• Nenhum resultado encontrado

CARTILHA DO INSTALADOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTILHA DO INSTALADOR"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

CARTILHA DO INSTALADOR

(2)

SUMÁRIO

1. Introdução

2. Benefícios do forro AMF 3. Sistema C - Aparente 4. O que é AMF Thermatex 5. Modulações e bordas 6. Layout

7. Alternativas de distribuição das placas 8. Equipamentos e ferramentas 9. Transporte e manuseio 10. Condições de instalação 11. Restrições de uso 12. Componentes do sistema 13. Montagem 13.1. Cantoneira 13.2. Tirante 13.3. Perfil Principal 3750 mm 13.4. Travessa 1250 mm 13.5. Travessa 625 mm 14. Colocação das placas

15. Opções de acabamento perimetral

16. Instalações elétricas, de ar condicionado e de incêndio 17. Glossário 4 6 7 8 10 11 12 15 15 17 17 18 19 19 22 24 26 27 29 31 32 33

(3)

1. INTRODUÇÃO

Por que trabalhar com forros de fibra mineral AMF?

O uso de forros de fibra mineral AMF oferece diversas vantagens em comparação aos forros monolíticos* convencionais.

Para o cliente, os principais benefícios dos forros AMF estão no maior conforto acústico e na facilidade de retirada das placas para acesso ao entreforro, o que permite manutenções rápidas e limpas, sem a necessidade de uma nova obra. O uso do forro em placas também facilita mudanças de layout do escritório e as instalações hidráulicas, elétricas e de ar-condicionado.

Para o profissional, a grande vantagem está na rapidez de execução do serviço, o que permite ao montador fazer mais obras em menos tempo e aumentar seus rendimentos mensais.

Isso porque os forros AMF são fáceis e rápidos de montar e dispensam a etapa de acabamento, pois as placas já vêm prontas para uso. Bastar fixar a estrutura metálica no teto e colocar as placas no lugar.

Se tempo é dinheiro, nada melhor do que um sistema de forros que dispense etapas demoradas do trabalho, como o tratamento de juntas, lixar e limpar a superfície, passar o selador acrílico e finalmente fazer a pintura com duas ou três demãos de tinta.

* Veja no final desta cartilha o glossário que explica o significado de algumas palavras utilizadas ao longo do texto.

(4)

Conheça no quadro a seguir outras vantagens de oferecer forros AMF a seu cliente em substituição aos forros monolíticos convencionais:

Esta cartilha tem por objetivo mostrar ao montador como instalar corretamente os forros de fibra mineral AMF.

Existem quatro sistemas de instalação:

As informações desta cartilha poderão ser aplicadas somente no Sistema C – Estrutura Aparente, que é o mais utilizado e econômico para a montagem de

forros modulados. Isso porque sua instalação é rápida, fácil e praticamente não gera resíduos.

Estrutura Aparente Sistema Corredores Sistema Painel Estrutura Oculta

As unidades de medida serão sempre mencionadas em milímetros (mm) ou metros (m), lembrando que: 1000 mm 100 mm 10 mm 1 mm = = 100 cm 10 cm 1 cm 0,1 cm 1 m 0,1 m 0,01 m 0,001 m Sistema C Sistema F Sistema I Sistema A

2. BENEFÍCIOS DO FORRO AMF

3. SISTEMA C - APARENTE

Para o cliente

Instalação mais rápida e limpa Fácil manutenção Diversidade de acabamentos Proteção ao fogo Conforto acústico Sem desperdício Material ecológico Não faz mal à saúde

Suporte técnico e reposição pemanente no Brasil. Material mais leve

Mais fácil de carregar Montagem mais rápida

Perfis com sistema de encaixe por clique Não necessita de tratamento de juntas Material acabado

Menos entulho e sujeira

(5)

A Knauf AMF mantém parcerias com as instituições certificadoras mais respeitadas em todo o mundo. Seus produtos são certificados e fabricados em acordo com as mais rigorosas normas técnicas. Tudo isso para que você tenha segurança e qualidade em seu trabalho e possa oferecer a seu cliente um forro de alto desempenho, produzido com total respeito ao meio ambiente.

