• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO NPG CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO NPG CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO – NPG

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

ELAYNE DA SILVA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE

APRENDIZAGEM

MACEIÓ - AL 2019.2

(2)

ELAYNE DA SILVA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE

APRENDIZAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, do Centro Universitário Cesmac, sob orientação da professora Elisângela Silva de Jesus.

MACEIÓ - AL 2019.2

(3)

ELAYNE DA SILVA SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE

APRENDIZAGEM

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito final para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, do Centro Universitário Cesmac, sob orientação da professora Elisângela Silva de Jesus.

.

APROVADO EM: ___/______/______

______________________________________________ Prof.ª Elisângela Silva de Jesus

Orientador (a) Especialista

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________ Avaliador 1

_____________________________________________ Avaliador 2

(4)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

CURSI DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

INSTITUCIONAL

TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Declaro, para os devidos fins de direito e que se fizerem necessários, que assumo absoluta responsabilidade pelo conteúdo apresentado neste Trabalho, isentando a Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica do Centro Universitário Cesmac, a Banca Examinadora e o Orientador de toda e qualquer representação contra o trabalho.

Estou informado (a) de que poderei responder administrativa, civil e criminalmente em caso de plágio confirmado do trabalho apresentado para correção.

Maceió, ____ de_______de 2019.

_______________________________________ Nome do Aluno (a)

(5)

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM THE IMPORTANCE OF THE FAMILY IN THE LEARNING PROCESS

Elayne da Silva Santos

Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional do Centro Universitário Cesmac Email: lannysky@hotmail.com

Elisângela Silva de Jesus

Orientadora, Especialista docente do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Cesmac Email: elisangela.jesus@cesmac.edu.br RESUMO

O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância do papel da família no processo de aprendizagem da criança. Apresenta também algumas teorias que se propõem a pensar a aprendizagem e como o ser humano se relaciona com este processo psicológico básico. É tratada aqui a importância da aprendizagem na vida do ser humano, bem como um conceito de aprendizagem que lança luz ao tema desenvolvido. Para melhor compreensão da temática, buscou-se acentuar alguns aspectos que são indispensáveis no processo de aprendizagem, como a ideia de que o homem é aprende do nascimento até sua morte.

PALAVRAS CHAVE: Aprendizagem. Processo. Família.

ASTRACT

This article aims to show the importance of the role of the family in the process of learning the child. It also presents some theories that propose to think about learning and how the human being relates to this basic psycholoogical process. The importance of learning in the life of the human being is discussed here, as well as a concept of learning that throws light on the developed theme. For a better understanding of the subject, we sought to emphasize some aspects that are indispensable in the learning process, such as the idea that man is learning from birth until his death.

(6)

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...07

2. METODOLOGIA...09

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...09

3.1 Conceito de aprendizagem...09

3.2 A Importância da aprendizagem na vida humana...11

3.3 Teorias da aprendizagem...15

3.4 A importância da família no processo de aprendizagem da criança ...16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...18

(7)

7

1. INTRODUÇÃO

Falar sobre aprendizagem é falar sobre um aspecto importante que constitui a existência humana em sua relação com o mundo. O aprendizado é uma experiência que difere o homem de outros seres no que concerne ao modo como o homem aprende e a consciência de que ele é um ser para aprendizagem.

Aprender é uma característica constitutiva do ser humano. Viver é aprender. A aprendizagem não algo que se faz de vem em quando, em lugares específico, envolvidos em experiências variadas, no trajeto existencial. Aprender é parte do próprio ser humano. O homem nasce como um ser para a aprendizagem (CLAXTON, 2005, p. 16).

A parceria entre família e escola é imprescindível ao processo de aprendizagem da criança. Pela união de ambas as partes, espera-se que o desenvolvimento da criança aconteça de forma saudável. Como afirmou Pereira (2012, p. 6):

A participação da família no ambiente escolar é fundamental no processo ensino-aprendizagem. Família e escola são os principais suportes com que a criança pode contar para enfrentar desafios, visto que, integradas e atentas podem detectar dificuldades de aprendizagem que ela possa apresentar, podendo contribuir de maneira eficiente em benefício da mesma.

