• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA

E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL À EXTENSÃO

PROJETOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº. 01/2018-PROEX/IFNMG

UNIDADE PROPONENTE

Campus: ARI Foco Tecnológico: PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título do Projeto:

IMPLEMENTAÇÃO DE HORTA DE PLANTAS MEDICINAIS NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NA CIDADE DE ARINOS - MG

Grande Área de Conhecimento:

CIÊNCIAS AGRÁRIAS Área de Conhecimento:AGRONOMIA

Área Temática:

Trabalho Tema:Outras ações na temática de trabalho

Período de Execução:

Início: 21/05/2018 | Término: 14/12/2018 Possui Cunho Social:Sim Nome do Responsável (Coordenador):

Carla Mendonca de Souza Titulação:MESTRADO Matrícula:1258102 Vínculo:Voluntário Departamento de Lotação:

DAPARI Telefone: E-mail:

CARACTERIZAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS

Público Alvo Quantidade Prevista de Pessoas a Atender Quantidade de Pessoas Atendidas Descrição do Público-Alvo

Grupos Comunitários 50 -

-EQUIPE PARTICIPANTE

PROFESSORES E/OU TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFNMG

Membro Contatos Bolsista Titulação

Nome:

Carla Mendonca de Souza Matrícula:

1258102

Tel.:

E-mail: Não MESTRADO

DISCRIMINAÇÃO DO PROJETO

Resumo

A implantação da horta de plantas medicinais no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais na cidade de Arinos-MG, visa levar o conhecimento e o uso da erva m onde será ofertado um dia de campo para apresentar a forma de preparo da terra, uso de adubos orgânicos, irrigação, preparo da muda, plantio, colheita, métodos de co correta visando os cuidados necessários e a forma correta de uso da erva medicinal para que e quais tipos de doenças combatem.

(2)

O trabalho que visamos desenvolver no IFNMG – Campus Arinos consiste na Importância do retorno da instituição e comunidade a essa vivência com a natureza, a p de escolas e associações comunitárias, sob a intervenção de hortas medicinais, pensados e construídos coletivamente. Após o dia de campo saberão a forma correta par necessidade de convivência com o verde, através da construção de espaços coletivos de discussão das práticas sociais, pensando no respeito e na responsabilidade e usarmos agrotóxicos e seus impactos sobre a terra e na saúde humana, pois sabemos que os agrotóxicos são os causadores de epidemias nas populações que as con químico.

Na perspectiva do desenvolvimento de uma pedagogia dialógica considerando os saberes populares e os aparatos científicos de fácil acesso é que pensamos e discuti partilham do cultivo e da utilização de plantas medicinais e aromáticas para fins terapêuticos e de ambientação de espaços públicos e residenciais. A partir disto será de plantas, perpassando pelo conhecimento dos nomes populares, científicos e o princípio ativo, até a utilização das partes das plantas e os tipos de doenças que comba

Fundamentação Teórica

3.1 – HORTA MEDICINAIS

O cultivo de espécies medicinais e aromáticas pode representar o seu aspecto econômico, principalmente na melhoria da renda familiar de pequenos agricultores, que al. 2011).

As atividades na horta escolar e, sobretudo, a partir da Educação Ambiental, representam aquilo que Oliveira (2004) considera como um modo diferente de reinven emprego de plantas medicinais na recuperação da saúde tem evoluído ao longo dos tempos desde as formas mais simples de tratamento local, provavelmente utiliza utilizada pelo homem moderno (Lorenzi & Matos, 2002). Segundo Rodrigues & Carvalho (2001), as plantas medicinais são aquelas que atuam no combate às doença expelindo toxinas neutralizando a ação de bactérias, parasitas e outros.

A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre os agentes sociais envolvidos (MORGADO, 2006).

Para Arnous, Santos e Beinner (2005), são necessárias pesquisas que apontem os benefícios de hortas medicinais para promoção e melhoria da saúde pública e possam para fortalecimento da capacidade comunitária, com efetiva promoção da saúde no nível local. Armstrong (2000) traz que programas que envolvem a comunidade no engajarem neste tipo de atividade para promoção da saúde.

3.2 – PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DA HORTA MEDICINAL

Para iniciar uma horta Medicinal é necessário selecionar as espécies e identificar corretamente as plantas. Uma horta medicinal, por certo, deverá produzir satisfa tratamento de doenças mais comuns do organismo.

