• Nenhum resultado encontrado

AContabilidade é relevante para qualquer organização. Além

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AContabilidade é relevante para qualquer organização. Além"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)

A profissão contábil na percepção

dos alunos concluintes dos cursos

de Ciências Contábeis de IES de

Porto Alegre (RS)

Carmem Haab Luttte Cavalcante Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre (RS).

Bianca Smith Pilla

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre (RS).

Wanderson Obalski

Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre (RS).

A

Contabilidade é relevante para qualquer organização. Além

das exigências legais, a Contabilidade contribui de forma

significativa na gestão das empresas, fornecendo informações para o planejamento, controle e para a tomada de decisões. O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis nas IES de Porto Alegre (RS) sobre a profissão contábil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionário aos estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis. Como resultados, os estudantes percebem que o profissional da Contabilidade tem boas oportunidades de trabalho, que encontra emprego com facilidade e que o mercado de trabalho está em crescimento. Os estudantes discordam que o salário seja alto para o profissional da Contabilidade. A maioria dos estudantes diz que a profissão contábil tem destaque em nossa sociedade. Os estudantes reconhecem a função gerencial do contador, declarando que ele contribui com informações importantes na gestão das organizações. Por fim, observa-se a conduta ética como fator que influencia na imagem do contador. O estudo se faz importante para identificar a percepção dos alunos sobre a profissão contábil e difundir as perspectivas dessa profissão.

(3)

dícibus (2000, p. 31) comenta que “pode-se facilmente verificar que um sistema simples de registro e análise contábil não falta, nem mesmo na mais rudimentar das organizações”. O autor cita ain-da que em algumas organizações podem faltar outros profissionais, como o economista ou o técnico em administração, mas não falta-rá o técnico em contabilidade para fazer os registros contábeis.

Mesmo com o amplo campo de atuação e o mercado de trabalho em ascendência, observa-se, mui-tas vezes, que os estudantes não têm uma visão clara da atuação do profissional da Contabilidade.

1. Introdução

A contabilidade tem como objetivo trazer informações eco-nômicas relevantes para os seus diversos usuários. As informações geradas possibilitam o controle e o auxílio na tomada de deci-sões das organizações. Os dados contábeis são fundamentais para as diversas decisões de negó-cio, sendo que o profissional da Contabilidade tem conhecimento suficiente para demonstrar a si-tuação patrimonial e as melhores alternativas para a organização. Conforme Iudícibus (2000, p. 31), o contador torna-se “o primeiro analista das informações produzi-das pelo sistema por ele montado e um dos auxiliares mais impor-tantes dentro da entidade”.

Sobre o campo de atuação do profissional da Contabilidade, a Resolução do CFC n.º 560/83 apre-senta várias funções que podem ser desenvolvidas. Tais funções po-dem ser, por exemplo, de analista, assessor, assistente, auditor (in-terno e ex(in-terno), consultor, entre outras. As atividades podem ser como profissional liberal ou au-tônomo, empregado em empre-sas privadas, servidor público ou como sócio de empresa.

Também se deve ressal-tar o mercado de trabalho desse profissional como promissor, consideran-do o crescimento consideran-do número de empresa e a necessidade de suas infor-mações, tanto gerenciais como fis-cais.

Iu-Muitos pensam que o profissio-nal é um agente apenas executor (faz somente registros contábeis) ou confundem a Ciência Contábil com a matemática. Os registros contábeis são importantes e ne-cessários, mas representam ape-nas uma parte da Contabilidade.

A Contabilidade utiliza o co-nhecimento de outras ciências sempre que necessário. Os conhe-cimentos da matemática auxiliam na geração de dados e informa-ções contábeis. Assim também a Contabilidade pode utilizar co-nhecimentos de Administração, Estatística, entre outros. Molinari (2003, apud Peleias et al., 2011, p. 511) cita que os profissionais da Contabilidade “podem

encon-trar respostas em outra ciência social para problemas que

apenas a Contabilidade não encontra explicação”.

Dado o exposto, o estudo pre-tendeu responder à seguinte ques-tão: Qual a percepção dos alunos concluintes dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensi-no Superior (IES) de Porto Alegre, sobre a profissão contábil? Consi-derando a questão a ser respondi-da, o estudo teve como objetivo

identificar a percepção dos alu-nos dos cursos de Ciências

Contábeis de IES de Porto Alegre (RS) sobre a

pro-fissão contábil.

A relevância da pes-quisa está na possibi-lidade que oferece

de contribuir para fortalecer a profissão mediante a conscien-tização

(4)

dos estudantes sobre a importância da Contabilidade para a sociedade.

2. Revisão da literatura

A seguir são apresentados con-ceitos que se consideram importan-tes ao estudo da profissão contábil.

2.1 A Contabilidade

Para Iudícibus (2000, p.44), “a Contabilidade é tão remota quanto o homem que pensa, ou melhor di-zendo, que conta”. Sá (1997, p. 16) cita que “a Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela”. O autor cita ainda que, “talvez por isso, seus progressos quase sempre tenham coincidido com aqueles que carac-terizam os da própria evolução do ser humano” (SÁ, 1997, p. 16).

Quanto ao desenvolvimento da Contabilidade, Iudícibus (2000, p.44) cita que “a necessidade de acompanhar a evolução dos patri-mônios foi o grande motivo para seu desenvolvimento”. Atualmen-te o método contábil Atualmen-tem aplica-ção a qualquer tipo de pessoa, seja física ou jurídica, que neces-site exercer atividades econômicas para alcançar suas finalidades (IU-DÍCIBUS, 2006).

Para Iudícibus, Martins e Gelb-cke (2007, p. 29),

a contabilidade é, objetivamen-te, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtivi-dade, com relação à entidade ob-jeto de contabilização.