Os dados constantes nesta cartilha não devem ser considerados como normas técnicas e não se aplicam para todas as construções. As imagens nele contidas são meramente ilustrativas. Consulte a literatura técnica no site www.forroamf.com.br.

Em caso de dúvida, entre em contato com a equipe técnica da Knauf AMF da sua região.

Veja agora como instalar os forros AMF e aumentar os lucros do seu negócio e do seu cliente.

A Knauf AMF oferece uma ampla variedade de placas de forros removíveis para atender diferentes necessidades de projeto.

Eles são produzidos na fábrica da Knauf AMF, localizada na Alemanha, e utilizam matérias primas naturais, como lãs minerais biossolúveis, argila, perlita, aglome-rantes orgânicos, celulose e aditivos. Seu processo de fabricação é o Wetfelt, que consiste na modelagem em meio úmido, com posterior retirada da água para que o produto ganhe rigidez.

O painel bruto de fibra mineral que resulta desse processo de fabricação é chamado de Thermatex. Dependendo da densidade, da espessura e do tipo de acabamento, ele receberá nomes diferentes, como Thermatex Feinstratos, Thermatex Acoustic, Thermatex Thermofon, entre outros.

Os forros AMF são fornecidos com pintura calcária que tem a função de impedir o desenvolvimento de fungos e bactérias. Por essa razão, as placas nunca deverão

ser repintadas. A repintura dos forros de fibra mineral cancela automaticamente a garantia do fabricante.

(6)

No Sistema de Estrutura Aparente as placas de forro estão disponíveis nas medidas 625 × 625 mm e 625 × 1250 mm. Essas placas podem apresentar bordas dos tipos SK, VT 15 ou VT 24, e VTS 15 ou VTS 24.

Consulte o Resumo de Produtos para saber o tipo de borda e as modulações disponíveis para cada modelo.

Geralmente o layout do forro é feito pelo arquiteto. Caso você não receba este projeto, antes de iniciar a montagem do forro será necessário definir qual modu-lação será adotada e qual será o modo de distribuir as placas para garantir um resultado harmonioso.

No sistema de Estrutura Aparente existem duas modulações possíveis - placas de forro de 625 × 625 mm (quadradas) e de 625 × 1250 mm (retangulares) medidas que permitem criar vários layouts diferentes. Escolha o melhor juntamente com o seu cliente e não se esqueça de levar em conta todas as instalações existentes no entreforro, tais como os sistemas de iluminação ou ar condicionado, entre outras.

5. MODULAÇÕES E BORDAS

6. LAYOUT

SK VT15 ou VT24 VT-S15 ou VT-S24 625 mm 62 5 mm 625 mm 12 50 m m

Bordas

Modulações

Borda

SK em placas com espessura de 13 mm.

SK em placas com espessura de 15mm ou mais. VT-15 ou VTS-15 VT-24 ou VTS-24 Borda Perfil T com 24 mm de largura aparente Perfil T com 15 mm de largura aparente Perfil T com 15 mm ou 24 mm de largura aparente Perfil T com 24 mm de largura aparente Perfil utilizado

(7)

7. ALTERNATIVAS DE DISTRIBUIÇÃO DAS PLACAS

A simetria no desenho do forro é a principal condição para garantir um resultado estético harmonioso.

1.

Alinhar o perfil no eixo da sala

2.

Coincidir o meio da placa com o eixo da sala

3.

Combinar as duas opções

Para ter certeza de que o layout adotado seja simétrico:

Verifique se ao centralizar o perfil principal no eixo da sala, a placa de recorte (junto à parede) tenha medida maior ou igual à metade da placa.

Caso a dimensão da última placa seja inferior a meia placa, mude o layout, centralizando a placa no eixo da sala.

(8)

Repita as etapas anteriores para o outro sentido da sala.

Você precisará das seguintes ferramentas:

As caixas devem ser empilhadas cuidadosamente sobre uma superfície plana, seca, limpa e protegida contra chuva, sol e umidade do piso.

8. EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS

Escadas ou andaimes Trena

Lápis

Cordão de giz ou barbante Furadeira

Parafusadeira Alicate

Alicate de Corte Estilete

Nível (madeira, laser ou mangueira) Serra Copo

Lembre-se de utilizar os equipamentos de proteção individual, como capacete, óculos de segurança e luva.