Desde cedo as crianças enfrentam desafios impostos por limitações que lhes são inerentes. Com a ajuda da família em parceria com a escola elas se sentem mais preparadas para enfrentar tais desafios e desenvolverem-se da melhor forma.

A aprendizagem permite ao homem considerar o que é combinável ou não, quais as consequências de algumas situações; dito de outro modo, a aprendizagem influencia o permanente fluxo dos eventos que fazem parte da vida para a própria vantagem ou desvantagem. Isso significa que o aprendizado não é para o mero acúmulo, antes o aprendizado deve estar presente e interferindo na vida do homem sempre. “Em uma sociedade capitalista, o modo como se organiza a família está diretamente ligado ao grau de rendimento escolar dos filhos. A escola não pode fugir do dever de agir em relação ao desempenho escolar das crianças, ainda mais quando considerada a importância e impacto que educação tem na sociedade” (CASARIN, 2007, p. 19).

Promovendo a construção do ser do ser humano, a aprendizagem torna-se modificadora, não apenas das experiências e comportamento do indivíduo, ela

(8)

8

possibilita mudanças também em seu próprio modo de existir. Uma aprendizagem que só oferece acréscimo e acúmulo de conhecimentos é deficiente.

Pode parecer que o aprender seja uma tarefa simples. No entanto, é preciso saber que o importante também é aprender a aprender. Isto envolve uma questão importante: o aprendizado está relacionado com a consciência do sujeito da aprendizagem. Todas as situações de aprendizagem são oportunidades para o fortalecimento do potencial da aprendizagem (CLAXTON, 2005, p. 18).

O potencial da aprendizagem é outro elemento importante a ser considerado, uma vez que ele pode ser desenvolvido para o benefício do sujeito da aprendizagem. Todas as pessoas podem desenvolver o potencial da aprendizagem, pois tornar-se um aprendiz excelente é um processo que sempre busca a atualização.

2. METODOLOGIA

A base metodológica adotada para a presente pesquisa se configura em uma abordagem qualitativa, em virtude do interesse em analisar a importância da família no processo de aprendizagem.

A metodologia da pesquisa num planejamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objetivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação (BARRETO; HONORATO, 1998).

Para procedimento de coleta de dados elegemos a pesquisa bibliográfica e documental, por estas explicarem um problema a partir de publicações em diversos tipos de fontes e sua realização é fundamental para que se conheça e analise as principais contribuições teóricas sobre um determinado tema.

Ampliar o grau de conhecimentos em uma determinada área, capacitando o investigador a compreender ou delimitar melhor um problema de pesquisa; b) dominar o conhecimento disponível e utilizá-lo como base ou fundamentação na construção de um modelo teórico explicativo de um problema, isto é, como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação de hipóteses; c) descrever ou sistematizar o estado da arte, daquele momento, pertinente a um determinado tema ou problema. (KOCHE, 1997, P. 122)

Este artigo busca maiores conhecimentos ou certa familiaridade sobre um assunto abordado e compartilhamento de informações mais abreviadas no momento da construção de problemas e fundamentação na análise e discussão de resultados de pesquisas empíricas.

(9)

9

Para Gil (2008, p. 60), pesquisa bibliográfica pode ser desenvolvida em diferentes etapas. Modelos apresentados por diversos autores diferem significativamente entre si. Tendo em vista tais questões, a pesquisa bibliográfica, contou com um referencial teórico de Fritz Perls, Schultz e Schultz, Ángeles Martín, Alcyrus Vieira Pinto Barreto, Cezar de Freitas Honorato, Albert Bandura, entre outros objetivando encontrar em seus conceitos aporte para as reflexões aqui apresentadas.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3.1 Conceito de aprendizagem

Há várias concepções da aprendizagem, e muitos conceitos apresentados até os dias de hoje preconizam uma visão de homem e de mundo de acordo com os pressupostos básicos das teorias. Tem-se pensado até agora sobre a importância da aprendizagem, ela é uma habilidade que acompanhará o ser humano até o fim de sua existência. Não é possível viver sem aprender. As situações e vivências humanas são motivadoras de aprendizado, tornando-se indispensável para a construção do homem.