O local a ser escolhido para implementação de uma horta medicinal deverá ter água disponível em abundância e de boa qualidade, e exposto ao sol, principalme desenvolver. Na correção do solo, não deve ser utilizados fertizantes químicos, pois esses compostos podem ser absorvidos pelas plantas e causar danos à saúde das p melhorado, no seu preparo, incorporando no mesmo, esterco e/ou composto orgânico, onde fornecerá nutrientes que ajudarão a reter a umidade (UNIVERSIDADE DE Para a Organização Canto Verde (2012) a adubação é importantíssima, pois produzirá plantas resistentes a pragas e doenças, sendo que a utilização de agrotóxicos dev segundo Untaler, Fernandes e Oliveira (2011) são: ancinho, utilizado para nivelar o terreno e retirada do mato capinado; colher de Jardineiro, utilizado em operações de mato e folhagem; regadores de diferentes tamanhos, permitindo manuseio das crianças e sacho para aforamento da terra a capina entre linhas de plantas. Alguns cu para sua efetivação; retirar plantas invasoras; afofar a terra próxima às mudas; completar nível de terra em plantas descobertas; observar a fitossanidade da horta ( 2011)..

Á colheita das plantas medicinais devem-se seguir as seguintes etapas, segundo a Organização Canto Verde (2012), coleta, secagem e armazenamento. A coleta deve medicinais em dias amenos, sem chuva, no período de estio, em horário de sol fraco e suave. A secagem pode ser realizada espalhando-se a planta ou suas partes sob prontas para uso, devendo ser guardadas em vidros fechados, longe da luz, pó e umidade. O armazenamento deve ser feito rapidamente, evitando assim a perda dos pr animais.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é implantar o Horta de Plantas Medicinais no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Campus-Arinos.

Metas

1 - Público-alvo e atendimento 2 - Escolha da área

3 - Preparo do terreno 4 - Colheita

Metodologia da Execução do Projeto

4.1 – PUBLICO ALVO E ATENDIMENTO

Será feito aplicação de um questionário visando a utilização do uso das plantas medicinais na cura de certas doenças, o trabalho tem como objetivo envolver toda a co na escola, sendo abordados temas sobre cultivo, coleta, armazenamento e uso correto das mesmas, uma vez que algumas plantas também podem ser tóxicas. No trabalh QUESTIONÁRIO

1) Idade:___________ Sexo:___________ 2) Qual a profissão?_______________

3)Quais as plantas medicinais que você conhece?______________________________ ______________________________________________________________________ 4) Já fez uso de alguma planta medicinal? ( ) sim ( ) não

Caso afirmativo, cite as plantas utilizadas e para que finalidade

______________________________________________________________________________________________________________________________________ 5) Você acredita na eficácia do tratamento de alguma doença com o uso das plantas?

( ) sim ( ) não () nunca

6) Através de quem (ou como) aprendeu a usar plantas medicinais?

( ) pais; ( ) avós; ( ) vizinhos; ( ) televisão( ) profissionais de saúde; ( ) livros; ( )internet 7) Usa as plantas como remédio, por quê?

( ) é mais barato ( ) não faz mal à saúde ( )Nunca usei ( ) outro 8) Quando precisa de alguma planta para fazer remédio, onde consegue? ( ) no próprio quintal ( ) no quintal de vizinhos ou parentes

( ) no mato ( ) compro

9) Você acharia válido que se criasse em sua escola uma horta para o cultivo de plantas medicinais?

( ) sim ( ) não Por que?____________________________________________________ 10) Tem interesse em aprender sobre as plantas medicinais: ( ) Sim ( ) Não

11) Tem interesse em aprender quais cuidados necessários para criar uma horta medicinal: ( ) Sim ( ) Não 12) Tem interesse de saber os benefícios das plantas medicinais: ( ) sim ( ) Não

(3)

4.2 - ESCOLHA DA ÁREA

O terreno destinado para a implantação da Horta Medicinal está localizado na área de implantação da horta do IFNMG município de Arinos/MG, assim também será u Após uma reunião com o orientador for realizada, fazer uma visita ao local, para uma avaliação, para ver se a área não apresenta os seguintes pré-requisitos:

3. Embalagens, papéis, contaminantes químicos, lixos e plásticos.

3. O local deve está livre de risco de contaminação da água, e outros problemas na área de cultivo, como a contaminação por propriedades vizinhas . 3. Os fatores que podem interferem na concentração de princípios ativos (temperatura, a luz, umidade e o solo).

