• Nenhum resultado encontrado

PORTARIA Nº 053/2020 De 30 de Dezembro 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTARIA Nº 053/2020 De 30 de Dezembro 2020"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

     

PORTARIA Nº 053/2020

De 30 de Dezembro 2020

Homologa, em parte, o Parecer CME Nº 03/2020, de 29 de dezembro de 2020, que “dispõe sobre a Aprovação e Homologação do Documento Curricular Referencial Municipal, intitulado, Referencial Curricular Municipal de Madre de Deus, para as Etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e as Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, instituindo-o como obrigatório em todas as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Madre de Deus – Bahia”, reafirmando a obrigatoriedade de atendimento ao disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MADRE DE DEUS, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições e considerando o disposto nas Leis Municipais de nºs: 419/2007 e nº 462/2008,

CONSIDERANDO o disposto no Parecer CEE/CP Nº 196/2019 de 13 de agosto de 2019, que implementa o Documento Curricular Referencial da Bahia para Educação Infantil e Ensino Fundamental (DCRB); em consonância com a Lei Nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Lei Nº 13.005/14, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei Nº 13.559/16, que aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE); e a Resolução CNE/CP Nº 02/2017, que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Resolução CNE/CEB Nº 07/2010, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. CONSIDERANDO o disposto no Parecer CME Nº 03/2020, de 29 de dezembro de 2020, que “dispõe sobre a Aprovação e Homologação do Documento Curricular Referencial Municipal, intitulado, Referencial Curricular Municipal de Madre de Deus, para as Etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e as

(2)

Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, instituindo-o como obrigatório em todas as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Madre de Deus – Bahia”;

CONSIDERANDO que o Referencial Curricular Municipal de Madre de Deus é um documento que apresenta a sistematização da escrita realizada pelos diversos atores educacionais do sistema municipal de educação e está voltado para a educação local, embasados no Art. 214 da Constituição Federal, na Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação e na Lei Municipal - PME nº 652, de 17 de junho de 2015;

CONSIDERANDO que o Referencial Curricular Municipal é um importante legado para a Educação de Madre de Deus, pois além de atender às prerrogativas legais, representa um avanço na proposta de construção coletiva ao priorizar as diferentes dimensões que caracterizam a essência da prática e o reconhecimento da importância dos conteúdos a serem ensinados e aprendidos;

RESOLVE:

Art.1º. Fica homologado, em parte, o Parecer CME Nº 03/2020, de 29 de dezembro de 2020, que “dispõe sobre a Aprovação e Homologação do Documento Curricular Referencial Municipal, intitulado, Referencial Curricular Municipal de Madre de Deus, para as Etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental e as Modalidades de Ensino: Educação Especial e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, instituindo-o como obrigatório em todas as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino de Madre de Deus – Bahia”, reafirmando a obrigatoriedade de atendimento ao disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Art.2º. Fica implementado, a partir do ano de 2020, o Documento Curricular Referencial de Madre de Deus para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (DCRBMD) e suas modalidades, nas escolas públicas e privadas integrantes do Sistema Municipal de Ensino.

(3)

Art. 3º. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, direito de todas as crianças e dever do Estado, etapa obrigatória, nos termos da LDB, Lei Nº 9.394/96, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança, de zero a cinco anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Art. 3º. A etapa da Educação Infantil será estruturada por grupos de crianças das seguintes faixas etárias, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): I – G1: de 1 ano e 7 meses a 1 anos e 11 meses;

II – G2: 2 anos; III – G3: 3 anos; IV – G4: 4 anos; V – G5: 5 anos.

§1º Na Educação Infantil o organizador curricular será estruturado em 5 (cinco) Campos de Experiência, objetivos de aprendizagens e desenvolvimento, nos termos da BNCC.

I - O eu, o outro, o nós:

II - Corpo, gestos e movimentos; III - Traços, sons, cores e formas;

IV - Escuta, fala, pensamento e imaginação;

V - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

§2º O Documento Curricular Referencial de Madre de Deus para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (DCRBMD) define como eixos estruturantes da aprendizagem e do desenvolvimento na Educação Infantil as interações e brincadeiras, que garantem os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

§3º Na Educação Infantil, a avaliação deverá ser feita através de instrumentos de acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, nos termos do art. 31, da Lei nº 9.394 de 1996 (LDB).

(4)

§4º A Educação Infantil será organizada de acordo com as regras comuns da avaliação, mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino

Fundamental. (Redação dada pela Lei nº 12.796 de

2013).

