• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA AUTÁRQUICO DE JUVENTUDE. Município de Odivelas Eleições Autárquicas 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA AUTÁRQUICO DE JUVENTUDE. Município de Odivelas Eleições Autárquicas 2013"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013

PROGRAMA AUTÁRQUICO

DE JUVENTUDE

Município de Odivelas

Eleições Autárquicas 2013

(2)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2

Coordenação

(3)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 3 CONTEÚDOS

Motivação 3

Contexto do Projeto 5

Trabalho Autárquico 2009 – 2013

Desafios para as Eleições Autárquicas 2013

Projetos Municipais 7

Mostra do Emprego e Empreendedorismo

Start UpOdivelas Comérciolow cost

Odivelíadas

Conselho Municipal do Desporto Roteiro de Odivelas

Feira do Livro

Habita Odivelas: Programa Aconchego

Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres

Encontro de Juventude da CPLP no âmbito da Bienal de Culturas Lusófonas

Políticas Municipais Setoriais 14

Participação Democrática

Participação Cívica | Solidariedade Educação

Economia | Emprego | Empreendedorismo Cultura | Turismo | Lusofonia

(4)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 4 Comportamentos de Risco | Saúde

Desenvolvimento Sustentável | Ambiente | Limpeza Urbana Habitação Jovem | Ordenamento do Território

Natalidade | Apoio às Famílias

Mensagem Final 23

MOTIVAÇÃO

Partindo dos princípios que estão na génese da social-democracia, a Juventude Social Democrata de Odivelas pretende aplicar com rigor e transparência os ideais que estão subjacentes à sua atividade contínua à execução de políticas municipais.

O Município de Odivelas tem vindo a crescer demograficamente desde a sua constituição, contudo, tal crescimento exponencial nem sempre foi acompanhado por uma sustentabilidade territorial, ambiental e organizacional. Novos desafios apresentam-se hoje aos cidadãos de Odivelas, como a integração de outras culturas, o reequilíbrio no espaço e a prestação de serviços adequados às necessidades da população. Tais desafios apelam à participação activa e integradora da sociedade civil e à necessidade de criar soluções que unam sinergias entre os vários decisores políticos, económicos e sociais.

(5)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 5 Odivelas tem actualmente 47.962 jovens com idade entre os 0 e os 29 anos, o que corresponde a cerca de 33% da população total residente, ou seja, 1/3 da população é jovem.

Por outro lado, regista-se uma taxa de desemprego em jovens com menos de 25 anos de 27,8%, e de 10,8% em jovens com idade compreendida entre os 25 e os 34 anos. Por outro lado, regista-se um índice de dependência jovem de 22,1%.

Relativamente ao nível de escolaridade, 6,7% da população não tem escolaridade, 24,7% só tem o 1.º ciclo, 11,5% só tem o 2.º ciclo, 20,8% só tem o 3.º ciclo, 19,2% só tem o ensino secundário e 15,8% completou e ensino superior.

É nesta perspetiva que a JSD Odivelas acredita que construir um projeto para a Juventude de Odivelas só será possível com a colaboração da iniciativa dos cidadãos e das empresas, com a exigência transparente e democrática da actuação política e com a reivindicação pela prestação de serviços de qualidade por parte das Instituições Municipais.

O papel da Juventude deverá estar diretamente relacionado com a tomada de decisões, mediante a avaliação do impacto inter-geracional de cada medida e através

(6)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 6 do incentivo à cidadania, associativismo e criação de mecanismos de participação democrática dos Jovens.

A JSD entende que é premente que Odivelas invista na fixação das populações de forma sustentada na qualidade de vida aos seus cidadãos, através da criação de condições para a prática desportiva, lazer, habitação, criação de emprego e ensino.

Por outro lado, urge promover a imagem do concelho, que apesar da sua riqueza cultural e diversidade territorial, não tem actualmente qualquer estratégia de divulgação turística, gastronómica ou cultural.

A JSD Odivelas apresenta algumas medidas que considera essenciais para a concretização dos objetivos acima identificados, como um contributo positivo para a elaboração de um Programa Eleitoral para a Juventude de Odivelas, no âmbito da candidatura do PSD às eleições autárquicas de 2013.

