• Nenhum resultado encontrado

Acadêmica do curso de Medicina Veterinária; 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acadêmica do curso de Medicina Veterinária; 2"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CICLO DE PALESTRAS EM NUTRIÇÃO ANIMAL

Daniela Costa Vilela1, Juciene Silva Oliveira2, Raquel Loren dos Reis Paludo3

Daniel Côrtes Beretta4

Resumo: O Ciclo de Palestras em Nutrição Animal foi um projeto de extensão cadastrado

na Pro-reitoria de Extensão do Centro universitário de Mineiros e visou a atualização e capacitação dos discentes em medicina veterinária. O evento foi composto por circuito de palestras, sobre o tema nutrição animal e promoveu a interação entre o ensino universitário e a atuação profissional. O projeto foi divulgado no site da universidade e através de folders fixados em diversas áreas do campus. O nome da Universidade foi vinculado ao projeto fortalecendo a UNIFIMES como uma instituição preocupada com o ensino continuado de seus alunos. O ciclo de palestras contribuiu de forma positiva, tanto para os organizadores como para os participantes e profissionais, tornando possível uma maior interação com os profissionais da área, além de trocas de experiências entre ambos, que auxiliou de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

Palavras-chave: Educação Continuada. Nutricionismo. Parceria Público-Privada.

1 Acadêmica do curso de Medicina Veterinária; e-mail: danyelacv22@gmail.com, 2 Acadêmica do curso de Medicina Veterinária; e-mail: juciene.juh@gmail.com,

(2)

Introdução

A educação continuada é um processo que proporciona ao indivíduo a aquisição de conhecimentos, para que ele atinja sua capacidade profissional e desenvolvimento pessoal. Isso promove o intercâmbio entre profissionais, empresas e instituições de ensino e a troca de saberes acadêmico e profissional, atendendo a demanda do mercado e sociedade (BEZERRA, 2003).

O ciclo de palestras em nutrição animal proporcionou aos alunos aprendizados sobre a alimentação animal. A nutrição é uma ciência que estuda ingestão, processamento, metabolismo e eliminação dos alimentos. Os fatores nutricionais afetam diretamente a produção e bem-estar animal. Uma vida saudável está intimamente relacionada a nutrição quando constituída de dieta equilibrada às exigências nutricionais do organismo (TEIXEIRA,1998). Além dos nutrientes necessários, um alimento tem de ter textura e sabor agradável, senão ele não é consumido (WATTIAUX, 1998).

O manejo da dieta é um dos aspectos mais importantes no tratamento das doenças. Em hepatopatias a dieta deve ser baseada no equilíbrio de componentes, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais. No caso de nefropatias utiliza-se a restrição de fósforo e sódio, a diminuição proteica e a adição de vitaminas do complexo B e ácidos graxos (ELLIOT, 2006).

O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência das atividades do projeto de extensão “ciclo de palestras em nutrição animal” e a percepção dos alunos quanto ao projeto.

Metodologia

O Ciclo de Palestras em Nutrição Animal foi um projeto de extensão cadastrado na Pro-reitoria de Extensão do Centro universitário de Mineiros e visou a atualização e capacitação dos discentes em medicina veterinária. O evento foi composto por circuito de palestras, sobre o tema nutrição animal e promoveu a interação entre o ensino universitário e a atuação profissional. O projeto foi divulgado no site da universidade e através de folders fixados em diversas áreas do campus. O nome da Universidade foi vinculado ao projeto fortalecendo a UNIFIMES como uma instituição preocupada com o

(3)

ensino continuado de seus alunos. O projeto foi coordenado pelo professor Dr. Daniel Cortes Beretta, tendo como vice-coordenadora a professora Raquel Loren, e monitoria das acadêmicas Daniela Costa Vilela e Juciene Silva Oliveira.

Estiveram presentes profissionais especialistas em suas respectivas áreas de atuação (animais de produção e animais de companhia). As palestras complementaram o ensino dentro de sala de aula e trouxeram novidades no ramo da nutrição animal.

A primeira palestra foi ministrada no dia 11 de outubro de 2015 no Auditório da Câmara Municipal de Mineiros, ás 18:00 horas. Teve como tema a Nutrição Básica de cães e gatos. Ministrada pela nutricionista e médica veterinária Vaquíria Cozadi de Souza, representante da empresa Royal Canin, contou com a presença de oitenta ouvintes. A palestrante discorreu sobre: necessidades nutricionais de cães e gatos; importância da boa nutrição para a saúde animal; vitaminas e nutrientes essenciais e não essenciais na alimentação, algumas doenças relacionadas à ausência de nutrição; classificação das rações em básica, padrão, premium ou super premium.