O objetivo principal da Contabili-dade, conforme cita Marion (2005a, p.26), “é o de permitir a cada gru-po principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras”.

Iudícibus et al. (2006) cita as finalidades da Contabilidade como sendo de controle e planejamento. O controle é definido como um processo no qual a administração se certifica de que a empresa está agindo em conformidade com os planos traçados. Já o planejamen-to, este é o “processo de decidir que curso de ação deverá ser to-mado para o futuro” (IUDÍCIBUS et al., 2006, p.25).

Estando delimitada a Contabili-dade, no tópico a seguir são descritos os usuários da informação contábil.

2.2 Os usuários da

informação contábil

A Contabilidade tem com o objetivo gerar informações

rele-vantes para os seus usuários. Os usuários das informações são, se-gundo Iudícibus, Martins e Gelb-cke (2007, p. 28), “toda pessoa fí-sica ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do pro-gresso de determinada entidade, seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mes-mo patrimônio familiar”. Podem--se classificar os usuários como internos ou externos à entidade. Exemplos de usuários internos são administradores e gerentes e, de usuários externos, o governo, for-necedores e clientes.

A Contabilidade fornece infor-mações diferentes para usuários internos e externos. Os usuários ex-ternos têm acesso às informações publicadas e outras que podem ser fornecidas pela empresa. Os usuá-rios internos recebem informações de nível gerencial, mais específicas para a tomada de decisão, como, por exemplo, sobre rentabilidade dos produtos ou serviços, preço de venda, custos de produção, e outros.

As informações contábeis pro-porcionam decisões com mais se-gurança nas organizações. Com o crescimento das organizações, a demanda por informações rele-vantes e que contribuam na toma-da de decisões tem aumentado.

Para Neves e Viceconti (2004), é de extrema importância à função de

Mesmo com o amplo campo de atuação e o mercado

de trabalho em ascendência, observa-se, muitas vezes,

que os estudantes não têm uma visão clara da atuação

(5)

fornecer informações, pois é a partir delas que serão tomadas as decisões pelos administradores de uma orga-nização, assim como também pelos demais usuários da Contabilidade.

2.3 A profissão contábil

Sabe-se que a primeira função na área da Contabilidade a ser re-conhecida foi a de guarda-livros. A primeira regulamentação con-tábil no Brasil ocorreu por meio do Decreto Imperial 4.475 do ano de 1870, no qual foi reconheci-do oficialmente a Associação reconheci-dos Guarda-Livros da Corte (PELEIAS; BACCI, 2004). Essa função foi uma das primeiras profissões liberais reconhecidas no Brasil.

Com a regulamentação da pro-fissão de guarda-livros, a propro-fissão se desenvolveu até chegar-se ao curso Técnico em Contabilidade e ao curso superior de Ciências Con-tábeis. Com a criação das faculdades de Ciências Contábeis, em 1945, a profissão contábil foi considerada uma carreira universitária (SCHMIDT, 2000).

A criação do curso de Ciências Contábeis deu-se por meio do Decreto-Lei n.º 7.988, de 22/9/1945, sendo que este criou o curso de Ciências Contábeis e Atuariais, conferindo este titulo aos Bacharéis (SCHMI-DT, 2000). Após, com a criação efetiva do curso de Ciências Con-tábeis, que ocorreu em 31/7/1951 com a Lei n.º 1.401, passou-se a conferir a titulação de Bacharel em Ciências Contábeis (PELEIAS et al., 2007).

Atualmente têm-se profis-sionais com formação em nível técnico e em nível superior. Para atuar na área contábil, todos os profissionais, tanto de nível técni-co técni-como de nível superior, devem prestar o Exame de Suficiência do

Conselho Federal de Contabilidade e efetivarem registro no Conselho Regional de Contabilidade. Ressal-ta-se, porém, que a formação em nível técnico não dará mais direito ao registro profissional, conforme o Art 76 da Lei n.º 12.249/10, a partir de 1º de junho de 2015.

A Resolução do Conselho Fe-deral de Contabilidade (CFC) n.º 560/83, alterada pela Resolução CFC n.º 898/01, descreve as atri-buições dos profissionais técnicos em contabilidade e do contador. Várias atribuições podem ser de-senvolvidas por ambos os profis-sionais, sendo que, por exemplo, as atividades de Auditoria e Perícia são restritas ao contador.

Com o tempo, a função do profissional da Contabilidade evo-luiu dos simples registros para a de

orientador (SÁ, 2002). Con-forme o mesmo autor, não foi extinta a profissão, mas uma das atividades que absorvia mui-to tempo e com isso não permitia exercer a função de analisar e ex-plicar os fatos, traçando modelos de comportamento da riqueza. “A função moderna e verdadeira do profissional da Contabilidade é, pois, a de um consultor sobre as-suntos da riqueza das empresas” (SÁ, 2002, p. 1).

Pires, Ott e Damacena (2009, p.184) citam em seu estudo, o qual analisou o perfil profissional exigido pelo mercado de traba-lho, que “o profissional contábil da atualidade é desafiado a atuar ativamente na gestão da

organiza-ção”. Cavalcante, Pilla e Marques (2012) corroboram tal afirmação quando argumentam em seu es-tudo que os estudantes percebem que o trabalho deste profissional vai além dos registros contábeis.

Conforme cita Marion (2005c), na profissão contábil dificilmente se encontrará um bom profissional desempregado. Ainda, conforme o mesmo autor, as empresas têm in-teresse em profissionais com boa experiência especialmente nas áreas de custos, auditoria, entre outras.