(7)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 7 CONTEXTO DO PROJECTO

TRABALHO AUTÁRQUICO 2009 – 2013

O mandato autárquico que se iniciou em 2009 e que terminará com as próximas eleições autárquicas em 2013 resultou num desafio estimulante para a JSD Odivelas. A representar o PSD nos vários órgãos municipais, entre a Assembleia Municipal, Assembleias de Freguesia da Ramada, Pontinha, Póvoa de Santo Adrião e Odivelas e Junta de Freguesia de Odivelas, foram eleitos ao todo 9 militantes da JSD.

O trabalho autárquico executado nos últimos 4 anos evidenciou-se pela coerência, coordenação interna, criatividade e sentido de responsabilidade, que resultaram na apresentação de inúmeras propostas, moções, recomendações, posições políticas e execução de políticas de juventude, nos diferentes órgãos quer deliberativos quer executivos onde tivemos assento. A JSD esteve sempre na linha da frente e propôs diversas medidas que vieram posteriormente a ser implementadas pelo executivo da Câmara Municipal.

(8)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 8 Destacamos, do mandato autárquico que ora cessa, algumas propostas apresentadas nos órgãos municipais: criação do Cartão Municipal Jovem, realização do Torneio Desportivo inter-escolas Odivelíadas, reativação do Posto de Turismo, ação Desperdício Zero contra o desperdício alimentar, reativação do Conselho Municipal da Juventude, abertura da Biblioteca Municipal D. Dinis por mais horas, bookcrossing,

realização da Assembleia Municipal Jovem, abertura de uma Loja Ponto Já, abertura de Centros de Explicações e centros de Ocupação de Tempos Livres nas freguesias. Nestes últimos 4 anos, a JSD percorreu o concelho e hoje conhece a população, as forças vivas, os dirigentes associativos, os empresários. Para tal, contribuíram projectos como os Roteiros de Proximidade e do Associativismo, a Juventude Solidária, o Fórum de Estudantes, as Odivelíadas ou a Feira de Emprego. A perceção é que existe ainda um caminho a percorrer e novos desafios. Ouvimos centenas de pessoas, partilhámos ideias, discutimos soluções, identificámos problemas, encontrámos oportunidades. Sabemos o que queremos porque sabemos o que população quer.

(9)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 9 DESAFIOS PARA AS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2013

As eleições autárquicas de 2013 representam um desafio face às condições políticas atuais. A recuperação da nossa soberania financeira e a necessidade de crescimento económico obrigam Portugal a tomar medidas que por serem restritivas e exigentes, não são populares. Acresce que a aprovação da Lei n.º 22/2012, que regula a reorganização administrativa das freguesias implica mudanças no mapa administrativo do concelho, que passará a ter apenas 4 freguesias: Odivelas, Ramada-Caneças, Póvoa de Santo Adrião-Olival Basto e Pontinha-Famões.

Face a estas condições, a JSD entende que o PSD deverá adotar um discurso positivo e com conteúdo eficaz. Por isso, as medidas que ora propomos são exequíveis, realistas, de baixo custo financeiro e, acima de tudo, vão ao encontro das expetativas dos jovens odivelenses.

Propomos que a candidatura do PSD às próximas eleições autárquicas inclua os Projetos Municipais que destacamos pela relevância da sua implementação e, ainda, um conjunto de medidas estruturadas por área setorial.

(10)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 0 PROJETOS MUNICIPAIS

Mostra anual de Emprego e Empreendedorismo

Contexto

: Odivelas tem um forte potencial para se evidenciar pela sua diversidade empresarial. Estão sediadas em Odivelas centenas de empresas do setor industrial, comércio e serviços, retalho, etc. Este setor encontra-se atualmente em sérias dificuldades, motivadas pela situação económica nacional desfavorável e consequente quebra do consumo interno. Este cenário, aliado ao elevado número de desempregados, e à comunicação deficiente entre o tecido empresarial e a população, cria uma oportunidade de gerar sinergias entre sociedade, empresas e poder político.

Objetivo

: Divulgar as empresas sediadas em Odivelas, promovendo a sua atividade, a fim de gerar oportunidades de negócio; alargar o potencial das empresas existentes e atrair novos investidores; formar a juventude para o empreendedorismo; estabelecer uma plataforma de contatos entre empregadores e população à procura de emprego.

