• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR

A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SELEÇÃO PÚBLICA DESTINADA À CONCESSÃO DE BOLSAS A TUTORES A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA ATUAÇÃO NOS

CURSOS DE GRADUAÇÃO 2017.1 FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ

GRADUAÇÃO - Edital nº 3/2016

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FUNDAÇÃO CECIERJ/CONSÓRCIO CEDERJ realizará seleção de tutores bolsistas, de nível superior, de acordo com a tabela de bolsas da Lei nº 5805, de 20 de agosto de 2010, que autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participante de programas da Fundação CECIERJ e do Decreto nº 42.810, de 19 de janeiro de 2011, que regulamenta a concessão de bolsas de estudo e pesquisa à participante de programas da Fundação CECIERJ e dá outras providências, bem como o que consta nos autos do processo administrativo no E-26/0004/01480/2016, para formação de cadastro reserva de 246 (duzentos e quarenta e seis) profissionais, para tutores a distância, do curso de graduação a distância, oferecidos pelas universidades consorciadas, nas áreas de conhecimento e nas instituições de ensino superior, conforme ANEXO I. Todas as instruções e informações pertinentes a este processo seletivo estarão disponíveis no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ, http://www.cederj.edu.br, e nas instituições de ensino superior cujos endereços se encontram no ANEXO II.

I – DA VALIDADE DA SELEÇÃO

Este processo de seleção terá validade de 12 (doze) meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Fundação CECIERJ. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da Fundação CECIERJ e a validade da presente seleção pública contará a partir da data da publicação do extrato do resultado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ).

II - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção será conduzido pela Diretoria de Tutoria da Fundação CECIERJ, pelas Coordenações de Tutoria e Coordenações de áreas das Universidades consorciadas. Caberá às Universidades Consorciadas a coordenação das atividades das comissões de seleção por área, constituídas por docentes das mesmas.

O processo seletivo será constituído de: A. Inscrição

B. Avaliação curricular A. DA INSCRIÇÃO

1. Da condição para inscrição:

O candidato deverá estar concluindo ou ter concluído curso de nível superior, em instituição reconhecida pelo MEC, de acordo com o definido no ANEXO I, até a data da inscrição no processo seletivo, considerando-se que a titulação acadêmica é quesito da avaliação curricular.

O candidato deverá possuir acesso à internet, considerando a possibilidade de realização de algumas horas de tutoria fora da universidade, conforme definição das respectivas coordenações de disciplina

(2)

Não poderá se candidatar quem já tenha atuado no Consórcio, obtendo avaliação insatisfatória em sua renovação de bolsa ou que tenha sido desvinculado por não ter cumprido etapas de Editais anteriores ou por ter sido desligado por problemas de atuação em sua função.

Aluno com matrícula ativa ou trancada nos cursos do Consórcio CEDERJ não poderá assumir a função de tutor.

2. Do período para a inscrição:

As inscrições estarão abertas no período de 07 a 16 de novembro de 2016. 3. Da taxa de inscrição:

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 4. Do procedimento para a inscrição:

a) O candidato fará sua inscrição na secretaria do curso para o qual está se candidatando, no período de 07 a 16 de novembro de 2016, no endereço e horário especificados no ANEXO II.

b) Na ocasião da inscrição, o candidato deverá entregar, pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida, um envelope lacrado, contendo os documentos abaixo relacionados. A ausência de qualquer um deles acarretará a exclusão do processo seletivo:

- Duas vias Ficha de Inscrição (ANEXO III) preenchida. Uma via deverá ser colada no exterior do envelope de documentos. A outra via deverá ser anexada aos documentos no interior do envelope;

- Currículo;

- Cópias de documentos de identificação com foto, do CPF e de comprovante de residência;

- Cópias autenticadas, frente e verso, do Diploma ou original da declaração em papel timbrado emitido por estabelecimento de ensino reconhecido pelo MEC, que comprove a conclusão do curso de nível superior ou, no caso de graduandos, declaração que comprove a existência de matrícula ativa na Universidade, na área de conhecimento de escolha (consultar a lista de áreas afins no ANEXO I);

- Cópias do histórico escolar e demais comprovantes referentes ao currículo (não precisam ser autenticados);

- Declaração de próprio punho de não ter tido contrato de trabalho rescindido por justa causa em nenhuma instituição pública do Estado do Rio de Janeiro e nem ter sido desligado do CEDERJ em atividades anteriores por motivos referentes à sua atuação ou descumprimento aos Editais anteriores.

- Termo de Compromisso (ANEXO IV).

c) No ato da entrega do envelope, o candidato deverá apresentar uma cópia da ficha de inscrição preenchida, onde a secretaria do curso atestará o recebimento da inscrição. Esta cópia deve ser guardada pelo candidato e apresentada sempre que solicitada. Nessa ocasião o candidato deverá, ainda, assinar a lista de registro de inscrição, existente na secretaria do curso.

(3)

d) Cada candidato à vaga de tutor a distância poderá se inscrever em apenas 1 (uma) instituição de ensino superior e em 1 (uma) disciplina ou grupo ou área de conhecimento de um único curso, conforme ANEXO I. O exercício da função de tutor a distância será exercido na instituição de ensino superior escolhida pelo candidato, no ato da inscrição, em regime presencial, em horários a serem definidos junto à Coordenação de curso e de disciplina, segundo às necessidades e possibilidades do curso. Um tutor só poderá ter exercício em um único curso, não podendo acumular suas atividades de tutor a distância em mais de um curso. Não poderá exercer a função de tutor a distância com a de tutor presencial, concomitantemente, devendo optar por uma das modalidades, caso aprovado nas seleções das duas modalidades.

e) Caberá ao candidato total responsabilidade pelo correto preenchimento da ficha de inscrição. Erros referentes ao endereçamento à Universidade, curso e/ ou disciplina implicarão em cancelamento de inscrição. O envelope deverá conter a totalidade dos documentos exigidos, pois, na ausência de algum, não caberá recurso.

f) A inscrição no presente processo seletivo implica o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital e nos documentos anexos, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, em hipótese alguma.

g) A não comprovação de matrícula ativa ou conclusão de curso superior em uma das áreas listadas no ANEXO I implicará na desclassificação automática do candidato. A comprovação deverá ser realizada mediante declaração original em papel timbrado da universidade ou cópia autenticada do diploma e do histórico escolar do curso.

h) Não será aceita a entrega de documentos depois de encerrado o período de inscrições. i) Uma vez formalizada a inscrição, não será permitida a troca de

disciplina/área/curso/universidade.

B. DA AVALIAÇÃO CURRICULAR (AC)- 10,0 pontos.

A Avaliação Curricular será realizada de acordo com os documentos apresentados pelo candidato, sendo da inteira responsabilidade deste a veracidade das informações apresentadas, sendo de caráter seletivo, classificatório e eliminatório, abrangendo todos os documentos apresentados.

Na avaliação curricular, serão considerados as declarações de graduando e o diploma de curso de graduação e/ou pós-graduação (stricto e lato sensu), com reconhecimento devidamente atestado pelo MEC, diretamente relacionados à área/curso/grupo/disciplina escolhida (consultar a lista no ANEXO I). Além dos diplomas, serão consideradas ainda as declarações de conclusão de curso emitidas pelas universidades certificadoras e demais documentos comprobatórios aos itens avaliados.

No caso de aluno graduando, o curso definirá por sua aceitação ou não, considerando as especificidades de curso e disciplina, podendo definir o período do curso a ser aceito. Tais informações constarão do Perfil do Candidato, no ANEXO I.

Na avaliação curricular, só serão considerados itens efetivamente comprovados e pertinentes à área de atuação, conforme área/curso/grupo/disciplina escolhida e critérios de pontuação, computado o valor do título mais alto do candidato.

Os candidatos serão relacionados por meio da ordenação decrescente de suas pontuações, o que estabelecerá a ordem de classificação para o preenchimento das vagas previstas, dentro da área/disciplina/grupo escolhida pelo candidato.

(4)

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR

ITENS AVALIADOS PONTUAÇÃO

MÁXIMA

OBSERVAÇÕES

Graduando 2,0

Não tem caráter somatório. Vale a pontuação do maior

grau de formação. TITULAÇÃO ACADÊMICA Graduação 2,5 Especialização (ou mestrando) 2,75 Mestrado (ou doutorando) 3,0

Doutorado 3,25

Experiência de tutoria e/ou monitoria e/ou iniciação

científica

1,5

0,5 por semestre, não computada a sobreposição de período

Experiência docente e/ou profissional na área pretendida para tutoria

1,5

0,5 por semestre, não computada a sobreposição de período.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Formação em EaD (ter concluído curso sobre EaD )

1,0

Curso com carga horária total de, no mínimo, 30 horas. Não tem caráter somatório. Vale uma única pontuação.

Participação (dos últimos 10 anos) e/ou Trabalhos publicados em Periódicos, congressos e seminários na

área pretendida para atuação em tutoria.

2,75 0,25 por certificado.

III – DAS VAGAS

São oferecidas 246 (duzentas e quarenta e seis) vagas para formação de cadastro de reserva de profissionais destinados ao atendimento à demanda do ano letivo de 2017, sendo que a ordem de convocação obedecerá rigorosamente a ordem de classificação dos candidatos, conforme ANEXO I. A convocação do candidato se dará conforme a necessidade apontada pela Universidade coordenadora do curso, podendo a mesma sofrer alterações resultantes de mudanças de matriz, número de alunos matriculados na disciplina ou reorganizações curriculares do curso pretendido. Será respeitada, rigorosamente, a ordem de classificação dos candidatos em cadastro de reserva e vagas imediatas.

(5)

IV - DA CONTINUIDADE DE CONCESSÃO DA BOLSA DE TUTORIA.

Buscando consolidar as competências necessárias à função de tutor no Consórcio CEDERJ, além das etapas constantes do processo de seleção, o candidato assume o compromisso de participar do Programa de Capacitação, conforme disposto no item VIII deste Edital. A frequência e a aprovação em tais cursos serão definidoras da permanência do tutor enquanto bolsista no Consórcio. Soma-se a todo este processo, o fato de que os tutores-bolsistas são avaliados ao final de cada ano, para que suas bolsas possam ser renovadas ou não. O tutor poderá ser desvinculado caso sua atuação seja considerada insatisfatória pela respectiva Coordenação de disciplina e/ou tutoria ou por descontinuidade de sua disciplina.

V – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

1. As Universidades e coordenações de curso analisarão os diferentes quesitos do processo de seleção considerando o Projeto Pedagógico de cada Curso e as especificidades contidas no mesmo, quanto ao perfil de tutor desejado.

2. A nota final de classificação será o somatório dos pontos obtidos na avaliação curricular.

3. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).

4. Os candidatos serão relacionados por meio da ordenação decrescente de suas pontuações, o que estabelecerá a ordem de classificação para o preenchimento das vagas previstas, dentro da área/disciplina escolhida pelo candidato.

5. Ocorrendo igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido, considerando-se os critérios, na seguinte ordem:

 Maior idade;

 Maior titulação acadêmica;

 Maior tempo de experiência como tutor em EaD.

Observação: Todos os tutores aprovados passam a compor o cadastro de reserva de tutores do Consórcio.

VI - DO RESULTADO

1- Publicação- Os candidatos deverão verificar o resultado deste processo seletivo, exclusivamente, no endereço http://www.cederj.edu.br, no dia 07 de dezembro de 2016, a partir das 17h. Não haverá comunicação do resultado por qualquer outra via, exceto pela publicação do extrato do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

2- Recurso administrativo- Eventual recurso aos resultados divulgados deverá ser única e exclusivamente submetido às respectivas coordenações de curso. Para tal, o candidato deverá enviar nos dias 08 e 09 de dezembro de 2016, para os

emails constantes no ANEXO VI, o formulário de recurso administrativo (ANEXO V). O formulário de recurso deverá estar devidamente assinado pelo

candidato e digitalizado para envio. Caberá à Banca Avaliadora de cada curso o julgamento do recurso, cujo resultado final será divulgado no dia16 de dezembro de 2016, no site da Fundação CECIERJ, a partir das 17 horas.

(6)

Não serão aceitos, para fins de recurso, documentos complementares, excetuando-se, caso o candidato julgue necessário, o recibo de entrega,do ato da inscrição na Universidade e/ou do envio por SEDEX.

3- Após a divulgação do 1º resultado, publicado no site da Fundação CECIERJ no dia 07 de dezembro de 2016, os tutores APROVADOS deverão encaminhar para a Diretoria de Tutoria do Consórcio CEDERJ, através do e-mail documentostutor@cecierj.edu.br, cópias digitalizadas e legíveis dos documentos abaixo relacionados, de forma a agilizar o cadastramento e efetivação de possível convocação, a ser divulgada no Resultado Final, colocando no assunto do e-mail seu nome e sobrenomes. O envio destes documentos visa agilizar a implantação da bolsa, visto que os documentos impressos se encontram em posse das universidades coordenadoras dos cursos:  CPF;

 documento de Identidade;

 certificado ou diploma da última titulação;  comprovante de residência;

 telefone e e-mail para contato.