Iudícibus et al. (2006) citam que, para o profissional da Con-tabilidade de alto nível, o merca-do de trabalho é um merca-dos melhores entre os profis-s i o n a i profis-s liberais, sendo principalmente no sentido financeiro. Isso se dá, conforme o mesmo autor, pelas várias pres-sões que as empresas sofrem no sentido de aperfeiçoarem seu processo de controle e planeja-mento. Nesse sentido, o estudo de Cavalcante, Pilla e Marques (2012) demonstra que alunos do ensino técnico em contabilidade também percebem o mercado de trabalho em crescimento, sendo que a maioria escolhe o curso motivado pela ampla área de trabalho. Para Sá (2002, p. 1), “o futuro da profissão contábil [...] é dos mais promissores e ninguém poderá detê-lo porque está atado à história da riqueza e esta à do bem-estar material da humanidade”.

(6)

Descrita a profissão contábil, no tópico a seguir são apresenta-dos os procedimentos metodoló-gicos utilizados na pesquisa.

3. Procedimentos

metodológicos

A pesquisa foi classificada quan-to à natureza, quanquan-to aos objetivos e quanto aos procedimentos, ten-do como base a tipologia de me-todologia de pesquisa citada por Sampieri, Collado e Lúcio (2006).

No que se refere à natureza da pesquisa, trata-se uma pes-quisa aplicada, considerando que gera um produto/processo (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006). Ou seja, os seus resulta-dos poderão subsidiar os cursos de Ciências Contábeis pesquisa-dos em termos de uma possível atualização, assim como para promover a profissão contábil.

Quanto aos objetivos, pode-se classificar a pesquisa como des-critiva. Segundo Roesch (1999), o propósito da pesquisa descritiva é obter informações sobre deter-minada população, neste caso, sobre a percepção dos alunos con-cluintes do curso em questão. Já quanto aos procedimentos, pode--se afirmar que a pesquisa consiste em um levantamento.

Roesch (1999) apresenta, além do método da pesquisa, classifica-ção com base em técnicas de cole-ta e de análise de dados. Quanto às técnicas de coleta de dados, utilizou-se o questionário, o qual foi elaborado com questões afir-mativas e com a seguinte escala: discordo plenamente, discordo, indiferente / não sabe, concordo e concordo plenamente. As ques-tões foram relacionadas ao mer-cado de trabalho, à remuneração, ao destaque da profissão, às ativi-dades realizadas pelo profissional, à conduta do profissional da

Con-tabilidade e à per-cepção dos alunos quanto ao curso de Ciências Contábeis.

O levantamento de dados primários foi realizado no pri-meiro semestre de 2012, durante o mês de junho. O ques-tionário foi aplicado aos alunos forman-dos de 2012, sendo que ficou limitado aos cursos

presen-ciais de Ciências Contábeis de IES de Porto Alegre (RS).

Foram contatadas dez insti-tuições, que, conforme dados pesquisados no MEC, possuíam o curso de Ciências Contábeis na modalidade presencial e que te-riam formandos no ano de 2012. Das dez instituições de ensino, nove resolveram participar da pesquisa. A população foi estima-da em 394 estuestima-dantes, conforme informações obtidas das institui-ções. A amostra foi composta por 311 estudantes que concordaram em participar da pesquisa.

Quanto às técnicas de análise, a partir dos dados coletados, eles foram tratados de forma quanti-tativa, pois se buscou analisar e interpretar os dados em forma de números, utilizando-se de tabe-las. A análise dos dados percorreu as seguintes etapas: organização dos dados coletados; elaboração de tabelas; comparação dos da-dos; análise descritiva dos resulta-dos observaresulta-dos.

A seção a seguir apresenta e discute os resultados encontrados.

4. Percepção dos alunos

concluintes dos cursos de

Ciências Contábeis

A seguir estão apresentados os re-sultados obtidos com a pesquisa.

Pri-meiramente é apresentado um perfil dos alunos pesquisados para após demonstrarem-se as respostas refe-rentes à percepção dos alunos quan-to ao curso e respectiva profissão.

4.1 Perfil dos alunos pesquisados

Participaram da pesquisa 311 estudantes formandos do curso de Ciências Contábeis de IES de Porto Alegre-RS. Dos pesquisados, obser-vou-se que a maioria dos estudantes, isto é, 60,5%, são do sexo feminino, sendo 39,5% do sexo masculino.

Observa-se que as mulheres estão conquistando um impor-tante espaço na profissão contá-bil. Conforme o Conselho Federal de Contabilidade (2012), atual-mente 41% dos profissionais da Contabilidade são do sexo femi-nino, sendo que se observa um crescimento nos últimos anos. De acordo com o presidente do Conselho Federal de Contabilida-de, Juarez Domingues Carneiro, “hoje as mulheres já representam mais de 50% dos profissionais em alguns estados brasileiros” (CONSELHO FEDERAL DE CONTA-BILIDADE, 2012, p. 1).

No que se refere à idade dos estudantes, como se observa na Tabela 1, a maioria dos estudantes pesquisados estão na faixa entre 26 e 30 anos (37%).

Quando questionados sobre a posição atual no mercado de

tra-Tabela 1 – Faixa etária

Frequência Percentual De 20 a 25 anos 107 34,4 De 26 a 30 anos 115 37,0 De 31 a 35 anos 47 15,1 De 36 a 40 anos 17 5,5 De 41 a 50 anos 18 5,8 Mais de 50 anos 4 1,3 Total 308 99,0 Não respondeu 3 1,0 Total 311 100,0

(7)

Tabela 2 – Posição no mercado de trabalho

Frequência Percentual

Frequência Frequência Frequência Frequência

Empregador 10 3,2 6 1,9 Empregado 247 79,4 160 51,4 Desempregado 16 5,1 7 2,3 Autônomo 13 4,2 6 1,9 Estagiário / Bolsista 25 8,0 21 6,8 Total 311 100,0 200 64,3

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Tabela 3 – Mercado de trabalho do profissional contábil

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais que encontram

boas oportunidades de trabalho. 0,6 6,8 10,0 65,6 16,7 0,3 O contador encontra emprego fácil. 0,6 8,7 9,3 61,7 19,0 0,6 O mercado de trabalho para o Contador vem crescendo a cada dia. - 4,2 8,0 60,5 24,4 2,9 O contador tem várias opções de concursos públicos. 0,3 2,3 1,9 45,0 50,5 -O contador pode atuar como assessor ou consultor de empresas. - 0,6 4,5 55,9 38,3 0,6 O contador tem espaço profissional em projetos sociais e/ou ambientais. 1,6 14,1 32,2 44,1 7,1 1,0 Não existe um bom contador desempregado. 1,6 20,6 8,7 33,1 33,1 2,9 Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

balho, os estudantes responderam da seguinte forma (Tabela 2).