Diante destas colocações, o que é aprendizagem? Como a aprendizagem pode ser compreendida para oferecer ao ser humano condições para um bom desenvolvimento?

Sempre que um sujeito aprende aumenta seu repertório de experiências. A aprendizagem dá ao ser humano a possibilidade de viver sempre em atualização. Perls (1974) afirmaque a aprendizagem consiste em fazer a descoberta de que algo é realmente possível. Ao aprender, o ser humano descobre que o mundo é cheio de possibilidades e rico em experiências para seu crescimento pessoal.

Não se pode tirar de alguém a oportunidade de aprender. Aprender é também descobrir respostas e essas respostas são importantes para o indivíduo que as busca. Por esta razão é que o professor ou os pais não podem oferecer respostas prontas no processo de aprendizagem da criança. Sempre que se negar presentear a alguém com uma reposta a uma determinada pergunta, ajuda-se a outra pessoa a usar os seus próprios mecanismos e, deste modo, encontrar suas próprias respostas (MARTÍN, 2013, p. 51).

Aprender é antes de qualquer outro conceito, um processo. E enquanto processo, compreende um dinamismo que exige atividade do sujeito da

(10)

10

aprendizagem. Não é possível envolver-se no processo de aprendizagem de forma neutra. A aprendizagem desperta o ser humano para buscar os elementos que fazem parte de sua existência. “A característica mais importante da aprendizagem é o comportamento ativo daquele que aprende. A aprendizagem só se realiza mediante a atividade do sujeito aprendiz” (MARTINS, 2010, p. 34).

Por ser um processo psicológico básico do ser humano, estão envolvidos os todos aspectos de formação do homem, não apenas os de ordem psicológica, mas o indivíduo em sua totalidade. Schultz e Schultz (2011, p. 411) compreendem a aprendizagem como um processo que influencia praticamente todos os aspectos do comportamento humano. E neste sentido a aprendizagem pode também ser compreendida como um conjunto de comportamentos que promovem várias modificações regulares na vida humana.

De acordo com Gasque (2008, p.153) “no processo de aprendizagem, nas experiências em que os seres humanos esbarram em um problema, inicialmente buscam uma experiência análoga para se orientar e facilitar a aquisição do novo conhecimento”. E é neste processo de aprendizagem que o ser humano se depara com problemas que são de extrema importância para o crescimento e maturação.

Martins (2010, p. 26), no entanto, tem sobre a aprendizagem a compreensão de uma modificação sistemática do arsenal de comportamento da pessoa, que é o resultado das várias práticas e vivências, que a faz mover-se em busca de uma adaptação e ajustamento progressivos. Isto significa que o ser humano faz algum tipo de coleção de comportamento, atitudes e hábitos que aparecem em determinadas situações do seu cotidiano.

Definir a aprendizagem não é tarefa fácil. Uma vez que são vários os conceitos que se tem, tal empreendimento relativiza a concepção. Não menos importante que o conceito de aprendizagem, é o fato de que “a aprendizagem é facilitada quando o aluno participa do processo [...]; a aprendizagem implica uma modificação da própria organização pessoal, da percepção de si” (ROGERS, 1969, p. 114).

3.2 A Importância da aprendizagem na vida humana

A aprendizagem aparece na vida do ser humano desde muito cedo. Esse processo cognitivo básico brota no homem juntamente com o início da vida. Sendo a aprendizagem presente na vida humana tão recente, isso traz, de forma explícita,

(11)

11

sua importância. Seguindo esse pensamento, de que a aprendizagem desde cedo se faz notória na vida do humano, Martins (2010, p. 13) coloca o seguinte:

Na vida humana a aprendizagem se inicia com o nascimento, ou até antes e se prolonga até a morte. Experiências várias tem demonstrado que é possível obter reações condicionadas em fetos. Logo que a criança nasce, começa a aprender e continua a fazê-lo durante toda sua vida.

Sendo um aspecto inerente a existência do homem, as transformações realizadas pelo ser humano no mundo são resultados diretos da aprendizagem, consequência de uma relação dialética existente entre o homem e tudo ao seu redor.