§5º. A Educação Infantil, na forma da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020, terá por saberes: Linguagens, Experiências Matemáticas, Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Arte, Corpo e Movimento, Atividades de Jogos e Recreação, Educação Socioemocional, Família e Comunidade, Cultura Territorial, Sustentabilidade e Linguagem Estrangeira. Art. 4º. O Ensino Fundamental será estruturado conforme orienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, e a Resolução CNE/CEB Nº 7 de 14 de dezembro de 2010, que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos; Parágrafo Único - Os currículos escolares relativos a todas as etapas e modalidades da Educação Básica serão constituídos por uma Base Nacional Comum e por uma Parte Diversificada, conforme estabelece o artigo 7º e o seu parágrafo único da Resolução CEE Nº 2 de 22 de dezembro de 2017:

Art. 5º. O Documento Curricular Referencial de Madre de Deus para o Ensino Fundamental (DCRBMD) será organizado em 6 (seis) Áreas do Conhecimento e Componentes Curriculares, na forma da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020 (Anexos II a VI)

§1º Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento será promovido ao longo dos 9 (nove) anos.

§2º Cada componente curricular estabelece competências específicas que deverão ser desenvolvidas a cada ano.

(5)

Art. 6º. Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendem do 1º ao 5º ano de escolarização que são divididos em 2 (dois) Ciclos de Aprendizagem

I. O I Ciclo de Aprendizagem compreende três anos de escolarização com foco central na alfabetização e letramento.

II.. O II Ciclo de Aprendizagem compreende dois anos de escolarização;

§1º. No I Ciclo de Aprendizagem I (1º ao 3º ano) deve ser garantido aos alunos a progressão continuada, baseada em estratégias pedagógicas com atendimento diferenciado no decorrer de todo o processo educativo.

§2º. O processo de retenção ao educando poderá ser realizado, caso haja necessidade, no II Ciclo de Aprendizagem (4º e 5º ano).

Artigo. 7º. O disposto no parágrafo primeiro do artigo 6º não será considerado “aprovação automática”, tendo em vista o conceito de continuidade da aprendizagem, expresso no inciso III do art.30 da Resolução do CNE/CEB Nº 07 de 14 de dezembro de 2010.

Artigo 8º. O registro dos resultados da avaliação no 1º ao 3º ano será realizado de forma parcial, em cada unidade letiva, e do final do ano, de maneira conclusiva, através de parecer descritivo, que será arquivado na pasta individual do estudante, cuja cópia será anexada ao histórico escolar para efeito de transferência.

Art. 9º. Nos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, deverá ser observado se os estudantes apresentam as competências, habilidades e os conhecimentos prévios necessários para o prosseguimento à próxima etapa, prevalecendo, para a promoção, o alcance dos objetivos definidos para cada ano de estudo, cujos resultados serão expressos por meio de notas/conceitos/relatórios/pareceres. Art. 10. A etapa final do 6º ao 9º ano, terá por objetivo a consolidação das múltiplas competências do Ensino Fundamental, de forma a assegurar aos estudantes a promoção para o Ensino Médio.

(6)

§1º. Os Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem do 6º ao 9º ano de escolarização.

§2º. Será permitido para os Anos Finais do Ensino Fundamental a Etapa de Correção de Fluxo de acordo com Ciclos de Aprendizagem.

§3º. O I Ciclo de Aprendizagem compreenderá a fusão dos conteúdos programáticos do 6º e 7º ano.

§4º. O II Ciclo de Aprendizagem compreenderá a fusão dos conteúdos programáticos do 8º e 9º ano.

Art. 11. O currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental é composto por Componentes Curriculares que compõem a estrutura da Matriz de Referencial Curricular.

§1º. A Matriz de Referencial Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino é compostas por 6 (seis) Áreas do Conhecimento, formadas por Componentes Curriculares obrigatórios, que obedecem a determinação da Base Nacional Comum Curricular (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Temas Integradores), conforme Anexo IV, da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020.

§2º. Prevalecerá, para promoção, o alcance das competências e habilidades definidas para cada ano de estudo, cujos resultados serão expressos através de notas ou conceitos.

§3º. A avaliação deverá permitir a constatação do alcance dos objetivos, evidenciando os avanços e/ou necessidades de intervenções no processo de aprendizagem dos estudantes e será desenvolvida conforme normas estabelecidas pelas Diretrizes de Avaliação definidas pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e pelo Ministério da Educação.

Art. 12. Fica ratificada a Matriz de Referencial Curricular da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos das Unidades

(7)

Escolares da Rede Pública de Ensino de Madre de Deus, de que trata a Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020.

§1º. A Matriz de Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino é compostas por 6 (seis) áreas do conhecimento, formadas por componentes curriculares obrigatórios, que obedecem a determinação da Base Nacional Comum Curricular (Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ensino Religioso e Temas Integradores), conforme Anexo II e III, da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020.

§2º. A Área Temas Integradores é composta obedecendo os seguintes Componentes Curriculares (Inteligência Socioemocional; Orientação de Estudo Complementar; Práticas Artísticas; Práticas Desportivas; Ensino Bilíngue).

§3º. Na Área de Conhecimento de Ciências Humanas está incluso o ensino da Cultura Territorial, Afro, Indígena e Cigana conforme tratam as Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008.