Conforme demonstra a Tabe-la 2, a maioria dos estudantes, 79,4%, se declara empregado. Em segundo lugar, porém com per-centual menos significativo (8%), estão os estudantes que traba-lham como estagiários ou bolsis-tas. Conforme os dados apresenta-dos, dos estudantes pesquisaapresenta-dos, 64,3% trabalham na área contábil (ou já trabalharam, no caso dos es-tudantes que declaram posição no mercado como “desempregado”). A maioria dos estudantes que diz trabalhar na área contábil decla-rou sua posição no mercado de trabalho como empregado.

4.2 Percepção dos alunos quanto

ao mercado de trabalho

Os estudantes foram ques-tionados sobre o mercado de

trabalho do profissional da Con-tabilidade. Os resultados são de-monstrados na Tabela 3.

Como se observa na Tabela 3, a maioria dos estudantes concorda que o profissional da Contabilida-de encontra boas oportunidaContabilida-des de trabalho, que ele encontra em-prego com facilidade e que o mer-cado de trabalho vem crescendo a cada dia. Em pesquisa realizada por Cavalcante, Pilla e Marques (2012), os estudantes também percebem o mercado de trabalho do profissional da Contabilidade em crescimento.

Os estudantes também afir-mam que o profissional tem várias opções em concursos pú-blicos e que pode atuar como consultor. Nesse sentido, a Re-solução do Conselho Federal de Contabilidade n.º 560/83 (al-terada pela Resolução CFC n.º

898/01) descreve as várias ativi-dades que podem ser desenvol-vidas tanto na área pública como na área privada, estando entre estas a função de consultor.

Quando questionados, a maio-ria dos estudantes concorda com a atuação do contador nos projetos sociais ou ambientais. No entanto, 32,2% não tem conhecimento e 15,7% discordam. Sabe-se que a Contabilidade têm espaço em pro-jetos sociais ou ambientais, assim como em projetos de outras áreas. As atividades podem estar relacio-nadas, por exemplo, aos registros, às projeções e/ou mensurações dos custos e à divulgação das in-formações geradas por meio de relatórios contábeis.

Ainda, os estudantes afirmam em sua maioria que não existe um bom contador desemprega-do. Iudícibus (2000) comenta que o número de bons profissionais com conhecimento amplo de ad-ministração financeira é bastante escasso. São poucos os profissio-nais que possuem condições de assumir cargos de controladores, diretores financeiros, chefes de de-partamento, entre outras funções (IUDÍCIBUS, 2000).

Girotto (2010) também comen-ta que empresas de recrucomen-tamen- recrutamen-to encontraram dificuldade, em 2010, para preencher cargos de

(8)

Tabela 4 – Salário do profissional contábil

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

O contador é um profissional que tem salário alto. 11,9 56,6 19,0 11,3 0,6 0,6 Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Tabela 5 – O contador tem salário alto x trabalha na área contábil

Itens questionados O contador tem salário alto

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

Trabalha na área contábil 8,1 37,2 10,4 8,4 0,3 -Não trabalha na área contábil 3,9 19,7 8,7 2,9 0,3 -Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Tabela 6 – Destaque da profissão contábil

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

O profissional da Contabilidade tem importância para a sociedade. 0,3 3,9 7,7 49,8 37,9 0,3 A profissão contábil é uma profissão que tem destaque em nossa sociedade. 3,5 32,8 15,1 38,6 10,0 -O contador é um profissional sem credibilidade no mercado de trabalho. 37,6 46,3 5,8 8,4 1,9 -Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

analistas ou coordenadores contá-beis com inglês fluente. Segundo a autora, “a escassez de profissio-nais qualificados para atender às exigências atuais da área contábil é uma realidade que vem sendo percebida nos últimos anos” (GI-ROTTO, 2010, p. 13).

4.3 Salário do profissional

A Tabela 4 apresenta a opi-nião dos estudantes sobre o salá-rio do contador.

Como se observa na Tabela 4, os estudantes não consideram que o contador tem salário alto. Na Tabela 5, a seguir, relacionaram-se os estudantes que responderam a essa questão (309 estudantes) com a variável trabalha ou não na área contábil.

A Tabela 5 demonstra que a maioria dos estudantes que dis-cordam do salário alto do conta-dor também trabalham na área contábil. Isso pode demonstrar que os estudantes que estão

tra-balhando na área contábil não estão satisfeitos com o salário percebido ou não têm boas pers-pectivas dele.

Segundo Marion (2005b), o contador ainda não é valorizado no Brasil como ocorre em outros países. De acordo com o mesmo autor, em alguns estados ameri-canos, o contador tem a melhor remuneração entre os profissio-nais liberais. Já Iudícibus (2000) cita que são poucos os profissio-nais da Contabilidade reconhe-cidos, sendo estes, geralmente, pessoas de grande experiência. Para Iudícibus (2000, p. 39), os profissionais da Contabilidade com ampla visão de administra-ção financeira “têm obtido remu-neração e satisfação profissional muito grandes”.

4.4 Destaque da profissão contábil

A Tabela 6 a seguir apre-senta as questões e respectivas respostas no que se refere ao

destaque da profissão contábil (Tabela 6).