A segunda fase do Ciclo de Palestra em Nutrição Animal foi realizada no dia 11 de novembro de 2015 na UNIFIMES e dividida em dois módulos: pequenos e grandes animais. O módulo de pequenos animais aconteceu na sala 02 do Bloco Dr. Filgueiras, ás 13:30 horas. Teve como tema a Nutrição em Pacientes Renais; ministrada pela nutricionista e médica veterinária Vaquíria Cozadi de Souza. A apresentação contou com a presença de trinta alunos. Foram abordados os temas: Doença renal, hereditária ou adquirida; Insuficiência Renal Aguda; Insuficiência Renal Crônica; Mitos sobre a ação da proteína no rim; Balanceamento proteico; Apresentação da linha da Royal Canin para pacientes renais.

Já o módulo de grandes animais foi realizado no auditório do Bloco Dr. Filgueiras, ás 13:30 horas, e teve como tema o Manejo Nutricional de Equinos e Utilização de Nutracêuticos. Ministrada pelo médico veterinário Brunno Moura, representante da empresa Vetnil, contou com a presença de trinta alunos. Dentro do tema abordado, discorreu-se sobre: Manejo nutricional de equinos; principais parasitoses; uso de nutracêuticos; balanceamento energético; apresentação da linha da vetnil para equinos.

Ao final de todas as palestras foram entregues panfletos educativos e respondidos os questionamentos dos alunos sobre os assuntos abordados.

(4)

Resultados e discussão

O ciclo de palestras em nutrição animal teve por objetivo desenvolver atividades práticas de conhecimento da ciência da nutrição, embasadas nos assuntos polêmicos, atuais e de maior relevância em alimentação e nutrição. A busca pela qualificação profissional está cada vez mais presente na vida dos profissionais, assim cursos de extensão, palestras e outros momentos de exposição sobre assuntos relacionados às áreas de interesse tornam-se importante para que ocorra uma melhor qualificação. A partir de momentos de exposição de informações e troca de experiência o profissional e acadêmicos tornam-se mais reflexivos e preocupados com os resultados apresentados (BEHRENS, 1996).

O contato do aluno com profissionais e empresas, desperta uma visão mais crítica da carreira de médico veterinário e facilita posteriores contatos dentro da área clínica e comercial. Existe uma real e urgente necessidade de articular saberes entre os mais diversos conteúdos e formações, para estimular e preparar o futuro médico veterinário, a um despertar inovador, crítico e criativo evitando assim um distanciamento entre a formação e as demandas de mercado, diminuindo a empregabilidade e a fixação do profissional neste cenário competitivo (PACHECO, 2009).

Dessa forma, acredita-se que o conhecimento científico adquirido seja assimilado com mais intensidade pelos participantes, além de atualizar e capacitar o estudante de medicina veterinária, promovendo a interação entre o ensino universitário e a atuação profissional.

Conclusões

O ciclo de palestras contribuiu de forma positiva, tanto para os organizadores como para os participantes e profissionais, tornando possível uma maior interação com os profissionais da área, além de trocas de experiências entre ambos, que auxiliou de forma significativa para o crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.

(5)

Referências bibliográficas

BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação continuada dos professores e a prática

pedagógica. Curitiba, PR: Champagnat,1996.

BEZERRA AL. O contexto da educação continuada em enfermagem. São Paulo: Lemar e Martinari; 2003.

ELLIOT, D. A. Nutritional management of chronic renal disease in dogs and cats.

Veterinary Clinics Small Animal Practice, Philadelphia, v. 36, p. 1377-1384, 2006.

PACHECO, Marcelo Hauaji de Sá. A Profissão do Futuro e o Futuro da Profissão. Jornal

Crmv Rj. Rio de Janeiro, p. 4-4. abr. 2009. Disponível em:

<http://www.crmvrj.org.br/wp-content/uploads/2013/05/jornalabr2009.pdf>. Acesso em: 06 out. 2016.

TEIXEIRA, A.S. Alimentos e alimentação dos animais. Lavras, UFLA - FAEPE, 402 p., 1998.

WATTIAUX, M. A . Nutrição e Alimentação. Reis, R. B. (Tradução). Instituto Babcock, 1998. 128 p.

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

Como todos os outros seres humanos, o operador também é construtor da realidade e carrega consigo “experiências vividas, ideologias e valores que amoldam a sua

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais