• Nenhum resultado encontrado

Voluntariado. Sete dicas para ser um voluntário. Por Redação EcoD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Voluntariado. Sete dicas para ser um voluntário. Por Redação EcoD"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Voluntariado

Sete dicas para ser um voluntário Por Redação EcoD

O Dia Internacional dos Voluntários, celebrado no dia 5 de dezembro, pode inspirar muitas pessoas a dedicarem seu tempo e talento em prol de uma causa nobre. Para ajudar esses futuros voluntários, listamos sete dicas que poderão auxiliar na hora de escolher a atividade que mais se adequa a cada um. Se filie a uma ONG

Essa é a forma mais tradicional de contribuir. Organize seu tempo, escolha uma instituição com a qual você se identifica e comece a trabalhar. Não é preciso nada além de disposição para ajudar. Pode ser auxiliando pessoas doentes, recolhendo cães desabrigados ou defendendo a Amazônia – o importante é fazer a sua parte.

Há inúmeras organizações não governamentais que lutam pela preservação do nosso planeta. Elas são as portas-vozes dos abusos cometidos em todo o mundo. Algumas já são bastante conhecidas, como a Fundação Avina, o WWF, o Greenpeace, a SOS Amazônia e o Worldwatch Institute. Outras agem localmente e você pode encontrar bem perto da sua casa, venha para o IEVA Instituto Eventos Ambientais estamos lhe esperando Caso você não tenha tempo livre para ir até uma dessas instituições, procure por voluntariados on-line: uma opção para que quer ajudar, mas só pode fazê-lo em casa ou em seu ambiente de trabalho, em alguns momentos específicos.

Seja um voluntário on-line

Caso você não tenha tempo livre para ir até uma dessas instituições, procure por voluntariados on-line: uma opção para que quer ajudar, mas só pode fazê-lo em casa ou em seu ambiente de trabalho, em alguns momentos específicos.

O voluntariado on-line é uma modalidade de voluntariado que permite qualquer cidadão realizar atividades sem sair de casa, sendo feita totalmente ou em parte via internet, sem precisar estar presente nas organizações. As principais vantagens são por permitir quebrar

(2)

as barreiras da distância e disponibilidade de horário, já que o voluntário realiza o trabalho em casa ou no seu local de trabalho na hora que puder.

Os benefícios e responsabilidade são iguais as de um voluntário tradicional, e as vagas disponíveis são divulgadas em sites como o do Online Volunteering e do Voluntários Online, ou ainda na própria página das organização.

Implante um programa de voluntariado em sua empresa

Outra forma de contribuir é implantando um programa de voluntariado empresarial (ou corporativo) na empresa onde você trabalha. Comandado pela empresa ou por um grupo de voluntários ligado diretamente ou indiretamente à organização, o programa ajuda a transferir conhecimentos e competências de planejamento e gestão para as organizações sociais, trazendo uma série de benefícios para todas as partes envolvidas no processo. Qualquer empresa pode ter um programa de voluntariado, basta que haja iniciativa de um grupo de funcionários ou da própria direção. Por isso, se informe sobre a possibilidade, converse com seus chefes e colegas e implante o voluntariado em sua empresa.

Seja voluntário nas férias

As férias estão se aproximando e essa pode ser uma boa oportunidade de ajudar alguém e viver uma experiência inesquecível. Uma vertente do turismo chamada de “volunturismo” tem ajudado a transformar o período de férias em uma boa causa.

São diversos programas de voluntariado que podem ser feitos durante as férias. Eles existem em diversas partes do mundo e podem ser realizados em todos os períodos do ano. Basta se cadastrar em uma organização que realiza esse tipo de programa e passar suas férias ajudando a quem precisa.

Doe

A doação é uma das formas mais simples de ajudar o próximo. Portanto, se você tem roupas, brinquedos ou outros objetos que já não usa, doe-os a quem precisa. Tudo isso será muito mais bem aproveitados por outras pessoas e vocês ainda evitam que ele estrague e acabe no lixo.

Você também pode doar livros para escolas, bibliotecas e penitenciárias. Você pode enviar ou levar diretamente aos locais ou doar a instituições que realizam a coleta desses materiais.

Depois de selecionar tudo que poderá ser doado, procure uma biblioteca ou escola pública e entregue o material. Para doar para penitenciarias, ligue para a instituição escolhida e verifique qual o procedimento. Algumas cadeias não aceitam livros de capa dura ou com espiral, por exemplo.

(3)

Você ainda pode realizar mutirões em sua comunidade, empresa ou entre os próprios familiares e arrecadar uma grande quantidade de objetos e até alimentos não perecíveis e levar em organizações sem fins lucrativos.

