• Nenhum resultado encontrado

EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

VEREADOR EVALDO LIMA - PCdoB

REQUERIMENTO N

1

Requer seja efetuada a transcrição, para os Anais desta Casa Legislativa Municipal, do artigo publicado no jornal Diário do Nordeste, em sua edição de 22/09/2014, com o título "Fortaleza tem nova opção de lazer".

EXMO. SENHOR PRESIDENTE DA CAMARÁ MUNICIPAL DE FORTALEZA

O Vereador Evaldo Lima (PCdoB), no uso de suas atribuições legais e nos termos regimentais, vem, à presença de Vossa Excelência, requerer que seja efetuada a transcrição para os Anais desta. Casa Legislativa Municipal, do artigo publicado no jornal Diário do Nordeste, em sua edição do dia 21 de setembro de 2014, com o título "Fortaleza tem nova opção de lazer".

O artigo noticia o Projeto Cíclofaixa de Lazer, que libera, aos domingos, uma faixa exclusiva de grandes vias da cidade para ciclistas, partindo do Parque do Coco, até o Passeio Público. Ressalta que esse Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, realizado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, que teve a adesão de cerca de 4 mil ciclistas, segundo estimativa da Secretaria. Destaca que a Ciclofaixa de Lazer veio motivar a prática da ativídade cíclística. e, por fim, faz uma análise para'concluir gue a Cíclofaixa de Lazer e um convite para pedalar com pouca pressa e esparramar a vista na cidade que vai passando devagar. O tempo é outro, e a lentidão da locomoção não motorizada revela afetos, enquanto o vento, património imaterial de Fortaleza, toca o rosto das pessoas que, munidas de bicicletas. decidiram encarar os 30 graus desta manhã de domingo para ocupar a cidade. L

• . Câmara Municipal de Fortaleza c ^

Rua Dr, Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patriolino Ribeiro - Fortaleza-CE- CEP_60.81Q_-£§0 Galeria Patrícia Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-mail: mandatoevaldoUf

(2)

Câmara Municipal de Fortaleza

VEREADOR EVALDO UMA - PCdoB

Requer, por último, que, após a aprovação deste requerimento, dê-se ciência ao Secretário Luiz Saboia, por meio de cópia a ser enviada para:

Secretário Luiz Alberto Araújo Saboia

Avenida Pontes Vieira, 2391 - Bairro Dionísio Torres - Fortaleza-CE CEP: 60.135-237

Nestes termos, Pede deferimento.

Departamento Legislativo, de ' de 2014

F~

Vereador Evaldo Lima PCdoB

Líder do Prefeito na Câmara Municipal de Fortaleza

Câmara Municipal de Fortaleza

Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patrioiino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60.810-460 Galeria Patrícia Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-mail: mandatoevatdolima@gmail.com

(3)

VEREADOR EVALDO UMA - PCdoB

Artigo

FORTALEZA TEM NOVA OPÇÃO DE LAZER

Artigo publicado no Diário do Nordeste, em sua edição do dia 22/09/2014.

Centenas de ciclistas foram às/uas, ontem, para estrear a Ciclofaixa de

Lazer. Ação ocorre de 7h às 13h, aos domingos

Artistas na programação

Em tempos em que se discute as ações mais adequadas para garantir mobilidade, a ciclofaixa se mostrou também um espaço de cidadania

FOTO: KLÉBERA. GONÇALVES

Câmara Municipal de Fortaleza

Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patrioiino Ribeiro- Fortaleza-CE - CEP 60.810-460 GalericifatríciQ Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-mail; mandatoevaldolima@gmaií,com

(4)

Câmara Municipal de Fortaleza

VEREADOR EVALDO LIMA - PCdoB

Quem diria que Fortaleza possui tantas bicicletas esperando a oportunidade de serem utilizadas? Na manhã de ontem, cerca de 4 mil ciclistas, segundo estimativa da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), aproveitaram o primeiro dia da Ciclofaixa de Lazer. O projeto libera, aos domingos, uma faixa exclusiva de grandes vias da cidade para ciclistas, partindo do Parque do Coco até o Passeio Público.

Nos pontos de apoio da Prefeitura, a recepção ficou por conta de palhaços e malabaristas do projeto Circo de Todas as Artes. Grupos de amigos e familiares se encontravam para seguirem juntos no trajeto e antes mesmo de começar as pedaladas já aprovavam a iniciativa.

"Eu não tinha o costume de andar de bicicleta, nunca achei que a cidade desse estrutura para isso. Acho que era isso o que faltava em Fortaleza, uma oportunidade de lazer com segurança. Pretendo continuar vindo nos próximos domingos", disse a médica Maria Vitória Correia. Quem não possuía bicicleta conseguia alugar por R$20 nos pontos de apoio.