A aprendizagem na vida humana pode ser facilmente percebida, pois é por meio dela que o homem adquire hábitos, habilidades, informações, conhecimentos e atitudes essenciais para a formação do comportamento. Neste sentido a formação da personalidade individual é intimamente ligada à aprendizagem, ela constrói a vida em suas variadas instâncias.

Seja no trabalho ou nas relações sociais, a aprendizagem tem sua parcela de contribuição.

Através da aprendizagem que o homem aprimora suas próprias realizações nos afazeres manuais, colhendo os pontos positivos de seus erros, conhecendo e transformando a natureza, bem como compreendendo os que estão juntos de si. A aprendizagem prepara o ser humano para estar adequado ao seu entorno físico e social. Dito de um modo pleno, ela proporciona ao indivíduo um modo de vida positivo ou negativo, fazendo-o viver de acordo com os frutos do seu aprendizado (MARTINS, 2010, p 14). Cada pessoa aprende de uma maneira diferente, os resultados são vistos nos comportamentos tão singulares do ser humano em situações variadas. E neste sentido a aprendizagem reveste-se de importância pois resulta em mudança no repertório comportamental da pessoa que produz aprendizado. Por esta razão é que observamos cada vez mais atualizações nos modos de ser de cada ser humano. Corroborando com a ideia de que cada pessoa aprende a seu modo, Santos e Braga (2009, p. 7) colocam que

A aprendizagem é um processo individual, porque cada um tem um jeito de apropriar-se do conhecimento, o que acontece desde o nascimento e se estende por toda a vida. A aprendizagem envolve pensamento, afeto, linguagem e ação. Esses processos precisam estar em harmonia para que o sucesso seja obtido, e a família tem papel essencial e indispensável nesse processo.

A aprendizagem acarreta produtos que são próprios deste processo psicológico básico. Também este é um dos motivos por que a aprendizagem é tão importante. Quando se fala em produtos da aprendizagem, é fácil lembrar dos vários

(12)

12

profissionais e ver em seus trabalhos os frutos de sua aprendizagem. Os cirurgiões são hábeis em restaurar a saúde das pessoas por meio de cirurgias complicadas, os engenheiros são bons no que fazem e por isto se ver belíssimas construções. A aprendizagem é o que move o ser humano para a realização do seu potencial.

Pontuando ainda a importância da aprendizagem, enquanto responsável pela formação do ser humano, é mister considerar que indivíduo é o que fizer de si, pelo que aprendeu e ainda pelos modos disponíveis para tornar-se desenvolvido.

É fácil compreender por que a aprendizagem é processo essencial a existência humana. Não há um só indivíduo que passe pela vida sem ter aprendido algo, ou desenvolva os comportamentos que o possibilitem viver.

Outro ponto que realça a importância da aprendizagem está relacionado com o sucesso de sobrevivência do homem. Este fator refere-se aos meios sociais que lapidam o comportamento humano.

A aprendizagem caracteriza-se como um processo tão importante ao sucesso do ser humano que os meios educacionais são indispensáveis para tornar a aprendizagem mais efetiva. As tarefas a serem aprendidas são tão complexas e imprescindíveis que não é sábio atribuí-la a obra do acaso.

3.3 Teorias da aprendizagem

Pensar sobre este tema é falar, inevitavelmente, sobre as várias teorias que se propõem a tratar da aprendizagem. Nesta vertente nos limitaremos a falar sobre teorias abrangentes relevantes no campo psicosocial.

Uma das teorias inseridas no campo da Aprendizagem Social é Teoria da Modelagem de Albert Bandura, um psicólogo canadense que desenvolveu um importante estudo sobre o modo como as pessoas aprendem. Para validar suas ideias, Bandura conduziu várias pesquisas indispensáveis no processo de compreensão do aprendizado humano.

Bandura (2001) compreende que o aprendizado humano ocorre por meio da observação e imitação. Seu pensamento básico de acordo SCHULTZ e SCHULTZ (2011, p. 350) “é que a aprendizagem acontece através de observação dos exemplos do entorno, e não meramente por meio de reforçadores diretos como o próprio nome de sua teoria sugere, de forma implícita, o fato importante na aprendizagem, segundo esta concepção, é a interação com outras pessoas”.