4.3 - CERCAMENTO

O cercamento do terreno se faz necessário para a proteção e controle da Horta Medicinal. Para que os animais e o homem, não tenha acesso a horta podendo danifica agentes poluidores (lixo), que podem contaminar as plantas medicinais e o terreno. A divisão das áreas será com garrafas pet, como uma forma de reutilizar esse mate 4.4 - PREPARO DO TERRENO

A qualidade das plantas medicinais está diretamente relacionada às características do solo. Sendo assim será feito uma análise do solo para avaliar a Fertilidade, G Umidade do Solo na Capacidade de Campo e Ponto de Murcha Permanente, Água para irrigação, esses fatores são fundamentais para a obtenção racional de plantas m Segundo AZEVEDO e MOURA a área para cultivo deve dispor de, pelo menos, cinco horas de sol e deve ser feita análise química do solo que deve ter boa dren variando entre 6,0 e 6,5. A escolha da semente deve ser feita de acordo com os fatores climáticos, com a demanda local ou regional e sem adição de agrotóxicos. A á ficar distante de fontes de poluição, como culturas que usam agrotóxicos e estradas poeirentas. O terreno deve ter pouca inclinação e recomenda-se utilizar cobert também são responsáveis por sua fixação. Assim, quanto mais intensos forem o uso de máquinas e equipamentos e os excessos de preparo, mais prejudicada será a fe acordo com a análise do solo. Geralmente, é utilizado o calcário, que pode ser necessário para não comprometer a absorção de nutrientes.

4.5 - ADUBAÇÃO

A adubação recupera ou conservar a fertilidade do solo, contribuindo com o desenvolvimento das plantas medicinais. A preferência será por uso de adubos orgânico acordo com AZEVEDO e MOURA (2010), os mais utilizados são:

- Restos de cultura - fornecem matéria orgânica ao solo, contribuindo para melhorar sua fertilidade. Podem ser incorporados ou mantidos como cobertura morta. - Esterco de animais - dejetos sólidos e líquidos de aves, bovinos e suínos que, depois de curtidos, são utilizados como adubo. Em geral, o esterco de ave é mais rico em - Húmus de minhoca - devido à facilidade de produção nas propriedades, é uma alternativa de enriquecimento do esterco. É um adubo orgânico muito rico em nutrient - Composto orgânico ou compostagem - é o processo de transformação dos resíduos através de microrganismos. Obtido a partir de lixo (resto de alimentos, restos molhada uma vez por semana para manter a umidade e acelerar a decomposição.

- Adubação verde - são vegetais que, plantados no local da cultura, têm sua massa verde incorporada ao solo, melhorando suas condições nutricionais. A planta qu entressafras. A incorporação do adubo verde deve ser feita, de preferência, quando a planta estiver com floração.

O adubo pode ser aplicado de 15 a 20 dias antes do plantio para evitar perda de nutrientes do solo. Adicionar na linha, na cova ou em cobertura, incorporado ao solo. 4.6 - IRRIGAÇÃO

O sistema/projeto de irrigação deverá atender a demanda de água para a horta. A água deverá ser potável. A preferência é por um Sistema de irrigação automático, cas 4.7 - OBTENÇÃO DE MUDAS

Segundo AZEVEDO e MOURA (2010) As mudas para a instalação de uma lavoura podem ser obtidas através da reprodução natural da própria planta ou através de s início da construção dos canteiros para a produção de mudas e da semeadura direta, é necessário calcular a quantidade de sementes a ser comprada ou produzida espaçamento entre as 17 plantas no local definitivo da cultura e saber quanto pesa o grama da semente que será plantada.

As mudas serão obtidas, pela doação dos alunos, população. Também serão compradas sementes e mudas.

Para o preparo da sementeira o solo deve ser fértil, sem ser muito argiloso ou arenoso. Geralmente, utiliza-se sementeira quando as sementes são muito pequenas, especiais, como local sombreado e irrigação, entre outros.

A sementeira pode ser feita em caixas, caixotes, bandejas de isopor (72, 128,200, 162 células), vasos, sacos plásticos, embalagens de UHT ou garrafas PET, entre outr das sementes e das características de cada planta.

