• Nenhum resultado encontrado

Hoje no Comércio. Para economistas, Copa do Mundo e atrasos em concessões derrubaram PIB - AGÊNCIA BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hoje no Comércio. Para economistas, Copa do Mundo e atrasos em concessões derrubaram PIB - AGÊNCIA BRASIL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Hoje no Comércio

NOTÍCIAS E ATUALIDADES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO | 1º de setembro de 20142

1

Para economistas, Copa do Mundo e atrasos

em concessões derrubaram PIB -

AGÊNCIA BRASIL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (29) que o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,6% no segundo trimestre de 2014, em relação aos primeiros três meses do ano.

PR vai inovar em eletrônica embarcada -

GAZETA DO POVO

Lactec fecha parceria de seis anos com a recém-criada Embrapii para desenvolver dispositivos inteligentes para a indústria.

Salário regional teve ganho real de 42,8%

em oito anos -

GAZETA DO POVO

Usado como base para categorias que não têm convenção ou acordo coletivo, o piso do Paraná é hoje o maior entre os estados que adotaram esse modelo.

Focus não vê nova alta de juros neste ano -

GAZETA DO POVO

(2)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

2

O presidente do Sindicato das Empre-sas de Serviços Contábeis (Sescap-PR), Mauro Cesar Kalinke, realizou uma pa-lestra sobre certificação digital na última sexta-feira (29), durante a reunião de diretoria da Fecomércio PR.

Ele falou sobre a parceria entre a Fecomércio PR e o Sescap-PR para emis-são de certificados digitais. Com isso, os sindicatos filiados à Federação e suas empresas associadas terão descontos especiais. A Fecomércio PR deixou de emitir certificados digitais e está transfe-rindo sua carteira de clientes para a AR--Sescap-PR. Os sindicatos interessados precisam assinar um contrato individual com o Sescap para usufruir dos benefí-cios do convênio.

A AR-Sescap-PR é uma autoridade registro, credenciada pelo Instituto Na-cional de Tecnologia da Informação, des-de 2007. No ano passado, emitiu 29 mil certificados e no acumulado deste ano foram mais de 15 mil. “Personalidades importantes de nosso Estado e diversas empresas já são nossos clientes e conhe-cem a seriedade e segurança de nosso serviço”, afirmou Mauro Cesar Kalinke.

O certificado digital é um documen-to eletrônico que garante proteção às

transações online e à troca virtual de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. A tecnologia garante total privacidade e autenticidade das informações dos usuários (pessoa físi-ca e jurídifísi-ca) na rede, nos acessos à Receita Federal, instituições bancárias, cartórios, etc.

A AR-Sescap-PR possui instalações técnicas para emitir certificados digitais

nas cidades de Curitiba (na sede do próprio Sescap-PR e na OAB-PR), Ara-pongas, Cascavel, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Pato Branco, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama.

Mais informações no site:

www.sescap-pr.org.br.

Fecomércio PR e Sescap-PR firmam parceria

para certificação digital

Todas as terças-feiras do mês de setembro, às 19h, o Sesc Paço da Li-berdade promove a exibição gratuita de filmes no Cinepensamento.

O primeiro filme, Medianeras, com direção de Gustavo Taretto, será exibido dia 2 de setembro e traz a história de Martin (Javier Drolas), um web designer que não se conforma com a maneira como a cidade de Buenos Aires cresceu e

foi construída. Pela internet, ele conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizi-nha, também solitária e desiludida com a vida moderna em uma grande cidade.

Confira a programação Cinepensamento para o mês de setembro:

• 2/9 – às 19h: Medianeira (direção

de Gustavo Taretto)

• 9/9 – às 19h: Como arrasar um

coração (direção de Pascal Chaumeil)

• 16/9 – às 19h: Lola Montés (direção

de Max Ophüls)

• 23/9 – às 19h: O marido da

cabe-leireira (direção de Patrice Leconte)

• 30/9 – às 19h: Carta de uma

des-conhecida (direção de Max Ophüls)

(3)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

3

O Metrô de Curitiba também foi tema de palestra durante a reunião da dire-toria da Fecomércio PR, realizada nesta sexta-feira (29). O secretário de Planeja-mento e Administração de Curitiba, Fábio Dória Scatolin, foi convidado para fazer uma apresentação sobre o projeto do metrô e esclarecer dúvidas dos dirigen-tes de sindicatos empresariais.

De acordo com Scatolin, o novo siste-ma de transporte vai reduzir o tempo de deslocamento do trabalhador curitibano e da região metropolitana para o seu trabalho. “A sociedade ganha, as pessoas terão mais tempo para lazer e para o trabalho”, enfatizou.

Atualmente o ônibus expresso leva 90 minutos para percorrer o trajeto Norte--Sul, do terminal do Cabral ao Pinheirinho. O metrô, no mesmo sentido, levará 25 minutos. O traçado do metrô levou em consideração as áreas de maior adensa-mento populacional, a fim de atender o maior número de passageiros que hoje utiliza a Rede Integrada de Transporte

(RIT). Mais de 2,2 milhões de pessoas utilizam os ônibus da rede diariamente. “Depois da instalação do metrô será feito outro estudo de origem e destino, a fim de realocar todo o sistema de transporte

para a suprir a demanda remanescente. Os maiores beneficiados serão aqueles que estão mais longe, que demoram mais para se deslocar, os trabalhadores mais simples”, afirmou Scatolin.

Metrô de Curitiba é tema de palestra durante

reunião de diretoria da Fecomércio PR

O Sesc Cornélio Procópio promoveu a Mostra Sesc de Cinema – Edição Cornélio Procópio, nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro Cultural Galdino de Almeida. A programação reuniu curtas-metragens produzidos de maneira independente, com o objetivo de valorizar e difundir as produções da cidade e região.

Foram exibidos os filmes “Aprendizado Radical” (2010), “Yara” (2010), “Entre Ba-ques e BatuBa-ques” (2006), “Venha ver o por do sol” (2012), “Morre um nome” (2007), “Booker Pitman” (2008) e “Mumbaca Jalapão” (2013). O evento contou com a curadoria do cineasta Edson Godinho.

Mostra Sesc reúne produção cinematográfica

independente de Cornélio Procópio e região

(4)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

4

Curitiba fará parte do Circuito de Golf por los Caminos del Vino – Copa Los Haroldos 2014. Este é o primeiro ano que Brasil será incorporado ao circuito de competições, organizado pela Bode-gas de Argentina e Andina MP & B. na Argentina e, que também realizado no Chile e no Uruguai.

A iniciativa de trazer o torneio para a capital paranaense é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), através de sua Câmara Empresarial de Turismo e demais entidades participantes. Além de Curitiba, São Paulo e Porto Alegre vão compor a etapa brasileira, programada para novembro.

Para definir os detalhes da Copa Los Haroldos, foi realizada uma reunião entre a diretora da Câmara de Turismo da Fe-comércio PR, Rosa Maria Corbari Maccali; o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Paraná (ABIH), Henrique Lenz César Filho; a diretora do Instituto Municipal de Turismo (CTur), Cristiane Santos; o vice-presidente da Con-federação Brasileira de Golfe, Atara Hara; o vice-presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Daniel Neves, e demais representantes das duas entidades

que representam o esporte.

A meta agora é definir o clube que sediará as partidas, o que não será um problema para Curitiba, que possui cinco campos de golfe em um raio de 30 quilô-metros, o que é considerado, segundo o vice-presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, como a maior concentração de campos em torno de uma capital. “É uma satisfação trabalhar com parceiros como esses para viabilizar a Copa Los Haroldos, um importante torneio internacional, e trazê-lo para o Brasil. A união de forças desses diferentes setores é fundamental para fomentar o turismo, o comércio e estimular que o golfe de Curitiba seja conhecido em todo o mundo”, reitera Daniel Neves.

De acordo com o presidente da ABIH, o evento tem potencial para gerar um movimento de 1,8 a 5 mil pessoas. “A hotelaria, através da ABIH, está apoian-do esse movimento, a fim de trazer toapoian-dos esses golfistas para se hospedarem em nossos hotéis. Para a hotelaria será muito interessante, para o comércio e para a cidade de Curitiba”, afirma Lenz César Filho.