Seja um cidadão ativo

Antes de se comprometer com ONGs e outras instituições, garanta que seus deferes de cidadão estão sendo cumpridos corretamente. Por isso, se informe sobre obras e gastos públicos, participes de audiências de sua cidade, fiscalize os políticos eleitos e cobre as promessas de campanha.

Você também pode ser ativo dentro da sua comunidade. Tem alguma assinatura de jornal ou revista? Então converse com seus colegas de trabalho ou vizinhos e promova uma troca entre vocês. Assim, quando um terminar de ler, empresta para o outro, e vice versa. Se você possui muitos objetos em casa que já não utiliza e não sabe o que fazer além de descartá-los, uma boa idéia pode ser um bazar ou uma feira de bairro. É bastante simples, basta organizar com seus vizinhos um dia e um local onde todos possam levar as coisas que já não querem e trocar ou vender seus pertences.

E se no final da feira você perceberem que sobrou muita coisa, vocês podem ser organizar e levar esses materiais a uma instituição de caridade ou a um centro de doações.

Seja um porta-voz

Viu um cano estourado desperdiçando água no meio da rua? Presenciou alguém vendendo animais silvestres na beira de uma estrada? Sabe que sua vizinha é vítima de agressão doméstica? Denuncie imediatamente. Basta ligar para o órgão responsável e fazer a sua reclamação. Apesar de dever de todos os cidadãos, muita gente acha que quando o problema não está diretamente ligado a ela, não é do seu interesse.

Não importa qual seja a denúncia nem quantas pessoas já tenham reclamado, quanto mais gente melhor. Por isso, mantenha sempre à mão os telefones e os demais contatos dos órgãos sociais e ambientais da sua cidade. Se não souber qual órgão procurar, ligue para o 190 e pergunte à polícia a quem recorrer. E não esqueça que você não precisa se identificar.

Você também pode ajudar espalhando informações úteis para a sociedade. Quando souber ou aprender alguma coisa nova que possa ser benéfica para alguém ou para o mundo, divida essa informação. Deixe que o conhecimento chegue a outros ouvidos para que possa ser posto em prática por mais gente.

Se cada pessoa que você conhece pudesse pôr em prática alguma pequena ação que ajudasse a transformar o nosso planeta em um lugar melhor, já imaginou que revolução não poderia acontecer?

(4)

Então espalhe as novidades, conte algo interessante que ficou sabendo, divida suas experiências. Seja em casa, no trabalho, na escola ou faculdade, o importante é promover o conhecimento e a informação em prol de um mundo mais sustentável.

Cidadania

O que é cidadania?

A palavra CIDADANIA é derivada de cidadão, que vem do latim civitas. Na Roma antiga, o conjunto de cidadãos que constituíam uma cidade era chamado de civitate.

A cidade era a comunidade organizada politicamente. Era considerado CIDADÃO aquele que estava integrado na vida política da cidade. Naquela época, e durante muito tempo, a noção de cidadania esteve ligada à ideia de privilégio, pois os direitos de cidadania eram explicitamente restritos a determinadas classes e grupos.

A definição de cidadania foi sofrendo alterações ao longo do tempo, seja pelas alterações dos modelos econômicos, políticos e sociais ou como conquistas, resultantes das pressões exercidas pelos excluídos dos direitos e garantias a poucos preservados, num rico processo histórico que deixamos de abordar, por não constituir o propósito deste trabalho. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor, e bom dia quando necessário… até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

Caro jovem, não permita que a idéia de que somos desinteressados da realidade em que vivemos se prolifere: levante, lute e combata. Enquanto houver uma criança passando fome não se pode falar em felicidade e, muito menos, em cidadania. Conquiste seu título honroso de cidadão combatendo as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de

(5)

nossa sociedade. Através da cidadania é que iremos alcançar uma melhor qualidade de vida humana.

(6)
(7)
(8)
(9)

Referências

Documentos relacionados

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

Depois de visitar a Catedral, vamos seguir para a Praça XV Marzo, uma das mais belas e importantes praças do centro histórico de Cosença, rodeada por palácios nobres e

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Os excertos apresentados podem aparecer em temas que retratem o indivíduo como ser atuante em questões políticas da atualidade. Dessa maneira, podem ser utilizados em propostas como

Na prática, a forma que encontrei para conseguir tempo para o que gosto foi, em meu planejamento semanal, criar sempre algum tipo de compromisso comigo mesmo. Na semana passada,

• O exame citológico pode indicar o tipo e quantidade de bactérias envolvidas nas infecções de pele (Figura 3) • Bactérias fagocitadas no interior de neutrófilos são

Como empresário ou trabalhador do setor de comércio de bens, serviços ou turismo, você tem ainda mais benefícios. para ser

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 17. —Ernesto Strubhar Lista