Art. 13. A Base Nacional Comum Curricular dispõe sobre os Temas Transversais que são incluídos nos currículos, segundo Lei de Diretrizes e Bases, Artigo 26, 7º.

Parágrafo Único. Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra criança e ao adolescente deverão ser inclusos, como temas transversais, nos currículos escolares, de acordo com a LDB, Artigo 26, § 9º.

Art. 14. A estrutura dos cursos da Educação de Jovens e Adultos, deverá respeitar as orientações e Diretrizes Nacionais tendo a seguinte organização: I - Tempo Formativo I – Integra os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com duração de 2.400 horas distribuídas em três anos/eixos, conforme Matriz de Referência Curricular do Anexo VI, da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020, distribuídos da seguinte forma:

(8)

a) Eixo I – Corresponde ao 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com Matriz de Referencial Curricular de 800h/ano;

b) Eixo II – Corresponde ao 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com Matriz de Referencial Curricular de 800h/ano;

c) Eixo III – Corresponde ao 4º e 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com Matriz de Referencial Curricular de 800h/ano.

II - Tempo Formativo II – Integraliza os Anos Finais do Ensino Fundamental com duração de 1.600 horas distribuídas em dois anos/eixos, conforme Matriz de Referência Curricular do Anexo VII, da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020, distribuídos da seguinte forma:

a) Eixo IV – Corresponde ao 6º e 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com Matriz de Referencial Curricular de 800h/ano;

b) Eixo V – Corresponde ao 8º e 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com Matriz de Referencial Curricular de 800h/ano.

Art. 15. O currículo fundamentado desta modalidade de ensino tem a seguinte estrutura, conforme Matriz de Referencial Curricular nos Anexos VI e VII, da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020:

I - Nos Tempos Formativos I e II, as Matrizes de Referenciais Curriculares compreendem a 5 (cinco) Áreas de Conhecimento formadas por Componentes Curriculares obrigatórios, e obedecem a determinação da Base Nacional Comum Curricular (Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Temas Integradores);

II - O currículo deve abranger temáticas estabelecidas na legislação educacional, do Referencial Curricular Municipal e que propiciem a integração dos Componentes Curriculares e a interdisciplinaridade para com o Componente Curricular dos Temas Integradores.

III. O Projeto de Vida compreende aos projetos pessoais a médio e longo prazo de acordo com os anseios em idealizações de um futuro específico, onde deverão estar voltado para uma identificação com uma área de conhecimento e consequentemente com sua respectiva atuação na comunidade em que vive e no mercado de trabalho.

(9)

IV. O Projeto de Vida consiste na realização de atividades que promovam a reflexão dos estudantes para desenho de projetos pessoais a médio e longo prazo de acordo com os anseios em idealizações de um futuro específico voltado para uma identificação com uma área de conhecimento e consequentemente com sua respectiva atuação na comunidade em que vive. Art. 16. Os profissionais que atuarão ministrando os Saberes constituídos através dos Campos de Experiência da Educação Infantil, e os Componentes Curriculares do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos respeitarão a Titulação Mínima exigida no Anexo VIII, da Portaria Municipal nº 023/2020, de 03 de dezembro de 2020, estando conforme com a Resolução nº 003/2020 do Conselho Municipal da Educação.

Art. 17. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se todas as disposições contrárias.

Publique-se. Registre-se. Cumpra-se.

Gabinete do Prefeito, em 30 de dezembro de 2020.

Jailton de Almeida Santana Prefeito Municipal Leila Lima de Oliveira Secretária Municipal da Educação

Referências

Documentos relacionados

As principais concepções detectadas foram: confusão entre ligação iônica e covalente; os compostos iônicos são vistos como entidades discretas, sem retículos

7.4 O ingresso do candidato na sala de prova somente será permitido mediante a apresentação do documento especial de fronteiriço ou protocolo de solicitação para candidatos

Pretendemos, neste artigo, dentro de um panorama teórico e prático, à luz dos preceitos da Lexicografia Pedagógica propostos por Welker (2004, 2006 e 2008),

• Menção de sua participação em um comunicado de imprensa • Inserção de material publicitário na mala ou bolsa do evento • Mensagens de agradecimento e reconhecimento

JABOATAO DOS GUARARAPES/PE (2), JOAO PESSOA/PB (1), OLINDA/PE (1), PAULO AFONSO/BA (1), RECIFE/PE (13) Descrição Detalhada: Não UNIDADE Não Critério de Julgamento: Unidade

O site Tudo Rádio bateu um papo com Rodolfo Moura, sócio na empresa Moura e Ribeiro Advogados Associados e ex-diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de

No Doutorado, apresentou a continuação da pesquisa do mestrado, com a tese “A Guerra Desesperada: Cultura e Política em Nietzsche” (2011), orientada pelo

Por isso, a matriz curricular foi organizada de forma a inserir o aluno desde os primeiros semestres do Curso nas disciplinas básicas, prevendo um envolvimento e conhecimento de