(9)

É preciso ter cuidado ao manusear as caixas para evitar estragos nas placas. As caixas não podem cair ou ser jogadas no chão. Elas devem ficar com o fundo perfeitamente apoiado no piso e nunca poderão ser armazenadas de quina ou inclinadas.

Não é permitido sentar-se, deitar-se ou colocar nenhum peso sobre as caixas. Recomenda-se que o material seja armazenado no local a ser instalado pelo menos três dias antes da instalação para se ajustar às condições do ambiente. Não é necessário retirar as placas das caixas. O local de armazenamento deve estar seco e limpo.

Para evitar marcas de dedos ou sujeira na superfície das placas, os profissio-nais devem utilizar luvas limpas.

X

As placas de forro só podem ser instaladas em ambientes internos, secos e limpos. Todas as portas e janelas externas já devem estar instaladas. Se possível, o sistema de ar condicionado deve estar funcionando em uma temperatura de trabalho normal, entre 15ºC e 30°C.

Não é recomendada a instalação das placas de forro quando a umidade relativa do ar for superior a 70%. Consulte o responsável técnico pela obra (engenheiro ou arquiteto) para saber se o ambiente está com as condições adequadas para a instalação do material. Em caso de condições de umidade elevada, solicite orientação ao departamento técnico da Knauf AMF.

Os forros AMF nunca deverão ser instalados em:

Exceção: o Thermatex AQUATEC é um forro resistente a elevada umidade relativa do ar

(RH100%), por isso pode ser utilizado em ambientes muito úmidos e com temperaturas de até 40ºC. Nunca instale abaixo de telhados, sem que haja proteção térmica apropriada.

10. CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO

11. RESTRIÇÕES DE USO

Em áreas externas;

Em áreas internas permanentemente abertas, tais como varandas ou espaços cobertos sem fechamentos laterais;

Abaixo de telhados sem proteção térmica apropriada (por exemplo, diretamente sob telha metálica, de barro ou fibrocimento);

Em ambientes com umidade relativa do ar maior que o limite do produto (consulte os índices de resistência a umidade no Resumo de Produtos).

(10)

13.1 CANTONEIRA

O primeiro passo da montagem será a instalação da cantoneira. Ela servirá de arremate para as placas e perfis e dará o nivelamento para todo o forro.

A cantoneira L é a mais utilizada e está disponível em duas medidas: 19 x 24 x 0,5 mm e 24 x 24 x 0,5 mm.

Marque nas paredes o nível do forro.

Utilize uma régua de madeira, nível a laser, mangueira ou cordão de giz para fazer essa marcação e garantir o nivelamento perfeito. Para facilitar a colocação das placas na etapa final, o vão do entreforro precisa ter pelo menos 120 mm de altura, embora o mínimo ideal seja 150 mm.

Também é possível a utilização de tabicas. As placas de forro com 15 mm de espessura precisam de tabicas medindo 25 x 15 x 8 x 15 mm. Para as placas com 19 mm de espessura, use tabicas de 20 x 20 x 20 x 20 mm.

12. COMPONENTES DO SISTEMA

2 3 6 5 4 1

1. Placa de forro AMF 2. Cantoneira 3. Tirantes

4. Perfil principal 3750 mm 5. Travessa 1250 mm

6. Travessa 625 mm (caso a modulação seja 625x625).

13. MONTAGEM

Os perfis fabricados pela Knauf AMF na Alemanha possuem a marca VENTATEC

(11)

Outra opção de acabamento são os frisos pré-moldados Knauf AMF que dispensam a necessidade de cortar manualmente os chanfros das juntas de canto, reduzindo o tempo de instalação.

Chanfrar uma cantoneira a 45 graus e apoiar a outra sobre ela

Apoiar uma sobre a outra sem nenhum corte. Entretanto, este tipo de acabamento não é indicado, pois pode deixar as placas ligeiramente levantadas.

Para fazer o corte a 45 graus, meça a largura da base da cantoneira e marque essa medida no comprimento da base da peça. Trace uma linha unindo os dois pontos e corte com um alicate.