"Esse é um momento para que as pessoas saiam às ruas, sintam o sol, conversem ao ar livre e se apropriem da cidade. A Ciclofaixa de Lazer é um grande palco onde cada um faz a sua própria peça. Pedala sozinho, com os amigos, começa e termina o percurso do ponto que achar melhor", elucida Luis Alberto Saboia, coordenador do Plano de Ação Imediata de Trânsito e Transporte (Paitt).

E nos teatros particulares, gente de todas as idades fazia a sua própria história sobre duas rodas. A pequena Liz, de apenas 3 meses de idade, já era iniciada à atividade física pelos pais, Gerusa e Felipe Magalhães, com a ajuda de um acessório canguru.

"Antes era mais difícil para mim andar de bicicleta, por conta da insegurança e porque Fortaleza ainda possui poucas ciclofaixas. Mas esse evento nos motivou, vamos continuar vindo", contou Felipe. Já Gerusa -Magalhães acha a iniciativa importante para melhorar o urbanismo, o bem-estar das pessoas e o estímulo ao esporte. "É mais uma opção de lazer diferente", ressalta.

Câmara Municipal de Fortaleza

Rua Dr, Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patriolino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60.810-460 Galeria Patrícia Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-mail: mandatoevaldolima@gmail.com

(5)

VEREADOR EVALDO LIMA - PCdoB

Para garantir um passeio com mais segurança, além de estimular a adoção do hábito de utilizar a Ciclofaixa de Lazer semanalmente, equipes do Samu se concentraram ao longo do percurso para prestar primeiros socorros e cadastrar ciclistas.

Hábito

Para quem já tem o hábito de andar de bicicleta, a Ciclofaixa de Lazer deu um novo ânimo para a prática da atividade. "Agora esse passeio aos domingos é sagrado para mim. Já pedalo durante a semana, mas agora vamos ter mais segurança, respeito e educação das pessoas para com os ciclistas. O trânsito vai ficar melhor porque as pessoas deixaram os carros em casa para sair de bike", comemorou Dhébora Guedes, designer.

Na parada final, no Passeio Público, mesmo dispensando a bicicleta, o prefeito Roberto Cláudio comentou a iniciativa. "A ideia é estimular um novo hábito. Não é uma ação de mobilidade, é mais de mudança de comportamento, o que é muito importante. Hoje eu não pedalei porque estava vistoriandç, acompanhando todo o trajeto, mas certamente irei participar", prometeu o prefeito. (Ranniery Melo / Germano Ribeiro - Repórteres)

INICIATIVA E UMA SAÍDA PARA MOBILIDADE MAIS CIDADÃ

\

Milhares de cones espalhados por alguns dos pontos mais simbólicos da Capital deram aos ciclistas mais do que um simples passeio. Na verdade, muitos fortalezenses foram apresentados ontem a uma nova forma de ver a cidade. Para quem normalmente trafega naqueles caminhos durante a semana, preso nos congestionamentos, o domingo trouxe a oportunidade de sentir, - através da ciclofaixa, uma saída para uma verdadeira mobilidade não apenas

urbana, mas humana e cidadã. /

Câmara Municipal de Fortaleza

- -Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patriolino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60.810-460 Galeria Patrícia Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-mail: mandatoevaldolÍma@gmaiLcom

(6)

Câmara Municipal de Fortaleza

VEREADOR EVALDO LIMA - PCdoB

Grupos de amigos (uniformizados ou não), famílias ou mesmo ciclistas solitários que percorriam o trajeto entre o Coco e o Centro devem ter se surpreendido ao se deparar com uma cidade viva. Vida que não se dava nos limites da faixa, mas se manifestava na corrida pela Av. Santos Dumont e redondezas, no passeio também ciclístico que pedia paz no trânsito, naquele outro que celebrava a Lei Maria da Penha ou mesmo no bom dia daqueles que controlavam os cruzamentos para garantir um passeio tranquilo.

Fortaleza sofre com suas vias congestionadas e se perde em meio ao caos diário. Caos este que mesmo num tranquilo domingo se pode sentir na complicada feira no entorno da Av. José Avelino. Se lá se tomam as faixas dos carros em busca de boas vendas, por qual razão não o fariam nas faixas de lazer? O desordenamento naquela área é democrático^ e a fiscalização falha para todos. "Hoje foi a primeira vez, e. a gente vai ajustando", disse o secretário de conservação e serviços públicos, Luís Alberto Sabóia.