(13)

13

Bandura (2001), ressalta que para melhor compreender como as pessoas aprendem, é importante conhecer alguns conceitos de sua teoria. Nesta vertente o mesmo defende a teoria da Modelagem que consiste em uma técnica de modificação do comportamento, onde está presente a observação do comportamento de outras pessoas para o aprimoramento do comportamento desejado (apud SCHULTZ e SCHULTZ, 2011, p. 351).

Outro conceito proposto por Bandura (2001), é o Reforço Vicariante, que consiste quando um indivíduo está envolvido em uma situação de aprendizado e seu comportamento é fortalecido quando observa o comportamento de alguém e as consequências que se seguem. Para que ocorra a aprendizagem é necessário essa interação, que é indispensável para o observador. Isso aponta para a importância de se ter bons modelos para, então, colher bons comportamentos.

A Teoria da Gestalt, também chamada de Psicologia da Gestalt, tem como foco da aprendizagem a experiência. Nesta a experiência é um fator importante e indispensável no processo de aprendizagem. O que o aluno traz consigo de habilidades, conhecimentos e experiências é considerado e aproveitado para seu próprio aprendizado.

Outro ponto de extrema importância segundo a Teoria da Gestalt é a visão total dos fenômenos. A própria palavra alemã Gestalt significa “forma”, “estrutura”, “configuração” ou “organização”. Isto expressa a visão holística dos fenômenos que são percebidos pelos indivíduos no processo de aprendizagem.

Segundo a Psicologia da Gestalt, a aprendizagem acontece quando se alcança um fator importante, que é o insight. De acordo com Piletti (2006, p. 52), insight é aquele estalo, aquela luz que aparece de repente quando se chega a compreensão de algum aprendizado, uma solução imediata.

A Teoria da Gestalt enfatiza que no memento de aprendizado, o indivíduo faz uma seleção e ordenação dos estímulos conforme suas experiências, assim como os percebe, em uma determinada situação, como um todo, interagindo com eles de modo significativo (PILETTI, 2006, p. 52).

Esse caráter de totalidade da percepção dos fenômenos, por parte do indivíduo, está baseada no pressuposto de que “a percepção está organizada, assim como a organização é tão boa quanto o permitem as situações-estímulo” (MARTÍN, 2013, p. 16).

A aprendizagem, segundo esta teoria, procura descrever a experiência imediata. Nesta, o sujeito percebe a forma, a configuração ou organização do campo

(14)

14

perceptivo. O campo perceptivo do sujeito é determinado pelo caráter de totalidade que tem as situações percebidas. Quanto a relação sujeito-fenômeno, a Gestalt ressalta a importância da atividade e participação do sujeito no processo da aprendizagem.

A Gestalt oferece condições para o favorecimento de soluções de problemas, bem como o despertar da criatividade do indivíduo que está aprendendo, e isto é a importante contribuição da Teoria da Gestalt para o campo da aprendizagem.

Outra teoria que pensa a aprendizagem de modo específico é a Teoria Centrada na Pessoa de Carl Rogers. Rogers faz considerações sobre o ser humano que são bastante interessantes para compreensão do processo de aprendizagem da criança. Ele põe a pessoa da aprendizagem no centro de sua teoria e apresenta ideias acerca das motivações que levam o aluno aprender.

3.4 A importância da família no processo de aprendizagem da criança

É impossível negar que a família desenvolve um papel de suma importância na vida de criança. Este papel é importante por se referir aos primórdios do processo de educação da criança. A família mostra o valor do seu papel porque reconhece a responsabilidade frente a tarefa de construção da personalidade dos filhos.

Sendo o primeiro grupo social, a família oferece condições para o desenvolvimento de uma criança, pois é no ambiente familiar que este ser encontra afeto, carinho, aprende sobre princípios, valores, respeito, cultura e ética. É importante que os membros da família saibam preparar seus filhos para a educação formal, escolar. E não apenas para este momento, mas para a própria vida, para o mundo. É advinda dos pais a responsabilidade pela educação dos filhos, por isso é demasiadamente importante a integração da família no ambiente escolar.