Na construção das sementeiras, devem ser adotados os mesmos procedimentos utilizados para os canteiros. É recomendável fazer uma cobertura (jirau) para protege capim, de coqueiro, de bananeira ou sombrite, entre outros. Outra forma de proteção é fincar estacas nas bordas e fazer um trançado de barbante. Manter a sementeira A bandeja de isopor é composta por diversas células, ou seja, por orifícios preenchidos com o substrato (solo, palha de arroz queimada, areia e composto orgânico ou livres de ervas invasoras). Utilizada tanto para o semeio quanto para o enraizamento de estacas. As bandejas podem ser parcialmente sombreadas para aumentar a sua d O transplante a transferência da muda dos recipientes ou da sementeira para o local definitivo. Deve ser realizado pela manhã, quando a temperatura está amena, ou irrigar a planta para facilitar a adaptação da muda ao local definitivo. A planta deve ser transplantada quando atingir de 10 a 15cm de altura e apresentar de 4 a 6 fo bandeja de isopor, entre outros) antes de colocar a planta no local definitivo. A cova deve manter a mesma altura que a planta tinha na 18 sementeira ou no recipiente. 4.8 - PLANTIO

Quando se cultiva planta medicinal deve-se observar a influência que os fatores climáticos têm sobre o seu desenvolvimento, podendo variar com a espécie estudada. S • Temperatura - o aumento da temperatura faz aumentar também a velocidade de crescimento da planta. Cada planta possui uma temperatura ótima de crescimento ( planta se desenvolva no tempo certo, sem perda na produção.

• Luz - desempenha papel fundamental na vida das plantas, influenciando na fotossíntese, como crescimento, desenvolvimento e forma das plantas. A capacidade de cultivada. Algumas necessitam de luz para brotar (a semente não deve ser totalmente enterrada), outras, porém, não necessitam tanto da luz para germinarem. Em mu das espécies e pela formação de flores e bulbos.

• Umidade - a água é um elemento essencial para a vida e para o metabolismo das plantas. Assim, a irrigação deve estar de acordo com a tolerância de cada espécie. acordo com a cultivar estudada.

• Altitude - à medida que aumenta a altitude (acima de 100 metros), a temperatura diminui 1ºC e aumenta a insolação, que interfere no desenvolvimento das plantas apresentam maior teor de princípios ativos.

• Latitude - teoricamente, plantas cultivadas em latitudes equivalentes (Norte e Sul) têm o mesmo desenvolvimento, época de floração e teor de princípios ativos. O canteiro onde se plantam as mudas transplantadas das sementeiras podem ser de alvenaria, pedras ou de materiais retirados da própria região, como madeiras e var do terreno. Geralmente, possuem 1m de largura por 0,20m de altura e 5m de comprimento; a distância entre os canteiros deve ser de pelo menos 1m para facilitar os tr A Largura e profundidade das covas devem ser de acordo com o tamanho da planta. Devem ser preparadas com antecedência. Se houver a necessidade de corrigir plantio.

O espaçamento linha x plantas varia de acordo com cada espécie. Ao cavar, separe a terra de cima da terra de baixo e Encha as covas misturando a terra de cima com o baixo. Aguar diariamente até o dia do plantio. Cobrir a planta com cobertura morta para manter a umidade e evitar o crescimento de ervas invasoras e erosão. Também A semeadura direta é feita no local definitivo quando a planta não requer cuidados especiais. Exige bom preparo do solo. A semeadura pode ser feita a lanço ou em equipamentos.

Resultados Esperados e Disseminação dos Resultados

O projeto Programa horta medicinal visa mostrar a instituição e a comunidade a forma de plantio, cuidado e uso de forma correta da planta, mostrando de forma que te O projeto ocorrera de uma forma dinâmica, onde os alunos e professores da instituição participaram uso da fitoterapia como prática de saúde preventiva, curativa e t alimentos orgânicos a forma de preparo até a forma de uso, assim trazendo conhecimento.

(4)

Outro resultado esperado é o método e aplicação da horta na Instituição visando para uso dos professores, alunos, servidores e da comunidade. Levando a forma de tem conhecimento do que é uma erva medicinal.

Referências Bibliográficas

AZEVEDO, Celma Domingos de & MOURA, Maria Aparecida de. Cultivo de plantas medicinais: guia prático -- Niterói: Programa Rio Rural, 2010. 19 p. ; 30 cm. Oliveira, I.B. (2004). Alternativas emancipatórias em currículo. São Paulo: Cortez Editora

Lorenzi, H.; Matos, F.J.A. (2002). Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e Exóticas. São Paulo: Instituto Plantarum. p.512.