Se estiver utilizando cantoneira Ventatec da AMF, parafuse as peças com espaça-mento máximo de 400 mm entre uma e outra. Se estiver usando produto de outra marca, verifique as indicações do fabricante. Recomenda-se o uso de parafusos de cabeça chata para evitar a deformação da cantoneira.

No encontro entre as paredes é possível fazer os seguintes acabamentos: Chanfrar as duas cantoneiras a 45 graus

Parafuse a cantoneira na parede.

Estão disponíveis frisos de chanfros internos e externos para cantoneiras em L 19/24 ou 24/24. Basta deslizar os chanfros dos cantos até que eles se unam.

(12)

Em seguida, marque nestas linhas a posição de cada tirante. No caso dos perfis Ventatec AMF, eles deverão estar espaçados, no máximo, a cada 1200 mm. Se estiver usando perfis de outra marca, siga as recomendações do fabricante.

Após marcar esses pontos, fixe os tirantes na laje.

Dê preferência aos tirantes de arame galvanizado rígido (bitola nº 10) ou flexível (bitola nº 16 ou 18). Nunca utilize arames recozidos para fixar os perfis, pois o alinhamento ficará comprometido.

Se você optou pelo uso de tirantes rígidos, utilize suportes niveladores para ajustar o nível dos perfis principais.

Para evitar sobrecarga na cantoneira, o primeiro tirante deve ficar posicionado a uma distância mínima da parede, que varia de acordo com o peso das placas.

Tirantes

Linha de tirantes onde será fixado o perfil principal 3750

Há ainda chanfros internos e externos próprios para tabicas SRW 25/15/8/15. Todos os frisos pré-moldados possuem abas de metal que são dobradas para mantê-los firmes no lugar.

Seguindo o layout escolhido, marque na laje as linhas que determinarão a posição dos perfis principais, que deverão ser espaçados a cada 1250 mm, ou seja, 1,25 m.

13.2 TIRANTE

(13)

78.125 156.25 22 x 156.25 78.125 Perfil Principal

T24/38

24

38

Os perfis VENTATEC de 3750 mm são os principais e devem ser presos aos gan-chos dos tirantes posicionados anteriormente. Eles devem estar espaçados a cada 1250 mm (1,25 m).

Utilize nível ou barbante para conferir o nivelamento e ajuste o regulador preso ao tirante para acertar a altura do perfil.

Tirantes Perfil Principal 3750

13.3 PERFIL PRINCIPAL 3750 mm

Borda

13 mm ou 15 mm 19 mm de espessura Espessuras das placas de forro Maior que 19 mm 450 mm 150 mm 300 mm

Distância mínima entre o primeiro tirante e a parede

(14)

312.5 312.5

Tirantes

Perfil Principal 3750 Travessa 1250

* Caso a modulação seja a de 625x1250, passe para o item seguinte.

As travessas são fixadas uma à outra por meio de um sistema de clique.

Perfil Transversal T24/33 24 33 Perfil Transversal T24/33 24 33 312.5 312.5 312.5 312.5

Conforme o layout pré-definido, clique as travessas de 1250 mm a cada 625 mm.

13.4 TRAVESSA 1250 mm

13.5 TRAVESSA 625 mm

1250 mm

(15)

Caso a modulação escolhida seja a de 625x625, clique a travessa 625 mm entre as duas travessas 1250 mm. Tirantes Perfil Principal 3750 Travessa 1250 Travessa 625

Teremos então a seguinte sequência de colocação dos perfis:

Recomendamos a utilização de luvas limpas ao trabalhar com as placas para evitar sujeira ou marcas de dedos no forro.

Passe as placas por cima dos perfis com cuidado e apoie cada uma delas sobre os perfis. Fique atento aos ganchos dos tirantes para não danificar as placas.

As placas devem ser instaladas primeiramente nas áreas com tirantes, para evitar danos.

1. Perfis principais espaçados a cada 1250 mm.

2. Travessa 1250 mm espaçadas a cada 625 mm, clicados nos perfis principais 3. Travessa 625 mm, clicadas no meio das travessas 1250 mm (Somente para

modulações quadradas)

(16)

Caso as bordas sejam rebaixadas é possível resolver os recortes de placas que ficarão no perímetro de duas maneiras:

Utilizar peças de preenchimento, próprias para fechar o pequeno espaço formado pelo uso de tabicas. Essas peças estão disponíveis para as bordas VT 15 e VT 24.