Observa-se que os estudantes concordam sobre a importância do contador para a sociedade. Dos pesquisados, 48,6% concor-dam com o destaque da profissão contábil na sociedade; 15,1% de-claram não ter conhecimento; e 36,3% não concordam.

Para Marion (2005b, p. 1), é preciso entender “que a imagem dessa profissão no Brasil ou em pa-íses subdesenvolvidos (ou em de-senvolvimento) está muito aquém que nos países desenvolvidos”. Marion (2005b) comenta que nos Estados Unidos a profissão contá-bil é muito bem reconhecida, sen-do que, em alguns estasen-dos ameri-canos, o contador é o profissional liberal mais bem remunerado. Para Iudícibus (2000, p. 39), “na ver-dade, ainda estamos no limiar de uma era em que será reconhecida toda a importância da função con-tábil dentro das entidades”.

(9)

4.5 Atividades realizadas pelo

profissional da Contabilidade

Na Tabela 7, são apresentados os resultados das questões que buscaram identificar a percepção dos estudantes quanto às ativida-des realizadas pelo profissional da Contabilidade.

Observa-se (Tabela 7) que a maioria dos estudantes concor-da que apenas o profissional concor-da Contabilidade pode assinar as demonstrações contábeis. O pro-fissional da Contabilidade, legal-mente habilitado, responde pelas demonstrações contábeis e, por-tanto, os assina. Sobre essa ques-tão a Resolução CFC n.º 560/83, em seu Art. primeiro, cita:

Art. 1º O exercício das atividades compreendidas na Contabilidade, considerada esta na sua plena am-plitude e condição de Ciência Apli-cada, constitui prerrogativa, sem exceção, dos contadores e dos téc-nicos em contabilidade legalmente habilitados, ressalvadas as atribui-ções privativas dos contadores.

A maioria dos estudantes con-corda que o contador tem capa-cidade de gerenciar uma orga-nização. Ainda, os pesquisados concordam que o profissional da

Contabilidade não é um profissio-nal apenas executor, isto é, que faz apenas registros contábeis. Nesse sentido, o Conselho Federal de Contabilidade (s.d.) ressalta que:

A realidade de mercado hoje exige um profissional pronto para assu-mir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos da empresa, deve ser uma verdadeira “bússola” dos negócios e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista.

Os estudantes afirmam que o contador contribui com informa-ções para a tomada de decisões nas organizações (93,9%). Ainda, 94,9% dos estudantes concordam que o contador pode indicar a me-lhor alternativa de negócio. Para Figueiredo e Caggiano (2004), a Contabilidade é uma das ferra-mentas bastante útil aos adminis-tradores, otimizando o processo de tomada de decisões, sendo que,

Como um sistema de informação e mensuração de eventos que afe-tam a tomada de decisão, possibili-ta que, partindo do conhecimento de fatos passados, procedimentos futuros sejam delineados de forma que esta otimização seja, senão

al-cançada totalmente, buscada com maior segurança. (FIGUEIREDO; CAGGIANO, 2004, p. 24)

Fernandes, Klann e Figueredo (2011) também afirmam, em seu estudo, que as informações con-tábeis gerenciais são consideradas importantes pelos gestores. Os au-tores também têm como resultado o fato de os gestores perceberem uma deficiência na disponibilidade dessas informações. Deve-se res-saltar que é do contador a função de transformar os dados em infor-mações, pois, como citam Figuei-redo e Caggiando (2004, p. 38), “os dados são simplesmente um conjunto de fatos expressos como símbolos ou caracteres, incapazes de influenciar decisões, até serem transformados em informações”. Salienta-se que a Contabilidade também informa à sociedade, como bem afirma a maioria dos estudantes (92,3%). As informa-ções geradas proporcionam uma visão geral da empresa aos rios internos e também aos usuá-rios externos (FIGUEIREDO; CAG-GIANO, 2004).

Dos estudantes pesquisados, 96,8% concorda que a respon-sabilidade do contador é grande dentro da organização. Os

conta-Tabela 7 – Atividades realizadas pelo profissional da Contabilidade

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

Somente o profissional da Contabilidade pode assinar as

demonstrações contábeis. 2,3 5,1 2,3 38,3 50,8 1,3 O contador tem capacidade para gerenciar uma organização. 0,3 3,5 2,3 38,3 55,3 0,3 O contador trabalha exclusivamente fazendo lançamentos. 49,2 44,7 2,9 2,3 1,0 -O contador é um profissional apenas executor. 47,3 42,4 1,3 8,0 1,0 -O contador contribui com informações para a tomada de decisões

em qualquer tipo de organização. 0,6 3,9 1,6 36,7 57,2 -O contador pode indicar para a organização qual a melhor

alternativa de negócio. 0,6 1,6 2,9 57,9 37,0 -As demonstrações contábeis também servem de informação para

a sociedade. 0,3 2,9 3,5 53,4 38,9 1,0

O contador tem grande responsabilidade dentro da organização. - 1,0 1,0 40,2 56,6 1,3 Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

(10)

dores são responsáveis pelas in-formações contábeis divulgadas. Nesse sentido, o Código Civil, em sua Seção III – Do Contabilista e outros Auxiliares, define que os contadores são responsáveis pe-los atos praticados referentes à escrituração contábil e fiscal. O parágrafo único do Art. 1.177 do Código Civil cita: “No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, pe-rante os preponentes, pelos atos culposos; e, perante terceiros, so-lidariamente com o preponente, pelos atos dolosos”.

O tópico a seguir apresenta so-bre a conduta do profissional da Contabilidade.

4.6 Conduta do profissional

da Contabilidade

Os resultados referentes à con-duta profissional são apresentados na Tabela 8.

