• Nenhum resultado encontrado

REQUERENTE: RONCONI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS E COLCHÕES LTDA. SENTENÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REQUERENTE: RONCONI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS E COLCHÕES LTDA. SENTENÇA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ

COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - FORO

REGIONAL DE COLOMBO

2ª VARA CÍVEL DE COLOMBO - PROJUDI

Avenida João Batista Lovato, 67 - Centro - Colombo/PR - Fone: (41) 3254 7163 - E-mail: emrb@tjpr.jus.br

AUTOS SOB Nº 2375-49.2012

REQUERENTE: RONCONI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS E COLCHÕES LTDA.

SENTENÇA

I – RELATÓRIO

Ronconi Indústria e Comércio de Móveis e Colchões Ltda no dia 10 de abril de 2012, propôs a presente recuperação judicial a fim de impedir sua quebra, aduzindo, em apertada síntese, que passou por dificuldades financeiras, mas que possui condições de cumprir com o pagamento da integralidade de seu passivo, conforme plano a ser apresentado em momento oportuno; que já requereu e cumpriu concordata em anos anteriores. Requereu a procedência do pedido. Juntou à inicial procuração e documentos.

Foi deferido o processamento da recuperação judicial em data de 13.04.2012 (evento 25), sendo expedido edital para publicidade do ato (evento 82).

O administrador CCK Administração Empresarial - Eireli aceitou o encargo de administrador judicial (evento 47 e 214).

A recuperanda requereu a emenda a inicial, juntando o rol de credores (evento 62). Os credores, após cientificados, apresentaram as divergências que entendiam pertinentes, bem como promoveram as devidas habilitações de seus créditos.

A recuperanda apresentou o plano de recuperação judicial no evento 210, sendo publicado edital no evento 278.

Os interessados apresentaram as objeções ao plano de recuperação judicial.

O administrador judicial apresentou a relação de credores no evento 378, retificando-o no evento 379.

O administrador judicial informou a realização da assembleia geral de credor, havendo a aprovação do plano (evento 861). O Ministério Público opinou pela não homologação do plano (evento 931).

Em decisão de evento 937 foi homologado a decisão da assembleia geral de

(2)

credores e concedida a recuperação judicial à recuperanda.

As partes interpuseram os recursos cabíveis, sendo a homologação do plano de recuperação judicial anulada, nos termos do julgamento do recurso de agravo de instrumento nº 1.013.744-3 (evento 2385).

A recuperanda apresentou novo plano de recuperação judicial no evento 1885 e o administrado judicial apresentou relação de credores no evento 1909.

Realizada assembleia geral de credores, o administrador judicial juntou as competentes atas no evento 2337 e 2343, informando a rejeição do plano pelo único credor com garantia real.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE manifestou formalmente ao plano de recuperação judicial no evento 2344, pugnando pela não homologação do plano.

O representante do Ministério Público manifestou-se no evento 2648, requerendo a convolação da presente recuperação judicial em falência.

O administrador judicial manifestou-se no evento 2660, oportunidade em que opinou pela realização de perícia técnica a fim de comprovar a viabilidade de recuperação da empresa ou, alternativamente, pela convolação da recuperação judicial da recuperanda em falência.

Vieram os autos conclusos para decisão. É o relato, em síntese.

II – FUNDAMENTAÇÃO

Entendo que a conversão da recuperação judicial apresentada por Ronconi Indústria e Comércio de Móveis e Colchões Ltda em falência é medida que se impõe.

1. Inicialmente, tem-se que não foi atendido os requisitos legais para aprovação do plano de recuperação judicial, vez que não houve a aprovação mínima dos credores da classe de credores com garantia real, nos termos do art. 45, §1º da Lei nº 11.101.

Art. 41. A assembléia-geral será composta pelas seguintes classes de credores:

I – titulares de créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho;

II – titulares de créditos com garantia real;

III – titulares de créditos quirografários, com privilégio especial, com privilégio geral ou subordinados.

IV - titulares de créditos enquadrados como microempresa ou empresa de pequeno porte. Art. 45. Nas deliberações sobre o plano de recuperação judicial, todas as classes de

(3)

credores referidas no art. 41 desta Lei deverão aprovar a proposta.

§ 1o Em cada uma das classes referidas nos incisos II e III do art. 41 desta Lei, a proposta deverá ser aprovada por credores que representem mais da metade do valor total dos créditos presentes à assembléia e, cumulativamente, pela maioria simples dos credores presentes.

§ 2o Nas classes previstas nos incisos I e IV do art. 41 desta Lei, a proposta deverá ser aprovada pela maioria simples dos credores presentes, independentemente do valor de seu crédito

§ 3o O credor não terá direito a voto e não será considerado para fins de verificação de quorum de deliberação se o plano de recuperação judicial não alterar o valor ou as condições originais de pagamento de seu crédito.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE votou contrário à aprovação do plano de recuperação judicial: “pelo credor com garantia real, obteve-se a rejeição do

único credor relacionado na respectiva classe, tendo sido o plano rejeitado nos termos do artigo 45, §1º, da lei nº 11.101/05” (evento 2343.4). Portanto, sendo o BRDE único credor relacionado com crédito com

garantia real, não se obteve a aprovação mínima dentro da classe necessária à aprovação do plano de recuperação judicial. Insta esclarecer que não se aplicam as disposições do art. 58 da Lei nº 11.101, porquanto não atendido o inciso III do referido artigo. Havendo somente um credor com garantia real, impossível o cumprimento do disposto no referido inciso:

Art. 58. Cumpridas as exigências desta Lei, o juiz concederá a recuperação judicial do devedor cujo plano não tenha sofrido objeção de credor nos termos do art. 55 desta Lei ou tenha sido aprovado pela assembléia-geral de credores na forma do art. 45 desta Lei. § 1o O juiz poderá conceder a recuperação judicial com base em plano que não obteve aprovação na forma do art. 45 desta Lei, desde que, na mesma assembléia, tenha obtido, de forma cumulativa:

I – o voto favorável de credores que representem mais da metade do valor de todos os créditos presentes à assembléia, independentemente de classes;

II – a aprovação de 2 (duas) das classes de credores nos termos do art. 45 desta Lei ou, caso haja somente 2 (duas) classes com credores votantes, a aprovação de pelo menos 1 (uma) delas;

III – na classe que o houver rejeitado, o voto favorável de mais de 1/3 (um terço) dos credores, computados na forma dos §§ 1o e 2o do art. 45 desta Lei.

m base no § 1o deste artigo § 2o A recuperação judicial somente poderá ser concedida co

se o plano não implicar tratamento diferenciado entre os credores da classe que o houver rejeitado.

2. Ademais, entendo que, ainda que se entendesse pela possibilidade de aprovação do plano nos termos da legislação vigente, não seria possível a homologação, tendo em vista que a recuperanda possui vultuoso débito junto à Fazenda Pública, sendo impossível a obtenção das certidões negativas exigidas pelo art. 57 da Lei nº 11.101.

Art. 57. Após a juntada aos autos do plano aprovado pela assembléia-geral de credores ou

(4)

decorrido o prazo previsto no art. 55 desta Lei sem objeção de credores, o devedor apresentará certidões negativas de débitos tributários nos termos dos arts. 151 205, 206,

- Código Tributário Nacional.

da Lei no 5.172, de 25 de outubro de 1966

3. Por fim, ainda que também se reputasse dispensável a apresentação das certidões supra mencionadas, em atendimento ao princípio da preservação da empresa, entendo que os documentos e manifestações acostadas aos autos demonstram, de forma evidente, a inviabilidade da presente recuperação judicial, ante a realidade fática da recuperanda. O artigo 47 da Lei nº 11.101 expõe a finalidade da recuperação judicial:

Art. 47. A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

No caso em análise, os objetivos da recuperação da empresa Ronconi se dispersaram, especialmente no que concerne à função social e a manutenção dos empregos dos trabalhadores. Conforme noticiado no evento 2.584, a empresa encerrou suas atividades no final do ano de 2014 e dispensou todos os funcionários, o que foi confirmado pela recuperanda no evento 2628, e, segundo consta, a empresa permanece com as portas cerradas até o presente momento. O fechamento da empresa, por si só, desnatura o processo de recuperação judicial.

Aliado a tal fato, tem-se a intenção demonstrada pela recuperanda no sentido de alienar o único bem móvel que, em tese, suportará o pagamento dos credores. Percebe-se que o intuito da recuperanda, nos termos explanados e conforme consta no plano de recuperação, é promover, de forma dissimulada, uma auto falência.

Ademais, conforme relatórios apresentados pelo Sr. Administrador Judicial a situação financeira da empresa recuperanda é precária, com progressivo declínio da capacidade de fabricação e, em consequência, de sua receita, o que culminou com o encerramento das atividades.

Por todos esses motivos, entendo flagrante a impossibilidade de cumprimento do plano de recuperação judicial. Neste sentido:

DIREITO FALIMENTAR. RECURSO ESPECIAL. RECUPERAÇÃO JUDICIAL. CONVOLAÇÃO EM FALÊNCIA. ARTS. 61, § 1º, 73 E 94, III, "g", DA LEI N. 11.101/2005. DESCUMPRIMENTO DO PLANO APRESENTADO PELO DEVEDOR. EXISTÊNCIA DE CIRCUNSTÂNCIAS FÁTICAS, RECONHECIDAS PELO TRIBUNAL DEORIGEM, QUE AUTORIZAM A DECRETAÇÃO DA QUEBRA.

REEXAME DO SUBSTRATO FÁTICO-PROBATÓRIO DOS AUTOS.

IMPOSSIBILIDADE. INCIDÊNCIA DO ENUNCIADO N. 7 DA SÚMULA/STJ.

1- A recuperação judicial - instituto que concretiza os fins almejados pelo princípio da preservação da empresa – constitui processo ao qual podem se submeter empresários e sociedades empresárias que atravessam situação de crise econômico-financeira, mas cuja viabilidade de soerguimento, considerados os interesses de empregados e credores, se mostre plausível.

2- Depois de concedida a recuperação, cabe ao juízo competente verificar se os objetivos traçados no plano apresentado foram levados a efeito pelo devedor, a fim de constatar a

(5)

eventual ocorrência de circunstâncias fáticas que autorizam, nos termos dos arts. 61, § 1º, 73 e 94, III, "g", da Lei n. 11.101/2005, sua convolação em falência.

3- Caso se verifique a inviabilidade da manutenção da atividade produtiva e dos interesses correlatos (trabalhistas, fiscais, creditícios etc.), a própria Lei de Falências e Recuperação de Empresas impõe a promoção imediata de sua liquidação - sem que isso implique violação ao princípio da preservação empresa, inserto em seu art. 47 - mediante um procedimento que se propõe célere e eficiente, no intuito de se evitar o agravamento da situação, sobretudo, dos já lesados direitos de credores e empregados. (...).

6- Recurso especial não provido.” (STJ – 3ª Turma – Rel. Min. Nancy Andrighi – REsp 1299981/SP – DJe. 16.09.2013).

No mesmo sentido são os ensinamentos de Fábio Ulhoa Coelho: “A recuperação da

empresa não deve ser vista como um valor jurídico a ser buscado a qualquer custo. Pelo contrário, as más empresas devem falir para que as boas não se prejudiquem. Quando o aparato estatal é utilizado para garantir a permanência de empresas insolventes inviáveis, opera-se uma inversão inaceitável: o risco da atividade empresarial transfere-se do empresário para os seus credores (Lynn Lo Pucki, apud Jordan-Warren, 1985:657).” (Curso de Direito Comercial - Direito de Empresa - Contratos, Falência e

Recuperação de Empresas, 14ª edição, Editora Saraiva, 2013, p. 246).

Destarte, a fim de evitar o agravamento da situação financeira da empresa e no intuito de preservar os direitos dos credores, bem como preenchidos os requisitos autorizadores da convolação da recuperação judicial em falência, com fulcro no art. 73, III e art. 94, III, “f”, ambos da Lei nº 11.101, reputo falida a empresa autora.

III - DISPOSITIVO

Ante o exposto, CONVERTO a recuperação judicial de RONCONI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS E COLCHÕES LTDA. estabelecida nesta praça, na Estrada da Graciosa, nº 3443, com atividade no comércio de colchões e móveis, administrada por PAULO RONCONI, nos termos dos art. 73, III e art. 94, III, “f”, ambos da Lei nº 11.101, emFALÊNCIA.

Assim sendo, decreto nesta data a falência de RONCONI INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÓVEIS E COLCHÕES LTDA, estabelecida nesta praça, que tem como sócios G.R. ADMINISTRAÇÕES E PARTICIPAÇÕES LTDA; GISELE ROCHA RONCONI e PAULO RONCONI.

Fixo como termo legal o 90º dia a contar do pedido de recuperação judicial.

Determino ao falido que apresente, no prazo máximo de 5 (cinco) dias, relação nominal dos credores, indicando endereço, importância, natureza e classificação dos respectivos créditos, sob pena de desobediência (artigo 99, inciso III, da Lei 11.101/2005).