4- A aprovação não implica em convocação imediata, pois dependerá de disponibilidade real de vaga.

VII– DA OUTORGA DA BOLSA DE TUTOR

A Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ convocará, no dia 16 de dezembro de 2016, através de lista publicada no site da Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ (http://www.cederj.edu.br), os candidatos selecionados para outorga de bolsa, de acordo com as necessidades da Fundação CECIERJ, obedecendo estritamente à ordem de classificação.

1. É vedada a acumulação da bolsa de tutoria de que trata este edital com qualquer outra concedida no âmbito da Lei nº 5.805/2010, ressalvada a hipótese prevista no artigo 3º, parágrafo 5º, do Decreto no 42.810/11.

2. Não poderá assumir a função de tutor o candidato aprovado neste processo seletivo, que seja aluno com matrícula ativa ou trancada em cursos do Consórcio CEDERJ.

3. Não será permitido, ao candidato que já atua como tutor do Consórcio CEDERJ, participar do processo seletivo com o propósito de garantir vinculação em mais de um curso. Caso seja aprovado na seleção, deverá optar pelo curso de sua preferência, comunicando imediatamente ao CEDERJ sua opção quando da divulgação do resultado final.

4. Caso o candidato concorra a mais de uma modalidade de tutoria (tutor presencial e tutor a distância), deverá optar por uma das modalidades quando da divulgação do resultado final.

5. A carga horária total de exercício de tutoria (TD), somando todas as suas tutorias em disciplinas , não deverá exceder a 40 (quarenta) horas semanais.

(7)

6. A não participação do candidato convocado nas capacitações obrigatórias elencadas no item VIII implicará em desistência da vaga e, consequentemente, perda da bolsa, devendo a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ convocar o próximo candidato da lista, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

7. A bolsa terá duração de 12 (doze) meses, podendo ser renovada por até 4 (quatro) vezes, dependendo da necessidade da Fundação CECIERJ e da avaliação de desempenho do bolsista, conforme consta no termo de outorga.

8. O valor mensal da bolsa varia de acordo com a titulação do tutor a distância, sendo: R$275,00 para graduando; R$513,00/mês para Graduado, R$ 544,00/mês para Especialista, R$ 575,00/mês para Mestre e R$ 638,00/mês para Doutor, para 10 horas semanais de tutoria na instituição de ensino superior coordenadora do curso.

9. A carga horária do tutor a distância poderá ser reduzida ou suspensa a qualquer tempo, considerando o número de alunos inscritos na disciplina, as especificidades do período e/ou curso, as mudanças curriculares ou necessidades da Fundação CECIERJ.

VIII - DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE TUTORES

De acordo com o disposto no item VII, os candidatos CONVOCADOS deverão, obrigatoriamente, participar do Programa de Capacitação de Tutores, sendo sua participação e aprovação definidoras da continuidade da bolsa de tutoria. Tal Programa se constitui de:

1. Capacitação Inicial de Tutores, que será realizada pelas respectivas coordenações de tutoria dos cursos, após a convocação;

2. Capacitação em Conteúdo e no material didático, realizada pelas universidades responsáveis pelos diversos cursos e em datas a serem divulgadas na Capacitação Inicial de Tutores.

3. Curso on-line na plataforma Moodle/CEDERJ.

4. Curso on-line Formação em EaD com Ênfase na Tutoria CEDERJ.

IX- DAS ATRIBUIÇÕES DOS TUTORES A DISTÂNCIA

1 Participar das atividades de capacitação/avaliação de tutores propostas pela Diretoria de Tutoria e pelas coordenações de tutoria, dos cursos e de disciplinas. 2 Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático da disciplina

sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo da área.

3 Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações das disciplinas sob sua responsabilidade e ajudar os estudantes a se manterem atualizados.

4 Conhecer a estrutura de funcionamento da sala de tutoria da universidade onde atua. 5 Cumprir com pontualidade os horários de atendimento aos alunos na sala de tutoria das universidades, de acordo com o estabelecido pela Coordenação do Curso e Diretoria de Tutoria, bem como as tarefas designadas pela Coordenação do Curso. 6 Atender as consultas dos estudantes, sempre os incentivando a encontrar a resposta

e certificando-se de que a dúvida foi sanada.

