades do projeto, optou-se pela mudança no gerador desenvolvido para um motor trifásico como gerador, permitindo que fosse desenvolvido um sistema com um motor 12VCC para a partida do gerador juntamente com uma bateria de 12VCC e um sistema de retificação para a retroalimentação da bateria o qual ligou um conjunto de lâmpadas LED.

(8)

Devido as perdas do sistema de acoplamento, foi decidido pela retirada das polias e correias, realizando um acoplamento direto, e o teste final demonstrou que o sistema desenvolvido alcançou uma tensão de aproximadamente 220VCA permitindo ligar uma furadeira mantendo a mesma por um tempo aproximado de 10 minutos.

8. Fontes Consultadas

[1] MORAIS, M.G.; COSTA, J.A.V. Bioprocessos para Remoção de Dióxido de Carbono e Óxido de Nitrogênio por Microalgas Visando a Utilização de Gases Gerados Durante a Combustão do Carvão. Quim. Nova, Vol. 31, No. 5, 1038-1042, 2008.

[2] KOIKE, G.H.A. et al. Emissão dos Gases de Combustão em Motor de Ignição por Compressão: Ensaio Comparativo entre Diesel, Biodiesel e Biodiesel com Injeção de Etanol. Minerva, 7(1): 11-18, 2002.

[3] BRAUN, S.; APPEL, A.G.; SCHMAL, M. A Poluição Gerada por Máquinas de Combustão Interna Movidas à Diesel - A Questão dos Particulados. Estratégias Atuais para a Redução e Controle das Emissões e Tendências Futuras. Quim. Nova, Vol. 27, No. 3, 472-482, 2003.

[4] OCA ENERGIA. 9 Desvantagens em utilizar Geradores a Diesel/Gasolina. Disponível em: < http://www.ocaenergia.com/blog/agronegocio/9-desvantagens-em-utilizar-geradores-a-dieselgasolina/>. Acesso em 10 de agosto de 2019.

Referências

Documentos relacionados

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico, ou farmacêutico ou enfermeiro.. O que precisa

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

A motivação para o tema surgiu a partir de conversas com professores brasileiros, que têm desenvolvido a pesquisa “Paisagem Sonora, Memória e Cultura Urbana” elaborada no Programa

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento