• Nenhum resultado encontrado

Regulamento da Liga Portuguesa de RainbowSix Siege

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento da Liga Portuguesa de RainbowSix Siege"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Regulamento da Liga Portuguesa de

RainbowSix Siege

(2)

1. Informações Gerais

1.1. Denominação da competição

1.1.1. A Liga Portuguesa de Rainbow Six Siege (LPR6), faz parte da TopRated.

1.1.2. A liga, pode aceitar qualquer patrocínio com entidades terceiras, para um apoio oficial da liga, sempre que a organização considere benéfico para a liga. Contractos de patrocínio com entidades terceiras serão sempre comunicadas oficialmente.

1.1.3. A liga está aberta para as seguintes plataformas: 1.1.3.1. Xbox One.

1.1.3.2. Playstation 4. 1.1.3.3. PC.

1.2. Participação obrigatória

1.2.1. A competição da LPR6 é de participação obrigatória para as equipas que se tenham inscrito na mesma.

1.2.2. O não cumprimento da participação obrigatória pode levar à exclusão da equipa e consequente proibição de inscrição em edições posteriores.

1.2.3. Este é o único regulamento válido para a LPR6. Este regulamento é aplicado a todas as equipas que participam na liga, assim como aos seus jogadores, equipa técnica e funcionários.

1.2.4. Com a inscrição na liga as equipas e jogadores declaram que aceitam o regulamento.

1.3. Licença de equipa

1.3.1. Qualquer equipa que se inscreva na liga recebe uma licença para participar na época em curso.

1.3.2. O líder da equipa é a pessoa designada para contado da organização.

1.3.3. O titular da licença é o responsável por todas as ações e compromissos da equipa.

1.3.4. Qualquer alteração da licença da equipa tem que ser comunicada à organização atempadamente. As alterações têm que ser primeiro aprovadas pela organização. Qualquer alteração da licença sem comunicar à organização, ou omissão de informação sobre a equipa, pode ser punido com sansões.

1.4. Streaming

1.4.1. Todos os direitos de transmissão da competição pertencem à TopRated. 1.4.2. Não é permitida nenhuma transmissão externa à TopRated dos jogos de toda a competição, salvo transmissões autorizadas pela TopRated.

1.4.3. A TopRated caso permita a autorização da transmissão a terceiros têm que cumprir os seguintes requisitos:

1.4.3.1. Ter software de transmissão; 1.4.3.2. Utilização do “overlay” da LPR6;

(3)

1.4.3.3. Ter placa de captura (para consolas);

1.4.3.4. Não é permitido o uso do sistema de transmissão nativo das consolas.

1.4.4. Não é permitido nenhum jogador em modo espectador que não pertença à organização ou autorizados pela mesma.

1.5. Prémios

1.5.1. Os prémios serão atribuídos apenas no final da competição.

1.5.2. Os prémios a atribuir serão decididos considerando o apoio que a organização obtenha junto dos patrocinadores e comunicado até 5 dias antes do início da competição em causa. Se não houver nenhuma comunicação, não serão atribuídos prémios na época em curso.

1.5.3. Se o jogador tiver menos de 16 anos, não pode receber prémio em caso de este ser monetário.

1.6. Comunicação

1.6.1. O meio de comunicação principal entre a organização e as equipas será o email. Qualquer comunicação oficial a uma equipa, será sempre por email. 1.6.2. Para uma comunicação mais fácil e rápida entre a organização e as equipas será utilizado o Discord. Todos os líderes das equipas têm que estar presentes no servidor oficial da liga, que será divulgado após a inscrição da equipa.

1.7. Contas de jogo 1.7.1. PC – Uplay.

1.7.2. Xbox One – Xbox Live Gamertag. 1.7.3. Playstation 4 – PSN account.

1.8. As equipas que participal na LPR6 e os jogadores, aceitam o regulamento e declaram que para todos os efeitos legais cedem, de forma gratuita durante a edição da liga em que estão a participar, à LPR6 os direitos de utilização de imagem, assim como o logo e imagens que representam as equipas autorizando a sua reprodução, publicação, adaptação,

utilização ou reutilização nos meios, nacionais ou internacionais, que a LPR6 utilizar, diretamente ou através de terceiros, para publicitar, divulgar ou promover a respetiva liga, nomeadamente, no seu sítio da Internet, “stream”, ou em qualquer outro media ou meio de comunicação.

(4)

2. Calendário

2.1. A Liga Portuguesa de Rainbow Six Siege terá início a 24 de fevereiro de 2017. A data de término da liga, será consoante o número de equipas inscritas.

2.2. A organização poderá, em caso de força maior e em circunstâncias excecionais, devidamente justificadas, alterar a duração do calendário da época ou suspender total ou parcialmente a Liga.

2.3. O calendário da liga será sorteado aleatoriamente. Assim que terminarem as inscrições e houver um mínimo de 6 equipas, será divulgado o calendário antes do inicio da época. 2.4. As jornadas da liga serão realizadas nos seguintes horários:

2.4.1. Sexta-feira às 22 horas. 2.4.2. Sábado às 21 horas. 2.4.3. Domingo às 21 horas.

2.5. O dia e hora de cada jogo são definidos no calendário pela organização da liga. 2.6. As jornadas da liga têm início à sexta-feira e terminam ao domingo.

2.7. Sempre que uma equipa pretenda alterar o dia e a hora de jogo, devem comunicar a organização via email 24 horas antes do inicio da jornada. Esse pedido de alteração só será considerado pela organização se for apresentado com concordância das duas equipas afetadas pela alteração. A organização o direito de rejeitar pedidos de alteração de data e hora de jogos, mesmo havendo acordo entre todas as equipas, e reserva ainda o direito de forçar a alteração de data e hora de jogos, mesmo não havendo acordo entre todas as equipas, desde que dessa alteração não resulte a impossibilidade de alguma equipa comparecer ao seu jogo.

(5)

3. Formato da Competição

3.1. A LPR6 está dividida em duas fases. 3.1.1. A primeira fase é uma liga. 3.1.2. A segunda fase é playoff.

3.2. A liga será limitada a doze (12 equipas. No caso se haver mais de 12 equipas serão divididas em duas ligas. A divisão será considerada pela data de inscrição da equipa na liga. 3.3. Todos os jogos têm de ser jogados 5 contra 5. Cada equipa terá de se fazer representar com o líder da equipa no servidor discord da liga antes e durante o jogo. Caso o líder da equipa não possa estar presente, tem que ser enviado um email a comunicar com a indicação de quem estará a representar a equipa

3.4. A primeira fase da competição será jogada no sistema de “todos contra todos” e à melhor de dois mapas (Bo2).

3.5. A segunda fase será jogada no formato playoff, vencendo a equipa que vencer primeiro dois de três mapas (Bo3).

3.6. Na primeira fase serão determinados quatro finalistas. Os finalistas avançam para a segunda fase, para se decidir qual a equipa vencedora da liga.

3.7. A falta de comparência não justificada de uma equipa a uma jornada da primeira fase determina, nos termos previstos no regulamento, a atribuição à equipa adversária os três pontos correspondentes à vitória.

3.7.1. Duas faltas de comparência não justificadas de uma equipa determinam uma advertência por parte da organização.

3.7.2. Três faltas de comparência não justificadas determinam a expulsão da equipa na edição da competição.

3.7.3. Cada equipa vai dispor de um “wild-card”. O “Wild-card” é usado para a equipa que não consiga comparecer na jornada, poder fazer a jornada, no final da primeira fase. Para uma equipa usar o “wild-card” tem que comunicar a organização via email, no máximo 48 horas antes do inicio da jornada. Caso a equipa comunique o pedido de “wild-card” a menos de 48 horas do início da jornada, este pedido será recusado.

3.8. Em caso de igualdade de pontos no final da primeira fase, para efeitos de desempate, serão aplicados os seguintes critérios, pela seguinte ordem de prioridade:

3.8.1. Maior número de vitórias, durante a primeira fase.

3.8.2. Maior número de rondas ganhas, durante a primeira fase. 3.8.3. Maior número de kills da equipa, durante a primeira fase.

(6)

4. Inscrições e Requisitos de participação

4.1. Datas de início de inscrições: 27 de janeiro de 2017. 4.2. Datas de término de inscrições: 20 de fevereiro de 2017. 4.3. Requisitos de participação do jogador:

4.3.1. O jogador tem de pertencer a uma equipa portuguesa.

4.3.2. Ter nacionalidade Portuguesa ou ter nacionalidade não portuguesa, mas ter residência em Portugal.

4.3.3. Não há limite mínimo de idade. 4.4. Requisitos de participação da equipa:

4.4.1. A participação na liga está condicionada apenas a equipas portuguesas. 4.4.2. Todas as equipas têm que ter um líder que será o responsável pela equipa. 4.4.3. Todos os jogadores da equipa têm que pertencer à mesma.

4.4.4. Um jogador não pode estar em mais do que uma equipa inscrita na liga. 4.4.5. Cada equipa tem que ter no mínimo 5 jogadores, e apenas podem ter até 10 jogadores no plantel da equipa.

4.4.6. As equipas têm que inscrever os jogadores com o nome da conta de cada plataforma.

4.5. Para que a inscrição da equipa, o responsável terá que preencher o formulário disponibilizado no site da liga (www.toprated.pt). Cada plataforma tem um formulário de inscrição em separado.

(7)

5. Alteração de jogadores

5.1. As equipas inscritas na liga estão autorizadas a utilizar três métodos de alterar o plantel da equipa.

5.1.1. Transferência de jogador com outra equipa da liga. 5.1.2. Inscrição de jogadores livres.

5.1.3. Troca de jogador por jogador.

5.2. Janela de alterações do plantel e limite de transferências. 5.2.1. Antes do início da liga.

5.2.1.1. Para o método referente ao ponto 5.1.1 não existe limite de transferências. (Nunca ultrapassando o limite máximo de jogadores por plantel).

5.2.1.2. Para o método referente ao ponto 5.1.2 não existe limite de transferências. (Nunca ultrapassando o limite máximo de jogadores por plantel).

5.2.1.3. Para o método referente ao ponto 5.1.3 não existe limite de transferências.

5.2.2. Durante a liga as equipas apenas podem fazer no total duas alterações na equipa utilizando os métodos referidos no ponto 5.1.

5.3. Pedido de alteração.

5.3.1. Todas as equipas envolvidas na transferência, devem enviar para o email liga@toprated.pt, informando o método de transferência utilizado com as informações necessárias para a inscrição de um jogador (Informações utilizadas no formulário de inscrição).

5.3.2. No caso de uma transferência de jogador com outra equipa da liga, é necessário um email das partes envolvidas (equipa de origem, equipa de destino e jogador).

5.4. Um jogador e uma equipa podem rescindir a qualquer momento da época em curso, ficando o jogador e a equipa desvinculados. A rescisão tem que ser comunicada para o email liga@toprated.pt, com a informação da saída do jogador.

5.5. Todas as alterações das equipas, têm que ser aprovadas pela organização. A alteração só é aceite assim que esteja publicada no site da liga em www.toprated.pt.

(8)

6. Patrocínios

6.1. Todas as equipas têm o direito de adquirirem patrocinadores a qualquer altura durante a época.

6.2. Qualquer patrocínio que que seja alusivo a drogas, sites de apostas, sites relacionados com pornografia não são aceites pela organização.

(9)

7. Procedimentos dos jogos

7.1. A organização da liga, tem o direito de a qualquer momento alterar o calendário ou a ordem dos jogos numa determinada jornada ou date. No caso de acontecer esta alteração, a liga comunicará as equipas afetadas assim que possível.

7.2. As equipas só poderão jogar a jornada com a presença do representante da equipa no servidor discord da liga.

7.2.1. Durante os jogos as equipas podem utilizar o sistema de comunicação que pretenderem.

7.2.2. O representante da equipa tem que estar presente no servidor discord 10 minutos antes do inicio do jogo.

7.2.3. Assim que o representante entrar no servidor discord, entra diretamente na sala designada para o jogo da jornada.

7.2.4. Assim que estiverem os dois representantes no canal, podem decidir o mapa que cada equipa quer jogar. Não é obrigatório estar um representante da liga na sala para se dar inicio ao jogo.

7.2.5. No final do jogo, jogo os dois representantes têm que enviar por email para

liga@toprated.pt com o resultado do jogo e o “print screen” do final de cada mapa, com o resultado de cada jogador. O envio do “print screen” é obrigatório.

7.3. Todos os jogos são 5 contra 5.

7.4. O início de cada jogo terá uma tolerância de 15 minutos para além da hora marcada. 7.5. Após a tolerância, será atribuída uma derrota à equipa em falta ou que não apresente 5 jogadores.

7.6. Na troca de mapas, pode haver uma pausa de 10 minutos. É criada a sala, e quando passarem 10 minutos o jogo começa no seguinte mapa.

7.7. Entrada no jogo:

7.7.1. Todos os jogos têm de ser criados no modo “dedicated server” e a localização do servidor é a predefinida (baseada no ping).

7.7.2. A equipa que jogar “em casa” cria o servidor e o primeiro mapa a ser jogador é o que foi escolhido por eles.

7.7.3. Cada equipa escolhe um mapa da seguinte lista 7.7.3.1. Bank. 7.7.3.2. Border. 7.7.3.3. Chalet. 7.7.3.4. Club house. 7.7.3.5. Consulate. 7.7.3.6. Favela. 7.7.3.7. Hereford base. 7.7.3.8. Kanal. 7.7.3.9. Oregon.

(10)

7.7.5. Os jogos na primeira fase da liga são à melhor de dois (Bo2). 7.7.6. Na fase dos “play-offs” os jogos são à melhor de três (Bo3).

7.7.7. A organização tem o direito de adicionar restrições que considere revelantes para o jogo, tais serão sempre comunicadas nos dias anteriores à jornada.

7.8. Todos os operados são permitidos, a não ser que no dia do jogo algum esteja banido. Caso aconteça as equipas serão avisadas previamente.

7.9. Configuração do servidor. 7.9.1. Game settings

7.9.1.1. Time of the day: Day

7.9.1.2. HUD Settings: Pro League S3 7.9.2. Match settings

7.9.2.1. Number of rounds: 8

7.9.2.2. Attackers/Defenders role swap: 1 7.9.2.3. Overtime rounds: 3

7.9.2.4. Overtime score difference: 2 7.9.2.5. Overtime role change: 1

7.9.2.6. Objective rotation parameters: 1 7.9.2.7. Attackers unique spawn: On 7.9.2.8. Damage handicap: 100 7.9.2.9. Friendly fire damage: 100 7.9.2.10. Injured: 20

7.9.2.11. Sprint: On 7.9.2.12. Lean: On

7.9.2.13. Death replay: Off 7.9.3. Game Mode: TDM - Bomb

7.9.3.1. Plant duration: 7 7.9.3.2. Defuse duration: 7 7.9.3.3. Fuse time: 45

7.9.3.4. Defuser carrier selection: On 7.9.3.5. Preparation: 45

7.9.3.6. Action: 180

7.10. Na primeira fase da liga a distribuição de pontos é feita da seguinte forma: 7.10.1. Vitória: 3 pontos.

7.10.2. Empate: 1 ponto. 7.10.3. Derrota: 0 pontos. 7.11. Final da partida.

7.11.1. Um jogador de cada equipa, tem que tirar um “print screen” do resultado final de cada jogo. Imagem que tem conter o resultado do mapa, e pontuação dos jogadores (Score, Kills, etc..)

7.11.2. O represente de cada equipa tem de enviar para o email liga@toprated.pt o resultado do jogo e o “print screen” do jogo. No email têm que indicar a jornada referente ao jogo, e o nome das equipas envolvidas.

(11)

7.11.3. Caso tenha existido alguma dificuldade técnica menor durante a partida deverão reportar a mesma no email.

7.11.4. Em caso de vitoria/derrota por “default”, não será feito nenhum registo de estatísticas dos jogadores. Vitorias por “default” na primeira fase da liga será sempre atribuída a vitoria por 2:0.

7.12. No caso de um jogador de forma não intencional, durante os primeiros 15 segundos da fase de preparação, o jogo tem que ser iniciado novamente. Se isto acontecer o jogo tem que começar com o resultado que estava antes do jogador se desconectar. É obrigatório um jogador de cada equipa, tire um “print screen” do resultado no momento do jogador de desconectar com o resultado do jogo. Depois de iniciar novamente o servidor as equipas não podem escolher o lado que iniciam, este já foi escolhido anteriormente, se o fizerem, perdem um round.