Concedo o prazo de 30 (trinta) dias para que os credores apresentem suas habilitações de crédito ou suas divergências quanto ao crédito relacionado (artigo 99, inciso IV, da Lei

(6)

11.101/2005).

Determino a suspensão de todas as ações e execuções contra o falido, ressalvadas as hipóteses previstas nos §§1º e 2º do art. 6º da Lei 11.101/05. (artigo 99, inciso V, da Lei 11.101/2005).

Proíbo a prática de qualquer ato de disposição ou oneração dos bens do falido, submetendo-os previamente à autorização judicial e do Comitê de Credores. (artigo 99, inciso VI, da Lei 11.101/2005).

Determino ao Registro Público de Empresas que proceda à anotação de falência no registro do devedor, para que conste a expressão “Falido”, a data da decretação da falência e a inabilitação de que trata o art. 102 da Lei 11.101/05. Oficie-se. (artigo 99, inciso VIII, da Lei 11.101/2005).

Nomeio como síndico CCK Administração Empresarial - Eireli, nos termos do artigo 21, caput, da Lei nº 11.101/05, que, aceitando o encargo, afirmará a inexistência de impedimentos e firmará termo de compromisso no prazo de 24 horas. Considerando a complexidade e a responsabilidade dos trabalhos inerentes ao encargo a ser assumido, entendo justo o percentual já fixado até o momento para a recuperação judicial. Desta feita, para o exercício de síndico da presente falência, fixo a remuneração do Sr. Administrador Judicial nomeado em 3% (três por cento) do valor de venda dos bens na falência, em conformidade com o disposto no artigo 24, § 1º, 2º e 3º da Lei, devendo o administrador nomeado reter quarenta por cento da remuneração em conta específica para pagamento após o atendimento do previsto nos artigos 154 e 155 da referida Lei.

Oficie-se aos Cartórios de Registro de Imóveis de Colombo, para que informem a existência de bens e direitos do falido (artigo 99, inciso X, da Lei 11.101/2005). Realize-se busca junto ao RENAJUD e BACENJUD para a localização e bloqueio de veículos em nome do falido ou ativos financeiros, respectivamente.

Determino a lacração, por meio de oficial de justiça, do estabelecimento comercial da falida no endereço indicado na inicial (artigo 99, inciso XI, da Lei 11.101/2005), devendo constar na certidão a relação de todos os bens móveis que guarnecem o estabelecimento.

Comunique-se às Fazendas Públicas Federal, Estadual e Municipal sobre a falência da requerida. (artigo 99, inciso XIII, da Lei 11.101/2005).

Determino a expedição de edital contendo a íntegra da decisão que decreta a falência e a relação de credores, conforme o disposto no artigo 99, parágrafo único, da Lei 11.101/2005.

Condeno a falida ao pagamento das custas e despesas processuais. Ciência ao Ministério Público.

Publique-se. Registre-se Intimem-se. Colombo, 14 da maio de 2015.

WILSON JOSÉ DE FREITAS JÚNIOR Juiz de Direito

(7)

Referências

Documentos relacionados

Para concorrer a esta vaga o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência e para sua avaliação nos termos do referido Decreto,

A luta entre maiorias e minorias é simbólica, cognitiva e comunicativa, é uma luta cultural, uma “kulturkampf” (Moscovici, 2003), que coloca pontos de vista e posicionamentos

Na Tabela 1 aparecem os valores de pH das amostras dos efluentes in natura, os valores ótimos de pH para a floculação e coagulação, as concentrações do sulfato de alumínio

§ 2º Admite-se uma única denunciação sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo

Confiram os índices na tabela e exija dos patrões o imediato cumprimento, pois estamos desde o mês de outubro sem reajustes e eles terão de pagar as diferenças retroativas

THE SOUTHERN REVIEW (Louisiana State University Press) 1973 — vol. TRANSACTIONS OF THE WISCONSIN ACADEMY

Análise Semanal Edição nº 23 10/07/15 Documento produzido pela Diretoria de Gestão e Estratégia da Imagem Corporativa CONJUNTURA ECONÔMICA ■ Mais um plano.. A chave da

Para o tipo de fachada de alvenaria de tijolo e argamassa com janelas de estrutura metálica e vidro do prédio do Banco do Estado do Maranhão, tem-se como