Rodrigues, V.E.G.; Carvalho, D.A. (2001). Levantamento etnobotânico de plantas medicinais no domínio do cerrado na região do Alto Rio Grande. Minas Gera MOTOMIYA. A. V. A.; POLEZZI, R. C.S.; WILSON, C. F.; GOMES, L. S.; FILHO, S. B.M. Levantamento e Cultivo das Espécies de Plantas Medicinais Ut Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004. Disponível em: <http://www.ufmg.br/congrext/Desen/Desen14.pdf >, Acesso em: 12/04/2018

MORGADO F. S.; SANTOS, M. A. A. dos. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianóp ARNOUS, A. H.; SANTOS, A. S.; BEINNER R. P. C. Plantas medicinais de uso caseiro - Conhecimento popular e interesse por cultivo comunitário. Revista Espaço p ARMSTRONG D. A survey of community gardens in upstate New York: Implications for health promotion and community development. Health Place, v. 6, n. 4, p. 3 ARRUDA. G ; HETTEWER, A.R ; FERRONATTO, L.A IMPLEMENTAÇÃO DE HORTA MEDICINAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO php.unioeste.br/eventos/conape/anais/ii_conape/Arquivos/medicina/Artigo8_8.pdf Acesso em:20/04/2018

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Plantas medicinais e aromáticas Cultivo de horta medicinal. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/p05.pdf>. Aces ORGANIZAÇÃO CANTO VERDE. Plantas medicinais – Manejo. 2009. Disponível em: <http://www.cantoverde.org/plantasmed03.htm#ixzz20vd9HbKn>. Acesso e UNTALER, L. de O.; FERNANDES, C. R. M. G.; OLIVEIRA, L. de. Plantas medicinais: da horta para escola. 2011. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.go

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

Meta Atividade Especificação Qualitativo(s)Indicador(es)

Indicador Físico Período de Execução Unid.de

Medida Qtd. Início Término

1 1 Aplicação de questionário visando a utilização do uso das plantasmedicinais na cura de certas doenças. 50 unid 50 21/05/2018 22/06/2018 2 1 Escolher terreno destinado para a implantação da horta medicinal naárea do IFNMG - Campus Arinos 100 metrosquadrados 260 25/06/2018 14/12/2018 3 1 Preparar terreno para plantio e implantação da horta 100 metrosquadrados 100 25/06/2018 14/12/2018 4 1 Colher os produtos para fornecimento as pessoas. 50 pessoas 50 06/08/2018 14/12/2018

PLANO DE APLICAÇÃO

Classificação da Despesa Especificação PROEX (R$) DIGAE (R$) Campus Proponente (R$) Total (R$)

339018 Auxílio Financeiro a Estudantes 0 0 4800.00 4800.00

TOTAIS

0

0

4800.00

4800.00

CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO

Despesa Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Mês 9 Mês 10 Mês 11 Mês 12 339018 - Auxílio Financeiro a Estudantes 0 0 0 0 0 800.00 800.00 800.00 800.00 800.00 800.00 0

Anexo A

MEMÓRIA DE CÁLCULO

CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ESPECIFICAÇÃO UNIDADE DEMEDIDA QUANT. UNITÁRIOVALOR VALORTOTAL

(5)

CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ESPECIFICAÇÃO UNIDADE DEMEDIDA QUANT. UNITÁRIOVALOR VALORTOTAL

339018 - Auxílio Financeiro a

Estudantes Para pagamento de bolsa a aluna Juliana MoniqueAlves Barbosa meses 6 800.00 4800.00

TOTAL GERAL

4.800,00

Referências

Documentos relacionados

Complicações: Não união óssea e quebra do pino de Kirschner em 1 cão do grupo 1 Grupo 1: 10 animais - pino intramedular suplementado com uma dupla hemicerclagem

Permite a construção de competências nas áreas de indústria de alimentos, medicamentos, cosméticos, fitoterápicos, indústrias químicas e kits reagentes,

E se puder fazê-lo, poderá pensar em como tornar a escolha menos atraente para eles – quer tornando a BATNA deles mais difícil de ser implementada ou menos valiosa,

FGTS mês Base FGTS Faixa IRRF Base IRRF Faixa Patr..

III - ser ou ter sido sócio ou diretor de ETC ou CTC. Para fins de cumprimento do requisito de tempo de atividade profissional, poderá ser utilizada qualquer combinação dos

Estas habilidades vão ao encontro dos objetivos da competência informacional propostos por Dudziak (2001, p.143-46), dentre os quais destacamos os seguintes: identificam

a) Algumas organizações que surgiram na América Latina foram: a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) em 1960, que devido às deficiências econômicas e

Que função essa estrutura desempenha em nossos olhos. Analise os itens abaixo sobre os diferentes problemas de visão e responda corretamente os?.