(11)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 1

Execução

: Actividade a realizar-se anualmente num espaço gerido pelo Município, no qual existisse um espaço para as empresas se publicitarem, workshops e informação sobre empreendedorismo, e um espaço para anunciar ofertas de emprego.

Start Up Odivelas

Contexto

: O crescimento económico deve provir da sociedade civil e da expansão do tecido empresarial. Odivelas tem um forte potencial de crescimento neste setor, e deve desenvolver-se no sentido de criar condições para se tornar num importante polo empresarial. Odivelas tem caraterísticas favoráveis a esse objectivo: proximidade geográfica a Lisboa, elevado número de jovens e escasso desenvolvimento em muitos sectores, ainda por explorar.

Objetivo

: Criar uma incubadora de ideias que permita apoiar jovens empreendedores no processo de desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras e com potencial, com vista à sua implementação no mercado; facilitar a criação e desenvolvimento da iniciativa empresarial através da combinação de infraestruturas e serviços e apoio especializado.

(12)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 2

Execução

: Actividade contínua, através da qual o Município cria condições para os jovens criarem e desenvolverem os seus negócios, mediante a disponibilização de espaços camarários para sedes sociais e reuniões, criação de parcerias com as empresas recém-criadas e benefícios na aplicação dos seus produtos, desenvolvimento de programas de pré-incubação e fomento do

networkingentre empreendedores.

Comércio

low cost

Contexto

: Vários espaços comerciais em Odivelas encontram-se desocupados, para tal contribuindo a incapacidade de os arrendatários conseguirem pagar as rendas elevadas que lhes são cobradas. Por um lado, existem espaços desaproveitados e, por outro, a vontade de os potenciar por parte dos jovens empresários que não têm capacidade financeira para o pagamento de elevadas rendas mensais.

(13)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 3

Objetivo

: Ocupar espaços comerciais em Odivelas a um custo muito abaixo do valor de mercado e proporcionar espaços de desenvolvimento comercial acessíveis aos jovens empresários.

Execução

: Realização de leilões para a disponibilização de espaços comerciais a preços low cost não ocupados, em parceria com empresas de construção e locadores, para jovens até aos 35 anos, que se candidatem com um projecto de negócio.

Odivelíadas

Contexto:

O desporto escolar carece de uma estratégica municipal coordenada, sendo que as escolas e os clubes proporcionam a prática de modalidades desportivas sem aproveitamento de sinergias entre si. O desporto proporcionado pelas escolas é em si insuficiente e não corresponde às necessidades de todos os jovens; por outro lado, existem equipamentos desportivos municipais, mas não são utilizados para a prática de desporto escolar. Um terceiro fator é a existência de um vasto número de clubes desportivos no concelho.

(14)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 4

Objetivo:

Promover o desporto escolar, criando uma estratégia municipal para o desporto, através da organização periódica de actividades desportivas que abrangessem várias modalidades; criação de sinergias entre as escolas do concelho e aproveitamento dos equipamentos municipais para desenvolvimento de competências dos estudantes e chamar os clubes sediados no concelho para uma complementaridade na prática desportiva e na perspetiva futura de promoção de novos atletas de sucesso.

Execução:

Realização periódica de uma atividade denominada “Odivelíadas”, que se tornasse numa marca do concelho ao nível do desporto escolar. Consiste num campeonato desportivo, com várias modalidades, em que competissem equipas das diversas escolas do concelho, utilizando os equipamentos municipais, em parceria com os clubes do concelho de Odivelas.

Conselho Municipal do Desporto

Contexto:

O concelho de Odivelas tem potencial para se tornar numa capital do desporto, aproveitando e potenciando a atividade que é desenvolvida pelos clubes do concelho, de forma coordenada. Os clubes desportivos enfrentam

(15)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 5 algumas dificuldades, como a utilização dos equipamentos desportivos ou a manutenção dos clubes. É necessário que os clubes possam estar coordenados, de forma a criar uma parceria ativa entre o seu dinamismo e a atividade da Câmara Municipal.

Objetivo:

Tem como meta fundamental a criação de uma base de dados que englobe a identificação e os principais problemas dos clubes, atendendo aos mesmos e apresentando no CMD posterior, as respetivas propostas de solução para os anseios das coletividades. Este modelo tem como fundamental vantagem a celeridade com que a Autarquia tem conhecimento dos principais problemas a resolver nos clubes do seu concelho, permitindo ainda uma maior proximidade entre os clubes, possibilitando a criação de sinergias entre os mesmos.

Execução:

Reunindo trimestralmente, o Conselho Municipal do Desporto é um órgão consultivo e deve funcionar como um polo interativo de todas as coletividades desportivas sediadas no concelho de Odivelas.

(16)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 6

Rota Odivelas

Contexto:

A história de Odivelas e os seus pontos de interesse cultural encontram-se pouco difundidos, pese embora a presença no concelho de importantes marcos históricos, como o Mosteiro de S. Dinis, a Igreja Matriz de Odivelas, as fontes de Caneças, o Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha, ou o Castro da Amoreira. Para além do acervo patrimonial e da história do concelho, pouco divulgados, acresce que com a expansão de algumas zonas residenciais, nasceram novos e modernos estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares. Outros equipamentos culturais como o Teatro Malaposta, ou o Centro de Exposições têm, também, um potencial por explorar.

Objetivo:

Divulgar e promover a cultura, a história e o município de Odivelas, ainda pouco explorados; atrair visitantes, residentes, empresários e outros fluxos comerciais; promover o crescimento dos espaços culturais e comerciais.

Execução:

Criação de um projeto coordenado pelo município, para a elaboração de um guia municipal completo e sua disponibilização em formato papel e online, que inclua mapas, pontos de interesse cultural, histórico, arquitetónico e artístico, eventos culturais e destaque para lazer e vida noturna.

(17)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 7 Utilização do guia para criar rotas setoriais (actividades desportivas e culturais) e para visitas escolares e culturais.

Feira do Livro

Contexto:

As feiras do livros que decorrem em Odivelas são realizadas principalmente nas escolas, e apenas destinadas aos alunos. Não existe um evento municipal equiparado a uma Feira do Livro, para promoção da literatura e publicações, a um preço abaixo do que é praticado no mercado.

Objetivo:

Promover a cultura e a literatura a um custo mais baixo; chamar visitantes a Odivelas.

Execução:

Realização anual num espaço público de destaque, como o largo do Mosteiro de S. Dinis ou Jardim da Música, organizado pela Câmara Municipal em parceria com Editoras e autores; eventual integração no projeto de outras actividades de índole cultural, complementando o período de decurso da Feira com concertos de música ou outros espetáculos de animação.

(18)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 8

Habita Odivelas: Programa Aconchego

Contexto:

Um elevado número de idosos vive sozinho em casa, passando a maior parte do dia sozinhos e sem ocupação. A solidão e a exclusão social dos idosos são realidades preocupantes e que se verificam com grande incidência nas áreas urbanas. Por outro lado, muitos jovens procuram um quarto para residir temporariamente, por razões de estudo ou trabalho, a baixo custo. O “Programa Aconchego” foi já implementado com sucesso em outros locais do país e permite dirimir os dois problemas.

Objetivo:

Minorar os efeitos da exclusão social dos idosos que residem sozinhos e proporcionar aos jovens um local de residência a custo baixo ou a custo zero.

Execução:

Implementar no concelho o “Programa Aconchego”, no qual a Câmara Municipal serve como intermediário entre os residentes idosos com quartos disponíveis e os jovens à procura de habitação; construção de uma base de dados e de uma plataforma acessível à oferta e procura.

(19)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 1 9

Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres

Contexto:

Um dos problemas que os pais enfrentam durante a época de férias escolares (Verão, Natal e Páscoa) é a ocupação das crianças e jovens. O Município pode promover, dentro das suas competências, um Programa integrado com as escolas de 1º e 2º ciclos do concelho, que inclua diversas atividades, mediante o pagamento de uma baixa retribuição.

Objetivo:

Ocupar de forma interativa e pedagógica o tempo livre das crianças e jovens até aos 14 anos, durante o período das férias escolares; promover

summer jobspara jovens monitores do concelho.

Execução:

Coordenação com a direção das escolas para a inscrição no Programa, e execução de um projeto com diversas atividades, recorrendo a jovens monitores, que podem variar de acordo com a época do ano: colónia de praia, atividades outdoor no Pinhal da Paiã, torneios desportivos, visita a monumentos,peddy-pappers, etc.