“Esse tipo de evento incentiva não só o esporte, mas também o setor de hotelaria, os restaurantes e o turismo como um todo. E, automaticamente o comércio será impulsionado”, observa o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.

Fecomércio PR sedia reunião para planejamento de torneio

internacional de golfe em Curitiba

A partir de hoje (1), os interessados em participar das atividades propostas pela 33ª Semana Literária Sesc Paraná, em Curitiba, poderão se inscrever por meio do site do Sesc PR (www.sescpr.

com.br/semanaliteraria). O evento acon-tece simultaneamente em 21 cidades do estado entre os dias 15 a 20 de setembro e, na capital, concentra as atividades na Praça Santos Andrade junto a XII Feira

Universitária do Livro Editora UFPR. A programação é gratuita e possui vagas limitadas que serão preenchidas median-te inscrição prévia no simedian-te www.sescpr. com.br/semanaliteraria.

Inscrições para atividades da 33ª Semana Literária

Sesc Paraná em Curitiba iniciam nesta segunda-feira

(5)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

5

Um decreto do governo do Paraná deu início, nesta semana, ao processo de regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa Estadual. Sancionada em outubro de 2013, a Lei Complementar 163 dispensa tratamento diferenciado para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte no Paraná. A medida, que tem o apoio do Sebrae/PR, vai ao encontro da criação de um ambiente cada vez mais favorável aos pequenos negócios no Estado.

De acordo com o Decreto 11.985, onze secretarias de Estado mais seis órgãos públicos estaduais têm até 15 dias, a partir da publicação do decreto em Diário Oficial, para indicar os técni-cos que se envolverão no processo de regulamentação e implementação da legislação, trabalho que será feito em conjunto com o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (FPME/PR).

Ao FPME/PR caberá, sobretudo, a ar-ticulação, a integração e a coordenação entre os órgãos públicos e privados inte-ressados. O decreto destaca “a posição de vanguarda do Paraná, reconhecido como melhor ambiente de negócios para micro e pequenas empresas, sendo o único Estado que possui uma alíquota percentual do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) inferior ao do Simples Nacional”.

O Paraná tem cerca de 800 mil micro-empresas e micro-empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, sistema de tributação do segmento, incluindo mais de 218 mil microempreendedores individuais registrados, excluindo as micro e pequenas empresas que optam pelo lucro presumido e real, outros sis-tema de tributação, e milhares de profis-sionais autônomos e informais que não aparecem nas estatísticas e necessitam

de incentivo à formalização.

Na regulamentação, o governo e o FPME/PR darão encaminhamentos a questões, como desburocratização e simplificação na abertura e fechamento de pequenos negócios; acesso a novos mercados, como o de compras públicas e governamentais; associativismo; estí-mulo à inovação de micro e pequenas empresas; apoio ao crédito e capitaliza-ção; incentivo à exportacapitaliza-ção; educação empreendedora e acesso à informação; empreendedores rurais; relações do trabalho, acesso à justiça, dentre outras.

“O Fórum Permanente, formado também por instituições privadas repre-sentativas do setor produtivo e entidades de apoio aos pequenos negócios, como o Sebrae, já fez inúmeros apontamen-tos e debates do que a regulamentação precisa prever e terá, novamente, um papel fundamental na aplicação con-creta da Lei Geral Estadual”, assinala o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski.A arti-culação para a criação de uma Lei Geral Estadual também contou com o trabalho do Sebrae/PR. A tramitação da matéria, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi acompanhada de perto pela entidade. João Paulo Koslovski, representando o Sebrae/PR, usou a tribuna do Poder Legislativo para defender a aprovação do texto, que, antes de ser sancionado passou pelo crivo dos deputados.