(12)

8. Código de Conduta

8.1. Conduta dos participantes

8.1.1. As seguintes ações serão consideradas jogo desleal e estarão sujeitas a penalizações que ficam a critério da organização

8.1.1.1. Arranjo de resultados ou conluio é definido como qualquer acordo entre dois ou mais jogadores e / ou cúmplices em detrimento de jogadores adversários. Colusão inclui, mas não está limitado a atos tais como:

8.1.1.1.1. Soft game, que é definido como qualquer acordo entre os dois ou mais jogadores para não atuar, impedir ação ou sequer jogar a um nível razoável de competição num jogo.

8.1.1.1.2. Acordos de divisão de prémio em dinheiro e / ou qualquer outra forma de compensação.

8.1.1.1.3. Envio ou receção de sinais e/ou avisos, eletrônicos ou não, a partir de um cúmplice / de um jogador.

8.1.1.1.4. Deliberadamente perder um jogo em troca de indemnização, ou por qualquer outro motivo, ou a tentativa de induzir o outro jogador a fazê-lo.

8.1.2. As equipas são esperadas para jogar no seu melhor em todos os momentos dentro de qualquer jogo, evitando qualquer comportamento incompatível com os princípios de bom desportivismo, honestidade.

8.1.3. Jogar na conta de outro jogador ou solicitar, induzir, encorajar e/ou direcionar alguém para jogar na conta de outro jogador.

8.1.4. Desconexão intencional. Desligar-se da partida intencionalmente sem uma razão adequada e explicitamente mencionada.

8.1.5. Um membro de uma equipa não pode usar linguagem que seja obscena, suja, vulgar, insultuosa, ameaçadora, abusiva, difamatória, caluniosa, ofensiva ou censurável; Não pode promover ou incitar ódio ou conduta discriminatória em qualquer momento. Um membro de uma equipa não pode usar quaisquer instalações, serviços ou equipamentos fornecidos ou disponibilizados pela Toprated ou pelos seus associados para postar, transmitir, difundir ou disponibilizar tais comunicações proibidas. Um membro de uma equipa não pode usar este tipo de linguagem durante eventos públicos relacionados com a LPR6.

8.1.6. Discriminação e Difamação. Membros de uma Equipa não podem ofender a dignidade ou a integridade de um país, pessoa privada ou grupo de pessoas através de desprezo, discriminatório ou denegrindo palavras ou ações por motivos de raça, cor de pele, origem étnica, nacional ou social, sexo, língua, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, a situação financeira, nascimento ou qualquer outra condição, orientação sexual ou qualquer outro motivo.

8.2. Alteração de conta de jogo. Caso um jogador efetue uma mudança de conta no jogo, a equipa deve enviar por email à organização (liga@toprated.pt) o novo nome da conta de jogo do jogador em questão sob pena de ser penalizado.

8.3. Os jogadores têm de utilizar o nome da conta que foi registado no dia da inscrição. Se algum jogador jogar com um nome de conta de jogo diferente, do registado na equipa o jogador e a equipa em questão serão penalizados.

(13)

8.4. Viciação de resultados. Nenhum membro de uma equipa pode oferecer, acordar, conspirar, ou a tentar influenciar o resultado de uma partida ou série, seja por que meio for.

8.5. O jogador que jogue uma jornada da Liga por uma determinada equipa, durante essa edição da Liga não poderá jogar por outra equipa diferente.

(14)

9. Penalizações

9.1. A organização antes de tomar qualquer decisão, irá avisar as partes envolvidas, e seguir-se pelo bom senso em ouvir todas as partes atribuindo a penalização que considerar pertinente para a situação em causa.

9.2. Exemplos de penalizações a aplicar 9.2.1. Avisos Verbais;

9.2.2. Perda de possibilidade de escolha de mapa; 9.2.3. Redução ou anulação do prémio final; 9.2.4. Derrota de um mapa;

9.2.5. Derrota de uma jornada;

9.2.6. Perda de pontos da tabela classificativa; 9.2.7. Suspensão;

9.2.8. Desqualificação; 9.2.9. Ban permanente.

9.3. A organização da liga terá o direito a publicar uma declaração sobre qualquer penalização, se assim o entender.

(15)

10. Avisos

10.1. A organização da liga reserva para si o direito de alterar e aplicar qualquer nova regra antes e durante a duração da competição. Este tipo de ações inclui, mas não estão restringidas a decisões sobre o funcionamento da stream, da competição ou qualquer outra atividade terciária que possa ocorrer organizada pela organização durante a competição. Inclui ainda qualquer tipo de penalização que a organização decida aplicar com base no bom senso e bom funcionamento da competição, mesmo não tendo especificado nem antevisto o problema em questão e a penalidade aplicada. Aos participantes, pedimos que leiam atentamente todo o regulamento.

