• Nenhum resultado encontrado

Despacho nº 79/Presidente/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Despacho nº 79/Presidente/2021"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Despacho nº 79/Presidente/2021

Eleição dos representantes dos Professores de Carreira e dos Investigadores de Carreira e dos representantes do pessoal não Docente e não Investigador no

Conselho Geral

I

1. O Conselho Geral é um órgão do Instituto Politécnico de Setúbal (adiante IPS), constituído nos termos do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (adiante RJIES), aprovado pela Lei nº 67/2007, de 10 de setembro e dos Estatutos do IPS, homologados pelo Despacho Normativo nº 13/2019, publicado no Diário da República, 2ª Série, nº 78, de 22 de abril de 2019.

2. O Conselho Geral, na sua composição atual, foi legalmente constituído em 26 de junho de 2017, com o ato de posse dos membros eleitos.

3. Integram o Conselho Geral os representantes dos professores e dos investigadores do IPS, representantes dos estudantes, personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição com conhecimentos e experiência relevante para o IPS e dois representantes do pessoal não docente e não investigador do IPS.

4. O mandato dos membros eleitos ou designados é de quatro anos, exceto no caso dos estudantes, em que é de dois anos, nos termos do artigo 13º dos Estatutos do IPS.

(2)

6. O fim do mandato dos membros do Conselho Geral do IPS é prorrogado nos termos legais até à posse dos novos membros eleitos.

7. A calendarização para o presente ato eleitoral terá início em 26 de abril de 2021.

8. Nos termos do artigo 7º, nº 1 do Regulamento de Eleição dos Membros do Conselho Geral do IPS, as eleições para o Conselho Geral são convocadas pelo Presidente do IPS.

II

Assim, determino:

1. Que seja desencadeado novo processo eleitoral para a eleição dos seguintes membros:

a) Quinze representantes dos professores de carreira e dos investigadores de carreira do Instituto;

b) Dois representantes do pessoal não docente e não investigador; c) Quatro representantes dos estudantes.

2. A eleição e capacidade eleitoral dos representantes a eleger rege-se pelos artigos 1º a 6º do Regulamento de Eleição dos Membros do Conselho Geral (adiante Regulamento).

3. O processo eleitoral dos representantes no conselho Geral do IPS rege-se pelo previsto nos artigos 7º a 16º do Regulamento.

4. Nos termos do artigo 10º, nº 1 do Regulamento, as candidaturas devem incluir suplentes, em número igual aos efetivos.

5. As listas para todos os corpos devem respeitar o previsto na Lei 26/2019, de 26 de 28 de março, Regime de representação equilibrada entre homens e

(3)

mulheres nos cargos dirigentes e nos órgãos da administração pública, designadamente o previsto nos artigos 4º e 6º.

6. O apuramento dos representantes eleitos por cada lista faz-se pelo método de Hondt, em conformidade com o artigo 14º do Regulamento. Em caso de empate, proceder-se-á à repetição do sufrágio para atribuição dos mandatos em causa.

7. Os cadernos eleitorais serão organizados pela Divisão de Recursos Humanos quanto aos professores de carreira e investigadores de carreira e quanto ao pessoal não docente e não investigador e pela Divisão Académica no que respeita aos estudantes.

8. Os cadernos eleitorais devem reportar-se ao dia em que for publicado o despacho do Presidente que fixou a data da realização das eleições, nos termos do disposto no artigo 9º, nº 1 do Regulamento.

9. Será nomeada, por Despacho do Presidente do IPS, uma Comissão Eleitoral que apurará o resultado final e aferirá da legalidade de todo o processo eleitoral.

10. As eleições para os representantes no Conselho Geral devem realizar-se em dia e de acordo com o calendário a fixar por despacho do Presidente, nos termos do disposto no artigo 7º, nº 1 do Regulamento.

III

Considerando o supra exposto, as eleições para o Conselho Geral realizar-se-ão de acordo com o seguinte calendário:

a) Dia 26 de abril de 2021: afixação dos cadernos eleitorais provisórios;

b) Dia 28 de abril de 2021: fim do prazo para reclamação dos cadernos eleitorais; c) Dia 29 de abril de 2021: afixação dos cadernos eleitorais definitivos;

(4)

d) Dia 14 de maio de 2021: data limite para a apresentação de listas de candidatura;

e) Dia 18 de maio de 2021: decisão de admissão e afixação provisória das listas de candidatos;

f) Dia 20 de maio de 2021: fim do prazo para reclamação das listas de candidatura;

g) Dia 21 de maio de 2021: afixação definitiva das listas de candidatura; h) De 24 a 28 de maio de 2021: campanha eleitoral;

i) Dia 1 de junho de 2021: eleições;

j) Dia 2 de junho de 2021: afixação dos resultados provisórios;

k) Dia 4 de junho de 2021: fim do prazo para reclamação dos resultados; l) Dia 7 de junho de 2021: afixação dos resultados definitivos.

m) Dia 9 de junho de 2021: realização de eleições para desempate, caso necessário.

n) A posse dos membros eleitos decorrerá em reunião agendada após a finalização do processo eleitoral.