Conforme demonstra a Tabela 8, a maioria dos estudantes con-corda que a ética é um

diferen-cial para o contador. Para Silva (2003, p.23), o comportamento ético do profissional para com a sociedade “pode ser um diferen-cial do sucesso ou do fracasso, principalmente naquelas pro-fissões que protegem, direta ou indiretamente, os interesses da sociedade, como, por exemplo, a profissão contábil”.

Os estudantes também cordam, em maioria, que a con-duta ética influencia na imagem do profissional da Contabilida-de. Silva (2003, p. 19) cita ainda que “o profissional da Conta-bilidade, diante de tantos pro-blemas que se apresentam no cotidiano, precisa de muita per-severança, tenacidade e honra-dez para não cometer erros que venham a denegrir a imagem de toda uma categoria”.

O Art. 9 do Código de Ética Profissional do Contador cita que “a conduta do profissional da Con-tabilidade com relação aos colegas deve ser pautada nos princípios

de consideração, respeito, apreço e solidariedade, em consonância com os postulados de harmonia da classe” (RESOLUÇÃO CFC N.º 803/96). Nesse sentido, o parágra-fo único do artigo citado, comple-menta que o espírito de solidarie-dade não justifica “a participação ou conivência com o erro ou com os atos infringentes de normas éti-cas ou legais que regem o exercí-cio da profissão” (RESOLUÇÃO CFC N.º 803/96).

O profissional da Contabilida-de Contabilida-deve transmitir confiança na execução de seus trabalhos, sendo que essa confiança se conquista por meio do domínio técnico atua-lizado e pela conduta ética do pro-fissional (SILVA, 2003).

4.7 A percepção dos alunos

quanto ao curso

Os estudantes também foram questionados quanto ao curso de Ciências Contábeis. Os resultados estão demonstrados nas tabelas 9 e 10.

Tabela 8 – Conduta do profissional da Contabilidade

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

A ética é diferencial competitivo para o contador. 0,6 5,5 6,1 41,8 46,0 -A conduta ética influencia na imagem do contador. - 1,6 1,0 35,4 62,1 -Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Tabela 9 – Percepção dos estudantes quanto ao curso de Ciências Contábeis

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

Para fazer o curso é preciso dominar matemática. 13,5 59,2 2,6 23,2 1,6 -O curso de Ciências Contábeis é muito parecido com o curso de

Bacharelado em Matemática. 38,9 42,8 16,7 1,3 - 0,3 Contabilidade não se aprende na faculdade, mas sim na prática. 2,3 30,2 7,7 40,2 18,6 1,0 Observam-se no curso muitas aulas teóricas. 0,3 11,9 6,1 63,0 18,0 0,6 As aulas do curso são mais práticas do que teóricas. 13,5 53,4 5,8 25,1 1,9 0,3 A leitura é importante para o crescimento do aluno no curso. - 1,0 2,9 49,8 46,0 0,3 É preciso fazer muita leitura no curso. 3,5 21,2 5,1 57,6 12,2 0,3 A disciplina Português é importante no curso. 2,6 6,1 3,9 50,5 37,0 -No curso é preciso escrever muitos textos, resenhas, etc. 6,8 56,3 8,0 23,8 4,5 0,6 Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

(11)

Conforme a maioria dos estu-dantes (Tabela 9), para fazer o cur-so de Ciências Contábeis, não é ne-cessário dominar matemática. E, ainda, os estudantes não concor-dam que o curso de Ciências Con-tábeis seja muito parecido com o curso de Matemática. Conforme já exposto, a contabilidade utiliza o conhecimento de outras ciências sempre que necessário.

A maioria dos estudantes de-clara que a Contabilidade se apren-de na prática e, não, na faculdaapren-de (58,8%); que no curso observam--se muitas aulas teóricas (81%); e, ainda, discordam de que as aulas sejam mais práticas do que teóri-cas (66,9%). Ressalta-se que por trás de toda a prática existe uma teoria contábil relevante.

Dos estudantes pesquisados, 95,8% declaram que a leitura é importante para o crescimento no curso e 69,8% concordam que é preciso fazer muita leitura duran-te o curso de Ciências Contábeis. Assim, também, 87,5% dos pes-quisados afirmam a importância da disciplina Português no curso. Porém, a maioria, 63,1%, discorda da necessidade de escrever muitos textos durante o curso.

Sendo o contador um gestor de informações, a habilidade da escrita é importante, consideran-do que é um meio de expressar suas análises aos diversos usuá-rios da Contabilidade.

A Tabela 10 apresenta mais al-gumas questões referentes à

per-cepção dos alunos quanto ao cur-so, suas disciplinas e possibilidade de especialização.

Quando questionados sobre as disciplinas da área de humanas no curso, 48,3% discordam; 16,1% não têm conhecimento; e 35,7% concordam com sua importância no curso. Sabe-se que essas disci-plinas são importantes no curso, na medida em que trabalham a formação humana, complemen-tando a formação técnica dos es-tudantes. De acordo com o Conse-lho Federal de Contabilidade (s.d., p. 1), para que o profissional da Contabilidade possa desempenhar suas funções com competência, “sua formação hoje deve conter não só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas, ética e res-ponsabilidade social”.

A discordância dos estudan-tes quanto à importância das disciplinas da área de humanas pode ser consequência da falta de interação entre as disciplinas. Nesse sentido, a interdisciplina-riedade, na visão de Peleias et al. (2011, p.504) “busca respon-der à necessidade de superação da visão fragmentada nos pro-cessos de produção e socializa-ção do conhecimento”. Pode ser necessário, portanto, trabalhar a organização curricular, sendo que, conforme citam Peleias et al. (2011), quando se isola as disci-plinas em realidades sem cone-xão, impede-se a compreensão

do conhecimento integrado e da percepção total da realidade.

Já quando questionados so-bre a importância dos conteú-dos da área de Direito, a grande maioria dos estudantes concorda (97,4%). Sabe-se que o contador faz uso, com frequência, dos co-nhecimentos da área do Direito. Exemplos podem ser a legislação tributária, trabalhista, entre ou-tros conteúdos.

Por fim, os estudantes concor-dam com a diversidade de discipli-nas que o curso proporciona, pos-sibilitando escolher entre várias áreas de atuação. Também concor-dam que o formado no curso tem várias opções de especialização.

5. Considerações finais

A Contabilidade e o profissio-nal da Contabilidade contribuem de forma significativa na gestão das organizações. As informações contábeis são relevantes e neces-sárias para o planejamento, con-trole e tomada de decisões das empresas. Conforme cita Girotto (2010, p. 13), “com o fortaleci-mento da economia brasileira e o crescimento da participação das empresas brasileiras no mercado externo, o setor de contabilidade tornou-se estratégico para a ges-tão dos negócios”.

Diante do exposto, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos alunos concluintes

Tabela 10 – Percepção dos estudantes quanto ao curso de Ciências Contábeis - disciplinas

Itens questionados

% Discordo

plenamente Discordo Indiferente / não sabe Concordo plenamenteConcordo respondeuNão

As disciplinas da área de humanas, tais como Filosofia, Psicologia,

Sociologia, etc., são importantes no curso. 14,5 33,8 16,1 31,2 4,5 -Os conteúdos de Direito são importantes no curso. 1,9 - 0,6 48,2 49,2 -O curso traz uma variedade de disciplinas que possibilitam

escolher entre as várias áreas de atuação da Contabilidade. 1,6 6,8 4,8 55,0 31,8 -O formado no curso tem várias opções de especialização. 0,6 4,5 5,8 47,6 41,2 0,3 Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

(12)

dos cursos de Ciências Contábeis nas IES de Porto Alegre (RS) sobre a profissão contábil. Considera-se importante conhecer a percepção dos estudantes, pois muitas vezes podem ocorrer visões distorcidas da profissão.

Entre os principais resultados, no que se refere ao mercado de trabalho, 82,3% dos estudan-tes concorda que o profissional da Contabilidade encontra boas oportunidades de trabalho, 80,7% diz que o contador encontra em-prego com facilidade e 84,9% de-clara que o mercado de trabalho para esse profissional vem cres-cendo a cada dia.

Quanto ao salário do profis-sional da Contabilidade, os estu-dantes discordam que seja alto. A maioria dos estudantes que discor-dam do salário alto, trabalham ou já trabalharam na área contábil, demonstrando uma insatisfação quanto à remuneração percebida ou que não têm boas perspectivas quanto a ele.

Os estudantes pesquisa-dos, 87,7%, concordam que o profissional da Contabilidade tem importância para a socie-dade. Porém, no que se refe-re ao destaque da profissão, mesmo 48,6% concordan-do com ele, sobressaem-se 36,3% que não concordam

e 15,1% que não sabem respon-der. Como já citado por Iudícibus (2000), ainda está por vir o reco-nhecimento da importância da função contábil nas entidades.

Observa-se que os estudantes percebem o contador como um profissional que não trabalha ex-clusivamente fazendo lançamen-tos contábeis (93,9%), não sendo apenas um executor (89,7%). O profissional da Contabilidade tra-balha com informações importan-tes e que contribuem para a oti-mização do processo de tomada de decisões, conforme comentam Figueiredo e Caggiano (2004). Como cita o Conselho Federal de Contabilidade (s.d., p. 1), “nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e

somente o profissional da Conta-bilidade dispõe de preparo técnico para com tais dados disponibilizar a verdade patrimonial e a direção dos negócios”.

No que se refere à conduta éti-ca, 87,8% dos estudantes concor-dam que a ética é um diferencial e 97,5% declaram que a ética in-fluencia na imagem do profissio-nal da Contabilidade. Conforme já citado por Silva (2003), a confian-ça a ser transmitida pelo profissio-nal se conquista, além do domínio técnico, pela conduta ética.

Quanto à percepção dos alu-nos no que diz respeito ao curso, observa-se que os estudantes con-sideram, em 58,8%, que a Conta-bilidade se aprende na prática e, não, na faculdade. Ainda, os

es-tudantes de-claram as au-las do curso de Ciências C o n t á b e i s como

bas-“

A Contabilidade utiliza o conhecimento de outras

ciências sempre que necessário. Os conhecimentos

da matemática auxiliam na geração de dados e

informações contábeis. Assim também a Contabilidade

pode utilizar conhecimentos de Administração,

(13)

Referências

BRASIL. Lei 12.249 de 11 de jun. 2010. Altera os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969. Disponível em http://www.cfc.org.br/uparq/lei12249.pdf . Acesso em 04 Dez. 2012.

BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/2002/L10406.htm . Acesso em 30.11.2012.

CAVALCANTE, Carmem Haab Lutte, PILLA, Bianca Smith, MARQUES, Regys Garcia. A profissão contábil na percepção dos alunos concluintes do curso Técnico em Contabilidade do IFRS – Campus Porto Alegre. Revista Liberato, v.13, n. 20, p.79-95, jul./dez. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC n.º 803/96. Aprova o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. Disponível em http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=1996/000803 . Acesso em 14 dez. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Maiores informações sobre a profissão contábil. Disponível em http://www. cfc.org.br/ conteudo.aspx?codMenu=%20149&codConteudo=430. Acesso em 14 Dez. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC n.º 560/83. Dispõe sobre as prerrogativas profissionais de que trata o artigo 25 do Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Disponível em http://www.cfc.org.br . Acesso em 10 out. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução CFC n.º 898/01. Altera o § 1.º, do art. 3.º, da Resolução CFC n. 560/83. Disponível em http://www.cfc.org.br. Acesso em 10 out. 2012.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Mulheres na contabilidade: 41% dos profissionais atuantes hoje são do sexo feminino, 08 mar. 2012. Disponível em http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=67&codConteudo=6265 . Acesso em 03 dez. 2012.

tante teóricas (81%). Sabe-se que o conhecimento das teorias é base importante para as atividades prá-ticas e que devem andar juntas, contribuindo para o desenvolvi-mento do estudante. Para Peleias et al. (2011, p. 500), “a aquisição de conhecimentos, habilidades, competências e valores dependem de um ensino que faça a ponte entre a teoria e a prática, ligando ciência e trabalho”.

Os estudantes concordam com a importância da leitura e da disci-plina Português, mas discordam de que no curso é necessário escrever

muitos textos. Ainda, os estudan-tes discordam da importância das disciplinas da área de humanas (48,3%), apontando a necessidade de integração entre as disciplinas da grade curricular. Por outro lado, os pesquisados concordam com a importância dos conteúdos da área de Direito (97,4%), demonstrando conhecer a relação entre esta e a Ciência Contábil.

Assim, de modo geral, a per-cepção dos estudantes demonstra que eles têm conhecimento sobre a atuação do profissional da Con-tabilidade. A divulgação do papel

da Contabilidade nas organizações pode contribuir com a maior valo-rização do profissional da Conta-bilidade e da profissão. Ainda, a função gerencial do contador deve ser ressaltada, considerando sua importante contribuição na gestão das organizações.

Sugere-se, como estudo futu-ro, a ampliação da pesquisa, en-globando estudantes dos cursos de Ciências Contábeis de IES de outros estados. Também, sugere--se a pesquisa entre alunos de ou-tros cursos, buscando a percepção deles sobre a profissão contábil.

(14)

FERNANDES, Francisco Carlos; KLANN, Roberto Carlos; FIGUEREDO, Marcelo Salmeron. A utilidade da informação contábil para a tomada de decisões: uma pesquisa com gestores alunos. Contabilidade Vista & Revista, v. 22,n.º 3,p.99-126,jul./set., 2011.

FIGUEIREDO, Sandra, CAGGIANO, Paulo Cesar. Controladoria: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2004. GIROTTO, Maristela. Reportagem: o que o mercado atual espera dos profissionais contábeis. Revista Brasileira de

Contabilidade, n.185, p. 13-25, Set./Out., 2009.

IUDÍCIBUS, Sergio de, MARTINS, Eliseu, GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

IUDÍCIBUS, Sergio de, et al.Contabilidade introdutória.10 ed.São Paulo:Atlas, 2006. IUDÍCIBUS, Sergio de. Teoria da Contabilidade. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2000. MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 2005a.

MARION, Jose Carlos. Preparando-se para a profissão do futuro, 2005b. Disponível em http://www.marion.pro.br/ portal/modules/wfsection/article.php?%20articleid=9 . Acesso em 06 dez. 2012.

MARION, Jose Carlos. Contabilidade, uma profissão empolgante, 2005c. Disponível em http://www.marion.pro.br/ portal/modules/wfdownloads/singlefile.php?cid=1&lid=437 . Acesso em 06 dez. 2012.

NEVES, Silvério das, VICECONTI, Paulo Eduardo Vilchez. Contabilidade Básica. São Paulo: Frase Editora, 2004. PIRES, C.B.; OTT, E; DAMACENA, C. “Guarda-Livros” ou “Parceiros de Negócios”?: uma análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para contadores na região metropolitana de Porto Alegre. Contabilidade Vista &

Revista, v.20, n.3, p.157-187, jul./set. 2009.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Interdisciplinaridade no ensino superior: análise da percepção de professores de controladoria em cursos de ciências contábeis na cidade de são Paulo. Revista Avaliação, São Paulo, v.16, n.3, p.499-532, nov. 2011. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a02.pdf . Acesso em 10 dez. 2012. PELEIAS, Ivam Ricardo; BACCI, João. Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: os primeiros pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade. Revista Administração On Line – FECAP, v.5, p.39-54, jul/ago/set. 2004. Disponível em http://www.fecap.br/adm_online/art0503/art5034.pdf . Acesso em 01 mai. 2012.

PELEIAS, Ivam Ricardo et al. Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica. Revista Contabilidade

e Finanças, v.18, p.19-32, jun. 2007. Disponível em

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772007000300003&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 27 abr. 2012.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. São Paulo: Atlas, 1999.

SÁ, Antonio Lopes de. Evolução e futuro da profissão contábil. 2002. Disponível em http://www.classecontabil.com. br/artigos/ver/24 . Acesso em 14 Dez. 2012.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Claudio Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da Silva, et al.. Abordagens éticas para o profissional contábil. Brasília: CFC, 2003. Disponível em http://www.cfc.org.br/uparq/livro_abord_etica-pdf.pdf . Acesso em 06 dez. 2012.

Referências

Documentos relacionados

O modelo descrito atrás foi utilizado para prever as quantidades de calcite dissolvidas, na zona saturada, devido a arrefecimento da água ("cooling corrosion"), mistura

An indirect ELISA for gE antibodies, using the expressed protein as antigen, performed comparably to a commercial anti-gE ELISA was able to differentiate serologically calves

 Incentivar a pesquisa e divulgação de dados estatísticos e conduzir estudo para informar a população dos fatores de risco e importância da triagem genética, atualmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Dakle svi otoci i kopno od narecene Lini- je prema Zapadu i Jugu a koji nisu u vlasnistvu bilo kojeg krscanskog princa ili kralja do ove godine 1493.. po

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

Um estudo de coorte retrospectivo (n = 69) em pacientes pediátricos de até 2 anos de idade revelou que a administração inicial variável de levotiroxina, com base na etiologia

E outras, em sucessão mensal e temáticas diversas: uma evocação da chamada Histó- ria de Portugal de Barcelos, organizada por Damião Peres (no auditório da Casa do Infante);