Panorama

O Paraná foi o sétimo estado brasi-leiro a instituir uma Lei Geral Estadual, o primeiro da Região Sul. Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Amapá, Ceará e Distrito Federal já têm legislações es-taduais. A Lei Geral Estadual tem como base os princípios do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral

da Micro e Pequena Empresa, em vigor no País desde 2006 e que instituiu menos impostos, menos burocracia, novos mer-cados, acesso ao crédito, entre outros. Para Koslovski, a legislação estadual ajudará a diminuir a taxa de mortalidade dos pequenos negócios, hoje estimada em 25% nos dois primeiros anos de vida, considerado o mais crítico nos pequenos negócios. “Há dez anos, a mortalidade era de 50%. Conseguimos, num trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, Secretaria de Estado da Fa-zenda e Sebrae/PR, aumentar os índices de sobrevivência, mas ainda é possível melhorar mais.”

Partes envolvidas

Estarão envolvidos na regulamenta-ção técnicos da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM); Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA); Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI); Secretaria de Estado da Edu-cação (SEED); Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP); Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA); Secretaria de Estado da Saúde (SESA); Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU); Secretaria de Estado da Segu-rança Pública (SESP); Secretaria de Es-tado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS); Companhia de Tecno-logia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar); Junta Comercial do Paraná (Jucepar); Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Para-ná); Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Fundação Araucária; e Banco Regional de Desenvolvimento do Extre-mo Sul (BRDE).

Decreto dá início à regulamentação da Lei Geral

Estadual da Micro e Pequena Empresa no Paraná

(6)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

6

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (20) que a Lei 2.149/2009 do Estado do Acre é constitucional. Essa norma permite a comercialização de artigos de conveniência em farmácias e drogarias, mas foi contestada pelo Ministério Públi-co Federal (MPF) por meio da Ação Dire-ta de Inconstitucionalidade (ADI) 4954. De acordo com o MPF, a norma teria desrespeitado a Constituição Federal no ponto em que prevê que cabe apenas à União legislar sobre normas de proteção à saúde. Além disso, sustentou que a norma teria desrespeitado a Resolução 328/1999 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que veda ex-pressamente a venda desses artigos em drogarias e farmácias.

Voto

O relator do caso, ministro Marco Aurélio, afirmou em seu voto (leia a ínte-gra) que “autorizar a venda de produtos lícitos, de consumo comum e rotineiro, em farmácias e drogarias não atrai a aplicação dessa regra de competência legislativa para legislar sobre a saúde”. Isso porque, no entendimento do relator, a lei do Estado do Acre trata de comércio e não de saúde e, portanto, não invadiu competência da União.

“Ao autorizar a venda de outros produtos em farmácias, o legislador es-tadual nada dispõe sobre saúde, e sim sobre o comércio local”,

afirmou o relator ao destacar que, no

caso da inexistência de norma específica, “remanesce a competência estadual para legislar sobre o tema”, conforme prevê o artigo 25, parágrafo 1º, da Constituição Federal.

O ministro Marco Aurélio ainda acres-centou que a União, por meio da Lei 5.991/73, regulamentada pelo Decreto 74.170, estabeleceu normas gerais so-bre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos e insumos farmacêuticos e correlatos, “nada dis-pondo acerca da venda de bens de conveniência por farmácias e drogarias”. Em relação à resolução da Anvisa, ele discorreu que as agências reguladoras, como autarquias especializadas, estão submetidas ao princípio da legalidade estrita e podem regulamentar, mas não podem normatizar. Segundo ele, a Anvisa tem atuação regulatória, mas isso não a torna “titular de atribuição tipicamente legislativa de modo a poder expedir atos de hierarquia eventualmen-te superior às leis estaduais”. “Não há, portanto, incompatibilidade da norma impugnada com o comando constitu-cional que confere à União o poder legislativo quanto às normas gerais”, destacou.

Proteção à saúde

Em seu voto, o relator ainda afirmou que o MPF pretende impor restrições à atividade comercial das farmácias e drogarias como

forma de proteger o direito à saúde

da população em geral e, em particular, daqueles que vierem a adquirir medica-mentos e produtos farmacêuticos nesses estabelecimentos para evitar a autome-dicação. Para o relator, essa medida seria desproporcional por promover “desvantagens que superam em muito eventuais vantagens”. Ele citou como uma das vantagens o horário ampliado que drogarias e farmácias ficam abertas.

