• Nenhum resultado encontrado

DOWNLOAD DE DADOS DO SITE DO IBGE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOWNLOAD DE DADOS DO SITE DO IBGE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Rio Grande

Núcleo de Arquitetura

Programa de extensão “Geotecnologias na Gestão Municipal”

TUTORIAIS Produzido por Gloria Torres

Novembro de 2018

DOWNLOAD DE DADOS DO SITE DO IBGE

Muitos usuários de informações geoespaciais, como o caso dos levantamentos censitário, possuem dúvidas em como acessar a base de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Para ajudar nessas pesquisas, este tutorial tem como objetivo demonstrar como encontrar tabelas com dados censitários, agregados por setores censitário, bem como encontrar a base espacial, em arquivo SHP (shapefile), destes mesmos setores.

1. ACESSO À PÁGINA DE DOWNLOAD DE DADOS ESTATÍSTICOS

Primeiramente, é necessário ir ao site do IBGE: <www.ibge.gov.br>. Em seguida procuramos pela aba “Estatísticas” no canto superior esquerdo da janela, e clicamos no link “Downloads”.

Na janela de download de estatísticas, aparece uma sequência estruturada de diretórios/pastas. Para ver o conteúdo dos diretórios, basta clicar na seta ao lado dos mesmos.

(2)

2. DOWNLOAD DE DADOS CENSITÁRIOS

Como exemplo, vamos mostrar o caminho para encontrar dados censitários de 2010, agregados por setores censitários, para o estado do Rio Grande do Sul.

O caminho para download é o seguinte: Censos → Censo demográfico 2010 → resultados do universo → agregados por setores censitários. Daí procurar pelo Rio Grande do Sul, pela sigla do estado “RS”.

(3)

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA + GeoGM

Download de dados do site do IBGE

3

Ao clicar no arquivo, irá baixar um arquivo compactado em zip, onde estão 2 diretórios com várias tabelas, em formato em CSV ou Excel.

3. INTERPRETAÇÃO DOS DADOS TABULARES

Abrindo qualquer uma das tabelas, a primeira coluna tem o código do setor, que, por exemplo, pode ser vinculado com o mesmo código em um shapefile de SIG, assim possibilitando espacializar os dados tabulares.

(4)

Avançando na tabela para direita, vemos muitas outras colunas.

Alguns dados não têm no cabeçalho da coluna uma descrição clara sobre seu significado, possuindo um código para variável que ali se encontra. Para achar a "tradução" dos códigos, existe um arquivo PDF de resumo do levantamento censitário.

No mesmo diretório do site do IBGE para downloads, ir em: Censos → Censo demográfico 2010 → resultados do universo → agregados por setores censitários → Documentação Agregado dos Setores.

(5)

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA + GeoGM

Download de dados do site do IBGE

5

No zip, procurar o arquivo PDF da base de informações, e daí procurar sobre a respectiva tabela usada e o significado de suas variáveis.

(6)

4. DOWNLOAD DA BASE ESPACIAL DE SETORES CENSITÁRIOS

Para achar a base espacial dos setores no site do IBGE, ir na aba “Geociências” e depois em “Downloads”:

Na estrutura de diretórios, seguir o seguinte caminho: organização do território → malhas territoriais → organização de setores... → Censo 2010 → setores censitários shp (ou kmz, se quiser) → RS → setores censitários.

(7)

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA + GeoGM

Download de dados do site do IBGE

7

Também irá fazer download de um arquivo zip, o qual contém o arquivo shapefile e os demais arquivos que o acompanham, para seu uso em softwares de SIG.

(8)

Como exemplo, a imagem a seguir mostra o arquivo shapefile com a base espacial dos setores censitários de todo o Rio Grande do Sul abertos no software ArcGIS. A imagem também mostra a tabela de atributos do shapefile.

Para unir os dados das outras tabelas com a tabela da base espacial, basta encontrar as colunas com informações em comum (CD_GEOCODI no shapefile e COD_SETOR nas tabelas) e executar a função join (juntar tabelas). Mas isso é tema para outro tutorial.

Material didático produzido pelo programa de extensão “Geotecnologias na Gestão Municipal” (Edital PROEX-IFRS nº 73/2017), com recursos PIBEX (Edital PROEX-IFRS nº 074/2017).

Equipe de execução:

• Profa. Carolina Larrosa de Oliveira Claro (coordenadora) • Prof. Christiano Piccioni Toralles (orientador)

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

[r]

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

(e) “Product Identity” means product and product line names, logos and identifying marks including trade dress; artifacts; creatures characters; stories, storylines, plots,

BraB-1480 Zezé Di Camargo e Luciano 3590 POR AMOR TE DEIXO IR Pode ir, não impeço sua viagem BraB-1480 Zezé Di Camargo e Luciano 3539 SEM MEDO DE SER FELIZ Tira essa paixão da

jogo marcado pe- las excelentes exibições dos guarda-redes João Gonçalves e António Madaleno, no terreno da concretização desta- golos de de juvenis iniciaram

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Observe o gráfico gerou os dados conformes as chaves, onde neste exemplo tenho 16 filiais onde todos vendem os 3 materiais, para cada matéria contém os valores (volume)