10.2. O desconhecimento de qualquer regra aqui referida não serve de justificação para cometer nenhuma infração a este regulamento.

(16)

11. Vinculação

11.1. Todas as referências do presente Regulamento a equipas entendem-se como abrangendo todas as organizações com um plantel inscrito e com participação na Liga Portuguesa de RainbowSix Siege;

11.2. As competências atribuídas no presente regulamento à LPR6 sem expressa indicação do órgão ao qual incumbe exercê-las cabem à organização da LPR6;

11.3. Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, a organização da LPR6 pode delegar qualquer das competências que lhe sejam conferidas pelo presente Regulamento, incluindo as previstas no número anterior, em qualquer pessoa ou entidade que assim entenda;

(17)

12. Anexos

12.1. Exemplo de emails a enviar para organização. 12.1.1. Envio de resultado:

Assunto: Jornada X // Equipa A vs Equipa B

Corpo do email: Resultado do jogo entre a Equipa A contra a Equipa B

Mapa X: Equipa A x – x Equipa B // Vence equipa (A ou B) Mapa Y: Equipa A x – x Equipa B // Vence equipa (A ou B)

Em anexo enviar os prints screens com o resultado. 12.1.2. Rescisão de jogador com equipa:

Assunto: Rescisão do jogador (conta de jogo do jogador) com a Equipa (Nome da

equipa)

Corpo do email: O jogador X(conta de jogo do jogador) rescinde com a Equipa

(Nome da equipa) pelos seguintes motivos (…).

12.1.3. Alterações de equipa:

Assunto: (Nome da equipa) - Alteração de equipa // (Inscrição de jogador)

(Transferência de jogador) (Troca de jogador)

Corpo de email: Nome da equipa, E as alterações que pretende, caso seja inscrição

de um jogador ou troca de um jogador têm que indicar sempre o Nome, Idade e nacionalidade do jogar. Caso seja troca de jogar indicar qual o jogador que sai da equipa.

12.1.4. Uso de wild-card:

Assunto: Wild-card – Nome da equipa – Jornada que pretendem usar o wild-card Corpo de email: Nome da equipa, jornada em que pretendem usar o wild-card,

informação se comunicaram o uso de wild-card à equipa adversária.

12.1.5. Pedido de alteração de hora/dia de jogo (Tem que ser enviado pelas duas equipas)

Assunto: Alteração de hora/dia de jogo – Indicar a jornada – Equipa A vs Equipa B Corpo de email: Server este email para o pedido de alteração de hora/dia de jogo

para o dia/hora (Indicar a nova data), devido ao motivo (…), foi contactada a equipa adversária (nome da equipa) e decidiu-se a nova data.

Nota: O envio de email não significa que o pedido de alteração é aceite. Ambas as equipas têm que enviar email 24 horas antes do inicio da jornada.

12.1.5. Para qualquer outro assunto em relação a um jogador ou equipa, têm que indicar sempre no assunto do email o nome da equipa/jogador, para facilitar na leitura por parte da organização.

Referências

Documentos relacionados

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

MOTOR E SUPORTES MOTOR E SUPORTES MOTOR E SUPORTES BLOCO DE CILINDRO - ROLAMENTO, PRINCIPAL MOTOR - GANCHO DE ELEVAÇÃO TAMPA DO CABEÇOTE CABEÇOTE DO CILINDRO - MECANISMO DA

To measure the horizontal and resultant lower limbs external kinetics at backstroke starting, researchers have used one force plate, while for ventral starts one and two force

As candidaturas para a primeira de fase de concurso deverão incluir a seguinte documentação a partir da qual as propostas serão avaliadas:.. a) Listagem dos órgãos do JA,

o Recomendadas: embalagens plásticas que resistam ao produto, possa ser fechada repetidamente sem perda de produto, que não ocasione perda de produto, devem suportar com

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

2015 revelou o mercado do Reino Unido em recuperação, chegado muito perto dos valores de referência de 2011 e, sobretudo, 2012, de natureza excecional em resultado da