(20)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 0

Encontro de Juventude da CPLP no âmbito da Bienal de Culturas Lusófonas

Contexto

: Foram já realizadas quatro edições da Bienal de Culturas Lusófonas, promovidas já pela Câmara Municipal de Odivelas, sendo um espaço de diálogo intercultural entre artistas e pensadores de todas as proveniências da lusofonia, que inclui espectáculos de dança, de teatro, de canto e de música, de poesia, de cinema e também uma vasta mostra de artes plásticas

Objetivo

: Debater-se a realidade juvenil nos países da CPLP e criar uma rede de parceria entre plataformas de juventude

Execução

: Paralelamente à realização em Odivelas da Bienal de Culturas Lusófonas, promover um encontro de representantes da Juventude dos vários países da CPLP.

(21)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 1 POLÍTICAS MUNICIPAIS SETORIAIS

Para além da implementação dos Projectos Municipais concretos acima descritos, defendemos que a política municipal para a juventude do concelho de Odivelas incida sobre um conjunto de áreas, mediante a execução das seguintes ações:

1. Participação Democrática

_Propor o alargamento do método de Orçamento Participativo às Associações de Juventude e divulgação e discussão da iniciativa num fórum convocado para o efeito

_Participar e reivindicar a dignificação do Conselho Municipal da Juventude e o cumprimento regular das suas sessões ordinárias, com destaque para a importância consultiva deste órgão na tomada de quaisquer decisões relacionadas diretamente com a Juventude

_Realizar campanhas de informação sobre o recenseamento para atos eleitorais

_Realizar eventos de formação associativa para Jovens Dirigentes Associativos do concelho, na perspetiva legal, fiscal e organizacional

(22)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 2 _Organizar debates e sessões de esclarecimento com especialistas sobre Cidadania, Economia e Política

_Potenciar aCasa da Juventudee sua utilização regular para encontros e reuniões de Associações Juvenis, simulação de Assembleias Municipais Jovens e disponibilização de um espaço aberto com sala de estudo, equipamentos informáticos e informação cultural

2. Participação Cívica | Solidariedade

_Efetuar campanhas de recolha de bens para doação a Associações e Instituições de Solidariedade Social do concelho

_Divulgar regularmente a atividade exercida pelas Associações de Solidariedade Social do concelho nos meios de comunicação disponíveis e disponibilizar espaços camarários para servirem de sede partilhada e espaço para reuniões, para Associações (nomeadamente IPSS’s) que não tenham possibilidade de ter um espaço

_Desenvolver um banco de voluntariados para apoio à população mais carenciada e combate à fome, exclusão social e pobreza, através de diversas atividades promovidas por técnicos: enfermeiros, animadores sociais, educadores, etc.

(23)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 3 _Organizar um concurso fotográfico anual cujo objetivo seja a denúncia de situações de exclusão social

_Apoio às comissões de moradores no processo de legalização dos bairros ilegais, dado por jovens voluntários do concelho com formação nas diferentes áreas necessárias à resolução destes problemas

_Promover a recolha de bens alimentares em colaboração com o Banco Alimentar, como forma de combate à fome a pobreza

_Propor a criação de programas de voluntariado ativos para crianças e jovens (dinamização de espaços municipais, passeios culturais e actividades no exterior, oficinas de arte ou literatura)

_Propor a celebração de protocolos com empresas do concelho para recolha de excedentes, nomeadamente alimentares, para doação a instituições

_Organizar eventos de solidariedade e recolha de fundos, como concertos solidários e leilões de arte

(24)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 4 3. Educação

_Promover a criação de projetos escolares e de investigação académica, integrando a sua concretização na execução de políticas municipais, mediante a criação de um Observatório para a Juventude

_Contribuir para uma educação de melhor qualidade com diagnósticos sobre o estado de manutenção da rede escolar, com vista ao fornecimento de melhores equipamentos, ambientalmente sustentáveis

_Incentivar e reconhecer a Educação Não Formal com recurso a programas de formação junto das Associações do concelho, bem como a organização de encontros de âmbito nacional e/ou regional de plataformas representativas de entidades que promovam este tipo de educação

_Apoiar a divulgação das entidades educativas privadas sediadas no concelho, com vista à sua fixação como forma de dinamizar espaços de ensino em Odivelas, atrair investimento e criar postos de trabalho

_Criar parcerias entre escolas com ensino técnico-profissional e empresas com sede no concelho para criação de estágios profissionais