7 Orientar os alunos, para o método de educação à distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem e sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos para a aprendizagem.

8 Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas, etc.

(8)

9 Comunicar-se com os alunos que não procuram a tutoria a distância ou ausentes nas avaliações, através de e-mail/telefone, encorajando-os a recorrer à tutoria a distância/presencial como um auxílio no processo de aprendizagem.

10 Auxiliar o professor coordenador de disciplina na oferta de oportunidades de aprendizagem através da plataforma (fórum, “chats”, construção de páginas da disciplina, formação de grupos de estudo virtuais, etc), acompanhando e atualizando as informações pertinentes à sua disciplina na plataforma.

11 Emitir relatórios periódicos com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos das disciplinas e respectivo material didático.

12 Auxiliar o professor coordenador de disciplina na elaboração, preparação e teste de atividades práticas presenciais.

13 Participar da correção das avaliações tanto presenciais como a distância, bem como da elaboração de gabaritos, sempre que solicitado.

14 Participar do processo de avaliação do material didático do CEDERJ, quando solicitado.

15 Participar das visitas presenciais aos polos, sempre que solicitado pelas Coordenações.

16 Participar de encontros, atividades culturais, vídeoconferências e seminários presenciais programados pela coordenação do curso.

17 Realizar as orientações de monografias ou trabalho de conclusão de curso, quando previstas na matriz curricular do curso, preferencialmente on-line, e de acordo com as suas disponibilidades e de seus orientandos, sob a orientação do coordenador da disciplina.

18 Avaliar as monografias ou trabalhos de conclusão de curso, quando previstas na matriz curricular do curso, sob a orientação do coordenador da disciplina.

19 Apresentar o relatório anual de atividades à Comissão de Bolsas da Fundação CECIERJ dois meses antes do término de vigência da bolsa, visando à avaliação das instâncias pertinentes para renovação da mesma. Caso o tutor não responda ao sistema de relatório, não terá sua bolsa renovada.

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas, seja no decorrer do processo ou posteriormente, eliminarão o candidato, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição. 2. Será excluído da seleção, o candidato que concorrer para os seguintes itens:

 deixar de observar as disposições deste edital.

 deixar de assinar a lista de registro de inscrição quando da entrega dos documentos na secretaria do curso.

 deixar de entregar os documentos comprobatórios exigidos no item II.4.b, do processo de seleção.

 preencher a ficha de inscrição com dados incorretos ou inverídicos. 3. Todas as convocações, resultados e avisos referentes ao processo seletivo serão

divulgados prioritariamente no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, www.cederj.edu.br e/ou no DOERJ.

(9)

4. É de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu telefone e endereço eletrônico (e-mail) durante o processo de seleção, não se responsabilizando a Fundação CECIERJ por eventuais prejuízos que possam sofrer o candidato em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

5. Os itens destas instruções poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será comunicada no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

6. A aprovação do candidato na seleção não implicará na obrigatoriedade da outorga da bolsa, cabendo à administração da Fundação CECIERJ o direito de aproveitar os candidatos de acordo com as suas necessidades e possibilidades, na estrita observância da ordem classificatória.

7. Não haverá nenhuma comunicação individual do resultado do processo seletivo, cabendo a cada candidato acompanhar os resultados no site da Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ (www.cederj.edu.br).

8. Os casos omissos serão resolvidos pela Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ, no que tange à realização da seleção.

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2016.

(10)

CRONOGRAMA

DATA ATIVIDADE 07 a 16 de novembro de

2016

Inscrições nas secretarias dos cursos

07 de dezembro de 2016 Divulgação do 1º Resultado 08 e 09 de dezembro de

2016

Período para solicitação de recurso

16 de dezembro de 2016 Divulgação dos resultados da solicitação de recurso e da lista final dos candidatos selecionados. Divulgação da Formação Inicial. Contato com os coordenadores de tutoria dos respectivos cursos.

ANEXO I – Disciplina, perfil e vagas

ANEXO II – Endereço das Instituições de Ensino Superior ANEXO III – Ficha de Inscrição

ANEXO IV – Termo de Compromisso ANEXO V – Formulário de Recurso

Referências

Documentos relacionados

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

entendida em términos de fijación y especialización semántica; por su idiomaticidad y variación potenciales; así como por el grado em el cual se dan todos estos aspectos

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Luiz comentou que estávamos bem de frente para o início da crista em direção ao Pão de Açúcar, o que nos fez subir encosta acima, aumentando