“Não há implicação lógica entre a proibição da venda de produtos de conveniência e a prevenção do uso in-discriminado de medicamentos. Inexiste qualquer suporte empírico capaz de legitimar a pretensão do requerente”, afirmou ele ao lembrar de outros meios menos onerosos para se prevenir a au-tomedicação como o controle de venda de remédios mediante receita médica, políticas de informações e campanhas de conscientização.

Seu voto foi acompanhado pelos ministros Luís Roberto Barroso,

Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e pelo presidente eleito, Ricardo Lewandowski.

A ação foi julgada com base no artigo 12 da Lei das ADIs (Lei 9.868/99), segundo o qual a relevância do tema justifica um rito abreviado e o julgamento direto do mérito, sem apre-ciação da liminar.

CM/CR

Plenário: lei que permite comercialização de produtos

de conveniência em farmácias é constitucional

(7)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

7

Ao pintar o interior de sua casa, opte por cores claras como a branca e a creme, as quais refletem mais a luz solar que as escuras, diminuindo o uso de luz artificial. Assim as paredes absorvem menos calor, otimizando o uso de ventiladores e ar condicionados. Para tornar a ideia ainda mais sustentável, dê preferência às tintas feitas a base de água ou outras substâncias naturais.

Fonte: Instituto Akatu

Confira mais Ecodicas na próxima segunda-feira!

Paredes brancas

Quase 300 candidatos participaram do processo seletivo do Senac Jacarezi-nho, no dia 24 de agosto. As vagas são para diversos cargos administrativos. A seleção contou com o apoio da Policia Militar, Unimed, Universidade de Filosofia de Jacarezinho e servidores da adminis-tração regional.

Os futuros colaboradores da entidade trabalharão na nova unidade do Senac na região, com previsão de inauguração em outubro.

Nova unidade do Senac seleciona colaboradores

em Jacarezinho

(8)

Boletim Diário

O QUE ACONTECE NO SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR | 1º de setembro de 20142

8

A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) realizou no Senac Apucarana a palestra “Eu sou o obstáculo”, de Roberto Recinella. Além de um bate papo, ele levou técnicas para as pessoas focarem nas metas e sonhos pela filosofia do Carpe Diem.

A oportunidade reforçou a autoconfian-ça para enfrentar novos desafios e contou com cerca de 126 participantes. Entre os presentes estiveram a presidente do Sin-dicato do Comércio Varejista de Apucarana (SIVANA), Aída Assunção, e a presidente da CMEG Apucarana, Sueli Dias.

Senac Apucarana recebe a palestra da CMEG

“Eu sou o obstáculo”

Incentivando a autonomia da Institui-ções Sociais, o Mesa Brasil Guarapuava realizou uma ação educativa abordando a elaboração de projetos sociais para captação de recursos, no dia 28 de agosto. A palestrante Nayara Bueno destacou que para as instituições sociais realizarem sua missão e atender às necessidades da comunidade, precisam de recursos advindos de fontes gover-namentais ou privadas.

Na oportunidade, 50 pessoas repre-sentando 34 entidades atendidas pelo programa estiveram presentes.

Mesa Guarapuava realiza ação para captação de recursos

Alunos do Futuro Integral de Londrina participaram pelo segundo ano do Campeonato de Soletração, na última semana. Durante as aulas

de Letramento, eles praticavam a ortografia de diversas palavras para compreender melhor a escrita e, con-sequentemente, soletrar as palavras.

O júri foi composto dos profes-sores dos colégios integrantes do projeto.

Futuro Integral realiza segunda edição do

Campeonato de Soletração

Referências

Documentos relacionados

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Figura 4.27 Microscopia Eletrônica de Varredura para visualização de hidretos; amostra tubular de Zirlo – Seção transversal do tubo - Laboratório de Caracterização

Para Dehaene (1997) o transtorno de aprendizagem em Matemática é causado por um déficit no senso numérico, com substrato em regiões cerebrais intraparietais,

RESUMO: Relatam-se os resultados do levantamento de dados referentes ao diagnóstico etiológico, distribuição e letalidade das encefalites na região do Vale do Ribeira, São