(25)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 5 _Reivindicar a extensão do horário de funcionamento da Biblioteca D. Dinis até às 4 horas nas épocas de exames

_Organizar Jogos Pedagógicos Inter-Escolas, de forma a desenvolver competências educativas de forma interativa

_Implementar programas de formação aos alunos do 3.º ciclo em literacia financeira e desenvolvimento de negócios e carreira

_Criar bolsas de mérito para os melhores estudantes do concelho

5. Economia | Emprego | Empreendedorismo

_Propor a criação de protocolos tripartidos entre a escola/instituto superior, as empresas e o Município, no sentido de criar estágios remunerados em empresas sediadas em Odivelas

_Propor a criação de uma plataforma online associada ao site da Câmara Municipal com informação sobre ofertas de emprego em empresas do concelho

(26)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 6 _Recomendar a criação do Gabinete Online do Jovem Empreendedor, com informação centralizada sobre os procedimentos a adoptar na criação de uma empresa ou associação, com informação sistematizada por áreas, contatos úteis e formas de financiamento

_Recomendar a aprovação de mecanismos de discriminação positiva nas taxas municipais para instalação de empresas criadas por jovens empreendedores e start-up’s

_Recomendar a aprovação de mecanismos de discriminação positiva no pagamento de taxas municipais de publicidade e outras para empresas que empreguem 50% ou mais de trabalhadores até aos 30 anos

_Apoiar incubadoras de ideias e empresas relacionadas com a inovação tecnológica, mediante a cedência de meios logísticos

6. Cultura | Turismo

_Organização da Semana da Juventude, um evento anual multidisciplinar, para criação e divulgação da identidade do concelho e de movimentos de juventude formais

(27)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 7 ou informais, mediante a realização de palestras, concertos, concursos, feiras e espectáculos

_Dinamizar espaços culturais, designadamente oLargo Dom Dinis

_Organizar o projetoMaratona Fotográfica, um projeto anual que permitiria potenciar a diversidade cultural do concelho e reconhecer o trabalho de jovens fotógrafos, que culminaria com a publicação dos trabalhos

_Organizar exposições de arte com jovens artistas do concelho, nomeadamente, no espaço da Casa da Juventude

_Elaborar e difundir um Guia do Turismo de Odivelas, que pudesse incluir os monumentos, locais históricos, restaurantes e outros pontos de interesse do concelho

_Apoiar jovens artistas do concelho com a realização regular de concursos de música, dança, literatura, teatro, moda, cinema e outros, com a atribuição de prémios de mérito e divulgação dos trabalhos nos meios de comunicação disponíveis

_Incentivar à promoção de eventos de divulgação da cultura das várias freguesias, com a criação de feiras de artesanato ou gastronomia e divulgação das actividades exercidas por Associações Culturais e Cívicas

(28)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 8 _Trazer um Centro UNESCO para o concelho de Odivelas, de forma a potenciar a integração social das várias comunidades multiculturais do concelho

7. Desporto | Qualidade de Vida

_Incentivar a reorganização dos equipamentos desportivos existentes e disponibilização de pavilhões desportivos para os clubes do concelho e para o desporto informal ocasional, com critérios de ocupação objetivos

_Adaptar os equipamentos à prática de deporto federado

_Organizar projetos desportivos em parceria com as escolas, como meias-maratonas escolares e campeonatos inter-escolas

_Revitalizar os espaços públicos para a prática desportivaoutdoor,como caminhadas,

jogginge ciclismo

_Enveredar todos os esforços para a possibilidade de construção de uma segunda piscina municipal

(29)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 2 9 8. Comportamentos de Risco | Saúde

_Organizar colóquios e sessões de esclarecimento sobre comportamentos de risco, como a toxicodependência e o abuso do álcool, bem como disponibilização contínua de informação nas plataformas de comunicação

_Organizar o evento Condução Segura em parceria com entidades relacionadas com a segurança rodoviária, a fim de alertar para os riscos relacionados com a condução rodoviária

_Promover rastreios de saúde gratuitos, bem como recolha de sangue em colaboração com o Instituto Português do Sangue e divulgar informação sobre doenças sazonais, obesidade e alimentação, em conjunto com respetivas instituições

_Celebração de um protocolo com a Faculdade de Medicina Dentária da Lisboa para realizar rastreios a preços baixos às crianças das escolas do concelho

(30)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 3 0 _Celebração de um protocolo com a Faculdade de Psicologia de Lisboa para permitir o acesso dos alunos das escolas do concelho a consultas a um preço baixo fixo, de terapia da fala e exames psicológicos

_Promoção da formação Suporte Básico de Vida em todas as escolas de ensino básico do concelho

9. Desenvolvimento Sustentável | Ambiente | Limpeza Urbana

_Organizar a iniciativaLimpar Odivelasem voluntariado

_Promover os espaços verdes e parques florestais existentes, mediante a dinamização nos mesmos de atividades escolares (atividades radicais, caminhadas, plantação de árvores, etc.)

_Propor a disponibilização de espaços públicos baldios para a criação de hortas urbanas ambientalmente sustentáveis e enquadradas no espaço urbano ou para a criação de um parque natural

_Divulgar informação de interesse para o ambiente e para a economia familiar, como conselhos para poupança de água, ou compostagem doméstica

(31)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 3 1 10. Habitação Jovem | Ordenamento do Território

_Propor a discriminação fiscal positiva nos impostos municipais sobre imóveis adquiridos por jovens até aos 35 anos

_Promover a criação de uma rede de arrendamento direcionado para os estudantes universitários, de forma a atrair mais jovens de outras zonas do país para Odivelas, aproveitando a rede de transportes existentes no concelho

_Criar um Programa de Arrendamento Jovem de Odivelas

11. Natalidade | Apoio às Famílias

_Promover uma estratégia integrada de incentivo à fixação de famílias, com a melhoria da rede de IPSS's, berçários, creches públicas e a rede de pré-escolas, canalizando recursos humanos da função pública e empregando jovens educadores, e criando parcerias com entidades privadas

_Propor a adaptação dos transportes públicos a fim de estarem preparados para a acomodação de carrinhos de bebés

(32)

PROGRAMA ELEITORAL JOVEM PARA ODIVELAS – AUTÁRQUICAS 2013 3 2 _Recomendar a instalação de WC's públicas preparadas com fraldários

_Doar cabazes para as mães desempregadas com alimentos básicos

_Criar bancos de livros escolares em todas as escolas públicas, onde no final do ano lectivo os alunos possam depositar os livros que usaram para que outros alunos os possam utilizar gratuitamente

MENSAGEM FINAL

Com este documento, a JSD Odivelas contribui decisivamente para a melhoria do futuro da juventude de Odivelas.

Não temos dúvidas do que Odivelas precisa e para onde o Concelho deve caminhar. Queremos promover o Bem-estar Social e a qualidade de vida das nossas populações e, como tal, não poderíamos deixar de contribuir com as nossas ideias.

Odivelas é dos mais jovens concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. São cerca de 45.000 jovens, num total de 150.000 habitantes. São muitos milhares de sonhos por realizar, que só serão possíveis contando com a juventude!

Referências

Documentos relacionados

Para o Bloco, implica proteger os animais de companhia e silvestres e garantir o acesso aos cuidados veterinários para quem tem menos capacidade para pagar.. • Rede de

Somente no primeiro dia de aula, os pais ou responsáveis levarão as crianças até o pátio, de onde elas serão encaminhadas às salas de aula por suas professoras no horário da

Simple Present são usados no infinitivo sem a partí- cula to. Porém, os verbos na 3ª pessoa so singular re- cebem S, ES ou IES; dependendo do verbo. Então o verbo to plant na 3ª pessoa

Para analisar a estabilidade sensorial do produto, buscou-se avaliar os parâmetros sensoriais de aparência, cor, aroma, sabor, doçura, acidez e intenção de

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia tem vindo a reunir-se com os candidatos à Câmara Municipal, no âmbito das eleições autárquicas de 2013, considerando que

Sob nenhuma circunstância, a Liberum Ratings, seus diretores, empregados, prestadores de serviços ou agentes serão responsabilizados civilmente ou de qualquer outra forma por

Odivelas é um concelho com mais de 160.000 habitantes, dos quais muitos dos seus residentes têm o seu local de trabalho na grande Lisboa, sendo, também, um ponto de acesso para

Isto significa, não apenas o acesso das mulheres ao conhecimento dos seus direitos, mas à existência de dispositivos que rompam com os obstáculos que impedem a participação