Cuidado para não danificar as placas ao apoiá-las sobre os perfis e ao usar tirantes com gancho.

Apoie primeiramente o lado com o tirante, só então solte o outro lado.

Caso precise recortar as placas, marque o tamanho correto em cada lado da placa. Com a ajuda de uma régua, una os dois pontos e faça o corte utilizando um estilete.

Instalação correta do painel

Cuidado para não danificar os painéis

15. OPÇÕES DE ACABAMENTO

PERIMETRAL

(17)

Conheça aqui o significado de algumas palavras e expressões utilizadas nesta cartilha.

Você pode acompanhar as instruções de montagem em um vídeo disponível em nosso site. Para mais informações acesse: www.forroamf.com.br

Aglomerante – Material usado durante o processo de produção para dar liga aos

outros materiais da composição, de modo que eles fiquem unidos para garantir maior resistência ao produto final.

Certificados – Documentos que comprovam que todos os processos para a

fabricação de um produto ou a construção de um prédio e sua posterior utilização não prejudicam o meio ambiente nem o ser humano.

Lã mineral biossolúvel – Matéria prima natural que não causa câncer nem

outros danos à saúde do ser humano. Em caso de inalação ou ingestão acidental, ela é facilmente eliminada pelo organismo.

Layout – Desenho que mostra a distribuição física de um ambiente, dos

elementos do piso ou do forro.

Modulação do forro – Medidas das placas e da estrutura de apoio.

Monolítico – Termo usado para definir qualquer elemento inteiriço ou sem

emendas aparentes.

Norma técnica – Documento oficial que define as regras e características de

um material, produto, processo ou serviço para que ele garanta qualidade e segurança em sua utilização.

17. GLOSSÁRIO

16. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS,

DE AR CONDICIONADO E

DE INCÊNDIO

Os perfis metálicos da estrutura do forro são feitos para sustentar somente as placas de acabamento. Nunca apoie nenhum outro peso diretamente sobre as placas. Em geral, pesos extras exigem sustentação por tirantes adicionais presos à laje. Utilize tirantes para fixar os elementos das instalações elétrica, de iluminação, de ar condicionado e de incêndio.

Elementos como luminárias embutidas e alto-falantes, entre outros, exigem uma caixa ou armação para distribuir a carga sobre a estrutura.

(18)

Perfil clicado – Sistema de fixação de perfis por cliques. Dispensa parafusos

e outras formas de amarração.

Perfil de 625 mm – Em algumas regiões do Brasil é conhecido como travessinha

ou perfil curto.

Perfil de 1250 mm – Em algumas regiões do Brasil é conhecido como travessa

ou perfil longo.

Perfil de 3750 mm – Também conhecido como perfil principal. Perimetral – Relativo ao contorno que delimita uma superfície.

Perlita – Mineral de rocha vulcânica que se expande quando exposto a altas

temperaturas, transformando-se em grãos leves e de cor branca.

Simetria – Distribuição harmoniosa de elementos dos dois lados de um eixo,

de modo que as duas partes sejam iguais e tenham as mesmas medidas, forma e posição, resultando em uma combinação de proporções regulares.

(19)

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Usou da palavra o vereador Ronaldo Adriano, o qual comenta que se o projeto dos professores estivesse errado votaria contra sim, cita que todos os terrenos

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local

Os resultados encontrados nas formulações que foram adicionadas a torta de coco, mostram que houve aumento em seu valor nutricional em relação a formulação padrão isenta de torta

Na academia, em 2006, na UNESC, foi apresentada a monografia de especialização “A arquitetura como fator de inclusão social para idoso, uma proposta pedagógica para os cursos

Isolantes térmicos pré-moldados de silicato de cálcio ou sílica diatomácea – Determinação da resistência à compressão para placas – Métodos de

são aplicados, incluem metais, óxidos, cerâmicos, vidros, plásticos e madeiras. A preparação antes da aspersão.. é necessária para todas as variações do processo, sendo