IV

Nos termos do disposto no artigo 12º do Regulamento, o funcionamento das mesas de voto e os demais procedimentos relativos ao apuramento e comunicação de resultados, bem como ao conteúdo obrigatório da ata das operações de votação e apuramento serão regulados por Despacho do Presidente do IPS.

Destes termos, determino:

Funcionamento das Mesas de Voto

1- Serão constituídas mesas de voto por Escola e uma no Edifício Sede do IPS. 2- Compete aos Diretores das Escolas a organização das respetivas mesas de voto

e a comunicação da sua composição ao Presidente.

3- Compete à Administradora do IPS a organização da mesa de voto constituída no Edifício Sede do IPS.

(5)

4- As mesas de voto serão constituídas por três elementos efetivos e, pelo menos, dois suplentes.

5- As mesas não poderão ser constituídas por elementos que integrem as listas. 6- As mesas de voto funcionarão entre as 11:00 e as 19:00 horas.

7- Verificada a inscrição no caderno eleitoral, os eleitores deverão preencher o boletim de voto, colocando uma cruz na letra correspondente à lista escolhida. 8- Os eleitores entregarão o boletim de voto dobrado em 4 partes ao Presidente

da Mesa.

9- O Presidente da Mesa introduzirá o boletim na urna, ao mesmo tempo que os escrutinadores descarregarão o voto, rubricando o eleitor o respetivo caderno na linha correspondente ao seu nome.

10- Após o fecho das urnas proceder-se-á à contagem dos votos, elaborando-se uma ata assinada por todos os membros de cada mesa, onde serão registados os seguintes elementos:

a) Identificação dos membros da mesa;

b) Hora de abertura e de encerramento da votação, local e número da mesa; c) Deliberações tomadas pela mesa;

d) Número total de eleitores inscritos e número de eleitores votantes; e) Número de votos atribuídos a cada lista, votos em branco e votos nulos; f) As reclamações;

g) Quaisquer outras situações que a mesa julgue dignas de menção.

11- A ata, juntamente com os boletins de voto, separados por listas, votos brancos e votos nulos, deve ser enviada, de imediato, ao Presidente da Comissão Eleitoral a quem compete o escrutínio final dos votos.

12- O apuramento do resultado final, será elaborado por uma Comissão Eleitoral e constará de ata a produzir nos termos do número 11, com as necessárias adaptações.

(6)

14- Após apuramento final e assinatura da ata, a Comissão Eleitoral envia todo o processo ao Presidente do IPS para homologação, afixando-se os resultados provisórios.

Envie-se cópia do presente despacho a todos os Diretores das Unidades Orgânicas e Serviços do IPS para conhecimento e afixação imediata, e divulgue-se no Portal do IPS, na Internet, em www.ips.pt.

Instituto Politécnico de Setúbal, 26 de abril de 2021

O Presidente

(Prof. Doutor Pedro Dominguinhos)

PEDRO MIGUEL

DE JESUS

CALADO

DOMINGUINHOS

Digitally signed by PEDRO MIGUEL DE JESUS CALADO

DOMINGUINHOS Date: 2021.04.26 18:49:27 +01'00'

Referências

Documentos relacionados

8.3. O objeto desta licitação, será executado nas dependências do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, sito a Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, CEP 04329-000, Vila

1. O presente Regulamento estabelece as normas aplicáveis ao processo eleitoral para os membros do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Almeirim, de

1- A votação para constituição dos órgãos colegiais processa-se, preferencialmente, por via eletrónica. 2- A votação para Diretor das Escolas decorrerá preferencialmente

a. O processo eleitoral para eleição do Conselho Geral é regulado nos termos que constam no presente regulamento e terá início após aprovação do mesmo, em reunião do

Conhecimentos de assuntos atuais e relevantes nas áreas da política, economia, transporte, sociedade, meio ambiente, educação, saúde, ciência, tecnologia,

1º Aprovar o Edital CONSUNI/UNIPAMPA nº 02/2021 de eleição de representantes discentes para o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)..

O presente regulamento contém as normas a que deve obedecer o processo eleitoral, dos representantes dos Pais e Encarregados de Educação, dos alunos que frequentam as escolas

4.1.1 Difundir para as empresas melhores práticas de Proteção de Dados, incluindo a Lei nº 13.709/2018 (LGPD) e legislação de outros países ou blocos sobre proteção