Na relação com seus primeiros educadores, os pais, as crianças observam o exemplo deles de forma atenta e vai se construindo pelo que assimila do comportamento deles. No seio familiar a criança não aprender apenas o que fazer, mas o que precisa ser. A importância disso reside no de fato de que é no

convívio familiar que a criança não só aprende a resolver os conflitos, como também a administrar as questões emocionais e os diferentes e diversos sentimentos das relações pessoais e interpessoais, e ainda a enfrentar as adversidades que a vida pode apresentar, pois essas redes de interações incluem fatores emocionais, sociais, afetivos e culturais. (WITTER, 2011, p. 34)

(15)

15

A instituição escolar é o segundo grupo social onde é oferecido todos os conceitos educacionais, culturais e formativos. A escola continua aquilo que a família começou. No ambiente escolar é ensinado valores que são indispensáveis na vida das crianças, jovens ou adultos, preparando assim todos os estudantes para que no futuro possam se tornar cidadãos aptos para exercer seu papel na sociedade.

No meio escolar, o papel de toda a equipe Pedagógica é enfatizar e priorizar uma educação que prepare todo o corpo discente para uma melhor qualificação do ensino e do aprendizado. Um ambiente escolar transformador é aquele em que o indivíduo está sujeito a oportunidades de aprendizagem o tempo.

Para tanto, o ambiente escolar deve ser planejado, organizado e preparado para que ocorram todas as práticas educativas.

É de extrema importância a participação e colaboração da família no ambiente escolar, pois quando ocorre essa integração o professor participa efetivamente da vida da criança, conhecendo e percebendo melhor todas as potencialidades e as dificuldades próprias dela, facilitando assim que o professor pense aulas mais significativas, que produza crescimento em áreas essenciais da vida da criança, possibilitando a promoção e o desenvolvimento no processo educativo.

Não menos importante é o fato de refletir sobre o quanto a educação e os valores passados pela família, que influenciam, não apenas no aprendizado, mas também no comportamento apresentado pelo indivíduo em qualquer local, independente da presença familiar.

Na escola o processo é basicamente semelhante. Nela, o aluno manifesta os costumes e hábitos aprendidos e vivenciados no meio familiar.

Os resultados que se esperam alcançar da parceria família-escola é a integração, uma união que tenha como objetivo a formação da criança, pois a fusão da instituição escolar com a família e todos os aspectos que envolvam a situação do aprender, como o amor, o respeito ao próximo, a colaboração e o compromisso, é possível uma educação de qualidade viabilizando, de maneira extremamente positiva, o desenvolvimento integral do sujeito.

A família é desafiada a compreender como sua a responsabilidade pela educação e formação de suas crianças. A família não terá cumprido seu papel se transferir para a escola a responsabilidade que lhe é legada.

(16)

16

Em nossa sociedade, infelizmente, quando a escola falha, é sobre ela que se joga a culpa pelo fracasso da criança. O papel da escola é também importante, pois é um papel de continuidade. Ela deve complementar a educação que as famílias vêm oferecendo para os filhos. “A escola tem uma relação de parceria com a família no processo de transmissão de valores éticos e morais, assim como na construção do cidadão” (VALVERDE 2012, p. 17).

Pensar sobre a importância da família no processo de aprendizagem da criança é compreender que a aprendizagem não acontece que forma isolada. Ela se dá em um determinado contexto. A aprendizagem floresce no calor da relação, primeira e especificamente, com a família. A aprendizagem é relacional. A família lança as bases da educação da criança. Desde o início não, apenas da criança, mas da própria aprendizagem, a família está presente.

A família é o ambiente em que as experiências primárias são vividas pela criança. Pense, por exemplo, nos hábitos de higiene, valores morais, consciência emocional, atitudes, formas de encarar a vida e as coisas que irão ser aprendidas pela criança, apresentando a direção na qual o potencial inato é desenvolvido.

A família e a escola são aliadas fundamentais no desenvolvimento de modelos que favoreceram o crescimento escolar e social das crianças, formando uma equipe. É fundamental que ambas sigam princípios e ideais aproximados, bem como o mesmo caminho que leva aos objetivos que almejam alcançar. A educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar. A interação entre ambos é muito importante para o sucesso do processo ensino-aprendizagem.