Infração

Houve quem observasse a ausência de fiscais em outras áreas, mas foram pontuais. Na Avenida Pessoa Anta, agentes da AMC distribuíam autos de ínfração por estacionamento irregular. Um carro de reboque também estava no local. Já o serviço de saúde exercido pelas equipes do Samu se mostrou presente quando necessário, ao ponto de, após uma queda por um descuido, um ciclista ser imediatamente abordado e socorrido, só dispensando o atendimento por vontade própria.

Em tempos em que se discute as ações mais adequadas para garantir mobilidade urbana nas metrópoles, a ciclofaixa de lazer se mostrou também um espaço de cidadania. A expectativa, agora, é de que as faixas exclusivas para bicicletas ganhem literalmente mais espaço, ligando outras áreas da cidade em um passeio verdadeiramente público e que possam ainda ser utilizadas não apenas para momentos de lazer, mas também no cotidiano do fortalezense. (Ranniery Melo / Germano Ribeiro - Repórteres)

Câmara Municipal de Fortaleza

Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patriolino Ribeiro - Fortaleza-CE - CEP 60.810-460 ^Galeria Patrícia Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-maiL mandatoevaldolima@gmail.com

(7)

VEREADOR EVALDO LIMA - PCdoB

ANALISE

Percepção da cidade sobre duas rodas

A ciclofaixa de lazer é um convite para pedalar com pouca pressa e esparramar a vista na cidade que vai passando devagar: olhos atentos passeiam do ipê roxo que aparece majestoso no canteiro central da Av. Desembargador Moreira aos cajueiros do calçadão da Beira-Mar. O tempo é outro, e a lentidão da locomoção não motorizada revela afetos, enquanto o vento, património imaterial de Fortaleza, toca o rosto das pessoas que, munidas de bicicletas, decidiram encarar os 30 graus desta manhã de domingo para ocupar a cidade.

Em um trecho ou outro, algum embaraço pela falta de fiscais ou pelo estacionamento irregular de veículos, pequenos problemas que a Prefeitura de Fortaleza promete corrigir nos próximos domingos com mais agentes. O fato é que a novidade estampava aceitação nos sorrisos abertos e nos cumprimentos de conhecidos e desconhecidos durante todo o trajeto. No caminho, famílias inteiras acenavam das calçadas. Uma nova forma de olhar o ciclista, talvez?

Fortaleza parecia negar a assertiva de que não é cidade de valorizar as ciclofaixas e enfim parecia se reencontrar consigo mesma, quando nós, fortalezenses, decidimos deixar o pavor de lado pra viver uma cidade que pulsa no ângulo sobre duas rodas. O cheiro do peixe frito, p vento salgado do mar, a vista para a Iracema botocada e para o histórico hotel em ruínas, o turbilhão da feira da José Avelino e o frescor das árvores do Passeio Público garantem um passeio sinestésico. (Beatriz Jucá - Repórter)

Cornara Municipal de Fortaleza

Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 - Bairro Patrtolino Ribeiro - Fortaleza-CE-CEP 60.810-460 Galeria Patrícia Saboya: Gabinete 11 - Fone (85) 3444.8301 - E-mail: mandatoevaldolima@gmait.com

Referências

Documentos relacionados

O encerramento antecipado do estabelecimento do devedor originou a caducidade dos contratos de trabalho, nos termos do nº 2 do artigo 390º do Código do Trabalho, pelo que desde

De Camilo são várias as referências, desde a sua amizade com Manuel Negrão, da Casa de Mosteirô, a estalagem dos Padrões da Teixeira, o perfil do Marquês, a Doida do Candal,

18.5 Quando não seja possível a apresentação do projeto da rede de infraestruturas de telecomunicações, este seja substituído por um certificado emitido por entidade credenciada

A terapia preventiva para portadores de gota crônica ou ataques recorrentes inclui medicamentos como o alopurinol ou febuxostate os quais contribuem para diminuir os níveis séricos

F Mises à jour effectuées Actualizaciones efectuadas Atualizações feitas Code Còdigo Còdigo Indice de révision Índice revisión Índice de revisão OLD Section N° Secciòn

Bangladesh Dhaka Laksham Domdama Satbaria Mayani Raozan Patiya Chendirpuni Cox’s bazar Ramu Delhi Patna Bodhgaya Kolkata Kolkata North Polonnaruwa Habarana Sri Lanka Kathmandu

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

No campo externo, o mesmo diagnóstico também é válido, vis- to que houve uma "reprimarização" das trocas internacionais brasi- leiras em decorrência do fato de somente