Percebe-se que cada vez mais a organização familiar está diretamente ligada ao grau de aproveitamento escolar dos filhos. Uma família preocupada com a educação da criança colherá resultados na vida da criança que estão ligados ao papel que a família, indispensavelmente, deveria desempenhar.

A criança que possui um baixo rendimento escolar, provavelmente, terá uma organização familiar prejudicada. A escola mobiliza-se de modo a agir em relação ao desempenho escolar de seus alunos, um comportamento que é precedido pela educação dos pais. Sendo assim, se a família fizer parte do rendimento dos filhos na escola, estes dificilmente estarão sujeitos a uma formação defeituosa.

Quando se fala do papel familiar na aprendizagem da criança, o que está sendo dito é que os pais são também educadores. Eles educam tanto quanto o professor que possui uma formação acadêmica. Isto é suficiente para concluir que a

(17)

17

família não pode ser negligenciada quando o assunto é formação dos filhos. Valverde (2012, p. 17) esclarece como os pais podem ajudar os filhos na educação destes:

Se a escola complementa a educação dada pelos pais, é necessário que estes conheçam a filosofia educacional e a linha pedagógica da instituição escolar que escolheram para seus filhos. Elas devem ser coerentes com os valores que os pais consideram essenciais para a educação de seu filho. É importante que os pais sintam-se seguros em confiar seu filho à instituição. A aprendizagem proporcionada pelas condições que a família oferece são influências que modelam o caráter e o comportamento da criança. Quando esta advinda da família serve para formatar o ser da criança que vive um processo de construção. Talvez os pais não tenham ideia de como influenciam seus filhos, mas, essa influência será expressa no modo com a criança se relaciona com os outros. Desde a tenra idade, a criança sente as influências familiares, que modelam seu comportamento, visto no modo como veste sua roupa, o horário para dormir e para comer (PILETTI, 2006, p. 274).

A família deve acompanhar o processo de aprendizagem do filho, afim de poder oferecer suporte nos momentos em que surgem dificuldades de aprendizagem. Deste modo, caso a família acompanhe o desempenho dos filhos em sala de aula, as crianças dificilmente enfrentarão situações de baixo rendimento no aprendizado.

No processo de aprendizagem dos filhos, o grande desafio é o de aprender a focar os problemas, sem agredir a personalidade do filho, promovendo um equilíbrio, atividade e firmeza. Os comportamentos indesejados devem ser desestimulados, no entanto, as emoções não podem ser maltratadas ou ignoradas, antes os sentimentos e emoções são levados em conta, pois fazem parte do processo dessa aprendizagem (SOUSA, 2012, p. 9).

O papel da família na aprendizagem da criança é um estar-junto. Os pais estão juntos da criança para suprir suas necessidades iniciais, neste processo novo na vida dela. Não menos importante o papel de “consideração positiva incondicional” (SCHULTZ e SCHULTZ, 2012, p. 288) de Carl Rogers. Com esta condição básica, os pais favorecem com maior eficácia o crescimento e desenvolvimento da aprendizagem da criança.

(18)

18

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho é o resultado de pesquisa essencialmente bibliográfica sobre a importância da família no processo de aprendizagem da criança. Diante das leituras, foi possível perceber que autores diversos abordam essa temática a luz de teorias da aprendizagem, como uma atividade crítica e permanente com a possibilidade de rever e elaborar uma prática educativa na construção do conhecimento e na formação da criança.

No processo de formação da criança, é impossível não falar sobre a tarefa da família, uma vez que seria queimar uma etapa importante nesta fase na vida criança. Na educação dos filhos, a escola sempre teve um papel fundamental, e hoje além de promover ensino para a cidadania a vida, tem também a responsabilidade de transmitir os valores fundamentais para a vida deste sujeito. Este papel é uma iniciativa da família que está integrada na formação da aprendizagem de seus filhos, apoiando e estando-junto deste ser que vive um constante aprender.

A relação escola-família cria compromissos, vínculos de inter-relações, reproduz laços éticos trazendo novos significados e ampliando os horizontes para uma formação de uma aprendizagem mais produtiva e que abarque não aspectos isolados do ser da criança, antes, a crina como uma totalidade.

Assim compreende-se que o diálogo entre a escola e a família é capaz de oferecer possibilidades de trocas de ideias entre si, uma vez que em nenhuma instância é trabalho da escola julgar como certa ou errada a educação que cada família oferece. O objetivo da escola, no entanto, é oportunizar e abrir caminhos para que os valores sejam adquiridos, trabalhando com respeito para com as diferenças expressadas por cada família, proporcionando e garantindo a integridade básica do aluno e da família.

Após o aprofundamento da discussão desse tema, consideramos que a importância deste trabalho está no fato de que ele oferece contribuições às famílias e aos professores que enfrentam dificuldades no desafio de proporcionar um bom desenvolvimento na aprendizagem escolar das crianças. Esta razão justifica a presença das ideias de autores que trabalham a relação a entre a aprendizagem escolar e o contexto familiar.

As teorias da aprendizagem dos autores aqui citado mostram uma compreensão de como a criança funciona e é concebida por eles. A educação é um

(19)

19

processo sério, que exige comprometimento e disponibilidade tanto dos pais quanto dos professores. No vasto contexto da educação ainda é grande a necessidade de trabalhos e discussões sobre a criança e seu modo de aprender.

Não basta ter escolas bonitas e bem estruturadas, é preciso ter educadores sérios, que se importam com esse público tão especial. Nunca se viu tantos problemas relacionados ao ensinar e ao processo de aprendizagem como em nossos dias. Diante desta realidade, este trabalho pode colaborar para que o ensino e a aprendizagem tenham o devido reconhecimento, tanto na família quanto no contexto escolar.

(20)

20

REFERÊNCIAS

BANDURA, A. Teoria Social Cognitiva: uma perspectiva agêntica, revisão anual de psicologia, 52, p. 1-26, 2001

BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivência na selva acadêmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998.

CLAXTON, G. O desafio de aprender ao longo da vida / Guy Claxton; tradução Magda França Lopes. – Porto Alegre : Artmed, 2005.

CAMPOS, D. M. S. Psicologia da aprendizagem. Dinah Martins de Souza Campos, 38. ed. – Petrópolis, Vozes, 2010.

CASARIN, F. E. N. Família e aprendizagem escolar. / Nelson Elinton Fonseca Casarin – Porto Alegre, 2007.

GASQUE, K. C. G. D. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação / TransInformação, Campinas, 20(2): 149-158, maio/ago., 2008.

KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 1997. MARTÍN, A. Manual prático de Psicoterapia gestalt / Ángeles Martín ; tradução de Lúcia M. Endlinc Orth. 3. ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2013.

PERLS, F. S. Sonhos e Existência / Quatro ventos – Fritz Salomon Perls Santiago do Chile, 1974.

PILETTI, N. Psicologia Educacional. / Nelson Piletti. –. ed. Editora ática – São Paulo, 2006.

SANTOS, M. O. L. BRAGA, M. R. E. A importância da família no processo de aprendizagem, visando ao sucesso escolar. / Lucia Oliveira dos Santos Miguel, Eliane Rose Maio Braga 2009.

SCHULTZ, D. P. Teorias da Personalidade / Duane P. Schultz, Sydney Ellen Schultz ; tradução de All Tasks. 2. ed. – São Paulo, SP : Cengage Learning, 2011. SOUSA, P. J. A importância da família no processo de desenvolvimento da

aprendizagem da criança. / Jacqueline Pereira de Sousa – Fortaleza, 2012.

VALVERDE, E. S. M. Conquista: Solução Educacional Positivo : o livro da família, 1º ao 3º ano / Eunice Saes Moreno Valverde ; ilustrações Yuri Nicolaiko. – Curitiba : Positivo, 2012.

WITTER, Geraldina Porto. Família e aprendizagem. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, para se alcançar a eficiência do serviço público, o modelo gerencial de administração propõe, além de melhor planejamento administrativo, a criação de

Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), em 2011 o consumo de artigos infantis movimentou cerca de R$26,2 bilhões, sendo que mais

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é